Páginas

domingo, 15 de abril de 2007

Nossa Cidade

Esse clássico filme é uma maravilhosa crônica da sociedade americana na primeira metade do século XX, onde um dos moradores de uma cidadezinha de interior, o farmacêutico local Mr. Morgan (Frank Craven), sai contando sobre a vida das boas pessoas que convive, seu pequenos dramas cotidianos, os romances adolescentes, os pais preocupados, as crises familiares, etc. É, como já escrevi, uma crônica social mesmo, bem criativa, original, leve e divertida, fazendo um panorama geral desse microcosmo que no fundo representa de certa forma toda a sociedade dos Estados Unidos daquela época.

Baseado em uma peça teatral, o filme não nega suas origens de palco. É um filme de diálogos, pensamentos e atuação. Curioso que o filme tenha sido estrelado pelo galã William Holden, naquele momento ainda em uma fase inicial da carreira. Ele que sempre interpretou personagens mais urbanos, das grandes cidades, sofisticados e elegantes, aqui surge mais interiorano, mais condizente com o meio social em que seu personagem vive. O filme, que foi bem recebido pela crítica, também fez bonito no Oscar, sendo indicado em categorias importantes, entre elas a de melhor filme do ano (perdeu para "Rebecca") e melhor atriz (Martha Scott, que penso merecia ter sido premiada).

Nossa Cidade (Our Town, Estados Unidos, 1940) Direção: Sam Wood / Roteiro: Thornton Wilder / Elenco: William Holden, Martha Scott, Fay Bainter, Frank Craven / Sinopse: A vida cotidiana dos moradores de uma pequena cidade do interior do estado americano de  New Hampshire, no começo do século XX. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor atriz (Martha Scott), melhor som (Thomas T. Moulton), melhor música (Aaron Copland) e melhor trilha sonora (Aaron Copland).

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário