Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Labirinto

Outro filme de fantasia dos anos 80 que me lembrei recentemente. Se "Willow" não foi tão marcante para aquela geração, "Labirinto" certamente o foi. Esse filme tinha não apenas uma excelente produção, como também uma história de contos de fadas realmente cativante e encantadora. Jim Henson, que o dirigiu, era um mestre nesse universo infantil. Ele criou os personagens dos Muppets e também foi responsável por um dos programas infantis mais duradouros e bem sucedidos da TV americana, Vila Sésamo. Assim o que não lhe faltava era experiência em lidar com esse universo. Esse enredo foi escrito pelo próprio Henson. Inicialmente ele pensava em transformar seu roteiro em um telefilme, mas o produtor George Lucas (sim, ele mesmo, o próprio criador de "Star Wars") pensava diferente. O material era bom demais para ser desperdiçado em uma produção menor, com poucos recursos, como era praxe na época para esse mercado televisivo. Assim resolveu colocar à disposição de Henson toda a capacidade técnica da Lucasfilm, a mesma produtora de seus clássicos da ficção.

O resultado não poderia ser melhor. Aliado a uma direção de arte muito bonita, excelentes efeitos especiais e um roteiro bem escrito que explorava uma boa história, o filme realmente não poderia dar errado. A escolha do elenco também foi muito acertada. Para o papel de Jareth, Lucas convenceu o cantor David Bowie a fazer uma de suas raras aparições no cinema. Com um estranho penteado (que lembrava a Tina Turner) ele se deu muito bem com sua atuação. Outro destaque surgia da presença de uma jovem atriz, uma ainda adolescente Jennifer Connelly. Eu sempre a considerei uma das atrizes mais bonitas do cinema americano e aqui, na flor da idade, ainda com o frescor da juventude, ela estava simplesmente maravilhosa, uma graça. Em conclusão foi mesmo um dos filmes de fantasia que mais marcaram nos anos 80. Um verdadeiro primor, hoje um tanto envelhecido pelo passar dos anos, mas ainda assim um belo filme daquela década.

Labirinto - A Magia do Tempo (Labyrinth, Estados Unidos, 1986) Direção: Jim Henson / Roteiro: Dennis Lee, Jim Henson / Elenco: David Bowie, Jennifer Connelly, Toby Froud / Sinopse: uma adolescente é transportada para um incrível mundo de fantasia. Filme indicado ao BAFTA Awards na categoria de Melhores Efeitos Especiais.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Esse é meu outro Duna, primeira versão. Não vi pela maledicência.

    ResponderExcluir
  2. Uma Fantasia charmosa e cultuada dos anos 80. Jennifer realmente uma princesa <3

    ResponderExcluir
  3. Serge, pois é... em relação a "Labirinto" acho que nem compensa mais você assistir. Muitos anos já passaram debaixo dessa ponte...

    ResponderExcluir
  4. Jobson, quem poderia imaginar que um dia esse "Labirinto" iria virar uma espécie de cult movie? Coisas da sétima arte...

    ResponderExcluir