Páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Negociação

Robert Miller (Richard Gere) é um grande executivo de Wall Street. Após sucessivos sucessos em sua carreira ele acaba investindo de forma equivocada em uma grande mina de cobre na Rússia que acaba não gerando o lucro esperado. Para esconder o enorme prejuízo que sua empresa enfrenta ele tenta de todas as formas manipular em seus demonstrativos contábeis o fato de estar praticamente falido e isso é um crime federal. Sua última grande chance é vender a empresa para um grande banco americano antes que eles descubram o que se passa de verdade. Sua vida pessoal também é confusa. Embora goste de posar de bom pai e marido exemplar ele tem uma amante escondida, uma jovem estudante de artes que almeja fazer sucesso no concorrido circuito de exposições de Nova Iorque. Após um de seus encontros noturnos furtivos Robert acaba dormindo ao volante. No acidente sua amante morre. Agora ele terá duas coisas a esconder, a morte de sua namorada e a falência de sua empresa que quer vender de qualquer maneira.. 

"A Negociação" é a nova aposta do veterano Richard Gere para voltar ao topo. Aqui ele encarna um tipo que lhe cai bastante bem - a do capitalista selvagem que pouco está ligando para os aspectos morais e éticos de seus atos. Para conseguir o que deseja ele mente, rouba e engana seus acionistas. Em essência é um mestre no jogo sujo do mundo das finanças do sistema norte-americano. Talvez aí esteja o maior problema de "A Negociação". O roteiro cria simpatia com seu personagem principal que não passa de um escroque completo. Que tipo de mensagem afinal o filme quer passar? A de que o mundo é dos espertos? Ou de que devemos procurar levar vantagem em tudo? O final, nada ético ou moral, deixa todas essas perguntas no ar. De qualquer modo, tirando o aspecto moral do filme que é bem decepcionante, não podemos deixar de qualificar o resultado final como bom. Não é nenhuma maravilha e nem pode ser considerado um excelente filme. "A Negociação" não desenvolve muito bem seus personagens e desperdiça grandes nomes como Susan Sarandon. Mesmo assim, sem a devida profundidade e nem um melhor capricho no desenvolvimento da trama, até que o filme funciona bem como entretenimento. Já como lição de moral ele é simplesmente uma aberração.

A Negociação (Arbitrage, Estados Unidos, 2012) Direção: Nicholas Jarecki / Roteiro: Nicholas Jarecki / Elenco: Richard Gere, Susan Sarandon, Tim Roth, Jennifer Butler, William Friedkin / Sinopse: Figurão do mundo dos negócios em Wall Street tenta esconder da polícia que estava presente no acidente que matou sua amante. Ao mesmo tempo tenta enganar um grande banco americano para lhes vender sua empresa que está praticamente falida por causa de investimentos equivocados.

Pablo Aluísio.

Um comentário: