Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2005

Elvis Presley - Elvis e Red West

Não poderíamos deixar passar em branco a morte de Red West, aos 81 anos de idade, no último dia 18 de julho. De todos os membros da Máfia de Memphis ele foi seguramente o mais próximo e o maior amigo de Elvis (pelo menos assim pensava o cantor). Essa foi uma amizade longa, que começou nos tempos de colégio e que acabou mal, quando Red foi demitido por Vernon e resolveu escrever um livro de revelações que de certa forma demolia a imagem pública de Elvis, o colocando pela primeira vez perante o público em geral como um viciado em drogas, com sérios problemas pessoais.

Elvis ficou surpreso e sem saber o que fazer direito, pois a traição de Red West era algo que ele jamais esperaria acontecer. Afinal eles foram amigos, grandes amigos, por tantos anos. Assim que se tornou famoso e viu que sua carreira iria decolar, Elvis contratou Red que estava desempregado na época, para trabalhar ao seu lado, geralmente como guarda costas e segurança. A verdade porém era que Elvis apenas queria dar um emprego ao seu velho amigo, para que ele e Sony West, seu primo, não passasse por apertos financeiros.

Assim Red West viveu praticamente toda a sua vida como empregado e amigo de Elvis. Viajando ao seu lado, indo para Hollywood na época dos filmes ou para Nashville quando Elvis ia até lá cumprir algum compromisso com sua gravadora, a RCA Victor. Praticamente Red viveu o tempo todo ao lado de Elvis, chegando em certa época a morar em Graceland. Elvis o estimava muito e considerava um de seus homens de maior confiança. A traição de Red em 1976 atingiu Elvis de uma maneira bem forte. "Como Red fez isso comigo?" - chegou a perguntar! Elvis ficou realmente abalado emocionalmente com tudo o que aconteceu.

Além da amizade e proximidade um fato interessante também chama a atenção. Elvis abriu espaço para Red West em sua própria carreira musical. O cantor chegou a gravar várias canções escritas por Red, algumas até muito boas, temos que admitir. Também fez questão que Red tivesse pequenos papéis em alguns de seus filmes. Não raro Elvis pedia aos roteiristas que colocassem algumas cenas de lutas para que Red aparecesse ao seu lado (pois assim como Elvis, Red também adorava artes marciais). Enfim, é mais um membro da Máfia de Memphis que se vai. Muitos fãs não gostam de Red West pelo que ele fez, agindo como uma espécie de Judas na história de Elvis, porém o fato inegável é que ele foi certamente um dos personagens mais próximos da vida de Elvis Presley.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário