domingo, 12 de novembro de 2017

Letras da Morte

Um serial killer começa a agir numa pequena cidadezinha do interior dos Estados Unidos. Ele tem um ritual próprio, onde enforca suas vítimas, geralmente deixando letras escritas com punhais em seus corpos. No fundo o assassino se inspira no famoso "jogo da forca" para deixar pistas para a polícia, uma vez que ele sente prazer em fazer os policiais de bobos. Um detetive aposentado interpretado por Al Pacino entra no caso. Ao lado de outro tira (Karl Urban) ele tenta descobrir a identidade do criminoso. Para isso porém vão ter que tolerar também a presença de uma jornalista (Brittany Snow), que está escrevendo uma matéria especial sobre a vida dos policiais do departamento de homicídios.

Esse filme é bem recente, chegou nos cinemas americanos há apenas quatro dias, mas não tem recebido boa resposta por parte da crítica americana. É compreensível. O filme tem um roteiro um tanto preguiçoso, que não parece disposto a sair de uma certa fórmula que já foi usada antes em dezenas de filmes de assassinos em série. É algo que já está saturado. Diante disso o principal atrativo para os cinéfilos é a presença do ator Al Pacino. O que posso dizer de seu trabalho? Bom, antes de tudo o peso da idade realmente chegou. Pacino passa o filme todo com ar de cansado, de exausto, sem pique ou energia para atuar bem. Como faz um policial aposentado (olha outro clichê aí!) ele tem pelo menos a desculpa de seu próprio personagem já ser velho e cansado da vida.

Assim sobra para o elenco de apoio. O ator Karl Urban quase não tem carisma. Ele não tem igualmente vocação para estrelar filmes policiais. Na verdade só funciona bem como coadjuvante. A atriz Brittany Snow até que segura algumas vezes as pontas, mas é pouco. Apesar da pouca idade ela já pode ser considerada uma veterana, com muitos trabalhos em séries e filmes. Gostava dela como a adolescente vivendo nos anos dourados em "American Dreams" (boa série) e no musical "Hairspray: Em Busca da Fama". Ela é uma jovem atriz que conseguiu romper essa barreira de adolescente para a fase adulta. Então no geral é isso. "Hangman" não é um grande filme, passa longe disso. É meio preguiçoso no desenvolvimento, se torna em alguns momentos cansativo, derrapa em muitos clichês e conta com um Al Pacino sem fôlego. Mesmo assim ainda vale uma espiadinha, desde que você não espere por muita coisa.

Letras da Morte (Hangman, Estados Unidos, 2017) Direção: Johnny Martin / Roteiro: Michael Caissie, Charles Huttinger  / Elenco: Al Pacino, Karl Urban, Brittany Snow / Sinopse: Policial já velho e aposentado (Pacino) precisa voltar à ativa para prender um serial killer que enforca suas vítimas com requintes de crueldade extrema. Ao lado de um tira mais jovem e de uma jornalista, ele começa a reunir pistas para descobrir a identidade verdadeira do psicótico assassino.

Pablo Aluísio. 


sábado, 11 de novembro de 2017

O Comediante

Robert De Niro interpreta um comediante de stand-up que tenta ganhar a vida, apesar de já estar com a carreira em plena decadência. Nos anos 70 ele conseguiu popularidade atuando em uma série de TV, uma sitcom, o que lhe garante ainda algumas apresentações em pequenos bares e espeluncas. Numa delas, ele sai no braço com uma pessoa da plateia e acaba sendo condenado a prestar serviços comunitários. E é justamente quando faz esse serviço que acaba conhecendo uma mulher divorciada que pode revitalizar sua vida pessoal e profissional. Pela breve sinopse você poderia pensar que "O Comediante" é um tipo de drama, como os que De Niro fazia nos bons e velhos tempos, só que não é bem isso. O filme opta mesmo pelo convencional, se limitando a contar uma história de amor pincelada com momentos de humor, principalmente quando o ator sobe no palco para fazer suas apresentações. Nesse ponto cabem alguns elogios ao trabalho de De Niro pois ele se sai muito bem como comediante de stand-up, isso apesar de nunca ter feito esse tipo de trabalho em sua carreira ao longo de todos esses anos. Alguns podem até vir a se incomodar um pouco com os palavrões e piadas chulas, de baixo nível, mas isso no final das contas faz também parte do jogo.

