Páginas

domingo, 15 de março de 2020

Mussum, um filme do Cacildis

Título no Brasil: Mussum, um filme do Cacildis
Título Original: Mussum, um filme do Cacildis
Ano de Produção: 2019
País: Brasil
Estúdio: Modo Operante
Direção: Susanna Lira
Roteiro: Bruno Passeri
Elenco: Mussum, Renato Aragão, Dedé Santana, Lázaro Ramos, Milton Gonçalves, Joel Zito Araújo

Sinopse:
Documentário que resgata a história do humorista brasileiro Antonio Carlos Bernardes Gomes, popularmente conhecido como o trapalhão Mussum. O filme mostra aspectos de sua vida, seu sucesso na TV e no cinema e depoimentos de familiares e pessoas que trabalharam ao seu lado.

Comentários:
Gostei muito desse documentário sobre o querido Mussum. É a tal coisa, se você foi criança ou adolescente nos anos 70 e 80, certamente tem boas lembranças do programa "Os Trapalhões" na Rede Globo. Mussum era um dos mais divertidos membros da trupe e rapidamente se tornou um sucesso absoluto dentro do quarteto de humoristas. O interessante é que sua história de menino pobre e negro criado na Mangueira é contada com o mesmo bom humor de seus personagens. Tudo é levado numa leveza agradável. Primeiro mostra-se a dureza na vida no morro. Filho de mãe solteira ele foi à luta. Estudou, se formou numa escola técnica e depois se tornou cabo da Força Aérea. Porém a arte estava em suas veias. Primeiro como membro do grupo de samba "Os Originais do Samba" e depois como humorista ao lado dos Trapalhões. O curioso é que essa transição de tocador de rego rego para comediante aconteceu por puro acaso. Foi Grande Otelo que sentiu que aquele sambista tinha muito jeito para o humor. Com sorriso aberto e franco e aquele dialeto peculiar que ele próprio inventou, com o uso de "s" no final de cada palavra, o bom e velho Mussum deixou saudades. Para rever de novo esse talentoso comediante nada melhor do que um documentário tão bom como esse. Está mais do que recomendado. Deixo meus parabéns aos realizadores.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Pablo:
    Os "S" no final de algumas palavras que o Mussum usava, na realidade foi sugerida a ele pelo Chico Anísio. Isso já foi dito em algumas matérias sobre o inicio do Antonio Carlos (Mussum) como humorista.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito. Isso é citado no filme, o Chico Anysio ajudou ele na caracterização do personagem Mussum. E quem deu esse nome foi o Grande Otelo. Tudo dito no filme.

    ResponderExcluir
  3. Grande humorista. Para efeito de acréscimo, assisti a um vídeo em que ele comenta que o uso do "s" foi um conselho do também grande Chico Anysio.

    ResponderExcluir
  4. Chico era um gênio do humor brasileiro.

    ResponderExcluir