segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Morituri

Título no Brasil: Morituri
Título Original: Morituri
Ano de Lançamento: 1965
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Bernhard Wicki
Roteiro: Werner Jörg Lüddecke, Daniel Taradash
Elenco: Marlon Brando, Yul Brynner, Janet Margolin, Trevor Howard, Wally Cox, Hans Christian Blech

Sinopse:
Durante a II Guerra Mundial um estranho sujeito, Robert Crain (Marlon Brando), se faz passar por um oficial nazista SS em um cargueiro em alto-mar que transportava uma preciosa carga para o esforço de guerra alemão. Na realidade ele seria um agente britânico infiltrado na embarcação. Seu objetivo seria facilitar a captura do cargueiro pela marinha inglesa antes que ele chegasse em seu porto de descarga. E se para isso fosse preciso atuar como sabotador, ele estaria pronto para alcançar esse desafio. 

Comentários:
Marlon Brando não queria fazer esse filme, mas precisando de dinheiro, acabou aceitando. As filmagens foram complicadas, realizadas em um velho cargueiro ancorado no porto de Los Angeles. A velha embarcação estava cheia de ferrugem e Brando confessou que tinha até mesmo medo de trabalhar naquele lugar. De qualquer forma ele usou sua influência de grande astro para mudar o roteiro, que originalmente era muito bom, escrito pelo mesmo roteirista do clássico "A Um Passo da Eternidade". Não foi uma boa ideia pois Brando não era roteirista de cinema. Suas mudanças prejudicaram o desenvolvimento da história do filme. Também forçou a contratação de seu amigo de longa data, Wally Cox. O resultado ficou apenas regular. O filme teve duas honrosas indicações ao Oscar nas categorias de melhor fotografia em preto e branco (indicação mais do que merecida) e melhor figurino. Comercialmente o filme foi um fracasso de bilheteria o que para Brando na época foi uma péssima notícia pois seus últimos filmes também não tinham feito qualquer sucesso. De uma forma ou outra, mesmo com tantos problemas, ainda considero um dos filmes mais interessantes da filmografia de Marlon Brando. Claro, poderia ser muito melhor, mas do jeito que ficou, até que não se tornou tão ruim como muitos dizem. 

Pablo Aluísio.

domingo, 11 de fevereiro de 2024

A Noite das Bruxas

Título no Brasil: A Noite das Bruxas
Título Original: A Haunting in Venice
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos, Reino Unido, Itália
Estúdio: Scott Free Productions
Direção: Kenneth Branagh
Roteiro: Michael Green
Elenco: Kenneth Branagh, Tina Fey, Kelly Reilly, Michelle Yeoh, Jamie Dornan, Rowan Robinson, Riccardo Scamarcio

Sinopse:
O inspetor Hercule Poirot (Kenneth Branagh) é desafiado a solucionar mais um mistério. A morte de uma jovem adolescente, em uma velha mansão de Veneza, se torna estopim para novos assassinatos na noite de Halloween, só que o verdadeiro assassino (ou assassina) parece ter coberto bem seus rastros nos crimes. Apenas Poirot com sua lógica dedutiva vai conseguir solucionar esse grande mistério. 

Comentários:
Pelo visto o ator Kenneth Branagh tomou mesmo gosto pelas adaptações para o cinema dos livros escritos por Agatha Christe, em especial os que envolvem o personagem Hercule Poirot. E isso é interessante porque no passado, principalmente entre os anos 80 e 90, Branagh se especializou em levar para o cinema grandes e fidedignas adaptações de textos de Shakespeare, mas tudo bem, muda-se o tempo, mudam-se as fases na carreira. Nada é para sempre. Pois bem, aqui nada temos a reclamar em termos essencialmente cinematográficos. O filme é muito bem realizado, com ótima produção e aquele clima de filme antigo que faz falta nos cinemas nos dias atuais. Claro que, com a evolução do cinema, não se vai ter mais o mesmo impacto em relação a esse tipo de história. O mundo mudou desde que a autora publicou esse livro originalmente. Agatha Christie era excelente, mas temos que admitir que sua fórmula soa agora bem antiquada. De qualquer maneira sempre é uma diversão descobrir quem seria o assassino, ainda mais em clima de noite das bruxas, com supostos eventos sobrenaturais ocorrendo em cada quarto escuro daquela velha mansão. 

