sábado, 16 de fevereiro de 2013

Impacto Profundo

No mesmo ano em que Armageddon chegava nas telas os estúdios Dreamworks se apressaram para lançar esse “Impacto Profundo” que tinha o mesmo argumento do filme de Michael Bay. A idéia era realizar um filme mais pé no chão, menos fantasioso e bobo. O enredo mostrava um jovem chamado Leo (interpretado por Elijah Wood, antes de seu grande sucesso “O Senhor dos Anéis”) que descobre meio por acaso a chegada de um grande meteoro vindo em direção ao planeta Terra. Ao lado de sua namorada Sarah (feita pela sumida Leelee Sobieski) ele tenta convencer o mundo acadêmico da astronomia da destruição que está por chegar. Há algumas curiosidades sobre “Impacto Profundo” que merecem ser relembradas. A primeira é trazer o ator Morgan Freeman como o presidente dos Estados Unidos. Eu me lembro que só pelo fato dele ser negro já despertou bastante controvérsia na época de lançamento do filme. Houve crítico americano dizendo que a maior ficção do filme era justamente essa, a de um negro na Casa Branca. Mal sabia ele que em poucos anos isso se tornaria uma realidade com a chegada de Obama no poder. Outra coisa que chama a atenção é que o filme, que usa poucos efeitos especiais se comparado com “Armaggedon”, se concentra muito mais nos efeitos aqui na Terra que isso causará do que propriamente na tragédia em si. É um ponto positivo.

De negativo podemos perceber que “Impacto Profundo” foi prejudicado por seu estúdio, a Dreamworks de Spielberg. Isso aconteceu porque a produção foi acelerada ao máximo para chegar nas telas antes de “Armaggedon”. A pressa nas filmagens e no processo de edição e pós produção prejudicou muito o resultado final que acabou ficando truncado, sem fluência. A diretora Leder não tinha cacife suficiente para impor sua opinião e assim o filme foi literalmente editado pelos executivos da Dreamworks que estavam mais preocupados com a bilheteria do que propriamente por méritos artísticos. Para o cinéfilo o filme vale muito a pena por caso de seu elenco, que conseguiu reunir um belo time de veteranos das telas. Um exemplo é Robert Duvall, sempre digno, interpretando um astronauta veterano que participa da missão de salvamento do nosso planeta. Outras presenças importantes são as de Maximilian Schell e Vanessa Redgrave, em papéis pequenos, é verdade, mas que ao menos servem para matar a saudade desses ícones. Some-se a isso a boa interpretação de Morgan Freeman e você terá um filme no mínimo interessante sobre o tema – o que já é uma grande coisa se compararmos com o fraco “Armaggedon”. Enfim fica a dica: “Impacto Profundo”, para entendermos bem como é frágil nossa posição dentro do universo.

Impacto Profundo (Deep Impact, Estados Unidos, 1998) Direção: Mimi Leder / Roteiro: Bruce Joel Rubin, Michael Tolkin / Elenco: Elijah Wood, Robert Duvall, Téa Leoni, Vanessa Redgrave, Morgan Freeman, Leelee Sobieski, Maximilian Schell, James Cromwell / Sinopse: A Terra se prepara da melhor forma possível para um impacto de proporções cósmicas.

Pablo Aluísio.

Armageddon

Ontem um meteoro passou raspando pela Terra e outro (sem ligação com o anterior) cruzou os céus da Rússia causando vários transtornos para a população local (com vários feridos mas, graças a Deus, sem vítimas fatais). Isso me lembrou de “Armageddon”, uma bobagem dirigida por Michael Bay. Bom, esse é aquele tipo de diretor que ninguém leva à sério, rei dos filmes chicletes ao lado de James Cameron (o mentor desse tipo de cineasta) e o terrível Roland Emmerich. Eu gosto de me referir a esse trio como a turma do algodão doce porque todos os seus filmes (sem exceções) são obras vazias, sem conteúdo nenhum, criadas para arrecadarem muita bilheteria em cinemas de shopping center e mais nada. Como um algodão doce que compramos em eventos festivos, os filmes desses diretores são bonitos de se ver, coloridos, mas não alimentam em nada. Um exemplo é justamente esse “Armageddon” de Michael Bay, que só não consegue ser pior do que Emmerich com suas bobagens em série. Claro que cientificamente “Armageddon” é uma grande besteira mas se você estiver procurando apenas por uma diversão escapista, descartável, pode até ser que lhe sirva para alguma coisa.

Na trama acompanhamos a chegada de um asteróide ao nosso planeta. Diante da certeza da colisão um diretor da NASA (Billy Bob Thornton, simplesmente ridículo como cientista) resolve elaborar um grande plano para deter a destruição que o impacto causará ao chegar na Terra. Assim ele agrupa uma série de profissionais que considera os ideais para a missão, entre eles um perfurador de poços de petróleo (Bruce Willis, pagando mico). Como todo bom blockbuster chiclete esse também tem um romance de araque para o caso de haver mulheres na platéia. O casinho aqui é entre o canastrão Ben Affleck e a gatinha Liv Tyler (na época sensação da juventude mas hoje em dia praticamente sumida do cinema). O plano é simples, interceptar o asteróide, implantar uma arma nuclear nele e explodir tudo, cessando assim o perigo para a existência da humanidade tal como a conhecemos. E como reza a cartilha da turma do algodão doce temos muitos e muitos efeitos especiais, toneladas deles, de todos os tipos, para distrair o espectador da falta de roteiro da produção. É o tipo de filme que faz sucesso mesmo em cinemas de shopping center, tudo muito sem consistência ou importância. Descartável ao extremo, assista e jogue fora. Para Michael Bay o filme deve ter sido uma catarse pois ele pode desenvolver todos os seus cacoetes que fazem em conjunto seu cinema chiclete. Já para o cinéfilo que procura por bons filmes “Armageddon” vai soar mesmo como um meteoro caindo em sua cabeça.

Armageddon (Armageddon, Estados Unidos, 1998) Direção: Michael Bay / Roteiro: J. J. Abrams, Jonathan Hensleigh, Tony Gilroy, Shane Salermo, Robert Roy Pool / Elenco: Bruce Willis, Billy Bob Thornton, Ben Affleck, Liv Tyler, Will Patton, Steve Buscemi, William Fichtner, Owen Wilson, Michael Clarke Duncan / Sinopse: Para deter um impacto de um asteróide no Planeta Terra a NASA convoca um grupo de homens para destruir a rocha no espaço antes que ela se espatife em nosso Planeta. Indicado aos Oscars de Edição de Efeitos Sonoros, Efeitos Visuais, Canção Original (I Don't Want to Miss A Thing) e Som. Vencedor do Framboesa de Ouro nas categorias de Pior Ator (Bruce Willis), Pior Direção, Pior Canção Original (I Don't Want to Miss A Thing), Pior Filme, Pior Casal em Cena, Pior Roteiro e Pior Atriz Coadjuvante (Liv Tyler).

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Um Jantar Para Idiotas

É aquele tipo de comédia que você vai assistir sem expectativa nenhuma. O filme é aquela coisa toda de comédia americana mas tem algumas peculiaridades interessantes. De certa forma o personagem do Steve Carell me lembrou muito os papéis que Jerry Lewis fazia nas décadas de 1950 e 1960. São ambos idiotas (no sentido mais ameno do termo) que possuem uma certa ternura, uma inocência em relação ao mundo que os tornam cativantes e carismáticos. Entre eles o que mais se destaca é o interpretado pelo ator e comediante Zach Galifianakis (de "Se Beber Não Case"). Seu modo completamente estúpido de ser logo se torna destaque no meio daquela coleção de personagens bizarros. Ele não faz força para ser engraçado, na realidade me lembrou muito uma frase do Chaplin que dizia que o sucesso para fazer rir era parecer o mais sério e natural possível. O Zach tem muito disso, ele não faz graça de forma alarmante como um Jim Carrey, por exemplo, mas sim o extremo oposto disso, geralmente apenas surgindo em cena, o que basta para ficar engraçado.

O enredo é dos mais simplórios. Tim (Paul Rudd) é um profissional tentando vencer na vida que acaba sendo designado para organizar o chamado “Jantar Para Idiotas”, um evento onde ele deverá convidar as mais estranhas e bizarras personalidades para servirem de entretenimento e diversão para ricaços entediados. Até aí nada demais, há cenas realmente engraçadas e outras que simplesmente não funcionam. O enredo se passa quase que inteiramente no tal jantar e os humoristas vão se sucedendo na tentativa de fazer rir o espectador. A trilha sonora é excepcionalmente boa - tem até The Beatles, imagine você! - mas tirando isso (e algumas coisas que realmente me fizeram rir) o filme é apenas ok. O ator Paul Rudd, por exemplo, segue com sua sina de "ator escada" para os comediantes. Sorte dele já que sozinho provavelmente não funcionaria. O filme é isso, uma comédia bem despretensiosa, se você não esperar muito pode até quem sabe dar algumas risadas com ela. PS: Antes que me esqueça, os ratinhos são um charme!

Um Jantar Para Idiotas (Dinner for Schmucks, Estados Unidos, 2010) Direção: Jay Roach / Roteiro: Andy Borowitz, David Guion, Michael Handelman / Elenco: Steve Carell, Paul Rudd, Zach Galifianakis, Jemaine Clement, Jeff Dunham, Bruce Greenwood, Ron Livingston, Stephanie Szostak / Sinopse: Tim (Paul Rudd) é um bem sucedido empresário que acaba sendo designado para organizar o chamado “Jantar Para Idiotas”, um evento onde ele deverá convidar as mais estranhas e bizarras personalidades para servirem de entretenimento e diversão para ricaços entediados.

Pablo Aluísio.

Doce de Mãe

Título no Brasil: Doce de Mãe
Título Original: Doce de Mãe
Ano de Produção: 2012
País: Brasil
Estúdio: Globo Filmes
Direção:  Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado
Roteiro: Ana Luiza Azevedo, Miguel da Costa Franco
Elenco: Fernanda Montenegro, Marco Ricca, Mariana Lima, Louise Cardoso, Matheus Nachtergaele, Daniel de Oliveira 

Sinopse: Fernanda Montenegro faz o papel de dona Picucha, uma senhorinha de 85 anos que vai levando sua vida muito bem. Viúva há décadas e morando ao lado de sua empregada fiel, amiga de todas as horas, ela decide ajudar um jovem rapaz que está passando por muitos problemas em sua vida. Sua vida bucólica e pacata começa a mudar quando sua empregada decide se casar. Seus filhos acham que ela não poderá mais morar sozinha depois que a empregada se for, então começam a discutir com quem Dona Picucha deve morar a partir de então.

Comentários:
A Globo vai exibir esse simpático "Doce de Mãe" hoje na Sessão da Tarde como uma homenagem singela ao talento da grande atriz Fernanda Montenegro. Eu costumo dizer que o Brasil possui grandes atores e atrizes, o que falta muitas vezes mesmo é material de qualidade para tantas pessoas talentosas. Afinal fazer novela pode ser financeiramente interessante mas não podemos dizer o mesmo sob o aspecto puramente cultural. Esse "Doce de Mãe" é um bom filme, leve, diria até despretensioso mas funciona muito bem graças à presença muito especial de Fernanda Montenegro. Aliás esse papel lhe valeu pela primeira vez o Emmy, o Oscar da TV americana, o que não é pouca coisa. Modesta, Fernanda não quis fazer grande alarde sobre a premiação, o que vai bem de encontro à sua personalidade. Amenizou tudo afirmando: "Eu, às vezes, acho que sou uma velhinha maluca. Todo velho tem uma zona de 'maluqueira', eu acho". Modéstia pura, claro, já que Fernanda Montenegro é uma das grandes damas da dramaturgia brasileira, um mito em sua profissão. Assim não deixe de prestigiar a atriz hoje, conferindo esse simpático filme que mostra o cotidiano das famílias brasileiras, algo que conhecemos tão bem!

Pablo Aluísio.

