terça-feira, 14 de abril de 2020

Femme Fatale

Título no Brasil: Femme Fatale
Título Original: Femme Fatale
Ano de Produção: 2002
País: França, Suíça
Estúdio: Warner Bros.
Direção: Brian De Palma
Roteiro: Brian De Palma
Elenco: Rebecca Romijn, Antonio Banderas, Peter Coyote, Eriq Ebouaney, Edouard Montoute, Rie Rasmussen

Sinopse:
Laure (Rebecca Romijn) é uma mulher que procura por novos caminhos em sua vida, que tenta consertar as coisas erradas do passado, mesmo quando sua fama de vigarista volta para assombrá-la. Filme premiado no Seattle Film Critics Awards na categoria de Melhor Edição (Bill Pankow).

Comentários:
Em minha opinião Brian De Palma foi um dos melhores diretores de cinema em sua fase de maior criatividade, nos anos 80. Infelizmente ele foi perdendo o toque de talento para dirigir bons filmes, como também para escrever excelentes roteiros. Esse "Femme Fatale" foi lançado já quando a carreira do diretor estava entrando em franca decadência. Não existia mais os momentos de genialidade que o público havia assistido em filmes como "Vestida para Matar" ou "Dublê de Corpo". E nessa comparação nem mesmo vou citar sua maior obra-prima, "Os Intocáveis", pois seria até mesmo uma covardia. Assim o que temos aqui é apenas um filme morno, com poucos momentos realmente memoráveis. Ainda tentando reencontrar o velho caminho, aquele que homenageava e ao mesmo tempo se inspirava na obra do mestre Alfred Hitchcock, tudo o que De Palma encontrou foi mesmo o marasmo e o tédio. Realmente a história não funciona. O clima de filme tedioso logo se impõe e o espectador perde o interesse nos acontecimentos. No final de tudo o que se salva mesmo é a beleza da atriz Rebecca Romijn, mas isso, vamos ser sinceros, não tem nada a ver com bom cinema ou qualidades puramente cinematográficas desse diretor que um dia chegou a ser realmente genial.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

A Conversação

Depois da consagração do filme "O Poderoso Chefão", o diretor Francis Ford Coppola poderia ter dirigido qualquer filme que quisesse em Hollywood. Seu nome e prestigio estavam em alta. Só que ao invés de embarcar em outra saga épica, ele resolveu escolher um roteiro que ele havia escrito alguns anos antes. Se tratava de "The Conversation", uma história sobre um especialista em captar sons que entrava em uma roleta russa na sua vida profissional e pessoal. O personagem principal do filme se chama Harry Caul (Gene Hackman). Ele é um mestre em gravar conversas alheias sem autorização. O tipo de sujeito que faz o jogo sujo para qualquer um que pague por seus serviços. Geralmente é contratado por criminosos ou então maridos desconfiados que precisam de alguma prova da traição de suas esposas supostamente infiéis. Quando o filme começa ele está novamente em campo, gravando a conversa de um casal que passeia numa praça de Nova Iorque.

Seu cliente é um rico executivo que deseja confirmar se a jovem esposa tem mesmo um amante. Caul arma todo um esquema para gravar o casal e descobre que eles podem ser mortos se tudo for revelado. A partir daí as coisas começam a se complicar. Ele hesita em entregar o que gravou. Tem crises éticas, religiosas e existenciais sobre isso. Com isso sua vida vai entrando em parafuso, com ele cada vez mais paranoico, suspeitando de que virou um alvo de pessoas poderosas que querem se vingar de algo que fez.

Francis Ford Coppola, como grande diretor que sempre foi, tenta equilibrar o filme entre o drama existencial e o suspense. O protagonista é um sujeito com vida pessoal vazia, sem ligação com ninguém, que vive apenas para o trabalho e quando esse lhe traz uma aflição emocional pelo que faz, a sua vida sai dos trilhos. É um filme muito bom, que consegue ser bem sucedido nos dois gêneros apontados pelo cineasta. Tanto funciona bem como drama, como também no desenvolvimento do suspense envolvendo todas as situações. Um Coppola menos conhecido nos dias atuais, porém não menos interessante.

A Conversação (The Conversation, Estados Unidos, 1974) Direção: Francis Ford Coppola / Roteiro: Francis Ford Coppola / Elenco: Gene Hackman, Harrison Ford, Robert Duvall, John Cazale, Allen Garfield / Sinopse: Harry Caul (Gene Hackman) é um especialista em som, que é contratado por um executivo que quer provas da infidelidade da jovem esposa, só que as coisas não saem exatamente como planejado. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original (Francis Ford Coppola) e Melhor Som (Walter Murch, Art Rochester). Também indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Direção (Francis Ford Coppola), Melhor Ator (Gene Hackman) e Melhor Direção ( Francis Ford Coppola).

Pablo Aluísio. 

sábado, 11 de abril de 2020

A Pura Verdade

A ligação do ator e diretor Kenneth Branagh com William Shakespeare vem de longe. Ele adaptou no passado vários clássicos do autor inglês para o cinema. Todos com absoluto sucesso. Agora ele volta sob uma nova perspectiva, interpretando o próprio Shakespeare. Com maquiagem para se parecer mais com o dramaturgo, o resultado ficou excelente. O roteiro mostra os anos finais da vida dele, quando se recolheu para sua cidade natal, tentando levar uma aposentadoria tranquila. Quando o filme começa ele surge contemplando seu teatro em Londres sendo consumido pelas chamas. Diante dessa tragédia ele simplesmente desiste de seguir em frente. Fecha o teatro, deixa de escrever novas peças e volta para o interior.

O problema é que durante toda a sua vida Shakespeare foi um homem ausente. Retornar para a convivência com sua família não é das coisas mais simples. Ele carrega um trauma, pela morte de seu filho de 11 anos. Quando o garoto morreu ele se encontrava distante, longe, trabalhando em Londres e sequer foi ao funeral do filho. Agora essas lembranças dolorosas do passado voltam para lhe assombrar. E o fato de não ter um relacionamento pacífico com suas duas filhas torna a coisa ainda mais complicada. Uma das filhas é solteira, não quer se casar e sofre de um estigma social que era comum na época. Shakespeare quer que ela se case, para ter um neto do sexo masculino pois ele anseia por um herdeiro para seu legado.

Outros aspectos interessantes do ponto de vista histórico surgem nesse bem escrito roteiro. Por exemplo, você sabia que a esposa do escritor era completamente analfabeta? Anne Shakespeare (Judi Dench) foi uma mulher importante em sua vida, mas sem educação formal, não conseguia ler sequer uma página da obra monumental escrita pelo marido. Em relação ao falecimento precoce do garoto Hamnet Shakespeare, o filme toma algumas liberdades históricas. É uma boa narrativa ficcional sobre as razões de sua morte, mas a verdade é que até hoje os historiadores não sabem com certeza do que ele morreu.  Por fim há uma curiosa insinuação de um amor homossexual entre William Shakespeare e o Conde de Southampton (Ian McKellen), algo que teria acontecido no passado, mas que teria dado vazão a versos apaixonados do escritor para o nobre. A pura verdade ou mera ficção?

A Pura Verdade (All Is True, Inglaterra, 2018) Direção: Kenneth Branagh / Roteiro: Ben Elton / Elenco: Kenneth Branagh, Judi Dench, Ian McKellen, Kathryn Wilder / Sinopse: O filme conta os últimos anos de vida do famoso escritor e dramaturgo William Shakespeare. Após um incêndio que destrói seu teatro em Londres ele volta para sua terra natal, no interior. Lá precisa lidar com os problemas familiares de suas filhas e sua esposa, enquanto decide construir um jardim em memória ao falecimento de seu filho.

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Um Conquistador em Apuros

Título no Brasil: Um Conquistador em Apuros
Título Original: Cadillac Man
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Orion Pictures
Direção: Roger Donaldson
Roteiro: Ken Friedman
Elenco: Robin Williams, Tim Robbins, Pamela Reed, Fran Drescher, Zack Norman, Annabella Sciorra

Sinopse:
Você compraria um carro usado de Joey O'Brien (Robin Williams)? Ele é um vendedor esperto de carros que são verdadeiras latas velhas. Agora precisa bater seu próprio recorde, vendendo 12 carros em 3 dias. Só que seus planos vão por água abaixo quando um sequestrador entra na loja onde trabalha.

Comentários:
Robin Williams estava colhendo os frutos de sua ótima atuação em "Sociedade dos Poetas Mortos", inclusive com uma justa indicação ao Oscar, quando surgiu nos cinemas esse "Um Conquistador em Apuros". Ninguém entendeu nada. Todos pensavam que ele iria dar uma guinada na carreira depois do sucesso absoluto de "Dead Poets Society", mas ao invés disso ele voltou para o ramo das comédias mais escrachadas. O que levou Robin Williams a fazer esse filme foi algo bem pessoal, conforme ele próprio explicou nas entrevistas de lançamento do filme. Acontece que o pai dele foi vendedor de carros usados. Então Robin Williams decidiu fazer uma espécie de paródia de seu próprio pai no filme. Nos Estados Unidos os vendedores de carros usados são geralmente associados a tipos falastrões, malandros, sujeitos que vivem de vender latas velhas com problemas mecânicos, mas dizendo que são carrões maravilhosos. Para isso é preciso antes de tudo ter muita lábia e isso, como todos sabiam, Robin Williams tinha de sobra pois falava pelos cotovelos. A metralhadora giratória vocal do comediante aliás é o grande atrativo desse filme que em essência tem um roteiro bem fraco. Com Robin Williams porém o interesse do espectador fica sempre em alta. Afinal ele era um sujeito muito carismático e divertido.

Pablo Aluísio.

A Conspiração

Título no Brasil: A Conspiração
Título Original: The Contender
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos, Alemanha
Estúdio: DreamWorks Pictures
Direção: Rod Lurie
Roteiro: Rod Lurie
Elenco: Joan Allen, Gary Oldman, Jeff Bridges, Christian Slater, Sam Elliott, Mariel Hemingway

Sinopse:
Após a morte do presidente dos Estados Unidos, a senadora Laine Hanson (Joan Allen) passa a ser cotada para assumir o cargo, porém começa a sofrer uma série de perseguições políticas de todos os lados, com revelações comprometedoras de seu passado.

Comentários:
Bom filme político (embora a trama seja pura ficção) que acabou sendo indicado a dois prêmios na Academia, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Jeff Bridges) e Melhor Atriz (Joan Allen). A dupla não levou os Oscars para casa, mas recebeu muitos elogios da crítica na época de lançamento do filme nos cinemas. Esse filme é mais um que investe naquela velha mania dos americanos em ver teorias da conspiração em tudo. Não é um roteiro brilhante, mas consegue lidar bem com todos os elementos e personagens envolvidos. Se bem que nesse quesito de conspiração política os americanos precisariam tomar algumas aulas com a classe política brasileira! Brincadeiras á parte, o filme ainda tem de quebra um elenco muito bom, contando com dois excelentes atores, Gary Oldman e Jeff Bridges. Esse último aliás deveria ser mais lembrado por seu trabalho aqui. Já Joan Allen tinha tudo para despontar como uma das grandes atrizes de Hollywood, mas infelizemnte ficou pelo meio do caminho. Coisas do destino.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

A Batalha das Correntes

No final do século XIX, dois cientistas, Thomas Edison (Benedict Cumberbatch) e George Westinghouse (Michael Shannon), disputam entre si sobre o uso correto da energia elétrica para a iluminação das grandes cidades. Thomas Edison defende o uso da corrente elétrica contínua, onde as ondas elétricas caminhavam em apenas uma direção. Já George Westinghouse havia descoberto a corrente elétrica alternada, paralela, com fluxo de elétrons em ambas as direções. E qual era a importância dessa "batalha das correntes"? Ora, o vencedor iria ter seu sistema implantada em todas as cidades do mundo, gerando milhões (até quem sabe, bilhões) de dólares de receitas e faturamento.

Além do claro e interessante debate de natureza puramente científica ainda havia o choque de egos de dois grandes nomes da ciência na época. Thomas Edison surge no roteiro desse filme como um homem bem orgulhoso, arrogante de si mesmo, não afeito a um debate de ideias mais consistente. Ele achava que sua corrente era a melhor e isso lhe bastava. Aspectos de sua personalidade egocêntrica iam ao ponto de mandar matar animais indefesos apenas para provar seu ponto de vista. Ele eletrocutava os pobres bichos apenas para demonstrar ao público que a corrente de Westinghouse era mortal e perigosa. Porém, escondia de todo mundo que a sua corrente também matava, caso fosse aplicado um choque frontal em qualquer ser humano.

Outro ponto que destrata de certo modo a imagem que tínhamos de Thomas Edison surge quando ele resolve colaborar secretamente na construção da primeira cadeira elétrica da história. No fundo Edison queria apenas que fosse usada a corrente de Westinghouse para manchar sua imagem perante o público. Questão de rivalidade comercial. Enquanto ajudava a construir esse artefato ele posava de humanista para todos dizendo que nunca iria contribuir com uma invenção que matasse qualquer ser humano. Assim não passava de um hipócrita.

Além desses grandes cientistas há ainda a aparição de um jovem Nikola Tesla (Nicholas Hoult). Imigrante pobre, ele seria uma peça chave na criação de máquinas e turbinas que funcionassem com a corrente de Westinghouse, abrindo caminho para o sucesso completo de sua invenção. O filme é assim uma ótima opção para quem aprecia conhecer um pouco mais da história da ciência, dos bastidores e dos acontecimentos envolvendo esses grandes nomes do passado. E nesse processo também revela o lado humano de cada um deles. Muito bom filme, especialmente recomendado.

A Batalha das Correntes (The Current War, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, 2017) Direção: Alfonso Gomez-Rejon / Roteiro: Michael Mitnick / Elenco: Benedict Cumberbatch, Michael Shannon, Nicholas Hoult, Oliver Powell, Katherine Waterston, Stanley Townsend / Sinopse: O filme conta a história da disputa científica e comercial que envolveu os nomes de Thomas Edison (Benedict Cumberbatch) e George Westinghouse (Michael Shannon) no final do século XIX. Cada um defendia um tipo diferente de corrente elétrica a ser usada na iluminação das grandes cidades do mundo.

Pablo Aluísio.

No Fim do Túnel

Joaquin (Leonardo Sbaraglia) é um engenheiro paraplégico que ganha a vida trabalhando em sua enorme casa consertando computadores. Tendo apenas seu cachorrinho, já idoso e doente, como companhia, o amargurado engenheiro resolve anunciar um dos quartos para alugar. Um belo dia, a ex-stripper e esquelética, Berta (Clara Lago) e sua filha Betty, praticamente invadem sua casa para ocupar o quarto.

O caldo começa a engrossar quando, numa noite, enquanto trabalha em seus computadores, Joaquin ouve estranhos barulhos vindo do outro lado da parede e descobre que uma quadrilha está cavando um túnel até a caixa forte de um banco.

O longa argentino do diretor e roteirista Rodrigo Grande, surpreende ao misturar ótimos passeios da câmera em planos-sequência por dentro da mansão. Com imensa maestria no desenvolvimento da trama e na distribuição dos personagens, como num tabuleiro de xadrez, o diretor praticamente abre mão das externas e passa a usar e abusar do voyeurismo “indoor” de Joaquin.

Há na narrativa uma clara mistura de elementos hitchcokianos e tarantinescos, que aos poucos vão desfolhando a trama até o embate final entre Joaquin e o sanguinário Galereto (Pablo Echarri). Filme excelente que confirma o cinema argentino – que já abocanhou dois Oscars - como o melhor cinema, disparado, da América do Sul.

No Fim do Túnel (Al final del túnel, Argentina, Espanha, 2016) Direção: Rodrigo Grande / Roteiro: Rodrigo Grande / Elenco: Leonardo Sbaraglia, Pablo Echarri, Clara Lago.

Telmo Vilela Jr.

Absolvição

Título no Brasil: Absolvição
Título Original: Absolution
Ano de Produção: 1978
País: Inglaterra
Estúdio: 23rd Century
Direção: Anthony Page
Roteiro: Anthony Page
Elenco: Richard Burton, Dominic Guard, David Bradley, Billy Connolly, Andrew Keir, Willoughby Gray

Sinopse:
Em um colégio católico na Inglaterra, um professor, o padre Goddard (Richard Burton), fica chocado ao saber em confissão que um de seus alunos preferidos cometeu um crime bárbaro. Impedido de revelar tudo, por causa do segredo da confissão, ele entra em crise existencial.

Comentários:
O roteiro desse filme foi baseado numa peça teatral inglesa que fez muito sucesso na década de 1960. Interessado pelo material o ator Richard Burton decidiu ele mesmo bancar parte da produção, contratando o próprio diretor da peça de teatro, Anthony Page, para dirigir e roteirizar o filme. O resultado ficou muito bom, embora tenha sofrido críticas por dois motivos principais. O primeiro foi que o final do filme foi mudado no cinema. Procurando dar mais agilidade e movimento - algo desnecessário em um teatro - o filme mudou aquilo que para muitos era o ponto alto da peça. Acusado de priorizar uma certa ação e pirotecnia, ao invés de investir mais fundo na dramaticidade, essa foi uma crítica justa. Outro ponto que desagradou os críticos de cinema da época, no lançamento original do filme, foi a incrível semelhança entre esse enrendo e o clássico de Alfred Hitchock, "A Tortura do Silêncio". De fato ambos os filmes partiam do mesmo ponto, a impossibilidade de um padre contar o que sabia em um crime chocante e aterrorizante. De qualquer forma a brilhante interpretação do ator Richard Burton acabou compensando todas essas pequenas falhas.

Pablo Aluísio.