Outro ponto a se destacar é o elenco de apoio, todo formado por veteranos (e amigos de longa data de De Niro). Assim lá estão Danny DeVito (como seu irmão judeu que precisa segurar as pontas quando a situação financeira dele vai de mal a pior), Harvey Keitel (como o pai da mulher por quem se apaixona, algo que vai criar muitos atritos entre eles) e Billy Crystal (numa pontinha rápida, passada em um elevador, quando eles trocam algumas farpas e pequenas provocações em forma de piadas). O filme assim é convencional, calcado em um roteiro redondinho e em determinados momentos bem clichê, mas que acaba se salvando no final pelos nomes envolvidos em sua realização.

O Comediante (The Comedian, Estados Unidos, 2016) Direção: Taylor Hackford / Roteiro: Art Linson, Jeffrey Ross / Elenco: Robert De Niro, Harvey Keitel, Danny DeVito, Leslie Mann, Billy Crystal / Sinopse: Ao chegar perto dos 70 anos de idade um comediante veterano tenta sobreviver, arranjando trabalhos cada vez mais inconsistentes. Tudo parece ir de mal a pior até que acaba conhecendo uma mulher divorciada que pode ser a pessoa que vai mudar sua vida para sempre.

Pablo Aluísio.

Orgulho e Preconceito e Zumbis

Imagine ter um bom orçamento, recursos, figurinos, tudo do bom e do melhor dentro da indústria cinematográfica e investir tudo isso em um filme sobre um dos livros clássicos mais queridos da literatura inglesa misturado com... zumbis! Pois é justamente o que temos aqui! Com uma produção como essa em mãos seria bem melhor fazer uma nova versão para o romance imortal de Jane Austen ou então uma série para a TV. É claro que faria sucesso entre os admiradores da escritora. Mas não, resolveram jogar as boas ideias fora e ao invés disso abraçaram o desespero de tentar chamar a atenção do público jovem que para os produtores de cinema deve ser bem imbecil. Se a busca pelo sucesso fácil foi o principal motivo da existência desse filme bizarro se deram mal, pois o filme foi um fracasso comercial.

Foi um fracasso merecido. Esse tipo de coisa só se sustenta no submundo dos filmes de terror trash. Para produções classe A como essa, fica tudo fora de seu habitat natural. O roteiro é uma mistura indigesta da trama criada por Jane Austen com uma Inglaterra dominada pelo apocalipse Zumbi. A cada dia mais e mais pessoas estão infectadas. As jovens personagens querem arranjar um marido no meio desse caos, mas enquanto isso não acontece, elas se especializam em artes marciais japonesas e chinesas (que bobagem!!!). O último bastião de resistência da humanidade é Londres, que virou uma fortaleza contra as hordas zumbis, mas até a magnífica cidade está em perigo, prestes a cair. Enfim, não adianta levar adiante ainda mais essa sinopse bizarra. Não gostei do resultado, achei tudo muito forçado e sem razão de ser. O filme no final das contas é um grande desperdício de tempo, dinheiro e recursos em troca de absolutamente nada. 

Orgulho e Preconceito e Zumbis (Pride and Prejudice and Zombies, Estados Unidos, Inglaterra, 2016) Direção: Burr Steers / Roteiro: Burr Steers, baseado na obra original escrita por Jane Austen / Elenco: Lily James, Sam Riley, Jack Huston, Charles Dance / Sinopse: Após uma infestação de um estranho vírus, que transforma as pessoas em zumbis, uma jovem garota chamada Elizabeth Bennet (Lily James) e suas irmãs tentam arranjar maridos na sociedade vitoriana do século XIX. Elizabeth acaba sentindo-se atraída por Mr. Darcy (Sam Riley), um incansável exterminador de zumbis, mas essa não será uma paixão comum e simples de se resolver. 

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Dungeons & Dragons

Filme muito fraco baseado no RPG "Dungeons & Dragons". É curioso que na época de lançamento do filme no Brasil a distribuidora forçou a barra para atrair a atenção dos fãs do desenho animado "A Caverna do Dragão", pois essa animação, muito popular no Brasil, também fazia parte desse mesmo universo. Quem acreditou no marketing se deu mal. Não havia nenhum dos personagens do mundo do Mestre dos Magos. Nada de jovens perdidos em um universo medieval e estranho. Ao invés disso o roteiro investia numa estorinha muito chata e enfadonha que não ia para lugar nenhum. Já que não se sustentava em termos de roteiro, se investiu bastante nos efeitos especiais que hoje em dia soam completamente datados e ultrapassados. Qualquer game mediano atual dá de dez a zero no visual do filme. É a tal coisa, bons roteiros sobrevivem a tudo, já efeitos especiais envelhecem e ficam ridículos com o tempo, tornando o filme muito descartável e esquecível.

No elenco apenas um nome se destacava: Jeremy Irons. Esse é aquele tipo de ator que consegue sobreviver a (quase) tudo. Mesmo atuando em filmes ruins, consegue manter o mínimo interesse no espectador. Pior foi aguentar o chato comediante Marlon Wayans - uma espécie de Eddie Murphy sem graça, que forçou a barra em cada momento que surgia em cena. Não conseguiu nem arrancar sorrisos amarelos. O filme custou 45 milhões de dólares para o estúdio New Line Cinema e conseguiu faturar apenas 7 milhões nas bilheterias americanas. Um fracasso comercial. Com isso o diretor Courtney Solomon viu sua carreira afundar logo no primeiro filme em que dirigiu. Hollywood pode perdoar muitas coisas, mas definitivamente não consegue perdoar prejuízos como esse.

Dungeons & Dragons - A aventura começa agora (Dungeons & Dragons, Estados Unidos, 2000) Direção: Courtney Solomon / Roteiro: Topper Lilien, Carroll Cartwright / Elenco: Jeremy Irons, Justin Whalin, Zoe McLellan, Bruce Payne, Marlon Wayans / Sinopse: Em um distante reino chamado Izmer, magos, nobres e uma imperatriz de bom coração, lutam entre si para controlar os dragões vermelhos que são a chave para todo o poder e glória naquele mundo mágico de fantasia.

Pablo Aluísio.

Duas Vidas

Não sei exatamente a razão, mas em determinado momento todos esses atores brutamontes de filmes de ação dos anos 80 tentaram emplacar filmes de comédia ou infantis. Na maioria das vezes o resultado foi medonho - filmes ruins demais para serem levados em consideração. Assim seguindo essa tendência meio idiota o Bruce Willis também tentou emplacar seu filme infantil. E foi na Disney que ele tentou, imagine você. É justamente disso que se trata esse "Duas Vidas". Imagine um homem de 40 anos que se encontra com si mesmo aos 8 anos de idade! Parece mais divertido do que realmente é, porém foi justamente essa ideia que o roteiro desse filme tentou desenvolver.

Bruce Willis interpreta esse cara que precisa lidar com as dificuldades da vida adulta e que de repente se vê na frente dele mesmo, só que aos 8 anos! Gordinho, inseguro, indefeso, precisando sobreviver ao mundo da escola (o que nem sempre é fácil), assim era o Willis quando era apenas um garoto. Agora o adulto precisa dar conselhos à criança, mas no fundo acaba descobrindo que o menino tem mais a ensinar ao homem do que vice versa. O filme até tem seus momentos, algumas situações são criativas, mas o rótulo Disney também impôs limitações. Com a desculpa de ser um produto meramente family friendly a coisa toda ficou pelo meio do caminho, sem coragem de ir até as últimas consequências. Enfim, inofensivo demais para fazer alguma diferença.

Duas Vidas (The Kid, Estados Unidos, 2000) Direção: Jon Turteltaub / Roteiro: Audrey Wells / Elenco: Bruce Willis, Spencer Breslin, Emily Mortimer, Lily Tomlin / Sinopse:  Homem adulto encontra criança que é ele mesmo, com oito anos de idade. O choque inicial logo se dissipa e assim o mais velho tenta ensinar coisas ao mais jovem, para que ele não venha a sofrer as mesmas coisas ruins que passou ao longo de sua vida.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O Jovem Karl Marx

O filme se propõe a mostrar os primeiros anos de atividade política do jornalista e escritor Karl Marx. Após publicar em um pequeno jornal revolucionário socialista, ele é expulso pelo governo prussiano. Assim arruma as malas e vai embora com a família para Paris. Na capital francesa procura por emprego, mas seu histórico não ajuda. Fatalmente acaba sem dinheiro, fazendo com que sua família passe por necessidades financeiras cada vez maiores. No meio de uma fase bem ruim de sua vida, acaba conhecendo o jovem Engels, o filho de um capitalista rico, dono de uma fábrica em Londres. Ambos possuem o mesmo pensamento ideológico socialista e decidem trabalhar juntos na produção de um livro explorando a luta de classes dentro da sociedade.

Gostei desse filme. Embora seja um dos escritores mais influentes da história, o fato é que Marx continua sendo pouco conhecido até mesmo por seus admiradores de esquerda. Pouco se estudou sobre sua história e sua vida pessoal. Marx foi expulso da Prússia e depois da França, indo parar em Londres. A vida difícil porém não melhorou. Mesmo com a ajuda de Engels, ele passou por muitas dificuldades financeiras, ficando anos desempregado e sem sustento para si e seus filhos. O que salvou Marx foi sua obra literária. E é curioso perceber também que ele foi um escritor desorganizado, sem muito método na produção de seus textos. O filme retrata bem isso, com Marx envolto em um escritório bagunçado, com folhas avulsas escritas por ele voando por todos os lados. Anotações em folhas de papel, pedaços de pensamento sem ordem. Cabia ao desafortunado Engels tentar organizar aquela bagunça. Essa desorganização passou inclusive para sua principal obra "O Capital", que é um livro difícil de ler, justamente por causa dessa falta de direção de seu escritor.

Outro ponto muito sutil do roteiro que revela muito sobre Marx, o escritor, acontece quando Engels o aconselha a ler livros dos consagrados economistas ingleses, como David Ricardo. Engels diz a Marx indiretamente que ele precisava estudar mais economia. É um fato histórico que Marx tinha muito conteúdo revolucionário e ideológico, mas que no fundo sabia muito pouco sobre teoria econômica. Ele tinha falhas e falhas importantes em sua formação intelectual. E foi justamente por essa razão que o socialismo marxista nunca conseguiu gerar bons frutos na área econômica. É uma ideologia utópica e não prática. Isso ficou claro desde sempre, embora Marx tenha tentado trazer bases e fundamentos pretensamente científicos para seu livro. O curioso é que Marx tentou de certa modo remodelar e refundar o pensamento dos socialistas utópicos que o antecederam, mas não conseguiu na prática ir muito além deles. Continuou em essência sendo um pensador socialista meramente utópico. O socialismo, como mera utopia, não conseguiria mesmo se firmar no mundo real.

O Jovem Karl Marx (Le jeune Karl Marx, França, Bélgica, Alemanha, 2017) Direção: Raoul Peck / Roteiro: Pascal Bonitzer, Raoul Peck / Elenco: August Diehl, Stefan Konarske, Vicky Krieps / Sinopse: Durante o século XIX, um jovem escritor e jornalista chamado Karl Marx se une ao filho de um rico industrial inglês, Engels, para escrever um livro que trouxesse bases teóricas fundamentais ao pensamento socialista que começava a se espalhar pela Europa, principalmente entre a classe trabalhadora. Juntos, eles tentaram unir o proletariado numa luta de classes contra a burguesia, proprietária dos meios de produção e de toda a riqueza da sociedade.

Pablo Aluísio.

Alô, Dolly!

O musical no cinema teve seu auge durante as décadas de 1930 e 1940. Foi o tempo em que Fred Astaire e Gene Kelly brilharam, com filmes extremamente bem realizados, maravilhosas produções, com o que Hollywood tinha de melhor a oferecer ao seu público. Esse "Alô, Dolly!" chegou aos cinemas no final dos anos 1960, quando o gênero já estava em franca decadência, para não dizer em desuso. A geração "flower power" associava os antigos musicais aos tempos de seus pais e como havia um certo preconceito sobre isso, poucos filmes fizeram sucesso por essa época. O curioso é que os estúdios Fox chamaram justamente o astro Gene Kelly, daqueles tempos áureos, para dirigir essa versão para o cinema da famosa e extremamente bem sucedida peça da Broadway.

Seu trabalho de direção é primoroso. Kelly não era tão elegante como Astaire, mas compensava isso com coreografias extremamente bem marcadas, com grande vigor atlético e precisão em cada passo. É justamente o que vemos aqui. Tirando as cenas em que Barbra Streisand canta, temos uma amostra do trabalho do diretor, ator e bailarino nesse aspecto. Isso fica bem nítido na cena do restaurante, com os garçons dando piruetas, dançando e esbanjando vigor físico. Em muitos momentos percebemos que tudo foi filmado com tomadas de cenas únicas, algo realmente impressionante. Talvez por não mais dançar, Gene Kelly aproveitou para fazer desse filme sua última homenagem à dança! Foi um belo adeus, como bem podemos conferir.

Além da presença do genial diretor também temos um elenco excepcional. O principal destaque vai obviamente para Barbra Streisand. Que grande talento! Sua voz tinha uma qualidade digna das grandes divas da música norte-americana do passado. Ela esbanja refinamento em cada nota musical, em cada detalhe. Além de excelente atriz, também era uma dançarina espetacular. Uma artista completa. Sua leveza e docilidade contrastou bem com o estilo mais rude (e igualmente engraçado) de Walter Matthau. Ver o ator dançando e cantando é outra diversão que por sí só já vale a pena. Com produção requintada, ótimos figurinos, cenários deslumbrantes e uma trilha sonora das mais agradáveis, esse "Hello Dolly!" foi uma bela despedida aos grandes musicais de Hollywood. São duas horas e meia de puro prazer! Obra prima cinematográfica e musical.

Alô, Dolly! (Hello, Dolly!, Estados Unidos, 1969) Direção: Gene Kelly / Roteiro: Michael Stewart, Thornton Wilder/ Elenco: Barbra Streisand, Walter Matthau, Michael Crawford, Marianne McAndrew, Louis Armstrong / Sinopse: Dolly Levi (Barbra Streisand) é uma viúva que trabalha como agente matrimonial. Ela é contratada pelo rico e rabugento Sr. Horace Vandergelder (Walter Matthau) para lhe arranjar uma esposa, mas nada parece dar certo, até que Dolly começa a se ver como ela mesma uma boa pretendente para o irascível Horace. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Fotografia (Harry Stradling Sr). Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte, Som e Música.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Terra Selvagem

Um bom thriller todo filmado na reserva natural de Wind River, no estado americano do Wyoming. Tudo começa quando o agente do departamento de caça e pesca Cory Lambert (Jeremy Renner) encontra o corpo congelado de uma garota no alto da montanha. Ele a conhece, é uma jovem chamada Natalie, que pertence à comunidade indígena local. Ela foi assassinada, além de ter marcas de ter sido estuprada antes de sua morte. Como se trata de uma região sob jurisdição federal o FBI é chamado. A agente Jane Banner (Elizabeth Olsen) é enviada para liderar as investigações. Inicialmente se suspeita de jovens nativos que vivem pelas redondezas. Eles são viciados em drogas e poderiam ter cometido o crime. Depois, com mais cuidado, novas pistas levam para outras direções.

Achei o roteiro desse filme bem convencional, o que não chega a ser um problema. A trama, apesar de bem criada, não chega a surpreender em nenhum momento. A beleza natural da região onde o filme foi rodado compensa em grande parte alguns momentos mais parados do enredo. O personagem de Jeremy Renner gosta de pensar sobre si mesmo como a um caçador, um homem plenamente inserido dentro da natureza. Ele foi casado no passado com uma nativa, por isso tem acesso aos indígenas que vivem naquelas terras, o que definitivamente ajuda muito nas investigações. Há um belo momento "Animal Planet" quando ele encontra uma família de leões da montanhas numa toca. Esses animais não são mostrados no filme como bestas assassinas, mas com o respeito que a fauna nativa merece. No mais é um filme sem maiores surpresas. Falou-se muito em prêmios para esse filme, principalmente depois que ele foi agraciado em Cannes. Alguns apostam até mesmo em talvez até um Oscar, mas entendo que isso seria algo exagerado, sem razão de ser.

Terra Selvagem (Wind River, Estados Unidos, 2017) Direção: Taylor Sheridan / Roteiro: Taylor Sheridan / Elenco: Jeremy Renner, Elizabeth Olsen, Julia Jones, Kelsey Asbille / Sinopse: Uma jovem nativa é encontrada morta no alto de uma montanha da reserva natural de Wind River, no Wyoming. Uma agente do FBI é enviada para investigar e com a ajuda de policiais locais e do próprio agente de caça e pesca que encontrou o corpo, começa a desvendar o crime.

Pablo Aluísio.