Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Tiro de Misericórdia

Baseando-se num filme de gângster que ele mesmo dirigiu, com Humphrey Bogart e Ida Lupino, "Seu Último Refúgio" (High Serra - 1941) - Raoul Walsh conseguiu, mesmo em preto e branco, construir uma obra extraordinária: "Tiro de Misericórdia" (Colorado Territory - 1949). O longa conta a incrível história de Wess McQuenn (Joel McCrea) que depois de fugir da cadeia, parte em direção ao Território do Colorado - mais precisamente para uma antiga Missão Espanhola abandonada pelos índios. Chegando lá, McQuenn encontra dois companheiros foras-da-lei na companhia de uma linda mulher e dançarina de saloon, Colorado Carson (Virginia Mayo). McQuenn, já cansado da vida de bandido, planeja, juntamente com a quadrilha, aquele que seria o seu último assalto - pois ele sonhava em voltar a viver uma vida digna e honesta. Este último plano consistia em assaltar 100 mil dólares de um trem pagador do governo.

A cena do assalto ao trem é fantástica e extremamente bem dirigida. Todo o filme gravita em torno da figura classuda e imponente de McQuenn - uma atuação de gala do grande Joel McCrea. Sua figura, ao mesmo tempo que atemoriza deixa transparecer uma verve decente com contornos éticos indiscutíveis. Walsh, a uma certa altura e com extrema maestria, passa a dissecar a personalidade de McQuenn fragmentando o bandoleiro até as raias de um ser humano frágil e com sonhos de casamento e de família. Ou seja, uma injeção quase letal de paradoxo, no músculo e no corpo cansado do pistoleiro embrutecido. Mas ainda existia uma outra bela mulher: Julie Ann (Dorothy Malone) - praticamente estreando no cinema. MacQuenn conhecera Julie Ann e seu pai, dentro de uma carruagem, assim que fugiu da cadeia. McQuenn chegou a pensar em casar-se com Julie, mas ela logo mostrou quem era: uma mulher interesseira e vingativa. A força do roteiro juntamente com a enorme categoria de Walsh na direção, convergem todos os olhares vidrados e suas enormes expectativas para um final eletrizante e surpreendente. Não é à toa que Tiro de Misericórdia é um dos filmes preferidos do grande diretor Martin Scorcese. Nota 10.

Tiro de Misericórdia (Colorado Territory, Estados Unidos, 1949) Direção: Raoul Walsh / Roteiro de Edmund H. North e John Twist / Elenco: Joe McCrea, Virginia Mayo. Doroth Malone / Sinopse: Fora da lei, Wes McQueen (Joel McCrea) foge da prisão e se encontra com seu parceiro e velho amigo Dave Rickard (Basil Ruysdael).

Telmo Jr.

3 comentários:

  1. Cine Western
    Tiro de Misericórdia
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu já ouvi falar desse filme, mas nunca o assisti.

    ResponderExcluir
  3. Bom filme. Assisti há mais ou menos seis ou sete anos. Material de qualidade. Cheguei até a escrever sobre ele por aqui no blog.

    ResponderExcluir