Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Mindhunter

Outra série enfocando o trabalho dos agentes do FBI no combate ao crime nos Estados Unidos. Essa é bem superior às demais séries policiais do momento. Muito bem roteirizada, com elenco acima da média e produção caprichada, "Mindhunter" em seu primeiro episódio apresenta a vida de um agente do FBI que tanto atua em campo como dando aulas para outros alunos que também se tornarão agentes do bureau de investigação do governo americano. Sua especialidade é a negociação de reféns. Logo nas primeiras cenas do primeiro episódio temos uma situação delicada dessas.

Um homem, em claro surto psicótico, toma de refém algumas pessoas em uma loja da cidade. O maluco exige a presença da esposa, caso contrário vai matar todas as pessoas inocentes. O FBI é chamado e logo começam as tensas negociações. Agora, fica claro, desde o começo como é complicado aplicar em uma istuação dessas toda a teoria aprendida nos livros de psiquiatria e psicologia forenses. A criminologia é uma grande ferramenta, mas nem sempre se aplica na prática. O primeiro episódio se passa no ano de 1977, quando o FBI procurava, mesmo que de forma ainda tímida, se atualizar com as modernas teorias da psicologia em relação a criminosos violentos. Enfim, excelente série, algo que fica demonstrado já nos primeiros momentos, nos primeiros episódios. Não deixe de assistir.

Mindhunter (Estados Unidos, 2017 - 2019) Direção: David Fincher, Carl Franklin, Andrew Douglas / Roteiro: John Douglas, Mark Olshaker / Elenco: Jonathan Groff, Holt McCallany, Anna Tory, Sonny Valicenti / Sinopse: A série acompanha os casos policiais de investigação e a vida pessoal do agente do FBI Holden Ford (Jonathan Groff). Especializado em psicologia e psiquiatria forense, ele tenta capturar criminosos e serial killers perigosos. Série indicada ao Emmy Awards. 

Pablo Aluísio. 


Mindhunter - Primeira Temporada - Episódios Comentados:

Mindhunter 1.02
Os agentes do FBI vão até a ensolarada Califórnia. Entre tantas palestras dadas a outros policiais, o agente Holden Ford (Jonathan Groff) decide aumentar seu campo de pesquisa. Ora, se seu objeto de estudo é o comportamento de criminosos, o que seria mais adequado do que falar com alguns deles? Mesmo sem autorização do FBI ele vai até uma prisão de segurança máxima para uma conversa com um serial killer conhecido como "O Assassino de colegiais". Um homem enorme, com mais de 2 metros de altura, que matou jovens alunas em crimes bárbaros. Ele arrancava a cabeça de suas vítimas e depois fazia sexo necrófilo com elas. Barra pesada. Só que para surpresa do agente ele encontra no assassino um tipo amigável, bom de papo, disposto a lhe ajudar em suas pesquisas. Quem poderia imaginar? / Mindhunter 1.02 (Estados Unidos, 201 ) Direção: David Fincher / Roteiro: Joe Penhall, John Douglas / Elenco: Jonathan Groff, Sonny Valicenti, Gary Warden, Holt McCallany.

Mindhunter 1.03
A palavra Mindhunter pode ser traduzida como "caçador de mentes". E é justamente isso o que faz o agente do FBI que começa a conversar com criminosos perigosos, atrás de entender como funciona suas mentes. Nesses episódios os agentes conseguem, pela primeira vez, traçar o perfil de um assassino que está matando mulheres mais velhas pelo subúrbio de uma cidade. Eles logo percebem que o criminoso em sua mente estaria se vingando na verdade de sua mãe, uma senhora idosa que sempre o humilhava na frente de outras pessoas. Assim ele passou a matar mulheres velhas que lembravam sua própria mãe. Um trauma psicológico desenvolvido por anos e anos, revelando a verdadeira identidade de assassino violento. Por fim as pesquisas se revelam tão interessantes que os agentes acabam aceitando a ideia de uma professora universitária que os incentivam a escrever um livro sobre o assunto. / Mindhunter 1.03 (Estados Unidos, 2017) Direção: Asif Kapadia / Roteiro:  Joe Penhall / Elenco: Sonny Valicenti, Jonathan Groff, Holt McCallany.

Mindhunter 1.04
Os dois agentes do FBI chegam em uma prisão de segurança máxima para entrevistar um jovem presidiário. No trato social parece ser um rapaz bem legal, comunicativo e tudo mais. Só que isso tudo encobre a monstruosidade de seus crimes. Ele matou e estuprou várias estudantes. E o gatilho para os crimes parece ter surgido após ele ser rejeitado por sua namorada, uma estudante universitária que decidiu acabar o namoro, partindo para outra direção em sua vida. E os crimes continuam fora da prisão. Uma jovem é encontrada morta em um lixão. Uma moça bonita, loira, de olhos azuis. Quem a encontrou acaba se revelando ser o principal suspeito. O motivo teria sido o mesmo, rejeição amorosa. Pelo visto os agentes começam a traçar um novo perfil desse tipo de criminoso. / Mindhunter 1.04 (Estados Unidos, 2017) Direção:  Asif Kapadia / Roteiro:  Joe Penhall  / Elenco: Sonny Valicenti, Marianne Bayard, Jonathan Groff. 

Mindhunter 1.05
As investigações sobre a morte daquela garota cujo corpo foi encontrado em um lixão segue em frente. E os agentes do FBI, em colaboração com a polícia da cidade, descobrem que o provável assassino foi justamente o namorado dela. Um sujeito meio estranho, medroso, dado a choros inconvenientes. Na verdade ninguém conseguia entender como uma bela mulher como aquela havia dado bola a um tolo como aquele. E tem mais, o cunhado dele (casado com sua irmã) também era um sujeitinho bem escroto. Aquele tipo que faz questão de dar em cima de todas as mulheres que conhece. E pelo visto ele ajudou a encobrir todo o crime. Provavelmente houve mais um assassinato envolvendo um homem desprezado, de alguma forma. A solução do caso? Será revelado nos proximos episódios. / Mindhunter 1.05 (Estados Unidos, 2017) Direção: Tobias Lindholm / Roteiro: Joe Penhall / Elenco: Sonny Valicenti, Alex Morf, Holt McCallany. 

Mindhunter 1.06
Um episódio fraco, o mais fraco da série até o momento. Tem pouco mais de 30 minutos de duração e basicamente serve para duas coisas: 1. mostrar aspectos pessoais da vida da doutora em psicologia que agora entra na equipe do FBI, mostrando que na verdade ela era lésbica e tudo mais e 2. Trazer a solução do caso da jovem que foi encontrada morta em um lixão. O caso fica em suspenso. O namorado faz um acordo com a promotoria e escapa da pena de morte. O cunhado dele praticamente se livra sem maiores problemas, embora tudo indique que ele teve uma participação maior no crime. Os dois agentes do FBI ficam bastante insatisfeitos com esse desfecho. Embora eles acreditassem numa determinada linha de investigação acabam cedendo às decisões do promotor do caso. / Mindhunter 1.06 (Estados Unidos, 2017) Direção: Tobias Lindholm / Roteiro: Tobias Lindholm / Elenco: Joseph Cross, Jonathan Groff, Holt McCallany. 

Mindhunter 1.07
Os dois agentes voltam para sua rotina de visitar criminosos violentos, condenados por crimes bárbaros. Eles vão encontrar um sujeito chamado Jerry Brudos. A ficha corrida (capivara) do criminoso é longa. Pedófilo, assassino, pervertido sexual, maníaco homicida. E um dos agentes decide provocar ele, levando de presença um par de sapatos femininos, daqueles bem sensuais, com salto agulha. O cara pira no presente. Fica excitadissimo e pior do que tudo, começa a se masturbar ali na frente dos agentes. Uma situação absurda, delicada e bizarra, tudo ao mesmo tempo. Mesmo com o constrangimento reinante, eles conseguem tirar o que queriam, mais um depoimento de um desses psicopatas, para fazer parte da amostra da pesquisa do qual participam. Insanidade pouca é bobagem! / Mindhunter 1.07 (Estados Unidos, 2017) Direção: Andrew Douglas / Roteiro: John Douglas / Elenco: Sonny Valicenti, Holt McCallany, Jonathan Groff, Happy Anderson (como o assassino condenado Brudus).  

Mindhunter 1.08
Esse episódio traz uma situação no mínimo curiosa. Um diretor de escola primária chama a atenção de pais e outros professores ao fazer cócegas nas crianças em seu gabinete. Ele também dá alguns centavos para elas. Tem coisa errada nesses atos? Muitos pensam que sim. E quando um dos agentes do FBI está na cidade ele acaba indo investigar esse caso fora dos padrões. Seu superior fica irado ao saber disso. Não seria um caso federal que despertasse o interesse do FBI. Além disso não havia sido cometido crime algum, apenas se pensava que algo estaria por vir nesse tipo de aproximação física entre um adulto e diversas crianças pequenas. Enfim, um caso complicado que acabou custando o emprego do tal diretor das cócegas! È melhor prevenir do que remediar! / Mindhunter 1.08 (Estados Unidos, 2017) Direção: Andrew Douglas / Roteiro: Joe Penhall / Elenco: Jonathan Groff, Marc Kudisch, Lindsey Shurmatz.  

Mindhunter 1.09
Agentes do FBI não podem fugir de um certo protocolo, ainda mais quando entrevistam criminosos violentos na prisão. O sujeito que eles vão se encontrar dessa vez é um assassino completamente escroto e completamente avesso ao fato de colaborar com o FBI. Recebe os agentes logo com um monte de palavrões e ofensas pessoais, termos homofóbicos e tudo mais. A entrevista é complicada e um dos agentes, para criar uma certa cumplicidade com o criminoso, diz algumas coisas que deveriam ficar fora do registros, fora das gravações. Só que esse tipo de coisa vai contra a lei, o que cria uma saia justa para os agentes envolvidos. Tem que andar na linha da lei, da moral e da ética profissional, sempre e sempre. Esse é o grande aprendizado da história desse bom episódio./ Mindhunter 1.09 (Estados Unidos, 2017) Direção: David Fincher / Roteiro: Joe Penhall, John Douglas / Elenco: Sonny Valicenti, Jonathan Groff, Holt McCallany.  

Mindhunter 1.10
Esse é o episódio final da primeira temporada da série Mindhunter. E como termina Mindhunter? Nesse episódio os agentes do FBI descobrem quem matou a garota de 12 anos, líder de torcida, que foi morta brutalmente perto de sua casa, que era localizada em um lugar mais afastado, perto dos bosques  O assassino estava trabalhando cortando árvores para a companhia de eletricidade da cidade. Tinha passado de crimes, mas havia escapado do detector de mentiras. Sò que o sistema de classificação de assasinos do FBI é aplicado no caso e se revela muito eficiente, desvendando o crime. Entretanto nem tudo vai bem para o agente Holden Ford. Seu namoro, que parecia tão promissor, provavelmente chegou mesmo ao seu final. Um episódio final bom, mas espero muito mais da segunda temporada - que vou assistir sem perder tempo. / Mindhunter 1.10 (Estados Unidos, 2017) Direção: David Fincher / Roteiro: Joe Penhall  / Elenco: Jonathan Groff, Holt McCallany, Joe Tuttle.  

Pablo Aluísio.

13 comentários:

  1. Pablo;
    Eu nunca vi essa série, mas como minha formação profissional é negociação, vou experimentar.

    ResponderExcluir
  2. Série muito bom. Até agora só vi o episódio inicial, mas como gosto de dizer, série boa fideliza o espectador desde o primeiro episódio. Eu já gostei.

    ResponderExcluir
  3. Review Adicionado:
    Mindhunter 1.02
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Review Adicionado:
    Mindhunter 1.03
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado:
    Mindhunter 1.04
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado:
    Mindhunter 1.05
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado:
    Mindhunter 1.06
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Review Adicionado:
    Mindhunter 1.07
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  9. Review Adicionado:
    Mindhunter 1.08
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  10. Review Adicionado:
    Mindhunter 1.09
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  11. Review Adicionado:
    Mindhunter 1.10
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir