terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Susie e os Baker Boys

Quando se consegue unir boa música e cinema com elegância o resultado costuma ser dos melhores. Veja o caso desse drama romântico musical. Com uma trilha muito fina e de bom gosto e uma história interessante servindo de cenário, tudo soa muito prazeroso aos ouvidos e aos olhos. O enredo mostra dois irmãos músicos, Jack Baker (Jeff Bridges) e Frank Baker (Beau Bridges). Durante muitos anos eles conseguiram sobreviver cantando e se apresentando em pequenos clubes noturnos de Nova Iorque. O tempo passou e naturalmente  tudo começou a se tornar mais complicado, como conseguir arranjar os mesmos trabalhos de antes. Para dar uma turbinada na dupla eles então resolvem contratar uma bela cantora para se apresentar junto a eles, Susie Diamond (Michelle Pfeiffer). Nasce assim o grupo Susie e os Baker Boys. Apesar do bom sucesso inicial as coisas começam a se complicar quando eles acabam confundindo aspectos profissionais com a vida pessoal de cada um.

Além da já citada ótima trilha sonora o filme ganha muito também por causa da presença de Michelle Pfeiffer. Ainda jovem e muito bonita, ela chama todas as atenções para si, roubando o filme dos irmãos Bridges, que também são ótimos, mas que não conseguem se sobressair por causa do brilho de Michelle. Com aquela beleza natural dela seria realmente impossível para eles se destacarem. Ainda assim vale destacar e citar o talento musical que todos os atores demonstraram em cena. Além de Michelle Pfeiffer cantar muito bem, Jeff Bridges demonstrou que tinha realmente um talento musical digno de aplausos. Anos depois ele chegaria a gravar seus próprios álbuns, alguns realmente muito bons. Country music de qualidade.

Susie e os Baker Boys (The Fabulous Baker Boys, Estados Unidos, 1989) Direção: Steve Kloves / Roteiro: Steve Kloves / Elenco: Jeff Bridges, Michelle Pfeiffer, Beau Bridges. / Sinopse: Dois irmãos músicos se unem a uma talentosa cantora. Juntos acabam fazendo sucesso em restaurantes e casas de show de luxo em Nova Iorque. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor atriz (Michelle Pfeiffer), melhor direção de fotografia (Michael Ballhaus), melhor edição (William Steinkamp) e melhor música (Dave Grusin).

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Stillwater

Matt Damon interpreta o pai que tem uma filha presa na França. Ela foi julgada e condenada pela morte da própria namorada. Inconformado, o pai decide viajar para Marselha onde a filha cumpre pena. Durante uma das visitas ela conta a ele que dentro da prisão ouviu histórias sobre a verdadeira identidade do assassino. Então esse americano, que nem sabe falar francês, decide agir por conta própria. Inicialmente ele procura ajuda na advogada da filha, mas não encontra apoio. Percebendo que as autoridades locais também não vão lhe ajudar em um caso considerado encerrado, ele decide investigar tudo sozinho. Vai até bairros violentos em busca de informação. Tenta aproximação com imigrantes, muitos deles envolvidos com o mundo do crime e como era de se esperar acaba se dando mal também, apanhando desses jovens de forma violenta e covarde. Apesar de tudo ele decide seguir em frente em sua luta obsessiva para inocentar sua filha. Ele parte em uma espécie de cruzada pessoal para que ela deixe a prisão.

Gostei do roteiro desse filme. Pode parecer, à primeira vista, uma espécie de filme de ação ou algo parecido. Não é nada disso. Está mais próximo do drama. Todos os personagens são bem desenvolvidos, bem trabalhados no roteiro. E esse ritmo mais ponderado resultou em filme até mais longo do que poderia ser. Em minha opinião um corte mais eficaz cairia bem. Outro aspecto interessante é que lá pelo final a história tem uma reviravolta para subverter esse tipo de enredo que poderia soar meio batido. As coisas não são como aparentam ser. Alguns personagens que pareciam ser tão íntegros e inocentes realmente não são. Achei uma mudança das mais positivas. Mais próxima da realidade do mundo em que vivemos.

Stillwater - Em Busca da Verdade (Stillwater, Estados Unidos, 2021) Direção: Tom McCarthy / Roteiro: Tom McCarthy, Marcus Hinchey / Elenco: Matt Damon, Camille Cottin, Abigail Breslin, Lilou Siauvaud / Sinopse: O filme conta a história de Bill (Matt Damon), um pai americano que luta para provar a inocência da filha que está presa na França, condenada por homicídio. Seria ela mesma uma pessoa inocente?

Pablo Aluísio.

Falando de Sexo

Um casal em crise tenta aconselhamentos com uma especialista, só que por trás de tudo existe uma grande engrenagem para faturar muito dinheiro com divórcios. Essa é uma comédia de humor negro que até tem seus momentos, mas que de maneira em geral apresenta um morno e mediano grau de verdadeira comicidade. O curioso é que tirando Bill Murray que sempre foi realmente um ator de comédias, todo o resto do elenco nunca teve muita aproximação com esse tipo de gênero cinematográfico. A atriz Lara Flynn Boyle interpretando uma analista, uma especialista em tratamento de casais em crise, uma mulher sem qualquer ética profissional, por exemplo, poucas vezes (ou nenhuma vez) atuou em comédias verdadeiras. Por essa razão ela fica meio deslocada.

James Spader é outro estranho no ninho. Seu personagem é um tipo meio abobado, inocente útil, que nunca funciona direito. O James Spader tem tudo, menos cara de bobalhão. Não iria dar certo de jeito nenhum mesmo. Seu papel nesse filme deve ter sido o mais constrangedor de sua carreira. O único que saiu bem, como era de esperar, foi mesmo o Bill Murray. Esse é do ramo mesmo. Ele interpreta um advogado cínico, cheio de atitudes absurdamente inescrupulosas. O papel caiu como uma luva para o jeitão de Murray. Enfim, posso dizer que esse é um daqueles filmes que tinham o roteiro certo, mas com um elenco errado, acabou não dando certo.

Falando de Sexo (Speaking of Sex, Estados Unidos, 2001) Direção: John McNaughton / Roteiro: Gary Tieche / Elenco: Lara Flynn Boyle, James Spader, Bill Murray, Jay Mohr, Melora Walters / Sinopse: Um casal em crise acaba colocando para girar, sem saber, uma verdadeira máquina de lucro que vive do divórcio de pessoas como eles. Psicólogos, analistas, advogados e escroques de todos os tipos querem sua parte na divisão dos bens daquele casal.

Pablo Aluísio.

domingo, 19 de dezembro de 2021

Da Terra à Lua

Essa minissérie foi produzida por Tom Hanks. O ator havia ficado muito interessado na jornada que levou os primeiros homens à Lua, então nada mais natural do que contar a saga do projeto espacial Apollo. Dividido em episódios temáticos, a série é perfeita em vários sentidos. Não apenas por resgatar toda a história, mas também por mostrar os desafios que a ciência precisou enfrentar para vencer esse grande obstáculo de se colocar um ser humano andando nas areias da Lua. Obviamente Tom Hanks ficou inspirado após atuar em Apollo 13. Ele ficou perplexo ao saber que nada nesse sentido havia sido feito antes. Então através de sua produtora em parceria com a HBO resolveu contar toda a história. O material além de importante do ponto de vista histórico, ficou perfeito como produto de entretenimento.

O projeto Apollo foi muito bem sucedido. Não apenas colocou o primeiro homem na Lua como também foi um projeto sem mortes, sem eventos fatais, como havia acontecido tragicamente antes com o projeto Mercury. Em plena guerra fria os Estados Unidos tinham grande motivação política para vencer a corrida espacial da União Soviética. Foi uma questão bastante ligada a essa rivalidade entre as super potências internacionais. Infelizmente depois que o homem finalmente caminhou na Lua o projeto foi perdendo o interesse e apoio popular. As últimas missões foram canceladas pelo Congresso americano, eram caras demais. De qualquer forma a "maior aventura do homem" está detalhada aqui. Item de colecionador para se ter na coleção pessoal.

Da Terra à Lua (From the Earth to the Moon, Estados Unidos, 1998) Direção: Tom Hanks, David Frankel, David Carson / Roteiro: Remi Aubuchon, Amy Brooke Baker / Elenco: Tom Hanks, Nick Searcy, Lane Smith, David Andrews / Sinopse: Minissérie em 12 episódios que conta em detalhes o projeto Apollo da Nasa que levaria o primeiro homem a pisar na Lua. Premiado pelo Primetime Emmy Awards em 3 categorias.

Pablo Aluísio.

sábado, 18 de dezembro de 2021

Um Homem Determinado

O presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt não foi apenas o líder americano que enfrentou a II Guerra Mundial. Ele também enfrentava uma grande batalha interna, de índole pessoal. Ele lutava contra a poliomielite (paralisia infantil). O roteiro desse filme se concentra exatamente nesse aspecto de sua vida particular. Enquanto liderava os Estados Unidos em momentos de crise, como a grande depressão, ele também procurava tratamentos para sua doença. Alguns desses tratamentos eram alternativos. Ele, por exemplo, se sentia muito bem quando se banhava nas águas termais de Warm Springs, que inclusive dá título original ao filme. Muitas das cenas se passam nesse lugar onde o presidente conseguia relaxar e se sentir revigorado. A poliomielite de Roosevelt era inclusive de conhecimento de poucas pessoas próximas. O povo americano em geral desconhecia essa informação.

Essa foi uma produção da HBO Films. Por essa razão só foi exibido nesse canal por assinatura na época de seu lançamento original. Não é um filme muito conhecido, justamente por esse aspecto. Entretanto não vá pensar que se trata de um telefilme com pouco recursos ou algo parecido. A HBO sempre primou por um alto padrão de qualidade em suas produções. Penso inclusive que o filme é tão bom nesse ponto que poderia ter sido lançado nos cinemas sem maiores problemas. Esse conceito de que todo telefilme tem produção pobre e inferior é uma coisa que vem lá dos anos 60 e 70 e hoje em dia não passa de um preconceito sem qualquer razão de ser.

Um Homem Determinado (Warm Springs, Estados Unidos, 2005) Direção: Joseph Sargent / Roteiro: Margaret Nagle / Elenco: Kenneth Branagh, Cynthia Nixon, David Paymer / Sinopse: O filme conta a história real do presidente Franklin Delano Roosevelt (Kenneth Branagh) e sua luta para amenizar os efeitos da poliomielite (paralisia infantil) em sua vida pessoal. Filme premiado pelo Primetime Emmy Awards em cinco categorias.

Pablo Aluísio.

A Nova Cinderela

Mais uma versão da Cinderela? Pois é, parece ser um conto de fadas de apelo eterno. Só não espere por algo grandioso e luxuoso com foi aquela versão dirigida por Kenneth Branagh em 2015. Essa versão, produzida 11 anos antes, tinha pretensões bem mais modestas. Queria apenas aproveitar a velha e conhecida estorinha para turbinar uma comédia romântica das mais habituais. No enredo romantizado uma adolescente americana, tiranizada por sua madrasta, uma figura das mais asquerosas, procurava por um amor em sua vida solitária. Em tempos modernos ela não iria conhecer seu príncipe em um baile suntuoso realizado em um palácio, mas sim na internet. E o encontro? Que tal numa festinha adolescente de Halloween da escola?

A jovem atriz Hilary Duff teve seus momentos de Cinderela no cinema. Antes de virar estrelinha adolescente em filmes como esse, ela ficou conhecida entre o seu público numa série de filmes e programas do Disney Channel. Depois a transição para o cinema aconteceu de forma bem natural. O problema de carreiras como a dele é que possuem prazo de validade. Enquanto são jovens e bonitas, tudo corre bem. Depois que passam dos 30 anos as coisas complicam e muito. Nunca mais ouvi falar dela. Espero que tenha encontrado um bom caminho depois que o estrelato chegou ao fim.

