domingo, 2 de junho de 2024

Os Flintstones

Título no Brasil: Os Flintstones
Título Original: The Flintstones
Ano de Lançamento: 1960
País: Estados Unidos
Estúdio: Hanna - Barbera
Direção: Joseph Barbera, William Hanna
Roteiro: Joseph Barbera, William Hanna
Elenco: Alan Reed, Mel Blanc, Jean Vander Pyl

Sinopse:
Na idade da Pedra, dois amigos operários, Fred Flintstone e o "nanico" Barney Rubble vão vivendo suas vidas ao lado de suas respectivas esposas, Velma e Betty e seus filhos Pedrita e Bam-Bam. E as coisas só melhoram quando eles se envolvem nas maiores confusões da idade da pedra lascada! 

Comentários:
Esse desenho animado foi o maior sucesso da história dos estúdios Hanna-Barbera. A primeira vez que foi exibido na TV norte-americana foi em 1960 e desde então jamais saiu da programação infantil. Um sucesso absoluto. Curiosamente foi criado por William Hanna após assistir a um documentário sério sobre a pré-história. Então ele pensou em uma maneira de contar aquela mesma história, mas com muito humor e diversão, em animação. Ao lado de seu amigo Joseph Barbera começou a criar todos os personagens. Hoje em dia o desenho traz um aspecto mais do que curioso, porque apesar dos personagens viverem na idade da pedra eles na realidade vivem mesmo nos anos 1960, com seus eletrodomésticos e carros, tudo adaptado com muito bom humor. Enfim, a primeira leva de desenhos tinha a ambição de produzir 20 episódios no máximo, mas o resultado foi tão bom, o público adorou tanto que eles viraram 140 episódios! Um sucesso realmente espetacular! 

Pablo Aluísio.

sábado, 1 de junho de 2024

Os Segredos dos Neandertais

Título no Brasil: Os Segredos dos Neandertais
Título Original: Secrets of the Neanderthals
Ano de Lançamento: 2024
País: Reino Unido
Estúdio: Rosa Productions
Direção: Ashley Gething
Roteiro: Ashley Gething
Elenco: Gabriel Andreu, Graeme Barker, Caroline Colomei

Sinopse:
Documentário da Netflix mostrando as últimas descobertas da aequeologia sobre o chamado Homem de Neandertal que teria surgindo há mais ou menos 400 mil anos, sendo extinto há 30 mil anos na Europa. Um vasto leque de interessantes descobertas da ciência sobre esse parente do homem moderno. 

Comentários:
Muito bom esse documentário. O Homem de Neandertal é uma das espécies de primatas mais estudados pela ciência. Ele foi extinto há relativamente poucos milênios (em termos de história) e deixou diversos sítios arqueológicos para estudo. Nesse documentário descobrimos que esse homem das cavernas já realizava certos rituais em relação aos seus mortos. Isso pode ser um indicio de sentimento religioso, surgindo daí as religiões. Outro aspecto interessante é que os pesquisadores fizeram uma reconstrução facil de uma mulher que teria vivido em uma das cavernas escavadas. Embora não fossem homens modernos (o Homo Sapiens, que somos nós) ao olharmos para essa face não podemos ignorar o sentimento de estarmos olhando para nós mesmos! Aquilo que conhecemos como humanidade já estava presente nesses seres, nosso parentes, que deixaram de existir.  

Pablo Aluísio.

Na França com Madonna

Título no Brasil: Na França com Madonna
Título Original: In France With Madonna
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos, França
Estúdio: France Inc.
Direção: Julie Lazare
Roteiro:  Julie Lazare
Elenco: Madonna, Louis Mercer, Julie Lazare

Sinopse:
Documentário musical que mostra as influências e a aproximação da cultura francesa no jeito de se vestir e cantar da famosa artista norte-americana. O especial mostra os estreito laço cultural que liga a França com Madonna durante toda a sua carreira. 

Comentários:
Achei muito interessante esse documentário. Muitas das coisas reveladas aqui eu não conhecia. Desde os primeiros anos de sua carreira a jovem Madonna sempre teve essa ligação com a cultura francesa. Na verdade seu primeiro plano no mundo das artes era se tonar uma dançarina. E ela começou tudo isso em Nova Iorque e depois Paris. Depois conforme as coisas foram acontecendo ela então optou pela carreira de cantora, mas sem nunca deixar o mundo da dança para trás. Basta ver seus shows para entender bem isso. E também descobrimos que por trás de tudo que conhecemos na jovem Madonna, desde as roupas, maquiagem e cabelos, havia uma equipe de talentosos artistas franceses. É mais do que uma opção cultural, é amor mesmo entre Madonna e a bela cultura francesa. 

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Atlas

Título no Brasil: Atlas
Título Original: Atlas
Ano de Lançamento: 2024
País: Estados Unidos
Estúdio: ASAP Entertainment
Direção: Brad Peyton
Roteiro: Leo Sardarian, Aron Eli Coleite
Elenco: Jennifer Lopez, Simu Liu, Sterling K. Brown

Sinopse:
Quando criança, Atlas Shepherd (Lopez) mexeu na programação do robô doméstico de sua casa. Isso acabou gerando uma máquina que começou a pensar por si mesma, avaliando que a humanidade deveria ser destruída. Anos depois, agora adulta, Atlas precisa deter o avanço de um plano de robôs rebelados que estão mesmo dispostos a destruir cada ser humano na face do planeta Terra. 

Comentários:
O filme foi massacrado pelos críticos. Um exagero! Percebi que os críticos mais velhos ficaram extremamente furiosos porque o novo Mad Max fracassou nos cinemas e esse novo filme Atlas fez sucesso. Uma espécie de ressentimento e revanchismo. Ficaram ofendidos! Não tem nada a ver. Cada filme deve ser analisado por si mesmo. Atlas não quer revolucionar nada, nem ser um filme que discute questões existenciais sobre Inteligência Artificial. É apenas um filme pipoca, feito para a pura diversão. É um filme de robôs gigantes de guerra enfrentando robôs rebeldes e revolucionários por causa da IA. Nada mais do que isso. E olhando sob esse ponto de vista digo que gostei do que assisti. É bem produzido, tem ótimos efeitos especiais e de computação gráfica e sua história simples funciona muito bem. Se a geração mais jovem não conhece Mad Max e nem está interessada em conhecer é outra coisa. Atlas agradou justamente por ser mera diversão. Nesse aspecto está de bom tamanho. 

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Vestígios do Dia

Vestígios do Dia
Revi esse excelente filme de James Ivory. O filme continua maravilhoso a cada releitura. Na verdade o tema principal não é apenas a fleuma e o mundo das grandes propriedades vitorianas de uma Inglaterra prestes a embarcar nos horrores da Segunda Guerra Mundial. Tudo isso é um pano de fundo ricamente ilustrado, porém não o tema central do filme. 

Na verdade o cerne de seu argumento vem da impossibilidade de um homem, no caso o mordomo Mr. Stevens (brilhantemente interpretado por Anthony Hopkins), de assumir suas emoções e de expressá-las. Criado para ser um profissional de extrema educação e gentileza, quase a um ponto obsessivo, ele não consegue mais sair do papel, nem mesmo para assumir um relacionamento com a governanta Miss Kenton (Emma Thompson) que também está apaixonada por ele. Assim temos o melhor filme sobre amor não concretizado da história do cinema (e isso definitivamente não é algo irrelevante).

Além desse aspecto emocional principal temos também um subtexto bem interessante. O mordomo de Hopkins trabalha para um Lord prestes a cair em desgraça no Reino justamente por tentar a todo custo construir uma aliança com os nazistas. O filme explora bem isso com suas duas linhas narrativas. Na primeira vemos Stevens no auge da casa onde trabalha, com a chegada de importantes políticos e chefes de Estado. A casa resplandece de brilho e glamour. Já na segunda linha encontramos tudo mudando, a aristocrata casa sendo colocada em leilão e o velho mordomo em viagem de reencontro ao seu passado (algo que novamente não trará frutos satisfatórios).

Tudo acaba caindo nas mãos de um americano, em bom momento de Christopher Reeve no cinema. Ele obviamente tem um outro modo de ver o mundo e de agir, fugindo completamente dos rígidos padrões britânicos de educação e estilo. Isso claro vai contrastar completamente com Mr. Stevens e sua refinada classe. Enfim, são muitos subtextos enriquecedores. Assim "Vestígios do Dia" continua sendo uma obra prima da sutileza, das frases não ditas e dos sentimentos não expressados. Um filme realmente emocionante ao seu próprio modo.

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 29 de maio de 2024

The Beatles - A Hard Day's Night - Parte 3

The Beatles - A Hard Day's Night - Parte 3
Esse álbum dos Beatles levou muito tempo para ficar pronto. Eles levaram praticamente seis meses para completar o disco. Não que os Beatles tivessem ficado todo esse tempo dentro do estúdio gravando as canções. Pelo contrário. Eles tiveram que cumprir tantos compromissos que ficou complicado para eles terminarem o álbum. Só para se ter uma ideia eles tiveram que interromper as gravações para sua primeira turnê americana, a mesma que deu origem à Beatlemania nos Estados Unidos e no mundo.

E a correria foi tão grande que quando as filmagens de seu primeiro filme terminaram eles não tinham sequer gravado a música título do disco, a canção "A Hard Day's Night". Por essa razão não existe nenhum cena no filme mostrando os Beatles tocando essa música. Eles simplesmente não tinham gravado a faixa durante as filmagens. Só depois de pronta é que os editores a colocaram no filme, mas apenas nos créditos iniciais. Uma loucura incrível. E como todos sabemos a música também foi composta meio às pressas, em quartos de hotel das turnês. Quem deu a dica foi Ringo, exausto de tantos compromissos. Ele apenas fez um trocadilho espirituoso em cima da maneira de falar e pensar de John Lennon. Deu certo.

"You Can't Do That" também foi gravada na pressa. A EMI queria lançar um single o mais rapidamente possível. Já que o disco não conseguia ficar pronto era necessário colocar alguma coisa nova no mercado para faturar em cima da imensa popularidade dos Beatles. Assim eles se reuniram de forma urgente dentro da EMI e gravaram essa música que seria colocada como Lado B de  "Can't Buy Me Love". Como se pode perceber a pressão em cima do grupo era grande, principalmente por parte da gravadora. Eles tinham que compor e gravar em ritmo quase industrial. Manter o pique para tantas solicitações de material era complicado.

Quando chegou em junho de 1964 o filme estava praticamente pronto, mas o disco ainda não. Os Beatles precisavam gravar ainda cinco ou seis faixas para o lado B do disco. John e Paul tinham decidido não colocar nenhum cover no álbum, mas apenas composições próprias. Então eles correram para criar um lado inteiro para o que seria a trilha sonora do filme. "Things We Said Today" foi composta dentro dos estúdios da BBC, onde os Beatles tinham seu próprio programa musical, onde tocavam e conversavam com os ouvintes e o DJ. Enquanto estavam esperando sua vez de entrar, eles apressadamente fizeram a música. Depois foi uma questão de tempo para finalizá-la em Abbey Road, poucos dias depois.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 28 de maio de 2024

Clint Eastwood e o Western - Parte 4

Clint Eastwood e o Western - Parte 4
Depois do grande sucesso de seus filmes de faroeste rodados na Itália, Clint Eastwood voltou para a Califórnia. Ele tinha alguns planos, o mais ambicioso deles era criar sua própria companhia de filmes. Conversando com um amigo mexicano ele foi aconselhado a não fazer isso. O sujeito lhe disse que ele iria à falência em pouco tempo e que iria ficar mal, cheio de dívidas. Em sua língua espanhola ele falou para Clint que aquele era um mal paso (um mal passo) que ele iria dar em sua vida. 

Clint aproveitou a situação para dar o nome para sua empresa. Como forma de piada a chamou de Malpaso Productions, usando da mesma expressão que seu "amigo" havia dito em sua conversa. Clint então alugou um pequeno escritório e contratou uma secretária que no final das contas iria trabalhar com ele por décadas e décadas. Era o ano de 1967 e Clint tinha grandes ambições pela frente. 

A ideia de Clint era relativamente simples. Usando de sua fama conquistada no cinema europeu, ele iria aos grandes estúdios de Hollywood pedir um financiamento para a produção de seus próprios filmes. Iria dirigir, escrever os roteiros e produzir seus filmes. Depois com o filme pronto ele iria dar para o estúdio distribuir nos cinemas. Depois de alcançar o custo da produção, recuperando o investimento, o estúdio iria lhe repassar o lucro do filme, dividido meio a meio. 

Naquele tempo isso parecia ser ousado demais, entretanto o tempo iria demonstrar que era uma excelente forma para Clint fazer os filmes que queria, o tornando além disso um homem muito rico, dono dos direitos autorais de seus próprios filmes, uma maneira de fazer cinema que iria acompanhar toda a sua trajetória em Hollywood. Ele obviamente ainda iria fazer muitos filmes de faroeste, mas não queria se resumir a esse gênero. Queria fazer todos os tipos de filmes. E acabou assim se tornando uma verdadeira lenda na indústria cinematográfica. 

Pablo Aluísio. 

segunda-feira, 27 de maio de 2024

As Cartas de Grace Kelly - Parte 10

As Cartas de Grace Kelly - Parte 10
Grace estava empolgada para filmar seu novo filme, a aventura "Mogambo" que seria filmado no Quênia, na África. Ela estava mais curiosa do que qualquer outra coisa. Nunca tinha ido no continente africano e achava tudo muito exótico e selvagem. Mas assim que chegou nas locações no Hell's Gate National Park percebeu que não seria algo fácil. O calor era sufocante! Os mosquitos comiam vivos os membros da equipe e elenco, inclusive ela! O diretor John Ford era um tipo durão, que falava com muita rudeza com seus atores e atrizes. A muito educada Grace Kelly não gostou do jeito dele, apesar de ser um dos grandes diretores de Hollywood. 

O filme contava ainda com Ava Gardner e Clark Gable. Grace gostou logo de cara de Ava, mas não gostou de Gable. Ele era um daqueles galãs da velha Hollywood e como tal vivia dando em cima das atrizes e qualquer mulher que se aproximasse dele. Parecia que havia uma obrigação em sua mente, de que deveria conquistar cada mulher que conhecia. Grace não gostava dele, achava o ídolo de Hollywood um grande canastrão e fazia chacota de seus avanços em relação a ela. 

Pior do que isso, Grace descobriu que o grande galã de Hollywood era banguela e que usava uma dentadura! Para ela aquele era o fim. Ela tinha má vontade até mesmo de ficar perto dele. Para complicar o que já era complicado o filme logo estourou o orçamento, as filmagens eram complicadas por causa da mudança da luz solar e do clima tropical. Foram tantos os problemas enfrentados que os estúdios de Hollywood iriam desistir de filmar no continente africano nos anos seguintes. Era mais rápido e fácil filmar tudo dentro dos grandes estúdios em Hollywood. 

Então a direção da MGM mandou a equipe voltar da África. O resto das cenas seriam filmadas nos estúdios da companhia em Los Angeles. Para Grace Kelly foi um alívio pois ela não estava mais suportando o calor, as picadas de mosquitos, os animais selvagens, etc. Assim que as filmagens terminaram ela voou para Nova Iorque e se hospedou no melhor hotel da cidade. Queria descansar no luxo! Afinal ela era uma estrela de Hollywood. Filmar na África nunca mais estaria na sua agenda de trabalho. 

Pablo Aluísio.