Cowboys do Espaço

Aposentadoria é uma palavra que definitivamente não faz parte do vocabulário de Clint Eastwood. Sempre ativo e atuante, lançando novos filmes todos os anos, o velho astro não dá sinais de que vá se aposentar um dia, isso apesar de sua idade avançada. O que não significa que não possa brincar com esse fato nas telas. Clint parece se divertir com o fato de que mesmo na terceira idade ainda é mais produtivo e trabalhador do que muito garotão por aí. Um exemplo do bom humor do diretor e ator pode ser conferido nesse simpático “Cowboys do Espaço” cujo roteiro está recheado de piadinhas com a idade não só de Clint mas de todo seu elenco de apoio, formado por veteranos como James Garner, Tommy Lee Jones e Donald Sutherland. O enredo também brinca com o fato de mandar todos esses senhores idosos ao espaço para uma missão especial da NASA. Acontece que um velho satélite da agência espacial apresenta graves problemas, podendo inclusive cair na Terra. Como se trata de uma tecnologia obsoleta, desconhecida dos jovens astronautas na ativa, a NASA resolve convocar os profissionais do espaço da época em que o satélite foi lançado, uma vez que apenas eles podem consertar o artefato. Inverossímil? Inicialmente sim mas por uma dose de sorte na mesma época em que o filme chegava aos cinemas a agência espacial americana anunciava a ida do mais velho astronauta de volta ao espaço, o americano John Glenn. O fato real acabou gerando grande publicidade grátis ao filme pois a missão da NASA ganhou todas as principais manchetes de notícias ao redor do mundo. Apesar disso o filme não conseguiu se tornar exatamente um sucesso de bilheteria.

Anos depois, em entrevistas, Clint Eastwood esclareceu que o projeto inicialmente contava com Jack Nicholson e Sean Connery como primeiras opções para os personagens mas eles, por um motivo ou outro, declinaram do convite. Nicholson alegou que já havia interpretado um astronauta veterano em “Laços de Ternura” e por isso não queria de certa forma repetir aquele tipo de personagem. Já Connery estava muito aborrecido com a Warner por causa de problemas contratuais de filmes anteriores. De fato Sean se aposentaria pouco depois com o fiasco de bilheteria de “A Liga Extraordinária”. De qualquer modo, apesar de não ser um filme brilhante, “Cowboys do Espaço” é simpático e bem realizado dentro de sua proposta inicial – que é unir comédia e aventura em um só filme. Alguns críticos acusaram a produção de ser uma mera cópia de filmes do passado como “Os Eleitos” mas esse tipo de colocação não tem muito sentido. Clint em momento algum quis realizar um épico sobre a corrida espacial, pelo contrário, sua intenção foi mesmo apenas brincar com sua idade ao lado de seus colegas veteranos do cinema. Olhando por esse lado não há como desgostar desse filme. Não é o melhor do diretor, passa longe disso, mas nem só de obras primas vivem os grandes cineastas. Dentro da categoria “diversão descompromissada” esse “Cowboys dos Espaço” já está bom demais.

Cowboys do Espaço (Space Cowboy, Estados Unidos, 2000) Direção: Clint Eastwood / Roteiro: Ken Kaufman, Howard Klausner / Elenco: Clint Eastwood, Tommy Lee Jones, Donald Sutherland, James Garner, Lee Majors, Rade Serbedzija / Sinopse: Um velho satélite da NASA apresenta graves problemas, podendo inclusive cair na Terra. Como se trata de uma tecnologia obsoleta, desconhecida dos jovens astronautas na ativa, a agência espacial americana resolve convocar os profissionais do espaço da época em que o satélite foi lançado, uma vez que apenas eles podem consertar o artefato. Mesmo na terceira idade eles aceitam a missão de voltar ao espaço!

Pablo Aluísio.

A Profecia

A figura do Anticristo sempre foi muito explorada pelo cinema americano. Um das produções mais famosas sobre esse misterioso personagem foi “A Profecia”, um clássico dos filmes de terror e suspense. O enredo narra a estória de um diplomata americano (Gregory Peck, sempre ótimo) que ao lado de sua esposa aguarda com ansiedade o nascimento de seu primeiro filho. Durante o parto porém as coisas não saem bem e a criança morre. Para não abalar sua mulher ele acaba tomando uma decisão extrema: adota uma criança às pressas, um recém-nascido de origem completamente desconhecida. No começo sua idéia dá bons frutos pois a criança cresce forte e sadia porém quando completa uma certa idade começa a manifestar estranhos poderes paranormais que irão mudar o rumo e o destino de toda a sua família. É mais do que curioso o enredo dessa produção pois o garoto, o simpático e amável Damien (Harvey Stephens), é na realidade o Anticristo em pessoa. Ele irá crescer e em um futuro próximo levará a humanidade para sua própria danação, como está escrito inclusive nas escrituras sagradas.

