Páginas

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

La Bamba

Cinebiografia do cantor americano de origem latina Ritchie Valens (1941 - 1959), cujo nome de batismo era Ricardo Esteban Valenzuela Reyes. Sua história é uma das mais trágicas da música norte-americana, pois morreu com apenas 17 anos em um acidente aéreo que vitimou também dois outros nomes famosos da primeira geração do Rock, Buddy Holly e Big Bopper. O acidente que chocou a nação ficou conhecido como o “dia em que a música morreu”. Dos três, Ritchie era o mais jovem e um dos mais promissores. Bom compositor e intérprete ele adaptou um velho sucesso latino “La Bamba” e com uma roupagem mais pop e rock alcançou uma excelente repercussão nas paradas de sucesso. Outros hits vieram como a romântica balada adolescente “Donna” e o bom rockabilly “Come On, Let´s Go”, uma das melhores músicas daquele período. Infelizmente tudo foi muito fugaz na vida de Valens, tanto que ele já estava praticamente esquecido na década de 80 quando o diretor, também de origem latina,  Luis Valdez, resolveu contar sua história no filme “La Bamba” que se tornou um grande sucesso em seu lançamento, fazendo sua trilha chegar aos primeiros lugares das paradas, só que desta vez sob novos arranjos e versões do grupo Los Lobos.

O roteiro é bem escrito e o filme tem boa estrutura, sempre mantendo a atenção mesmo o espectador sabendo de antemão tudo o que aconteceria na vida de Valens. O que vemos em cena é um jovem latino de origem humilde, louco por música, que sonhava um dia ser rico e famoso para ajudar sua família, formada por trabalhadores sazonais das plantações do sul da Califórnia. Assim como todo bom músico e compositor que se prezava, ele também tinha sua musa inspiradora, a bonita Donna Ludwig (Danielle von Zerneck), fonte de inspiração para várias de suas canções. Ritchie Valens é interpretado aqui pelo bom ator Lou Diamond Phillips em trabalho inspirado e com garra. Claro que a produção não é 100% fiel aos fatos históricos. Alguns detalhes não batem com a verdade dos fatos mas isso deve ser deixado de lado pois “La Bamba” é um filme tão carismático, tão redondinho que supera todas essas questões. No final das contas é uma bela homenagem a um jovem que sonhava ser ídolo da música para subir na vida através de sua arte e musicalidade. Além disso vai criar identificação imediata com os mais jovens pois esse é um sonho universal, até porque que adolescente nunca sonhou em um dia se tornar um rockstar? Uma pena que no caso de Ritchie Valens tudo tenha terminado em um terrível pesadelo.

La Bamba (La Bamba, Estados Unidos, 1987) Direção: Luis Valdez / Roteiro:Luis Valdez / Elenco: Lou Diamond Phillips, Danielle von Zerneck, Esai Morales, Elizabeth Peña, Rosanna DeSoto / Sinopse: Ritchie Valens é um jovem cantor que desponta nas paradas com sucessos como "La Bamba", "Donna" e "Come On, Let´s Go". Infelizmente sua escalada aos picos da fama será interrompida de forma trágica.

Pablo Aluísio.

Um comentário: