sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Elvis Presley - Elvis Is Back! (1960)

Elvis Presley deu baixa no exército norte americano no dia 5 de março de 1960 em Fort Dixon, New Jersey. Havia uma enorme ansiedade por sua volta pois o ritmo musical do qual era Rei estava jogado no esgoto (mais ou menos o que ocorre com o Rock'n'Roll atualmente). Uma série incrível de fatos desagradáveis havia atingido os principais nomes do verdadeiro Rock: Um acidente automobilístico havia acabado com as carreiras de Eddie Crochran e Gene Vincent, Little Richard havia decidido abandonar a música para se dedicar à religião, Chuck Berry havia sido preso por tráfico de escravas brancas, Ritchie Valens e Buddy Holly sofreram um acidente fatal e finalmente o inventor da expressão Rock'n'Roll, o DJ Alan Freed, estava preso e falido, em suma o Rock estava no fundo do poço. Por isso a volta de Elvis significa muito para os jovens da época pois os ídolos que estavam na mídia nada mais eram que idiotas como Fabian e Frankie Avalon além de outros "mini Elvis". "Elvis is Back !" é a resposta do cantor a todos que estavam desesperados por sua volta. Elvis estava de volta! No dia 20 de março o cantor entrava nos estúdios B da RCA em Nashville para a sua primeira sessão de gravação após o serviço militar. Em 3 de Abril Elvis retornava para completar a gravação das canções deste disco. Além das músicas que estão presentes no disco foram gravadas ainda "It's Now or Never", "Stuck on You", "Fame and Fortune", "A Mess Of Blues", "I Gotta Know" e "Are You Lonesome Tonight?", todas essas lançadas em singles de enorme sucesso e que foram reunidas posteriormente no LP "Elvis Golden Records Vol.3". O Disco "Elvis is Back!" (LSP 2231) foi lançado em abril de 1960 e apresenta as seguintes canções:

MAKE ME KNOW IT (Otis Blackwell) - Elvis esbanja versatilidade nesta canção deliciosa de se ouvir. Fica registrada aqui a importância do grupo vocal gospel "The Jordanaires" no som do cantor. É a primeira gravação do Rei após sua volta ao cenário musical mundial depois de seu período como soldado na Alemanha, onde ele viria a conhecer sua futura esposa Priscilla. Esta canção foi gravada no dia 20 de março de 1960 em Nashville. Elvis e seu produtor Steve Sholes acrescentaram alguns instrumentos para melhorar a canção.

FEVER (J. Davenport / E. Cooley) - Esta música foi um grande sucesso com Peggy Lee e Little Willie John antes de Elvis resolver gravá-la. O autor Otis Blackwell aqui usa um pseudônimo, J.Davenport. A versão de Presley foi completada no dia 3 de abril de 1960 em Nashville logo após o especial que o cantor gravou com Frank Sinatra para a TV Americana, "Welcome Elvis". Na ocasião Elvis fez um dueto com "Ol' Blues Eyes" nas canções "Love me Tender" e "Withcraft", esta última o grande sucesso de Sinatra e não uma música de mesmo nome que Elvis gravaria três anos depois. O especial foi um grande êxito onde Elvis teve a oportunidade de apresentar seus novos sucessos que estavam liderando a parada de singles. Madonna também fez uma belíssima versão desta canção levando "Fever" de volta às paradas muitos anos depois.

THE GIRL OF MY BEST FRIEND
(B. Ross / S. Bobrick) - A melhor música do disco! A letra recorre a um velho clichê das canções da época (Lembra-se da "namoradinha de um amigo meu" do rei brasileiro Roberto Carlos?), pois é. Aqui Elvis conta com a preciosa colaboração de Floyd Cramer no piano. A música foi gravada no dia 4 de Abril de 1960. Anos depois esta canção foi também lançada em um single europeu de grande sucesso.

I WILL BE HOME AGAIN (Benjamin / Leveen / Singer) - Dueto com Charlie Hodge, um amigo que Elvis fez no exército e que a partir daí iria se tornar figura freqüente ao lado do rei. A letra expressa bem a situação que Elvis passava e celebra sua volta ao lar. É um dos pontos mais pessoais do disco. O cantor a gravou no dia 4 de Abril de 1960. O CD "Home Recordings", que traz várias músicas gravadas por Elvis, em sua casa na Alemanha, onde servia o exército americano, é um bom exemplo do tipo de música que fazia a cabeça de Elvis nesta época. São gravações domésticas, sem boa qualidade de som, mas seu conjunto é muito relevante do ponto de vista histórico cultural.

DIRTY, DIRTY FEELING (J. Leiber / M. Stoller) - Sempre que se cita Leiber e Stoller deve-se deixar claro que eles foram os mais importantes compositores da carreira de Elvis Presley. Aqui eles comparecem no disco com uma canção menor que anos depois foi aproveitada para fazer parte da trilha sonora do filme "Tickle-Me" (o cavaleiro romântico, 1965).

TRHILL OF YOUR LOVE (S. Kesler) - Balada romântica em que Elvis esbanja seu poderio vocal. Retrata bem o período em que os cantores tinham que ter voz e sensibilidade musical, fato que hoje é raro. Elvis sempre gravava suas canções durante a madrugada o que levava alguns de seus músicos às tontas pois não era fácil tocar bem às cinco horas da manhã depois de passar a noite em claro dentro de um estúdio de gravação. Bill Black foi taxativo: "O cara era uma coruja, isto é um fato".

SOLDIER BOY (David Jones / T. Willians jr.) - A letra mais uma vez celebra a passagem do cantor pelo exército americano. Possui uma melodia lindíssima e é um dos destaques deste trabalho musical. A música já havia sido lançada cinco anos antes, porém a versão com Elvis é bem superior ao original. "Soldier Boy" foi gravada no dia 20 de março de 1960 em Nashville. As tentativas foram muitas até se chegar a uma versão satisfatória.

SUCH A NIGHT (Lincoln Chase) - Grande sucesso dos Drifters quando foi lançada. A versão com Elvis foi gravada no dia 4 de Abril de 1960. Não foi extraído nenhum single do disco "Elvis Is Back!" na ocasião de seu lançamento, curiosamente porém em 1964 foi lançado um compacto com "Such A Night" no Lado A, junto com "Never Ending". O Single temporão alcançou um relativo sucesso alcançando o décimo terceiro lugar em agosto daquele ano. Anos depois iria dar nome a um CD de "takes alternativos".

IT FEELS SO RIGHT (Fred Wise / Ben Weisman) - Boa canção que acompanha o alto nível artístico deste disco. Esta também foi aproveitada e lançada depois num single em 1965 como Lado B do single "Easy Question", esta do estiloso disco "Pot Luck". A discografia de Elvis nos anos sessenta apresenta estas "curiosidades históricas" que ninguém sabe ao certo como explicar!

GIRL NEXT DOOR WENT A' WALKING (Bill Rice / Sid Wayne) - Elvis aqui comparece com vocalização perfeita conduzindo todo o conjunto para o ritmo singular desta canção. Ela foi gravada no dia 4 de Abril de 1960 no estúdio B da RCA em Nashville. Elvis novamente acelerou a contagem de tempo da música, para melhorá-la.

LIKE A BABY (Jesse Stone) - Ótimo Blues em que o saxofonista Boots Randolph dá o melhor de si. Blues sempre foi um dos casos não resolvidos da carreira do rei, pois enquanto alguns sempre o elogiaram, como a lenda Muddy Waters, outros achavam que o rei não deveria se meter em um ritmo essencialmente negro, opinião do grande Ray Charles. Este tipo de argumento é uma bobagem, pois o Rock também tem suas raízes na música negra, além do mais, música não tem cor, fato que Elvis sabia muito bem. A separação racial é condenável em qualquer setor da vida. De qualquer forma esta canção e a que se segue provam que Elvis era um grande intérprete de Blues, fato hoje que não é mais motivo de controvérsia. A lamentar apenas o reduzido número de canções que o Rei do Rock'n'Roll gravou deste importantíssimo gênero musical norte americano.

RECONSIDER BABY (Lowell Fulson) - Outro show de Elvis no ritmo Blues. Estas duas músicas estão de tal forma interligadas que se tem a impressão de que elas são a mesma. O Solo de Sax do grande Boots Randolph está entre os grandes momentos da música mundial. Em 1985 foi lançado um LP intitulado "Reconsider Baby" trazendo as melhores canções do cantor neste gênero como "Merry Christmas Baby", "Hi-Heel Sneekers" e "I Feel So Bad".

Elvis Presley - Elvis Is Back! (1960): (Make Me Know It / Soldier Boy / It Feels So Right) Elvis Presley (voz e violão) / Scotty Moore (guitarra) / Bob Moore (baixo) / Hank Garland (baixo elétrico) / D.J.Fontana (bateria) / Buddy Harman (bateria) / Floyd Cramer (piano) / The Jordanaires (vocais) / Gravado no RCA's Studio B, Nashville / Data de Gravação: 20 e 21 de março de 1960. Ficha Técnica: (Todas as demais canções) Elvis Presley (voz, violão e guitarra) / Scotty Moore (guitarra) / Bob Moore (baixo) / Hank Garland (baixo elétrico) / D.J.Fontana (bateria) / Buddy Harman (bateria) / Floyd Cramer (piano) / Boots Randolph (sax) / Charlie Hodge (vocais) / The Jordanaires (vocais) / Millie Kirkham (vocais) / Gravado no RCA's Studio B, Nashville / Data de Gravação: 03 e 04 de abril de 1960 / Elvis is Back!: Data de Lançamento: abril de 1960 / Melhor posição nas charts: #2 (EUA) e #1 (UK).

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★★
    Arranjos: ★★★★
    Letras: ★★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8,9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir