Páginas

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Os Últimos Cangaceiros

Título no Brasil: Os Últimos Cangaceiros 
Título Original: Os Últimos Cangaceiros 
Ano de Lançamento: 2011
País: Brasil
Estúdio: Bucanero Filmes
Direção: Wolney Oliveira
Roteiro: Wolney Oliveira
Elenco: Moreno, Durvinha, Lampião, Maria Bonita e demais cangaceiros da época (em imagens de arquivos). 

Sinopse:
Esse filme, com toques de documentário histórico, resgata a história do casal formado por Moreno e Durvinha, dois idosos que no passado, na década de 1930, fizeram parte do bando de cangaceiros liderados por Virgulino Ferreira, o Lampião. Sobreviventes do massacre desse bando, eles relembram as pessoas que fizeram parte desse passado.   

Comentários:
A história do cangaço não faz parte apenas do nordeste brasileiro, mas de toda a história do Brasil. Eram em sua essência camponeses e pessoas simples do interior nordestino, como bem podemos ver nesses preciosos depoimentos desses dois idosos, sobreviventes do bando de Lampião. Eles inclusive apareceram nas raras imagens existentes de Lampião, que foram feitas por um cinegrafista amador estrangeiro que conseguiu capturar as únicas imagens reais de Lampião e seu bando de cabras (como se chamavam a si mesmos os cangaceiros). É um bom documentário, mas uma coisa me desagradou. Acontece na cena em que os realizadores do filme vestiram essas pessoas idosas com roupas do cangaço. A Durvinha, em particular, ficou bem incomodada. Não precisava fazer isso com os velhinhos. De qualquer forma ter a história contada por quem viveu aquela época não deixa de ter uma grande importância histórica. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Eu peguei um ascos da apologia a esses criminosos covardes, que não posso nem ver as fotos desses nojentos na minha frente.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo seu ponto de vista. Um ponto de vista que nasce da indignação.

    ResponderExcluir