Um pistoleiro decide ir para a Califórnia. A região passa por um momento histórico que seria conhecido como a "corrida do ouro". O valioso metal foi encontrado nas montanhas, o que levou milhares de pessoas a imigrarem até lá em busca da tão esperada fortuna. Entretanto muitos só encontram problemas, crimes e morte. O velho fora-da-lei decide tentar a sorte e faz a viagem ao lado de dois amigos de longa data. Na Califórnia encontram uma linda mulher, dançarina em um saloon.
A atriz Yvonne De Carlo foi uma dessas mulheres de presença e personalidade fortes. Não admitia ser contrariada e tinha o controle de sua carreira em suas mãos. Sua imagem até hoje impressiona, com seu rosto bem característico, com longas sobrancelhas que ela usava como arma, instrumento de cena, em suas atuações. Esse filme assim acabou sendo protagonizado por ela. Imagine, um faroeste estrelado por uma mulher em plena década de 1940. Mais feminista do que isso, impossível!
Bandido Apaixonado (Black Bart, Estados Unidos, 1948) Direção: George Sherman / Roteiro: Luci Ward / Elenco: Yvonne De Carlo, Dan Duryea, Jeffrey Lynn, Percy Kilbride / Sinopse: O filme conta as aventuras e problemas enfrentados por um fora-de-lei que vai para a Califórnia durante a corrida do ouro. Lá acaba conhecendo uma bela e decidida bailarina de um saloon, que acaba roubando seu coração.
Pablo Aluísio.
domingo, 11 de junho de 2006
sábado, 10 de junho de 2006
O Rei do Deserto
Você já ouviu falar no ator William S. Hart? Provavelmente não, já que ele foi um astro de faroeste há mais de cem anos! Isso mesmo Hart foi um dos primeiros ídolos do cinema nesse estilo de personagem cowboy. É tão antigo que faleceu em 1945. Hoje em dia ele está praticamente esquecido, infelizmente. É algo fácil de entender porque são muitas décadas de diferença. Seus filmes se tornaram objeto de estudo e pesquisa por estudantes de cinema nos Estados Unidos. É a passagem do tempo marcando sua presença sobre filmes e arte em geral. Infelizmente grande parte de sua filmografia já não existe mais. Incêndios em arquivos de estúdios do passado destruíram para sempre grande parte de seu trabalho, de seus antigos filmes.
Eu me recordo que uma edição da revista Cinemin, já extinta, trouxe certa vez uma ótima pesquisa sobre sua carreira no cinema americano. Esse "O Rei do Deserto" foi um de seus últimos trabalhos e também um filme que sobreviveu ao tempo, já que vários de seus faroestes simplesmente foram levados pelas areias do tempo. É uma fita ágil, cheio de boas cenas de ação e uma curiosidade interessante: todas as cenas de perigo foram rodadas pelo próprio Hart. Pelo visto ele era durão também na vida real.
O Rei do Deserto (Tumbleweeds, Estados Unidos, 1925) Direção: King Baggot / Roteiro: Hal G. Evarts / Elenco: William S. Hart, Barbara Bedford, Lucien Littlefield / Sinopse: O governo dos Estados Unidos decide doar terras na costa oeste do país. Todos os que desejam participar precisam chegar nessas terras distantes para tomar posse. E eles devem partir de um único ponto de largada, dando origem a uma verdadeira corrida em direção ao velho oeste selvagem.
Pablo Aluísio.
Eu me recordo que uma edição da revista Cinemin, já extinta, trouxe certa vez uma ótima pesquisa sobre sua carreira no cinema americano. Esse "O Rei do Deserto" foi um de seus últimos trabalhos e também um filme que sobreviveu ao tempo, já que vários de seus faroestes simplesmente foram levados pelas areias do tempo. É uma fita ágil, cheio de boas cenas de ação e uma curiosidade interessante: todas as cenas de perigo foram rodadas pelo próprio Hart. Pelo visto ele era durão também na vida real.
O Rei do Deserto (Tumbleweeds, Estados Unidos, 1925) Direção: King Baggot / Roteiro: Hal G. Evarts / Elenco: William S. Hart, Barbara Bedford, Lucien Littlefield / Sinopse: O governo dos Estados Unidos decide doar terras na costa oeste do país. Todos os que desejam participar precisam chegar nessas terras distantes para tomar posse. E eles devem partir de um único ponto de largada, dando origem a uma verdadeira corrida em direção ao velho oeste selvagem.
Pablo Aluísio.
Os Cowboys
Esse filme não foi o maior sucesso cinematográfica da carreira de John Wayne, mas certamente é um dos mais lembrados. E o curioso de tudo é saber que é um filme da fase final do ator, já nos anos 70, quando ele realizou seus últimos filmes. O roteiro foi muito feliz em apostar no choque de gerações, com John Wayne interpretando o velho cowboy que precisa ensinar um grupo de garotos a se tornarem também cowboys, na prática, na luta diária de levar um rebanho de gado entre diferentes regiões. E nesse processo o velho homem também vai ensinando aos meninos lições de vida que eles vão levar para sempre em suas lembranças.
É interessante salientar também que apesar de ter sido provavelmente o nome mais famoso da história do western americano, John Wayne nunca deixou de trazer um certo humor, uma certa suavidade em seus filmes. Talvez por essa razão ele tenha se tornado tão popular. Não era apenas um sujeito armado e durão enfrentando malfeitores no velho oeste, mas também um gigante gentil, sendo que a maioria de seus personagens tinha mesmo esse lado carismático. No fundo eram homens de bom coração como bem podemos notar nesse pequeno grande clássico de sua filmografia. É um filme, sem dúvida, muito especial.
Os Cowboys (The Cowboys, Estados Unidos, 1972) Direção: Mark Rydell / Roteiro: William Dale Jennings / Elenco: John Wayne, Roscoe Lee Browne, Bruce Dern / Sinopse: Wil Andersen (John Wayne) é um velho cowboy que decide ensinar a um grupo de garotos os segredos de sua profissão e os grandes valores morais de sua vida.
Pablo Aluísio.
É interessante salientar também que apesar de ter sido provavelmente o nome mais famoso da história do western americano, John Wayne nunca deixou de trazer um certo humor, uma certa suavidade em seus filmes. Talvez por essa razão ele tenha se tornado tão popular. Não era apenas um sujeito armado e durão enfrentando malfeitores no velho oeste, mas também um gigante gentil, sendo que a maioria de seus personagens tinha mesmo esse lado carismático. No fundo eram homens de bom coração como bem podemos notar nesse pequeno grande clássico de sua filmografia. É um filme, sem dúvida, muito especial.
Os Cowboys (The Cowboys, Estados Unidos, 1972) Direção: Mark Rydell / Roteiro: William Dale Jennings / Elenco: John Wayne, Roscoe Lee Browne, Bruce Dern / Sinopse: Wil Andersen (John Wayne) é um velho cowboy que decide ensinar a um grupo de garotos os segredos de sua profissão e os grandes valores morais de sua vida.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 9 de junho de 2006
Quadrilha Maldita
Título no Brasil: Quadrilha Maldita
Título Original: Day of the Outlaw
Ano de Produção: 1959
País: Estados Unidos
Estúdio: Security Pictures
Direção: André De Toth
Roteiro: Philip Yordan
Elenco: Robert Ryan, Burl Ives, Tina Louise, Alan Marshal, Venetia Stevenson, David Nelson
Sinopse:
O filme "Quadrilha Maldita" conta a história de um fazendeiro que só quer tocar sua propriedade rural ao lado de sua família. Sua paz é rompida quando surge uma violenta quadrilha na região. Eles estão dispostos a tudo para salvar a vida do líder do bando, agora severamente ferido numa perseguição de homens da lei.
Comentários:
Baseado no romance de faroeste escrito por Lee E. Wells, esse filme B dos anos 50 inova ao trazer para primeiro plano uma violência mais crua do que era comum naqueles anos. Longe das amarras dos grandes estúdios de Hollywood como a Warner, Columbia e Fox, o diretor André De Toth conseguiu antecipar em alguns anos a violência estilizada que iria imperar no western a partir dos anos 60. Ele foi um veterano do gênero e críticos de cinema afirmam que ele sempre foi mais talentoso quando trabalhava em pequenos estúdios de cinema ou companhias cinematográficas independentes como foi o caso desse filme. Pena que também por não ser produzido por uma das majors de Hollywood, pouco foi visto em seu lançamento original.
Pablo Aluísio.
Título Original: Day of the Outlaw
Ano de Produção: 1959
País: Estados Unidos
Estúdio: Security Pictures
Direção: André De Toth
Roteiro: Philip Yordan
Elenco: Robert Ryan, Burl Ives, Tina Louise, Alan Marshal, Venetia Stevenson, David Nelson
Sinopse:
O filme "Quadrilha Maldita" conta a história de um fazendeiro que só quer tocar sua propriedade rural ao lado de sua família. Sua paz é rompida quando surge uma violenta quadrilha na região. Eles estão dispostos a tudo para salvar a vida do líder do bando, agora severamente ferido numa perseguição de homens da lei.
