domingo, 7 de outubro de 2012

Como Treinar o Seu Dragão

Animação baseada no livro infantil How to Train Your Dragon, de Cressida Cowell. A trama gira em torno de um jovem guerreiro que descobre um dragão ferido e resolve criar ele como seu bichinho de estimação. Dreamworks é o mais jovem entre os estúdios de Hollywood e aqui consegue um de seus grandes sucessos no mundo da animação. Por ser uma companhia novata vive envolvida em boatos de fechamento, venda, negociação, etc. A única grande força por trás da Dreamworks realmente é a grife Spielberg. Bom, pelo menos agora eles também podem estampar o grande sucesso dessa animação que chegou entre as dez maiores bilheterias de 2010. Cair no gosto do grande público é o sonho de todo estúdio hoje e cair no gosto justamente com uma animação é um sonho ainda maior: geralmente esses filmes são altamente lucrativos pois não custam tão caro e nem se apóiam em estrelas egocêntricas que podem de uma hora pra outra afundar uma nova franquia milionária.

Esse "Como Treinar o Seu Dragão" é bom mas não está no nível das animações da Pixar. Embora o filme tenha boas cenas de ação e aventura, um dragão carismático e uma série de bons personagens secundários o resultado final, embora satisfatório, fica apenas na média. As crianças obviamente vão adorar, embora o roteiro seja mais indicado para os garotinhos, por ser uma aventura mais vigorosa sem as nuances românticas que cativam as meninas. A ação fica em primeiro plano. Além disso gostei da mensagem ecológica que o roteiro traz, demonstrando que o homem e a natureza não precisam ser necessariamente inimigos mas sim que devem caminhar juntos pelo progresso de ambos. Como era de se esperar já foi anunciada sua continuação. Ninguém pode ignorar os milhões que a animação rendeu nas bilheterias. Fora o sucesso de público a animação também parece ter agradado muito aos membros da Academia pois foi indicado aos Oscars de melhor Filme de Animação, Trilha Sonora e Música Original. Um saldo mais do que positivo. Steven Spielberg agradece.

Como Treinar o Seu Dragão (How To Train Your Dragon, Estados Unidos, 2010) Direção: Dean DeBlois, Chris Sanders / Roteiro: William Davies, Dean DeBlois, Chris Sanders / Elenco (vozes):  Jay Baruchel, Gerard Butler, Craig Ferguson, America Ferrera, Jonah Hill / Sinopse: Um jovem guerreiro descobre um dragão e resolve criar ele como seu bichinho de estimação.

Pablo Aluísio.

A Era do Gelo 4

Quarta continuação da franquia de animação Ice Age. Essa é a galinha dos ovos de ouro dos estúdios Fox. Os personagens são carismáticos, os enredos são redondinhos e a clima de humor infantil conquistou muitos fãs durante todos esses anos. O curioso é que mesmo estando na quarta aventura a série não parece perder fôlego, conquistando ótimas bilheterias ao redor do mundo. Apesar do público não mostrar sinais de cansaço com o filme a verdade pura e simples é que os roteiros começaram a dar voltas, sem ir para lugar nenhum. Aqui os roteiristas resolveram acrescentar novos personagens, sendo vários deles piratas dos sete mares – numa óbvia tentativa de pegar carona em outra franquia de grande sucesso, “Piratas do Caribe”. O resultado é irregular, sem novidades, batendo nas mesmas teclas de sempre.

O projeto foi desde o começo idealizado pelo talentoso cineasta brasileiro Carlos Saldanha. O sucesso lhe daria carta branca para desenvolver novos projetos, alguns bem pessoais como a animação “Rio”. Pra falar a verdade se formos comparar os dois filmes, essa franquia é bem superior. Um dos trunfos de “A Era do Gelo” é o esquilinho que sempre está em busca de seu alimento preferido. Em gags cômicas muito divertidas, que lembram inclusive as antigas animações televisivas como “Tom e Jerry” e “Papa Léguas”, o personagem encanta as crianças, principalmente as mais pequeninas. Então é isso, a Era do Gelo segue com sua galeria de personagens amados pelas crianças como o mamute Manny (Ray Romano / Diogo Vilela), o tigre dente-de-sabre Diego (Denis Leary / Márcio Garcia) e a atrapalhada preguiça Sid (John Leguizamo / Tadeu Mello). Não esquecendo também da simpática avó de Sid e sua mascote preciosa (que vai ser uma grata surpresa para a garotada). Essa quarta aventura não traz nada de novo mas isso parece ser irrelevante para o público alvo que não parece disposto a abrir mão de todos eles.

A Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift, Estados Unidos, 2012) Direção: Steve Martino, Mike Thurmeier / Roteiro: Michael Berg, Jason Fuchs, Mike Reiss / Elenco: Ray Romano, Denis Leary, John Leguizamo, Queen Latifah / Elenco nacional: Diogo Vilela, Márcio Garcia, Tadeu Mello, Cláudia Jimenez / Sinopse: Após o colapso de uma placa da terra em decorrência de mudanças climáticas, os simpáticos Manny, Diego, Sid e sua avó se lançam nos sete mares onde enfrentarão piratas, sereias e todos os tipos de aventuras. 

Pablo Aluísio.

Os Deuses Vencidos

Eu considero esse filme simplesmente obrigatório para todos os cinéfilos. O elenco é estrelar e o roteiro muito bem desenvolvido, resultando numa produção memorável. “Os Deuses Vencidos” foi baseado no famoso livro de autoria de Irwin Shaw. A proposta é mostrar aspectos da II Guerra Mundial sob o ponto de vista de alguns combatentes, tanto do lado dos aliados como também dos soldados do Eixo. Tudo mostrado sem cair nos clichês típicos dos filmes de guerra, que sempre procuraram mostrar os soldados americanos como heróis virtuosos e os alemães como monstros assassinos e sanguinários. A intenção é realmente construir um mosaico mais próximo da realidade, mostrando que em ambos os lados lutaram pessoas comuns, com sonhos e objetivos que foram interrompidos de forma brutal pela guerra. Olhando sob esse ponto de vista realmente não existia grande diferença entre um militar americano ou alemão. Todos queriam voltar para casa o mais rapidamente possível, sobreviver aos combates e retornar para a vida que tinham antes da guerra começar. O filme tem longa duração, com quase três horas de duração, e é fácil entender o porquê. São duas histórias paralelas que se desenvolvem ao mesmo tempo. Na primeira somos apresentados ao tenente alemão Christian Diestl (Marlon Brando) na França ocupada. Essa parte é bem interessante pois o ator na época fez questão de mostrar o oficial nazista como um ser humano comum e não como o vilão caricato dos filmes de guerra que conhecemos. Nem é preciso dizer que Marlon se saiu muito bem em mais uma atuação marcante de sua filmografia.

Na outra estória, passada no lado dos militares aliados, acompanhamos dois soldados americanos (Dean Martin e Montgomery Clift) que são convocados e mandados para a Normandia. Essa parte do roteiro foca bastante na vida dos que participaram da maior batalha da guerra, no evento que ficaria conhecido pela história como “Dia D”. Dean Martin repete seu papel contumaz de "Mr Cool". Aqui ele interpreta um cantor da Broadway que faz de tudo para escapar da guerra e do front mas que não consegue escapar de ir para o campo de batalha. Já Montgomery Clift apresenta uma grande interpretação como um soldado judeu que sofre nas mãos de seus colegas de farda durante seu treinamento. Seu papel me lembrou muito o que ele representou em "A Um Passo da Eternidade". Seu aspecto não é nada bom em cena. Os sinais físicos do alcoolismo já são nítidos e Clift aparece muito magro e abatido, com aspecto doentio. Mesmo assim está fabuloso em suas cenas. Ponto para Marlon Brando que fez de tudo para que o colega fosse escalado para o filme pois sabia que isso iria lhe ajudar a superar a crise pessoal pelo qual vinha passando. A direção foi entregue ao veterano das telas Edward Dmytryk; Com experiência em filmes de guerra como “A Nave da Revolta” o  diretor sabia que estava trabalhando com dois atores muito sensíveis e carismáticas proveniente do Actor´s Studio. Assim procurou abrir uma linha de diálogo com ambos. Ele já tinha trabalhado com Clift em seu filme anterior, “A Árvore da Vida” e por isso sentiu-se tranquilo em relação a ele. Já com Brando procurou manter uma relação no nível profissional. Sabia que Marlon Brando poderia ser tanto um ator maravilhoso no set como um terror para os cineastas que trabalhavam com ele. No final se deram bem e tudo correu sem maiores problemas. O resultado de tantos talentos juntos se vê na tela pois “Os Deuses Vencidos” é hoje em dia considerado um filme essencial dentro do gênero. Um verdadeiro clássico.


Os Deuses Vencidos (The Young Lions, Estados Unidos, 1958) Direção: Edward Dmytryk / Roteiro: Edward Anhalt baseado no livro de Irwin Shaw / Elenco: Marlon Brando, Montgomery Clift, Dean Martin,  Maximilian Schell, Lee Van Cleef,  Hope Lange, Barbara Rush / Sinopse: Durante a II Guerra Mundial militares americanos e alemães sofrem o impacto do conflito em suas vidas pessoais e profissionais.

Pablo Aluísio.

sábado, 6 de outubro de 2012

Medea

Antes de qualquer coisa é bom salientar que o texto de Medea (ou Medeia em nossa língua) é milenar. Escrito por Eurípides há séculos, só chegou indiretamente até nós por causa de Apolônio de Rodes que teve acesso aos textos originais na biblioteca de Alexandria (que infelizmente seria destruída anos depois). É considerada uma das maiores obras da tragédia grega clássica e historiadores estimam que tenha sido escrita por volta de 450 anos antes de Cristo. Assim quando assisto uma peça ou um filme baseado nesse texto mitológico assumo uma postura de extremo respeito e devoção em relação à genialidade e a originalidade da cultura humana, desde seus primórdios. Aqui a obra ganhou a versão na visão do diretor Lars Von Trier. Egresso do movimento Dogma o diretor rejeita certos maneirismos do cinema mais tradicional para imprimir na tela uma linguagem mais solta, espontânea e natural. Mesmo assim não deixa o respeito ao texto original de lado, procurando dar um sopro de vida nova mas sem passar por cima da tradição do manuscrito clássico.

Dito isso fiquei realmente comovido com o talento de Lars Von Trier ao lidar com uma obra tão importante. Lars brinda o espectador com imagens belíssimas, de grande teor simbólico. Por exemplo, ao lidar com a perda de sua humanidade, Lars coloca Medea andando no horizonte sobre uma terra árida, inóspita. Uma alegoria da desertificação da própria alma da personagem. Além disso usa com extrema elegância e inteligência os elementos de cena que dispõe. Há uma profusão de tomadas utilizando-se de sombras, ventos, névoas - tudo manipulado com raro brilhantismo. A produção é modesta mas isso não impede que o diretor use o que tem em mãos com delicadeza e sabedoria. O elenco, todo nativo do país de Lars, assume uma postura teatral de excelente impacto. O resultado final não poderia ser menos do que excelente. Mais um trabalho essencial desse talentoso e genial cineasta.

Medea (Suécia, 1988) Direção: Lars von Trier / Roteiro: Lars von Trier, Carl Theodor Dreyer, Preben Thomsen baseado na obra de Euripides / Elenco: Udo Kier, Kirsten Olesen, Henning Jensen / Sinopse: Medea é uma nobre que se vê no meio de uma série de traições promovidas pelos detentores do poder. Buscando por vingança ela não hesitará em sacrificar tudo aquilo pelo que mais ama nessa vida.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Dogville

O mundo é hostil. Essa é a mensagem que permeia todo o enredo de Dogville, um dos filmes mais instigantes e inovadores do cinema moderno. Assinado por Lars Von Trier o argumento é uma crônica sobre a maldade e a hipocrisia humanas. Usando como microcosmo uma pequena cidade do oeste americano vamos acompanhando as atrocidades e explorações cometidas contra Grace Margaret Mulligan (Nicole Kidman), uma forasteira que chega nessa localidade e descobre, da pior maneira possível, como a humanidade é hipócrita, sórdida, imunda. Todos os moradores cultivam externamente uma postura de bondade, de ética, de moralidade. Por baixo das convenções sociais porém existe um mar de ódios, sentimentos mesquinhos, invejas, desejos baixos, mostrando a verdadeira face da corja local. Lars aqui usa esse grupo populacional para expor toda a sociedade humana. Através do micro ele tenta mostrar ao espectador o macro, o cerne da hipocrisia humana elevada à nona potência. O diretor sempre procurou em seus filmes expor teses, defender argumentos. O seu ponto de vista aqui é muito simples de entender. O que Lars propõe é simplesmente expor as vísceras do mundo em que vivemos. A lição básica é: que não se deve confiar em ninguém pois o mundo na verdade é sim muito hostil.

Além do tema central Lars também inova na própria maneira de se realizar um filme. A linguagem utilizada é totalmente inovadora e singular. A produção não tem cenários, nem portas, nem ambientes. Toda a pequena cidade do Colorado no qual se passa a estória de Dogville simplesmente não existe. Apenas marcas no chão mostram os limites entre as casas, as ruas e os logradouros públicos. A idéia é certamente genial mas pegou muita gente de surpresa no lançamento do filme. Os mais desavisados com o cinema transgressor de Lars ficaram inicialmente um pouco perdidos diante de tudo aquilo mas logo se ambientaram, até porque o texto de Dogville é tão substancial, tão bem escrito que tudo o mais se torna meramente secundário. Para que portas e janelas se o próprio argumento do filme já é tão maravilhoso? O elenco está genial. Como sempre Lars extraiu tudo o que podia de seus atores. Para Nicole Kidman as filmagens se transformaram em uma experiência visceral que ela até hoje não consegue esquecer. O resultado de tanto preciosismo surge na tela. Não resta a menor dúvida que essa foi a maior atuação de sua carreira. Kidman se entrega de corpo e alma à sua personagem e não me admira que tenha saído das filmagens com os nervos em frangalhos! Dogville é uma experiência tão marcante que não deixou ninguém ileso  O espectador também não ficará imune ao que se passa em cena. Por isso realço o convite, se ainda não viu Dogville não perca mais tempo. Esse é um filme realmente essencial. Uma obra prima do gênio Lars Von Trier. No final da exibição, quando as luzes se acenderem e você voltar à realidade certamente concordará com a mensagem do cineasta. Sim, o mundo é hostil.

Dogville ((Dogville, Suécia / Estados Unidos, 2003) Direção:: Lars von Trier / Roteiro: Lars Von Trier / Elenco: Nicole Kidman, Harriet Andersson, Lauren Bacall, James Caan, Jean-Marc Barr./ Sinopse: Durante a grande depressão da década de 1930 a jovem Grace (Nicole Kidman) chega num pequeno vilarejo no interior dos EUA. No começo é muito bem acolhida pelos moradores mas em pouco tempo começa a ser explorada em um processo de degradação de sua condição. O que poucos sabem é que Gracie está sendo procurada, tanto por um grupo de gangsters como pela polícia da região.

Pablo Aluísio.

Contra o Tempo

Título no Brasil: Contra o Tempo
Título Original: Source Code
Ano de Produção: 2011
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Duncan Jones
Roteiro: Ben Ripley
Elenco: Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga
  
Sinopse:
Colter Stevens (Jake Gyllenhaal) é um militar americano que é escolhido para participar de uma série de testes para a ciência. Esse é um projeto secreto do governo que poderá revolucionar para sempre o mundo científico. Ele assim se torna assim uma cobaia dentro de uma experiência inédita envolvendo regresso no espaço - tempo. Filme indicado ao Visual Effects Society Awards e ao Sci Fi and Fantasy Writers of America.

Comentários:
Aqui vão algumas considerações iniciais: "Contra o Tempo" é um filme extremamente bem elaborado, pensado e construído. Ele lida com muitos temas que inclusive vão passar em branco para a maioria dos espectadores (como o conceito de universos paralelos) e o mais interessante de tudo, o filme só tem 8 minutos de duração! Isso mesmo, embora obviamente sua metragem não seja essa, o fato é que o filme se desenvolve apenas nesses oito minutos de trama e nada mais. Claro que poderia ser bem cansativo assistir algo assim, nesse formato, mas o roteiro é tão bem desenvolvido que não ficamos aborrecidos, pelo contrário, o argumento realmente flui bem nesse aspecto. Além disso o manejo eficiente de conceitos físicos como tempo, espaço, universos paralelos, teoria do caos e relação causa e efeito são tão bem articulados que convidam o espectador a rever o filme várias vezes para que ele consiga penetrar em todas as nuances do intrigante argumento. Uma boa revisão naquele seu velho livro de física da escola também ajuda na compreensão do roteiro do filme. Como conceito "Contra o Tempo" é muito bom e por incrível que pareça consegue ao mesmo tempo ser boa diversão. Algo que é bem raro para filmes assim, conceituais. Na minha forma de pensar o filme mesmo bem construído apresenta alguns furos de lógica. Não vou aqui desenvolver esses furos pois seria impossível delimitar eles sem entregar toda a história - algo que não farei para não estragar o filme para quem ainda não o assistiu. Mesmo assim, se ignorarmos esses pequenos deslizes racionais, teremos enfim um ótimo programa, inteligente, bem sacado e com final surpresa (e altamente científico, por mais incrível que isso possa parecer). Enfim, recomendo bastante e sugiro para quem gostar do filme que procure conhecer os novos campos de estudo da física moderna. Certamente muita coisa foi utilizada pelos roteiristas nesse campo, o que não deixa de ser um atrativo a mais.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

16 Quadras

Esse foi o último filme do grande realizador Richard Donner. Depois de se unir com grande sucesso a Mel Gibson na franquia "Máquina Mortífera" o diretor resolveu repetir a dose para quem sabe alcançar o mesmo sucesso de antes. Ficou apenas na intenção. Apesar de ter outro grande nome dos filmes de ação no elenco (Bruce Willis, bem envelhecido) a produção nunca decola, nunca empolga. Talvez o roteiro de situação única não convença. O roteiro tem toques de inspiração em antigos westerns psicológicos de tensão - chega a lembrar "Matar ou Morrer" - mas naufraga. O enredo gira em torno do policial veterano Jack Mosley (Bruce Willis). Com passado nebuloso, acusado de ter sido corrupto, ele aceita a perigosa missão de levar uma testemunha por 16 quadras até o tribunal para que ele ajude a enviar para a prisão um criminoso extremamente perigoso. Nem é preciso explicar que no caminho ele sofrerá todo tipo de atentados e tentativas de assassinato.

O enredo corre à mil, mas não consegue deixar de ser cansativo. Até a caracterização de Bruce Willis ajuda a deixar tudo mais enfadonho. Não que falte ação nas cenas, pelo contrário, o filme é movimentado e agitado, o problema é que muita coisa que acontece com os personagens simplesmente não tem explicação! Por exemplo, quem irá acreditar que a Polícia de Nova Iorque inteira não teria condições de levar uma testemunha a um tribunal na própria cidade? E que criminoso seria louco o suficiente para destruir meia cidade só para matar uma testemunha? Muito inverossímil, ainda mais depois dos ataques terroristas de 11 de setembro quando as forças de segurança dos EUA ficaram ainda mais sofisticadas e armadas. Enfim, 16 Quadras se torna decepcionante por causa dos nomes envolvidos. Se não tivesse sido dirigido por Richard Donner muito provavelmente nem ficaríamos tão decepcionados mas como o cineasta está no comando do filme o gostinho de decepção se torna inevitável.

16 Quadras (16 Blocks, Estados Unidos, 2006) Direção: Richard Donner / Roteiro: Richard Wenk / Elenco: Bruce Willis, Mos Def, David Morse, Alfre Woodard, Jenna Stern / Sinopse: Policial de Nova Iorque resolve levar uma testemunha por 16 quadras até o tribunal. A missão não vai ser nada fácil pois um grupo criminoso vai tentar de todas as formas liquidar a testemunha.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Colombiana - Em Busca de Vingança

Garota presencia a morte dos pais por traficantes colombianos. Após conseguir fugir do bando acaba indo atrás de seu tio nos Estados Unidos. Lá acaba se tornando uma das melhores assassinas profissionais do mercado. Não tardará para que parta em busca de vingança!  Esse “Colombiana” é baseado em um roteiro do conhecido diretor Luc Besson. A estória guarda enorme semelhança com “Nikita” e não traz maiores novidades. Na realidade é uma jogada de marketing para atrair o público latino que vive nos EUA. Como se sabe é cada vez maior a presença de imigrantes latinos naquele país então era natural que mais cedo ou mais tarde a indústria cultural americana criasse alguns personagens e filmes para o consumo dessa fatia do publico. Em termos de roteiro e argumento “Colombiana” não traz nada de novo. As sequências de perseguições e tiroteios são bem realizadas mas derivativas. O filme procura utilizar a linguagem mais exagerada, com várias cenas inverossímeis ao estilo “Adrenalina” e "Carga Explosiva" (o diretor inclusive é o mesmo). Algumas vezes a técnica funciona mas em outras não, se tornando forçado demais.

Entre as seqüências que mais chamam atenção duas se destacam; a que se passa em cima de uma piscina com tubarões e uma luta corporal entre a personagem principal e um traficante. Uma briga surreal usando de utensílios domésticos (como toalhas e escovas de dentes) que é bem coreografada. Os vilões, como não poderiam deixar de ser, são caricaturais e vazios. Zoe Saldana (de Avatar) não brilha mas também não compromete. Ela se mostra esforçada no papel que obviamente lhe exigiu muito em termos físicos. Não a achei excepcionalmente sensual ou bonita mas provavelmente seja o aspecto de seu próprio papel que não abre muito espaço para esse tipo de caracterização. O roteiro foca na pura ação e não se preocupa em absoluto em desenvolver qualquer personagem mais a fundo. No final das contas o filme só deve ser recomendado mesmo apenas aos fãs mais ligados ao gênero de pura ação pois para cinéfilos em geral “Colombiana” vai soar mesmo bem vazia e sem conteúdo.  O filme não chega a aborrecer em nenhum momento, é bem movimentado e tem boa produção (até Johnny Cash está presente na trilha sonora) mas em resumo fica por aí mesmo. 

Colombiana - Em Busca de Vingança Colombiana, Estados Unidos, 2011) Direção: Olivier Megaton / Roteiro: Luc Besson, Robert Mark Kamen / Elenco: Zoe Saldana, Lennie James, Graham McTavish, Callum Blue, Michael Vartan / Sinopse: Garota presencia a morte dos pais por traficantes colombianos. Após conseguir fugir do bando acaba indo atrás de seu tio nos Estados Unidos. Lá acaba se tornando uma das melhores assassinas profissionais do mercado. Não tardará para que parta em busca de vingança!

Pablo Aluísio.