terça-feira, 29 de junho de 2021

Chicago Fire - Terceira Temporada

Chicago Fire - Terceira Temporada
A série "Chicago Fire" segue em frente nessa temporada de número 3. Como sempre acontece em séries americanas como essa, há sempre algumas mudanças de elenco entre as temporadas e também melhorias nos roteiros. Essa terceira temporada foi exibida originalmente entre os meses de setembro de 2014 a maio de 2015 nos Estados Unidos. E como bem sabemos, "Chicago Fire" faz parte de uma família de séries interligadas entre si, complementadas pelas também muito boas "Chicago PD" e "Chicago Med". Não raro a produtora faz um grande crossover entre as três séries, onde os personagens interagem entre si. Então é isso. Segue abaixo meus comentários sobre os episódios dessa temporada.

Chicago Fire 3.01 - Always  
A temporada anterior terminou em suspense, quando um grupo de bombeiros entrou em um prédio em chamas nos subúrbios de Chicago. Situação perigosa, com vazamento de gãs. Em poucos minutos houve uma grande explosão. Quem sobreviveu? Quem morreu? A resposta só seria dada nesse primeiro episódio da terceira temporada. A grande baixa veio com a morte da paramédica Leslie Shay. Acontece que a atriz Lauren German não quis renovar seu contrato com a série. Então os produtores aproveitaram para escrever a morte de sua personagem. Quem sente mais a morte de Shay é sua colega Gabriela Dawson e, quem diria, Kelly Severide. Ele inclusive saí de férias e quando as férias acabam ele começa a cogitar largar os bombeiros por causa da morte trágica de sua companheira. Um dos personagens mais populares da série, principalmente entre o público feminino, Severide seria uma baixa e tanto para "Chicago Fire". / Chicago Fire 3.01 - Always (Estados Unidos, 2014) Direção:Joe Chappelle / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 3.02 - Wow Me
Finalmente, depois de muita expectativa, para surpresa de sua namorada, o tenente Matthew Casey pede em casamento a mão de Gabriela Dawson. Só que essa parece ser a única notícia boa para ela, uma vez que não consegue vaga para começar a trabalhar como bombeira. Nem naquele quartel cheio de bombeiro escroto que ela quase começou a trabalhar.  Enquanto isso não acontece, só resta continuar como paramédica. E enquanto o casal celebrar, Kelly Severide começa a beber muito e a dar vexames. Ele vai morar com Casey e Dawson, pelo menos provisoriamente, enquanto arranja um novo apartamento. Só que suas bebedeiras começam a criar um problema e tanto, inclusive dentro do quartel. / Chicago Fire 3.02 - Wow Me (Estados Unidos, 2014) Direção: Tom DiCillo / Roteiro: Michael Brandt / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 3.03 - Just Drive the Truck
Esse episódio tem um acidente e tanto! Imagine dois caminhões de bombeiros batendo em alta velocidade! É justamente isso o que acontece. Como vemos no episódio anterior, se criou uma rixa entre o batalhão 51 e aquele outro batalhão, cheio de caras machistas e escrotos. E eles criaram uma situação de quem chegasse primeiro nos incêndios assumiria o comando da operação. E assim acabam disputando uma corrida pelas ruas de Chicago. Quem vai chegar primeiro? A batida se torna inevitável. Um dos bombeiros fica em coma, quase morrendo, enquanto a casa quase cai para o chefe, pois foi o motorista de seu grupo que provavelmente cruzou um sinal vermelho. Complicado demais para resolver e superar um problema desses! / Chicago Fire: Heróis Contra o Fogo 3.03 - Just Drive the Truck (Estados Unidos, 2014) Direção: Sanford Bookstaver / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas, Michael Gilvary / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 3.04 - Apologies Are Dangerous
O primeiro dia de Dawson como bombeira do batalhão 51 não é dos melhores. Ela se enrola com a mangueira, não consegue achar água para os hidrantes e tudo fica muito confuso. Coisa de marinheira de primeira viagem. Pelo menos depois de um tempo ela finalmente vai pegando o jeito da coisa. Afinal cada dia é um novo dia para aprender. Ela supera os problemas, mas Severide continua na mesma, bebendo muito, se envolvendo em confusões. Acaba até mesmo parando no meio de um tiroteio no metrô, se bem que nesse caso ele realmente não teve culpa nenhuma - e acabou se saindo como herói, mais uma vez. / Chicago Fire 3.04 - Apologies Are Dangerous (Estados Unidos, 2014) Direção: Steve Shill / Roteiro: Michael Brandt / Elenco: Monica Raymund, Taylor Kinney, Jesse Spencer. 