“A Profecia” fez tanto sucesso que deu origem a várias continuações e a uma refilmagem (remake) em 2006, todas desnecessárias. O roteiro desse primeiro filme é conclusivo, se fechando em si mesmo, não sendo necessário se alongar ou levar o enredo adiante como fez os produtores em busca de bilheterias fáceis. Além do roteiro realmente intrigante, que mexia bastante com as crenças do puritano povo americano, “A Profecia” original se destacava também por seu excelente elenco, a começar pelo grande mito Gregory Peck. Que baita ator ele era! Nunca assisti uma atuação de Peck que não fosse altamente digna. Aqui ele repete a dose, interpretando o embaixador americano que acaba adotando o garotinho Damien. Interessante porque ao longo de sua carreira Peck não fez filmes de terror, se concentrando em dramas, filmes de guerra e westerns. Quando resolveu participar desse aqui mal sabia que estava entrando em um dos maiores clássicos do gênero! "A Profecia" mostra acima de tudo que para se fazer um bom filme de terror não é preciso encher a tela de monstros sanguinários ou efeitos especiais gratuitos. Basta um bom roteiro, um argumento interessante e boas atuações. Some-se a isso uma excelente trilha sonora incidental e você terá realmente um clássico em mãos. É um filme para se assistir e entender porque os filmes de suspense e de terror de antigamente eram bem melhores e mais inteligentes do que os que são produzidos hoje em dia.

A Profecia (The Omen, Estados Unidos, 1976) Direção: Richard Donner / Roteiro: David Seltzer / Elenco: Gregory Peck, Lee Remick, Harvey Stephens / Sinopse: Diplomata Americano no exterior (Gregory Peck) acaba adotando um garotinho de origem desconhecida. Conforme se passam os anos o menino começa a desenvolver estranhos poderes paranormais que irão dar origem a uma série de eventos misteriosos e sombrios.

Pablo Aluísio.

Corrida Mortal

“Corrida Mortal” é o remake de “Corrida da Morte”, produção B da década de 1970 que tinha no elenco um ainda bastante jovem Sylvester Stallone. Embora seja uma refilmagem há diferenças substanciais entre as duas produções. Aqui o filme mescla vários fatores contemporâneos (crise econômica, superlotação de presídios e reality shows) para criar aquilo que seria o entretenimento supremo para as massas, uma nova versão dos jogos de gladiadores só que tendo como protagonistas prisioneiros de uma instalação de segurança máxima que são colocados em uma disputa mortal, uma corrida sem regras onde o principal objetivo é sobreviver e ganhar a liberdade. Aos perdedores só resta a morte na pista. Assim podemos perceber que em “Corrida Mortal” há uma mistura incrível de vários filmes e referências tudo jogado de uma só vez nesse verdadeiro caldeirão pop por excelência. Há elementos de “Mad Max” (como sempre), de “O Sobrevivente” (filme com Arnold Schwarzenegger, baseado em livro de Stephen King) e até mesmo o famoso Rollerball, filme sensação que ajudou a criar várias imitações baratas ao longo de todos esses anos.

“Corrida Mortal” foi realizado para três tipos de pessoas. Para os que adoram filmes de ação com carros envenenados, para os fãs de Jason Statham (aqui mais casca grossa do que o habitual) e para os admiradores de Roger Corman, o famoso diretor de filmes B, que ao longo da vida realizou centenas de filmes (sem perder um tostão segundo ele próprio gosta de dizer). O espírito que norteia todo o filme é o de Corman, sem dúvida, embora aqui o orçamento seja mais do que generoso. A direção foi entregue a Paul W.S. Anderson, que os fãs das franquias de Resident Evil e Alien vs. Predador conhecem muito bem. Ele obviamente acelerou ao máximo a condução da estória, injetando doses extras de adrenalina nas sequências de corridas. Os fãs de filmes de ação desenfreada certamente não terão o que reclamar. A produção aliás fez bonito nas bilheterias, tanto que virou uma nova franquia (há pouco foi lançado “Corrida Mortal 3” mas sem Jason Statham). Enfim, “Death Race” não faz feio na categoria filmes apocalípticos de ação. Quem curte corridas de carros também vai gostar bastante. No fundo é um eficiente produto do gênero. Vale a pena acelerar para conferir essa produção.

