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quinta-feira, 25 de março de 2021
A Nave da Revolta
Logo no começo do filme a Marinha dos Estados Unidos deixa claro que nunca houve um motim na sua história e tudo o que o espectador irá assistir é mera ficção baseada no romance escrito por Herman Wouk, que inclusive venceu o Pulitzer, o mais prestigiado prêmio de literatura dos EUA. Certamente uma medida de precaução por parte das forças armadas. Afinal um motim é uma das piores coisas que podem acontecer dentro de um navio de guerra. É a quebra total e completa da hierarquia militar, colocando em risco a vida das pessoas, não apenas da tripulação, como também da sociedade em geral.
O roteiro é muito bem escrito, com destaque para quatro personagens centrais. O primeiro é o próprio capitão Queeg (Bogart), um militar que não aceita o menor deslize em relação ao regulamento da marinha. Para isso toma decisões absurdas que vão contra o bom senso. Também apresenta claros sinais de que não está bem mentalmente. O primeiro a perceber isso é o tenente Tom Keefer (MacMurray) que de certa forma se torna o estopim da destituição de seu comandante e Maryk (Johnson) que resolve arriscar tudo em um ato de extrema coragem para salvar o navio.
Nessa tabuleiro de tensões ainda há espaço para um recém saído tenente da academia militar, Willie Keith (Robert Francis), um jovem inexperiente que sequer consegue sair da sombra de sua mãe dominadora. O filme tem excelentes cenas para a época, com destaque para o momento em que o Caine enfrenta uma terrível tempestade. Depois do motim todos vão parar em uma corte marcial e o enredo dá uma guinada, virando um drama de tribunal militar. É sem dúvida um dos grandes filmes da carreira de Humphrey Bogart que inclusive concorreu ao Oscar de melhor ator. Em suma, temos aqui uma verdadeira obra prima do cinema clássico.
A Nave da Revolta (The Caine Mutiny, Estados Unidos, 1954) Estúdio: Columbia Pictures / Direção: Edward Dmytryk / Roteiro: Stanley Roberts, Michael Blankfort / Elenco: Humphrey Bogart, Robert Francis, José Ferrer, Van Johnson, Fred MacMurray, Tom Tully / Sinopse: Um motim se forma dentro de um navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos, colocando em alerta todos os envolvidos na crise. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor direção (Edward Dmytryk), melhor roteiro (Stanley Roberts, Michael Blankfort) e melhor ator (Humphrey Bogart).
Pablo Aluísio.
Música e Lágrimas
Esse "Música e Lágrimas" é sem dúvida um filme muito charmoso e elegante, que se propõe a contar a história do maestro Glenn Miller, que morreu de forma precoce e misteriosa durante a Segunda Guerra Mundial. Outro aspecto que chama muito a atenção é vermos essa parceria entre o cineasta Anthony Mann e o seu ator preferido, James Stewart, funcionar tão bem nesse gênero que não era bem a praia de ambos. Como se sabe a dupla Mann e Stewart brilhou mesmo nos filmes de faroeste, alguns inclusive estão entre as melhores obras primas do estilo. Aqui Stewart deixou seu velho chapéu surrado de cowboy de lado para dublar o talento extraordinário desse famoso músico.
Claro que sendo uma obra dos anos 1950, tudo surge bem romanceado na tela. Aspectos negativos de Miller que surgiram em biografias mais recentes, como o fato de que ele explorava excessivamente os músicos de sua orquestra, pagando baixos salários, por exemplo, são deixados completamente de fora do roteiro. Esse excesso de romantização porém nem pode ser considerado algo completamente negativo, pois, vamos convir, esse tipo de linha do texto do roteiro era comum na época e soa totalmente nostálgico nos dias atuais. Assim deixo a dica para conferir esse "The Glenn Miller Story", a história real de um talentoso artista cuja música certamente nunca morrerá.
Música e Lágrimas (The Glenn Miller Story, Estados Unidos, 1954) Estúdio: Universal Pictures / Direção: Anthony Mann / Roteiro: Valentine Davies, Oscar Brodney / Elenco: James Stewart, June Allyson, Harry Morgan / Sinopse: Essa cinebiograifa histórica conta a história do talentoso música norte-americano Glenn Miller, falecido tragicamente durante a II Guerra Mundial. Filme vencedor do Oscar de Melhor Som. Também indicado nas categorias de Melhor Roteiro e Melhor Música.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 24 de março de 2021
Sortilégio do Amor
Essa produção dos anos 1950 é um simpática comédia romântica que uniu novamente nas telas a dupla James Stewart e Kim Novak, que tanto sucesso fizeram no clássico de Alfred Hitchcock, "Um Corpo Que Cai". A diferença é que se aquele era um suspense da melhor safra do grande diretor, sendo esse filme aqui é apenas uma simpática estória de romance entre duas pessoas completamente diferentes que acabam se apaixonando. James Stewart está em seu tipo habitual, a do sujeito comum que se vê envolvido numa situação completamente nova em sua pacata vida.
A bela atriz Kim Novak está mais linda do que nunca no papel de Gil, uma bruxa dos tempos modernos. Usando um figurino naturalmente sensual, ela seduz não apenas o personagem de James Stewart, mas o público também, com seu jeito sedutor de falar e agir. Sempre com um gato nas mãos e andando descalça o tempo todo, ela acaba roubando o filme do sempre ótimo James Stewart. O elenco de apoio também é de luxo, com destaque para Jack Lemmon, interpretando o papel do irmão de Novak. Deliciosamente ingênuo e com roteiro bem redondinho (baseado na peça teatral de John Van Druten) esse é um daqueles filmes docemente românticos que ainda divertem e seduzem. Um ótimo programa certamente, principalmente para o público feminino mais nostálgico.
Sortilégio do Amor (Bell Book and Candle, Estados Unidos, 1958) Estúdio: Columbia Pictures / Direção: Richard Quine / Roteiro: John Van Druten, Daniel Taradash / Elenco: James Stewart, Kim Novak, Jack Lemmon, Ernie Kovacs, Janice Rule / Sinopse: James Stewart interpreta o solteirão que após muitos anos decide-se casar. O problema é que na véspera de seu casamento ele é fisgado por uma estranha e exótica mulher que literalmente o enfeitiça de amor. Filme indicado ao Oscar nas categorias Melhor Direção de Arte e Figurino. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Filme - Comédia.
Pablo Aluísio.
A Morte Segue Seus Passos
Nessa fita policial dos anos 70, com muita discoteque na trilha sonora, John Wayne interpreta o policial de Chicago Brannigan, um tira que age fora das regras e das leis. O mesmo tipo durão que já vimos em centenas de outros filmes antes. Depois de violar as regras mais uma vez, seu comandante o manda em uma missão em Londres. Ele precisa ir para lá para buscar um criminoso internacional. No começo Brannigan pensa que será um serviço fácil. Ele chegará em Londres, receberá o criminoso das mãos da Scotland Yard e o escoltará de volta aos Estados Unidos. Um serviço policial padrão, como diriam os veteranos.
Só que nada disso acontece. A Scotland Yard não tem o criminoso em sua custódia. Pior do que isso, ele é sequestrado por outros bandidos de Londres. E como se tudo isso não fosse ruim o bastante, o tenente Brannigan ainda precisa enfrentar um assassino profissional que foi contratado para matá-lo. O filme, como era de se esperar, tem muita ação e cenas de luta. John Wayne, já na fase final de sua carreira, não compromete. Está sempre empenhado em trabalhar bem. O filme ficou visualmente bonito por causa da própria Londres, com suas ruas e monumentos históricos. Só não espere muita lógica no final quando a trama do sequestro é finalmente revelada. Não faz muito sentido, mas se você chegou até aí, isso não vai fazer muita diferença.
A Morte Segue Seus Passos (Brannigan, Estados Unidos, Inglaterra, 1975) Estúdio: United Artists / Direção: Douglas Hickox / Roteiro: Christopher Trumbo, Michael Butler / Elenco: John Wayne, Richard Attenborough, Mel Ferrer, Judy Geeson, John Vernon / Sinopse: O tenente Brannigan (Wayne) da polícia de Chicago é enviado até Londres para trazer sob custódia um criminoso internacional, só que ao chegar na capital da Inglaterra ele descobre que ele foi sequestrado por outros criminosos e precisará prendê-lo, ao mesmo tempo em que tentará sobreviver a um assassino profissional que está â sua procura.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 23 de março de 2021
Os Girassóis da Rússia
A personagem interpretada por Sophia Loren não se conforma. Depois de anos e anos tentando encontrá-lo ela decide ir sozinha para a União Soviética em busca de respostas. Se as autoridades italianas não sabem onde ele foi parar, talvez os russos possam lhe informar alguma coisa. Quando chega em Moscou as coisas não melhoram muito, porém em um lance de sorte incrível ela finalmente descobre pistas de seu marido desaparecido. Será que após tantos anos ela finalmente o encontraria vivo?
Esse filme "Os Girassóis da Rússia" foi dirigido pelo cineasta italiano Vittorio De Sica, considerado um dos grandes nomes da história do cinema europeu. Ele de fato procurou seguir passos de outros épicos românticos da época, como por exemplo, "Dr. Jivago". O resultado ficou muito bom, diria até mesmo expressivo. Essa foi uma das poucas produções ocidentais que tiveram autorização para realizar filmagens em Moscou, na praça vermelha e no Kremlin. Na época era impensável que um filme americano seria filmado por lá, por exemplo. No final, quando chegamos ao clímax, a música sobe e o romantismo, que imperou durante quase todo o filme, dá vez para um realismo duro, porém mais do que adequado para a história. Um final que apesar de não ser feliz, era mesmo a melhor opção para essa história de amor, guerra e tragédia.
Os Girassóis da Rússia (I girasoli, Itália, França, Inglaterra, 1970) Direção: Vittorio De Sica / Roteiro: Tonino Guerra, Cesare Zavattini / Elenco: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Lyudmila Saveleva / Sinopse: Após o fim da II Guerra Mundial, jovem esposa de soldado desaparecido não se conforma pela falta de notícias sobre o que teria acontecido com ele na guerra. Assim parte para a União Soviética em busca de respostas. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor trilha sonora incidental original (Henry Mancini).
Pablo Aluísio.
Sangue Sobre a Neve
Esse é um filme curioso sobre esquimós, com Anthony Quinn, Peter O Toole e direção de Nicholas Ray. O roteiro foca nos costumes dos nativos das regiões mais geladas do planeta e o choque que pode existir entre a cultura deles e as leis do homem dito civilizado. O roteiro do filme se apoia bastante naquela visão do "bom selvagem", algo que está bem claro até mesmo no nome original da produção, "The Savage Innocents", algo como os inocentes selvagens. É a velha teoria de que o homem nasce bom e puro até ser corrompido pela civilização dita avançada. Muitos obviamente não comprarão a ideia por trás de tudo, mas a intenção de expor esse tipo de visão não deixa de ser válida.
Em termos puramente cinematográficos vale o elogio para a boa atuação de Anthony Quinn pois o papel lhe caiu muito bem. Seu biotipo inclusive é perfeito para o personagem. Curiosamente há poucos diálogos em praticamente todo o filme e Quinn precisa utilizar bastante de uma atuação mais física do que verbal, algo em que se sai muito bem. Bem fotografado, com cenas de estúdio, intercaladas com cenas externas de locação, no norte do Canadá, terra gelada e sem fim, o filme é bem interessante, principalmente para estudantes de sociologia e ciências sociais em geral. É o que costumo chamar de "filme tese" que defende uma ideia por trás de tudo. Mesmo assim quem estiver em busca apenas de uma boa aventura clássica também não vai se decepcionar.
Sangue Sobre a Neve (The Savage Innocents, Estados Unidos, 1960) Estúdio: Paramount Pictures / Direção: Nicholas Ray / Roteiro: Hans Ruesch, Franco Solinas / Elenco: Anthony Quinn, Peter O'Toole, Yoko Tani, Carlo Giustini / Sinopse: O filme retrata a vida de um esquimó selvagem que mora no Polo Norte do planeta, em uma parte da Terra onde tudo parece inóspito e congelado. Após se envolver em um crime ele passa a ser perseguido por pessoas que querem levá-lo a um julgamento de acordo com as leis do homem civilizado. Filme indicado à Palma de Ouro no Cannes Film Festival.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 22 de março de 2021
Um Homem Chamado Cavalo
Clássico filme de faroeste dos anos 70. Muito popular no Brasil. E que história esse filme nos conta? John Morgan (Richard Harris) é um nobre inglês que entediado com a vida de riqueza e luxo que leva na Inglaterra, resolve viajar até o oeste americano em busca de aves exóticas para caçar. Numa dessas suas excursões por regiões remotas ele e seu pequeno grupo de apoio acabam sendo atacados por guerreiros nativos que, após assassinar seus assistentes, o leva cativo para sua tribo. Lá será tratado como um mero animal, um cavalo, sem direitos e com muitos deveres, como trabalhar duro e sofrer punições sempre que desobedecer as ordens impostas. Assim tudo que ele planeja e pensa é de uma forma de escapar de seus algozes, mas conforme o tempo passa ele aos poucos começa a se inserir dentro daquela comunidade nativa, revelando um lado completamente desconhecidos dos índios que o mantém como prisioneiro.
Muito citado, muito lembrado pelos fãs de Western, "A Man Called Horse" realmente é um grande filme. Não apenas por sua proposta ousada e diferente, mostrando em primeiro plano a vida dos nativos americanos, mas também pelo roteiro que consegue ser ao mesmo tempo muito instrutivo e realista. Filmes sobre índios americanos geralmente sofrem por abraçarem certas ideias impregnadas de ideologias e preconceitos seculares contra eles. Por exemplo, ou os indígenas eram retratados usando daquela visão simplória e romântica do "bom selvagem de coração puro" ou então se explorava o lado oposto, quando eram mostrados como selvagens sanguinários e cruéis. "Um Homem Chamado Cavalo" não adota nenhuma dessas posturas isoladamente. Certamente os índios mostrados aqui são violentos, torturadores e sádicos, mas também possuem grandes valores de honra e proteção para com seus familiares, sua cultura, sua nação. Uma etnia que tenta sobreviver aos novos tempos.
O personagem interpretado por Richard Harris é um exemplo por demais interessante de um homem civilizado colocado em choque cultural com aquele modo de vida primitivo. O interessante é que ao final ele descobre que há muito mais a se desvendar no seio daquele povo, algo bem diverso do que ele pensava dentro de sua mentalidade dita civilizada, do homem europeu. O filme até hoje chama a atenção por cenas realmente marcantes como o momento em que John Morgan (Richard Harris) é alçado pela própria pele em um brutal ritual para provar sua bravura, ou nas diversas situações aflitivas quando é tratado apenas como um animal, sendo que na visão do homem branco europeu o nativo americano é que se assemelhava a um animal selvagem, solto nas pradarias do oeste. Em suma, grande momento do cinema americano que até hoje é relembrado com respeito e admiração. Nada mais justo em vista da extrema qualidade apresentada pela película.
Um Homem Chamado Cavalo (A Man Called Horse, Estados Unidos, 1970) Estúdio: Paramount Pictures, Columbia Pictures / Direção: Elliot Silverstein / Roteiro: Jack DeWitt, Dorothy M. Johnson / Elenco: Richard Harris, Judith Anderson, Jean Gascon, Manu Tupou, Corinna Tsopei / Sinopse: Nativos do oeste dos Estados Unidos capturam um nobre inglês que passava por suas terras em uma expedição de exploração da natureza selvagem. Uma vez nas mãos dos índios, ele passa a ser tratado como um mero animal, um cavalo da tribo. Filme premiado pelo festival de cinema Western Heritage Award. Também indicado ao Laurel Awards.
Pablo Aluísio.
O Retorno do Homem Chamado Cavalo
Também conhecido como "A Vingança do Homem Chamado Cavalo" essa continuação de "Um Homem Chamado Cavalo" foi rodado a toque de caixa por causa do sucesso inesperado do primeiro filme. Essa produção está inserida naquilo que depois começou a ser conhecido como "western revisionista", ou seja, filmes de faroeste que procuravam por uma nova abordagem histórica. Se nos antigos filmes havia a luta entre colonizadores e nações nativas, sendo geralmente retratados os índios como os vilões, aqui o foco muda de lado. Procura-se mostrar também o lado dos Sioux, tribo guerreira que foi sendo dizimada pela cavalaria americana.
Ao invés de mostrá-los apenas como bestas selvagens assassinas, aqui o personagem de Richard Harris tenta mostrar ao espectador os costumes e as tradições daqueles povos, colocando em relevo a matança genocida que foi feita pelos soldados americanos durante a história da colonização do velho oeste. Além desse cunho social o filme também investe em muitas cenas de ação e batalhas. Richard Harris é certamente o coração desses filmes. Um ator que realmente se entregava de corpo e alma para os papéis que desempenhava. Assim como aconteceu no primeiro filme, nesse aqui ele literalmente rouba o filme para si. Aliás essa saga "A Man Called Horse" jamais sequer se justificaria sem seu grande trabalho de atuação.
O Retorno do Homem Chamado Cavalo (The Return of a Man Called Horse, Estados Unidos, 1976) Estúdio: United Artists / Direção: Irvin Kershner / Roteiro: Jack DeWitt, Dorothy M. Johnson / Elenco: Richard Harris, Gale Sondergaard, Geoffrey Lewis / Sinopse: Cinco anos após os acontecimentos do primeiro filme, o Lord inglês John Morgan (Richard Harris) decide que é hora de superar os traumas do que viveu no oeste dos Estados Unidos. Ele então pega o primeiro navio e retorna para a mesma região onde foi aprisionado por nativos. E lá descobre que a situação está ainda mais séria do que quando deixou aquele lugar no passado. Filme dirigido por Irvin Kershner, o mesmo diretor de "O Império Contra-Ataca" e "007 - Nunca Mais Outra Vez".
Pablo Aluísio.
domingo, 21 de março de 2021
Cidadão Kane
"Cidadão Kane" é uma experiência única dentro da historia do cinema, com ótimas e inovadoras tomadas de cena, ângulos inusitados e todos os tipos de experimentação imaginada. Não havia nada parecido assim na década de 1940. Consagrado para sempre como o ápice da vida de Orson Welles também se concretizou em sua ruína pessoal. Dito como maldito pelos grandes estúdios de Hollywood, ele viu sua carreira praticamente ser destruída. De qualquer forma, mesmo com todas as adversidades, boicotes e artimanhas que foram feitas contra o filme, o fato é que no final de tudo a arte venceu. A sétima arte venceu.
Cidadão Kane (Citizen Kane, Estados Unidos, 1941) Direção: Orson Welles / Roteiro: Herman J. Mankiewicz, Orson Welles / Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Agnes Moorehead, Ruth Warrick / Sinopse: Após a morte do magnata editorial Charles Foster Kane (Orson Welles), jornalistas audaciosos lutam para descobrir o significado de sua declaração final; 'Rosebud'. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor roteiro original. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor ator (Orson Welles), melhor direção (Orson Welles), melhor direção de fotografia (Gregg Toland), melhor direção de arte, melhor som, edição e música (Bernard Herrmann).
Pablo Aluísio.
O Vento e o Leão
Título Original: The Wind and the Lion
Ano de Produção: 1975
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures, Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: John Milius
Roteiro: John Milius
Elenco: Sean Connery, Candice Bergen, Brian Keith, John Huston, Geoffrey Lewis, Steve Kanaly
Sinopse:
Um chefe árabe tribal desencadeia um incidente internacional ao sequestrar uma viúva americana e seus filhos no meio das areias de um deserto sem fim. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor trilha sonora incidental (Jerry Goldsmith) e melhor som (Harry W. Tetrick). Também indicado ao BAFTA Awards e ao Grammu Awards na categoria de melhor trilha sonora original.
Comentários:
Os tempos de glória da juventude desse ótimo elenco já tinha passado, segundo a crítica da época do lançamento dessa película, mas isso não significava que eles iriam abraçar filmes ou projetos medíocres. Assim, mesmo já um tanto envelhecidos, Sean Connery e Candice Bergen aceitaram o convite para atuar nesse texto clássico. E apesar de seu tom nitidamente teatral, o que temos aqui é sem dúvida, grande cinema. Perceba como o entrosamento desses veteranos é perfeito em cena. Nada mais natural para dois profissionais de longa experiência, tanto no mundo do cinema, como do teatro. Eu acredito inclusive que o texto ganhou ainda mais força quando declamado por esses dois grandes nomes. Fruto de uma fase mais madura da atriz Candice Bergen, esse filme soa como um testemunho inigualável de seu grande talento. Palmas para essa grande dama da atuação. E o que dizer do grande Sean Connery? Assim como os vinhos ele só iria melhorar com o passar dos anos. E iria soterrar de vez aquela opinião de que ele havia sido apenas um excelente James Bond.
Pablo Aluísio.
sábado, 20 de março de 2021
Judas e o Messias Negro
Esse filme está bem cotado ao Oscar nesse ano, concorrendo em diversas categorias. A história é baseada em fatos reais acontecidos no final da década de 1960. Naquela época o grupo Panteras Negras começava a chamar a atenção do FBI porque alguns de seus líderes começaram a pregar ideais revolucionários, inclusive com sugestão de luta armada. Dentro do discurso também havia claros elementos socialistas, o que naquele período histórico conturbado era visto com extrema cautela pelo governo americano, afinal não podemos esquecer que aqueles eram tempos de guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética.
E entre os líderes dos Panteras Negras começou a se destacar um jovem chamado Fred Hampton (Daniel Kaluuya). Com apenas vinte e poucos anos ele inflamava as multidões que chegavam para ouvir seus discursos. Com receios que ele se tornasse um novo Malcolm X, o FBI resolveu infiltrar um informante dentro dos Panteras Negras, um sujeito chamado Bill O'Neal (LaKeith Stanfield). Ele tinha histórico de roubo de carros, com passagem pela polícia. O mais curioso é que ele também fingia ser um agente do FBI, o que era claramente uma mentira e um crime. O agente Roy Mitchell (Jesse Plemons) passaria então a coordenar esse esquema de infiltração dentro do grupo. E assim o roteiro se desenvolve, sempre com O'Neal passando diversas informações dos Panteras Negras para o FBI, agindo como se diz na gíria policial americana, como um "rato".
"Judas e o Messias Negro" é um ótimo filme. Ele me lembrou em diversas ocasiões desse outro clássico moderno desse estilo, o hoje ainda cultuado "Mississípi em Chamas". É curioso perceber nesses filmes como o FBI poderia ficar de um lado ou de outro no que diz respeito às lutas pelos direitos civis pela população negra. Ora os agentes estavam garantindo os direitos constitucionais dessa parcela da população americana, ora estava combatendo certos grupos mais radicais envolvidos nessa questão. Agora, o que realmente deixa perplexo um observador mais atento é perceber que após mais de 5 décadas a questão racial nos Estados Unidos ainda segue sem resolução. O clima de racismo e segregação ainda persiste e piorou muito nos últimos anos. Terá algum dia uma solução?
Judas e o Messias Negro (Judas and the Black Messiah, Estados Unidos, 2021) Direção: Shaka King / Roteiro: Will Berson, Shaka King / Elenco: Daniel Kaluuya, LaKeith Stanfield, Jesse Plemons, Dominique Fishback, Algee Smith / Sinopse: Agente do FBI coordena um esquema de infiltração de um informante da agência dentro do grupo negro radical Panteras Negras, durante a década de 1960. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor ator coadjuvante (Daniel Kaluuya), melhor ator coadjuvante (LaKeith Stanfield), melhor música original ( "Fight for You" de H.E.R, D'Mile e Tiara Thomas), melhor roteiro original e melhor direção de fotografia (Sean Bobbitt). Filme vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor ator (Daniel Kaluuya).
Pablo Aluísio.
Cherry
Título Original: Cherry
Ano de Produção: 2021
País: Estados Unidos
Estúdio: The Hideaway Entertainment
Direção: Anthony Russo, Joe Russo
Roteiro: Angela Russo-Otstot, Jessica Goldberg
Elenco: Tom Holland, Ciara Bravo, Michael Rispoli, Jeff Wahlberg, Forrest Goodluck, Michael Gandolfini
Sinopse:
Cherry (Tom Holland), um jovem americano comum, decide entrar nas forças armadas por estar sem rumo na vida. No Exército ele é enviado para o Iraque, onde presencia atrocidades na guerra. Com problemas psicológicos retorna aos Estados Unidos e desenvolve uma séria dependência química.
Comentários:
Gostei bastante desse filme, a ponto inclusive de achar que ele foi um dos esquecidos do Oscar nesse ano. Basicamente é uma crônica, narrada em primeira pessoa, mostrando a vida do protagonista, um jovem que entra para o exército, sofre todos os problemas da vida militar e ao voltar acaba se viciando em heroína. Ao lado da mulher eles formam um casal Junkie como há tempos não se via na tela. E para sustentar o vício e não ser morto por traficantes ele entra para o mundo do crime, assaltando bancos. Algo fora de um planejamento maior, crimes praticados no calor do desespero de arranjar dinheiro de todas as formas, o mais rapidamente possível. A droga escraviza e como destrói a vida pessoal do viciado, ele precisa arranjar dinheiro a todo custo, mesmo sem ter emprego ou sem ter onde morar. É um ciclo vicioso que muitas famílias já sentiram na pele com parentes e conhecidos. Tom Holland está ótimo no papel de Cherry, um sujeito que não tem má índole, mas que apenas foi tragado pelas circunstâncias da vida. Acontece muito, ainda mais nos tempos de crise em que vivemos no mundo atual.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 19 de março de 2021
Os 7 de Chicago
Título Original: The Trial of the Chicago 7
Ano de Produção: 2020
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Dreamworks Pictures, Amblin Partners
Direção: Aaron Sorkin
Roteiro: Aaron Sorkin
Elenco: Frank Langella, Michael Keaton, Eddie Redmayne, Joseph Gordon-Levitt, Sacha Baron Cohen, Jeremy Strong
Sinopse:
No final da década de 1960, um grupo de manifestantes contra a guerra do Vietnã entrou em violento confronto contra policiais nas ruas de Chicago. Embora fosse um movimento difuso, sem liderança central, vários supostos líderes foram presos. O filme mostra o julgamento dessas pessoas. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor ator coadjuvante (Sacha Baron Cohen), melhor roteiro original, melhor edição, melhor direção de fotografia (Phedon Papamichael) e melhor música original ("Hear My Voice").
Comentários:
Outro filme que está concorrendo ao Oscar de melhor filme do ano. Tem certas semelhanças com "Judas e o Messias Negro", principalmente em relação ao tema e ao contexto histórico em que se passa sua história. O que os diferencia porém é que esse é um filme de tribunal, onde praticamente noventa por cento da história se passa em um longo e cansativo julgamento pelo qual passou os acusados. O grupo dos réus era formado por pessoas bem diferentes, desde um homem mais velho, já passado dos 50 anos de idade, até jovens hippies ao estilo "Maluco beleza" e um idealista universitário mais intelectualizado. O que os unia em comum era o fato de todos eles participarem de manifestações contra a guerra do Vietnã durante os anos 60. O roteiro denuncia o julgamento viciado ao qual foram submetidos. O juiz do caso (em mais uma excelente interpretação de Frank Langella) estava ali para condenar um a um deles, sem imparcialidade nenhuma. O ator Michael Keaton interpreta um ex-procurador geral da República que tenta ajudá-los, por saber que se tratava de uma cilada, um jogo sujo. Filme muito bom, com tema importante.
Pablo Aluísio.
Vox Lux
Título Original: Vox Lux
Ano de Produção: 2018
País: Estados Unidos
Estúdio: Bold Films, Killer Films
Direção: Brady Corbet
Roteiro: Brady Corbet, Mona Fastvold
Elenco: Natalie Portman, Jude Law, Raffey Cassidy, Stacy Martin, Jennifer Ehle, Christopher Abbott
Sinopse:
Nesse filme a atriz Natalie Portman interpreta Celeste, uma popstar de sucesso mundial. Quando era apenas uma adolescente ela escapou de um massacre na escola onde estudava. No dia da homenagem às vítimas ela cantou pela primeira vez, ganhando a simpatia de toda uma nação. E a partir daí sua vida nunca mais parou. A música lhe trouxe fama e sucesso, mas também muitos problemas pessoais.
Comentários:
Eu poderia definir esse filme como um "Cisne Negro" popstar. Claro que o primeiro filme citado é uma obra-prima. Esse aqui é no máximo apenas interessante. O filme se divide nitidamente em duas partes distintas. Primeiro se mostra a juventude da protagonista, o drama que ela viveu, os primeiros anos da tentativa de se construir uma carreira, etc. Depois na segunda parte o roteiro dá um grande pulo no tempo e já encontramos a cantora Celeste com trinta e tantos anos, tentando manter a sanidade e o sucesso. Ela se envolveu em inúmeros problemas, inclusive envolvendo bebidas e drogas prescritas, e precisa administrar seu grande sucesso. Vale também um aviso em relação ao desenvolvimento desse filme. Se você for assistir apenas pelo trabalho da atriz Natalie Portman, bom, tenha paciência. Ela só aparece depois de 50 minutos de filme, já na segunda parte, quando ela interpreta a personagem principal afundando em problemas pessoais. E é justamente nessa segunda parte que o filme finalmente cresce. Só achei fraco o final. Deu uma sensação de que Natalie Portman fez esse filme apenas para ter um gostinho de como seria ser uma popstar. Sinceramente falando, esse não é lá um bom motivo para se estar em filme.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 18 de março de 2021
Mank
Após sofrer um acidente de carro, Mankiewicz ou Mank, para os mais próximos, se refugia em uma casa de fazenda, bem no meio do deserto. Ele precisa cumprir um contrato que assinou antes do acidente, escrevendo um roteiro para o próximo filme do genial Orson Welles. Assim ele procura inspiração em pessoas que conheceu na sua vida pessoal, virando seu alvo principal o magnata da comunicação William Randolph Hearst. Esse milionário, dono de inúmeros jornais, era casado com uma atriz sem muito talento, mas que ele fazia todo o esforço para transformar em uma grande estrela de cinema. Mank viu ali farto material para seu roteiro. Ele iria de certa forma destruir a imagem de Hearst.
Claro que mexer com gente rica e poderosa iria lhe trazer muitos problemas, mas Mank resolveu pagar para ver. O filme então mostra vários flashbacks mostrando a gênesis de seu ressentimento contra o ricaço, ao mesmo tempo que desfilam pela tela nomes importantes da história de Hollywood, como Louis B. Mayer (dono da MGM), Irving Thalberg (lendário produtor de Hollywood) e até David O. Selznick (fundador de estúdios famosos na capital do cinema). É no meio de tudo ainda sobra espaço para explorar a acirrada campanha para governador da Califórnia em 1938, que colocaria Mank contra todos esses figurões da indústria do cinema. Enfim, excelente filme e desde já um dos favoritos ao Oscar desse ano.
Mank (Mank, Estados Unidos, 2020) Direção: David Fincher / Roteiro: David Fincher / Elenco: Gary Oldman, Amanda Seyfried, Lily Collins, Tom Pelphrey, Arliss Howard, Charles Dance, Tom Burke / Sinopse: O filme conta a história do roteirista Herman Mankiewicz (Oldman) que escreveu o roteiro do clássico do cinema "Cidadão Kane". Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor direção (David Fincher), melhor ator (Gary Oldman), melhor atriz coadjuvante (Amanda Seyfried), melhor direção de fotografia (Erik Messerschmidt), melhor som, melhor design de produção, melhor maquiagem e melhor trilha sonora incidental. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme - Drama.
Pablo Aluísio.
Mulheres de Preto
Título Original: Ladies in Black
Ano de Produção: 2018
País: Austrália
Estúdio: Lumila Films
Direção: Bruce Beresford
Roteiro: Sue Milliken
Elenco: Angourie Rice, Julia Ormond, Rachael Taylor, Ryan Corr, Alison McGirr, Noni Hazlehurst
Sinopse:
Aos 16 anos a jovem Lisa (Angourie Rice) arranja o primeiro emprego em uma grande loja de magazine em Sydney, na Austrália. Lá ela começa a aprender os segredos da venda de roupas femininas com as chamadas mulheres de preto, as funcionárias e atendentes da loja. E também começa a descobrir os segredos da vida adulta.
Comentários:
Filme muito agradável de assistir, com um bom elenco feminino de talentosas atrizes australianas. A história se passa na década de 1950, em um mundo que simplesmente não existe mais, com seus valores mais conservadores e tradicionalistas. A protagonista é uma adolescente que passa a trabalhar em uma grande loja de departamento, no setor de roupas femininas. As outras funcionárias são todas mulheres bem mais velhas, com seus próprios problemas pessoais e o roteiro explora cada personagem de forma muito satisfatória. É um filme, como se pode bem perceber, especialmente indicado para elas, para o público feminino, que esteja atrás de um bom filme sobre pessoas comuns da classe trabalhadora. Eu particularmente gostei muito do clima do filme, leve e como não poderia deixar de ser, com uma ótima trilha sonora cheia de sucessos dos anos 50. Tempo bom, de belas músicas e melodias. E como as mulheres daquela época eram bonitas, elegantes e refinadas. Um outro tempo, realmente.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 17 de março de 2021
A Invasão dos Francos
Título Original: Redbad
Ano de Produção: 2018
País: Holanda
Estúdio: Farmhouse Films
Direção: Roel Reiné
Roteiro: Alex van Galen
Elenco: Gijs Naber, Lisa Smit, Huub Stapel, Derek de Lint, Jack Wouterse, Tibo Vandenborre
Sinopse:
Com a queda do Império Romano do Ocidente, os povos bárbaros começaram a formar grandes reinos. Um dos mais prósperos e ricos foi o Reino dos Francos. Nesse filme acompanhamos a luta de um grupo de clãs do norte da Europa que luta pela sua liberdade após a invasão dos Francos em seus terras.
Comentários:
Filme produzido na Holanda que surpreende pela boa produção. O protagonista é um personagem histórico real, um bárbaro chamado Redbad que lutou contra os Francos quando esses invadiram o norte da Europa. Na região onde hoje se situa a Holanda houve uma grande guerra pelo controle daquelas terras. O roteiro do filme porém não se contenta em apenas contar parte da história da Holanda, mas também incluir muitas cenas de aventuras, batalhas épicas e um bom background contando a história do filho do rei que rejeitado por seu povo retornou anos depois para defender o reino de seu pai, agora morto. O filme é longo, com quase 3 horas de duração, mas não é cansativo. A edição é ágil e como eu afirmei antes a produção é muito boa, bem acima da média do que se encontra no cinema europeu. A questão religiosa também é bem retratada no filme. Os Francos já estavam cristianizados e impunham sua religião aos povos conquistados. Esses seguiam antigas tradições pagãs, então era também uma guerra de conquista religiosa e cultural. A espada estava sempre acompanhada da cruz. Um filme muito bom, ideal para quem aprecia filmes medievais, passados em uma época de guerras, conquistas e violência.
Pablo Aluísio.
Migração Alada
Título Original: Le Peuple Migrateur
Ano de Produção: 2001
País: França, Alemanha
Estúdio: Galatée Films, France 2 Cinéma
Direção: Jacques Perrin, Jacques Cluzaud
Roteiro: Jean Dorst, Stéphane Durand
Elenco: Jacques Perrin, Philippe Labro, Jacques Cluzaud, Christophe Barratier, Reinhard Brundig, Jean de Trégomain
Sinopse:
Documentário sobre os padrões migratórios das aves, filmado ao longo de três anos nos sete continentes, ao redor de todo o Planeta Terra. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor documentário (Jacques Perrin).
Comentários:
Documentários sobre a natureza formam a principal atração de muitos canais a cabo, tais como Dicovery, National Geographic, Animal Planet, etc. É um tipo bem popular de programa. No cinema, por outro lado, eles são um pouco mais raros. Aqui temos um longa-metragem feito para exibição em cinemas que concorreu ao Oscar e ganhou fartos elogios da crítica em geral na ocasião de seu lançamento original. Além do cronograma de filmagens ter sido feito todo baseado em estudos da ciência, o filme ainda se destaca por seus próprios méritos cinematográficos, com uso de técnicas inovadoras de filmagens, inclusive captando as aves em pleno voo pelo oceano. Ficou tudo muito bonito e de bom gosto. Um filme indispensável se você aprecia toda a exuberância da vida natural ao redor de nosso planeta azul.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 16 de março de 2021
Ponto Vermelho
Título Original: Red Dot
Ano de Produção: 2021
País: Suécia
Estúdio: SF Studios
Direção: Alain Darborg
Roteiro: Alain Darborg, Per Dickson
Elenco: Nanna Blondell, Johannes Kuhnke, Anastasios Soulis, Anna Azcárate, Thomas Hanzon, Kalled Mustonen
Sinopse:
Um casal, ainda em Lua de Mel, decide acampar no norte da Suécia, em uma região de nevascas, para curtir juntos a Aurora Boreal. Na viagem eles se envolvem em problemas com caçadores locais. Quando chegam no lugar onde pretendem passar a noite, descobrem que estão na mira de um rifle de alta precisão. O jogo vira, agora o importante é sobreviver.
Comentários:
Esse filme se chama "Ponto Vermelho" por causa da mira de um rifle equipado com mira a laser. Quando a mira aponta para você, o que se vê? Um ponto vermelho percorrendo seu corpo. É um filme de caçada humana, vamos colocar nesses termos. Como é uma produção sueca não espere pelos malabarismos dos filmes de ação de Hollywood, porém se equivoca quem pensa que o filme não é bem realizado. Já perto do final o roteiro apresenta uma reviravolta envolvendo um vizinho do casal, um sujeito que parecia amigável e boa gente. Só que não era nada disso. Havia um plano de vingança por trás. E o aspecto do racismo também está presente no roteiro. O casal protagonista é formado por uma mulher negra e um homem branco e eles são alvo também de racismo por parte dos caçadores das montanhas geladas. Enfim, bom filme, gostei. Como última observação é importante destacar que esse filme faz parte do catálogo da Netflix. Então é fácil de assistir. Basta querer.
Pablo Aluísio.
Pânico Abaixo de Zero
Título Original: Centigrade
Ano de Produção: 2020
País: Estados Unidos
Estúdio: Manhattan Productions, Phiphen Pictures
Direção: Brendan Walsh
Roteiro: Daley Nixon
Elenco: Vincent Piazza, Genesis Rodriguez
Sinopse:
Um casal de norte-americanos viaja até a Noruega para o lançamento de um livro. Durante a noite eles pegam uma estrada secundário e são surpreendidos por uma forte nevasca. O carro é totalmente encoberto pela neve. O motor não dá partida e as portas congelam. E eles ficam presos, à espera de um socorro que parece nunca chegar.
Comentários:
A história desse filme aconteceu de fato, é baseado em fatos reais. O problema é que fazer todo um filme com apenas dois atores em cena e ainda assim presos dentro de um carro soterrado por uma tempestade de neve pode se tornar um exercício de paciência fora do comum. Confesso que em muitos momentos achei o filme bem chato, caindo na vala comum do puro tédio. Tudo bem que há elementos para se prender a atenção do espectador, como o fato da esposa estar grávida, prestes a ter um filho naquela situação terrível, mas mesmo assim a falta de outros ambientes, pois tudo se passa dentro de um carro, torra a paciência de qualquer espectador. Embora seja um filme curto, penso que a falta de maiores diversidades na narrativa poderia gerar um filme ainda menor, quem sabe um media-metragem. Para um longa-metragem a coisa toda se torna bem cansativa. Esse é o meu veredito final.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 15 de março de 2021
O Mauritano
Título Original: The Mauritanian
Ano de Produção: 2021
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Wonder Street
Direção: Kevin Macdonald
Roteiro: Michael Bronner, Rory Haines
Elenco: Jodie Foster, Shailene Woodley, Tahar Rahim, Benedict Cumberbatch, Nouhe Hamady Bari, Saadna Hamoud
Sinopse:
A atriz Jodie Foster interpreta Nancy Hollander, uma advogada norte-americana que passa a defender um prisioneiro na prisão de segurança máxima de Guantánamo. Ele foi preso em seu país natal, não lhe informaram sobre o que estava sendo acusado e acabou sendo vítima de reiteradas sessões de tortura física e psicológicas. Filme com história baseada em fatos históricos reais. Filme vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor atriz (Jodie Foster).
Comentários:
Rever Jodie Foster foi algo esperado. Já estava esperando por um bom filme com ela há muito tempo, até porque Jodie estava desaparecida das telas há uns bons anos. E esse seu retorno foi muito bom. Com cabelos totalmente grisalhos, obrigação da personagem que interpreta, ela dá vida a essa advogada de direitos humanos que aceita defender pro bono um detento na prisão de Guantánamo. Já sabemos hoje que nessa parte da ilha de Cuba, as autoridades dos Estados Unidos abusavam de suas prerrogativas. A tortura estava na ordem do dia e as confissões arrancadas em sessões de tortura tinham pouco ou nenhum valor jurídico. O protagonista do filme foi preso apenas porque um primo dele ligou para Bin Laden. Depois de 11 de setembro muitos dentro do governo americano perderam a razão. Esse Mauritano ficou 16 anos preso sem julgamento e sem ter uma acusão formal contra ele, algo completamente absurdo do ponto de vista jurídico. O filme assim soa como denúncia e como alerta para que atrocidades como essa não sejam mais cometidas. É uma bela lição da importância e do valor dos princípios jurídicos civilizatórios do mundo moderno. Sem eles, não há salvação.
Pablo Aluísio.
Carandiru
Título Original: Carandiru
Ano de Produção: 2003
País: Brasil, Argentina
Estúdio: Globo Filmes
Direção: Hector Babenco
Roteiro: Hector Babenco, Fernando Bonassi
Elenco: Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Caio Blat, Milton Gonçalves, Enrique Diaz
Sinopse:
Com roteiro inspirado no livro de memórias escrito pelo médico Drauzio Varella, o filme Carandiru explora os dramas humanos e sociais dos detentos de um dos maiores sistemas prisionais no mundo. Filme indicado a Palma de Ouro no Cannes Film Festival.
Comentários:
Esse é certamente um dos filmes mais viscerais do cinema brasileiro. Uma obra bem importante que mostra os problemas enfrentados por uma massa carcerária vivendo no presídio do Carandiru, em São Paulo. Como todos sabemos esse sistema prisional foi palco de uma das maiores tragédias da história do Brasil, quando centenas de prisioneiros foram mortos durante uma rebelião. O filme também conta esse episódio, entretanto antes disso procura expor uma série de dramas pessoais dos presos. Muitas dos dramas mostrados no filme foram baseados em fatos reais, pois parte do roteiro foi retirado do livro do médico Drauzio Varella, que trabalhou por anos dentro do presídio, conhecendo os presos, seus relacionamentos e enfrentando a questão da AIDS naquele ambiente prisional. Enfim, belo e trágico filme. Uma grande lição de história que não se aprende nos bancos escolares.
Pablo Aluísio.
domingo, 14 de março de 2021
Relatos do Mundo
E numa dessas viagens ele acaba se deparando com uma carruagem virada no meio da estrada. Ela foi atacada. Apenas uma sobrevivente, uma garotinha de cabelos loiros e olhos azuis. O que não combina é o fato dela estar vestida com roupas de índios. Pior do que isso, ela não fala uma palavra em inglês, só sabendo se comunicar com o idioma Kiowa. O que teria acontecido com aquela menina? Olhando documentos encontrados dentro da carruagem, o velho capitão descobre que ela foi resgatada de uma tribo indígena. Seus pais foram mortos e ela foi raptada por nativos. Acabou sendo criada por eles.
O filme então se desenvolve na busca pelos únicos parentes brancos ainda vivos da menina. O capitão e a garota então passam a viajar em direção ao sul do Texas, onde ele pretende entregá-la para seus tios, que ainda vivem em uma comunidade agrícola. Acontece que nessa jornada quem acaba encontrando um novo sentido para sua vida é o próprio ex-capitão. E essa viagem, toda feita em cima de uma precária carruagem com poucos pertences, não será isenta de problemas e perigos, principalmente por bandoleiros e bandidos de todas as espécies.
Filme realmente excelente. O curioso é que não me lembro de ter visto Tom Hanks em um filme de faroeste. E ele se sai muito bem. Parece que nessa altura de sua carreira o ator simplesmente não faz mais filmes ruins ou fracos. Dono de sua própria produtora de cinema, ele só escolhe o melhor. Alguns poderão encontrar algumas semelhanças com o clássico do western "Bravura Indômita", porém acho essa comparação um pouco precipitada. A despeito dos dois personagens principais serem um veterano e uma garota, pouco mais se assemelha entre as duas produções. De qualquer forma é cinema de primeira qualidade. Um dos melhores filmes do ano, sem a menor sombra de dúvidas. Está mais do que recomendado aos cinéfilos em geral.
Relatos do Mundo (News of the World, Estados Unidos, 2020) Direção: Paul Greengrass / Roteiro: Paul Greengrass / Elenco: Tom Hanks, Helena Zengel, Tom Astor / Sinopse: Veterano da guerra civil que ganha sua vida lendo jornais para trabalhadores e bandoleiros analfabetos no velho oeste, encontra em uma de suas viagens uma garotinha loira que foi criada por índios. Ele então decide que a levará para seus parentes brancos ainda vivos. Uma jornada longa e perigosa aos confins do Texas. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor som, melhor design de produção, melhor trilha sonora incidental (James Newton Howard) e melhor direção de fotografia (Dariusz Wolski). Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor trilha sonora e melhor atriz coadjuvante (Helena Zengel).
Pablo Aluísio.
Sin City
Título Original: Sin City
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Dimension Films
Direção: Frank Miller
Roteiro: Frank Miller, Robert Rodriguez
Elenco: Bruce Willis, Mickey Rourke, Clive Owen, Jessica Alba, Benicio Del Toro, Alexis Bledel, Rosario Dawson, Michael Clarke Duncan
Sinopse:
Adaptação cinematográfica das histórias em quadrinhos da linha "Sin City". A história se passa no submundo, onde strippers, bandidos e criminosos, convivem em um mundo sombrio e perigoso. O mais importante nessa cidade sufocante é chegar ao fim do dia simplesmente vivo.
Comentários:
A Nona arte encontra a sétima arte. Assim podemos conceituar esse filme "Sin City" que foi um sucesso do cinema quando lançado. E quando digo que as duas expressões artísticas se encontraram, não foi por pura retórica de palavras. O conceito do filme foi justamente passar a impressão ao espectador de que ele estaria vendo literalmente uma história em quadrinhos na tela grande do cinema. A linguagem é basicamente a mesma, os enquadramentos e até mesmo as cores do filme procuram capturar o espírito das comics. Apesar de uma certa estranheza inicial penso que o resultado ficou muito bom, criando uma linguagem única, fruto do encontro dos quadrinhos com os fotogramas de cinema. Celuloide em páginas impressas, se você captar bem o que quiseram fazer nesse filme. Fruto pioneiro de um novo estilo de fazer cinema, só podemos lamentar que seu senso estético não tenha criado maiores frutos. Até tentaram em algumas outras produçoes, mas como a bilheteria não foi das melhores resolveram encerrar por aqui. Enfim, se você gosta de quadrinhos e cinema, poucos filmes lhe seriam mais indicados do que esse.
Pablo Aluísio.
sábado, 13 de março de 2021
Adeus, Professor
Título Original: The Professor
Ano de Produção: 2018
País: Estados Unidos
Estúdio: Global Road Entertainment
Direção: Wayne Roberts
Roteiro: Wayne Roberts
Elenco: Johnny Depp, Rosemarie DeWitt, Odessa Young, Danny Huston, Zoey Deutch, Devon Terrell
Sinopse:
O professor universitário Richard (Depp) recebe o diagnóstico que está com um câncer, um tumor maligno. Se ele fizer um tratamento terá mais ou menos um ano e meio de vida. Se não optar por se tratar morrerá em seis meses. Contrariando a opinião de seu médico, Richard decide não se submeter a esse tratamento, preferindo morrer em paz.
Comentários:
Bom filme, que retrata uma situação que não é tão incomum como muitas pessoas podem pensar. Uma vez diagnosticado com câncer, muitas pessoas também recebem a expectativa de vida que as esperam. Certamente é uma das situações mais aflitivas que um ser humano pode passar em sua vida pessoal. Afinal o que seria mais terrível do que saber quando se vai morrer? Apesar do tema pesado, o roteiro procura injetar pequenas doses de humor, humor negro, mas mesmo assim ainda humor. Quando descobre que vai morrer provavelmente em seis meses, o professor decide reavaliar seus próprios valores pessoais, procurando entender o que é realmente importante na vida. Assim ele parte para novas experiências, coisas que ele nunca havia tentado fazer antes. E ele também para de dar importância ao que no fundo não tem importância nenhuma, embora as pessoas geralmente se importem muito com isso durante suas vidas. Como escrevi no começo do texto é sem dúvida um bom filme, valorizado por uma boa atuação do ator Johnny Depp, aqui mais contido do que de costume.
Pablo Aluísio.
Longe do Paraíso
Título Original: Far from Heaven
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos, França
Estúdio: Focus Features
Direção: Todd Haynes
Roteiro: Todd Haynes
Elenco: Julianne Moore, Dennis Quaid, Dennis Haysber, Patricia Clarkson, Viola Dav, James Rebhorn
Sinopse:
Nos Estados Unidos, no estado de Connecticut, durante os anos 1950, Cathy Whitaker (Julianne Moore), uma dona de casa comum, enfrenta uma crise conjugal com seu marido, em um casamento infeliz. E suas novas escolhas causam um escândalo na comunidade em que vive.
Comentários:
Muito bom esse drama de época. Tão bom que concorreu ao Oscar em diversas categorias, entre elas a de melhor atriz para Julianne Moore (que ficou muito bonita com o estilo da época, cabelos e figurinos), melhor roteiro original (tem realmente uma excelente história), melhor direção de fotografia (em ótimo trabalho de Edward Lachman, com muitas cores vibrantes na tela) e melhor trilha sonora incidental. Todas as indicações merecidas, só que eu esperava por mais, principalmente em figurino e direção de arte que são primorosos. O tema que esse filme propõe também é bem significativo, pois discute a posição da mulher naquela época. No passado as mulheres eram estigmatizadas negativamente se optassem pelo divórcio. Agora imagine uma mulher divorciada que ainda se envolvesse com um homem negro após o fim de seu casamento. Pois é, a situação, principalmente em um país com fortes raízes racistas, como os Estados Unidos, ficava ainda mais insustentável. O roteiro desse filme discute tudo isso com uma grande sensibilidade e uma ótima trilha sonora. Enfim, um excelente filme em praticamente todos os aspectos que importam.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 12 de março de 2021
A Ilha da Fantasia
Título Original: Fantasy Island
Ano de Produção: 2020
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures, Blumhouse Productions
Direção: Jeff Wadlow
Roteiro: Jeff Wadlow, Christopher Roach
Elenco: Michael Peña, Maggie Q, Lucy Hale, Austin Stowell, Jimmy O. Yang, Portia Doubleday
Sinopse:
Um grupo de turistas chega em um point turístico conhecido como "A Ilha da Fantasia". Além do cenário de paraíso, o dono do hotel local, Mr. Roarke (Michael Peña), promete aos seus visitantes a realização de todos os seus sonhos e desejos. O problema é que nem sempre a realização de uma fantasia pode ser uma coisa boa.
Comentários:
Os mais jovens não lembram, mas a série "A Ilha da Fantasia" foi um grande sucesso na TV, inclusive no Brasil. Agora temos esse remake para o cinema, porem com mudanças. A principal delas é que tudo se passa agora em um clima de filme de terror. E aqui temos o primeiro grande problema desse filme. Embora tente seguir as premissas básicas da série, não há como realizar um bom filme de terror em uma ilha ao estilo paradisíaco, com muito sol, praias e cenários deslumbrantes. O clima se perde completamente. Além disso vamos convir que o ator Michael Peña como o senhor Roarke não convence. Fiquei com saudades de Ricardo Montalbán. E onde foi parar o anão Tattoo? Na série ele era interpretado pelo ator Hervé Villechaize, que se matou. Dizem que os produtores não queriam essa vibe negativa no novo filme, por isso o roteiro traz uma pequena linha na cena final como uma mera desculpa a quem sentiu sua falta. Muito pouco. Em termos de destaque de elenco nesse novo filme apenas a jovem atriz Lucy Hale da série "Pretty Little Liars" vai chamar alguma atenção. Com os cabelos pintados de loiro, ela se tornou a grande vilã dessa história. Quem diria... Enfim, um filme de mediano para fraco, demonstrando acima de tudo que não se faz bons filmes de terror com sol, praia e lugares bonitos.
Pablo Aluísio.
O Casamento dos Meus Sonhos
Título Original: The Wedding Planner
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Adam Shankman
Roteiro: Pamela Falk, Michael Ellis
Elenco: Jennifer Lopez, Matthew McConaughey, Bridgette Wilson-Sampras, ustin Chambers, Judy Greer, Alex Rocco
Sinopse:
Mary Fiore (Jennifer Lopez) é a fornecedora mais bem-sucedida de romance e glamour de San Francisco. Ela conhece todos os truques. Ela conhece todas as regras. Mas então ela quebra a regra mais importante de todas: a de não se apaixonar pelo noivo!
Comentários:
Alguém ai ainda consegue assistir comédias românticas sobre casamentos? Eu sei que esse tipo de filme é especialmente indicado para um público feminino bem específico, mas mesmo assim acredito que a fórmula já se saturou. Esse exemplar do estilo pode até ser considerado um dos mais bem sucedidos de sua linha, com mais de 150 milhões de dólares arrecadados ao redor do mundo, mas ainda assim não trouxe maiores surpresas. Para os produtores, não importa. Ao custo de 30 milhões de dólares, o filme fez bastante dinheiro, basta fazer contas básicas. Porém para quem estiver interessado em bom cinema... não espere encontrar nada muito especial. Vale pelo carisma do casal protagonista, aqui naquela velha coisa de "eu não quero me apaixonar", mas que como todos sabemos, vão acabar todos se apaixonando. Ela ama ele, que ama ela. Pelo menos temos assim um final feliz, especialmente recomendado para as românticas inveteradas de plantão. Acredite, elas existem... ainda!
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 11 de março de 2021
Sonic
Título Original: Sonic
Ano de Produção: 2020
País: Estados Unidos, Japão
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Jeff Fowler
Roteiro: Pat Casey, Josh Miller
Elenco: Jim Carrey, Ben Schwartz, James Marsden, Tika Sumpter, Natasha Rothwell, Adam Pally
Sinopse:
Sonic é uma criaturinha muito rápida que vive em outro planeta, outra dimensão. Precisando fugir de seus inimigos ele acaba vindo parar na Terra onde conhece e se torna amigo de um policial de cidade pequena e sua esposa. Só que a presença de Sonic não passa despercebida de um cientista bastante inteligente e bem doido, interpretado por Jim Carrey, que decide que vai capturá-lo de todo jeito, nem que seja a última coisa que vai fazer.
Comentários:
Dentro do que esse tipo de filme se propõe a fazer, até que foi divertido. Claro, eu não faço parte do público alvo desse tipo de produção que são as crianças, mas olhando sob um ponto de vista do que os pequeninos vão querer ver no cinema, está de muito bom tamanho. Tecnicamente bem feito, com muitas cenas de aventura e um roteiro redondinho, não penso que Sonic vai desapontar a gurizada. Esse personagem é dos mais populares do mundo dos games, então é quase como entrar em campo já com a partida ganha. E tem um vilão igualmente divertido, interpretado por um Jim Carrey fazendo as caretas que seus fãs adoram. De um jeito ou de outro o fato é que Sonic fez sucesso, faturando mais de 200 milhões de dólares, isso às vésperas da pandemia, poucos dias antes dos cinemas fecharem suas portas por causa do vírus. Provavelmente se tivesse mais tempo, Sonic poderia faturar ainda mais. Agora só resta aos fãs de animação digital conferir esse filme nos serviços de streaming. Boa diversão para todos.
Pablo Aluísio.
O Pacto
Título Original: El Pacto
Ano de Produção: 2018
País: Espanha
Estúdio: 4 Cats Pictures, Ikiru Films
Direção: David Victori
Roteiro: Jordi Vallejo, David Victori
Elenco: Belén Rueda, Darío Grandinetti, Mireia Oriol, Antonio Durán 'Morris', Jordi Recasens, Carlus Fàbrega
Sinopse:
Após a filha ficar em coma, sua mãe, uma defensora pública, fica desesperada. Ele então decide se encontrar com uma estranha figura. Esse lhe promete que sua filha vai sobreviver, voltará ao normal, mas que para isso ela precisa firmar um pacto. E só depois ele lhe dirá o que ela precisará fazer para pagar sua parte nesse sinistro acordo.
Comentários:
O cinema espanhol já se firmou como um dos grandes centros produtores de filmes de terror no mundo. E são bons filmes de terror, tanto que muitos deles acabam virando remakes nos Estados Unidos. Algo que também acontece no Japão, outro pólo cinematográfico muito conhecido pelos filmes de terror que são produzidos todos os anos. Pois bem, aqui temos uma nova versão sobre uma velha história. Na cultura judaico-cristã é muito conhecido essa coisa toda de pactos com o Diabo. É uma premissa religiosa até bem conhecida. E é justamente esse aspecto que o roteiro explora, porém numa levada mais psicológica, sem apelar para criaturas de efeitos digitais e nem em seguidores de Lúcifer com chifres. Tudo é desenvolvido mais em um tipo de realismo nada fantástico. O próprio Diabo pode surgir como um homem comum, que está ao seu lado nas ruas, na vida cotidiana. Sob esse aspecto até que o filme se mostra bem interessante. Um pouco arrastado, bem no estilo do cinema europeu, esse filme não vai agradar a todos, mas tem suas boas ideias em um roteiro que até mesmo surpreende em alguns momentos.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 10 de março de 2021
Thundercats
Título Original: Thundercats
Ano de Produção: 1985 - 1989
País: Estados Unidos, Japão
Estúdio: Rankin / Bass Productions
Direção: Katsuhito Akiyama
Roteiro: Jules Bass, Doug Bernstein, Beth Bornstein
Elenco: Larry Kenney, Earl Hammond, Lynne Lipton, Earle Hyman, Peter Newman, Gerrianne Raphael
Sinopse:
Depois da destruição de seu planeta de origem, os Thundercats vão parar em um novo planeta, chamado de Terceiro Mundo. Lá descobrem que terão que enfrentar vários desafios e aventuras. E vão precisar também vencer o vilão Mumm-Ra que vai tentar destrui-los.
Comentários:
Essa série animada foi uma das mais populares nos anos 80 (isso se não foi mesmo a mais popular, rivalizando com outro grande sucesso, He-Man). O curioso é que seu criador Tobin Wolf se baseou no folclore japonês. Havia uma lenda em que gatos selvagens surgiam de raios, em noites de tempestade. Assim Wolf teve a ideia de criar esses personagens, verdadeiros "gatos do trovão". Deu certo. Inicialmente ele pensou numa linha de quadrinhos para sua criação, mas a série de TV veio em primeiro lugar. Líder de audiência na TV americana (e no Brasil também), "Thundercats" rendeu quatro temporadas, mais de 130 episódios e uma verdadeira febre dentro da cultura pop. Os animadores eram japoneses e os roteiristas e dubladores, americanos. A divisão de tarefas, fruto do talento de todos os envolvidos, numa verdadeira cooperação internacional, transformou a animação em um hit de audiência. Mais tarde, como seu criador havia planejado, Thundercats virou também história em quadrinhos (publicado pela Marvel e depois DC Comics) e invadiu o mundo dos brinquedos, games, produtos licenciados, etc. Claro, isso gerou uma fortuna considerável, deixando todos os seus realizadores ricos e bem sucedidos. Só na venda da marca para brinquedos e outros produtos já se recuperava em muito o custo da produção dos desenhos. Depois dessas primeiras temporadas nos anos 80 houve algumas tentativas de reviver os Thundercats em novas séries animadas. Só que o sucesso espetacular da série original jamais foi alcançado.
Pablo Aluísio.
Pequenos Espiões 3
Título Original: Spy Kids 3 - Game Over
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Dimension Films
Direção: Robert Rodriguez
Roteiro: Robert Rodriguez
Elenco: Daryl Sabara, Alexa PenaVega, Antonio Banderas, Sylvester Stallone, Ricardo Montalban, Carla Gugino
Sinopse:
Carmen está presa em um jogo de realidade virtual projetado pelo novo inimigo dos Kids, o Toymaker. Cabe a Juni salvar sua irmã e, em última instância, o mundo. Terceiro filme da franquia de filmes juvenis Spy Kids.
Comentários:
Esse filme é uma porcaria, mas não totalmente destituído de interesse para quem gosta de cinema, mesmo que pelas razões menos corretas. O interesse virá pela presença de dois grandes nomes da Hollywood do passado. O ator Ricardo Montalban nunca foi um astro de primeiro time, isso é verdade, entretanto já desfrutou de um certo prestígio dentro da indústria cinematográfica, atuando inclusive em sucessos do cinema e da televisão. Aqui ele perdeu a linha. E o que dizer de Sylvester Stallone? De ator mais bem pago do cinema americano nos anos 80 ele passou a essa triste condição de coadjuvante em um filme como esse? É quase inacreditável para quem chegou a ganhar 20 milhões de dólares por um único filme! Algumas vezes fico me perguntando como um ator pode ganhar tanto dinheiro (e ficar rico nesse processo) e ainda assim ter qeu pagar um mico desses! Será que o Stallone acabou com toda a sua fortuna? É inacreditável pensar que sim...
Pablo Aluísio.
terça-feira, 9 de março de 2021
A Fantástica Fábrica de Chocolate
Título Original: Charlie and the Chocolate Factory
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Warner Bros
Direção: Tim Burton
Roteiro: John August
Elenco: Johnny Depp, Freddie Highmore, Helena Bonham Carter, David Kelly, Noah Taylor, Missi Pyle
Sinopse:
Roteiro baseado no livro infantil escrito por Roald Dahl. Um garoto pobre consegue entrar em um concurso para conhecer a fábrica de chocolates do lendário, excêntrico e estranho Willy Wonka (Johnny Depp). Dentro da fábrica, Charlie e as outras crianças, vão viver uma aventura que eles jamais poderiam imaginar. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor figurino (Gabriella Pescucci).
Comentários:
Esse filme é um remake do clássico filme com Gene Wilder, que foi muito popular, inclusive no Brasil, nos anos 70. Eu gosto bastante de Tim Burton, de seus filmes bem diferenciados, com ótimo design de produção (que era chamada antigamente de direção de arte). Você sabe imediatamente quando está assistindo a um filme de Tim Burton por causa dos cenários, figurinos, ambientações, etc. Por isso era até fiquei com boas expectativas para essa nova versão do clássico "Charlie and the Chocolate Factory". Só que... esqueça! Essa nova versão ficou muito ruim. Eu que sempre adorei o primeiro filme não consegui gostar de nada nesse remake. A coisa toda soa artificial, sem charme, sem alma, sem coração. Como Tim Burton conseguiu errar tanto a mão na direção desse filme? Tudo o que havia de belo, nostálgico, lírico, se perdeu completamente nesse remake. Johnny Depp também não encontrou o tom certo para interpretar Willy Wonka. Compare com o trabalho de Gene Wilder. Com Depp o personagem ficou mais parecendo um lunático psicopata. A trilha sonora, um dos aspectos mais memoráveis do original, também se perdeu completamente. Enfim, em minha visão, nada deu certo nesse novo filme. Uma decepção!
Pablo Aluísio.
Miranda
Título Original: Miranda
Ano de Produção: 2002
País: Inglaterra, Alemanha
Estúdio: Feelgood Films
Direção: Marc Munden
Roteiro: Rob Young
Elenco: Christina Ricci, John Hurt, Kyle MacLachlan, John Simm, Julian Rhind-Tutt, Cavan Clerkin
Sinopse:
Um bibliotecário inicia um caso apaixonado com uma mulher misteriosa que entra em sua biblioteca. Quando ela desaparece subitamente, ele viaja até Londres para procurá-la, apenas para descobrir o que aconteceu.
Comentários:
A atriz Christina Ricci ainda é bem jovem, mas seguramente nunca optou pelo caminho mais fácil. Ela sempre optou por um tipo de cinema mais autoral, independente, poderia dizer até que estranho. Seus filmes são de maneira em geral bem estranhos, fora do convencional. Ela virou uma espécie de diva cult jovem. E talentosa, como sempre foi, essa combinação entre coragem e filmes fora do padrão deu muito certo. Um dos filmes que seguem esse caminho é esse "Miranda", um filme que considero muito bom, interessante, embora devo avisar que não é um filme tão fácil, normal, convencional. Pelo contrário é aquele tipo de roteiro que gosta de uma certa turbulência com o espectador. Há espectadores que adoraram o filme enquanto outros odiaram. Parece que não existe um terceiro caminho. É um filme eclético, que você pode até discordar, mas que não ficará imune ao que o filme propõe.
Pablo Aluísio.