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quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Genius - Segunda Temporada

Genius - Segunda Temporada
Na primeira temporada da série "Genius" acompanhamos a história de Albert Einstein. Nessa segunda temporada o enfoque se desloca para mostrar a vida e a obra do genial pintor Pablo Picasso (1881 - 1973). Em dez episódios, exibidos originalmente entre os meses de abril a junho de 2018, somos apresentados ao mundo de Picasso, desde sua juventude até sua velhice. Sua luta contra os movimentos facistas que assolaram a Europa e sua conturbada vida pessoal e amorosa, com destaque para suas muitas amantes. Na sua fase adulta o pintor espanhol foi interpretado pelo ator Antonio Banderas, em bom trabalho de caracterização do famoso personagem. Segue abaixo comentários sobre todos os episódios. Os textos serão incorporados ao longo do tempo, conforme for assistindo cada um deles.

Genius 2.01 - Picasso: Chapter One
Nesse episódio somos apresentados aos primeiros anos de Pablo Picasso. Ele nasce em um parto complicado e é dado como natimorto, mas um tio não aceita isso. Acaba despertando o choro da criança jogando uma baforada de seu charuto nele! Pois é, já nasceu sob circunstâncias diferenciadas. Depois vemos o garoto Picasso enfrentando a primeira grande tragédia de sua vida, quando sua irmã mais jovem morre vítima de difteria. Ele havia feito uma promessa, que iria parar de desenhar e pintar caso ela viesse a sobreviver. Não é o que acontece. O tempo passa, Picaso se torna adolescente e decide que vai estudar artes em uma academia prestigiada na capital. E ele realmente tinha muito talento para isso. Porém com o passar do tempo vai se decepcionando com o estilo de ensino, que apenas tenta copiar pintores do passado. Ele quer mais, criar seu próprio estilo pessoal. 

Os anos de maturidade também são retratados nesse episódio, principalmente quando Picasso, já consagrado, aceita o convite para pintar um enorme quadro em protesto contra o masacre de Guernica, quando aviões da Alemanha nazista atacaram civis desprotegidos, matando milhares de pessoas, tudo com o apoio da ditadura do general Franco. Enfim, excelente primeiro episódio, mostrando mais uma vez a ótima qualidade dessa série. / Genius 2.01 - Picasso: Chapter One (Estados Unidos, 2018) Direção: Kenneth Biller / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 2.02 - Picasso: Chapter Two
Tempos complicados para Pablo Picasso e isso no passado e no presente. No presente ele vê a França ser ocupada pelos nazistas. E é na França que Picasso estava morando nesse momento terrível da história da Europa. Ele foi embora da Espanha por causa do fascismo de Franco. E agora tinha que lidar com os nazistas bem na sua porta. No passado Pablo Picasso perde o amigo dos tempos pioneiros. Sua carreira vai bem, ele começa a vender quadros em Paris, mas seu amigo não tem a mesma sorte. Ninguém quer comprar nada do que ele pinta. Pior do que isso, ele fica impotente. Acaba dando um tiro na cabeça em um restaurante, na frente de todos. Trágico. / Genius 2.02 - Picasso: Chapter Two (Estados Unidos, 2018) Direção: Kenneth Biller / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 2.03 - Picasso: Chapter Three
Picasso tem uma nova admiradora. Uma jovem que deseja ser pintora, apesar do pai jamais apoiar seus sonhos de ser uma artista. Ele quer que ela vá para a faculdade de direito, só que ela vai atrás de Picasso em troca de opiniões sobre sua arte. Bem, acaba em sua cama, como mais uma amante. No passado vemos o jovem Picasso indo morar ao lado de um poeta, um sonhador. Eles se tornam grande amigos e Picasso acaba descobrindo que ele é apaixonado por sua pessoa. Sim, o amigo é homossexual. Picasso leva numa boa e esclarece que o ama, mas como amigo e não como amante. A amizade sobrevive e eles ficam amigos próximos por anos e anos. / Genius 2.03 - Picasso: Chapter Three (Estados Unidos, 2018) Direção: Kevin Hooks / Roteiro: Kenneth Biller, Brian Peterson / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich.

Genius 2.04 - Picasso: Chapter Four  
Novamente acompanhamos Picasso em um passado distante, quando ainda era apenas um jovem pintor procurando seu lugar no mundo das artes e depois, mais velho, tendo que enfrentar problemas com os nazistas. No passado Picasso começa a ficar admirado com os quadros de Henri-Émile-Benoît Matisse. Esse estava revolucionando a pintura de sua época. Picasso via então que ele deveria também ir por um caminho mais revolucionário. E em seu momento mais velho, Picasso acaba vendo um de seus melhores amigos, Max, sendo levado preso pelos nazistas. E ele se recusa a assinar uma petição por sua soltura. Teria sido um momento de medo na vida do famoso pintor? Ou ele apenas achava que sua assinatura de nada valeria, uma vez que os nazistas odiavam sua arte? Uma questão que Picasso nunca esclareceu totalmente. / Genius 2.04 - Picasso: Chapter Four (Estados Unidos, 2018) Direção: Kevin Hooks / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 2.05 - Picasso: Chapter Five
Pablo Picasso jovem. Pablo Picasso velho. A série vai contando a vida desse pintor indo e voltando do passado. Nesse episódio o jovem Pablo Picasso continua procurando por um caminho, uma nova linguagem visual. Ele admira muito o pintor Henri Matisse, mas quando finalmente o encontra pessoalmente, ele adota uma postura de não ligar muito para seus quadros, pior do que isso, chega até mesmo a criticar o colega. Depois se tornam amigos, uma amizade que vai durar anos e anos. E nessa fase jovem Picasso resolve adotar uma menina como filha, uma vez que sua esposa não pode gerar filhos. E o Pablo Picasso velho? Ora, esse segue sua sina de administrar problemas e mais problemas com as muitas mulheres com quem se envolveu. Tudo normal em sua vida. / Genius 2.05 - Picasso: Chapter Five (Estados Unidos, 2018) Direção: Laura Belsey / Roteiro: Kenneth Biller, Noah Pink / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 2.06 - Picasso: Chapter Six
Você sabia que Pablo Picasso esteve envolvido no roubo da Mona Lisa no Louvre, em Paris? Eu fazia a menor ideia, mas calma, a coisa não foi bem assim. Como mostrado nesse episódio vemos que sim, Pablo Picasso esteve mesmo envolvido com o roubo de certas peças do famoso museu. Ele conhecia alguns ladrões de arte. Sò que a coisa desanda de vez quando roubam o mais famoso quadro da história. E as coisas acabam borrando no próprio Picasso que passa a ser investigado por policiais, sendo alvo de um inquérito para se descobrir os verdadeiros criminosos. E enquanto isso tudo acontecia, Picasso tentava revolucionar o mundo da arte, mudando completamente o padrão de seus próprios quadros. / Genius 2.06 - Picasso: Chapter Six Genius 2.06 - Picasso: Chapter Six (Estados Unidos, 2018) Direção: Laura Belsey / Roteiro: Kenneth Biller, Matthew Newman / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 2.07 - Picasso: Chapter Seven
Pablo Picasso é convidado para participar de um evento internacional grandes nomes da cultura internacional. No começo ele rejeita o convite, mas pressionado resolve viajar até a Polônia. Lá acaba enfrentando críticas por ser um homem muito rico. E as críticas mais ferozes partem de antigos conhecidos do Partido Comunista. Ele é acusado de ser um burguês, não um comunista, afinal está podre de rico, morando em belas casas, ganhando verdadeiras fortunas com os quadros que vendia. Mesmo depois de tudo ainda resolve criar um símbolo da paz, a pomba branca, baseando-se em suas memórias infantis. E esse símbolo continua até os dias de hoje, com a pomba representando a paz mundial.Genius 2.07 - Picasso: Chapter Seven (Estados Unidos, 2018) Direção: Greg Yaitanes / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 2.08 - Picasso: Chapter Eight
Pablo Picasso era um mulherengo. Disso sabem todos os que conhecem sua vida pessoal, sua biografia. Nessa episódio temos uma prova disso. Picasso tem problemas com sua antiga esposa (Olga), com sua atual mulher (Françoise) e como se isso fosse pouco ele ainda arranja um namoro com uma jovem estudante. E isso tudo quando era um homem já idoso, longe dos anos de juventude. Como todo episódio dessa série a história avança e recua no tempo. No passado recorda a estreia de Picasso em uma peça teatral, algo revolucionário para a época. Foi durante esse trabalho que ele conheceu e se apaixonou por Olga, uma aristocrata russa que era uma excelente bailarina. No Presente acompanhamos os problemas de Picasso em lidar com seus vários filhos, em especial Paulo, filho de Olga, um sujeito que foi negligenciado por seu próprio pai. Enfim, bom episódio, muito esclarecedor sobre a vida pessoal de Picasso. / Genius 2.08 - Picasso: Chapter Eight (Estados Unidos, 2018) Direção: Greg Yaitanes / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich. 

Genius 1.09 - Picasso: Chapter Nine
Pablo Picasso era um mulherengo sem salvação. Mal arranjava uma nova esposa e já ia atrás de amantes, várias delas. Ele não parava de correr atrás de um rabo de saia. Nesse episódio podemos perceber bem isso. O roteiro vai e volta no tempo, com relacionamentos e mulheres diferentes, mas no fundo as situações sempre se repetiam. Pablo Picasso se casava com algumas de suas musas, tinha filhos com elas, para não demorar muito arranjar outras amantes. Sumiu de sua casa por meses, irritava suas esposas, estava sempre atrás de mulheres mais jovens. Pensava o tempo todo em sexo fora do casamento. É de se admirar que tenha produzido tantos quadros em vida. Sua existência foi uma sucessão sem fim de problemas com mulheres, de todos os tipos e de todas as idades. Não sei como ele conseguiu arranjar tempo para ser um dos maiores pintores de todos os tempos. / Genius 1.09 - Picasso: Chapter Nine (Estados Unidos, 2018) Direção: Mathias Herndl / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy. 

Genius 2.10 - Picasso: Chapter Ten
E assim cheguei ao final da segunda temporada de Genius. Como era de se esperar esse episódio final conta os últimos anos da vida do pintor, culminando com sua morte. Em seus últimos tempos de vida Picasso continuou a ter muitos problemas familiares, com suas ex-mulheres, etc. Ele volta a se casar com uma ex apenas para regularizar a vida de seus filhos. Tão relapso era que nem havia reconhecido judicialmente os filhos, agora já adolescentes. Picasso também enfrenta problemas de saúde, causados principalmente pelo hábito de fumar. E como um de seus últimos desejos ele pediu que seu quadro Guernica voltasse para a Espanha, sua terra natal. O quadro só retornou quando o ditador General Franco morreu. Aí, finalmente, Picasso teve sua vitória. Sua arte, no final de tudo, venceu! / Genius 2.10 - Picasso: Chapter Ten (Estados Unidos, 2018) Direção: Mathias Herndl / Roteiro: Kenneth Biller / Elenco: Antonio Banderas, Clémence Poésy, Alex Rich.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Cantando na Chuva

Para muitos críticos, "Cantando na Chuva" é considerado o melhor filme musical clássico de todos os tempos. Um título realmente de respeito. E a história parodiava, com muito humor e inteligência, a transição do cinema mudo para o cinema falado. Ou seja, a história do cinema já era parte do próprio roteiro. No enredo Don Lockwood (Gene Kelly) e Cosmo Brown (Donald O'Connor) são dois aspirantes ao sucesso no mundo do cinema. Para sobreviver, topam qualquer oportunidade, até mesmo trabalhando como dublês. Na verdade são dançarinos talentosos que esperam pela grande chance em suas carreiras. Finalmente Don tira a sorte grande e começa a se destacar como galã de filmes. Para isso ele tem que contracenar com a fútil e arrogante estrelinha Lina Lamont (Jean Hagen) que embora seja bonita, tem uma voz horrorosa. Com a chegada do cinema sonoro ela fica desesperada pois basta abrir a boca em cena para que todos caiam na risada. Para consertar esse problema Don arranja para que sua namorada Kathy Selden (Debbie Reynolds) a duble. Enciumada, Lamont então exige que o nome de Kathy seja omitida dos créditos para que todos pensem que a linda voz dela seja a sua. A farsa porém logo cairá por terra.

Hoje em dia "Cantando na Chuva" é merecidamente reconhecido como um dos maiores clásssicos do cinema americano. De fato é um filme saboroso onde tudo parece se encaixar muito bem, com ótimo roteiro, canções maravilhosas e cenas de rara beleza. O curioso é que o filme não foi tão bem recebido em sua época de lançamento. Nenhum crítico mais importante o chamou de obra-prima ou qualquer coisa parecida. Houve até uma certa má vontade com o filme que, ao longo dos anos, finalmente foi ganhando o devido reconhecimento. Virou um cult movie máximo entre os cinéflios. A famosa trilha sonora não foi original. Na verdade as canções já existiam há décadas e foram reaproveitadas pela MGM durante as filmagens. E claro, deu muito certo essa combinação, com cenas excelentes, muito bem coreografadas com as músicas, todas ótimas, inesquecíveis. Não há como negar também que grande parte do charme de "Cantando na Chuva" se deve ao talento do ator e dançarino Gene Kelly. Ele estrelou alguns dos maiores musicais da Metro, mas era muito modesto em relação ao seu próprio talento.

Gene Kelly costumava dizer que o grande dançarino do cinema era Fred Astaire, que parecia um nobre ao mostrar seus passos, enquanto que ele próprio era apenas um trabalhador comum, um operário da arte, que tentava realizar uma dança simpática. Mais atlético do que Astaire, Kelly conseguia realizar números musicais que exigiam grande preparo físico, mas nem por isso deixava de ser tão cativante em cena como seu colega mais famoso. Aqui podemos notar bem isso, principalmente na principal sequência onde Gene Kelly baila na noite, debaixo de uma forte chuva, até um sisudo policial aparecer e acabar com a dança! "Cantando na Chuva" é item obrigatório para qualquer cinéfilo, um desses filmes atemporais que nunca parecem envelhecer. Uma obra-prima imortal da sétima arte. Cinema em sua mais pura essência clássica.

Cantando na Chuva (Singin' in the Rain, Estados Unidos, 1952) Direção: Stanley Donen, Gene Kelly / Roteiro: Adolph Green, Betty Comden / Elenco: Gene Kelly, Donald O'Connor, Debbie Reynolds, Jean Hagen / Sinopse: Durante a transição do cinema mudo para o cinema falado, uma arrogante estrela de cinema precisa reolver um sério problema: embora seja bonita tem uma voz simplesmente pavorosa. "Cantando na Chuva" é um dos maiores musicais da história do cinema. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Jean Hagen) e melhor música (Lennie Hayton). Filme vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor ator - comédia ou musical (Donald O'Connor). Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme - comédia ou musical.

Pablo Aluísio.

 


terça-feira, 24 de novembro de 2020

Lágrimas Amargas

Clássico do cinema, produzido na década de 1950 e estrelado pela atriz Bette Davis. A história é bem interessante. Um drama com toques autobiográficos, o filme "Lágrimas Amargas" narra a vida de Margie (Bette Davis), uma atriz que foi estrela no passado, mas que agora enfrenta muitos problemas em sua vida pessoal e profissional. Os estúdios já não mais a procuram para participar do elenco de seus filmes. Ela se torna uma profissional do passado que ninguém mais quer contratar. Os trabalhos que aparecem são indignos e sem dinheiro ela acaba indo morar em um pequeno apartamento muito simples, nada adequado com sua vida de luxo do passado. Para piorar, Margie procura afogar suas decepções com a bebida e acaba indo presa. Sua filha Gretchen (Wood) também não tem como lhe ajudar pois é uma jovem que já tem seus próprios problemas pessoais. De volta à liberdade, Margie decide que é hora de mudar sua vida de uma vez por todas.

Bette Davis foi uma das grandes personalidades da história do cinema americano. Ela ousou romper com o chamado Star System e procurou construir uma carreira independente e corajosa. Por ser uma mulher de atitude, enfrentou vários problemas, inclusive a falta de convites para fazer mais filmes, talvez por essa razão esse "Lágrimas Amargas" seja tão essencial para os cinéfilos entenderem quem realmente foi Bette Davis. Ela própria passaria por situações semelhantes em sua vida profissional. Vencedora do Oscar, não se importou em publicar nos classificados de um jornal de Los Angeles um anúncio em busca de trabalho. O Oscar que ela venceu inclusive é usado numa das cenas desse filme.

Não conheço nenhum outro filme da filmografia de Davis que seja tão simbólico como esse. É praticamente uma biografia da mulher corajosa e valente que ela foi em vida. Já para os que são fãs da eterna Natalie Wood, a produção tem um brinde a mais, sua participação no elenco como a filha de Bette Davis. Segundo consta, ela teria sofrido um pequeno acidente nas filmagens que quase lhe causou seu afogamento. Isso criou um trauma que lhe seguiu pelo resto da vida. Tragicamente ela morreria afogada décadas depois após um acidente até hoje mal explicado em um barco, durante suas férias ao lado do marido Robert Wagner. Fica então nossa dica de filme clássico do dia, o edificante "Lágrimas Amargas". Não deixe de assistir.

Lágrimas Amargas (The Star, Estados Unidos, 1952) Estúdio: 20th Century Fox / Direção: Stuart Heisler / Roteiro: Dale Eunson, Katherine Albert / Elenco: Bette Davis, Sterling Hayden, Natalie Wood, Warner Anderson / Sinopse: Margaret Elliot (Davis) é uma atriz que no passado foi uma estrela em Hollywood. Agora, mais velha e com problemas envolvendo alcoolismo, ela amarga um injusto ostracismo em sua vida. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor atriz (Bette Davis).

Pablo Aluísio.

No Silêncio de uma Cidade

Clássico do cinema noir dirigido pelo cultuado cineasta Fritz Lang. Sempre que assisto a algum filme noir fico admirado pela originalidade, pela criatividade e pelo realismo dessas produções. Algumas dessas películas conseguem manter um clima atemporal, como se tivessem sido feitas recentemente. Os roteiros já eram cínicos e fortes por natureza, em que as mulheres fatais e os personagens masculinos estavam longe de serem unilaterais, bonzinhos ou malvados. Todos parecem habitar uma zona cinza, onde até mesmo o protagonista pode ser capaz de cometer as maiores barbaridades. Olhando sob esse ponto de vista "No Silêncio de uma Cidade" é um noir de muita qualidade cinematográfica. O roteiro, cru por si próprio, explora a presença de um assassino em série que aterroriza Nova Iorque. Matando belas mulheres ele acaba se tornando o inimigo público número 1 da cidade. Assim uma recompensa é colocada para quem conseguir colocar as mãos no criminoso.

A morte de um magnata da imprensa também ocorre, o que dá início a uma luta feroz pelo controle da empresa por seus executivos. Assim um repórter destemido precisa encontrar o verdadeiro assassino para que seu jornal venda milhões de exemplares, evitando que a empresa caia em mãos erradas, de pessoas realmente inescrupulosas. O curioso aqui é que o diretor Fritz Lang parece brincar com a imprensa de Nova Iorque, os retratando como pessoas sem nenhuma ética, que topam fazer qualquer coisa por um furo de reportagem. Há também uma sutil comparação (completamente sugerida) entre o serial killer e os donos dos meios de comunicação. Qual deles seria o pior? Tudo realizado de forma muito inteligente e elegante. Assim deixo a dica desse ótimo "While the City Sleeps", uma produção que certamente irá lhe surpreender.

No Silêncio de uma Cidade (While the City Sleeps, Estados Unidos, 1956) Direção: Fritz Lang / Roteiro: Casey Robinson, baseado na novela de Charles Einstein / Elenco: Dana Andrews, Rhonda Fleming, George Sanders / Sinopse: Assassino em série aterroriza em Nova Iorque enquanto repórter luta para descobrir a identidade do verdadeiro psicopata. Clássico noir assinado pelo cultuado cineasta Fritz Lang.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Marinheiro do Rei

Clássico dos filmes de guerra, esse "Marinheiro do Rei" segue sendo uma boa obra cinematográfica. A história se passa em um cenário onde grandes batalhas navais foram travadas. Três navios de guerra da marinha real inglesa se encontram no Atlântico Norte, protegendo embarcações de carga durante a Segunda Guerra Mundial, quando o comandante da esquadra é informado que na região se encontra um importante cruzador alemão. Para destruí-lo ele envia então dois encouraçados de sua frota. O combate travado se revela mais complicado do que se esperava. Mesmo avariado durante a batalha nos mares, o navio alemão consegue destruir um dos navios ingleses. Um dos sobreviventes acaba sendo resgatado pelos alemães, o especialista em comunicações Andrew 'Canada' Brown (Jeffrey Hunter), que agora fará de tudo para sabotar os planos da marinha nazista.