Comentários:
Baseado no romance de faroeste escrito por Lee E. Wells, esse filme B dos anos 50 inova ao trazer para primeiro plano uma violência mais crua do que era comum naqueles anos. Longe das amarras dos grandes estúdios de Hollywood como a Warner, Columbia e Fox, o diretor André De Toth conseguiu antecipar em alguns anos a violência estilizada que iria imperar no western a partir dos anos 60. Ele foi um veterano do gênero e críticos de cinema afirmam que ele sempre foi mais talentoso quando trabalhava em pequenos estúdios de cinema ou companhias cinematográficas independentes como foi o caso desse filme. Pena que também por não ser produzido por uma das majors de Hollywood, pouco foi visto em seu lançamento original.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 8 de junho de 2006
Sete Noivas para Sete Irmãos
Eu me lembro bastante de ver esse filme sendo reprisado, até com uma certa frequência, nas tardes da Rede Globo. Era figurinha fácil na Sessão da Tarde dos anos 70 e 80. E o mais interessante de tudo é que embora sua história se passasse no velho oeste (no território do Oregon, em 1850), o filme na verdade não era um western tradicional, diria convencional. Sim,poderia ser considerado um faroeste, mas um faroeste diferente. A melhor definição para esse filme seria então o de ser um "Western musical". Isso mesmo, apesar de soar um pouco estranho para os dias atuais.
Confesso que mesmo na época já achava algumas coisas estranhas. Por exemplo, o que dizer de um bando de homens rústicos do meio rural, homens fortes e bem masculinizados, lenhadores, que saiam por aí dando passos de balé? Meio fora do normal não é mesmo? Porém temos que ver que filmes musicais podem tomar esse tipo de liberdade sem soarem absurdos ou ridículos. Faz parte do gênero mesmo. E esse filme, mesmo com tudo isso, não deixava de ser delicioso de assistir. Um programa de pura nostalgia para quem o viu na TV naquelas tardes saudosas de antigamente.
Sete Noivas para Sete Irmãos (Seven Brides for Seven Brothers, Estados Unidos, 1954) Direção: Stanley Donen / Roteiro: Albert Hackett / Elenco: Howard Keel, Jeff Richards, Russ Tamblyn, Tommy Rall / Sinopse: Esse divertido musical clássico de Hollywood se passa no velho oeste. São sete irmãos que vivem nas montanhas. São solteirões. Até que um deles se casa e decide ajudar os demais irmãos a arranjaram também suas próprias noivas.
Pablo Aluísio.
Confesso que mesmo na época já achava algumas coisas estranhas. Por exemplo, o que dizer de um bando de homens rústicos do meio rural, homens fortes e bem masculinizados, lenhadores, que saiam por aí dando passos de balé? Meio fora do normal não é mesmo? Porém temos que ver que filmes musicais podem tomar esse tipo de liberdade sem soarem absurdos ou ridículos. Faz parte do gênero mesmo. E esse filme, mesmo com tudo isso, não deixava de ser delicioso de assistir. Um programa de pura nostalgia para quem o viu na TV naquelas tardes saudosas de antigamente.
Sete Noivas para Sete Irmãos (Seven Brides for Seven Brothers, Estados Unidos, 1954) Direção: Stanley Donen / Roteiro: Albert Hackett / Elenco: Howard Keel, Jeff Richards, Russ Tamblyn, Tommy Rall / Sinopse: Esse divertido musical clássico de Hollywood se passa no velho oeste. São sete irmãos que vivem nas montanhas. São solteirões. Até que um deles se casa e decide ajudar os demais irmãos a arranjaram também suas próprias noivas.
Pablo Aluísio.
Cine Western - William Holden
Cine Western - William Holden
O excelente ator em fase mais madura de sua vida, quando já estava idoso. Ele morreria de uma bebedeira em sua casa em Hollywood.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 7 de junho de 2006
Matar ou Morrer
Esse é um grande clássico da história do western americano por causa de seu roteiro atemporal, tratando de temas que ultrapassam e muito a simples esfera do gênero cinematográfico do qual pertence. O protagonista é um xerife, um homem honesto e íntegro que aos poucos vai percebendo que está completamente sozinho na sua luta de implantar lei e ordem. A cidade que defende, os moradores pelos quais zela por sua segurança e integridade física são os primeiros a abandoná-lo à própria sorte. Esse delicado tema de seu roteiro demonstra toda a fragilidade e falta de caráter do homem comum, ordinário. Com isso se ressalta a importância da figura do xerife Will Kane (Gary Cooper). Seu caráter e coragem são raros. Não se deve esperar esse tipo de atitude de pessoas pusilânimes. O homem corajoso muitas vezes fica totalmente sozinho na luta por seus valores e ideais.
Outro aspecto que tornou esse "Matar ou Morrer" tão celebrado ao longo de todos esses anos vem do tratamento psicológico do roteiro. Os personagens são mostrados em suas emoções internas, criando um clima de tensão e ansiedade que só aumenta ao longo do filme. O relógio na parede vira assim um instrumento narrativo dos mais aflitivos. E por fim, para coroar tantas qualidades cinematográficas importantes, ainda há um elenco espetacular em cena. Não apenas pela presença imponente de Gary Cooper, no auge de sua carreira, como também da doce beleza de Grace Kelly. Elementos que tornaram esse western um clássico absoluto em todos os aspectos.
Matar ou Morrer (High Noon, Estados Unidos, 1952) Direção: Fred Zinnemann / Roteiro: Carl Foreman, John W. Cunningham / Elenco: Gary Cooper, Grace Kelly, Thomas Mitchell, Lloyd Bridges / Sinopse: Um xerife é abandonado pelos moradores da cidade onde trabalha após correr a notícia de que um grupo de bandidos está chegando para acertar as contas com ele. Mesmo assim, sozinho, o velho home da lei decide enfrentar a situação com coragem e determinação. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor ator (Gary Cooper), melhor edição, melhor música original.
Pablo Aluísio.
Outro aspecto que tornou esse "Matar ou Morrer" tão celebrado ao longo de todos esses anos vem do tratamento psicológico do roteiro. Os personagens são mostrados em suas emoções internas, criando um clima de tensão e ansiedade que só aumenta ao longo do filme. O relógio na parede vira assim um instrumento narrativo dos mais aflitivos. E por fim, para coroar tantas qualidades cinematográficas importantes, ainda há um elenco espetacular em cena. Não apenas pela presença imponente de Gary Cooper, no auge de sua carreira, como também da doce beleza de Grace Kelly. Elementos que tornaram esse western um clássico absoluto em todos os aspectos.
Matar ou Morrer (High Noon, Estados Unidos, 1952) Direção: Fred Zinnemann / Roteiro: Carl Foreman, John W. Cunningham / Elenco: Gary Cooper, Grace Kelly, Thomas Mitchell, Lloyd Bridges / Sinopse: Um xerife é abandonado pelos moradores da cidade onde trabalha após correr a notícia de que um grupo de bandidos está chegando para acertar as contas com ele. Mesmo assim, sozinho, o velho home da lei decide enfrentar a situação com coragem e determinação. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor ator (Gary Cooper), melhor edição, melhor música original.
Pablo Aluísio.
Terras do Norte
Título no Brasil: Terras do Norte
Título Original: The Wild North
Ano de Produção: 1952
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Andrew Marton
Roteiro: Frank Fenton
Elenco: Stewart Granger, Cyd Charisse, Morgan Farley, Wendell Corey, John Butler, G. Pat Collins
Sinopse:
Nas montanhas canadenses, um caçador foge acusado de um crime e é perseguido por um homem da lei rude e determinado da Polícia Montada Real do Noroeste. E assim se forma uma verdadeira caçada humana na neve das montanhas geladas.
Comentários:
O ator Stewart Granger era conhecido na velha Hollywood como o "grande caçador branco". Verdade ou pura cascata? Até hoje há dúvidas se ele era mesmo um caçador de verdade, entretanto com essa fama ele acabou abrindo seu espaço no cinema, estrelando uma série de filmes onde essa mesma imagem era explorada na tela e nos roteiros. Nesse aqui, ambientando no gelado Canadá, temos também a participação da bela atriz e dançarina Cyd Charisse. Essa fez fama com seus belas pernas e seu visual considerado exótico em Hollywood. Em suma, um filme interessante, com uma clara tentativa de se fazer cinema de um jeito diferente, ambientando sua história em uma região pouco explorada, de grande beleza natural. Dessa maneira deixo a dica desse faroeste incomum. A diversão estará garantida.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Wild North
Ano de Produção: 1952
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Andrew Marton
Roteiro: Frank Fenton
Elenco: Stewart Granger, Cyd Charisse, Morgan Farley, Wendell Corey, John Butler, G. Pat Collins
Sinopse:
Nas montanhas canadenses, um caçador foge acusado de um crime e é perseguido por um homem da lei rude e determinado da Polícia Montada Real do Noroeste. E assim se forma uma verdadeira caçada humana na neve das montanhas geladas.
Comentários:
O ator Stewart Granger era conhecido na velha Hollywood como o "grande caçador branco". Verdade ou pura cascata? Até hoje há dúvidas se ele era mesmo um caçador de verdade, entretanto com essa fama ele acabou abrindo seu espaço no cinema, estrelando uma série de filmes onde essa mesma imagem era explorada na tela e nos roteiros. Nesse aqui, ambientando no gelado Canadá, temos também a participação da bela atriz e dançarina Cyd Charisse. Essa fez fama com seus belas pernas e seu visual considerado exótico em Hollywood. Em suma, um filme interessante, com uma clara tentativa de se fazer cinema de um jeito diferente, ambientando sua história em uma região pouco explorada, de grande beleza natural. Dessa maneira deixo a dica desse faroeste incomum. A diversão estará garantida.
Pablo Aluísio.
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