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segunda-feira, 15 de maio de 2023

O Túmulo do Horror

Título no Brasil: O Túmulo do Horror
Título Original: La cripta e l'incubo
Ano de Lançamento: 1964
País: Itália, Espanha
Estúdio: E.I. Associates Producers
Direção: Camillo Mastrocinque
Roteiro: Tonino Valerii, Ernesto Gastaldi
Elenco: Christopher Lee, Adriana Ambesi, Ursula Davis, Véra Valmont, José Campos, James Brightman

Sinopse:
O conde Karnstein manda chamar um médico para ajudar sua filha doente, Laura. Sua enfermeira acredita que ela está possuída pelo espírito de uma ancestral morta, Carmilla. Todos ficam intrigados com as mortes misteriosas que cercam Laura. Até a própria Laura se convence de que o espírito de Carmilla a está forçando a matar.

Comentários:
Muitos acreditam que o cinema italiano nos anos 60 só produzia épicos romanos ou filmes de faroeste. Uma visão bem errada. Havia também uma consistente produção de filmes de terror, inclusive contando com o trabalho de diretores e atores estrangeiros. Esse aqui é um bom exemplo, um filme de horror que contava com o Drácula da época, nada mais, nada menos do que Christopher Lee no elenco. Sua presença talvez justifique a tentativa dos produtores italianos em seguir a estética dos filmes britânicos do gênero, principalmente tendo em foco os filmes da produtora Hammer. O espectador fica o tempo todo comparando o personagem de Christopher Lee, que é bem sinistro, embora queira parecer mais normal, com o famoso vampiro da literatura clássica de terror; Uma prova que o ator estava ficando estigmatizado como Drácula, algo que ele queria muito evitar em sua carreira. O resultado é obviamente um pouco irregular, mas o passar dos anos trouxe um sabor nostálgico muito complicado de superar, gostoso de saborear, ainda mais para quem aprecia filmes antigos de horror. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O ciclo gótico Italiano foi até bem produtivo .Não sou grande fã dessas produções mas tem umas que realmente se destacam ,como por exemplo A Máscara de Satã a.k.a. A Maldição do Demônio ,do grande Mario Bava. Foi o filme que praticamente começou esse sub-gênero.

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