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sábado, 9 de julho de 2011

Gene Vincent And The Blue Caps - Hound Dog / Be-Bop-A-Lula

O Gene Vincent foi uma das figuras mais curiosas da história do rock americano. Era um autêntico Teddy Boy, sem preocupação nenhuma em parecer mais inteligente do que era. Não fazia média, não posava de intelectual e não estava nem aí para o que pensavam dele. Também não estava lá muito preocupado em ser original demais. Seu grande sucesso, "Be-Bop-A-Lula", era praticamente uma paródia do estilo de cantar de Elvis Presley (até a mãe do próprio Elvis o confundiu quando ouviu pela primeira vez a música no rádio). Ao lado dos Blue Caps (agora entendeu de onde vem o nome "Renato e Seus Blue Caps"?), o jovem cantor se tornou um grande sucesso no momento mais febril do nascimento do rock nos Estados Unidos. Suas perfomances também eram bem agitadas, sem regras, antecipando de certa forma a atitude que seria copiada anos depois pelo movimento punk na Inglaterra (aliás é bom salientar que os roqueiros americanos dos anos 50 eram ídolos da garotada punk que iria tentar ressuscitar o velho espírito rocker daquela época nos anos 70).

O que temos aqui nesse EP é um registro ao vivo de Gene Vincent se apresentando no programa de rádio do DJ Alan Freed em agosto de 1956. O que se ouve é um som sujo mesmo, praticamente trash, bem ao gosto dos roqueiros mais rebeldes e insanos dos anos 50. Gene Vincent ao lado de seus Blue Caps apresentam duas canções. A primeira, para surpresa geral, é o grande sucesso de Elvis Presley, a conhecida "Hound Dog". Escrita por Leiber e Stoller e imortalizada pelo Rei do Rock, aqui temos um som bem mais cru e visceral. Gene e seu grupo mais parece uma banda de garagem para falar a verdade (e isso não é nada mal, vamos esclarecer). Depois, no lado B, ele volta ao palco para estraçalhar com seu maior hit, a imortal "Be-Bop-A-Lula" que seria regravada por praticamente todos os grandes nomes do rock mundial nos anos que viriam (era inclusive uma das preferidas de John Lennon). Gene parece chutar algo no meio da faixa, provavelmente o microfone, só para você ter uma ideia do caos completo que eram seus shows! Mais punk rocker do que isso, impossível!

Pablo Aluísio.

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