Páginas

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Elvis Presley - Separate Ways - Parte 3

"Old Shep" já era uma velha canção quando Elvis resolveu gravá-la nos anos 50. É interessante porque apesar de Elvis ser naquele momento (estamos falando de 1956) o roqueiro número 1 do mundo, ele escolheu gravar em seu novo álbum essa baladinha chorosa, feita especialmente para as crianças. Era algo fora de rota, sem dúvida. Porém Elvis tinha uma ligação emocional com a música, quando a cantou pela primeira vez em público. Ele era apenas um garotinho numa competição de calouros. O fato de a cantar naquele momento de sua vida o marcou para sempre. Gravá-la em estúdio muitos anos depois foi uma espécie de homenagem nostálgica aos seus tempos de infância.

 "It Is So Strange" também é dos anos 50. Essa bela balada nunca foi bem aproveitada na discografia de Elvis, a tal ponto que ela só ganhou um melhor espaço quando foi lançada como faixa "tapa buraco" na coletânea "A Date With Elvis" de 1959. Aquele disco mesmo em que Elvis está com uniforme militar na capa, olhando para trás, no volante de seu novo Cadillac. A gravação foi realizada em 1957. Naquele mesmo ano ela chegou aos fãs pela primeira vez no compacto duplo "Just for You". Depois disso foi arquivada e praticamente esquecida. Uma pena. Gosto bastante dessa melodia e arranjos. Perceba que a forma de tocar a guitarra de Scotty Moore se tornaria uma marca registrada dos 50´s, dos chamados anos dourados. É um estilo muito bonito de se ouvir.

"Sentimental Me" é outra bela balada romântica. Essa é do disco "Something For Everybody", um disco que não canso de dizer, capturou a voz de Elvis em um momento especial, quando ele adotou um estilo mais suave de cantar, numa espécie de versão branca de Nat King Cole. Todas as faixas desse disco, inclusive às que pertenciam a outros gêneros (como rock e pop) foram beneficiadas por esse tipo de performance vocal. Por ser tão bela e lindamente vocalizada, a RCA resolveu lançá-la novamente, só que nesse disco de 1972, "Separate Ways". Também tinha algo a ver com o momento em que ele passava, uma vez que a canção era bem sentimental, puro coração e emoção.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário