quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 75

"Raised On Rock"
Data: agosto de 1973 / fonte: "A Life in Music" de Ernst Jorgensen / Texto: Pablo Aluísio / Photo: Edgar Lee Roy / Jumpsuit: Black Matador / Local: Las Vegas, Nevada. 

Raised On Rock / For Ol'Times Sake (1973) 
Depois de cumprir uma longa série de shows no Sul, a RCA conseguiu finalmente levar Elvis a um estúdio para gravar novas canções. O local escolhido foi o Stax Studios em Memphis, conhecido estúdio de gravação de cantores de R&B. A verdade porém era que Elvis estava exausto e doente após tantos shows e viagens. Mas mesmo assim, debilitado, Presley compareceu a 4 das seis noites programadas de gravação. Elvis chegou aos estúdios com um enorme chapéu e capa, brincando com os músicos. Aliás, o estúdio ficou cheio não só de músicos mas de amigos, parentes, seguranças, namoradas e todo tipo de gente, inclusive toda a "máfia de Memphis", o que irritou Felton Jarvis. 

O que o produtor Felton Jarvis não entendia era que após vários meses longe de Memphis e Graceland aquela era uma forma do cantor rever seus amigos e parentes. James Burton relembra: "Achamos Elvis muito abatido naquelas noites. Chegou até a repetir a mesma roupa duas vezes seguidas, fato nada comum, já que seu assistente trazia uns trajes que ele trocava no transcorrer da noite. No íntimo estava arrasado, embora Lisa Marie e Linda Thompson estivessem ao seu lado tanto no estúdio como em casa". Elvis gravou 11 canções e deixou algumas para completar mais tarde, pois ele teria que cumprir uma nova agenda de Shows, desta vez em Las Vegas. Esta são as canções do disco "Raised on Rock / For Ol Times Sake" (APL1 0388)

Destaques do disco: 
Raised On Rock (Mark James) - Canção título do disco. Foi lançada em single junto com "For Ol'Times Sake" em Setembro de 1973. A letra feita pelo ótimo compositor Mark James faz um balanço emocional dos anos iniciais do Rock'n'Roll. A harmonia também é bastante original, transformando o conjunto em um belo momento da carreira de Elvis Presley. 

For Old'Times Sake (Tony Joe White) - Lado B do single "Raised On Rock". Uma das músicas românticas mais bonitas e bem arranjadas da carreira de Elvis. O destaque fica com o ótimo arranjo de cordas executado por Burton, Christopher, Young e Dennis Linde (autor do grande sucesso de Elvis "Burning Love"). 

If You Don't Come Back (Leiber / Stoller) - Canção que marca o reencontro de Elvis com os compositores Jerry Leiber e Mike Stoller. Esta união legou ao século XX as melhores canções de Rock'n'Roll da história como "Jailhouse Rock", "Trouble","Hound Dog" e várias outras. Aqui Elvis faz a mágica acontecer mais uma vez, pois esta e "Three Corn Patches" são as melhores canções do disco. Elvis até renasce quando canta estas músicas voltando novamente ao pique e ao entusiasmo dos anos 50. 

Sweet Angeline (Eddy Arnold / Martini / Morrow) - Esta música só foi completada por Elvis depois, pois ele não teve tempo suficiente para completá-la. Assim em Setembro de 1973 Elvis reuniu-se com James Burton e mais alguns músicos em sua casa em Palm Springs para terminar a gravação desta canção. Apesar de toda a dificuldade a canção se tornou uma das mais belas da discografia de Presley durante os anos 70. Muito bonita, com melodia atraente esta canção é um dos pontos altos do disco. 

Three Corn Patches (Leiber / Stoller) - canção que fecha o disco. Mais uma maravilhosa composição de Leiber e Stoller. Elvis Presley perdeu muito com o afastamento da dupla durante os anos 60. Tudo culpa do Coronel Parker que só visava o lucro e nunca a qualidade. Esta e outras atitudes acabaram levando Elvis a desprezar seu empresário, inclusive o demitindo em uma ocasião. Porém já era tarde demais, o estrago já estava feito e Presley acabou o readmitindo, pois o Coronel cobrou uma verdadeira fortuna para acabar a sociedade entre ambos.

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - fevereiro de 2004

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 74

 "Elvis Today"
Data: março de 1975 / fonte: "A Life in Music" de Ernst Jorgensen / Texto: Pablo Aluísio / Photo: Lionel Loggins / Jumpsuit: Today Suit / Local: Las Vegas, Nevada. 

Elvis Today (1975) - Em 1975, Elvis, o coronel e o produtor Felton Jarvis se reuniram em Graceland, onde Elvis se recuperava de mais um problema de saúde. Elvis expôs a Felton seu descontentamento com a RCA Victor e seu método de trabalho. Elvis criticou particularmente as "maratonas" impostas pelo estúdio em que eram gravadas muitas canções em um pequeno espaço de tempo. Citou ao produtor as sessões de junho de 1970 e as de maio de 1971 em que tudo foi feito e gravado em uma correria incrível. Para Elvis isso prejudicava muito os resultados artísticos das músicas. Por fim Elvis falou a Felton Jarvis que ele deveria marcar uma nova sessão de gravação, se possível em um estúdio melhor do que o de Nashville. Elvis deu como exemplo o fato de que muitas das canções que foram gravadas em 70 e 71 sequer tinham a banda presente no estúdio, muitas vezes apenas com Elvis e um pianista e que isso estava destruindo sua inspiração. Felton explicou que essa era uma atitude padrão da gravadora. 

O cantor não gostou nada da posição e dos argumentos do produtor. Elvis encerrou a conversa mostrando muito desapontamento com tudo e se retirou bastante aborrecido da reunião. Em Nova Iorque o produtor levou as queixas aos executivos da RCA e recebeu a seguinte instrução: "Pelo amor de Deus, faça tudo o que Elvis Presley quiser". E assim Felton Jarvis resolveu tomar todas as providências que Elvis exigiu. De ínício escolheu os estúdios C da RCA em Hollywood, pois Elvis mantinha uma casa em Los Angeles e sua localização iria facilitar as gravações. Marcou cinco dias de gravação mas... Elvis não apareceu. Uma nova data foi marcada em fevereiro e nada de Elvis. Isso tudo ocorreu em uma situação em que a gravadora exigia um disco de estúdio de Elvis, pois já fazia mais de um ano que Presley não entrava em estúdio para gravar. Tudo isso contribuiu ainda mais para que a tensão entre o cantor e a gravadora aumentasse a cada dia. 

