Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Crocodilo Dundee II

Título no Brasil: Crocodilo Dundee II
Título Original: 'Crocodile' Dundee II
Ano de Produção: 1988
País: Austrália, Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: John Cornell
Roteiro: Paul Hogan
Elenco: Paul Hogan, Linda Kozlowski, John Meillon

Sinopse:
Michael J. 'Crocodile' Dundee (Paul Hogan) vai até Nova Iorque por sugestão de sua namorada, a americana Sue Charlton (Linda Kozlowski). Ele, que pensava ser um caipira que morava no meio do mato, mal sabia a selva que a grande cidade iria se revelar diante de seus olhos.

Comentários:
Nos anos 80 surgiu esse curioso personagem chamado Crocodilo Dundee nas telas de cinema. Ele foi criado pelo ator australiano Paul Hogan que conseguiu o feito de cair nas graças do público americano, que achou muito divertido aquele bronco dos rincões da distante e exótica Austrália. Sucesso de bilheteria, acabou rendendo essa sequência. O roteiro tenta divertir colocando em evidência as diferenças culturais de Dundee com a rotina da grande cidade de Nova Iorque. O resultado é bem morno pois a piada logo se torna cansativa e repetitiva. A partir de certo momento, como se não houvesse mais novas ideias, tudo descamba para os mais batidos clichês do cinema americano. Nesse aspecto o primeiro filme era bem mais divertido e honesto em suas pretensões. Com isso Crocodilo Dundee sumiu tão rapidamente como apareceu. Revisto hoje em dia soa apenas como uma curiosidade dos anos 80, época em que tudo era possível, até mesmo o surgimento de um personagem exótico como esse. Se tiver vontade assista sem maiores pretensões a não ser conhecer uma diversão ligeira e passageira bem ao estilo 80´s.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Crocodilo Dundee II,
    Exibição Hoje,
    20:45hs, Pix Megapix

    ResponderExcluir
  2. É Pablo, essa ideia "original" do Paul Hogan nada mais era que a estória do Tarzan na cidade revisitada. O grande lance dessa série é a cara impassivel que o Dundee tem para qualquer situação, ao ponto que em certa cena dois japoneses discutem se ele era ou não o Clint Eastwood; só aí ja da pra ver outra revisitada. Nada se cria, tudo se....

    ResponderExcluir
  3. Por falar em Clint outro dia li um texto onde ele era severamente criticado por quem já havia trabalhado com ele. Entre outras coisas a matéria afirmava que Clint é um sujeito durão não apenas nos personagens que interpreta mas na vida real também. Quem fica em seu caminho é atropelado...

    ResponderExcluir
  4. Pois é, dizem que outro que é assim é o Sean Connery, isso dito, inclusive, pelo Tom Hanks.

    ResponderExcluir
  5. Sim, exatamente. Tanto isso é verdade que Sean brigou com praticamente todo mundo no set de "A Liga Extraordinária" - quis inclusive que o diretor fosse demitido!

    ResponderExcluir
  6. Eu vejo isso de forma meio positiva, uma vez que parece que esses dois são os únicos homens de verdade neste meio. O resto parece um bando de frescos.

    ResponderExcluir