Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2019

Bates Motel

A série "Bates Motel" foi exibida entre os anos de 2013 a 2017. No total houve cinco temporadas, com em média dez episódios em cada uma. A série surgiu com a pretensão de trazer o personagem Norman Bates que havia sido imortalizado nos filmes da franquia de cinema "Psicose" para a TV. Algo complicado, já que esses filmes, em especial o primeiro dirigido por Alfred Hitchcock, são considerados verdadeiros clássicos da sétima arte. Mesmo com esse peso enorme nas costas os produtores foram em frente e não decepcionaram nem o público e nem a crítica. "Bates Motel" é uma boa série, que acabou fazendo jus ao legado dos filmes.

Os roteiristas porém deslocaram um pouco o enredo no tempo. Aqui Norman Bates ainda é um jovem acompanhado sua mãe, Norma. Sim, ela está viva, ao contrário dos filmes para o cinema onde havia apenas seu corpo idolatrado pelo filho, um homem adulto com sérios problemas psicológicos. Uma das coisas que ajudaram a série foi a presença de uma boa dupla de protagonistas. Tanto Vera Farmiga (Norma) como Freddie Highmore (Norman) convenceram plenamente em seus personagens. Eles se encaixaram muito bem na proposta da série, cativando o público espectador, tanto que a atriz acabou na última temporada assumindo também a função de produtora executiva. Assim "Bates Motel" acabou sendo um sucesso até inesperado, acima das expectativas, chegando até mesmo a ter várias indicações ao Primetime Emmy Awards (o Oscar da TV americana). Foi mais do que merecido! Abaixo segue uma lista de episódios que comentei ao longo desses anos. 

Bates Motel 1.09 - Underwater
Outra série que estou atrasado mas que não vou largar - pelo menos por enquanto. "Bates Motel" continua mantendo o interesse embora eu tenha a opinião de que os roteiristas queimaram muito cedo as situações de terror e suspense que poderiam surgir. Já houve tantas mortes e assassinatos dentro do Motel em apenas nove episódios que fica complicado antecipar o que mais irá acontecer por lá! Como não poderia deixar de ser o grande destaque continua sendo a atriz Vera Farmiga! Em certos aspectos ela carrega a série nas costas. Nesse episódio em particular acabei tendo uma noção bem curiosa, a de que ela tem uns olhos maravilhosos. O diretor do episódio resolveu dar uns closes em seu rosto e assim pude perceber que ela tem lindos olhos azuis - profundamente azuis para ser mais exato! Maravilhosa mesmo! Estou animado com "Bates Motel" e seguirei em frente, acompanhando./ Bates Motel 1.09 - Underwater (Estados Unidos, 2013) Direção: Tucker Gates / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot.

Bates Motel 1.10 - Midnight
Esse foi o último episódio da primeira temporada. Fazendo uma rápida análise confesso que gostei dessa série e irei continuar assistindo, muito embora tenha que reconhecer que não faz jus nem ao grande clássico de Alfred Hitchcock e nem muito menos às sequências cinematográficas (que são bem melhores do que muitos críticos dizem por aí). Uma das coisas que me incomodou em "Bates Motel" foi a escolha dos produtores em passar todo o enredo nos dias atuais. Isso tirou parte do charme da estória que conhecemos nos cinemas, afinal aquele motel de beira de estrada fica bem mais sinistro em preto e branco e com estilo vintage. Se a série fosse passada nos anos 1950 certamente teríamos uma obra de arte televisiva em mãos. Voltemos porém ao episódio. Aqui Norma Louise Bates (Vera Farmiga) está novamente em apuros. Ela precisa arranjar cem mil dólares para pagar um assassino, numa transação que ela nem mesmo sabe como surgiu na sua frente. O criminoso está convencido que ela tem o dinheiro, mas na verdade ela mal sabe do que se trata. Após denunciar o crime ao novo xerife esse lhe promete que resolverá tudo. Simples assim. Depois ela entenderá que ele de fato estava falando a mais pura verdade! Na outra linha narrativa o jovem Norman Bates (Freddie Highmore) resolve convidar sua amiga Emma Decody (Olivia Cooke), que é apaixonada por ele, para lhe acompanhar no baile da escola. Confesso que me lembrei de "Carrie a Estranha" por causa do clima de breguice desse tipo de festa, dos figurinos, cenários, etc. Outra coisa que me incomodou é saber o porquê dele não namorar com ela... É a tal coisa, muitas vezes na vida não percebemos que o amor pode estar bem na frente do nosso nariz e o deixamos escapar. Depois vem o arrependimento da oportunidade perdida. De uma forma ou outra o final é o melhor. Especialmente indicado para quem estava reclamando que "Bates Motel" tinha muito drama familiar e pouco sangue. Pois é, amigos fãs de séries, ele finalmente fez o que o tornou notório no mundo da cultura pop! É assistir para conferir o nascimento de um ícone do suspense. / Bates Motel - Midnight (EUA, 2013) Direção: Tucker Gates / Roteiro:  Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot.

Bates Motel 2.01 - Gone But Not Forgotten

E começa a nova temporada de mais uma adaptação de personagem famoso do cinema para a telinha. A bola da vez é Norman Bates do clássico "Psicose". Pois bem, como todos sabemos aqui em "Bates Motel" ele não passa de um adolescente tímido e confuso, que tenta levar a vida em frente, mesmo após se apaixonar platonicamente pela linda e bonita Bradley Martin (Nicola Peltz). A questão é que a garota de seus sonhos agora está mais desnorteada do que ele. Após a morte de seu pai, ela finalmente recebe alta de uma instituição psiquiátrica e está de volta em casa. Enquanto isso Bates (Freddie Highmore) vai absorvendo seu primeiro assassinato, justamente o de sua própria professora que o seduziu no episódio final da primeira temporada. Apresentando sinais claros de perturbação, ele parece curtir muito fazer visitas periódicas ao túmulo de sua primeira vítima. Isso se torna tão estranho que logo sua mãe Norma Louise Bates (Vera Farmiga) começa a ficar realmente preocupada e desconfiada. Para piorar tudo, o comportamento bizarro de Bates também começa a chamar a atenção do xerife, que não tarda a pensar nele como um dos possíveis suspeitos do crime. Bom, se "Bates Motel" tinha pouca coisa a ver com o clima de opressão do filme original em sua temporada inicial, agora as coisas começam a ficar mais sombrias. Some-se a isso o fato de que uma nova rodovia está para ser construída e isso será um desastre completo para o motel. No geral, como sempre, a série não decai a ponto de pensarmos em deixar de acompanhar, embora ainda haja bastante coisa para melhorar. Vamos seguir em frente. / Bates Motel 2.01 - Gone But Not Forgotten (EUA, 2014) Direção: Tucker Gates / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot.

Bates Motel 2.02 - Shadow of a Doubt
Bradley Martin (Nicola Peltz) acaba ficando escondida no porão de Norman Bates (Freddie Highmore), afinal ela matou um famoso produtor de maconha da região. Claro que um assassinato como esse acaba despertando uma verdadeira guerra entre as quadrilhas de traficantes, algo que o xerife não pode admitir. Todos acreditam que o crime foi um acerto de contas e nem desconfiam que o gatilho foi apertado por uma simples adolescente enfrentando uma grande crise existencial. Norman que sempre foi apaixonado platonicamente por ela lhe dá toda a cobertura e depois pede ao próprio irmão que a leve para pegar um ônibus para fora do estado. A intenção é recomeçar do zero, começar a viver uma nova vida em outro lugar, em uma realidade completamente diferente da que ela vinha vivendo até então. O curioso é que enquanto seus filhos vão se envolvendo em crimes, mortes e histórias mal contadas, Norma Bates (Vera Farmiga) parece viver em uma outra realidade. Ao ver casualmente um anúncio de testes para o musical South Pacific resolve tentar a sorte ao lado de Norman, que acha tudo meio fora de propósito, mas para não desapontar a mãe aceita acompanhá-la ao teatro. A audição acaba proporcionando um ótimo momento para a atriz Vera Farmiga na série pois ela canta e encanta os espectadores! Uma bela voz que vale por todo o episódio! / Bates Motel 2.02 - Shadow of a Doubt (EUA, 2014) Direção: Tucker Gates / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot.

