Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

FBI

FBI 1.01 - Pilot
A atriz Missy Peregrym (de "Rookie Blue") está de volta numa nova série policial. Pelo título já deu para entender. Ela interpreta uma agente do FBI trabalhando em Nova Iorque. No primeiro episódio um atentado a bomba coloca abaixo um pequeno prédio de um bairro de periferia dominada por gangues rivais, a grande maioria delas formada por jovens negros sem perspectivas de vida. Algo até comum. O que não é comum é o uso de uma bomba daquela potência. A investigação vai seguindo em frente e após uma segunda explosão eles acabam achando uma ligação envolvendo um famoso líder de supremacistas brancos. Que ligação seria possível entre um grupo de ideologia nazista com gangues negras de criminosos? Improvável? O roteiro acaba dando um jeito. A cena final acontece em um fórum de minorias. Todos precisam ser evacuados antes que tudo vá pelos ares com uma outra explosão. Foi um episódio inaugural apenas OK. A produção em certos momentos deixa a desejar, principalmente nos efeitos especiais envolvendo explosões, mas no geral fica na média das séries policiais americanas. Só esse roteiro, calcado muito na polaridade que anda forte dentro da sociedade americana, vai incomodar um pouco, mas nada demais. Dá para assistir numa boa. / FBI 1.01 - Pilot (Estados Unidos, 2018) Estúdio: CBS Television Studios / Direção: Niels Arden Oplev / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel, Dallas Roberts, Connie Nielsen, Mac Brandt.

FBI 1.02 - Green Birds
Segundo episódio dessa nova série policial. A agente Maggie Bell (Missy Peregrym) e seu parceiro passam a investigar um estranho caso de envenenamento. Várias pessoas morrem após suas refeições em um restaurante da cidade. As investigações acabam levando a um grupo estrangeiro que alicia garotas americanas para cometerem atos terroristas em nome de uma visão fundamentalista e radical do Islã. O alvo são meninas com baixa autoestima, que sofrem bullying na escola. Será que algo assim poderia acontecer na vida real? Tenho minhas dúvidas, porém no mundo em que vivemos nada é realmente impossível. Bom episódio que explora a guerra contra o terrorismo dentro das fronteiras americanas de uma maneira bem diferente, original. Enfim, mantém o interesse da primeira à última cena. / FBI 1.02 - Green Birds (Estados Unidos, 2018) Direção: Nick Gomez / Roteiro:  Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel.

FBI 1.03 - Prey
Mais um episódio que explora um tipo de crime que tem se tornado cada vez mais comum: o tráfico de pessoas. No enredo um grupo de garotas ucranianas é levada de forma ilegal até os Estados Unidos. Uma vez lá começam a sofrer todos os tipos de extorsões para se prostituir. E quando começam a apresentar algum tipo de problema  para a quadrilha que as traficou, logo são mortas e enterradas de forma clandestina em um bosque. A agente Maggie Bell (Missy Peregrym) e sua equipe vão desfiando o fio da meada até descobrir essa trágica realidade. No geral gostei bastante desse terceiro episódio da série. Talvez o roteiro pudesse ser melhor desenvolvido em dois episódios interligados, porém da forma como foi apresentado não ficou ruim. É um tema que inclusive pode se tornar bem recorrente na série uma vez que no mundo real o FBI tem se deparado cada vez mais com casos como esse. / FBI 1.03 - Prey (Estados Unidos, 2018) Direção: Norberto Barba / Roteiro:  Dick Wolf, Craig Turk / Elenco:  Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel.

FBI 1.04 - Crossfire
Um veterano de guerra em um momento péssimo da vida resolve se vingar da sociedade. Após a morte da esposa e de ter perdido seu emprego, ele resolve subir até o alto de um prédio para fazer tiro ao alvo com seu rifle nas pessoas que andam calmamente pelas ruas da cidade. Uma tragédia, que inclusive já aconteceu na vida real, na década de 1960, quando um veterano da guerra do Vietnã, completamente enlouquecido, subiu na torre de uma universidade e saiu matando a esmo. O roteiro desse episódio adaptou essa triste história do FBI para os dias de hoje. O resultado ficou muito bom com um clímax ocorrendo no alto da torre de uma igreja, lembrando em muito o fato histórico real. Seguramente um dos melhores episódios dessa primeira temporada. / FBI 1.04 - Crossfire (Estados Unidos, 2018) Direção: Arthur W. Forney / Roteiro:  Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel.

FBI 1.07 - Cops and Robbers
Um carro forte é roubado. Os criminosos se disfarçam de policiais e enganam os funcionários da empresa de transporte de valores. Durante as investigações os agentes do FBI descobrem a origem do carro que foi usado no roubo. Pertence a um homem, cujo irmão já tinha ficha criminal. E a partir daí, como um castelo de cartas, um a um dos membros da quadrilha começam a cair. Um deles é um veterano de guerra, um ex-soldado com problemas psicológicos, algo que sensibiliza o agente Omar Adom 'OA' Zidan. O problema é que ele acaba perdendo assim a racionalidade e a objetividade necessário para agir, colocando em risco até mesmo a segurança e a vida de sua parceira, a agente Maggie Bell. / FBI 1.07 - Cops and Robbers (Estados Unidos, 2018) Direção: Jean de Segonzac / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel.

FBI 1.08 - This Land Is Your Land
Um químico russo é sequestrado bem ao lado do consulado russo em Nova Iorque. Ele havia participado da guerra química (suja) que foi usada contra os sírios em sua guerra civil. Inicialmente o FBI pensa que ele foi levado pelos próprios russos pois o sujeito tinha intenção de publicar um livro contando tudo. Porém quando as investigações avançam a agente Maggie Bell (Missy Peregrym) descobre que os verdadeiros autores do crime fazem parte de um grupo radical e fanático de extrema-direita que não reconhece o governo americano como legítimo. Eles querem usar o químico russo em um grande atentado em solo americano. / FBI 1.08 - This Land Is Your Land (Estados Unidos, 2018) Direção: Charlotte Brändström / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco:  Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel.

FBI 1.09 - Compromised
Velho problema. Ocorre quando pessoas que fazem parte do serviço de proteção às testemunhas são encontradas pelos criminosos que querem matá-las. O episódio acontece justamente quando uma testemunha importante em um caso de condenação de um criminoso de um cartel mexicano de tráfico de drogas é assassinada. O que aconteceu? Quem vazou sua nova identidade e sua localização para os traficantes? Para piorar a situação tudo leva a crer que um delegado federal estaria envolvido nos vazamentos, na venda dos nomes das listas onde estavam localizadas as testemunhas que deveriam ser protegidas justamente por quem as estavam comprometendo. Um caso, claro, feito para o FBI desvendar. / FBI 1.09 - Compromised (Estados Unidos, 2018) Direção: Edward Ornelas / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco:  Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel.

FBI 1.10 - The Armorer's Faith
Nesse episódio o agente do FBI OA Zidan precisa se infiltrar numa negociação envolvendo tráfico de armas. E não são armas comuns. São 50 armamentos do tipo míssil anti-tanque. Armamento pesado, que muito provavelmente vai parar nas mãos de um perigoso cartel mexicano que atua nos Estados Unidos. Trabalho perigoso, ainda mais sabendo-se que o negociador das armas original foi morto justamente quando subia em um avião na Inglaterra em direção à América. E para trabalhar ao seu lado OA precisa ainda lidar com um agente mais velho, que foi seu instrutor na academia. Alguém que nunca simpatizou com ele em nada. Uma relação mais do que complicada. / FBI 1.10 - The Armorer's Faith (Estados Unidos, 2018) Direção: Nicole Rubio / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel.

FBI 1.11 - Identity Crisis 
Uma juíza e sua filha são mortas ao saírem do tribunal. As investigações apontam para uma boate exclusiva, que depois se descobre pertencer a um grupo de traficantes de drogas, inclusive com conexões os ligando a um violento cartel mexicano. Conforme as investigações avançam uma agente do FBI que trabalha infiltrada no lugar, chamada Gina, demonstra uma certa fragilidade em sua função de agente federal. Ora ela parece colaborar ocm o FBI, ora parece gostar mesmo do traficante que é um dos donos do estabelecimento. Jogo duplo, síndrome de Estocolmo. Uma verdadeira crise de identidade, como sugere o título original do episódio. / FBI 1.11 - Identity Crisis (Estados Unidos, 2019) Direção: Norberto Barba / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noelr.

FBI 1.12 - A New Dawn
Um figura influente da extrema direita dos Estados Unidos é assassinado. Um coquetel Molotov é jogado dentro do quarto onde ele se encontrava. Era um pregador do ódio, supremacista branco, canalha. Porém para o FBI o dever é descobrir quem teria matado ele. Assim começam as investigações e tudo vai parar em um campus da universidade de Chicago. Um grupo que se auto intitula "A New Dawn" parece estar por trás da morte. Formado por alunos inspirados em um professor radical de literatura brasileira (é sério, é isso mesmo!) que defende uma luta feroz contra fascistas em geral. Enfim, interessante episódio que mostra como a sociedade americana está politicamente polarizada (algo muito semelhante também acontece no Brasil). FBI 1.12 - A New Dawn (Estados Unidos, 2019) Direção: Terry Miller / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel.

FBI 1.13 - Partners in Crime  
Esse episódio se chama "Os Parceiros do Crime". E quem seriam esses parceiros? Um assaltante de bancos e lojas e duas garotas, raptadas por ele e mantidas em cativeira na sua casa. E tudo começa quando um assalto a um banco dá bem errado. Um velho policial estava no local e reage prontamente. Tiros são trocados, o veterano tira morre, mas a garota que estava ao lado do criminoso também é ferida com um tiro na perna. Depois da fuga, alguns dias depois, eles são cercados e fazem reféns. E aí a situação complica, fica tensa e perigosa. A agente especial do FBI Maggie Bell (Missy Peregrym) se disfarça de paramédica para entrar no estabelecimento comercial onde os reféns estão. A intenção é na primeira bobeada do sequestrador, mandar ele dessa para pior. Bom episódio, bem movimentado, com bastante ação e suspense. Quem gosta da série vai certamente curtir. / FBI 1.13 - Partners in Crime (Estados Unidos, 2019) Direção: Jean de Segonzac / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel.

FBI 1.14 - Exposed  
Um jornalista é assassinado em um parque público, durante á noite. No começo o FBI pensa ser um crime de ódio, causado por um hater de seu blog, porém depois descobre-se que há muita coisa por trás. Na realidade ele foi morto por um profissional, um assassino contratado. O jornalista havia descoberto um grande esquema envolvendo laboratórios chineses, drogas experimentais e mortes de pacientes. Por isso acabou sendo eliminado. Outro aspecto interessante desse episódio é que o lado pessoal da agente Maggie Bell é mais explorado. Acontece que seu marido foi assassinado anos antes e ao que tudo indica foi esse mesmo assassino que cometeu crime. Mas quem o pagou? Qual foi o motivo? Tudo fica no ar. / FBI 1.14 - Exposed (Estados Unidos, 2019) Direção: Norberto Barba / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk/ Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel.

FBI 1.15 - Scorched Earth  
Uma bomba é deixada em uma corretora de Wall Street. A executiva morre na explosão. Só que não acaba por aí. Outras bombas explodem. Um caso para o FBI. Após as investigações se descobre que há um forte suspeito, um executivo que foi demitido dessa mesma corretora. Sua carreira ficou arruinada. Só há um problema. Ele está em coma em um hospital, então não poderia ser ele. E de fato não era, mas sim seu filho, um jovem que quer vingança contra todos os que prejudicaram seu pai. Bom episódio, com direito a cena final com uma bomba prestes a explodir em um restaurante fino, frequentado por ricaços de Wall Street. / FBI 1.15 - Scorched Earth (Estados Unidos, 2019) Direção: Nick Gomez / Roteiro:  Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel.

FBI 1.16 - Invisible  
Uma garota é sequestrada. Uma menina inteligente, estudiosa, querida por todos. Quem poderia ter sequestrado ela? As investigações inicialmente apontam para um empregado do pai, mas esse no fundo era apenas um tolo, querendo se vingar de seu patrão. Os verdadeiros sequestradores são todos estudantes, jovens cheios de ódio, querendo a fama, mesmo que de forma completamente errada, ao estilo massacre de Columbine. Um deles acaba se matando, pulando de um prédio. Achar e prender o outro é que vai ser o grande desafio. Bom episódio, explorando o problema de jovens criminosos, um problema bem sério dentro da sociedade americana. / FBI 1.16 - Invisible (Estados Unidos, 2019) Direção: Charles S. Carroll / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel. 

FBI 1.17 - Apex 
Há um serial killer matando em Nova Iorque. Ele se auto intitula "Apex". Suas vítimas são todas mulheres, morenas, ali na faixa dos 20 anos. Ele usa um aplicativo de encontros para atrair as garotas. O pior é que conforme as investigações avançam, se descobre que o tal Apex é na verdade um herdeiro muito rico da cidade. Seus pais são donos de vários imóveis da cidade. E o prefeito, claro, quer abafar tudo, colocar tudo debaixo do tapete. É a velha corrupção que tenta livrar a cara dos muito ricos, algo que acontece no Brasil, mas que também acontece nos Estados Unidos, não se engane sobre isso! / FBI 1.17 - Apex (Estados Unidos, 2019) Direção: Jean de Segonzac / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel. 

FBI 1.18 - Most Wanted 
Para entrar na lista dos mais procurados do FBI o criminoso tem que realmente cometer um crime terrível. E isso o que faz o fugitivo desse episódio. Ele era um agente do departamento de imigração, tinha um bom emprego e tudo mais, porém surta durante uma noite e mata sua esposa e seus dois filhos pequenos. Um massacre. Depois disso foge e o FBI vai atrás em uma verdadeira caçada humana. O interessante desse episódio é que o principal agente nessa busca não é a agente Maggie Bell (Missy Peregrym), mas sim o agente do FBI Jess LaCroix (Julian McMahon). Penso que foi uma tentativa da série em diversificar melhor os personagens, o que sinceramente não seria uma má ideia, uma vez que na vida real o FBI tem milhares de agentes por todo o país. / FBI 1.18 - Most Wanted (Estados Unidos, 2019) Direção: Fred Berner / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Julian McMahon, Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel. 

FBI 1.19 - Conflict of Interest
Esse episódio se chama "conflito de interesses". E esse surge quando um suspeito é preso, acusado de ter participado do assassinato de um diplomata americano. Ele é um ex-viciado em drogas, um imigrante nigeriano, que tem justamente como padrinho um dos agentes do FBI envolvido no caso. Esse episódio tem o maior número de mortes de procurados de toda a série. Os agentes do FBI matam nesse episódio, isso é certo. Até a agente especial Maggie Bell (Missy Peregrym) mata um sujeito que se recusa a entregar sua arma em um beco de saída de uma boate da pesada. Em suma, os policiais do FBI nesse episódio em especial estão com as taxas de letalidade bem altas. / FBI 1.19 - Conflict of Interest (Estados Unidos, 2019) Direção: Christine Swanson / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk/ Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel. 

FBI 1.20 - What Lies Beneath
A dupla de agentes do FBI precisa proteger um importante membro do governo do Egito que se encontra nos Estados Unidos para um transplante do coração. Há um assassino profissional internacional à solta, que está justamente em perseguição a esse homem que eles precisam proteger. E esse Hitman é um sujeito que faz tudo para cumprir seus "contratos". Certa vez explodiu um avião inteiro para matar apenas um dos alvos. Nesse episódio ele planeja explodir todo um hospital para matar o homem pelo qual foi contratado. Um sério problema para o FBI resolver. / FBI 1.20 - What Lies Beneath (Estados Unidos, 2019) Direção: Vincent Misiano / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel. 

FBI 1.21 - Appearances  
Um agente do FBI é assassinado. Ele era casada uma agente da agência e isso, claro, acaba tornando tudo mais dramático. Conforme as investigações avançam se descobre que ele havia se encontrado com uma amante na noite do crime. inicialmente os agentes do FBI acreditavam que ele havia sido morto por causa de um traficante latino chamado Ramirez. As coisas vão avançando e ficando mais complexas, inclusive com o envolvimento de uma gangue de motoqueiros e um advogado rico e famoso. No final a agente Maggie Bell (Missy Peregrym) descobre que seu amado falecido Jason também tinha uma amante. E isso a deixa desnorteada. Bom episódio, o penúltimo dessa primeira temporada. / FBI 1.21 - Appearances  (Estados Unidos, 2019) Direção: Jean de Segonzac / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel. 

FBI 1.22 - Closure 
Esse é o último episódio dessa primeira temporada da série FBI. E o que acontece em seu final? Uma executiva do mercado financeira é raptada em plena luz do dia. O sequestrador é um Hitman, um matador de aluguel. A agente especial Maggie Bell (Missy Peregrym) e seu parceiro Omar Adom 'OA' Zidan (Zeeko Zaki) entram no caso. O problema é que eles depois descobrem o corpo dela jogada ao lado de latas de lixo. Pior do que isso, Maggie tem uma ligação pessoal com a vítima, pois foi amante de seu marido, antes dele ser assassinado. E as investigações acabam revelando uma perigosa ligação de uma empresa americana com um cartel mexicano de tráfico internacional de drogas. A executiva morta teria ligação com um esquema de lavagem de dinheiro para os criminosos do México. Bom episódio, que fecha muito bem essa primeira temporada. / FBI 1.22 - Closure (Estados Unidos, 2019) Direção: Nicole Rubio / Roteiro: Dick Wolf, Craig Turk / Elenco: Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Ebonee Noel.

Pablo Aluísio.

19 comentários:

  1. Sabe um dos problemas dessas séries que envolvem o FBI? Os agentes são lindos demais. Fica difícil acreditar.

    ResponderExcluir
  2. Ahahaha... verdade!
    São modelos ou policiais?

    ResponderExcluir
  3. Review Adicionado
    FBI 1.07 - Cops and Robbers
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Review adicionado:
    FBI 1.08 - This Land Is Your Land
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado:
    FBI 1.09 - Compromised
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado:
    FBI 1.10 - The Armorer's Faith
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado:
    FBI 1.11 - Identity Crisis
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Review Adicionado:
    FBI 1.12 - A New Dawn
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  9. Review Adicionado:
    FBI 1.13 - Partners in Crime
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  10. Review Adicionado:
    FBI 1.14 - Exposed
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  11. Review Adicionado:
    FBI 1.15 - Scorched Earth
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  12. Review Adicionado:
    FBI 1.16 - Invisible
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  13. Review Adicionado:
    FBI 1.17 - Apex
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  14. Review Adicionado:
    FBI 1.18 - Most Wanted
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  15. Review Adicionado:
    FBI 1.19 - Conflict of Interest
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  16. Review Adicionado:
    FBI 1.20 - What Lies Beneath
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  17. Review Adicionado:
    FBI 1.21 - Appearances
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  18. Review Adicionado:
    FBI 1.22 - Closure
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir