Páginas

domingo, 2 de junho de 2013

Bernardo e Bianca

Depois da morte de Walt Disney o seu estúdio, considerado o melhor do mundo em termos de animação, entrou em uma grande crise criativa. A idéia de lançar longas de animações anualmente foi de Disney, que investiu nisso por anos a fio. Um antigo sonho que ele transformou em realidade. Depois de sua morte os executivos da companhia resolveram levar em frente os ideais do fundador mas a realidade foi que sem a presença dele coordenando os trabalhos, os filmes animados foram ficando cada vez mais desinteressantes, sem brilho, nada marcantes. Essa fase de maré baixa durou muitos anos, só chegando ao fim praticamente no lançamento de “A Pequena Sereia”. Essa foi de fato uma animação que mudou os rumos do estúdio, o trazendo de volta ao topo (onde está até hoje). Isso porém não significa que durante os anos de crise não surgiu nada de interessante ou relevante no estúdio, longe disso.

Um exemplo de boa animação dos estúdios Disney nesse período fraco foi esse “Bernardo e Bianca”, que conseguiu romper o marasmo que vinha imperando dentro do estúdio, conseguindo novamente cativar o público (algo que há muitos anos não acontecia). Foi uma produção cara e complicada. Incomodada com as críticas dos filmes anteriores os estúdios resolveram adotar a filosofia de Walt Disney de trabalho duro e busca do perfeccionismo a todo custo. Para se ter uma idéia do esforço a produção durou longos quatro anos. Vários roteiristas se sucederam ao longo desse tempo e muitas modificações foram acrescentadas. Também houve uma inédita fusão entre animadores veteranos e jovens recém saídos dos cursos de arte, o que proporcionou à animação um sopro de ar fresco no que vinha se fazendo. Curiosamente muitos desses novos talentos iriam comandar a volta ao topo da Disney nos anos que viriam. O bom resultado nas bilheterias provou que o caminho era aquele mesmo. A Disney iria levar algum tempo ainda para criar outras obras primas (como “O Rei Leão” e a própria “A Pequena Sereia”) mas o trajeto de volta ao pico já estava traçado.

Bernardo e Bianca (The Rescuers, Estados Unidos, 1977) Direção: John Lounsbery, Wolfgang Reitherman / Roteiro: Margery Sharp, Larry Clemmons / Elenco (vozes): Bob Newhart, Eva Gabor, Geraldine Page / Sinopse: Dois ratinhos, Bernardo e Bianca, são designados por uma organização para salvar uma garotinha do outro lado do oceano que havia pedido por ajuda através de uma garrafa jogada ao mar. Juntos eles tentarão cumprir sua grande missão!

Pablo Aluísio.

Um comentário: