terça-feira, 19 de agosto de 2014

A Supremacia Bourne

Título no Brasil: A Supremacia Bourne
Título Original: The Bourne Supremacy
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Robert Ludlum, Tony Gilroy
Elenco: Matt Damon, Franka Potente, Joan Allen

Sinopse:
O ex-agente Jason Bourne (Matt Damon) continua tentando recriar e juntar pedaços de seu passado para compreender o que se passa no presente. Enquanto tenta descobrir todas as nuances de um passado que foi apagado de sua memória vai tentando sobreviver aos vários atentados contra sua vida. Sua única certeza é que pessoas poderosas o querem ver morto o mais rápidamente possível. Filme indicado ao prêmio da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias Melhor Filme de Ação e Melhor Ator (Matt Damon).

Comentários:
Segundo filme da franquia "Bourne" cuja trilogia com Matt Damon seria encerrada em 2007 com "O Ultimato Bourne". Esse foi um filme que passou por muitos problemas nos bastidores, principalmente a saída do diretor Doug Liman, que tinha feito um excelente trabalho no primeiro filme. Em seu lugar a Universal Pictures trouxe o cineasta inglês Paul Greengrass que nunca havia dirigido uma fita de ação como essa. Apesar dos receios o resultado se mostrou bem satisfatório. Greengrass trouxe para a franquia um certo charme e elegância, tipicamente europeus, o que deixou o filme com um inevitável sabor de obra sofisticada. Matt Damon também se esforçou fisicamente para mostrar mais serviço nas cenas de ação e se deu muito bem, se tornando mais convincente, já que no filme original ele ainda deixava passar um pouco de inexperiência para a tela nesse aspecto. O saldo final de toda essa salada? Um filme redondinho, bem realizado e que apesar de apresentar alguns furos de lógica no roteiro, consegue divertir e até mesmo surpreender em muitos momentos. Para um filme de ação dos tempos atuais já está de bom tamanho. Pode cair de cabeça na película sem receios e boa diversão.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Noé

Título no Brasil: Noé
Título Original: Noah
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Darren Aronofsky, Ari Handel
Elenco: Russell Crowe, Jennifer Connelly, Anthony Hopkins, Emma Watson

Sinopse:
O sangue de Caim se espalha na humanidade. A criação de Deus desaponta completamente os anseios de seu criador. Descontente resolve varrer os descendentes do assassino Caim do mundo e para isso manda seu fiel servo, Noé, construir uma grande arca para colocar todas as espécies animais do mundo, as salvando da destruição que se avizinha. Os anos mostrarão a Noé e sua família que essa certamente não será uma tarefa fácil ou destituída de muitos problemas e aflições pessoais.

Comentários:
Há duas formas de encarar "Noé". A primeira seria como um filme religioso, baseado no clássico texto bíblico. A segunda seria como um mero entretenimento do cinema mais comercial de Hollywood. Pois bem, se formos entender "Noé" como algo com alguma profundidade teológica certamente o resultado será bem decepcionante. Do ponto de vista meramente religioso a produção é de fato bem desastrosa. Não é fiel às escrituras e nem traz qualquer mensagem mais profunda nesse sentido. Na realidade já desconfiava disso bem antes de ver o filme, já que os produtores tentaram trazer para a película a benção do Papa Francisco e não conseguiram. Foram inclusive ao Vaticano mas não conseguiram uma audiência com o Papa. Não era para conseguir mesmo com esse tipo de roteiro. 

Assim se você é uma pessoa religiosa e está em busca de um bom filme sobre o personagem bíblico é melhor esquecer. A outra forma de encarar "Noé" é como pura diversão, mero entretenimento. Sob esse ponto de vista não há como negar que o filme de fato até diverte. Chego a dizer que seria algo como um "Senhor dos Anéis encontra Noé". Há gigantes de pedra que se transformam em anjos, batalhas épicas e é claro muitos efeitos digitais, por todos os lados - e nem preciso dizer que são extremamente bem realizados. O elenco é muito bom e todos os atores estão bem, mesmo com os diversos furos de lógica do script (inventaram um monte de coisas que simplesmente não estão presentes na Bíblia e nem fazem muito sentido). Russel Crowe não é muito convincente do ponto de vista físico como o ancião Noé, mas mesmo assim consegue dar certa dignidade ao papel. Pena que tenham se distanciado tanto do texto original do gênesis. Se tivessem seguido mais fielmente o que está escrito na Bíblia sem dúvida poderíamos ter uma pequena obra prima em mãos. Do jeito que ficou serve apenas para uma tarde com diversão desprentesiosa, com muita pipoca e refrigerante em mãos. 

Pablo Aluísio.

Vampiros De John Carpenter

Título no Brasil: Vampiros De John Carpenter
Título Original: Vampires
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: John Carpenter
Roteiro: John Steakley, Don Jakoby
Elenco: James Woods, Daniel Baldwin, Sheryl Lee

Sinopse:
Preocupado em eliminar de uma vez por todas com a infame raça dos vampiros que ainda rastejam sobre a Terra, o Vaticano decide enviar um de seus melhores caçadores de monstros da noite, o conhecido Jack Crow (James Woods), até o deserto do Novo México onde ao que tudo indica existe um ninho de vampiros liderado pelo infame Valek (Thomas Ian Griffith). Filme vencedor do Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias Melhor Ator (James Woods), Melhor Trilha Sonora (John Carpenter) e Melhor Maquiagem. Também indicado aos prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante (Sheryl Lee) e Melhor Filme de Terror.

Comentários:
O fato de terem dado o título ao filme com uma clara referência ao nome do diretor já mostra bem o tamanho do prestígio de John Carpenter no meio Sci-fi. De fato é um grande mestre, um diretor de obras primas do gênero como "Halloween - A Noite do Terror" e "O Enigma de Outro Mundo", ambos filmes que até hoje em dia são cultuados. Aqui Carpenter resolveu trilhar um caminho diferente, apostando nos sanguinários seres noturnos de dentes pontiagudos. Tentando fugir o máximo possível do clichê situou seu enredo em um dos lugares menos prováveis para se encontrar um sugador de pescoços, o próprio deserto, com seu sol devastador e onipresente. O resultado dessa estranha mistura até se revela interessante, mas nunca consegue chegar a um ponto de se tornar um grande filme. Tudo é bem violento e os ataques mostrados em detalhes cirúrgicos, algo que foge um pouco do estilo do diretor que sempre optou em sua carreira pelo suspense e sugestão, ao invés de expor as vísceras de seus personagens como acontece aqui. Há claras falhas no roteiro e quem acaba segurando a barra no final das contas é o elenco, quem diria. Principalmente o trio principal formado por James Woods, Daniel Baldwin e Sheryl Lee (uma linda atriz cuja carreira infelizmente não decolou). Nesse ponto pode-se acusar eles de qualquer coisa, menos de que não quiseram vestir a camisa do filme. Vestiram sim, mas foi pouco para levantar o filme como um todo. É aquele tipo de produção que nunca cumpre tudo aquilo que prometeu e por isso se torna cada vez menos interessante com o desenvolvimento do enredo. No final o gostinho não é de sangue, mas de leve decepção mesmo.

Pablo Aluísio.

No Limite

Título no Brasil: No Limite
Título Original: The Edge
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Lee Tamahori
Roteiro: David Mamet
Elenco: Anthony Hopkins, Alec Baldwin, Elle Macpherson

Sinopse:
Um bilionário excêntrico, Charles Morse (Anthony Hopkins), decide ao ir ao lado da esposa e um fotógrafo a uma distante região do Alasca. Após seu avião sofrer uma pane os três acabam tendo que sobreviver naquela inóspita, fria e distante terra. Uma verdadeira luta pela sobrevivência decidirá quem é o mais apto para sobreviver.

Comentários:
É um dos filmes mais esquisitos que já assisti em minha vida. Essa opinião não é baseada em cima do enredo, nada disso, mas sim da proposta muito bizarra de colocar o ator Anthony Hopkins em uma atuação meramente física e fora de seu habitual. Ele passa muito tempo em cena fazendo caretas e grunhidos como se fosse um animal selvagem que foi encarcerado na civilização e depois solto na natureza. Para tornar o humor involuntário ainda mais acentuado o colocaram para contracenar com o canastrão Alec Baldwin. A competição para ver quem faz a expressão mais sem noção é de rolar de rir no chão. É o típico filme em que o tiro saiu pela culatra. Os produtores procuravam por um filme visceral, que apelasse para o instinto mais animalesco do ser humano, mas tudo o que conseguiram realizar foi uma comédia de humor involuntário. Grande bola fora na carreira de Hopkins, que não precisava pagar esse tipo de mico nessa altura de sua carreira. O texto escrito pelo grande David Mamet também é outra decepção. Provavelmente esse seja o único roteiro de sua carreira que considero uma grande bobagem.

Pablo Aluísio.

domingo, 17 de agosto de 2014

Nos Calcanhares da Máfia

Título no Brasil: Nos Calcanhares da Máfia
Título Original: The Pope of Greenwich Village
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: United Artists
Direção: Stuart Rosenberg
Roteiro: Vincent Patrick
Elenco: Eric Roberts, Mickey Rourke, Daryl Hannah, Geraldine Page

Sinopse:
Charlie (Mickey Rourke) e seu primo problemático Paulie (Eric Roberts) decidem roubar 150 mil dólares para apostar em um cavalo, cujo resultado antecipado caiu nos ouvidos de Paulie. O problema é que o dinheiro pertence ao chefão da máfia local e isso certamente trará muitos problemas para todos os envolvidos no crime. Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Atriz Coadjuvante (Geraldine Page).

Comentários:
Mickey Rourke fez muitos filmes interessantes no começo de sua carreira. Um dos mais relevantes (e que anda bastante esquecido nos dias de hoje) é esse "The Pope of Greenwich Village". Hoje a película é uma das mais raras no mercado, até porque até onde vai minha memória o filme não foi sequer lançado em VHS no Brasil. Em termos estéticos o filme lembra bastante o visual das produções policiais dos anos 70. O realismo é focado em cada momento e o clima de sordidez que impera nos bairros mais populares de Nova Iorque explode na tela. Embora o filme tenha sido estrelado por Eric Roberts (irmão de Julia Roberts, um ator cuja carreira infelizmente não aconteceu), o destaque vai mesmo para Mickey Rourke. No auge de seu estilo cool de ser, com cabelo desgrenhado e barba por fazer, ele era a aposta da crítica para ocupar um lugar que um dia fora de Brando e James Dean. Era o próprio ator rebelde daqueles anos. Pena que tanta rebeldia acabou prejudicando sua própria carreira, pois Rourke recusaria nos anos seguintes ótimos filmes e se envolveria em brigas com produtores e escândalos na vida pessoal. Tudo foi minando sua subida rumo ao panteão dos deuses de Hollywood. De uma forma ou outra filmes como esse capturaram para a posterioridade seus melhores momentos dentro da sétima arte. Por essas e outras razões "Nos Calcanhares da Máfia" merece certamente ser redescoberto nos dias de hoje.

Pablo Aluísio.

sábado, 16 de agosto de 2014

O Rapto do Menino Dourado

Título no Brasil: O Rapto do Menino Dourado
Título Original: The Golden Child
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Michael Ritchie
Roteiro: Dennis Feldman
Elenco: Eddie Murphy, J.L. Reate, Charles Dance

Sinopse:
Chandler Jarrell (Eddie Murphy) é um profissional especializado em encontrar crianças perdidas. Ele acaba sendo contratado para localizar um menino muito especial, um garotinho oriental que parece ter poderes incomuns. Filme indicado ao prêmio da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films na categoria Melhor Filme de Fantasia.

Comentários:
É curioso como em certas ocasiões acabamos criando vínculos emocionais com certos filmes, mesmo que eles passem longe de serem obras primas. Esse "The Golden Child" é um exemplo. Eu me lembro de quando aluguei essa fita VHS, imagine você! Incrível mas certos acontecimentos, por mais banais que sejam, acabam ficando gravados em nossa mente por anos e anos. No caso desse filme provavelmente fiquei com a memória por ter na época comprado um video cassete novo e ele foi um dos primeiros filmes que aluguei para assistir no novo aparelho. Pena que em termos de qualidade o filme não seja grande coisa. É bem produzido, tem uma bonita direção de arte recriando o mundo oriental, mas o roteiro é bem vazio e o enredo não vai para lugar nenhum. Na verdade é um capricho de Murphy que na época colecionava sucessos de bilheteria. Seu costumeiro carisma infelizmente não funciona nessa produção. No geral não chega a ser marcante a não ser que você tenha lembranças como a minha, construída ainda nos saudosos tempos do VHS. Fora isso é de mediano para fraco mesmo.

Pablo Aluísio.

Ray Donovan

Título no Brasil: Ray Donovan
Título Original: Ray Donovan
Ano de Produção: 2013 - 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Showtime
Direção: Tucker Gates, Michael Uppendahl   
Roteiro: Ann Biderman, David Hollander
Elenco: Liev Schreiber, Jon Voight

Sinopse:
Ray Donovan (Liev Schreiber) é um profissional especializado em encobrir e esconder o lado mais podre das celebridades de Hollywood. Usando de métodos pouco convencionais (e até ilegais) ele vai administrando crises causadas por artistas e atletas milionários que não querem ver seus nomes manchados nas páginas de tablóides sensacionalistas. Série premiada com o Globo de Ouro na categoria Melhor Ator Coadjuvante - Série Drama (Jon Voight). Também indicado ao mesmo prêmio na categoria Melhor Ator - Série Drama (Liev Schreiber).

Comentários:
Com um certo atraso comecei a acompanhar essa nova série dramática do canal Showtime (o mesmo de "Dexter" entre outros grandes sucessos da TV americana). O personagem principal é um sujeito que ganha a vida limpando a barra de atores e pessoas poderosas do show business. A série se passa em Los Angeles - Meca da indústria do entretenimento americano - e mostra a vida conturbada dos ricos e famosos. Assim Ray é o homem a se chamar quando se acorda ao lado de uma prostituta morta por overdose ou quando se é um ator popular de filmes de ação que se esconde no armário, pois é gay, adora sair com travestis e não pode ter sua imagem de "machão" arranhada. O episódio piloto me pareceu bastante seco e cru, o personagem Ray Donovan tem pouco carisma e parece sempre estar muito tenso e sério. O ator Liev Schreiber parece estressado o tempo todo. O destaque em termos de elenco vai para o veterano Jon Voight (que inclusive foi premiado com o Globo de Ouro por esse papel). Ele interpreta o pai do protagonista, um velho que sai da prisão após longos anos e que mais se parece com uma víbora pronta a atacar. No quadro geral, apesar da tensão reinante, vou continuar a acompanhar pois em se tratando de uma série dramática do canal Showtime não há como simplesmente ignorar.

Pablo Aluísio. 

Episódio Comentado:

Ray Donovan 1.02 - A Mouth Is a Mouth
Como se sabe Ray Donovan ganha a vida de uma forma diferente. Ele é pago para limpar a barra de astros de Hollywood que se envolvem em escândalos. Aqui nesse episódio ele tem que lidar com a chantagem de um travesti que filmou o grande astro do momento fazendo sexo oral com ele. Nos filmes o ator encarna heróis de ação enquanto que na sua vida privada se mostrou um apaixonado por travestis e homossexuais. Para não divulgar o vídeo comprometedor o sujeito exige um milhão de dólares. Donovan arma então uma cilada para virar o jogo, colocando o chantageador como chantageado. Na outra linha narrativa seu pai, Mickey (Jon Voight), decide ir conhecer seus netos e sua nora. Desde que saíra da prisão Donovan deixou claro que o queria longe de sua família, até porque o velho é envolvido em vários problemas com a lei. Após ficar cumprindo uma pena de 20 anos de cadeia ele quer conhecer a vida familiar de seu filho, obviamente tentando tirar algum proveito disso tudo. Segundo episódio dessa primeira temporada, onde o roteiro já desenvolve melhor todos os personagens, até porque não há mais a necessidade de apresentar um a um como no piloto. Ray, que nunca dá um sorriso, continua tenso e seu relacionamento com o pai se torna ainda mais explosivo, à beira do colapso. Destaque para a excelente presença do veterano Voight, sempre um ponto mais do que positivo em cada cena que surge. / Ray Donovan - A Mouth Is a Mouth (EUA, 2013) Direção: Allen Coulter / Roteiro: Ann Biderman / Elenco: Liev Schreiber, Paula Malcomson, Eddie Marsan, Jon Voight.

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Os Donos da Noite

Título no Brasil: Os Donos da Noite
Título Original: We Own the Night
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: James Gray
Roteiro: James Gray
Elenco: Joaquin Phoenix, Mark Wahlberg, Eva Mendes, Robert Duvall 

Sinopse:
Bobby Green (Joaquin Phoenix) é um gerente de uma boate em Nova Iorque que pertence a um rico e influente chefão da máfia russa instalada nos Estados Unidos. O problema básico de Green é que ele é de uma família de tiras que está inclusive de olho em seu patrão. E agora, como conciliar esses dois lados completamente opostos de sua vida? Filme indicado à Palma de Ouro em Cannes e ao César Awards na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

Comentários:
Um belo filme que foi consagrado pela crítica francesa, a tal ponto que conseguiu uma honrosa indicação ao prêmio máximo do cinema europeu, a Palma de Ouro em Cannes. Com roteiro muito bem trabalhado e excelentes atuações (em especial Joaquin Phoenix, sempre muito talentoso e intenso), o filme resgata parte do clima nostálgico dos anos 1980, onde o enredo se passa. Para surpresa de muitos até mesmo o mediano (para não dizer sofrível) Mark Wahlberg consegue convencer. Assim a película logo se torna a mais significativa da carreira do cineasta James Gray, que havia se destacado bastante com seus dois filmes anteriores, "Fuga para Odessa" (com Tim Roth e Edward Furlong, onde também retratava uma família vivendo no submundo de Nova Iorque) e "Caminho Sem Volta" (curiosamente o primeiro que realizou em parceria com os atores Mark Wahlberg e Joaquin Phoenix). Esse "We Own the Night" inclusive pode ser considerado o desfecho de sua trilogia sobre as famílias criminosas de sua cidade do coração, a grande maçã, Nova Iorque. Um drama policial envolvente e acima da média que vale a pena conferir.

Pablo Aluísio.