Bates Motel 2.04 - Check-Out
Essa boa série "Bates Motel" segue em frente. Nesse episódio surge o grande drama na vida de Dylan (Dylan Massett) quando ele descobre que é fruto não apenas de um estupro, mas também de um incesto! Sua mãe Norma Louise Bates (Vera Farmiga) havia sido violentada por anos e anos pelo próprio irmão! Assim aquele que ele considerava ser apenas seu tio camarada, um sujeito bacana, na realidade é um criminoso... e seu pai! Uma revelação terrível para qualquer pessoa. Enquanto a vida familiar de Dylan desmorona ao seu redor sob o peso de um passado avassalador, seu irmão Norman Bates (Freddie Highmore) tem seu primeiro surto psicótico, já relevando a personalidade psicopata que o acompanharia pelo resto de seus dias. Aqui vale a pena chamar a atenção para o fato de que tanto o roteiro original do filme "Psicose" como os dos episódios dessa série são muito bem resolvidos no tocante à origem dos problemas psicológicos de seu protagonista. Norman seria apenas fruto de uma situação familiar desastrosa e disfuncional. Um rapaz tímido e até muitas vezes bem intencionado que é sugado por uma realidade tão extrema que literalmente joga seu último fio de sanidade pelo esgoto. É assim na vida real e também no mundo ficcional. Do ponto de vista psicológico "Bates Motel" de fato acertou em cheio nas suas premissas. Some-se a isso o excelente trabalho desenvolvido por todo o elenco - em especial Vera Farmiga - e você entenderá porque essa série ainda pode ser considerada uma das melhores coisas da TV americana no momento. / Bates Motel 2.04 - Check-Out (EUA, 2014) Direção: John David Coles / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot.

Bates Motel 2.05 - The Escape Artist
Como se viu nos episódios anteriores, o conselho municipal deseja construir uma nova via de acesso para a cidade, algo que tiraria o Bates Motel de visibilidade para potenciais novos hóspedes. A falência seria praticamente certa. Para Norma Bates (Vera Farmiga) isso não poderia vir em pior hora. Sua sorte porém parece mudar quando ela conhece Nick Ford (Michael O'Neill), um milionário misterioso que resolve lhe ajudar. Ele tem diversos problemas com um dos conselheiros municipais e deseja derrubá-lo politicamente. Assim ele dá de presente para Norma um relatório ambiental mostrando que a construção da nova estrada iria destruir e levar para a extinção um roedor raro que tem seu habitat justamente na região das obras. O que Norma nem desconfia é que o tal sujeito que posa de bom samaritano é na verdade um traficante internacional. Enquanto isso o filho Norman Bates (Freddie Highmore) vai curtindo sua nova namorada, uma garota fora do comum, que curte rock pesado e diversões perigosas, justamente o extremo oposto do próprio jeito de ser dele, sempre muito tímido e calado. Já o irmão Dylan passa por vários problemas, tanto na vida pessoal como "profissional". Desde que a casa do xerife foi incendiada sua quadrilha de pequenos traficantes de maconha passaram a ficar na mira da lei. Para piorar ele acaba participando de uma intensa troca de fogo na rua principal da cidade, na frente de todos. Embora não possa sequer ser comparada com o clássico filme de Hitchcock o fato é que a série continua em uma boa levada. Os episódios são bons e mantém um bom nível. Os espectadores porém continuam esperando que Norman finalmente comece a cometer os atos que o imortalizaram como um dos mais famosos psicopatas da história do cinema. Aguardemos. / Bates Motel 2.05 - The Escape Artist (EUA, 2014) Direção: Christopher Nelson / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot.

Bates Motel 2.06 - Plunge
Norman Bates (Freddie Highmore) tem uma nova namoradinha. Para sua mãe Norma (Vera Farmiga) isso não é bem algo a se comemorar. Desde o começo ela não foi com a cara da garota. Ouvindo rock pauleira o tempo todo, com maquiagem carregada e pose desafiadora com os mais velhos, essa não parece ser a nora que Norma sempre sonhou. Para piorar ainda mais a situação, Emma (Olivia Cooke) conta para Norma que seu filho anda tendo apagões estranhos, ficando fora de órbita por alguns momentos. Geralmente esses momentos ocorrem em situações de grande stress e raiva. A informação faz com que Norma resolva impedir que seu filho tire finalmente sua carteira de motorista, o que poderia lhe deixar em perigo caso apagasse enquanto estivesse dirigindo. Nem precisa dizer que isso deixa o garoto irado, prestes a explodir. De qualquer maneira nem todas são notícias ruins no lar dos Bates. Norma consegue, para surpresa geral, ser escolhida como nova conselheira municipal, algo que talvez salve seu pequeno motel da falência certa, pois assim ela poderá impedir que uma nova rota costeira seja construída, desviando seus clientes em potencial para essa nova estrada a ser construída. Já para Dylan Massett (Max Thieriot) a boa nova vem ao conhecer sua "patroa" na plantação clandestina de maconha. Ela é jovem, bonita e interpretada pela atriz Kathleen Robertson (velha conhecida de fãs de séries, pois já participou de alguns clássicos seriados da telinha como "Barrados no Baile", por exemplo). Extrovertida e sexualmente agressiva logo se torna o novo affair de Dylan! Jovem de sorte esse! / Bates Motel 2.06 - Plunge (EUA, 2014) Direção: Ed Bianchi / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot, Kathleen Robertson.

Bates Motel 2.07 - Presumed Innocent
Presunção de inocência? É bem por aí. Nesse episódio Norman Bates (Freddie Highmore) vai parar na delegacia para prestar esclarecimentos sobre a morte do pai de sua namoradinha. O velho caiu de uma escada durante uma discussão com ele, mas os policiais não precisam saber todos os detalhes disso. Além do mais acidentes fatais não são necessariamente uma novidade na vida dele, apesar da pouca idade. Um sinal do que virá em seu futuro sombrio. Depois de tomar alguns depoimentos o xerife chega na conclusão em seu inquérito que tudo não passou de um acidente, uma fatalidade, algo que infelizmente também acontece com certa frequência em muitas residências americanas. Norman assim retorna para casa, quase triunfante. A única coisa que ele não contava era que seu DNA se tornaria compatível com outra cena de crime. Enquanto Norman entra e sai da delegacia seu irmão Dylan (Max Thieriot) também vai se envolvendo em inúmeros problemas com a lei. Membro de uma quadrilha que planta e vende maconha ele acaba se recusando a participar de um incêndio criminoso para prejudicar os concorrentes e rivais de seu bando no mercado de drogas da região, algo que custará muito caro para ele. Nessa altura do campeonato posso dizer que ainda gosto bastante de "Bates Motel" pois é com certeza uma daquelas séries que valem a pena acompanhar. Só sinto muita falta de uma melhor ambientação histórica e já falei isso diversas vezes aqui no blog. Que legal seria se "Bates Motel" fosse passada nos anos 1940 ou 1950 de acordo com o que vimos no clássico de Alfred Hitchcock (onde Norman já estava mais velho, na década de 1960). Ser fiel com a cronologia original seria a cereja do bolo. A única razão para que isso não tenha acontecido é mesmo os custos da produção pois certamente seria uma série bem mais cara. Tudo bem, tirando isso tudo de lado até que vale a pena continuar acompanhando a adolescência de um dos mais famosos psicopatas da história do cinema. / Bates Motel 2.07 - Presumed Innocent (EUA, 2014) Direção: Roxann Dawson / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot.

Bates Motel 2.08 - Meltdown

Depois que o xerife descobriu sêmen do pacato Norman Bates (Freddie Highmore) no corpo de sua professora Blair, ele começa a prestar mais a atenção naquele rapaz que não parecia ter qualquer ligação com a morte dela. Aos poucos vai tentando extrair a verdade, embora isso não seja nada fácil. Pressionado, Norman nega e se esquiva, mas para ele o jogo parece ter se fechado. Afinal não há como contestar uma prova científica. Problemas e mais problemas parecem ser uma constante na vida da família Bates. Enquanto o filho tenta escapar do cerco do xerife, sua mãe Norma (Vera Farmiga, a cada episódio mais bonita) tenta também se distanciar de um sujeito que lhe ajudou a ser escolhida como membro do conselho municipal. Agora ele quer a volta, a troca de favores e pede que ela encontre seu outro filho, Dylan, para marcar um encontro com ele. Interessante lembrar que a cidade está bem no meio de uma guerra de traficantes de drogas e Dylan acaba se tornando peça chave nesse verdadeiro acerto de contas entre criminosos. Bates Motel mantém um bom nível. Mesmo atrasado (como sempre) nunca perdi o interesse em acompanhar as temporadas. Além dos bons roteiros o destaque também vai para todo o elenco, com especial atenção nos dois personagens principais, mãe e filho, Norma e Norman, cada vez mais estranhos e com comportamento fora dos padrões. / Bates Motel 2.08 - Meltdown (EUA, 2013) Direção: Ed Bianchi / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot.

Bates Motel 2.10 - The Immutable Truth
Último episódio da segunda temporada. Dylan elimina Ford, em sua própria casa, com um golpe certeiro. Agora o importante é saber onde Norman foi parar. Ele está desaparecido. Com a ajuda do xerife eles conseguem localizar o lugar isolado onde Norman se encontra. Como visto no episódio anterior ele foi colocado em uma caixa, bem no meio da floresta. Algo terrível. Depois que começa a gritar finalmente Norman é salvo da morte certa. De volta ao Bates Motel ele vai se recuperando aos poucos com a ajuda de Norma, sua mãe. Psicologicamente porém ele não está nada bem e chega ao ponto de tentar o próprio suicídio. Salvo na última hora volta são e salvo para casa. Isso porém não é o fim dos tormentos de Norman. O xerife quer que ele faça um teste com um detector de mentiras. A pergunta crucial que será feito a ele é simples: você matou sua professora? Para surpresa de todos Norman finalmente passa no teste. Afinal ele é um psicopata (e já começa a dar sinais claros disso) e por essa razão não fica nervoso diante de uma máquina como aquelas. Na última cena do episódio Norman já demonstra, com seu olhar, que está caminhando rapidamente para a insanidade total. Seu futuro é sombrio. / Bates Motel 2.10 - The Immutable Truth (EUA, 2014) Direção: Tucker Gates / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot.

Bates Motel 5.05 - Dreams Die First
Nessa altura da série o espectador já deve saber que Norman está completamente doido. A mãe dele já morreu, seu cadáver está escondido na casa. Em sua mente ele pensa que ela está viva e interagindo com como se ele ainda estivesse entre todos. O único que tem maior noção do que está acontecendo é o Chick, que a troco de ter onde morar e viver topa conviver com Norman. Fica a pergunta: quem em sã consciência dormiria no mesmo teto que esse sujeito tão perturbado? Nesse episódio temos três acontecimentos importantes. No primeiro o irmão de Norma é finalmente eliminado. Ele engravidou a irmã, dando origem ao Dylan. o incesto nunca foi completamente superado. Agora ele está no porão - acorrentando e esperando o que vai acontecer. Normam decide libertá-lo, mas o lado da mãe se sobrepõe novamente e sai atirando. Na correria ele acaba sendo atropelado na rodovia pelo próprio Chick. Detalhe interessante: o vidreiro (ou seja lá o que ele for) acaba fazendo um enterro viking para o sujeito. Porquê? Simplesmente não deixar pistas para a polícia. Na outra linha o Norman acaba se engraçando pela loirinha que trabalha na lojinha de antiguidades. Ela é casada, mas isso não a impede de flertar com o tímido e educado rapaz (nem sabe o doente que se esconde atrás dessa fachada). E ai acontece o esperado: surge o lado psicótico de sua mente, concretizando no alter ego da mãe, colocando em risco a vida da garota. Por fim, o xerife está em plena fuga (ele conseguiu fugir da prisão no episódio anterior). Após levar um tiro de um rapaz caipira ele tenta de tudo para sobreviver. Seu objetivo é voltar para o Bates Motel para um acerto de contas definitivo com Norman. É esperar para ver! / Bates Motel 5.05 - Dreams Die First (Estados Unidos, 2017) Direção: Nestor Carbonell / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot.

Bates Motel 5.06 - Marion
Para a maioria das pessoas que nem são fãs de "Bates Motel" o grande atrativo desse episódio é ver Rihanna atuando. Ela interpreta uma mulher que decide roubar o banco onde trabalha, indo parar no Bates Motel para esperar seu namorado, um homem casado que também está envolvido no crime. Claro que uma vez no pequeno motel logo chama a atenção de Norman Bates que entre uma simpatia e outra começa a ter vontade de matá-la! Ora, pense um pouco, é justamente esse o enredo do primeiro filme "Psicose" lá dos anos 60, o que foi dirigido pelo mestre Alfred Hitchcock! Agora, os roteiristas sejam por receio ou até mesmo por respeito a Hitchcock não quiseram ir até o fundo da suposta homenagem! Há duas cenas no chuveiro, em ambas você pensa que enfim teremos a recriação da famosa sequência do filme original, só que isso não acontece. A primeira cena é com Rihanna. Eu pensei que o esfaqueamento se daria aqui. Não aconteceu. Depois temos seu namorado indo para o chuveiro e aí tudo acontece, mas achei sem impacto. O certo seria colocar a garota sendo morta. Seria uma simpiose perfeita com a cena que transformou "Psicose" numa das franquias mais bem sucedidas do cinema. Faltou mesmo um pouquinho de coragem e, é claro, o famoso tema musical que ainda hoje ecoa em todos os filmes de terror e suspense. / Bates Motel 5.06 - Marion (Estados Unidos, 2017) Estúdio: Universal Television / Direção: Phil Abraham / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot, Rihanna, Olivia Cooke, Nestor Carbonell

Bates Motel 5.07 - Inseparable
O cerco vai se fechando em torno de Norman Bates. A polícia descobre os primeiros corpos ao puxarem um carro afundado no lago e ele começa a receber com certa insistência a visita da xerife da cidade. Também não era para menos. Norman está completamente insano, com dupla personalidade, ora sendo o frágil Norman, ora incorporando a personalidade da mãe, Norma. E como se tudo isso não fosse ruim o bastante para ele ainda tem que lidar com a chegada de seu irmão Dylan. Ele vai até a velha casa na colina para descobrir o que de fato aconteceu com sua mãe. Também descobre que Norman não anda mais tomando seus remédios. O seu médico particular desapareceu, o que aumenta ainda mais suas suspeitas. Na última cena Norman literalmente enlouquece na sala de jantar. Ele volta a incorporar a mãe e tenta esfaquear o irmão Dylan. Lutando contra si mesmo ele evita um esfaqueamento. O episódio termina com Norman ligando para a delegacia de polícia para reportar um assassinato! Estaria se entregando? Isso você só vai descobrir mesmo no próximo episódio. A temporada vai chegando ao final e a série vai igualmente ficando mais interessante. É esperar para ver. / Bates Motel 5.07 - Inseparable (Estados Unidos, 2017) Direção: Steph Green / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot, Nestor Carbonell.

