Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

O Menino do Pijama Listrado

Título no Brasil: O Menino do Pijama Listrado
Título Original: The Boy in the Striped Pyjamas
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Miramax, BBC Films
Direção: Mark Herman
Roteiro: Mark Herman
Elenco: Asa Butterfield, Vera Farmiga, Jack Scanlon, David Hayman, David Thewlis, Cara Horgan

Sinopse:
Baseado no livro escrito por John Boyne, o filme "O Menino do Pijama Listrado" conta a história de um garotinho alemão de 8 anos de idade chamado Bruno (Butterfield). Filho de um oficial da SS, ele e sua família se mudam até uma casa próxima a um campo de concentração e lá ele acaba conhecendo outro menino, um judeu preso no campo de extermínio nazista. Filme premiado pelo British Independent Film Awards e pelo Goya Awards.

Comentários:
Tanto o livro original como essa adaptação do cinema são excelentes. O escritor John Boyne merece todos os meus aplausos. Em cima de uma obra literária que parece simples, que narra uma improvável amizade entre dois meninos, um judeu e um alemão, durante a II Guerra Mundial, ele coloca abaixo todas as falácias e loucuras da ideologia nazista de forma sutil e definitiva. Em cena temos duas crianças, que só pensam em brincar, em fazer novas amizades. Para elas não existe muito sentido nessa coisa de catalogar as pessoas, como judeus, arianos ou qualquer outra qualificação insana de puro preconceito. São apenas crianças. E sob o olhar delas tudo se revela como realmente é, simples, sincero, cheio de bons sentimentos. E nada poderia ser mais longe disso do que a loucura de ira e ódio dos nazistas. Há grandes lições a se aprender com um filme como esse. Como escrevi, embaixo de uma aparente simplicidade se esconde conceitos até mesmo filosóficos bem profundos. Os pequenos atores mirins são excelentes, com destaque para o pequenino Jack Scanlon que interpreta a criança presa no campo chamada Shmuel (na edição nacional do livro era chamado de Samuel). Ele expressa, apenas com seu olhar de criança, muito mais do que muitos atores veteranos por aí. Chega a impressionar. E não poderia encerrar essa breve resenha sem citar, mesmo que de forma indireta, sem revelar nenhum detalhe, sobre o final do filme. É um dos melhores, mais fortes e significativos que já assisti nesses últimos anos. Uma lição poderosa de história e de sabedoria que nasce da estupidez humana. Perfeito, em todos os aspectos.  

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O Menino do Pijama Listrado
    Nota: 9.0
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Livro maravilhoso. Filme magnífico. Coisa fina. Adorei os dois.

    ResponderExcluir
  3. Também adorei. O holocausto sob o olhar de uma criança. Genial a obra original. O filme não ficou atrás. Excelente, sem favor algum.

    ResponderExcluir
  4. O menininho judeu é bem mais frágil do que o alemão. Tive uma pena dele... foi triste seu destino.

    ResponderExcluir
  5. Ele estava muito mais fragilizado, obviamente. E parecia ter maior senso de realidade do que o Bruno que vivia dentro de outra realidade, dentro da bolha nazista.

    ResponderExcluir