A Nova Cinderela (A Cinderella Story, Estados Unidos, 2004) Direção: Mark Rosman / Roteiro: Leigh Dunlap / Elenco: Hilary Duff, Chad Michael Murray, Jennifer Coolidge / Sinopse: A história de uma garota moderna, uma adolescente dos tempos atuais, com claros sinais de identificação com a história do contos de fadas da Cinderela.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Imperdoável

Temos aqui um bom drama da Netflix. A atriz Sandra Bullock interpreta uma personagem chamada Ruth Slater. Após 20 anos numa prisão ela finalmente ganha a liberdade. Ruth havia sido condenada por matar um xerife durante um ato de despejo. Agora nas ruas novamente ela tenta reorganizar sua vida. Com ajuda do agente da condicional arranja emprego numa fábrica de processamento de alimentos (peixes). Ainda arranja trabalho numa ONG que constrói abrigos para moradores de rua. Só que seu maior desejo é rever sua irmã mais nova. Na época do crime ela era apenas uma criança de cinco anos. Depois que Ruth foi presa a menina foi levada para um orfanato e depois adotada por um casal. Agora é uma jovem pianista, prestes a entrar na universidade. Seus pais adotivos não querem que ela reencontre a irmã mais velha, mas Ruth faz questão sobre isso, o que poderá lhe trazer ainda mais problemas de ordem legal.

Só que os problemas de Ruth não param por aí. Os filhos do xerife que ela matou estão em busca de vingança e sem perceber isso ela acaba virando um alvo. Um filme muito bom, com roteiro bem escrito. O destaque, como não poderia deixar de ser, vai para o trabalho de atuação de Sandra Bullock. Ela traz uma tensão para sua personagem que incomoda. Com o rosto sempre fechado, tenso, ela tenta sair do estigma que a perseguirá pelo resto de sua vida, a de ser uma assassina e uma condenada pela justiça. Gostei da abordagem do roteiro em desenvolver e mostrar as dificuldades que uma pessoa enfrenta ao sair da prisão. Não é fácil se reerguer na vida depois de algo assim. Um belo trabalho de todos os envolvidos nesse que já pode ser considerado um dos bons filmes do ano. Deixo aqui meus aplausos.

Imperdoável (The Unforgivable, Estados Unidos, 2021) Direção: Nora Fingscheidt / Roteiro: Peter Craig, Sally Wainwright / Elenco: Sandra Bullock, Viola Davis, Vincent D'Onofrio, Jon Bernthal, Richard Thomas / Sinopse: Depois de ficar 20 anos na prisão cumprindo pena, Ruth Slater (Sandra Bullock) ganha a liberdade. A vida fora das grades porém se revelará cheio de desafios a se superar. Filme baseado na série "Unforgiven".

Pablo Aluísio.

A Profecia

Fui assistir, na época de seu lançamento original, a esse remake do clássico de terror no cinema. Não achei tão ruim como a crítica afirmava na época. Pelo contrário, achei um filme muito bem organizado em termos de roteiro, coeso mesmo. Como se sabe o filme original (que repito, é um clássico) acabou dando origem a uma série de sequências e continuações, cada vez mais fracas, algumas bem ruins. Velho problema que acontece com filmes de terror que fazem sucesso comercial. Então os executivos decidiram que não havia mais como levar essa franquia capenga em frente. O melhor caminho era mesmo produzir um novo filme, um novo recomeço. Nesse aspecto posso dizer que acertaram em cheio.

Não mudaram a premissa básica da história. Segue sendo a história de um garoto que desde o seu nascimento chama a atenção pelo estranho comportamento. Filho de um homem respeitável, um funcionário público (uma clara referência com a história de Hitler), esse menino chamado Damien se mostra fora do convencional. O diretor John Moore, que já havia dirigido bons filmes como "Atrás das Linhas Inimigas" e "O Voo da Fênix" entregou um produto que pode ser considerado no mínimo eficiente. O destaque vai para o suspense, sempre valorizado. Não se rendeu ao fácil, aos efeitos digitais em série. Talvez esse seja mesmo o grande mérito dessa nova "A Profecia".

A Profecia (The Omen, Estados Unidos, 2006) Direção: John Moore / Roteiro: David Seltzer / Elenco: Liev Schreiber, Julia Stiles, Seamus Davey-Fitzpatrick / Sinopse: A história de um garoto, que ao que tudo indica poderá se tornar o Anticristo no futuro, a Besta do apocalipse. Filme remake do clássico filme de terror "A Profecia".

Pablo Aluísio.