Páginas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Um Homem Chamado Ove

Título no Brasil: Um Homem Chamado Ove
Título Original: En man som heter Ove
Ano de Produção: 2015
País: Suécia
Estúdio: Tre Vänner Produktion AB
Direção: Hannes Holm
Roteiro: Hannes Holm, Fredrik Backman
Elenco: Rolf Lassgård, Bahar Pars, Filip Berg, Ida Engvoll, Tobias Almborg, Börje Lundberg

Sinopse:
O filme conta a história de Ove (Rolf Lassgård), um homem na terceira idade, viúvo e sem filhos, conhecido por todos por ser muito ranzinza e rabugento. Ele decide se matar, mas acaba vendo cada tentativa dar errado. Quando uma família de imigrantes iranianos se muda para a casa ao lado, Ove vê sua vida mudar para melhor, embora ele não acreditasse que isso um dia iria acontecer.

Comentários:
O ator Tom Hanks vai em breve interpretar o personagem Ove em um planejado remake a ser lançado nos dois próximos anos. Isso certamente vai aumentar e muito o interesse nesse muito bom filme sueco, o original, que é sem dúvida um pequeno primor cinematográfico. Embora o personagem principal Ove esteja sempre tentando se matar, não leve essa informação para um lado dramático. Pelo contrário, cada tentativa dele nesse caminho acaba se tornando em uma situação cômica, por mais incrível que isso possa parecer. O filme tem um protagonista na terceira idade, mas isso não significa que o espectador não vá conhecer Ove em sua juventude. Em lembranças somos levados ao passado de Ove, em longos flashbacks. Assim, conhecendo momentos importantes de sua vida, vamos entendendo porque ele age dessa maneira na velhice. Afinal todos somos frutos de nossas próprias experiências. Com um sutil humor que atravessa todo o filme, "Ove" surpreende pela humanidade e pela verdade da história que conta. É um filme muito bom, valorizado por um roteiro muito bem escrito.  

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Cinema Europeu
    Um Homem Chamado Ove
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Assisti a esse Ove em um cineclube perto da minha casa há uns cinco anos atrás. Eu gostei principalmente por mostrar a vida de um homem comum. E é um filme que não exagera no dramalhão, muito pelo contrário. Esse ator sueco que interpretou o Ove é um ótimo profissional. Será que o Tom Hanks vai dar conta do recado?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa que vale a pena citar. Esse Ove tem um pezinho no espectro autista. Todas as características estão na tela. É um autismo bem leve, mas perceptível.

    ResponderExcluir
  5. O Ove podia sim ter um pouco de autismo. Sua fixação com normas da vila onde mora é algo que vem confirmar isso. Só que sendo um autista leve, até que ele era bem funcional, inclusive conseguindo se casar, ter um emprego, etc. Agora, essa é nossa percepção, só quem poderia responder com exatidão a essa pergunra é o autor que o criou mesmo.

    ResponderExcluir
  6. E o Tom Hanks como Ove vai dar certo? Olha, penso que sim. O Ove não é tão diferente do Forrest Gump. Aliás penso que foi isso mesmo que atraiu o Tom Hanks que não apenas vai atuar no filme, mas também produzir. Ele tem visão comercial que vai dar certo esse remake. Quem sabe até um Oscar vindo por aí... quem sabe...

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro quando acho filme Suecos, Indianos, Finlandeses, etc. pra assistir. É outro tipo de cinema do que estamos acostumados em Hollywood, que é primoroso na parte técnica, mas usa e abusa das fórmulas já testadas e está se tornando previsível e tedioso. Remakes são sempre inferiores aos originais e funcionam mais como caça niqueis do que algo com a intenção de difundir um diferente modo de fazer cinema.

    ResponderExcluir
  8. Cinema escandinavo é de alta qualidade! Porém, como sempre acontece, poucos filmes chegam no Brasil. O mercado de cinemas do Brasil pertence a grande grupos norte-americanos e eles priorizam os filmes produzidos nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  9. Correção: "...grandes grupos norte-americanos..."

    ResponderExcluir