Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2005

Elvis Presley - Em Cada Sonho um Amor

"Follow That Dream" (no Brasil, "Em Cada Sonho um Amor") foi o primeiro filme de Elvis Presley lançado em 1962. Qual é a história contada por essa película? Uma família de caipiras chega na Flórida e sem gasolina acaba parando em terras públicas banhadas por um belo rio pertencente ao governo. Após serem hostilizados por um representante do estado que os avisa que devem ir embora dali, pois não possuem direitos sobre aquelas terras, o patriarca "Pop" Kwimper (Arthur O'Connell) decide que eles vão ficar, para lutar pelas terras como posseiros. Para Toby Kwimper (Elvis) e sua irmã de criação, aquela parece ser uma boa ideia pois eles logo começam a ganhar algum dinheiro vendendo pontos de pesca para turistas. A boa vida porém será ameaçada por uma assistente social que irá brigar na justiça para que a família perca o direito de continuar com as crianças no local.

"Em Cada Sonho um Amor" também foi o primeiro filme de Elvis nos estúdios da United Artists. Essa companhia foi fundada por Charles Chaplin e tinha como objetivo dar maior liberdade para os artistas ao invés dos magnatas poderosos do cinema em sua época. Era literalmente uma união de artistas em prol de sua arte. Assim temos pequenos detalhes que diferenciam essa produção das demais que Elvis faria nos anos 60. Uma delas foi a escolha de filmar praticamente tudo em locações reais, ao ar livre (as cenas mais bonitas foram captadas em Crystal River, Florida) e não enfurnados em estúdios de Los Angeles. O sol forte inclusive queimou o cabelo de Elvis, o levando para seu tom mais natural, praticamente loiro.

As cenas musicais não são muito empolgantes, até porque as músicas nunca foram consideradas marcantes dentro da discografia de Elvis, mas de maneira em geral são simpáticas e alegres. Em termos de roteiro não há também muitas novidades com Elvis dividido entre uma mulher mais jovem e uma mais velha (situação recorrente em muitos de seus filmes). O que salva "Follow That Dream" de escapar da lista dos piores filmes de Elvis é seu clima agradável e relaxante, além do tom mais bem humorado. Presley também acentua seu lado mais cômico ao interpretar um personagem muito caipira, ingênuo e simplório, que não conhece nada da vida da cidade. Com sotaque muito acentuado lembrava o próprio Elvis um pouco demais. No saldo final passa longe de aborrecer alguém, embora obviamente também passe longe de ser uma obra prima ou um filme memorável de Elvis em Hollywood. Está entre os filmes medianos que Elvis rodou em sua carreira.

Em Cada Sonho um Amor (Follow That Dream, Estados Unidos, 1962) Estúdio: United Artists / Direção: Gordon Douglas / Roteiro:  Charles Lederer, Richard Powell / Elenco: Elvis Presley, Arthur O'Connell, Anne Helm / Sinopse: Uma família de caipiras do interior decide tomar posse de terras públicas, mas abandonadas, na ensolarada Flórida, dando origem a vários problemas, inclusive jurídicos.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário