domingo, 25 de julho de 2021

Nine

Gostei desse musical. A direção foi de Rob Marshall, o mesmo cineasta que dirigiu "Chicago". Se aquele ganhou o Oscar e foi consagrado, nesse aqui teve resultados bem mais modestos. Mesmo assim se trata de um filme com classe, muito sofisticado, com ótima trilha sonora. A história conta a crise existencial e artística pela qual passa o cineasta italiano Guido Contini (Daniel Day-Lewis). No passado ele fez uma série de filmes maravilhosos, amados por todos. Só que agora ele parece ter perdido a originalidade e a criatividade para dirigir filmes. Seus últimos lançamentos foram fracassos comerciais. E agora, perto do começo das filmagens de seu novo filme, não há nada, não há script e nem um roteiro. Ele se sente completamente vazio.

O enredo de "Nine" foi claramente inspirado na vida do cineasta Federico Fellini, a tal ponto que o personagem também é chamado várias vezes de "maestro". E no meio dessa história vão surgindo os números musicais, todos ótimos em minha visão. O elenco conta com uma galeria de estrelas de Hollywood e cada uma delas tem seu próprio número musical onde dança e canta (muito bem, por sinal). A única que achei um pouco desperdiçada foi Nicole Kidman. Ela interpreta a musa dos filmes do diretor Guido. Só tem um belo número onde canta - ela tem uma voz linda - mas fora isso tem pouco espaço denrro da história. Daniel Day-Lewis tem mais espaço, obviamente. Além de seu conhecido talento como ator ele surpreende completamente ao cantar. Tem voz bonita e não desafina em nenhuma nota. Enfim, um filme bonito de se ver e também de se ouvir. Gostei de praticamente tudo.

Nine (Nine, Estados Unidos, Itália, 2009) Direção: Rob Marshall / Roteiro: Michael Tolkin, Anthony Minghella, baseados no musical da Broadway "Nine" de Arthur Kopit / Elenco: Daniel Day-Lewis, Nicole Kidman, Penélope Cruz, Judi Dench, Sophia Loren, Kate Hudson, Marion Cotillard / Sinopse: Diretor de cinema passa por uma crise pessoal e artística. Além de não ter nenhuma ideia para seu próximo filme ainda precisa lidar com problemas pessoais envolvendo os amores de sua vida. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Penélope Cruz), melhor figurino, melhor música (Take It All) e melhor direção de arte.

Pablo Aluísio.

sábado, 24 de julho de 2021

O Gordo e o Magro

A dupla de comediantes Laurel & Hardy foi uma das mais populares da história do cinema. Eles estrelaram uma série de comédias de sucesso, atingindo seu auge na década de 1930. A história contada nesse filme se baseia no livro "Laurel & Hardy - The British Tours" e mostra uma outra fase da carreira da dupla. Eles já estavam no fim da carreira. Era a década de 1950 e não encontravam mais espaço no cinema. Ao invés de fazer novos filmes eles foram para os palcos. A história do filme assim retrata a turnê que eles fizeram na Inglaterra e Irlanda. No começo em teatros quase vazios, até que finalmente reencontraram o sucesso em Londres, com casa lotada e esgotamento dos ingressos nas bilheterias.

O filme revela também o lado humano de cada um. Stan Laurel (o magro) era o lado criativo da dupla. Escrevia as cenas cômicas e os roteiros dos filmes. Oliver Hardy (o gordo) era um sujeito boa praça, bom amigo, que também tinha seus defeitos. Gastava seu dinheiro em apostas e estava sempre tendo problemas com mulheres (com sua atual esposa e as anteriores). O filme é muito bem produzido, com ótimo roteiro. Mostra que apesar de algumas brigas eles se gostavam muito como amigos. E essa amizade foi até o fim. Essa turnê na Inglaterra inclusive foi a última vez que eles trabalharam juntos. Hardy teve problemas no coração e se retirou dos palcos, morrendo poucos meses depois. Enfim, ótimo filme, especialmente indicado para quem aprecia a história do cinema.

O Gordo e o Magro (Stan & Ollie, Estados Unidos, Inglaterra, 2018) Direção: Jon S. Baird / Roteiro: Jeff Pope Marriot / Elenco: Steve Coogan, John C. Reilly, Shirley Henderson / Sinopse: O filme conta a história da última turnê nos palcos da dupla "O Gordo e o Magro", famosos comediantes do cinema americano durante a década de 1930. Roteiro baseado em fatos reais. 

Pablo Aluísio.

Bem-Vindos ao Paraíso

Nos Estados Unidos aconteceu algo vergonhoso durante a II Guerra Mundial. Após o ataque do Japão ao porto militar de Pearl Harbor, os Estados Unidos entraram definitivamente na guerra. E os japoneses que viviam dentro das fronteiras americanas foram deslocados para verdadeiros campos de concentração dentro da América. Um grande contrassenso já que campos de concentração eram símbolos dos regimes fascistas na Europa. Afinal o simples fato de alguém ter origem oriental não significava necessariamente que ele fosse um inimigo da pátria. Mesmo assim os japoneses foram levados a tais campos, gerando um ponto de vergonha dentro da história americana. Era claramente uma atrocidade e uma óbvia violação dos direitos humanos de todas aquelas pessoas.

Na história desse filme temos um casal formado por um americano e uma japonesa, vivendo suas vidas justamente nesse período histórico conturbado. Ela, como japonesa, tinha que ser levada até um campo de concentração, mas como se tinha uma ligação emocional e romântica com um americano? Como ficava sua situação? O filme de maneira em geral é muito bem realizado, com ótima reconstituição de época. E a direção do sempre ótimo cineasta Alan Parker garantia ainda mais sua qualidade cinematográfica.

Bem-Vindos ao Paraíso (Come See the Paradise, Estados Unidos, 1990) Direção: Alan Parker / Roteiro: Alan Parker / Elenco: Dennis Quaid, Tamlyn Tomita, Sab Shimono / Sinopse: O filme conta a história de um casal formado por um americano e uma japonesa que precisam se separar durante a II Guerra Mundial. Ela teria que ser levada a um campo de concentração mantido pelo governo americano. Aprisionada, mesmo sem nunca ter cometido crime nenhum.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Viúva Negra

Mais um filme da Marvel. Nesse aqui aconteceu um fato interessante. Após uma boa estreia a bilheteria foi caindo, caindo... Ao que parece a conhecida propaganda boca a boca foi negativa, fazendo com que o filme perdesse força comercial. Será que essa fórmula de filmes de super-heróis se esgotou? É cedo para dizer, mas uma coisa é certa, já vive uma fase de saturação. Em relação ao filme em si temos aqui uma personagem de terceiro escalão da Marvel. Penso até que foi um exagero do estúdio bancar uma produção milionária como essa para uma personagem que pouca gente conhece. Provavelmente só os leitores de gibis saibam quem é a Viúva Negra mais a fundo. Para o resto do público a resposta será mais parecida com a frase "já ouvi falar, mas não sei direito quem é essa Viúva Negra".

No meu caso o filme até soou divertido. Tem um bom enredo que pode ser assistido de forma avulsa. Você não precisa assistir a todos os demais filmes da Marvel para entender esse, apesar de todos eles se passarem em um mesmo contexto, um mesmo universo. A Natasha Romanoff (protagonista interpretada pela atriz Scarlett Johansson) é uma garota que foi treinada para ser uma assassina na União Soviética. E ela não foi a única, há toda uma geração de meninas órfãs e abandonadas que acabaram entrando nesse programa de treinamento militar. No caso dela o roteiro até que tira boas ideias de uma "falsa família" que ela fez parte quando era criancinha. Outros pontos positivos vem do vilão e da cena final, com todos caindo após o colapso e explosão de uma estação. Só não espere respeito a qualquer lei da física nessa sequência. Tudo bem, como produto da cultura pop esse "Viúva Negra" até diverte bem.

