Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lambranças

Título no Brasil: Brilho Eterno de uma Mente Sem Lambranças
Título Original: Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Ano de Lançamento: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Focus Features
Direção: Michel Gondry
Roteiro: Charlie Kaufman, Michel Gondry
Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Tom Wilkinson, Elijah Wood, Mark Ruffalo, Kirsten Dunst

Sinopse:
Depois de um relacionamento cheio de altos e baixos, Joel Barish (Carrey) decide apagar suas memórias envolvendo a ex-namorada, a louquinha de cabelo pintado Clementine (Winslet), O problema é que durante o procedimento, feito por pessoas que se comportam de um jeito nada profissional, as coisas começam a dar errado. E Joel tenta se agarrar de todas as formas nas lembranças felizes que viveu ao lado de sua namorada, no passado. Filme vencedor do Oscar na categoria Melhor Roteiro Original. 

Comentários:
Eu gostei bastante desse filme! Eu tinha lido alguns comentários afirmando que o filme era complicado de entender. Nada disso. Achei a linha narrativa até simples de acompanhar. O que acontece é que o espectador tem que entender que a narração parte do ponto de vista da mente que está sendo apagada do protagonista. Por isso as coisas vão se atropelando, muitas vezes de forma caótica. O roteiro parte da visão interna, psicológica, do personagem de Jim Carrey. Enquanto ele tenta se agarrar em suas lembranças, a equipe da empresa vai tentando apagar tudo. É uma corrida contra o tempo onde o protagonista tenta se agarrar nas boas lembranças de sua mente. O elenco está todo bem, até Jim Carrey em mais um bom papel não engraçado de sua carreira. Agora, quem rouba o filme mesmo é a atriz Kate Winslet. Sua personagem é a de uma mulher adulta que age de forma impulsiva. Sua mentalidade é praticamente a de uma adolescente. E ela sumiu dentro de sua personagem. Incrível trabalho de atuação. Apenas os grandes profissionais conseguem esse tipo de proeza. Merece todos os nossos aplausos! 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Drama Romance Psicológico
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse e um dos poucos com o Carrey que não assisti.

    ResponderExcluir
  3. Eu também não assisti na época em que o filme foi lançado. Só fui ver bem recentemente. Demorou uns 20 anos, mas finalmente assisti ao filme! rsrs

    ResponderExcluir