Finalmente em março Elvis apareceu nos dias 10, 11 e 12 e gravou o disco. Apenas 10 músicas, nada mais. "Sem maratonas" como disse o próprio Elvis no estúdio (esse trecho pode ser encontrado em alguns discos piratas dos anos 80). A equipe foi a mesma da estrada e Elvis gravou todas as canções de forma impecável. Essas são as músicas de "Elvis Today" ou seria "Elvis Yesterday"?: 

Destaques do disco: 
T-R-O-U-B-L-E (Jerry Chesnut) - Uma das coisas mais significativas sobre a carreira de Elvis Presley nos anos 70 era a ausência de rocks em seus discos. Os críticos sempre perguntavam onde estavam os rocks nos trabalhos do "Rei do Rock" durante esta fase. A resposta é simples: Elvis evoluiu como artista, talvez não fosse mais tão importante para ele gravar apenas um tipo de música. Além disso ele sempre se queixou da falta de material de qualidade deste gênero durante os anos 70. Sua visão era simples, ele queria mudar e como ele mesmo afirmou: "Não quero ser um cantor de 40 anos cantando Hound Dog". Outro fator importante era a forma como Elvis usava a música para exorcizar seus dramas pessoais. E nada estava mais longe do estado de espírito de Presley neste período do que rocks. De qualquer forma sempre surgia uma canção como essa e "Promised Land" para deixar claro que Elvis era sim o "Rei do Rock", cujo trono aliás não tem sucessor. 

And I Love You So (Don McLean) - Uma das provas mais contundentes do que afirmei antes. Estaria Elvis se dirigindo a Priscilla para realçar seu amor por ela, ao afirmar que ainda a amava tanto? Na minha opinião, sem dúvida. Muitas das músicas retratavam o homem Elvis com perfeição transparente, eis um exemplo cabal disso. A canção é linda, dispensa maiores comentários. Apenas junte-se a Elvis neste momento de mais uma declaração de amor na sua carreira. Em tempo: No "Elvis in Concert" está uma versão ótima deste canção ao vivo. Imperdível. 

Pieces of my Life (Troy Seals) - Bela canção de amor. O destaque fica com o arranjo primoroso. A banda de Elvis está afinadíssima. A canção começa de forma intimista e vai crescendo até se tornar apoteótica, voltando a seu ritmo inicial. De muito bom gosto, sem dúvida. Foi lançada como single com outra verdadeira pérola da carreira de Elvis: "Bringing It Back". O vocal de Elvis está ótimo, principalmente na parte falada, algo que ele não usava desde 1960 com "Are You Lonesome Tonight?" Destaque final: o acompanhamento da orquestra e a bateria de Ronnie Tutt. Ótima. 

Green Green Grass of Home (Claude Putman, Jr) - Essa foi escolhida especialmente por Elvis, sendo a que ele dispensou os maiores cuidados em termos de arranjo e gravação, pois sem dúvida era uma de suas preferidas. O tema, que louva o estilo sulista de ser, foi gravada pela primeira vez por Tom Jones. Mas vamos deixar o próprio Elvis Presley refletir, em suas palavras, o significado dessa música em sua vida: "Quando Green Green Grass Of Home foi lançada com Tom, eu e os rapazes retornávamos a Memphis no nosso grande ônibus vermelho. Ouvimos a canção pelo rádio e começamos a chorar. Sua letra significava muito para nós do sul". O resultado final não poderia ser outro, como foi gravada com um sentimento muito presente por parte de Elvis ela se tornou uma das mais belas músicas da carreira do cantor.

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - janeiro de 2004

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 73

Elvis e Linda Thompson
Data: julho de 1974 / Fonte: "Elvis" de Albert Goldman e "Elvis e eu" de Priscilla Presley e Sandra Harmon / Texto: Pablo Aluísio e Lu Gomes / Photo: Revista Variety / Local: Hawaii. 

Assim que as negociações para o divórcio de Elvis e Priscilla tiveram início, Elvis conheceu Linda Thompson, com quem iria viver nos próximos quatro anos e meio a mais íntima e satisfatória relação de toda a sua vida. A data foi julho de 1972 em um cinema de Memphis, onde Elvis estava curtindo uma sessão noturna privativa. Linda Thompson era a nova Miss Tennessee 1972. Precisa dizer mais? Então lá vai: Linda era virgem. Todavia, logo depois desse encontro, Linda saiu de férias com a família por três semanas e Elvis não conseguiu encontrá-la. Desiludido, ele foi para a costa oeste começar os ensaios para a temporada de agosto em Las Vegas. Elvis estava com Kit quando ficou sabendo que Linda estava de novo em Memphis. 

Na mesma hora telefonou para ela e, na manhã seguinte, Linda estava desembarcando no aeroporto de Los Angeles. Elvis, que nunca acordava antes do meio dia estava à sua espera, nervoso como um garoto no seu primeiro encontro com a namorada. Naquela mesma noite, os dois voaram juntos para Las Vegas e kit foi logo esquecida. Linda ganhou o afeto de Elvis por ser coquete, engraçada, atenciosa, afetuosa, inteligente e leal. No começo, Elvis achou seu novo amor tão absorvente e satisfatório, que pela primeira vez em sua vida adulta, ficou cerca de um ano sem ver outra mulher. Quando porém achou que a fidelidade o confinava em demasia e começou a inventar desculpas para dar suas escapadas, Linda encarou o desafio. Linda queria que nada lhe fosse escondido e ambos chegaram a um entendimento que proporcionou considerável liberdade para Elvis. 

Eles tornaram-se tão íntimos nesse assunto, que Elvis algumas vezes apresentava a Linda sua mais recente descoberta feminina e os três saíam juntos. Quando o encontro terminava, Elvis discutia com Linda sua nova descoberta, querendo saber sua opinião, se a gatinha serviria para ele. Finalmente Elvis tinha toda a liberdade sexual que queria, sem ter nenhum sentimento de culpa. Mas Elvis não conseguia esquecer Priscilla. Duas semanas depois de seu show Aloha From Hawaii, Elvis iniciou nova temporada em Las Vegas. Mas infelizmente ele começou a sofrer complicações respiratórias e um especialista recomendou-lhe que se internasse. 

Priscilla achava que Linda era uma boa influência sobre Elvis, como ela mesmo escreveu em seu livro "Elvis e eu": "A medida que os meses passavam, Linda Thompson tornou-se uma companheira constante de Elvis e achei que isso era bom para ele. Elvis começou a fazer viagens a Aspen e Hawaii, saindo mais, por causa da personalidade extrovertida de Linda. Quando conversávamos parecia bastante animado". Essa opinião era compartilhada por todas as pessoas em volta de Elvis, Linda logo se tornou também querida de toda a Máfia de Memphis. Um dos caras da turma declarou: "Linda era um tipo de sopro de ar fresco comparada com o resto de malas sujas que nós tínhamos encontrado e que andavam com Elvis naquela época. Todos gostavam dela". 

Apesar de um começo promissor, conforme o tempo foi passando, Linda começou a enxergar a realidade à sua volta de uma forma diferente. O prolongado caso de Elvis com Linda chegou ao fim em 1976. Linda foi tudo que uma mulher poderia ser para Elvis: amante, mãe, esposa, filha e concubina. Ela demonstrou uma extraordinária capacidade de se adaptar à vida de Elvis e seu exasperado temperamento. No início, Linda era uma jovem apaixonada por um superstar e gostava de aparecer. Acima de tudo, Linda gostava da proximidade com o trono. Por essa época, ela cunhou a frase: "O poder é o maior dos afrodisíacos". Mas passados os primeiros dezoito meses, Linda começou a ver Elvis por um ângulo diferente, enxergando nele uma pessoa realmente doente, com várias complicações de saúde, como insônia e obesidade, um mulherengo extremado, um narcisista supremo e um homem totalmente avesso ao casamento. Gradualmente, Linda foi conduzindo seu affair com Elvis de acordo com a fórmula "romance igual a dinheiro", e nos anos seguintes ela tratou de conseguir tudo o que pudesse. Elvis comprou-lhe uma casa com piscina, perto de Graceland e deu-lhe 75 mil dólares somente para a decoração. Linda ainda acumulou mais de um quarto de milhão de dólares em jóias dadas por Elvis, fora um guarda roupa completo, caríssimo, comprado todo nos melhores estilistas de moda da Europa e dos EUA. 

Mas não foi só, no último ano com Elvis, Linda obteve um apartamento em Los Angeles e começou a trabalhar como comediante sexy em um programa de TV. Percebendo que seu romance tinha se transformado num grande tédio e marasmo, Elvis decidiu acabar com o caso, pois ele estava interessado em uma nova mulher: Ginger Alden. Como Elvis tinha dificuldades de lidar com essas situações, ele incumbiu Joe Esposito de encontrar Linda e contar a decisão dele de colocar um ponto final no romance. Esposito ainda disse a Linda que ela retirasse todos os seus pertences de Graceland. Linda ficou irritada por levar um fora de um assistente de Elvis. Nunca mais se viram de novo. Linda foi até Graceland recolher todas as suas coisas e se despedir da avó de Elvis, Minnie Mae, que ficou muito decepcionada com o fim do romance. Para não ver sua partida, Elvis viajou até Nashville, pois ele queria evitar um confronto final. Quem também sentiu muito a partida de Linda foi Lisa Marie Presley, na época com apenas 9 anos, que gostava muito dela. Essa amizade dura até os dias de hoje.

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - fevereiro de 2004

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 72

Indian Sultan
Data: agosto de 1975 / Fonte: "Elvis" de Albert Goldman e "Elvis e eu" de Priscilla Presley e Sandra Harmon / Texto: Pablo Aluísio e Lu Gomes / Photo: Elvis Monthly - Special Edition / Jumpsuit: Indian Sultan / Local: Las Vegas, Nevada. 

Em fevereiro de 1972, depois de anos levando uma vida dupla, Priscilla decidiu que havia chegado a hora de contar toda a verdade ao marido, e anunciou sua decisão a Mike Stone, seu amante: "Vou voar até Las Vegas essa semana e contar a ele toda a verdade. Já é hora da gente parar de se esconder desse jeito. Quero que todo mundo saiba o quanto te amo e que vou deixá-lo para viver com você" Foi o que Priscilla fez. Mas, assim que encontrou o marido e começou a recitar seu texto bem decorado, Elvis explodiu: "Ficou louca mulher?!!! Você não tem tudo o que uma mulher deseja nesse mundo?!!! Perdeu o juízo? Tem tudo o que uma mulher pode querer. Não pode estar falando sério, Sattnin" - sua voz estava cheia de angústia - "Não posso acreditar no que estou ouvindo. Está querendo dizer que tenho sido tão cego que não percebi o que estava acontecendo? Andei tão distraído que não percebi o que poderia vir!". 

Priscilla encarou Elvis, olhos nos olhos: "Nosso casamento acabou há muito tempo, estamos vivendo vidas separadas". Elvis estava totalmente desnorteado. A morte de sua mãe havia sido o grande trauma de sua vida, mas o fim de seu casamento era o maior abalo que poderia sofrer. Finalmente perguntou: "Perdi você para outro homem?" Priscilla respondeu: "Não é que você tenha me perdido para outro homem... apenas me perdeu para minha própria vida. Estou descobrindo a mim mesma, pela primeira vez" - Priscilla começou a arrumar as malas, com Elvis em silêncio, deitado na cama - "Tenho de ir. Se eu ficar agora, nunca mais irei embora". Ela pegou a mala e se dirigiu à porta - "Cilla!" - gritou Elvis - "Talvez em outra ocasião, em outro lugar". Priscilla, com lágrimas nos olhos se virou até onde Elvis estava e se despediu: "Talvez. Apenas este não é o momento". 

Elvis ficou completamente arrasado. Mas era tarde demais. Priscilla o abandonou e foi, com a filha, viver com Mike Stone, num apartamento alugado em Marina Del Rey. Os jornais deram em manchete: "Priscilla abandona Elvis!". O rei ficou mal. O cantor se trancou no quarto e entrou em um estado de profunda depressão. Elvis era um homem martirizado pela carreira e pela fama, que vivia sob enorme pressão que interferia em seu metabolismo natural, produzindo angustiantes problemas médicos, como a insônia. Agora, com o fim de seu casamento, Elvis se isolou cada vez mais, seus problemas de saúde pioraram, ele não conseguia mais dormir, seus olhos estavam vermelhos e suas olheiras eram profundas... a tempestade estava próxima! No mês seguinte, entre o final da temporada em Las Vegas e o início da excursão em abril, na primavera, os caras da Máfia de Memphis observaram alarmados Elvis aumentar seu consumo de drogas, principalmente de antidepressivos, e se afundar numa terrível fossa existencial. 

Eram sinais muito claros de que uma tempestade se avizinhava. Para evitar o desastre, pensaram os caras, o único jeito era arrumar uma nova mulher para pacificar o torturado superstar. Assim que a excursão começou, todos saíram à caça dessa maravilhosa criatura, capaz de salvar o rei. Três dias depois, quando estavam em Detroit, a procura chegou ao fim. O biógrafo Albert Goldman informa em seu livro que a garota chamava-se apenas "kit" (gatinha). Rosto maravilhoso, cabelos escuros, alta e com um corpo de fazer padre abandonar a batina. Kit era bailarina de uma famosa companhia de dança que também estava se apresentando em Detroit. Ela morava com uma amiga em um apartamento em Los Angeles, e esta amiga - também dançarina - foi convidada para uma das festinhas de Elvis. Um mês depois, essa garota foi novamente convidada para um fim de semana em Palm Springs, e dessa vez Kit foi junto. Kit era a garota perfeita, uma jovem muito correta, católica, não fumava, não bebia, não falava palavrão e, embora tivesse 24 anos, ainda era virgem. Quando Elvis a conheceu, foi amor à primeira vista, como sempre. 

Quando a festa de fim de semana acabou, Kit voltou para seu apartamento em Los Angeles e começou a ser bombardeada com telefones de Elvis. Logo ele estava indo buscá-la em seu carro Stutz Blackhank, especialmente construído e que deixou Kit bastante impressionada. Não muito depois, quando a estava levando para casa numa tarde, Kit apontou um "adorável" carrinho esporte que passava pela rua. Elvis não disse nada, mas duas horas depois, a colega de Kit foi atender o telefone. Era Elvis. "Faça ela vir até a rua" - exigiu ele - "Diga a ela que o cachorrinho precisa passear ou qualquer coisa - eu estou lhe trazendo um carro novo!" Quando Elvis chegou dirigindo o adorável carro esporte (com os caras acompanhando-o em um outro carro, é claro) tudo estava de acordo com seu script. Kit estava na calçada, ele estacionou o carro novinho, pulou pela porta e aproximou-se de sua amada com as chaves numa das mãos e os documentos na outra. "Seu desejo é uma ordem para mim" - Disse Elvis à surpresa Kit. 

Mas achar uma nova companheira para Elvis não foi suficiente. Ele ligava todos os dias para Priscilla, implorando para que ela voltasse. Em uma das poucas ocasiões em que Elvis se abriu com alguém sobre seu casamento fracassado com Priscilla, ele falou: "Eu tentei moldá-la naquilo que eu pensava que queria. Só muito tarde é que fui descobrir que isso não é possível. Você não pode ensinar uma pessoa a ser afetuosa. Ela era uma pessoa fria por natureza. Ela era muito reservada. Ela era muito disciplinada, cresceu num ambiente militar. Muito disciplinada. Muito reservada. Então eu tentei ensiná-la a ser quente, divertida, amorosa e terna. Ela tentou ser assim, mas não se pode realmente ensinar alguém a ser o que não é". Esta foi uma das raras ocasiões em sua vida que Elvis abriu seu coração para alguém e essa pessoa tinha que ser especial para ele, e era. Seu nome era Linda Thompson. Elvis encontrou em Linda Thompson, com quem iria viver nos próximos quatro anos e meio a mais íntima e satisfatória relação de toda a sua vida, a mulher que procurava. Mas essa é uma outra história... que você vai ler no próximo mês. Até lá!

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - janeiro de 2004

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 71

"Balada Sangrenta"
Data: janeiro de 1958 / fonte: "Elvis Presley, The Hollywood Years" / Texto: Pablo Aluísio / Photo: Peter Taylor / Local: Paramount Studios, Hollywood. 

KING CREOLE (1958) - Sinopse: A principal preocupação de Danny Fischer (Elvis) não é ser um astro do rock, mas sim terminar seus estudos e se formar. Mas, com o pai desempregado o único jeito de conseguir isso é ir trabalhar como copeiro, limpando mesas num night club barra pesada, onde ele conhece todos os tipos que freqüentam o submundo de New Orleans. Entre essas pessoas está Ronnie (Carolyn Jones), uma prostituta com um coração de ouro, a quem ele protege de um bando de bêbados matutinos quando ela está voltando para casa depois de uma noite dura. Eles ficam amigos e, quando Ronnie o acompanha até a escola, alguns estudantes a insultam. Danny acaba brigando com eles e é expulso da escola, perdendo a chance de se formar. 

A barra começa a ficar mais pesada e, na mesma noite, ele se envolve com uma gang de marginais liderados por Tubarão (Vic Morrow) e começa a roubar lojas de departamentos. Danny só precisa cantar para a freguesia, desviando a atenção dos companheiros que roubavam a loja. É a partir desta parte da trama que o personagem de Danny Fischer começa a pensar seriamente em se tornar um cantor. Entre assaltos e canções, Danny conhece Maxie Fields (Walther Matthau), um sinistro chefe da máfia local, e tem um caso com Ronnie e outro com a ingênua Nellie (Dolores Hart) e começa a cantar em uma boate chamada King Creole, onde vira um enorme sucesso, atraindo multidões. Maxie Fields, dono do Blue Shade, uma boate rival, tenta tirar Danny do King Creole e contratá-lo para o seu club. 

Como ele não aceita, acaba sendo chantageado por tomar parte num roubo cuja vítima, desconhecido para ele, era seu próprio pai, que fica muito machucado e vai parar no hospital. Sem dinheiro para pagar a conta do pai hospitalizado, Danny aceita a oferta de Maxie Fields. Nas garras do gangster ele segura a situação por algum tempo, mas quando Maxie conta ao pai de Danny que seu filho foi um dos ladrões que o atacaram, Danny fica possesso e bate no mafioso. Em busca de vingança, fields manda seus homens atrás dele, que está escondido com Ronnie numa cabana remota. Quando são descobertos pelos capangas, Ronnie leva um tiro e morre. Felizmente, Maxie Fields também é encontrado morto e Danny pode voltar para o King Creole, onde se reconcilia com o pai e com a sempre fiel Nellie. Elvis sempre dizia que de todos os seus filmes, King Creole era o seu favorito. 

A trilha: Esta é a trilha sonora do quarto filme da carreira de Elvis Presley. No Brasil foi intitulado como "Balada Sangrenta" e está disponível nas locadoras de vídeo. Este é considerado seu melhor momento no cinema como ator e se tornou o filme preferido do próprio Elvis. De certa forma Presley iria passar o resto de sua carreira cinematográfica lamentando não participar de um filme tão bem elaborado como este. O roteiro foi originalmente escrito para ser estrelado pelo astro James Dean, porém com sua morte o projeto foi cancelado. 

Pouco depois o produtor Hal Wallis resolveu levá-lo à tela com Elvis no papel principal e Michael Curtiz na Direção. Curtiz foi uma lenda do cinema norte americano tendo dirigido um dos maiores clássicos de todos os tempos: o filme "Casablanca" com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Para tanto foram feitas algumas alterações no roteiro, como a mudança da estória de Danny Fischer que passou de boxeador para cantor nas horas vagas em um club de New Orleans, tudo claro para adaptar a inclusão de Elvis no projeto. "King Creole" (balada sangrenta, 1958) foi um grande sucesso de público e crítica pois vários nomes influentes da imprensa teceram elogios a atuação de Elvis, sendo que este foi um dos pouquíssimos filmes do cantor em que ele não foi criticado severamente. Infelizmente Presley iria deixar seus dias de Marlon Brando para trás e a partir de 1960 iria estrelar várias comédias musicais que não iriam fazer jus ao seu talento, salvando-se neste período poucos momentos realmente memoráveis como "Viva Las Vegas" (amor a toda velocidade, 1964), "Blue Hawaii" (feitiço havaiano, 1961) ou "G.I.Blues" (saudades de um pracinha, 1960). "Balada Sangrenta" é o último filme de Elvis antes de ele ir servir o Exército. 

O single: 
Hard Headed Woman (Claude DeMetrius) - Esta foi lançada em single junto com "Dont Ask me Why" em Junho de 1958 atingindo o segundo lugar na parada da revista Billboard. Trata-se de um Rock'n'Roll rápido com um acompanhamento de metais que se sobressaem no conjunto. Foi gravada no dia 15 de janeiro de 1958. Aqui está um caso raro no mundo da música, um exemplo perfeito de "Jazz-Rock". 

Don't Ask Me Why (Fred WIse / Ben Weisman) - Abrindo o lado B do disco temos esta canção que foi lançado no único single norte-americano extraído do disco. "Não me pergunte o Porquê" de ela ter sido escolhida para compor o compacto junto com "Hard Headed Woman" pois é fato notório que há músicas muito melhores na trilha. Digno de nota no filme é a atuação magistral do ator Walter Matthau, aqui interpretando um sujeito mal, bem distante dos papéis de comediante que o imortalizaram para sempre. 

Destaques da trilha: 
Trouble (Jerry Leiber/Mike Stoller) - A melhor música da trilha e também a mais conhecida. Trouble é uma preciosidade composta por Leiber e Stoller em que o ritmo e o conteúdo de sua letra caiu como uma luva para a estória do personagem Danny Fisher, um garoto correto que tenta sobreviver numa New Orleans infestada de Gangsters. Esta também foi utilizada no memorável "Comeback Special" de 1968 fazendo parte de sua trilha. Porém sem sombra de dúvida "Trouble" vai ficar imortalizada nesta versão gravada por Elvis no dia 15 de Janeiro de 1958. "Se você procura por encrenca, veio ao lugar certo!" 

King Creole (Jerry Leiber/Mike Stoller) - Música Título do filme escrita pela dupla Leiber e Stoller. Como este filme é ambientado em New Orleans providenciou-se um conjunto de metais que caracterizasse o som de Louisiana, o que faz este disco possuir um som único e singular dentro da discografia de Elvis. King Creole sem dúvida é uma de suas melhores trilhas pois a qualidade de suas músicas acompanharam o alto nível artístico do filme. Foram gravadas duas versões diferentes desta canção: uma no dia 15 de janeiro de 1958 e outra no dia 23 do mesmo mês. A versão presente no disco é a segunda. Foi lançada também num Extended Play intitulado "King Creole vol.1" em Setembro de 1958.

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - Outubro de 2003

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 70

"A Mulher que eu amo"
Data: 14 de fevereiro de 1957 / fonte: "Elvis" / Texto: Pablo Aluísio / Photo: Paramount / Local: Paramount Studios, Hollywood. 

LOVING YOU (1957)
Sinopse: Sem dúvida, "Loving You" é um dos filmes mais interessantes de Elvis Presley. Basicamente é uma versão açucarada de sua escalada ao sucesso e à fama e por isso este filme ficou conhecido como "The Elvis Presley Story". Deke Rivers (Elvis) junta-se à banda de Tex Warner (Wendell Corey), cuja empresária é Glenda (Lizabeth Scott), ex-mulher do band leader e é mantido como "talento local", que sai da platéia e sobe ao palco para cantar em todas as cidadezinhas por onde a trupe musical se apresenta. O impacto que Deke provoca na juventude não é ignorado pela empresária e seu ex marido que começam a explorá-lo e promovê-lo nas grandes cidades. 

Apanhado de surpresa pelo súbito sucesso e pela histeria das fãs, Rivers sente dificuldades em se relacionar com as garotas que se atiram sobre ele e com os duvidosos contratos e negócios que a sua gananciosa empresário lhe arruma. Também há o triângulo amoroso entre Rivers e Glenda, uma mulher mais velha, porém mais experiente do que a ingênua e jovem Susan (Dolores Hart). As coisas se complicam depois que Deke Rivers (Elvis) se apresenta num programa de televisão e é acusado - junto com o rock'n'roll - de imoral e indecente. No final do filme, quando Elvis canta num teatro, seus pais (Gladys e Vernon), aparecem sentados na primeira fila. "Loving You" é um dos filmes, junto com "Juventude Transviada" e "O Selvagem" que deram origem ao nascimento da cultura jovem nos EUA e no mundo. 

As críticas: 
"Assistir a um filme de Elvis Presley é como ir ao baile da escola. Tem vários garotos e garotas, muita música, diversão e namoricos. Parece bobagem, mas de uma coisa tenha certeza: você nunca mais vai esquecer desses momentos. Presley é o namorado que todas as garotas gostariam de ter no ginásio, é bonitão, cativante, canta e dança bem. Quem vai resistir a uma coisa dessas? É o sonho de toda adolescente da América. Em suma: se você detesta estes bailes de escola, fique longe de "Loving You" o novo filme da "Maravilha de Memphis". Não espere conteúdo ou relevância, é apenas uma festa, como todas aquelas de que já participamos pelo menos uma vez na vida. Então se você quiser apenas se divertir, não deixe de assistir, mas se esta não for a sua praia, é melhor não ir a esta festinha de High School" (Variety) 

"Elvis Presley, ator nato e competente. Convenceria totalmente caso o filme pudesse ser visto e ouvido sem a gritaria feminina. Hal Kanter, o diretor, sempre apronta dessas, colocando uma massa compacta de garotas para gritar na fita e a gente ficar sem saber se o som é do filme ou da pláteia no cinema" (Hollywood Reporter). 

A trilha: Primeira trilha sonora de Elvis Presley em formato de Long playing contendo as músicas do filme "Loving You" da Paramount Pictures. No Brasil o filme recebeu o título de "A mulher que eu amo" nos cinemas e posteriormente quando passou na TV recebeu o título de "Perdidos na Cidade". Este é um dos clássicos do Rei cujo roteiro foi levemente inspirado na própria história do cantor. Grande sucesso de Elvis nos cinemas abriu caminho para as produções posteriores dele. 

A atriz que contracenou com Elvis, Dolores Hart, tinha uma promissora carreira em Hollywood, mas abandonou a vida do cinema para se dedicar a religião, se tornado freira em uma ordem católica. Dolores foi a primeira atriz que beijou Elvis em cena. Anos depois Dolores diria sobre Elvis: "As pessoas fofocavam sobre um namoro entre eu e Elvis. Nunca aconteceu nada. Elvis era um perfeito gentleman. Sempre me respeitou e me tratou da melhor forma possível. Conheci poucas pessoas mais meigas, doces e educadas do que ele. Eu realmente presenciei e conheci a verdadeira face de Elvis e sua inocência contagiante. Até hoje me lembro com carinho dos momentos que passamos juntos. Nunca acreditei no que foi dito dele depois de sua morte, que Deus o tenha em um bom lugar". 

A trilha sonora do filme só está presente no lado A do disco sendo as Músicas do lado B gravadas em outra ocasião com a finalidade de completar cronologicamente o LP. 

O single: 
Teddy Bear (Mann / Lowe) - No auge do sucesso de Elvis correu um boato que ele adorava ursinhos de pelúcia, apesar de não ser verdade o boato ganhou força e de um momento para o outro o cantor se viu num mar de bichinhos dados pelos seus fãs. Para aproveitar esta história foi composto este grande sucesso que alcançou o primeiro lugar da parada de singles da Revista Billboard com "Loving You" no lado B. Este compacto simples foi lançado em junho de 1957. "Teddy Bear", por sua vez, foi gravada nos estúdios Radio Recorders em 24 de janeiro de 1957. O "Teddy" do ursinho é uma homenagem ao presidente americano Theodore Roosevelt. Ainda é uma das mais queridas músicas de Elvis principalmente pelas mulheres. 

Loving You (Jerry Leiber / Mike Stoller) - Música título do filme que foi gravada em três arranjos diferentes: uma versão acústica para uma determinada cena do filme, em balanço Blues e esta versão que está presente neste LP. Leiber e Stoller atingem novamente um ponto alto com esta canção que com melodia e letra simples embalou os corações dos jovens dos anos cinqüenta. Grande sucesso quando foi lançada em single. Na Inglaterra foi lançado um segundo single com "Party / Got a Lot o'Livin To Do" que quando lançado chegou ao segundo lugar entre os mais vendidos. 

Destaques da trilha: 

Mean Woman Blues (Claude DeMetrius) - Blues cantado por Elvis numa cena do filme passada numa lanchonete em que ele é desafiado a provar seu talento para os jovens presentes à mesa. Termina com a inevitável briga entre o Rei e seu oponente. A dança apresentada se tornou um dos momentos antológicos da carreira cinematográfica de Elvis. Gravada em 13 de janeiro de 1957 nos estúdios Radio Records em Hollywood. Grande cena, grande música. 

Blueberry Hill (Rose / Lewis / Stock) - Música que abre o antigo Lado B do LP, em sua versão norte Americana. Uma das mais deliciosas canções dos anos 50. Se tornou bastante popular graças ao cantor e compositor de New Orleans, Fats Domino. Elvis por sua vez, não deixa por menos e protagoniza uma versão de alto nível. O mais puro som dos anos 50 está aqui!. 

True Love (Cole Porter) - Elvis canta uma canção de um dos maiores nomes da música norte americana, o músico e compositor Cole Porter. Esta canção fez parte da trilha sonora do clássico filme "Alta Sociedade", protagonizado por Bing Crosby, Frank Sinatra e Grace Kelly. Inclusive Frank Sinatra gravou um disco inteiro só com canções de Cole Porter: "Sinatra Sings The Select Cole Porter", trabalho musical maravilhoso e obrigatório. 

O DVD: O destaque absoluto de uma pacote de DVDs de Elvis lançado nos EUA e Europa é o ótimo filme "Loving You"; além de ter uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos, o roteiro é excelente e tem uma coloração especial que dá um toque novo a todo o filme. Para região 1 em NTSC em inglês e espanhol com apenas um extra: o programa NBC Stars Remembers Elvis, com Jay Leno, Martin Sheen e Carson Daly. Em "Loving You" ao clicar sobre a foto 3 da galeria, o comando abre automaticamente a lista com todos os singles e EPs deste filme. 

Os EPs: Just For You (I Need You So / Have I Told You Lately That I Love You / Blueberry Hill / Is It So Strange) - Loving You vol.1 (Loving You / Party / Teddy Bear / True Love) - Loving You Vol.2 (Lonesome Comboy / Hot Dog / Mean Woman Blues / Got a Lot o'Livin To Do). No Brasil só foi lançado o compacto duplo "Loving You Vol.1".

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - Outubro de 2003

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 69

"Elvis Presley em Las Vegas"
Data: 21 de junho de 1977 / fonte: "Elvis, the Pelvis - Documento Histórico" / Texto: Lu Gomes / Jumpsuit: Mexican Sundial suit / Photo: Lewis Jordan / Local: Rushmore Civic Center, Rapid City. 

Vegas na Cabeça - O dia está quase amanhecendo quando o avião Lisa Marie aterriza no aeroporto de Las Vegas e é rodeada por limusines escuras e um caminhão para a bagagem dos acompanhantes. Todos deixam o avião antes de Elvis, que é sempre o último a subir a bordo e o último a desembarcar. A suíte imperial do Las Vegas Hilton, no 30º andar do hotel, já foi preparada anteriormente por seus valetes reais. Elvis leva muita bagagem, nada menos do que 52 malas. No quarto, a cama foi trocada por uma tamanha "king size" e aos seus pés foi instalada uma TV com videocassete. A seguir, é a vez da biblioteca de Elvis: 250 volumes sobre temas diversos, ocultismo, discos voadores, religião. Seus preferidos: "A vida impessoal" e "Autobiografia de um Yogue". No criado mudo ficam a Bíblia e o "Physician's Desk Reference", um dicionário médico ilustrado, com verbetes sobre todos os comprimidos existentes no mercado. 

Para completar várias revistas de música e artes marciais, com destaque para as de caratê e kung fu. A seguir instala-se um sistema de som para que Elvis possa escutar sua coleção de discos. Seu gosto musical não mudou nada em vinte anos - ele ainda gosta dos quartetos vocais de gospel, como o Golden Gate e o Harmonizing Four, e os cantores Billy Eckstine, Roy Hamilton, Roy Orbison e Brook Benton. O rádio é sintonizado na estação local de música country. O último detalhe é o troféu que Elvis ganhou na câmara de comércio dos Estados Unidos, ao ser escolhido um dos dez jovens de maior destaque da América. Este prêmio encheu-o de orgulho e, ao recebê-lo, Elvis agradeceu assim: -"Eu, eu... gostaria que vocês soubessem que eu me tornei o herói das histórias em quadrinhos. Eu via os filmes e fui o herói desses filmes. Todo sonho que sonhei tornou-se realidade uma centena de vezes". 

Elvis odeia estar em Las Vegas mais uma vez. Ao longo dos anos a infinidade de excursões simplesmente esgotou física e emocionalmente o cantor. As pessoas cochicham que ele está seriamente doente, e é verdade - sua doença chama-se tédio. Elvis já fez isso tantas vezes em tantos lugares diferentes para tantas platéias ao longo dos anos que agora tudo o deixa entediado. Para escapar do tédio das suítes dos hotéis entre os shows, Elvis às vezes dava tiros! Ele pegava uma pistola ou um rifle, apontava para o objeto de sua fúria e disparava. Por esse motivo, os valetes reais checavam constantemente todas as suas armas, para ter certeza de que a primeira câmara estava vazia. Se não fosse por essa preocupação, certamente algumas pessoas teriam sido mortas, por acidente, por Elvis Presley. 

Todavia, seu alvo preferido era qualquer aparelho de TV que não estivesse funcionando direito ou que estivesse passando algum programa de que ele não gostasse. Para que ninguém tomasse conhecimento desses fatos, todos os televisores que Elvis explodia a tiros eram comprados e levados para Graceland. Segundo o biógrafo Albert Goldman, era possível saber qual tinha sido o astral de Elvis durante uma excursão, simplesmente contando-se o número de televisores destruídos que eram desembarcados de seu avião particular quando de volta ao lar. Mas, agora ele estava de volta a "cidade do pecado" mais uma vez. Tinha que cumprir seus contratos. Logo Elvis se dirige ao Hotel; cercado de seguranças ele entra em seu carro real. Ao seu lado, no banco de trás do luxuoso carro, a namorada Linda. Quando Elvis entrar na suíte, tudo deverá estar às escuras e o ar condicionado funcionando à toda, embora a manhã esteja linda e agradável. Da mesma forma que o Conde Drácula quando volta ao seu caixão, Elvis também não gosta de nenhuma luz - apenas a escuridão e a frieza de uma tumba. Sua maleta é colocada ao lado direito da cama, para acesso fácil. Nesta pequena maleta, na primeira gavetinha, ficam suas pílulas e seus remédios. 

Em outras gavetas ficam suas jóias e sua carteira, sua licença de motorista, seus cartões de crédito, geralmente dez mil dólares em dinheiro e uma insígnia policial azul e dourada que Elvis ganhou quando foi nomeado agente especial do FBI de narcóticos e drogas perigosas, pelo presidente Richard Nixon. Ironicamente, essa credencial, uma das mais importantes dos Estados Unidos, fica bem abaixo de todas aquelas drogas receitadas ilegalmente pelo médico de Elvis, o Dr Nick (nos anos 80 um fã de Elvis deu um tiro no peito do médico, o acusando de ter matado o cantor). Depois de se livrar do robe e das duas 45, Elvis senta-se na cama e Hamburguer James descalça suas botas, retirando a pequena Derringer de dois tiros. A seguir, Elvis engole uma mão cheia de pílulas para dormir, bebe um pouco de água da garrafa e, assim que se põe confortável, seu valete lhe traz alguns cheeseburgueres para comer. Depois, é hora de dormir. Elvis deita-se, Linda senta-se num canto da cama e começa a ler com voz suave um trecho do livro "O Profeta" de Kahlil Gibran. 

Mas ele ainda deseja ir ao banheiro. Linda Thompson o ajuda a se levantar. De novo na cama, ela abre a bíblia e lê a passagem favorita de Elvis, Coríntios I, 13: "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não houver amor serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine". Elvis parece uma criança ouvindo sua história de ninar preferida. Ele conhece de cor todos esses versículos e fica murmurando-os em uníssono com Linda, principalmente a última parte: "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino... quando me tornei homem, desisti das coisas de menino" Logo, Elvis perde a consciência e dorme.

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - Setembro de 2003

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 68

"From Elvis Presley Boulevard"
Data: 25 de junho de 1977 / fonte: "Elvis, the final years" / Texto: Pablo Aluísio / Jumpsuit: Mexican Sundial suit / Photo: Steven Willis / Local: Kalamazoo. 

From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee 
Este é o penúltimo LP da carreira de Elvis Presley. Em 1976 o cantor já caminhava tragicamente para sua morte que iria ocorrer no dia 16 de Agosto de 1977 em Graceland, sua mansão em Memphis. O disco traz o nome da rua onde estava situada sua casa, que em sua homenagem passou a se chamar "Elvis Presley Boulevard". Elvis estava muito debilitado quando gravou este LP. As drogas estavam mais presentes do que nunca em sua vida tomando o controle sobre suas ações e sua mente. Deste modo o cantor se recusava a entrar em qualquer estúdio, seja em Nashville ou Memphis. A solução encontrada pela RCA foi montar um caríssimo estúdio de gravação em Graceland para o recluso astro gravar novas canções. 

E foi assim que Elvis gravou este LP: Todas as canções foram gravadas nos salões de Graceland com uma unidade móvel instalada nos jardins da mansão. As "sessões" foram muito confusas pois o cantor não descia para gravar levando seus músicos a ficarem hospedados em sua casa enquanto ele decidia se gravava ou não. Quando finalmente apareceu estava de péssimo humor reclamando do equipamento e apontando seu Revólver para as caixas de som soltando palavrões pelo "estúdio". Ele realmente tinha perdido todo o interesse pelo disco. Dias depois se acalmou e o produtor Felton Jarvis conseguiu gravar algumas músicas entre os dias 2 e 7 de fevereiro. Foi lançado um single extraído deste disco em março de 1976: "Hurt / For the Heart" alcançando um relativo sucesso. O LP foi lançado em maio levando o Rei a receber mais um disco de ouro em sua carreira. Mesmo abusando de drogas Elvis Presley se tornava cada vez mais famoso!!! 

Single nas lojas: 
Hurt (Crane/Jacobs) - Sucesso do cantor Jimi Huro em 1961. Esta versão de Elvis é o carro chefe do disco e também a principal canção do único single extraído do LP. É uma bela canção que mostra a maturidade vocal alcançada pelo cantor em seus anos finais. Pode-se dizer que Elvis se aproximava cada vez mais do estilo de seu ídolo de infância: Mario Lanza. "Hurt" foi gravada no dia 5 de Fevereiro de 1976. 

For The Heart (Dennis linde) - Country do mesmo autor de um dos maiores sucessos de Elvis Presley nos anos setenta "Burning Love". Esta canção foi lado B do single "Hurt" que foi lançado em março de 1976. A música recebeu novos instrumentos na sua mixagem o que sem dúvida deu maior consistência a sua melodia. Ela foi gravada no dia 5 de Fevereiro na "Sala das Selvas" em Graceland. 
Destaques do disco: 

Danny Boy (Weatherly) - Música que faz parte do folclore irlandês composta no início do século sendo gravada diversas vezes por inúmeros intérpretes. Era mais conhecida por "Londoderry Air". Era uma das preferidas do pai do cantor, Vernon Presley, e talvez por esta razão Elvis a tenha gravado. O novo arranjo ficou belíssimo e a interpretação do cantor figura entre as melhores de toda a sua carreira. Aqui fica registrada para sempre um momento único de um artista singular que soube como poucos se expressar através de sua arte transmitindo emoções em forma de notas musicais. A mais recente versão fez parte do filme "Memphis Belle - A fortaleza voadora". 

Blues Crying In The Rain (Rose) - Grande momento do disco. Country delicioso em que Elvis parece demonstrar que apesar de todos os problemas, ele ainda era capaz de cantar de forma maravilhosa. O Acompanhamento vocal ficou simplesmente magnífico contando mais uma vez com J.D.Summer and the Stamps, Myrna Smith e Kathy Westmoreland. No dia de sua morte Presley sentou-se ao piano e cantou esta canção para alguns amigos seus, deste modo esta pode ser considerada uma das últimas músicas que o Rei do Rock cantou em sua vida. A versão definitiva foi gravada em 7 de Fevereiro de 1976.

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - Setembro de 2003