Corrida Mortal (Death Race, Estados Unidos, 2008) Direção: Paul W. S. Anderson / Roteiro: Paul W. S. Anderson / Elenco: Jason Statham, Ian McShane, Tyrese Gibson, Joan Allen, Robin Shou, Janaya Stephens / Sinopse: Um prisioneiro de um presídio de segurança máxima, Jansen Ames (Jason Statham), é forçado a participar de uma corrida de vida e morte que será transmitida ao vivo para todo o mundo. Em caso de vitória o corredor ganhará a liberdade. Em caso de derrota, a morte será inglória.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Encontro Explosivo

June (Cameron Diaz) é uma garota normal que sem querer acaba se envolvendo em um jogo envolvendo espiões, segredos militares e assassinos profissionais. Depois de descobrir algo comprometedor ela se torna a contragosto “parceira” do misterioso e enigmático Wilner (Tom Cruise) que ao que tudo indica se trata de um agente do serviço secreto mas que pode ser também apenas um assassino profissional em serviço. Juntos partem para diversas partes do mundo, onde vivem grandes momentos de tensão e aventura. Perseguições, tiroteios, caçadas humanas e tudo mais que um verdadeiro espião tem direito. Procurando sair vivos de tantas situações de perigo terão que aprender finalmente a confiar um no outro. Finalmente resolvi dar uma chance e assistir a esse "Encontro Explosivo". Definitivamente o filme é decepcionante. Muito derivativo tenta pegar carona em filmes de ação alucinantes como os que são regularmente estrelados por Jason Statham. A referência mais óbvia vem da franquia “Carga Explosiva”. Mas esqueça qualquer mudança para melhor ou originalidade dessa produção. O que funciona com Jason não funciona com Cruise. Sua cara de garoto bonito não serve para esse tipo de papel que exige atores com estilo e jeito de caras durões como o próprio Jason Statham. Cruise mais parece um Mauricinho querendo impressionar a namorada loira e burra. Isso aborrece depois de um certo tempo.

O roteiro também não se sai melhor pois é outro ao estilo "Esquadrão Classe A", ou seja, muita explosão, muita correria e todo mundo indo atrás de um objeto (em "Esquadrão Classe A" era uma matriz para fabricar dinheiro e aqui uma bateria "que nunca acaba"!). Pois bem, se não serve para os fãs de ação talvez sirva para as fãs de Tom Cruise mas pode desistir pois a química dele com a senhorita Diaz é outra decepção. Com uma interpretação exagerada, olhos arregalados e vidrados, Cruise não consegue ser romântico em nenhum momento e nem passa qualquer tipo de paixão visível ao espectador. Depois que o ator pulou no sofá da apresentadora Oprah nos EUA as coisas meio que saíram dos trilhos na carreira dele. Ele brigou com seu agente, demitiu sua equipe de apoio e por fim foi demitido da Paramount Pictures. Interessante que aqui notamos a diferença que fez essa perda para a carreira dele, pois duvido que ele faria algo tão grotesco se ainda estivesse com o estúdio (que afinal de contas praticamente construiu sua passagem ao estrelado). Aqui nada se salva. A senhorita Diaz continua canastrona, como sempre. Cruise não convence e o roteiro é uma piada de tão mal escrito que é. No final das contas a única coisa explosiva é realmente o filme em si já que é definitivamente uma bomba!

Encontro Explosivo (Knight and Day, Estados Unidos, 2010) Direção: James Mangold / Roteiro: Dana Fox, Scott Frank / Elenco: Tom Cruise, Cameron Diaz, Maggie Grace, Peter Sarsgaard, Paul Dano, Marc Blucas / Sinopse: Sem querer uma garota comum acaba se envolvendo em um jogo de espionagem internacional onde espiões treinados e assassinos profissionais travam uma luta implacável pela posse de um artefato industrial de grande valor.

Pablo Aluísio.