Chicago Fire 3.05 - The Nuclear Option
Problemas nas operações dos bombeiros de Chicago. Há uma tendência de se perceber que o tenente Matthew Casey (Jesse Spencer) está protegendo sua namorada Gabriela Dawson (Monica Raymund), em suas primeiras missões como bombeira. Quando um prédio pega fogo em seus últimos andares a coisa fica ainda mais óbvia. Ele a leva para o teto, com o propósito de protegê-la. Só que na hora de descer pelas cordas as coisas complicam. E o chefe está cada dia mais irritado com aquele veículo caindo aos pedaços na frente de seu quartel. Era uma tentativa de vender alimentos do Mollys nas ruas. Só que tudo acaba saindo bem errado, o velho carro quebra e seus donos começam a colecionar multas atrás de multas. Por fim temos aqui uma chamada interessante quando um elevador de um velho hotel quebra. Tirar as pessoas lá de dentro não vai ser fácil. / Chicago Fire 3.05 - The Nuclear Option (Estados Unidos, 2014) Direção: Joe Chappelle / Roteiro: Tim Talbott / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 3.06 - Madmen and Fools
O chamado principal desse episódio é de assustar! Um menino, um garoto lá pelos seus 12 anos, fica com a cabeça presa entre as grades da varanda de seu apartamento. Acha pouco? A grade começa a cair. A mãe fica segurando e os bombeiros são chamados às pressas. Após a subida da escada do carro de bombeiros finalmente o menino é resgatado. Só que tudo isso cria problemas, a mãe dele perde a guarda. Depois tenta convencer Severide e a nova garota da ambulântica a depor em seu favor. Ele resiste, mas depois de um tempo decide ajudar. Na outra linha narrativa o tenente precisa lidar com o divórcio da irmã. É um daqueles divórcios complicados, onde o marido tenta enganar a ex-esposa. / Chicago Fire 3.06 - Madmen and Fools (Estados Unidos, 2014) Direção: Rod Holcomb / Roteiro: Michael Brandt / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 3.07 - Nobody Touches Anything
Severide vai para Las Vegas, passar um fim de semana de curtição e o que acontece? Ora, ele se casa! Isso mesmo, se casa com uma garota que acabou de se conhecer. Quando retorna para Chicago e conta para os colegas do batalhão o que fez, todos ficam surpresos. E eles criam uma espécie de bolão para que todos apostem em quanto tempo vai durar aquele casamento doido. Só que Severide parece empenhado em levar à sério tudo, em colocar aquele casamento pra frente. A nova esposa visita o batalhão e todo mundo gosta dela pois parece ser uma pessoa bacana, tipo gente boa mesmo. Mas será que algo ali não está realmente errado? As coisas definitivamente não parecem muito certas. Nem tudo que acontece em Vegas, fica em Vegas... / Chicago Fire 3.07 - Nobody Touches Anything (Estados Unidos, 2014) Direção: Alex Chapple / Roteiro: Matt Olmstead / Elenco: Taylor Kinney, Jesse Spencer, Monica Raymund. 

Chicago Fire 3.08 - Chopper
Nesse episódio há um evento marcante quando um helicóptero fica preso no alto de um prédio. Resgate perigoso. Há pessoas dentro da aeronave que pode despencar a qualquer momento. Para surpresa do chefe a mulher de Severide aparece no local do acidente, desesperada para achar o marido. Vejam só que saia justa! Felizmente tudo sai bem e os feridos são salvos. Quem acaba quase se dando mal é justamente a jovem paramédica, ameaçada com uma pistola quando tenta salvar a vida de um criminoso. / Chicago Fire 3.08 - Chopper (Estados Unidos, 2014) Direção: Jann Turner / Roteiro: Jann Turner / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, 

Chicago Fire 3.09 - You Will Hurt Him
Um jovem morre afogado numa piscina. No começo do salvamento ele ainda consegue reagir, mas dentro da ambulância acaba sofrendo uma parada cardíaca e morre. Claro, os paramédicos ficam bem chateados com tudo o que aconteceu, mas o problema é que o rapaz era filho de um conhecido mafioso de Chicago. E ele não fica nada satisfeito com a morte do filho. Vai até o batalhão dos bombeiros e ameaça o paramédico sem meias palavras. Diz para ele que a partir dali ele é um homem morto! E Severide? Bom, ele fica sabendo mais sobre a vida de sua nova esposa. Ela tem problemas e muitos. Dirigia um carro quando sua irmã morreu. Uma situação bem complicada de se lidar. / Chicago Fire 3.09 - You Will Hurt Him (Estados Unidos, 2013) Direção: Sanford Bookstaver / Roteiro: Michael Brandt / Elenco:  Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 3.10 - Santa Bites
A coisa desanda no romance entre o tenente Casey e sua namorada cadete, a Gabriela Dawson! E fica pior quando uma loiraça de parar o trânsito vai até o quartel dos bombeiros entregar o celular do namorado que dormiu na casa dela! Convenhamos, que saia justa! Claro que ela não deixa nada barato! E o comandante do batalhão precisa fazer o parto da própria esposa dentro do carro vermelho dos bombeiros. E onde estariam os paramédicos que poderiam ajudar nesse momento tão delicado? Eles são levados reféns pelo chefe mafioso que não perdoou a morte do filho dentro de sua ambulância. Um absurdo, mas no mundo do crime as coisas funcionam dessa maneira mesmo! / Chicago Fire 3.10 - Santa Bites (Estados Unidos, 2014) Direção: Holly Dale / Roteiro: Michael Brandt / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 3.11 - Let Him Die
O filho do chefe nasce com um problema sério de saúde. Isso abala todos os membros do batalhão. O bebê nasceu precoce, ficou sem oxigênio e pode desenvolver problemas neurológicos. Uma situação difícil. Enquanto isso, lá fora do hospital, policiais e bombeiros tentam achar os paramédicos Sylvie Brett e Peter Mills que desapareceram. Eles foram sequestrados por uma dupla de bandidos que queriam que eles fizessem um procedimento médico de forma rápida. Mas claro que no final das contas as suspeitas recaem sobre o chefão mafioso Lullo que quer se vingar deles por causa da morte do filho. Bandido é bandido e pelo que se vê não volta atrás na promessa de se vingar. E o relacionamento amoroso entre o tenente Matthew Casey e Gabriela Dawson? Vai de mal a pior e ela decide ir morar em outro lugar. Pelo jeito o fim está mais do que próximo! / Chicago Fire 3.11 - Let Him Die (Estados Unidos, 2015) Direção: Steve Shill / Roteiro: Michael Brandt / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 3.12 - Ambush Predator
Severide e Dawson querem descobrir se sua amiga Shay morreu em um triste e trágico acidente causado por um incêndio acidental ou se ela foi morta de forma proposital em um incêndio criminoso. Por isso voltam até o local onde ela faleceu e encontram sinais e vestígios que tudo pode ter sido causado por um incendiário, algo que já desconfiavam, ainda mais depois que descobrem em um apartamento abandonado uma série de materiais próprios para detonar um grande incêndio. Enquanto isso o chefe descobre, desolado, que seu pai está com câncer terminal e vai viver por no máximo mais 4 meses. Um choque e tanto, ainda mais agora que ele está curtindo o nascimento de seu primeiro filho. / Chicago Fire 3.12 - Ambush Predator (Estados Unidos, 2015) Direção: Joe Chappelle / Roteiro: Michael Brandt / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund.

Chicago Fire 3.13 - Three Bells
O piromaníaco (incendiário) que matou indiretamente Shay é encontrado, mas sem provas concretas não há muito o que fazer. Claro que Severide fica revoltado com toda a situação, mas de novo surge a questão de não haver proves suficientes para prender o tal sujeito. Esse episódio teve conclusão em um outro episódio da série Chicago PD, então não espere ver como tudo acaba assistindo apenas a Chicago Fire. No mais esse episódio ainda traz a visita da irmã de Shay ao quartel. Ele recebe uma cerimônia de homenagem para a morte de sua irmã falecida. Tudo muito humano e tocante! / Chicago Fire 3.13 - Three Bells (Estados Unidos, 2015) Direção: Arthur W. Forney / Roteiro: Michael Brandt / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 3.14 - Call It Paradise
Uma criança, um bebezinho, é deixado na porta do batalhão. Tempo frio, congelante em Chicago. Mais um pouco a criança morreria de frio. Mas ainda ela sobrevive. Pouco tempo depois chega uma mulher se dizendo mãe da criança, mas tudo leva a crer que se trata de uma farsante, o que gera um momento de crise quando ela é desmascarada. Ela puxa uma arma para uma das bombeiras, criando um clima de tensão. Na outra linha narrativa o chefe dá uma festa havaiana para o pai que está se despedindo dessa vida. Ele agradece, mas se recusa a participar de um novo tratamento experimental contra o câncer. Tempos duros, tempos de dizer adeus. / Chicago Fire 3.14 - Call It Paradise (Estados Unidos, 2015) Direção: Reza Tabrizi / Roteiro: Michael Brandt / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund.

Chicago Fire 3.15 - Headlong Toward Disaster
O tenente Casey está de volta ao mercado, ele começa um caso amoroso com uma bela mulher chamada Beth. Ela está em processo de divórcio e ele nem desconfia que na verdade Beth é a ex-esposa de seu comandante no batalhão 51. Saia justa à frente, ainda mais ao saber que o novo chefe é na verdade um tremendo babaca, daqueles que fica colocando apelidos em seus subordinados. E onde está o chefe Boden você pode estar se perguntando. Ora está em férias cuidando de seu filho recém nascido. No quesito ação há um incêndio em Chicago onde o velho Otis acaba se saindo como o grande herói da operação, logo ele que virou o saco de pancadas do novo comandante do batalhão. / Chicago Fire 3.15 - Headlong Toward Disaster (Estados Unidos, 2015) Direção: Joe Chappelle / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney.

Chicago Fire 3.16 - Red Rag the Bull
O novo comandante do batalhão 51 comete um erro durante um incêndio e a vida de um civil fica por um triz após ele cair de um edifício em chamas. Para tentar escapar da punição ele joga a culpa em cima dos tenente Casey e tenta comprar o testemunho do tenente Severide, prometendo a ele que ele se tornará a Capitão caso apóie obviamente seus planos de mau-caratismo, mas não dão certo seus planos e ele acaba sendo desmascarado, sendo chutado do batalhão 51, o que é um alívio para todos os bombeiros, pois o velho e bom chefe estará de volta após sair de licença paternidade e olha que a mulher dele quer mais é que ele volte para o trabalho mesmo. / Chicago Fire 3.16 - Red Rag the Bull (Estados Unidos, 2015) Direção:  Sanford Bookstaver / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund.

Chicago Fire 3.17 - Forgive You Anything
Serveride traz um velho amigo para trabalhar em seu batalhão. Um cara extrovertido, brincalhão, cheio de histórias engraçadas. Só que nem todo mundo simpatiza com ele. Há um certo ressentimento envolvido. Principalmente quando surge a história de que ele jogou uma pessoa por uma janela durante uma briga. O cara não é uma unanimidade entre a turma do batalhão 51. Isso cria um clima ruim entre eles. Na outra linha narrativa importante, o velho Mouche tem que descobrir quem é seu filho. No episódio anterior, evitou isso, ao não encontrar com o rapaz. Agora descobre que não é pai de um jovem, mas sim de uma garota. E finalmente vai conhecer ela mesmo com certo receio. / Chicago Fire 3.17 - Forgive You Anything (Estados Unidos, 2015) Direção: Reza Tabrizi / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund.

Chicago Fire 3.18 - Forgiving, Relentless, Unconditional
Temos, nesse caso, um clássico exemplo de negligência homicida. Um viciado em drogas, um viciado em crack, acaba perdendo a consciência ao fumar a droga. Isso acaba incendiando seu próprio apartamento nos subúrbios de Chicago. Os bombeiros do departamento são chamados para apagar o fogo e encontram um bebezinho no meio das chamas. A criança até consegue escapar, mas os efeitos da fumaça em seus pulmões se torna fatal. A revolta entre os bombeiros se torna visível. A Tal coisa, eles não podem fazer justiça pelas próprias mãos. Precisam lidar tudo com profissionalismo, até mesmo nas maiores tragédias.  / Chicago Fire 3.18 - Forgiving, Relentless, Unconditional (Estados Unidos, 2015) Direção: Karyn Kusama. / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 28 de junho de 2021

FBI: Most Wanted

Mais uma série policial que chegou nas telas americanas, no caso aqui no canal aberto CBS. Não adianta ficar muito animado porque a tirar do primeiro episódio temos aqui mais uma série sem maiores inovações. Para falar a verdade ela surge em um formato bem genérico, apostando naquela velha fórmula que já conhecemos bem. O protagonista é um agente do FBI que vai atrás dos criminosos mais procurados dos Estados Unidos. É curioso porque esse argumento já havia sido utilizado em uma antiga série policial na TV, mas isso foi há muitos anos, na década de 1950.

No primeiro episódio aqui o procurado da lista é um médico inescrupuloso que vende receitas médicas falsas para viciados em drogas prescritas. Aliás isso é muito mais comum do que se pensa. Não raro quando lemos a biografia de astros e estrelas de Hollywood do passado (como Elvis Presley e Judy Garland) encontramos essas figuras sombrias que decidem vender receitas médicas em troca de dinheiro, muito dinheiro. Ao que tudo indica não é de hoje que médicos estão à venda, receitando medicamentos para doenças que não existem, apenas para que seus pacientes fiquem chapados com toda essa química. Enfim é isso. Intitulada no Brasil de "FBI: Os Mais Procurados", essa nova série me soou como mais do mesmo. Sem novidades. Tudo já foi visto antes em séries bem melhores do que essa.

FBI: Os Mais Procurados (FBI: Most Wanted, Estados Unidos, 2020) Direção: Ken Girotti, Jim McKay / Roteiro: Rene Balcer, Craig Turk / Elenco: Julian McMahon, Kellan Lutz, Roxy Sternberg / Sinopse: A série acompanha um grupo de agentes do FBI cuja missão é encontrar e prender os criminosos mais procurados da América.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Aventura Sangrenta

Título no Brasil: Aventura Sangrenta
Título Original: The Far Horizons
Ano de Produção: 1955
País: Estados Unidos
Estúdio: Pine-Thomas Productions
Direção: Rudolph Maté
Roteiro: Della Gould Emmons, Winston Miller
Elenco: Fred MacMurray, Charlton Heston, Donna Reed, Barbara Hale, William Demarest, Eduardo Noriega

Sinopse:
Após comprar o território da Louisiana, o governo dos Estados Unidos, sob a presidência de Thomas Jefferson, decide enviar uma expedição de exploração e reconhecimento daquelas terras. Os militares são comandados pelo capitão Meriwether Lewis (MacMurray) e pelo tenente William Clark (Heston). Na jornada eles encontram tribos nativas prontas para a guerra.

Comentários:
Esse filme retrata os primórdios da conquista do Oeste, ainda em uma fase bem primitiva da história. Para se ter uma ideia a expedição Lewis / Clark foi provavelmente a primeira a entrar em contato com muitas das nações indígenas que viviam no oeste selvagem. O pretexto oficial de catalogar e reconhecer o vasto território da Louisiana era apenas parte da missão. Os militares iriam também para o Oeste, em busca da conquista da outra costa. A intenção era chegar até o Oceano Pacífico para reinvidcar todas as aquelas terras habitadas pelos índios americanos. O roteiro porém não se resume a isso. Ele também desenvolve muito bem a delicada relação pessoal entre os dois comandantes da expedição. Eles tinham disputado a mesma mulher antes da viagem e essa tensão continuava em alta durante a viagem rumo ao Oeste. E a situação piorava muito quando Clark decidia se envolver com uma bonita nativa chamada Sacajawea (interpretada pela atriz Donna Reed). Como se já não fosse insulto suficiente roubar a mulher que ele era apaixonado, o tenente ainda arranjava uma amante nativa no meio do caminho. Era muito ofensivo, na visão de Lewis. Enfim, grande filme, ótimo entretenimento e de quebra o espectador ainda conhece um capítulo importante da história dos Estados Unidos, naquele momento ainda uma jovem nação.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 23 de junho de 2021

O Grande Ditador

Charles Chaplin fez esse filme para ridicularizar o ditador alemão Adolf Hitler, como todos sabemos. Entretanto há dois contextos históricos importantes sobre essa produção. Ele foi realizada antes dos Estados Unidos entraram na II Guerra Mundial. Naquele momento ainda havia um posicionamento do governo americano de não se envolver naquela guerra na Europa. Por essa razão não foram poucos os que atacaram Chaplin por causa da forma nada sutil que ele ironizava a figura completamente absurda do líder nazista. Outro ponto a se destacar é que Chaplin e o mundo não tinham conhecimento ainda do holocausto que estava acontecendo nos campos de concentração. Depois quando tudo foi revelado Chaplin ficou tão chocado que disse numa entrevista que se soubesse dessa realidade não teria feito humor em cima de algo tão trágico.

De qualquer maneira "O Grande Ditador" teve um grande papel naquele momento histórico. Hitler, com sua retórica de ódio e violência, havia capturado toda uma nação e estava começando a invadir outros países. A perseguição aos judeus e a ideologia racista já eram uma realidade palpável, só não se sabia ainda da tal solução final, em que os nazistas exterminavam judeus em seus fornos de alta pressão. Algo terrível. Em seu bem elaborado roteiro Chaplin procurava expor o fato inegável de como esses ditadores eram figuras ridículas e cruéis. Era uma denúncia em forma de humor, contra esse tipo de fascista tão perigoso para o mundo. E nesse aspecto acabou fazendo um dos filmes mais importantes da história do cinema.

O Grande Ditador (The Great Dictator, Estados Unidos, 1940) Direção: Charles Chaplin / Roteiro: Charles Chaplin / Elenco:  Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie / Sinopse: O filme conta a história de dois homens que são fisicamente muito parecidos. Um deles é o megalomaníaco ditador da Tomania chamado Hynkel. O outro é um modesto barbeiro, um homem do povo, um trabalhador judeu. E os caminhos de ambos acabam se cruzando no meio de um caos político que se abate sobre aquela nação.

Pablo Aluísio. 


Barbarella

Para um jovem dos dias atuais esse filme vai parecer bem estranho, com visual kitsch. Porém é inegável que essa produção de Sci-Fi lisérgico e psicodélico dos anos 60 fez muito a cabeça daqueles garotos que a assistiram pela primeira vez. O curioso é que para gostar e entender completamente "Barbarella" deve-se olhar para o passado e não para o futuro onde supostamente seu enredo se passa. Isso porque tudo nesse filme nos remete aos anos 60 mesmo. Desde os figurinos, cabelos, o estilo do roteiro, etc. Como eu já escrevi essa ficção está mais para uma viagem de ácido lisérgico do que para uma viagem espacial em um futuro não determinado. Assim esses astronautas não fazem muito sentido, a não ser que estivessem em uma viagem de LSD.

E qual é a história que esse filme nos conta? A jovem e bela Barbarella enfrenta um vilão cósmico que deseja destruir o universo. Clichê total, não é mesmo? Ignore, assista ao filme com o olhar da contracultura dos anos 60 e entenda sua proposta. E, como não poderia deixar de ser, aprecie a beleza da atriz Jane Fonda, bem jovem, muito bonita, em suas roupas espaciais nada tecnológicas. Ela se destacou dentro daquela geração justamente por levantar bandeiras progressistas, o que causou enormes brigas com sua famoso pai, Henry Fonda. Então é isso, fica a dica dessa viagem espacial muito louca, tudo turbinado com a mentalidade psicodélica daqueles anos revolucionários.

Barbarella (Barbarella, França, Itália, 1968) Direção: Roger Vadim / Roteiro:  Jean-Claude Forest / Elenco: Jane Fonda, John Phillip Law, Anita Pallenberg / Sinopse: Barbarella (Jane Fonda), uma astronauta do século 41, sai para encontrar e deter o cientista malvado Durand Durand, cujo Raio Positrônico ameaça trazer o mal de volta à galáxia.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 22 de junho de 2021

Juventude Transviada

Esse filme capturou para a posteridade a essência do ator James Dean. Foi seu maior sucesso no cinema e também seu filme mais lembrado. O interessante é que o próprio James Dean jamais o assistiu. Antes do filme ficar pronto e ser lançado nos cinemas, ele morreu de um acidente de carro na estrada de Salinas na Califórnia. Tinha apenas 24 anos de idade. Com isso sua popularidade explodiu e o filme quando finalmente chegou nas salas de cinema se tornou um grande sucesso. A Warner aproveitou o trágico acidente para promover ainda mais o filme. Sim, um aspecto condenável, que no final de tudo teve sua razão de ser já que "Juventude Transviada" é sem dúvida um ótimo filme.

Pode-se dizer que o roteiro não tem um foco principal. Na realidade ele conta a história de amizade e paixão envolvendo três jovens da época (interpretados por James Dean, Natalie Wood e Sal Mineo). Eles enfrentam a barra e as crises típicas da adolescência em uma Los Angeles que mais parece uma selva para os jovens. James Dean interpreta um rebelde, mas não um rebelde ao estilo Marlon Brando. Não é um personagem explosivo ou violento. Está mais para um jovem que sofre várias crises internas, que tenta superar os traumas psicológicos dos problemas familiares e escolares. É um bom retrato, uma crônica fiel daquela geração do pós- guerra, quando os Estados Unidos viviam um ótima fase econômica. O rebelde de James Dean não tinha propriamente uma causa, a não ser encontrar-se a si mesmo.

Juventude Transviada (Rebel Without a Cause, Estados Unidos, 1955) Direção: Nicholas Ray / Roteiro: Stewart Stern, Irving Shulman / Elenco: James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo / Sinopse: Um jovem rebelde com um passado conturbado chega a uma nova cidade, encontrando amigos e inimigos. Filme indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante (Sal Mineo), melhor atriz coadjuvante (Natalie Wood) e melhor roteiro (Nicholas Ray).

Pablo Aluísio.

Vidas Amargas

Pode ser considerado o primeiro filme de James Dean, mesmo ele tendo aparecido em pequenas participações em três filmes anteriores. Esse é o primeiro filme em que ele realmente teve a oportunidade de mostrar seu talento como ator. Nos filmes anteriores ele tinha poucas linhas de diálogos e em alguns deles era um mero figurante. Porém em "Vidas Amargas" o diretor Elia Kazan resolveu apostar naquele jovem ator de Indiana, dando a maior oportunidade de sua carreira até então. E Dean não decepcionou, atuando de forma brilhante em seu papel, a de um jovem com problemas familiares que ousava trazer à tona um segredo sobre sua mãe que poderia destruir sua família.

O roteiro foi baseado no best-seller escrito pelo autor John Steinbeck. Entretanto Kazan decidiu que só iria explorar a parte inicial da história contada no livro. Ele acreditava que a força dramática do livro se concentrava justamente em seus primeiros capítulos. Não interessava ao cineasta o desenrolar daqueles primeiros acontecimentos. E assim foi feito. O resultado ficou excepcional. Aliás é interessante notar como James Dean já encarnava nesse seu primeiro grande papel a figura do jovem rebelde, encucado e confuso, que não era bem visto nem mesmo por seu pai, um tipo conservador indigesto, que a despeito de ser um homem duro com os filhos, usava tudo como mera desculpa para torturar psicologicamente o filho de que não gostava, justamente o personagem de Dean. Em conclusão, "Vidas Amargas" é uma obra-prima da sétima arte. Grande filme  de James Dean e Elia Kazan, em momento inspirado de suas carreiras.

Vidas Amargas (East of Eden, Estados Unidos, 1955) Direção: Elia Kazan / Roteiro: Paul Osborn, Elia Kazan, inspirados no livro escrito por John Steinbeck / Elenco: James Dean, Raymond Massey, Julie Harris, Burl Ives, Richard Davalos, Jo Van Fleet / Sinopse: Nas vésperas da explosão da I Guerra Mundial, um jovem chamado Cal Trask (James Dean) descobre um grande segredo envolvendo o passado de sua família. E ele não deixará isso passar em branco, usando tudo para atingir seu rígido pai e seu irmão, considerado um jovem modelo na cidade onde vive. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor atriz coadjuvante (Jo Van Fleet). Também indicado nas categorias de melhor ator (James Dean), melhor direção (Elia Kazan) e melhor roteiro adaptado.

Pablo Aluísio. 


segunda-feira, 21 de junho de 2021

Espíritos Indômitos

Título no Brasil: Espíritos Indômitos
Título Original: The Men
Ano de Produção: 1950
País: Estados Unidos
Estúdio: United Artists
Direção: Fred Zinnemann
Roteiro: Carl Foreman
Elenco: Marlon Brando, Teresa Wright, Everett Sloane, Jack Webb, Richard Erdman, Arthur Jurado

Sinopse:
Ken Wilocek (Marlon Brando) é um jovem americano que se alista no exército dos Estados Unidos. Uma vez no front é seriamente ferido com um tiro. Quando é tratado descobre a terrível realidade, pois o tiro fez com que perdesse os movimentos de sua pernas. Nessa nova condição tenta recomeçar sua vida, apesar de todas as dificuldades físicas e psicológicas que precisará enfrentar. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro (Carl Foreman).

Comentários:
Esse foi o primeiro filme da carreira do ator Marlon Brando no cinema. E sua estreia se deu em grande estilo. Dirigido pelo ótimo cineasta Fred Zinnemann, o personagem de Brando dava voz a milhares de de veteranos que iam para a guerra e voltavam para sua pátria com problemas físicos graves. Alguns ficavam presos em cadeiras de rodas pelo resto de suas vidas. Era sem dúvida um tema muito humano, importante e relevante, em uma época em que Hollywood retratava os soldados apenas como heróis de guerra em filmes que muitas vezes fantasiava o que acontecia de verdade em um campo de batalha. E muitos desses homens que voltavam com sequelas eram abandonados pelo próprio governo e pelo exército. Brando, que sempre teve grande sensibilidade social, conviveu e contracenou com veteranos reais, que estavam vivendo em cadeiras de rodas. Uma experiência que o marcou por toda a vida. E o filme em si é considerado até hoje uma obra-prima da sétima arte. Um retrato visceral dos danos que uma guerra poderia causar em jovens com toda uma vida pela frente, agora limitados por ferimentos de combate.

Pablo Aluísio.