Bates Motel 5.08 - The Body
Esse episódio se chama "The Body" (O Corpo). Que corpo é esse? Justamente o que a polícia encontra dentro de um poço, bem no meio de uma floresta gelada. Foi para lá que Norman indicou onde estaria uma de suas vítimas. O interessante desse episódio é que Norman (Freddie Highmore) está completamente alucinado. Ora ele assume a personalidade da mãe Norma, ora ele reencontra sua própria personalidade. Quando é Norman quer entregar tudo, mostrar onde estão os corpos das pessoas assassinadas. Quando é Norma faz de tudo para esconder todos os crimes, tentando se safar de ser preso (ou presa!). Nesse episódio há também um momento de puro humor negro quando Chick Hogan decide ir ao porão da casa sombria da família Bates para começar a escrever um romance de terror, baseado justamente no que aconteceu entre aquelas paredes velhas e sujas. Ele acaba sendo encontrado pelo ex-xerife Alex Romero que está lá justamente para dar cabo da vida de Norman, só que ao encontrá-lo perde a paciência completa com o festival de baboseiras que saem da boca de Chick. Resultado? Ele decide enfiar uma bala em sua cabeça. Foi tão surreal e surpreendente que deu margem até mesmo para aquele sorrisinho de nervoso, tão comum em momentos black humor como esse! Bem-vindo à casa da insanidade total! / Bates Motel 5.08 - The Body (Estados Unidos, 2017) Direção: Freddie Highmore / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot, Olivia Cooke, Nestor Carbonell, Natalia Cordova-Buckley

Bates Motel 5.09 - Visiting Hours
Penúltimo episódio da série. Aqui acontecem várias coisas importantes para o seu desfecho. Norman é levado para uma sessão preliminar de julgamento. Enquanto sua sentença não sai ele fica em uma cela na delegacia local. Um prato cheio para o insano policial Romero que quer sua vingança. Armado, ele consegue render os policiais e leva Norman com ele, exigindo que ele mostre onde está o corpo de Norma. Como se viu nos episódios anteriores o filho levou sua falecida mãe para o meio da floresta gelada, para evitar que as autoridades a localizassem. Insanidade completa. E é no meio das árvores, durante a noite, entre frio e desolação, que Norman e Romero finalmente vão acertar suas contas definitivamente. No meio da luta, por mais improvável que isso pudesse parecer, o frágil Norman acabou se dando melhor, acabando de vez com a vida de Romero! Algo que já era esperado, de uma maneira ou outra / Bates Motel 5.09 - Visiting Hours (Estados Unidos, 2017) Direção: Olatunde Osunsanmi / Roteiro: Carlton Cuse, Kerry Ehrin / Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot.

Bates Motel 5.10 - The Cord
Esse é o último episódio da série! Depois de 50 episódios finalmente o espectador que vinha acompanhando a série por anos e anos acabou sendo premiado com seu desfecho. Confesso que fiquei um pouco decepcionado, isso porque acreditava que Norman iria sobreviver para envelhecer e assim criar um vínculo lógico com os filmes de "Psicose" no cinema. Era o caminho natural, mais racional. Porém os roteiristas decidiram que Norman iria morrer nesse episódio final da série, se unindo no mundo espiritual definitivamente com sua querida mãe! Eu não esperava por esse tipo de final. Pensei que Norman seria preso em uma instituição psiquiátrica, onde ficaria por longos anos, sendo finalmente solto já com seus 40, 50 anos. Nisso haveria um gancho para a série de acontecimentos que vimos nos filmes do cinema. De qualquer forma a decisão errada (ao meu ver) dos roteiristas não atrapalharam o conjunto da obra. Considero "Bates Motel" um achado da safra atual de séries americanas de TV. Tudo muito bem escrito, atuado e produzido. Chegou a ficar aquela sensação de "quero mais" quando o episódio finalmente chegou ao seu fim. Não poderia haver atestado maior de qualidade do que esse. / Bates Motel 5.10 - The Cord (Estados Unidos, 2017) Direção: Tucker Gates / Roteiro: Carlton Cuses, Kerry Ehrin / Elenco:  Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot. 

Pablo Aluísio.

Um comentário: