Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2021

A Última Missão

Título no Brasil: A Última Missão
Título Original: The Last Detail
Ano de Produção: 1973
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Hal Ashby
Roteiro: Robert Towne, Darryl Ponicsan
Elenco: Jack Nicholson, Randy Quaid, Otis Young, Clifton James, Carol Kane, Michael Moriarty

Sinopse:
Dois marujos da Marinha são obrigados a trazer um jovem infrator para a prisão, mas decidem mostrar-lhe uma última boa oportunidade ao longo do caminho. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator (Jack Nicholson), melhor ator coadjuvante (Randy Quaid) e melhor roteiro adaptado (Robert Towne).

Comentários:
Apesar de ter sido indicado em três categorias ao Oscar, esse filme segue sendo pouco conhecido, até mesmo pelos fãs do trabalho de Jack Nicholson. Foi um de seus primeiros sucessos na carreira, em um ponto de sua vida que ele ainda não era um dos grandes nomes de Hollywood. O filme tem uma linha de bom humor, mas não pode ser considerado uma comédia. Essa premissa de jovens marujos e irresponsáveis desfrutando de uma Nova Iorque deslumbrante já havia sido usada pelo cinema antes. A maior referência vem de um velho filme com Frank Sinatra e Gene Kelly chamado "Um Dia em Nova Iorque". Só que esse clássico era um musical, cheio de canções e danças e esse filme dos anos 70 com Jack Nicholson era puro deboche e cinismo. Tempos diferentes, épocas diversas, exigindo mesmo novas abordagens. De qualquer maneira esse "A Última Missão" não deixa de ser mais uma amostra do grande talento do bom e velho Jack Nicholson.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. A Última Missão
    The Last Detail
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Eu assisti esse filme no lançamento, no cinema. É um monte de clichês recorrentes desse tipo de filme, com a única vantagem que talvez ele fosse o primeiro a usar aqueles clichês, não sei. Nem o Jack Nicholson, no auge da fama e do histrionismo, consegue deixar o filme bom. Diversão pra se ver na TV quando não está passando nada.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme, na verdade, é apenas OK! Nada de especial. AInda hoje é lembrado por causa do Jack Nicholson. Nada muito além disso. Alíás, embora Jack tenha sido um dos maiores atores do mundo, nesse trabalho aqui penso que nem seria para uma indicação ao Oscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida. Nem Oscar, nem nada.
      Aqui estamos de Easy Rider, ou Um Estranho no Ninho.

      Excluir
  4. Nunca vi e nunca verei.. Não gosto do Jack Nicholson, apesar de sua fama quase extraterrestre. Ator cheio de caras e bocas e a mim não convence em nenhum papel. Foi melhor no início de carreira, depois virou um ator cheio de marra e cheio de caretas. Não vejo nada dele. Um ranço eterno.

    ResponderExcluir
  5. O Jack Nicholson desperta também esse tipo de sentimento em alguns meios de cinéfilos.

    ResponderExcluir