Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Elvis Presley: The Searcher

Temos aqui mais um documentário sobre Elvis Presley, esse Lázaro de guitarra que parece nunca morrer. Pois é, eu que já assisti a tantos filmes e documentários sobre Elvis não esperava por muita coisa nesse aqui. Como Priscilla, a viúva Porcina do Rock, estava envolvida na produção pensei que seria um daqueles filmes bem piegas da empresa que controla os direitos autorais do cantor. Eu me enganei. Esse documentário é muito bom! Com mais de 3 horas de duração se compromete a resumir a vida e a obra de Elvis. Não é tarefa fácil. Desde logo vou avisando que não é aquele tipo de documentário que muitos fãs apreciam, trazendo os melhores momentos de Elvis na TV, no cinema, etc. Não é uma nova versão de "Elvis - The Great Performances". Há todo um mistério no ar em seu texto e em suas imagens. Sinta o clima!

Na realidade esse documentário prioriza, em seu bom roteiro, desvendar aspectos bem profundos da personalidade de Elvis. Ele é apresentado pelo texto do roteiro como alguém sempre em busca de respostas, seja para sua musicalidade, seja para as coisas que ocorreram em sua vida. Por que se tonou tão popular? Por que fez tanto sucesso? Qual era o sentido daquilo tudo? Perguntas que jamais vão ser respondidas, mas que servem muito bem como instrumento narrativo de uma boa história para se contar. Some-se a isso boas imagens, fotos e depoimentos de pessoas relevantes e você terá um bom produto sobre esse artista.

O fato é que não há como contar uma história como a de Elvis, tão rica e cheia de detalhes, apenas em um documentário. Mesmo que tenha 3 horas de duração muita, mas muita coisa mesmo, ficou de fora! Não culpo os produtores. Essa seria uma tarefa injusta. Muitos podem dizer que o documentário peca por se concentrar demais nos nos anos 50 e depois no especial NBC Comeback de 1968. Essa seria uma crítica justa se o documentário não tivesse essa estrutura que foi apresentada. A linha narrativa prioriza mesmo os grandes momentos de sua vida, momentos decisivos. Sim, há muitas lacunas, impossível negar, mas diante do que era possível fazer penso que esse "Elvis Presley: The Searcher" é um dos documentários mais interessantes já feitos sobre o garoto de Memphis, andando eternamente em sua bicicleta pelas estradas de terra de sua cidade.

Elvis Presley: The Searcher (Estados Unidos, 2018) Direção: Thom Zimny / Roteiro: Alan Light / Elenco: Elvis Presley, Priscilla Presley, Coronel Tom Parker, Red West, Ann-Margret, Steve Allen, Bill Black, Scotty Moore, DJ Fontana / Sinopse: Documentário que se propõe a contar a história de Elvis Presley (1935 - 1977) através de sua obra e de momentos decisivos em sua carreira.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Elvis Presley
    The Searcher
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. "Elvis Presley, esse Lázaro de guitarra"?
    Poesia pura Pablo. Essa acho que nem o Hemingway faria melhor.

    ResponderExcluir
  3. O Elvis é aquele artista que morreu, mas que ao mesmo tempo nunca morre... Imortalidade que apenas a arte pode garantir a um ser humano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso eu disse que a sua analogia ao Lázaro é poesia pura.

      Excluir