domingo, 30 de março de 2008

A Bíblia é uma Mitologia? O Pensamento Mágico e a Religião

A Bíblia é uma Mitologia? O Pensamento Mágico e a Religião - Procurar por eventos históricos reais nas histórias narradas na Bíblia é um erro. A Bíblia é um conjunto de livros e como tal tem diversos gêneros de literatura em suas páginas. E dentre todos os estilos o mais comum de encontrar é justamente a mitologia. Seres com super poderes, seres alados, anjos, demônios, divindades de todos os tipos, eventos naturais explicados sob a ótica dessa mesma carga mitológica, tudo isso é característico da mitologia e tudo isso pode ser encontrado nas páginas da Bíblia. 

Assim nunca existiu cobra falante, profeta conversando com mula, Moisés abrindo o Mar Vermelho e gente vivendo na barriga de uma baleia. Nem tampouco uma arca com todos os animais da Terra dentro dela. Além disso não teve ressurreição de Jesus porque nenhum ser humano que morre ressuscita. Essa é uma construção da mitologia e da teologia. Acreditar nesse tipo de coisa é acreditar em fábulas mitológicas. 

O pensamento mágico que faz com que um ser humano racional venha a acreditar nessas coisas existe desde os primeiros tempos. As gravuras nas cavernas onde viveu os primeiros homens a andar na face da Terra bem provam isso. Entretanto uma coisa é a história fantástica, cheia de mitos e deuses. Outra coisa é o mundo real, desvendado pela ciência. 

As religiões, todas elas, são fundadas no pensamento mágico do ser humano. O Pensamento mágico é legal, divertido, alivia a agonia do ser. Ajuda a passar pelas adversidades. Afinal acreditar em um deus todo-poderoso que vai lhe ajudar nos piores momentos é algo muito acolhedor e reconfortante. Já o pensamento científico é chato, exige conhecimento e estudo, persistência, ceticismo com as coisas. Obviamente que o ser humano médio iria abraçar o pensamento mágico, a mitologia e a religião. Pena que nada disso no fundo é verdade. É apenas invenção da própria mente humana. 

Pablo Aluísio. 

Um comentário: