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quarta-feira, 13 de abril de 2005

Elvis Presley - Do The Clam / You ll Be Gone

Em fevereiro de 1965 chegou nas lojas o novo single de Elvis Presley, "Do The Clam / You ll Be Gone". O lado A tentava promover inutilmente uma nova dança, "The Clam" ("O Molusco"), uma ideia sem noção de alguém na RCA que não tinha mais o que fazer. Perceba que até mesmo essa coisa de danças de modinha já estavam por fora em 1965. O Twist, a primeira de todas elas, tinha sido lançada muitos anos antes e ninguém mais estava interessado nesse tipo de bobagem. Então qual era o objetivo de colocar Elvis promovendo uma coisa boboca como essa? A gravadora investiu bastante em marketing e promoção mas foi em vão. O single vendeu poucas cópias e ficou pegando poeira nas lojas de discos, chegando no máximo a um desolador 21º lugar na parada de singles. Elvis que já não vinha conseguindo chegar no Top 10 agora tinha que lidar com mais esse vexame, ficando fora do Top 20, coisa que muitos artistas novatos conseguiam com seus primeiros singles. E ele, que havia sido o cantor número 1 dos Estados Unidos, ficava amargando posições desanimadoras nas listas dos mais vendidos. Também pudera, tentar vender uma canção convidando os ouvintes e dançarem "o Molusco" era um pouco demais não é mesmo?

Se o lado A do single era uma bobagem sem tamanho, com letra estúpida e gravação ruim, o lado B já trazia algo mais animador. "You'll Be Gone". Essa faixa não fazia parte das sessões de gravação da trilha sonora de "Girl Happy", pois tinha sido gravada em março de 1962 nas mesmas sessões que deram origem ao disco "Por Luck". Na ocasião os executivos da RCA entenderam que o álbum já tinha músicas demais então resolveram arquivar a canção para algum lançamento futuro. Três anos depois apareceu a ocasião perfeita (pelo menos na cabeça deles). A trilha de "Girl Happy" necessitava de alguma bonus song, então resolveram finalmente lançar a música, infelizmente como uma autêntica "tapa buraco" na discografia de Elvis. É uma boa canção, escrita por Elvis, Charlie Hodge e Red West, o que causa uma certa surpresa, pois o ritmo é bem ao estilo latino, com Elvis empostando a voz em grande interpretação. Apesar de sua inegável qualidade sonora foi, como todos já sabemos, desperdiçada como uma musiquinha qualquer na trilha sonora de "Girl Happy" e por isso totalmente subestimada, aliás como muitas outras músicas de Elvis que foram simplesmente jogadas em certas trilhas sem nenhum critério, ficando em pouco tempo esquecidas e perdidas dentro da bagunçada discografia do cantor nos anos 60. Uma pena.

Pablo Aluísio.

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