Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Extraordinário

O filme conta a história de uma criança que nasceu com má formação congênita no rosto. Isso faz com que ela tenha que passar por várias cirurgias plásticas ao longo dos anos. Criada em casa, sendo educada pelos pais no sistema de home school, chega o dia em que precisa finalmente ir para uma escola de verdade, para conviver socialmente com outras crianças de sua idade. Isso porém é também um problema a mais, já que crianças costumam também ser bem cruéis com as diferenças. Até para evitar esse tipo de coisa o menino usa um capacete espacial nas ruas, para evitar olhares curiosos sobre sua aparência física.

Embora a situação, o enredo, tivesse a tendência de transformar tudo em um dramalhão daqueles que já estamos acostumados a assistir, o diretor Stephen Chbosky resolveu pegar leve nesse aspecto. Sim, o conflito existe, o drama de ser um aluno com problemas de má formação o impedem de ser uma criança comum dentro da escola, mas isso também não se torna desculpa para exagerar nas cores do melodrama. As coisas até se normalizam mais a frente, quando a vida do menino começa a ficar mais comum dentro do cotidiano de uma escola como aquela. Ele até mesmo faz amigos e depois se decepciona com um deles quando o pega falando mal dele pelas costas, mas isso é algo que poderia acontecer com qualquer um nessa fase da vida. Como eu disse, a vida escolar nessa idade pode ser bem complicada.

O filme é protagonizado pelo garotinho Jacob Tremblay, que já tinha chamado bem a atenção em "O mundo de Jack". Seus pais são interpretados por dois famosos de Hollywood, a ex-estrela Julia Roberts, já que hoje em dia seu nome já não significa muito em termos de bilheteria e o comediante Owen Wilson. Eles não brilham, já que são apenas coadjuvantes. Se a produção tivesse escalado outra dupla desconhecia para esses papéis não faria diferença nenhuma no final das contas. Então é isso. Um filme sobre uma criança com problemas, tanto físicos como emocionais. Tudo feito até com certo equilíbrio, embora tenha lá seus momentos de pura pieguice.

Extraordinário (Wonder, Estados Unidos, 2017) Direção: Stephen Chbosky / Roteiro: Stephen Chbosky, Steve Conrad / Elenco: Jacob Tremblay, Julia Roberts, Owen Wilson, Izabela Vidovic / Sinopse: O filme conta a história do garotinho que nasceu com um problema facial, em decorrência de má formação. Sua infância segue com uma certa normalidade, até o dia em que ele precisa ir para uma escola de verdade, conhecer outras crianças de sua idade. Em outras palavras, conhecer o mundo real lá fora.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Extraordinário (2017)
    Nota: 7.2
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, a Julia Roberts deixou de ter força nas bilheterias e a sua beleza também não resistiu a duas décadas de exposição.

    ResponderExcluir
  3. É o tempo implacável que passa rápido demais, transformando belas estrelas do passado em mamães para filmes desse tipo.

    ResponderExcluir