Como se pode perceber temos aqui uma produção que homenageia a bravura e a coragem dos marinheiros ingleses durante a Segunda Guerra Mundial. Esses são representados por um homem em especial, Andrew Brown (Jeffrey Hunter), que começa uma série de sabotagens contra um cruzador alemão. Esse navio de guerra sofreu uma grave explosão de um torpedo em seu casco e por essa razão precisa se esconder nas famosas ilhas Galápagos, aquelas mesmas em que Darwin realizou suas pesquisas que anos depois daria origem ao seu famoso livro "A Origem das Espécies" de 1851. Assim a parada naquela região se torna estratégica para que o navio possa passar por reparos. O filme "Marinheiro do Rei" aposta na aventura e em boas cenas de batalha naval. A marinha inglesa contribuiu ativamente com o filme, disponibilizando três navios de guerra de sua esquadra para a produção, sendo que um deles assumiu o papel do navio alemão, o Essen, uma alegoria na verdade com o famoso "Bismarck" que foi afundado pelos ingleses no mesmo conflito. O personagem interpretado pelo bom ator Jeffrey Hunter acaba virando uma espécie de "exército de um homem só" o que traz muita ação e movimentação para o filme.

O curioso é que o enredo começa quase como um romance, quando o oficial britânico interpretado por Michael Rennie (o mesmo ator de "O Dia Em Que a Terra Parou") conhece e se enamora por uma linda garota em uma viagem de trem. Eles se apaixonam e tencionam se casar mas o estouro da guerra o faz se afastar dela, nunca mais a encontrando novamente. Ele depois exerceria a função de comandante da frota de navios britânicos que entraria em batalha com o navio alemão. Essa é na verdade a linha narrativa principal do roteiro. Essa parte inicial poderia ser cortada sem nenhum problema, mas os roteiristas certamente a usaram para trazer alguma profundidade psicológica aos personagens. De qualquer maneira, o que vale mesmo são as cenas de guerra - todas muito bem realizadas. Deixo assim a recomendação dessa boa produção que procura resgatar o valor dos marinheiros ingleses durante a maior guerra que o mundo já viu.

Marinheiro do Rei (Single-Handed / Sailor of The King, Estados Unidos, Inglaterra, 1953) Estúdio: Twentieth Century-Fox / Direção: Roy Boulting / Roteiro: Valentine Davies, baseado no livro de C.S. Forester / Elenco: Jeffrey Hunter, Michael Rennie, Wendy Hiller / Sinopse: Durante a segunda grande guerra mundial, um marinheiro inglês se torna peça crucial na destruição de um importante navio de guerra da frota alemã que se encontra com problemas em distantes ilhas do oceano Atlêntico.  

Pablo Aluísio.

Os Cavaleiros da Távola Redonda

Título no Brasil: Os Cavaleiros da Távola Redonda
Título Original: Knights of the Round Table
Ano de Produção: 1953
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Richard Thorpe
Roteiro: Talbot Jennings, Jan Lustig
Elenco: Robert Taylor, Ava Gardner, Mel Ferrer, Anne Crawford, Stanley Baker, Felix Aylmer

Sinopse:
Na idade Média o jovem plebeu Arthur consegue retirar a espada Excalibur de uma rocha. Assim se torna o Rei da Inglaterra. Ao lado de Merlin ele começa a reinar. Forma um grupo de valentes cavaleiros e entrenta os desafios de ser o monarca de um dos reinos mais importantes da Europa. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor direção de arte e melhor som.

Comentários:
Produção luxuosa da Metro que se propõe a contar a lendária história do Rei Arthur. O estúdio não mediu esforços e realmente disponibilizou uma produção digna dessa figura mitológica da cultura britânica. Dessa forma o filme apresenta bem elaborados cenários, figurino luxuoso e bastente colorido e cenas de excelente nível técnico. O interessante é que o filme acabou sendo "roubado" pela atuação da atriz Ava Gardner. Ela interpreta Guinevere e rouba a cena com uma sensualidade à flora da pele. Coloca Arthur como coadjuvante e torna seu romance com o cavaleiro Lancelot, o grande interesse do filme como um todo. Definitivamente Robert Taylor não está à altura de sua partner em cena. Hoje em dia o filme surpreende por ser ultra colorido. Não apenas na direção de fotografia, mas também nas roupas dos atores. E o mais curioso de tudo é que isso é exatamente o que faziam os nobres na Idade Média. Quanto mais colorida fosse sua roupa, mas ele esbanjava sinais de poder e riqueza. Dessa maneira, por uma dessas ironias do destino, o filme que hoje pode ser encarado até mesmo como algo meio exagerado, na realidade apenas mostra como as pessoas da época se vestiam de fato. No mais a impressão que fica é a de que assistimos a um filme que é, acima de tudo, bonito de se ver.

Pablo Aluísio.

domingo, 22 de novembro de 2020

Narciso Negro

Esse filme é um grande clássico da história do cinema. A história é das mais interessantes. Uma ordem de freiras católicas envia um grupo de cinco irmãs para uma região remota, nas proximidades do Himalaia, com a missão de construir uma escola para crianças e um hospital para a população local. Numa altitude de mais de 2.800 metros acima do mar, elas tentarão estabelecer as bases de evangelização de um povo que ainda não conhece o cristianismo. As freiras são jovens e chegam numa antiga casa abandonada onde lá viviam as esposas do rei em um passado distante. É justamente nesse local que fundam um novo convento de assistência e educação para a população da região. "Narciso Negro" é um filme magnífico. Mostra bem um dos aspectos mais louváveis da igreja católica que é a evangelização em lugares remotos, situados numa verdadeira fronteira da fé cristã. Nessas regiões só existem escolas e hospitais por causa da força missionária da Igreja. No caso aqui temos cinco freiras da ordem das irmãs de Maria que vão até esse distante local para ajudar no que for possível a população local. Em termos religiosos há um templo budista também localizado nas encostas montanhosas, além de um enigmático "homem santo" que passa seus dias contemplando o horizonte em meditação. Apesar de sua profundidade espiritual nada fazem em prol do povo local. Apenas as freiras católicas se esforçam para educar e trazer assistência médica para aquelas populações. O filme mostra bem como foi complicado tentar evangelizar uma cultura tão diferente da ocidental como aquela. Nesse aspecto conseguimos entender muito bem como a Igreja Católica atuou como ponta de lança em países distantes, bem longe do mundo civilizado ocidental.

A produção é excelente, com fotografia belíssima, afinal a região do Himalaia é naturalmente linda, com suas altas montanhas com picos de neve eterna. O roteiro é extremamente bem escrito, com todas as personagens muito bem desenvolvidas. O destaque obviamente vai para Deborah Kerr que interpreta a irmã Clodagh. Apesar de jovem ela é designada como chefe da missão de evangelização, o que representará um grande desafio em sua vida religiosa. Outro destaque vai para David Farrar que interpreta um agente inglês que preserva os interesses do império britânico no local. Como único ocidental na região, ele se torna um amigo e um apoio para as freiras católicas. Essa aproximação inclusive acaba criando uma tensão sexual entre ele e as religiosas, fazendo com que o roteiro discuta ainda que sutilmente a questão do celibato dentro da Igreja católica.

"Narciso Negro" é considerado um dos melhores dramas da década de 1940, fruto é claro de seu ótimo roteiro, das atuações de excelente nível e da marcante produção. O filme até hoje chama a atenção por ter todos os elementos em perfeita harmonia. Um bom exemplo disso encontramos no clímax quando umas das freiras, esgotada pela austeridade e trabalho duro a que é submetida, tem um surto de loucura. A cena que se desenvolve ao pé do precipício, no badalar dos sinos, me fez recordar inclusive do mestre Hitchcock, por causa do ótimo clima de suspense e tensão que se desenrola nesse momento. Um primor cinematográfico. Em suma, eis aqui mais uma obra-prima que não pode faltar na coleção de nenhum cinéfilo que se preze. "Narciso Negro" é um filme que realmente merece o título de clássico da sétima arte.

Narciso Negro (Black Narcissus, Estados Unidos, Inglaterra, 1947) Estúdio: Universal Pictures / Direção: Michael Powell, Emeric Pressburger / Roteiro: Rumer Godden, Michael Powell / Elenco: Deborah Kerr, David Farrar, Flora Robson / Sinopse: Um grupo de freiras é enviada pela Igreja Católica para aturar numa ordem religiosa instalada no Himalaia, região distante, onde a população local sequer conhecer o cristianismo. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor direção de fotografia (Jack Cardiff) e melhor direção de arte (Alfred Junge). Filme premiado pelo Globo de Ouro na categoria de  melhor direção de fotografia (Jack Cardiff).

Pablo Aluísio.

Farsa Trágica

Todo cinéfilo que se preze, sabe que Vincent Price foi um dos maiores nomes dos filmes de terror na era clássica do cinema americano. Alto, elegante, geralmente emprestava sua peculiar imagem para fitas que marcaram época. Na vida pessoal era um homem muito culto, amante das artes e de fino humor. Seu bom humor inclusive pode ser conferido aqui em "Farsa Trágica" onde Vincent não se furta de rir de si mesmo. Afinal de contas saber lidar com sua imagem cinematográfica a ponto de rir dela, sem traumas ou desculpas, é o que diferencia os grande mitos dos meros narcisistas da tela. Nessa produção Vincent Price interpreta Waldo Trumbull, um agente funerário bem picareta. Ele finge enterrar as pessoas em elegantes caixões vendidos a preço de ouro para logo depois jogar os pobres falecidos na terra nua, com o objetivo de vender o mesmo caixão várias vezes para outros clientes, por anos a fio. Ele é ajudado por seu subalterno, Felix Gillie (Peter Lorre), um pobre diabo, que aguenta todas as humilhações possíveis simplesmente porque nutre uma paixão pela mulher de seu patrão. Beberrão, sem papas na língua, o personagem de Price é assumidamente um pilantra que não pensa duas vezes ao passar a perna em seus clientes.

As coisas porém andam de mal a pior. Ele tem cada vez menos enterros e sua funerária corre o risco até de ser despejada por não pagar o aluguel há um ano! Pressionado pelo proprietário do imóvel (em magistral interpretação de Basil Rathbone, o eterno interprete de Sherlock Holmes), não resta outro alternativa ao personagem de Price a não ser procurar por soluções mais radicais. Já que seu ramo é o da morte e as pessoas estão vivendo muito mais do que o esperado, ele decide então dar uma ajudinha aos velhinhos da cidade! Em situações de puro humor negro, o agente funerário começa a ele mesmo matar seus futuros "clientes". Como se pode perceber "Farsa Trágica" é uma comédia de terror das mais espirituosas e engraçadas. Vincent Price está cercado por um elenco magistral, onde vários grandes mitos dos filmes de terror da era de ouro de Hollywood estão reunidos. O grande Boris Karloff, por exemplo, está hilário como o sogro muito velho de Price. O veneno aqui é usado em cenas bem divertidas. Com esse papel ele mostra que tinha um especial talento para comédias. Sem dúvida é um dos mais divertidos filmes do gênero. Ah, e antes que me esqueça, vale a citação também do gatinho Rhubarb que consegue roubar várias cenas com sua "atuação". Enfim, não deixe de assistir a essa deliciosa e divertida comédia de humor negro no mais puro estilo britânico.

Farsa Trágica (The Comedy of Terrors, Estados Unidos, 1963) Direção: Jacques Tourneur / Roteiro: Richard Matheson / Elenco: Vincent Price, Peter Lorre, Boris Karloff, Basil Rathbone / Sinopse: Agente funerário (Price) quase falido resolve dar cabo dos velhinhos da cidade para conseguir mais "clientes" para seus serviços. O plano porém dá errado quando um deles volta da tumba para acertar suas contas com ele.

Pablo Aluísio.

sábado, 21 de novembro de 2020

Marnie - Confissões de uma Ladra

Marnie Edgar (Tippi Hedren) é uma ladra, uma mentirosa e uma vigarista. Ela sempre aplica o mesmo golpe. Arranja emprego como secretária em escritórios de renome. Após algumas semanas trabalhando, sendo ótima funcionária, ela começa a estudar a rotina do escritório. O mais importante é descobrir onde fica a senha para abrir o cofre, onde estão os dólares. Uma vez que consegue o que deseja, o furto é realizado, geralmente na calada da noite. Ela tem uma mãe doente que mora em Baltimore. Parte do dinheiro que rouba é usado para ajudá-la. Só que após tantos golpes Marnie é finalmente descoberta por Mark Rutland (Sean Connery). O mais estranho é que ele não a entrega para a polícia. Ao contrário, se apaixona por ela. E se torna seu marido em um casamento estranho, obsessivo, à beira da insanidade. Marnie se casa com receios de ir para a prisão, mas logo seus diversos problemas psicológicos começam a surgir. Ela tem pavor da cor vermelha, tem pesadelos recorrentes e não consegue conter seus impulsos para o crime. Mal o marido dá as costas ela já começa a planejar como roubar o cofre dele. Também se revela, mais uma vez, mentirosa e manipuladora. Casar com uma mulher como essa se revela acima de tudo ser algo bem perigoso.

"Marnie" é considerado um filme menor do grande mestre Alfred Hitchcock. Discordo bastante dessa opinião. Conforme o filme avança o roteiro vai explicando melhor o que acontece na mente de Marnie, seus traumas de infância, as violências que sofreu e porque odeia homens em geral. Ela sofre de um caso grave de frigidez sexual, o que torna intolerável o mero toque de um homem em seu corpo. E ela não baixa a guarda nem para seu próprio marido, uma pessoa que em última análise também é um chantagista emocional. Como todos sabemos o grande Sean Connery faleceu no último 31 de outubro, aos 90 anos. E foi justamente esse o gatilho que me levou a rever esse clássico do mestre Hitchcock. Na época em que atuou nesse filme Connery ainda era James Bond. Ele procurava por novos caminhos, para não ficar marcado com um só personagem. Claro, ele alcançou seus objetivos e está excelente nesse papel. Um sujeito elegante que tenta ajudar a mulher que ama. No começo ficamos com um pé atrás sobre essa sua paixão. Afinal Marnie se revela uma mulher criminosa e perigosa, mas ele passa por cima de tudo por esse sentimento de amor. Em suma, um filme de Hitchcock que merece ser melhor avaliado nos dias atuais. Suas nuances psicológicas, o desenvolvimento dos personagens, é algo que impressiona. O mestre do suspense realmente não brincava dem serviço.

Marnie, Confissões de uma Ladra (Marnie, Estados Unidos, 1964) Direção: Alfred Hitchcock / Roteiro:  Jay Presson Allen, baseado no romance escrito por Winston Graham / Elenco: Tippi Hedren, Sean Connery, Martin Gabel, Diane Baker, Louise Latham / Sinopse: Marnie Edgar (Tippi Hedren) é uma ladra que vive de pequenos e grandes golpes. Descoberta por Mark Rutland (Sean Connery), ela passa a ser ajudada por esse que acaba se tornando seu marido. Filme indicado pelo Cahiers du Cinéma como melhor filme do ano.

Pablo Aluísio. 

Sahara

Temos aqui um clássico dos filmes de guerra, estrelado pelo astro da época em Hollywood, o ator Humphrey Bogart. A história do filme se passa durante a II Grande Guerra Mundial. Um tanque das forças armadas americanas sob o comando do Sargento Joe Gunn (Humphrey Bogart) acaba perdido no meio das areias do deserto do norte da África. Cercados por tropas alemãs por todos os lados, Gunn e seus homens tentam desesperadamente encontrar algum poço com água na região pois suas reservas estão quase no final. No caminho acabam fazendo dois prisioneiros, um soldado italiano e um oficial alemão, que se recusam a colaborar com seus inimigos americanos. A despeito de ter sido feito durante o esforço de guerra dos Estados Unidos, ainda no meio dos acontecimentos, em plena II Guerra Mundial, e ter como principal objetivo levantar a moral das tropas aliadas, "Sahara" é um belo retrato dos militares que lutaram nas areias escaldantes do deserto africano. O sargento interpretado por Bogart é um exemplo disso. Eles encontram um soldado italiano no meio do deserto. Como havia escassez de água e comida, levar o inimigo não seria uma boa ideia. Deixá-lo no Sahara também não, pois o condenaria à morte certa. Por uma questão de humanidade decide então salvar a vida do soldado, mesmo sendo seu inimigo. É o bom mocismo das tropas americanas colocada em primeiro plano no roteiro, uma forma de deixar claro que aqueles homens estavam lutando pelos verdadeiros ideais, pelo lado certo do conflito.

Outro aspecto interessante em "Sahara" é a linha dramática que o filme explora. Após procurar por um poço de água no meio daquele inferno de areias sem fim, os soldados americanos descobrem um que está praticamente vazio, apenas no fundo encontram uma gruta que pinga algumas gotas de água para finalmente matarem sua sede. O local assim passa a ser disputado de forma violenta por americanos e alemães que também sofrem com o clima hostil da região. O personagem de Bogart mesmo sabendo que há pouca água no poço, resolve transformar o local numa moeda de troca com as tropas de soldados alemães que estão em maior número, mas sedentos de sede. O que se desenrola a partir daí é umas melhores coisas do filme, pois os americanos, como se estivessem num jogo de poker, começam a blefar com os oficiais alemães, prometendo água (que na realidade não possuem em abundância) em troca da rendição das tropas do III Reich. Um brilhante jogo de tensão psicológica então se impõe entre os inimigos, revelando um roteiro muito bem escrito, acima da média, para um filme da época. Assim deixo a dica para quem gosta de filmes sobre a II Guerra Mundial. "Sahara" mostra que acima das ideologias e das doutrinas políticas, existe apenas a luta pela sobrevivência do homem contra as forças da natureza ao qual ele não tem o menor controle.

Sahara - Em Busca da Sobrevivência (Sahara, Estados Unidos, 1943) Estúdio: Columbia Pictures / Direção: Zoltan Korda / Roteiro: John Howard Lawson, Zoltan Korda / Elenco: Humphrey Bogart, Bruce Bennett, J. Carrol Naish / Sinopse: Um tanque do exército americano se perde nas areias do deserto do norte da África, durante a II Guerra Mundial. Eles fazem prisioneiros entre os inimigos e procuram por água de forma desesperada, pois estão sem ela para conseguir sobreviver naquele inferno quente e seco. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante (J. Carrol Naish), melhor direção de fotogtafia (Rudolph Maté) e melhor som (John P. Livadary).  

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Paris Está em Chamas?

Clássico dos filmes de guerra. A frase "Paris Está em Chamas?" é atribuída ao ditador nazista Adolf Hitler. Ele havia ordenado aos generais alemães em Paris para que queimassem toda a cidade, não deixassem nenhum monumento em pé, que a destruição fosse total. Isso aconteceu no período final da guerra, quando a Alemanha nazista já estava sendo derrotada em praticamente todos os campos de batalha da Europa. Como vingança Hitler queria a destruição completa da capital francesa. Um ato final de loucura de um dos mais infames ditadores da história moderna. O roteiro porém faz um amplo painel do que aconteceu antes que Hitler desse essa ordem insana. Quando o filme começa, vemos os bastidores da dominação nazista em Paris. Descontente com os rumos da administração alemã na cidade de Paris, naquele momento ocupada pelos nazistas, o ditador Adolf Hitler resolve mudar o comandante da capital da França. Envia para lá um general linha dura com expressas ordens de destruir a cidade antes dela ser invadida por forças aliadas. Vendo a aproximação de tropas americanas na região, os moradores de Paris então intensificam os ataques contra os soldados alemães na cidade. A resistência francesa ganha cada vez mais apoio da população em geral, todos esperando ansiosamente pela tão sonhada libertação de Paris.