Pablo Aluísio.

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Em Ruínas

Título no Brasil: Em Ruínas
Título Original: Hwang-ya
Ano de Lançamento: 2024
País: Coreia do Sul
Estúdio: Big Punch Pictures
Direção: Heo Myeong Haeng
Roteiro: Kim Bo-Tong, Kwak Jae-Min
Elenco: Ma Dong-seok, No Jeong-ee, Ahn Ji-hye

Sinopse:
Seul está em ruínas. Os sobreviventes lutam por comida, água e um lugar seguro para viver pois as ruas estão dominadas por gangues de jovens criminosos violentos. Então surge a oportunidade de ir até uma comunidade, onde se espera encontrar alguma paz e tranquilidade, mas é tudo uma grande farsa que encobre a realização de experimentos com seres humanos, transformados em cobaias vivas. 

Comentários:
Esse filme coreano chegou ao primeiro lugar entre os mais vistos na plataforma Netflix, ou seja, despertou mesmo interesse. Pena que o espectador não recebeu boa qualidade cinematográfica em troca. É uma daquelas produções que tentam imitar em tudo os filmes americanos do mesmo estilo. E aí reside o maior problema. Ao invés de usar a rica filmografia oriental para colocar elementos novos, os produtores desse misto indigesto apenas copiaram o que existe de mais formulário no cinema dos Estados Unidos. Então é uma sucessão de clichês, um atrás do outro, cena após cena. Chegou a me irritar. Além disso os personagens tem um lado "engraçadinho" que não combina muito bem com esse cenário pós-apocalíptico. O que sobra é um roteiro raso e vazio. Até mesmo os efeitos digitais, que poderiam se tornar uma saída para um filme sem conteúdo como esse, são fracos demais. Tem um crocodilo meio esquisito por lá feito por computação gráfica e nada mais. Enfim, o pior do cinema oriental, aqui tentando apenas imitar os ianques, mas sem sucesso. 

Pablo Aluísio.

O Sargento Trapalhão

Título no Brasil: O Sargento Trapalhão
Título Original: Sgt. Bilko
Ano de Lançamento: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Jonathan Lynn
Roteiro: Nat Hiken, Andy Breckman
Elenco: Steve Martin, Dan Aykroyd, Phil Hartman

Sinopse:
Não, não é um filme sobre os aloprados militares brasileiros tentando dar mais um golpe Tabajara em sua nação e em seu povo. Esse filme americano conta a história de um sargento do Exército dos Estados Unidos que está sempre enrolado com pequenos golpes e vigarices, inclusive se envolvendo no desenvolvimento de um tanque flutuante que nunca sai do papel. 

Comentários:
Não me entenda mal. Eu gosto muito do Steve Martin. Sempre curti suas comédias dos anos 80, sempre o considerei um dos melhores comediantes do cinema em sua geração. Só que esse filme aqui não dá. É muito, mas muito fraco mesmo! O Steve Martin estava em uma fase meio esquisita de sua carreira. Ele não sabia para que lado ir. Podia tentar fazer filmes com sabor cult, como bem fez o Bill Murray, ou então apelar para comédias cada vez mais bobocas, tentando se tornar comercialmente interessante, como fez o Eddie Murphy. No caso dessa produção ele tentou o segundo caminho e se deu mal demais. Vamos ser sinceros, essa coisa de fazer humor com exército, forças armadas e similares, já deu o que tinha que dar. Ficou datado e assim esse filme já nasceu velho e obsoleto. Um dos piores da filmografia do, repito, bom Steve Martin. Bola fora que nem bateu na trave a ainda levou vaia da torcida. 

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

A Maldição do Queen Mary

A Maldição do Queen Mary 
Quando tomei conhecimento da existência desse filme pensei que seria mais um daqueles filmes banais de terror, ao estilo "O Navio Fantasma" e produções semelhantes. Afinal velhos navios assombrados não constituem o que poderíamos chamar de novidade no mundo do cinema, muito pelo contrário, há filmes bem antigos que exploram justamente esse tipo de situação. Pois bem, esse filme aqui tem coisas bem interessantes em seu roteiro, isso apesar de lidar com algo que já é bem conhecido dos fãs do cinema de terror. Não chegaria ao ponto de dizer que é um filme excelente, mas dentro de suas pretensões se sai muito bem mesmo. O enredo mostra o velho navio Queen Mary ancorado para visitação pública. Um casal pensa fazer uma varredura virtual da embarcação para lançar um site na internet como se fosse uma visita online ao navio, que hoje em dia é apenas um museu. Uma boa ideia, que conta inclusive com a simpatia dos administradores do Queen Mary.

Só que o lugar guarda seus segredos do passado e assim o roteiro abre linhas narrativas paralelas, mostrando os eventos sobrenaturais do presente, intercalando com as pessoas que passaram pelo navio no passado distante e ali viveram grandes tragédias, inclusive com mortes em massa. E nesse ponto temos a grande qualidade desse roteiro, muito bem escrito, que vai tecendo a narração entre passado e presente, no final explicando tudo, ligando as pontas soltas da história. Também merece elogios a boa produção, que considerei bem elegante, requintada até. O Fred Astaire dançando em um jantar no navio é uma boa ligação com o passado de glamour do Queen Mary. Enfim, um filme de terror que surpreende pelo bom roteiro. Um filme que procura assustar sem ofender a inteligência do espectador. Nos dias de hoje isso é uma verdadeira raridade. 

A Maldição do Queen Mary (Haunting of the Queen Mary, Reino Unido, Estados Unidos, 2023) Direção: Gary Shore / Roteiro: Stephen Oliver, Tom Vaughan / Elenco: Alice Eve, Joel Fry, Tim Downie, Wesley Alfvin / Sinopse: Antigos fantasmas do velho navio de luxo Queen Mary voltam à atividade após um casal entrar em seus recintos mais obscuros. 

Pablo Aluísio.

The Long Shadow

The Long Shadow
Gostei bastante dessa minissérie inglesa. Conta a história real do Estripador, não o Jack dos tempos vitorianos, mas outro assassino em série que começou a matar jovens mulheres na Inglaterra durante a década de 1970. A polícia inglesa, tão orgulhosa de sua eficiência, acabou sendo colocada em dúvida pela população pois apesar de todas as tentativas eles não conseguiam chegar no verdadeiro assassino. E isso depois de montarem uma verdadeira operação de guerra para identificar o criminoso. Conforme os meses foram passando e esses viraram anos, a coisa ficou ainda mais caótica. E o tal serial killer não parava de matar, principalmente mulheres que viviam da prostituição. Chegou ao ponto do assassino começar a debochar dos policiais, escrevendo cartas irônicas, dizendo que esperava mais dos investigadores!

O clima da série é um dos destaques. É um um clima frio, quase jornalístico e burocrata, mostrando o lado policial, o grande trabalho que tiveram para chegar no Estripador. Um fato curioso é que em certos crimes ele procurou seguir o estilo de matar daquele que é considerado o maior serial killer da história, ou pelo menos, o mais famoso. Claro que estou me referindo a Jack, o Estripador, cuja identidade real até hoje desperta controvérsias. Enfim, um bom retrato desse caso. Inclusive, para finalizar, também indico um documentário da Netflix sobre esse mesmo assassino. Como se pode perceber material não falta para conhecer esse curioso caso criminal. 

The Long Shadow (Reino Unido, 2023) Direção: Lewis Arnold / Roteiro: George Kay, baseado no livro escrito por Michael Bilton / Elenco: Jack Deam, Kris Hitchen, Lee Ingleby / Sinopse: Minissérie inglesa que recria o trabalho policial desenvolvida pelos investigadores para identificar e prender o assassino em série conhecido como "O Estripador", durante a década de 1970. 

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Namorados Para Sempre

Em uma época em que o cinema parece ser um jovem que só lê gibis, "Blue Valentine"é um sopro de ar fresco nessa situação infanto juvenil. O filme tem temática adulta, é muito humano, sensível, realista e para falar a verdade até mesmo barra pesada. Isso porque ao longo do filme somos apresentados a duas linhas narrativas que retratam o mesmo casal em momentos distintos de sua vida, ao se conhecerem e ao vivenciarem a destruição de seu relacionamento. Como quase sempre acontece nas relações humanas tudo é lindo e maravilhoso no começo do namoro mas conforme a vida passa os dois acabam descobrindo que o amor, se um dia chegou a existir, simplesmente desapareceu. Uma situação tão realista que todos vão de uma forma ou outro se identificar.

Esse título nacional é simplesmente absurdo e só pode ter sido criado por alguém que não viu o filme! "Namorados Para Sempre" é tudo o que o filme não é. Aliás se eu fosse utilizar a mesma fórmula idiota do tradutor nacional colocaria o nome do filme de "Não Somos Mais Namorados e o Casamento é uma Droga". Isso porque é justamente essa frase que resume o enredo aqui. Todo argumento inteligente de um filme bom tem uma tese por trás. Na minha forma de entender a tese por trás de "Blue Valentine" é a de que não existe possibilidade de sucesso em um relacionamento de duas pessoas que estão em momentos diversos da vida. Ela, estudiosa e exercendo uma profissão está em um ponto diferente da vida dele, que nunca estudou, é uma pessoa sem ambições e estagnado. O fato é que conforme mostrado no filme as pessoas mudam ao longo do tempo, conhecem outras pessoas interessantes, criam outros vínculos e nesse processo o que poderia ser interessante em uma época já não é mais em outra fase da vida. E isso se refere a tudo, inclusive amores. Quantas vezes você não já se viu nessa situação? O namoradinho da adolescência já não é mais a pessoa que seria adequada a você nesse momento de sua vida. O filme discute justamente essa questão, pois muitas vezes o amor do passado pode se tornar facilmente o fardo do presente. Reflita sobre isso.

Namorados Para Sempre (Blue Valentine, Estados Unidos, 2010) Direção: Derek Cianfrance / Roteiro: Derek Cianfrance, Joey Curtis / Elenco: Ryan Gosling, Michelle Williams, John Doman / Sinopse: Jovem casal passa por várias dificuldades em seu prematuro e instável relacionamento.

Pablo Aluísio.

Foi Apenas um Sonho

Título no Brasil: Foi Apenas um Sonho
Título Original: Revolutionary Road
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: DreamWorks SKG, BBC Films
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Justin Haythe, Richard Yates
Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Christopher Fitzgerald, Michael Shannon

Sinopse:
April (Kate Winslet) e Frank Wheeler (Leonardo DiCaprio) formam um casal em crise. Eles vivem em um subúrbio de Connecticut com seus dois filhos. O que parece ser o quadro ideal para uma vida feliz esconde um poço de frustrações pessoais de cada um deles. De certa forma o relacionamento foi se desgastando ao longo dos anos, chegando ao ponto de entrar numa encruzilhada. Na tentativa de salvar o casamento se inicia uma série de brigas sobre se devem ou não ir a Paris, numa desesperada tentativa de salvar o relacionamento. A tensão e a angústia resultantes disso trarão sérias consequências para todos.

Comentários:
Quando esse filme foi lançado houve uma certa comparação com Mad Men (uma série de que gosto bastante). O tema é realmente parecido, a época, os conflitos, a rotina destruindo um casal etc. Apesar disso acho que na comparação Mad Men ainda é bem melhor. Não sei se é o fato de nos familiarizarmos melhor com personagens que vemos toda semana, mas o que me passou esse filme foi uma frieza muito grande, tanto do enredo como dos próprios personagens. Não consegui torcer por eles ou criar um vínculo. É um filme que não cria laços emocionais com o público. Pelo menos comigo não funcionou. Eu confesso que fui perdendo gradativamente o interesse no filme durante a projeção. Mesmo assim com esse tratamento frio e distante para com esse enredo, que na minha opinião deveria ser levado em clima caliente, o filme consegue se sobressair por causa da talentosa atuação do casal central de atores. Certamente o simples nome de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet no elenco de um mesmo filme vai lembrar na mente de muitos o sucesso "Titanic" mas esqueça qualquer tipo de comparação válida. Ao contrário do filme de James Cameron, que era pop puro, o que vamos encontrar aqui é um roteiro feito de pequenos momentos, o que para alguns vai soar como algo chato e entediante. "Revolutionary Road" definitivamente não foi feito para as massas e seu êxito vai depender muito da forma como o espectador vai encarar todo o desenrolar de sua estória. Comigo não funcionou muito mas quem sabe com outros a coisa seja diferente. Na dúvida arrisque uma conferida. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Ator Coadjuvante (Michael Shannon).

Pablo Aluísio.