Viúva Negra (Black Widow, Estados Unidos, 2021) Direção: Cate Shortland / Roteiro: Eric Pearson, Jac Schaeffer, Ned Benson / Elenco: Scarlett Johansson, Rachel Weisz, Florence Pugh, David Harbour, Ray Winstone / Sinopse: Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), uma assassina treinada na guerra fria na antiga União Soviética, vai atrás de suas origens, procurando por vingança contra o homem que matou sua mãe e criou um programa de treinamento para meninas como ela, em um passado hoje remoto.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Um Lugar Silencioso: Parte II

Eu não gostei do primeiro filme. Escrevi que houve uma radicalização nessa coisa toda do silêncio, o que fazia dar sono no espectador. Para quem não conhece a história do filme se passa em um mundo distópico onde seres e criaturas estão basicamente exterminando a raça humana. Esses monstros são cegos, mas possuem uma audição absurda. O menor barulho os desperta e eles surgem com fúria assassina. Pois bem, nessa parte 2 esse problema que chamei a atenção em relação ao primeiro filme foi devidamente corrigido. O silêncio não impera tanto como antes. Já existe um melhor trabalho na trilha sonora incidental e nos próprios efeitos sonoros. O filme assim ficou bem melhor, mais bem resolvido. Não me deu sono, o que já foi uma melhora e tanto!

Agora o roteiro continua apostando apenas nas cenas de suspense e tensão. Não há nada de errado nisso, porém quem estiver em busca de maiores respostas sobre o que aconteceu continuará a ficar sem respostas. Há uma mera tentativa de explicação no começo do filme, mostrando o famigerado Dia 1 da invasão desses bichos, mas tudo o que se fica sabendo é que eles vieram do espaço. O resto não é explicado. O filme se apoia apenas na família tentando sobreviver nesse mundo brutal e violento. De pés descalços, eles vagam, em busca de alimentos e água potável em um mundo destruído. Enfim, minha conclusão é que apesar das perguntas ainda sem respostas, esse segundo filme se revelou bem melhor do que o primeiro. Vale a sessão de cinema.

Um Lugar Silencioso: Parte II (A Quiet Place Part II, Estados Unidos, 2021) Direção: John Krasinski / Roteiro: John Krasinski, Scott Beck, Bryan Woods / Elenco: Emily Blunt, Cillian Murphy, John Krasinski, Millicent Simmonds, Noah Jupe / Sinopse: Uma família (a mãe, dois filhos adolescentes e um bebê) tentam sobreviver em um mundo destruído após a invasão de estranhos seres vindos do espaço sideral.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Estranho Passageiro - Sputnik

Uma dupla de cosmonautas é atacado por uma estranha criatura enquanto estão voltando ao Planeta Terra. Quando sua cápsula finalmente toca o solo, um dos cosmonautas russos está morto e outro muito ferido. Levado a uma base secreta do governo soviético (a história se passa nos anos 80), se descobre que ele tem um parasita desconhecido dentro de seu organismo. Um estranho ser que durante as madrugadas sai do corpo de seu hospedeiro e vai em busca de comida, de preferência seres humanos. E diante de um caso tão complexo uma especialista é chamada para ampliar as pesquisas sobre aquele alienígena desconhecido da ciência humana.

Temos aqui uma espécie de "Aliens" russo. Pois é, o filme de Ridley Scott continua gerando herdeiros - ou seriam filhos bastardos? De qualquer forma até que os russos não se saíram mal nessa produção de ficção e terror. E o mais curioso de tudo é que eles realizaram uma produção que segue bem de perto a fórmula usada em filmes produzidos nos Estados Unidos. Os efeitos especiais são bons. Não se compara a nenhum filme do mesmo estilo feito pela indústria americana, mas são bem realizados. E seu final em aberto demonstra bem que os russos já entenderam que continuações de filmes que fazem sucesso também pode ser uma boa ideia.

Estranho Passageiro - Sputnik (Sputnik, Rússia, 2020) Direção: Egor Abramenko / Roteiro: Oleg Malovichko, Andrey Zolotarev / Elenco: Oksana Akinshina, Fedor Bondarchuk, Pyotr Fyodorov / Sinopse: Dois cosmonautas russos retornam para a Terra após uma missão espacial trágica. Um deles traz dentro de seu organismo uma estranha e desconhecida criatura parasita, que logo se torna um sério problema para os soviéticos.

Pablo Aluísio.

Arquivo X: O Filme

"Arquivo X" foi a série de maior sucesso da TV americana durante os anos 90. Os roteiros exploravam dois agentes do FBI que eram encarregados de investigar casos completamente fora do normal envolvendo OVNIs, paranormalidade, monstros, etc. As primeiras temporadas foram inegavelmente brilhantes, mas conforme os anos foram passando as coisas foram desandando. O ator David Duchovny que interpretava o agente Fox Mulder foi o primeiro a cair fora. Depois, tentando manter a série no ar, o criador Chris Carter foi acrescentando novos agentes, novas tramas e novos mistérios. Até que em 2002 a série finalmente foi cancelada, terminando com um dos piores episódios finais de todos os tempos - algo que decepcionou uma legião de fãs da série.

Levar "Arquivo X" para o cinema sempre foi uma ideia que nunca havia chegado a ser concretizada. Por anos houve o projeto, mas nada foi colocado em prática. Quando a série perdeu seus dois principais membros do elenco, o filme finalmente foi produzido. Era uma tentativa de manter a saga viva e trazer os agentes originais de volta. Funcionou em termos. Na época de lançamento Chris Carter afirmou que o roteiro do filme seria independente da série e que qualquer pessoa poderia assistir ao filme, mesmo aqueles que nunca viram um episódio na vida. Era mentira. "Arquivo X: O Filme" só funcionava bem mesmo para quem acompanhava há anos a série na TV. Tanto isso é verdade que muitos críticos afirmaram (com razão) que o longa nada mais era do que um episódio alongado da série. Algo que já havia inclusive acontecido antes. O filme até que ficou muito bom, com ótimas cenas e uma trama consistente. Entretanto para gostar tem que ter um certo conhecimento da série. Caso contrário a coisa não flui, fica meio sem sentido. O filme assim fica no meio termo entre uma boa diversão e um texto mais complexo. É, enfim, uma tentativa de emplacar um produto televisivo no mundo do cinema, se criando mais uma franquia cinematográfica de sucesso.

Arquivo X: O Filme (The X Files, Estados Unidos, 1998) Direção: Rob Bowman / Roteiro: Chris Carter, Frank Spotnitz / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, John Neville / Sinopse: Primeiro filme de "Arquivo X" para o cinema. Na trama os agentes do FBI Mulder e Scully devem lutar contra o governo em uma conspiração e descobrir a verdade sobre a colonização alienígena da Terra.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 20 de julho de 2021

Gloria Bell

A vida de Gloria Bell (Julianne Moore) não é das mais felizes. Ela se divorciou do marido e seus filhos, agora adultos, não dão muita bola para ela. Para aliviar um pouco essa vida de tensão que se resume em ir para o trabalho e voltar para casa, ela decide frequentar uma discoteca meio capenga e cafona, onde só tocam sucessos da era do disco, dos anos 70. E na pista de dança dessa discoteca fora de moda ela conhece Arnold (John Turturro), um homem de sua idade, que também se diz divorciado e infeliz, pai de duas jovens que parecem nunca encontrar o rumo de suas vidas. Arnold é dono de um velho parque de diversões decadente e enferrujado e logo começa um namoro com Gloria.

Bom filme, mostrando a vida de uma mulher comum, cheia de problemas pessoais, como todos nós. Depois do divórcio ela tenta reconstruir os pedaços de sua vida emocional, mas é tudo tão complicado. Para uma mulher que viveu toda a sua existência reprimida é complicado nessa altura, com essa idade, arranjar um namorado e não ser julgada pelos outros. O namorado também fica longe de ser perfeito. É um cara que parece mentir o tempo todo, fazendo com que ela desconfie que ele ainda é casado. Pior, ele está sempre sumindo dos encontros, sem nem se despedir. Um cara estranho. Enfim, apesar de uma certa melancolia, esse filme me passou algo bem verdadeiro e humano em seu roteiro. E sim, Julianne Moore continua sendo uma grande atriz.

Gloria Bell (Gloria Bell, Estados Unidos, 2018) Direção: Sebastián Lelio / Roteiro: Alice Johnson Boher, Sebastián Lelio, Gonzalo Maza / Elenco: Julianne Moore, John Turturro, Michael Cera, Brad Garrett, Rita Wilson, Caren Pistorius / Sinopse: O filme conta a história de uma mulher bem mais velha e madura que tenta reconstruir sua vida emocional e encontra muitos desafios pelo caminho.

Pablo Aluísio.