Essa é uma produção francesa, com elenco cheio de estrelas francesas e americanas, que procura narrar os eventos que antecederam a libertação da cidade de Paris pelas tropas aliadas. Hitler queria que a cidade fosse incendiada antes que os americanos tomassem posse dela, um ato absurdo e lunático que levaria a perder centenas de anos de história, arte, cultura e arquitetura. O ditador alemão não queria ver nada de pé caso os alemães perdessem o controle da principal cidade francesa. O título do filme, "Paris Está em Chamas?", reflete bem isso, pois essa foi uma pergunta feita por telefone por um alto oficial alemão ao comandante do eixo na capital após os americanos entrarem na cidade, triunfantes.

É um filme bastante longo, com quase quatro horas de duração, que procura mostrar todos os personagens envolvidos na invasão de Paris. Isso talvez canse alguns espectadores pois o roteiro, apesar de obviamente ter uma linha narrativa principal, procura contar muitas histórias paralelas ao mesmo tempo. Isso porém não atrapalha o resultado final. Os atores americanos do elenco surgem em pequenas participações interpretando generais e oficiais das forças aliadas que foram decisivos na expulsão dos alemães da cidade. Em termos de produção, nada a criticar. Filmado nas próprias ruas de Paris, com uso inclusive de cenas reais captadas no calor da luta, o filme é realmente um ótimo retrato daquele momento decisivo na história da França e da Segunda Guerra Mundial. Um excelente programa para quem estiver em busca de conhecimento sobre aqueles eventos históricos tão importantes.

Paris Está em Chamas? (Paris brûle-t-il?, França, 1966) Estúdio: Marianne Productions, Transcontinental Films / Direção: René Clément / Roteiro: Larry Collins, Dominique Lapierre / Elenco: Jean-Paul Belmondo, Alain Delon, Kirk Douglas, Glenn Ford, Charles Boyer, Leslie Caron / Sinopse: Filme histórico, mostrando os momentos que antecederam a invasão dos aliados (Estados Unidos, Inglaterra e demais países ocidentais) em Paris. A cidade estava completamente dominada pelos nazistas e demais forças do Eixo. A queda de Paris iria se tornar um dos eventos mais simbólicos da derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor direção de fotografia (Marcel Grignon) e melhor direção de arte (Willy Holt, Marc Frédérix). Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor trilha sonora incidental (Maurice Jarre).

Pablo Aluísio.

Corvetas em Ação

Título no Brasil: Corvetas em Ação
Título Original: Corvette K-225
Ano de Produção: 1943
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Richard Rosson, Howard Hawks
Roteiro: John Rhodes Sturdy
Elenco: Randolph Scott, James Brown, Ella Raines, Barry Fitzgerald, Andy Devine, Fuzzy Knight

Sinopse:
O comandante 'Mac' MacClain (Randolph Scott) perde uma de suas embarcações após o ataque de um submarino alemão. Muitos de seus homens são mortos mas ele sobrevive. De volta à terra ele aguarda o comando de seus superiores para assumir outro navio de guerra. Nesse meio tempo acaba conhecendo a bela Joyce Cartwright (Ella Raines), irmã de um de seus oficiais mortos em batalha. Seu breve romance porém logo tem que ser interrompido pois o oficial é designado para assumir o comando de um nova corveta, a Donnacona. Ao conhecer sua nova tripulação acaba tendo uma surpresa e tanto pois outro irmão de Joyce se encontra novamente em sua equipe, um jovem rapaz recém saído da academia militar!

Comentários:
Durante a Segunda Grande Guerra vários filmes foram feitos visando ajudar no esforço de guerra. Essas produções tinham duas características básicas: um tom bem patriótico, visando aumentar o moral das tropas americanas no exterior e roteiros mais simples que tinham como objetivo valorizar o militar que estivesse lutando no front da guerra. Os filmes inclusive eram passados para as tropas para elevar seu senso de honra e patriotismo. "Corvetas em Ação" segue por essa linha. Ele foi realizado em plena guerra, com a ajuda das forças armadas americanas, no caso aqui da Marinha. O ator Randolph Scott, especializado em faroestes, deixou o coldre e a espora de lado para vestir um elegante uniforme de gala da forças navais. Seu personagem, o comandante MacClain, é o símbolo máximo da honradez do marinheiro dos Estados Unidos. Íntegro, honesto e confiável, ele passava a mensagem subliminar para os soldados de que seus oficiais estavam acima do bem e do mal. Homens a quem se deveria obedecer sem medo ou receio. Esse bom filme de guerra foi dirigido pelo talentoso cineasta Howard Hawks, sempre valorizando eletrizantes cenas de combate ao lado de doces momentos de galanteio de Scott para com a bonita Ella Raines. Sua fórmula como sempre era muito bem executada e funcionava muito bem, como vemos aqui. Em suma, um bom entretenimento até hoje, mesmo sendo bem ufanista e idealizada.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Al Capone

Filme clássico que conta a história de Al Capone, o mais famoso criminoso da grande era dos gangsters. Seu "reinado" se deu justamente durante os tempos da lei seca. E o roteiro é muito interessante. Na trama encontramos as origens de sua subida ao topo do mundo do crime. Após passar vários anos como capanga do mafioso Johnny Torrio, o gangster Al Capone (Rod Steiger) decide assumir ele próprio os rumos de seu "negócio". Forma um grupo de criminosos leais a ele e começa uma série de mortes, eliminando todos aqueles que não aceitam sua liderança. Depois começa a corromper políticos e autoridades policiais, para que garantam passe livre para suas atividades ilegais. Com a lei seca, consegue fazer fortuna ao comercializar bebidas aos principais bares clandestinos de Chicago. Investindo também em prostituição e jogos, Capone logo se torna um homem rico e poderoso. Tudo parecia caminhar muito bem para ele até o massacre de St. Valentine's Day que acaba chocando a população da cidade pela brutalidade e violência envolvidas na chacina. A partir daí sua queda se torna inevitável.

Esse clássico do cinema é mais uma produção que foca suas lentes para a vida do mais famoso gangster de todos os tempos, Alphonse Gabriel "Al" Capone (1899 - 1947). O roteiro tem uma interessante visão sobre o criminoso, mostrando seus dias de glória ao mesmo tempo que o mostra senil e corroído pelas sífilis em seus últimos anos. Rod Steiger brilha na composição de seu personagem. Ele não era apenas parecido fisicamente com Capone, mas também adotou todos os trejeitos do famoso bandido. Como era um grande ator leva o filme todo praticamente nas costas já que a produtora Allied Artists Pictures não tinha recursos para bancar uma grande produção.

A parte mais interessante vem da subida de Capone dentro da hierarquia da máfia de Chicago. Sujeito de origem humilde, com pouco estudo, rude e violento, ele se mostra muito astuto ao entender a verdadeira natureza humana a ser corrompida. Assim em sua escalada, Capone dava duas opções aos que cruzavam seu caminho: ou se corrompiam junto a ele através de subornos e corrupções ou então viravam alvos de sua quadrilha. Embora não seja historicamente tão preciso, o roteiro mostra algo bem vital na subida de Capone ao poder, o uso de políticos corruptos em prol de seus interesses. O criminoso inclusive elegeu em seu auge vários prefeitos de Chicago que depois que chegavam ao cargo tinham que garantir caminho livre para as atividades de seu bando. Assim fica a recomendação desse muito bom filme. "Al Capone" mostra muito bem a subida de um criminoso a uma posição jamais imaginada por um sujeito como ele antes. Talvez por isso seja lembrado até hoje.

Al Capone (Al Capone,  Estados Unidos, 1959) Estúdio: Allied Artists Pictures / Direção: Richard Wilson / Roteiro: Malvin Wald, Henry F. Greenberg / Elenco: Rod Steiger, Martin Balsam, Fay Spain / Sinopse: O filme conta a biografia do famoso criminoso Al Capone. Após subir dentro da hierarquia do mundo do crime ele começa um amplo jogo de poder e dominação, corrompendo políticos e policiais da cidade de Chicago.

Pablo Aluísio.

Para Além das Montanhas

Título no Brasil: Para Além das Montanhas
Título Original: The Desperate Ones
Ano de Produção: 1967
País: Estados Unidos, Espanha
Estúdio: David Films, Pro Artis Ibérica S.A.
Direção: Alexander Ramati
Roteiro: Alexander Ramati
Elenco: Maximilian Schell, Irene Papas, Raf Vallone, Theodore Bikel, Maria Perschy, Fernando Rey

Sinopse:
Em 1941 dois irmãos poloneses são capturados por tropas soviéticas e enviados para uma prisão russa na Sibéria. Em um típico gulag do regime Stalinista os prisioneiros são tratados da pior maneira possível, em uma situação que muito se aproxima dos campos de concentração nazistas. Transferidos várias vezes durante anos eles conseguem escapar da prisão mas para conseguirem ganhar a liberdade de uma vez por todas terão que sobreviver nas duras condições das montanhas geladas da fronteira com o Afeganistão.

Comentários:
Recentemente tivemos a trista notícia da morte do grande ator austríaco Maximilian Schell (1930 - 2014). Sem dúvida uma grande perda para o mundo do cinema mundial. Intérprete elegante, sofisticado, que sabia incorporar um oficial alemão nazista como ninguém, aqui ele surge em um papel bem diferenciado de sua carreira, pois ao invés de dar vida a oficiais carrascos nazistas da Segunda Guerra, ele interpreta uma vítima daquele conflito insano que varreu a Europa e o mundo. No papel do prisioneiro Marek ele apresenta um de seus personagens mais viscerais. O roteiro também inova pois deixa um pouco as atrocidades cometidas pelas tropas de Hitler de lado para mostrar a brutalidade de outra ditadura feroz da época, a de Josef Stalin no comando da extinta União Soviética. As prisões eram verdadeiros campos de concentração onde milhares de pessoas morriam de fome e frio, além de assassinatos em massa cometidos em torno de uma ideologia que pregava a igualdade mas que na realidade só servia para destruir os inimigos do regime de forma sumária. O texto se propõe a servir de denúncia contra os absurdos do comunismo sob a tirania de Stalin e os limites que um homem pode alcançar para tentar alcançar sua liberdade definitiva. Cenas fortes e realistas que causaram espanto na época. Vale certamente a recomendação nessa semana em que perdemos o grande Maximilian Schell!

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A Ponte de Waterloo

Clássico do cinema com a inesquecível atriz Vivien Leigh. A história se passa durante a segunda guerra mundial quando um oficial inglês, interpretado pelo ator Robert Taylor, relembra quando era apenas um jovem soldado durante a Primeira Guerra Mundial. Naquela época conhecera uma jovem garota, que sonhava um dia se tornar uma grande bailarina. Seus sonhos porém acabam com a explosão da guerra que varreria toda a Europa. Ela se chamava Myra (Vivien Leigh). Tentando sobreviver nas ruas de Londres, abalada pela morte de seu grande amor nos campos de batalha e precisando sobreviver de todas as formas, ela acaba tendo que abrir mão de tudo, inclusive de sua dignidade pessoal. Poucos sabem, mas a estrela Vivien Leigh (1913 - 1967) participou de poucos filmes ao longo de sua carreira. Foram apenas 20 produções entre 1935 e 1965. A atriz inglesa não se dava muito bem com o sistema industrial de fazer cinema em Hollywood e por causa de sua saúde ficava longos anos sem realizar nenhum filme. Também era extremamente seletiva na escolha dos roteiros de que iria participar. Depois de "E O Vento Levou" de 1939 choveram ofertas dos principais estúdios de Hollywood, mas Leigh sabiamente rejeitou a grande maioria deles.

Esse "A Ponte de Waterloo" foi lançado logo após "Três Semanas de Loucura" que sucedeu a "E O Vento Levou". Ao contrário do anterior, que apostava em um texto mais leve e até bem humorado, "Waterloo Bridge" era um dramalhão daqueles bem trágicos, com história bem pesada, mostrando os dramas de uma jovem garota (Leigh), cheia de sonhos e planos a realizar na vida, mas que tinha de desistir de todos eles para lutar pela sobrevivência. O cenário não poderia ser pior, a Europa durante a sangrenta Primeira Guerra Mundial. As cidades destruídas, com a população civil passando por necessidades básicas.

A fome, por exemplo, se tornara uma companheira constante. Vivien Leigh se entrega completamente ao personagem, dando o melhor de si, como sempre aliás. Talvez seu maior problema tenha sido o fato de dividir o filme com Robert Taylor que era apenas um galã sem muito talento dramático. O desnível deles se torna muito evidente ao longo do filme, com Leigh empenhada e muito talentosa e Taylor cheio de poses e olhares canastrões (chega a ser risível sua canastrice em cena!). Talvez por isso o filme não tenha tido a repercussão merecida. De qualquer maneira vale apenas pelo talento da eterna Vivien Leigh, um dos maiores talentos da história do cinema americano em sua fase mais clássica.

A Ponte de Waterloo (Waterloo Bridge, Estados Unidos, 1940) Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) / Direção: Mervyn LeRoy / Roteiro: S.N. Behrman, Hans Rameau / Elenco: Vivien Leigh, Robert Taylor, Lucile Watson / Sinopse: Durante a Guerra Mundial, um casal tenta concretizar seu amor em mundo destruído pelo maior conflito armada de toda a história. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor direção de fotografia (Joseph Ruttenberg) e melhor música (Herbert Stothart).

Pablo Aluísio.

A Pequena Órfã

Título no Brasil: A Pequena Órfã
Título Original: Curly Top
Ano de Produção: 1935
País: Estados Unidos
Estúdio: Fox Film Corporation
Direção: Irving Cummings
Roteiro: Patterson McNutt, Arthur J. Beckhard
Elenco: Shirley Temple, John Boles, Rochelle Hudson, Jane Darwell, Rafaela Ottiano, Esther Dale

Sinopse:
Edward Morgan (John Boles) é um milionário excêntrico que casualmente acaba conhecendo a pequena orfã de cabelos encaracolados Elizabeth Blair (Shirley Temple). Ela é encantadora. Mesmo com a má sorte em seu destino, orfã e abandonada, ela mantém uma alegria de viver que encanta a todos ao seu redor. Morgan então decide adotar a criança e sua irmã menor, mas encontra muitas barreiras burocráticas. Assim acaba tendo uma ideia, assumindo uma outra identidade, a de "Mr Jones", algo que criará divertidas confusões.

Comentários:
Shirley Temple era apenas uma criança quando fez esse filme. E ela conseguiu se tornar uma das cinco maiores bilheterias daquele ano. Durante a grande depressão a garotinha virou motivo de alegria para o povo americano que naquela crise não tinha muitos motivos para se alegrar. A única saída para ter alguns momentos de paz e alegria era o cinema mais próximo. E era lá que o americano médio, massacrado pela grave crise que assolava o país, conseguia sorrir mais uma vez. Shirley Temple representava justamente isso, a esperança de um futuro melhor. Aquela menina era naquele momento a representação de tudo o que a América tinha de melhor para oferecer ao seu povo. Otimismo e esperança por um futuro melhor. Não foi à toa que o presidente Franklin Delano Roosevelt disse a famosa frase: "Enquanto tivermos Shirley Temple estaremos bem!". O líder americano queria dizer que enquanto houvesse esperança em um mundo melhor, a nação continuaria a seguir em frente, olhando para frente, confiando nas novas gerações. Agora, colocando tudo isso um pouco de lado, vamos ressaltar o lado mais mais importante desse filme. Shirley Temple era muito talentosa! Duvida disso? Assista a esse "A Pequena Órfã". O que podemos dizer? A pequena era realmente maravilhosa. Temple tinha apenas sete anos quando fez esse simpático filme. Mesmo com tão pouca idade ela não brincou em serviço, pois dançou, cantou e atuou como gente grande! Era algo que Hollywood não tinha visto até aquele momento. Shirley Temple foi sem dúvida a maior atriz mirim de todos os tempos, ao ponto da Academia ter lhe dado um Oscar especial por seu incrível talento.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Lady Hamilton

Depois do grande sucesso de "E O Vento Levou" a atriz Vivien Leigh decidiu deixar Hollywood para trás. Estava cansada dos grandes estúdios, dos produtores, dos executivos americanos. Ela via a atuação de uma outra maneira, como grande arte. Não apenas como algo para se fazer grandes fortunas, em filmes comerciais produzidos em ritmo industrial. Assim ela voltou para sua terra natal, a Inglaterra. Ao lado de Laurence Olivier, seu marido e grande nome do teatro e cinema britânicos, ela começou a procurar por um roteiro realmente artístico para voltar ao cinema. Acabou encontrando em "Lady Hamilton". Esse filme se tornaria a primeira adaptação para o cinema do romance histórico "Fire Over England" escrito por AEW Mason.

A história era bem evocativa de um passado glorioso do império britânico. Sir William Hamilton (Alan Mowbray), um viúvo de meia idade, se torna o embaixador britânico na corte de Nápoles. Emma (Vivien Leigh) é uma jovem inglesa que em visita a sua mãe acaba conhecendo Lord Hamilton. Não demora muito e eles começam um romance. A paixão é compartilhada e em poucos meses eles decidem se casar. Apesar da diferença de idade, o casamento vai bem até Emma, agora Lady Hamilton, conhecer o jovem e destemido Lord Nelson (Laurence Olivier), um militar condecorado, considerado um verdadeiro herói para os britânicos. Apesar da rígida moralidade da sociedade inglesa de sua época, Emma não consegue se controlar e acaba tendo um ardente romance com Nelson, gerando um escândalo na sociedade Londrina.

Essa produção, cujo enredo foi baseado em fatos históricos reais, tem muita classe e sofisticação. Fica claro, desde os primeiros momentos, que os britânicos queriam mostrar aos americanos toda a superioridade de seu nível cultural, sempre mais refinado e elevado. O filme apresenta uma produção pomposa, com figurinos luxuosos e cenários ricamente decorados. Laurence Olivier surge com um tapa-olho na maioria das cenas e Vivien Leigh desfila uma infinidade de vestidos elegantes a cada momento. Aliás o figurino do filme, considerado deslumbrante na época, foi um dos destaques. As roupas foram todas assinadas pela figurinista inglesa Marjorie Best.

A direção de fotografia de Rudolph Maté também foi um dos destaques do filme, sendo indicada pela academia ao Oscar, Um filme bonito de se ver, com direção de arte caprichada, foi considerada naquele ano como uma das produções mais bem realizadas em sua reconstituição de época. Os produtores esperavam por uma indicação de Vivien Leigh ao Oscar, mas ela não veio. Na época se dizia que a comunidade do cinema em Holywood havia ficado ofendida pelo fato de que a atriz inglesa havia voltado para Inglaterra, dando as costas para o cinema americano. Havia uma dose de rancor em sua "não indicação". Apesar de tudo isso, o filme ainda hoje é considerado um dos melhores momentos da carreira de Vivien Leigh. Um filme histórico que tem drama, romance e até mesmo uma pitada de tragédia para emocionar os mais sentimentais.

Lady Hamilton, a Divina Dama (That Hamilton Woman, Inglaterra, 1941) Estúdio: Alexander Korda Films, London Film Productions / Direção: Alexander Korda / Roteiro: Walter Reisch, R.C. Sherriff / Elenco: Vivien Leigh, Laurence Olivier, Alan Mowbray / Sinopse: O filme "Lady Hamilton, a Divina Dama" conta a história real, baseada em fatos históricos, do romance de uma dama da alta sociedade inglesa com um famoso almirante da marinha de seu país. A paixão entre ambos causou grande escândalo, porque ela era uma mulher casada. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor direção de arte (Vincent Korda e Julia Heron). melhores efeitos especiais (Lawrence W. Butler, William A. Wilmarth) e melhor direção de fotografia (Rudolph Maté). Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor som (Jack Whitney).

Pablo Aluísio.

Ouro para os Imperadores

Título no Brasil: Ouro para os Imperadores
Título Original: Oro per i Cesari
Ano de Produção: 1963
País: Itália, França
Estúdio: Adelphia Compagnia Cinematografica
Direção: André De Toth, Sabatino Ciuffini, Riccardo Freda
Roteiro: Arnold Perl, baseado na obra de Florence A. Seward
Elenco: Jeffrey Hunter, Mylène Demongeot, Ron Randell, Massimo Girotti, Giulio Bosetti, Ettore Manni

Sinopse:
Lacer (Jeffrey Hunter) é um escravo na Roma Antiga que com grande talento para construções (exercendo o que hoje em dia seria uma função de arquiteto) acaba ganhando a confiança de seu senhor, o governador da província da Gália. Em vista disso é enviado para uma perigosa missão de reconhecimento em terras ocupadas por bárbaros celtas. Ele deverá ir até lá para descobrir se os rumores de que a região é rica em ouro são verdadeiros ou não.

Comentários:
Nos anos 1960 o cinema italiano viveu sua fase de ouro em termos de popularidade. Os filmes eram campeões de bilheteria e o êxito comercial dessas películas ajudou na criação de uma verdadeira indústria de cinema italiano. Isso acabou abrindo as portas inclusive para a contratação de atores americanos, como foi o caso de Jeffrey Hunter que foi até a Europa para estrelar esse épico ao estilo “Espadas & Sandálias”. O roteiro investe mesmo nas lutas e na aventura, com pequenas pitadas de romance envolvendo o galã americano. A produção é surpreendentemente boa, a ponto de pensarmos se tratar de um filme feito nos Estados Unidos. A única diferença mais perceptível vem no roteiro pois ele foi escrito claramente visando atender a um tipo de público mais popularesco, como os que lotavam as matinês em cinemas populares - algo que também se repetia no Brasil. Assim não faltam lutas de espadas, gladiadores musculosos e muitas cenas espetaculares de ação. De certa forma pode ser considerado até mesmo uma releitura ou uma tentativa de realizar um "Spartacus" Made in Italy. Mesmo assim diverte ainda hoje. Para quem gosta de épicos passados na Roma Antiga é certamente uma boa pedida.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

O Indomado

Clássico do cinema estrelado pelo ator Paul Newman, aqui em grande forma, em uma de suas melhores atuações na década de 1960. Sob direção de Martin Ritt, que tinha o talento de deixar o ator bem à vontade durante as filmagens, além de ser seu amigo pessoal, o resultado do ponto de vista cinematográfico não poderia ser melhor. O protagonista, o personagem principal do filme, se chama Hud Bannon. Interpretado de forma brilhante por Paul Newman, ele é o filho rebelde de um respeitável fazendeiro, que vive permanentemente em conflito com seu idoso pai. O conservadorismo do velho se choca o tempo todo com o modo de agir do filho, que parece querer mesmo abalar todas as estruturas do patriarca ao velho estilo. Quando o filme chegou aos cinemas houve muitas comparações entre esse personagem de Paul Newman e os rebeldes do passado que tinham sido interpretados por Marlon Brando e James Dean. 

Porém as semelhanças são apenas aparentes. James Dean interpretava jovens perdidos, com problemas psicológicos. Marlon Brando interpretava rebeldes mais perigosos, como em "O Selvagem", mas que ainda mantinham uma certa bondade embaixo de suas roupas de couro. Já o rebelde de Paul Newman nesse filme é acima de tudo um sujeito bem egoísta, rude e que não serve para nada além de infernizar a vida do pai. Ao lado de uma elenco de apoio ótimo, Paul Newman criou um dos personagens mais sem ética pessoal de sua carreira.

O roteiro desse filme também surpreende por trazer para as telas um oeste bem diferente dos filmes clássicos de western. Aqui não há mais aquele clima bravio, de grandes homens do passado. O personagem de Paul Newman vive em uma fazenda, mas não está nem aí para cavalos e tradição. Ao invés disso ele aterroriza a vizinhança em um Cadillac novinho em folha. E como mais importante, explora o choque de gerações que acontecia naquele período histórico, onde os mais jovens não estavam mais preocupados com os valores dos mais velhos. O que era importante no passado, passou a ser visto como algo careta, praticamente uma piada, pelos mais jovens. A mudança de gerações realmente nunca foi algo fácil e na década de 1960 as diferenças eram ainda mais reforçadas.

O Indomado (Hud, Estados Unidos, 1963) Estúdio: Paramount Pictures / Direção: Martin Ritt / Roteiro: Irvine Ravetch, Harriet Frank / Elenco: Paul Newman, Melvyn Douglas, Patricia Neal, Brandon de Wilde / Sinopse: Em uma fazenda no interior dos Estados Unidos, pai e filho vivem em pé de guerra. O jovem é rebelde e não está nem aí para os valores de seu velho pai. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator (Paul Newman), e melhor direção (Martin Ritt). Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor atriz (Patricia Neal), melhor ator coadjuvante (Melvyn Douglas) e melhor direção de fotografia em preto-e-branco (James Wong Howe). Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme - Drama.

Pablo Aluísio.

A Longa Viagem de Volta

Tem coisa melhor, em termos de cinema, do que um bom filme clássico dirigido pelo mestre John Ford e estrelado pelo ator John Wayne? Não, não tem. Antes de tudo é bom salientar que esse, apesar dos nomes envolvidos, não é um western, um faroeste. Esse tipo de engano seria até bem comum, afinal quando se ouve falar em John Ford e John Wayne trabalhando juntos em um filme, logo se pensa nos clássicos filmes de western em que eles brilharam no céu de Hollywood em seus anos de ouro. Mas não, essa é uma produção diferenciada, até porque eles não queriam também ficar presos em apenas um gênero cinematográfica. A versatilidade também era um objetivo a se alcançar. A história é bem interessante. "The Long Voyage Home" traz o cotidiano do cargueiro Glencairn. Nele convive uma tripulação que entende que todos precisam de todos, onde a camaradagem e a amizade não são apenas uma questão de escolha, mas de necessidade vital se quiserem continuar vivos pelas longas viagens que fazem pelos mares. A união é a força e também uma questão de sobrevivência. E lá que trabalha o velho lobo do mar Olsen (John Wayne), um sujeito durão, mas também justo e íntegro, dono de um enorme coração. Ele é um marinheiro típico, trabalhador, mas igualmente apaixonado pelas coisas boas da vida, como a paixão por uma bela mulher em cada porto que chega.

Uma das surpresas que o cinéfilo vai encontrar nesse filme é seu estilo mesclado, pois se inicialmente o filme se propõe a ter sua carga dramática, também há muitos elementos de aventura, afinal John Ford tinha talento para praticamente todos os gêneros cinematográficos. Também é um filme bonito de se assistir com cenas belíssimas da natureza, captadas com capricho pelas lentes do mestre do cinema. Ele conseguiu trazer para o filme momentos perfeitos para a tela do cinema usando apenas de recursos naturais, como uma tensa neblina, que inclusive, em certos momentos, faz o espectador relembrar dos melhores momentos do cinema noir. O ator John Wayne por essa época (estou me referindo ao começo da década de 1940) estava prestes a se tornar o ator mais popular do mundo. Nesse filme ele está em sua caracterização habitual, a do homem durão, pura honestidade. Ao invés do cowboy cavalgando no deserto, ele aqui dá vida a um marinheiro da velha escola. Ficou muito bem no papel, não podia ser diferente. A novidade veio da complexidade que o roteiro procurou trazer para seu personagem. Por essa razão ele teve que se esforçar um pouco mais, porque suas cenas traziam uma carga dramática mais forte do que seus costumeiros filmes de faroeste.

O bom humor também está presente, como aliás era bem habitual nos filmes de John Ford. Mas não pense que o filme se resume a isso. Há também toda uma atmosfera de melancolia e solidão que permeia a vida dos marinheiros. Esse clima do filme até hoje impressiona a quem o assiste.  Para falar a verdade o espectador se sente bem no meio das longas travessias escuras mar adentro que o filme mostra. Uma aula de cinema do mestre John Ford. Espetacularmente subestimado, o filme é extremamente recomendado aos fãs da sétima arte em geral, em especial para quem procura um filme clássico focado na vida de marinheiros em alto mar.

A Longa Viagem de Volta (The Long Voyage Home, Estados Unidos, 1940) Estúdio: Argosy Pictures, Walter Wanger Productions / Direção: John Ford / Roteiro: Eugene O'Neill, Dudley Nichols / Elenco: John Wayne, Thomas Mitchell, Ian Hunter / Sinopse: O filme "A Longa Viagem de Volta" conta a história de um grupo de marinheiros que trabalham em um velho cargueiro que faz longas viagens pelo mar, em especial da Inglaterra até os Estados Unidos. Entre eles está o velho lobo do mar Olsen (John Wayne) que tanto deseja a fortuna como a sorte no amor.  Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor roteiro (Dudley Nichols), melhor direção de fotografia (Gregg Toland), melhor edição (Sherman Todd), melhores efeitos especiais (R.T. Layton, Ray Binger) e melhor trilha sonora (Richard Hageman).

Pablo Aluísio.

domingo, 15 de novembro de 2020

O Homem que Matou Dom Quixote

Título no Brasil: O Homem que Matou Dom Quixote
Título Original: The Man Who Killed Don Quixote
Ano de Produção: 2018
País: Espanha, Portugal, França
Estúdio: Alacran Pictures,
Direção: Terry Gilliam
Roteiro: Terry Gilliam, Tony Grisoni
Elenco: Adam Driver, Jonathan Pryce, Joana Ribeiro, Hovik Keuchkerian, Jordi Mollà, José Luis Ferrer

Sinopse:

Cineasta em crise, não consegue encontrar novas ideias para seu novo filme sobre Dom Quixote. Ele então decide voltar para a pequena vila onde rodou um filme de conclusão de curso, quando ainda era bem jovem. E lá reencontra pessoas que atuaram em seu primeiro filme, inclusive um velho sapateiro que agora acredita ser o verdadeiro Dom Quixote. Filme premiado no Goya Awards.

Comentários:
A assinatura visual de Terry Gilliam fica clara desde a primeira cena. Esse é um daqueles diretores que imprimem sua identidade em cada fotograma de seus filmes. Nessa produção ele aceitou um convite para ir trabalhar na Europa. A intenção era realizar um filme que fosse uma homenagem ao famoso livro Dom Quixote. Escrito por Miguel de Cervantes e publicado pela primeira vez em 1605, essa é sem dúvida uma das obras literárias mais influentes da história. O resultado porém não passou nem perto de fazer jus a esse grande legado cultural. Em muitas ocasiões o roteiro derrapa completamente, virando uma comédia bem sem graça. O que salva esse filme do abismo é a atuação do ator Jonathan Pryce. Ele interpreta um velho sapateiro louco que passa a acreditar que é o verdadeiro Dom Quixote. Se o diretor tivesse optado apenas por esse lirismo ao invés de ficar jogando fichas em um humor pouco eficiente, aí sim teríamos um belo filme. Do jeito que ficou, é apenas de mediano para fraco. Uma pena.

Pablo Aluísio.

Hotel Ruanda

Título no Brasil: Hotel Ruanda
Título Original: Hotel Rwanda
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: United Artists
Direção: Terry George
Roteiro: Keir Pearson, Terry George
Elenco: Don Cheadle, Nick Nolte, Joaquin Phoenix, Sophie Okonedo, Fana Mokoena, Hakeem Kae-Kazim

Sinopse:
Com roteiro baseado em fatos reais, o filme "Hotel Ruanda" conta a história de Paul Rusesabagina (Don Cheadle), o gerente de um hotel na capital de Ruanda, uma país africano. Quando a guerra civil começa e um verdadeiro genocídio se alastra pelas ruas de sua cidade, ele tenta de todas as formas manter a salvo sua família, os empregados e os hóspedes no hotel onde trabalha.  Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator (Don Cheadle), melhor atriz coadjuvante (Sophie Okonedo) e melhor roteiro original.

Comentários:
Houve um genocídio em Ruanda. Naquela nação africana havia basicamente duas etnias, os Hutus e os Tutsis. Uma odiava a outra. Quando o presidente foi assassinado, uma grande explosão de insanidade e violência explodiu por todo o país. Os Hutus começaram uma limpeza étnica, matando a facões os membros da etnia Tutsi. Um crime contra a humanidade. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas foram mortas. Esse filme mostra tudo sob  a ótica de um gerente de hotel que tenta sobreviver no meio daquele banho de sangue. A sua situação é bem delicada, porque embora ele seja um Hutu, é casado com uma Tustsi. Além da história ser muito relevante do ponto de vista histórico, esse filme ainda apresenta um ótimo elenco de apoio, com destaque para Nick Nolte como um coronal da ONU, que tenta proteger os estrangeiros hospedados naquele hotel e Joaquin Phoenix como um jornalista, um correspondente de guerra, que consegue filmar as pessoas sendo mortas no meio da rua. Quando a civilidade acaba, começa a reinar a barbárie. E tudo isso, claro, sem deixar de destacar o ótimo trabalho do ator Don Cheadle. Enfim, um filme que também serve como um alerta. O ódio quando explode costuma destruir nações inteiras, desencadeando tudo em atos de isanidade e violência brutal.

Pablo Aluísio.

sábado, 14 de novembro de 2020

Enquanto o Lobo Não Vem

Título no Brasil: Enquanto o Lobo Não Vem
Título Original: Mientras el Lobo No Está
Ano de Produção: 2017
País: México
Estúdio: Magnifico Entertainment
Direção: Joseph Hemsani
Roteiro: Joseph Hemsani, Abe Rosenberg
Elenco: Luis de La Rosa, Regina Reynoso, Carla Adell, Ricardo Mestre, Mar Carrera, Lourdes Villareal

Sinopse:
A história do filme se passa em 1958. Um garoto chamado Alex é enviado para uma escola isolada, no interior. Ele tem problemas de indisciplina e desobediência. Nessa nova escola, em um regime rígido, ele terá que aprender a receber e aceitar ordens e ter disciplina. Só que algo está muito errado naquela instituição.

Comentários:
Gostei desse filme. Ele mostra esse jovem que vai parar em uma escola de regime de internato que mais parece um reformatório. O sistema é de rigidez, austeridade. Esse garoto pegou o carro de seu pai sem permissão e acabou atropelando uma garotinha de cinco anos de idade. Diante disso os pais decidem internar ele nesse tipo de escola que era bem comum na época. Só que as coisas desandam, uma vez que ele e seus novos colegas descobrem que um dos coordenadores pode estar envolvido com o desaparecimento de algumas alunas. A escola é dividida, sendo uma ala ocupada apenas por meninos e outra por meninas. A convivência entre os sexos é mínima e controlada. Mesmo assim eles aos poucos vão descobrindo os segredos daquele lugar que pode ser, em algumas situações, bem sinistro. A única crítica que teria a fazer ao filme se refere ao seu final, que achei desnecessariamente violento. Afinal quando se tem cena um grupo de personagens adolescentes (alguns ainda garotos) como aqueles, não fica muito bem esse tipo de situação. Os roteiristas deveriam ter optado por outro caminho, mais adequado.

Pablo Aluísio.

Febre da Selva

Título no Brasil: Febre da Selva
Título Original: Jungle Fever
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Spike Lee
Roteiro: Spike Lee
Elenco: Wesley Snipes, Annabella Sciorra, Samuel L. Jackson, John Turturro, Anthony Quinn, Spike Lee, Halle Berry, Ossie Davis

Sinopse:
Em Nova Iorque, durante a década de 1990, Flipper Purify (Wesley Snipes) se envolve com Angie Tucci (Annabella Sciorra). O que poderia ser um caso como tantos outros, acaba causando muitas reações negativas nos familiares e amigos do casal. A razão? Ele é negro e ela faz parte da comunidade italiana da cidade, cusando todo tipo de reações preconceituosas das pessoas próximas.

Comentários:
Nesse filme o diretor e roteirista Spike Lee voltou a tratar da questão racial nos Estados Unidos. Para demonstrar como o preconceito também pode afetar os relacionamentos pessoais, ele colocou como protagonistas de seu filme um casal, formado por um homem negro e uma mulher branca, de origem italiana. Eles se conhecem, gostam um do outro e começam a se relacionar. O problema são os amigos, parentes, vizinhos, todos querendo atrapalhar o romance, tudo causado pelo preconceito racial. Embora o tema possa parecer pesado em um primeiro momento, levando o espectador a pensar que vai ver um drama, o diretor optou por algo até bem mais leve. Há humor e ironia envolvendo as situações. Não é um filme trágico, como alguns poderiam pensar. E o mais interessante de tudo é que Spike Lee e Samuel L. Jackson, acabaram sendo premiados em Cannes naquele ano, justamente pelo trabalho que fizeram nesse filme. Quem poderia imaginar? Enfim, bom filme, tratando de um tema relevante, mas sem exagerar nas tintas dramáticas, o que no final se revelou ser uma decisão acertada do diretor.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

O Operário

Título no Brasil: O Operário
Título Original: The Machinist
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Filmax Group
Direção: Brad Anderson
Roteiro: Scott Kosar
Elenco: Christian Bale, Jennifer Jason Leigh, Michael Ironside, Aitana Sánchez-Gijón, John Sharian, Anna Massey

Sinopse:
O operário Trevor Reznik (Christian Bale) começa a ter surtos psiquiátricos. Ele vê pessoas que não existem, começa a desenvolver uma mania de perseguição, espasmos de paranoia e a ouvir vozes. Com a mente em desordem e uma grave insônia, ele começa a ver sua vida desmoronar, tanto no trabalho, como também em sua vida pessoal. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor ator (Christian Bale).

Comentários:
Christian Bale surpreendeu nesse filme. Ele perdeu muitos quilos, ficou magérrimo e praticamente desapareceu dentro de seu personagem. Sua dedicação, diria até obsessão, em emagrecer lhe valeu uma indicação ao Oscar, mas também problemas de saúde que até hoje o acompanham. Está praticamente irreconhecível na pele desse personagem, um trabalhador comum, que começa a enlouquecer. Pelo próprio tema o filme tem um clima pesado, praticamente sufocante. A fotografia é toda em tons de cinza, não surgindo cores no caminho desse sofrido homem que submerso em delírios, acaba ficando sabendo sem saber o que é fruto de sua insanidade e o que é real. O roteiro é bem escrito, mas depois de muitos anos assistindo a filmes como esse, devo dizer que matei a charada cedo demais. Fica claro que o personagem de Bale não está bem, que sofre de algum problema mental. Então quando pessoas só aparecem para ele e ninguém mais, fica meio óbvio que se trata de alucinações de sua mente. É um filme tenso, diria nada agradável, mas que como cinema surge tratando de temas relevantes. Se a questão lhe interessa de alguma maneira, não deixe de assistir.

Pablo Aluísio.

Roger e Eu

Título no Brasil: Roger e Eu
Título Original: Roger & Me
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Michael Moore
Roteiro: Michael Moore
Elenco: Michael Moore, Roger B. Smith, Rhonda Britton, James Blanchard, Pat Boone  Anita Bryant

Sinopse:
Documentário em que o diretor e roteirista  Michael Moore vai atrás do presidente da GM, o poderoso executivo Roger B. Smith. Moore quer entender como a indústria automobilística fechou centenas de fábricas nos Estados Unidos, levando milhares de empregos para o oriente, em especial para a China. Em tom de ironia mordaz ele usa o documentário para revelar a ganância dos industriais americanos.

Comentários:
Muito bom esse documentário que revela um lado cruel, que liquidou milhões de empregos nos Estados Unidos. Michael Moore viveu em Detroit, na sua era de ouro, quando as grandes empresas fabricantes de automóveis tinham suas sedes justamente nessa cidade. Então, a partir da década de 1970, fábrica por fábrica foi fechando suas portas. A indústria americana estava falida? Não, não mesmo. Os executivos apenas decidiram transferir as fábricas para o oriente, onde os trabalhadores trabalhavam pela metade (ou menos) do salário de um operário americano. Onde não existiam leis trabalhistas e onde o capitalismo era realmente selvagem, apesar da fachada de socialismo, como acontecia com a China. Michael Moore passa o documentário inteiro tentando arrancar uma entrevista do presidente da General Motors, mas isso na verdade é secundário. O que ele quer mesmo é mostrar como uma extensa parte dos Estados Unidos se tornou o "cinturão da ferrugem", onde fábricas foram fechadas, sobrando apenas galpões com materiais enferrujados. E nesse processo milhões de empregos foram pulverizados. Uma situação triste que até hoje perdura. O próprio presidente Trump disse que resolveria essa situação, mas na verdade nada vez em seu mandato. Quem acabou pulverizado pelas urnas foi ele mesmo. Enfim, assista esse documentário. Ele é muito revelador dos mecanismos que movem uma economia globalizada.

Pablo Aluísio.