Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2023

O Diabo na Encruzilhada

O Diabo na Encruzilhada
A não ser que você seja um estudioso da história da música, você muito provavelmente nunca ouviu falar de Robert Johnson. Porém, se você gosta de lendas ou de mitologia, certamente você conhece a lenda que foi criada em torno deste músico de blues da década de 1930. E qual era essa lenda? Imagine um músico sem muito talento para tocar e cantar. Seu sonho sempre foi vencer na vida como artista. Viver de sua música, ganhar fama e sucesso com seu trabalho. Só que a falta de habilidade e talento, obviamente, vai colocar um problema em seu caminho. Inspirado pela religião e pelos fundamentos do misticismo que existiam na época, ele decide ir numa encruzilhada isolada na madrugada. Um lugar deserto, onde invoca o próprio diabo. E o ser maligno aparece. Ele propõe um pacto. Ele lhe dará fama e sucesso em troca de sua alma. Surgiu assim uma das lendas mais duradoras da música em todo o mundo. 

Esse documentário conta a história de Robert Johnson e também da lenda que foi criada em torno de sua figura. Ele realmente foi um músico singular. Seu estilo de tocar violão era sublime, a tal ponto que até hoje instrumentistas da música o elogiam. E também era ousado e provocador em suas composições, que sempre se referiam ao diabo andando ao seu lado, seguindo seus passos e coisas do gênero. Imagine como era cantar esse tipo de letra no meio social evangélico, fanático e fundamentalista, onde ele vivia, na década de 1930. Ele certamente alimentou o mito em torno de si mesmo. Muitos anos após sua morte, tudo o que sobrou foram poucas gravações registradas, quase amadoras. E isso certamente também serve para alimentar a lenda. No fundo, assistindo ao documentário, descobrimos que Robert Johnson, na realidade, foi apenas um homem negro que sonhou em viver de sua música. Rejeitou o destino de se trabalhar duramente nas grandes plantações de algodão do sul dos Estados Unidos, como havia feito seus antepassados escravos. Ele lutou como pôde por sua música e sua arte. E isso sim é uma lenda digna de admiração e inspiração. É algo a se respeitar.

O Diabo na Encruzilhada (ReMastered: Devil at the Crossroads, Estados Unidos, 2019) Direção: Brian Oakes / Roteiro: William Wheeler, Jeff Zimbalist / Elenco: Terry Harmonica Bean, Rory Block, Yvonne Chireau / Sinopse: Documentário sobre o cantor e compositor de blues Robert Johnson e a lenda que foi criada em torno de si, a do músico que faz um pacto com demônio numa encruzilhada durante a madrugada para ter fama e sucesso.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Isso é uma questão cultural que veio desde o tempo da antiga religião persa, onde existia um Deus bom e um Deus ruim. A religião judaica herdou isso. O Cristianismo aumentou ainda mais essa figura do Deus ruim, ou seja, o diabo. O ser humano tem uma nítida fascinação pelo mal. Daí vem esse tipo de obsessão.

    ResponderExcluir