Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Umberto Eco: Uma Biblioteca do Mundo

Título no Brasil: Umberto Eco: Uma Biblioteca do Mundo
Título Original: Umberto Eco: A Library of the World 
Ano de Lançamento: 2022
País: Itália
Estúdio: Film Commission Torino-Piemonte
Direção: Davide Ferrario
Roteiro: Davide Ferrario
Elenco: Umberto Eco, Emanuele Eco, Carlotta Eco

Sinopse:
Documentário sobre a biblioteca particular do escritor Umberto Eco. Ao longo da vida ele colecionou todos os tipos de livros, desde os mais raros, antigos e consagrados, até mesmo aos da chamada literatura popular, sendo um leitor até mesmo de histórias em quadrinhos! 

Comentários:
Através da biblioteca pessoal de Eco vamos conhecendo mais a vida do escritor. Ao longo de sua vida ele adquiriu mais de 40 mil livros! Depois de sua morte a família decidiu doar todo o acervo para as universidades de Bolonha e Milão. Um dos aspectos mais interessantes que é mostrado nesse documentário é o bom humor do escritor. Ele tinha aversão ao mundo digital e tinha tiradas muito espirituosas sobre o tema. Além disso Eco também gostava de mostrar os livros raros que tinha em seu acervo sobre bobagens, misticismo, teorias furadas e lorotas em geral, mas que na época de sua publicação foram tratados como material sério, digno de estudo. Coisas como, por exemplo, alquimia, livros de feitiçaria, crendices, ocultismo, etc. Era uma forma dele rir da suposta seriedade do mundo literário. Enfim, um bom momento que resgata a vida e o bom humor desse grande escritor europeu. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. :livros de feitiçaria, crendices, ocultismo, etc. Era uma forma dele rir da suposta seriedade do mundo"
    Pablo, daqui a cem anos grande parte do que se leva a sério hoje em termos religiosos e ate científico, parecerá bobagem e estará registrado graficamemte e digitalmente pra escancarar a nossa inocência e ignorância atual.

    ResponderExcluir
  2. Já parece bobagem hoje. Imagine as gerações futuras conhecendo essas coisas de tontos que muita gente acredita por aí...

    ResponderExcluir