Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Donzela

Título no Brasil: Donzela
Título Original: Damsel
Ano de Lançamento: 2024
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Juan Carlos Fresnadillo
Roteiro: Dan Mazeau
Elenco: Millie Bobby Brown, Robin Wright, Angela Bassett, Nick Robinson, Nicole Joseph, Milo Twomey

Sinopse:
A mão de uma jovem é dada em casamento para um príncipe de um reino que parece ter saído de um belo contos de fadas. Ela vai visitar seu palácio e após se conhecerem é realizada uma grande cerimônia de casamento. O que a noiva não desconfia é que tudo não passa de uma cilada mortal! Filme rodado em locações de Portugal. 

Comentários:
Pode não parecer, mas esse filme surpreende em uma série de aspectos. Á primeira vista, na primeira parte do filme, fiquei bem desanimado. Parecia mais um daqueles contos infantis meio chatinhos. Só que persisti, esperando melhorar. E realmente melhora. A partir de determinado momento da história a coisa toda dá uma reviravolta. E se era antes um conto de fadas bem sem graça, vira um jogo de sobrevivência, bem sombrio. Claro que não vou estragar as surpresas do enredo, mas fiquei particularmente interessado. Até mesmo em detalhes que algumas pessoas vão se incomodar, como por exemplo, ter um dragão que fala! Não tenho problemas com esse tipo de coisa, afinal esse é um filme de fantasia e isso faz parte do jogo nesse tipo de filme. Penso que tudo está bem encaixado e tem seu lugar no roteiro. Por falar nele, esse coloca mesmo alguns pilares desse tipo de história no chão, mas não chega a destruir todo o monumento. Algumas coisas se preservam. Ainda assim o filme vale pela ousadia e pelas boas ideias. Ainda há espaços para inovações nos filmes de fantasia, quem diria...

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. "A mão de uma jovem é dada em casamento para um príncipe"
    Me.lembrei da coitada da Lucrecia Borgia, cuja mão era dada em casamento ao primeiro príncipe que resolvesse os problemas financeiros do Papa Alexandre. Que vida!

    ResponderExcluir
  2. As filhas das grandes monarquias eram dadas em casamento por motivos econômicos e políticos. Outro caso famoso vem da família imperial da Áustria. A monarca colocou todas as filhas em casamentos arranjados, entre elas Maria Antonieta que teria fim trágico na Revolução Francesa.

    ResponderExcluir