Páginas

domingo, 27 de agosto de 2023

Antonieta

Título no Brasil: Antonieta
Título Original: Antonieta
Ano de Lançamento: 1982
País: França, Espanha
Estúdio: Gaumont International
Direção: Carlos Saura
Roteiro: Jean-Claude Carrière, Carlos Saura
Elenco: Isabelle Adjani, Hanna Schygulla, Ignacio López Tarso, Gonzalo Vega, Diana Bracho, Edward Clark

Sinopse:
Uma pesquisadora e historiadora decide escrever um livro sobre mortes trágicas envolvendo mulheres ao longo do tempo. E a história de uma jovem francesa chamada Antonieta (Isabelle Adjani) lhe chama muito atenção. Ela teria se matado na igreja de Notre Dame em Paris no ano de 1931. Qual seria a sua história de vida e o que a teria levado a tirar sua própria vida?

Comentários:
Quando assisto a filmes como esse fico me perguntando, onde estão os grandes filmes românticos e clássicos da atualidade? O cinema perdeu sua capacidade de ser inteligente, elegante e charmoso? Pois é, as respostas parecem até óbvias, mas eu talvez não queira ser tão pessimista. Pois bem, aqui temos além do bom roteiro sofisticado um plus para os estetas de plantão. A presença da maravilhosa atriz Isabelle Adjani, no auge de sua beleza inconfundível. Aliás nos anos 80 a Isabelle Adjani era sem dúvida considerada uma das mais belas atrizes do cinema mundial e foi muito popular, inclusive entre cinéfilos americanos, apesar dela nunca ter emplacada em Hollywood. Aconteceu muito na história do cinema, nem toda estrela estrangeira conseguiu romper a cortina que separava a indústria cinematográfica do Tio Sam do resto do mundo. 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O cinema esqueceu o publico adulto. Só faz filme bobo pra molecada. Estamos na era da idiotia. O cinema esqueceu o seu objetivo principal que seria contar uma historia boa.

    ResponderExcluir
  2. Outro dia pensei em ir ao cinema. Só tinha filme ruim em cartaz! Não vale o trabalho de pegar trânsito, enfrentar gente mal educado na sala, ter aborrecimentos e gastos. Melhor ver os clássicos em casa!

    ResponderExcluir