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quarta-feira, 18 de junho de 2025

Peter Pan: Pesadelo na terra do nunca

Peter Pan: Pesadelo na terra do nunca 
Os direitos autorais dos personagens infantis do passado estão entrando em domínio público. E curiosamente uma nova safra de cineastas estão usando eles em sangrentos filmes de terror! Atitude mais tóxica de encontrar, impossível! Pois bem, depois do Ursinho Pooh, chegou a vez do Peter Pan entrar na dança. Só que o Peter Pan aqui é outro (nem precisaria enfrentar a questão dos direitos autorais para falar a verdade!). Nessa história Peter Pan é um psicopata muito violento e demente. Sua especialidade é raptar crianças, levar elas para sua casa sombria e sinistra, prometendo que elas vão para a terra do nunca, onde jamais deixarão de ser crianças! Bom, já se pode ter uma ideia do que vai acontecer... É de dar arrepios...

Deus que me perdoe, mas eu lembrei do Michael Jackson! Pois é, a tal casa do psicótico se chama Neverland, tem aquele clima doentio de mitologia infantil, mas que no fundo simula um estado de falsa inocência em um ambiente que na verdade é mentalmente muito doentio, criminoso! O filme também tem uma Sininho, uma mulher mais velha, antiga vítima do psicopata, que demonstra ter muitos problemas de retardamento mental. E não esqueçamos do Capitão Gancho, aqui um monstro mesmo, provavelmente uma criança raptada em um passado distante. Ele vive em um porão escuro há décadas, mas como veremos, não esqueceu de quem lhe fez muito mal. Enfim, slasher sangrento, nojento, ao estilo "Sangue e Tripas". Se você não suporta nem ouvir falar nesse tipo de filme, já sabe, fique bem longe!

Peter Pan: Pesadelo na terra do nunca (Peter Pan's Neverland Nightmare, Estados Unidos, 2025) Direção: Scott Chambers / Roteiro: Scott Chambers / Elenco: Megan Placito, Martin Portlock, Kit Green / Sinopse: Psicopata leva crianças para sua casa isolada e sombria, prometendo a elas que vão viver incríveis aventuras em Neverland, a terra do nunca das histórias infantis do Peter Pan! 

Pablo Aluísio. 

Frankenstein Tem que Ser Destruído

Frankenstein Tem que Ser Destruído 
Mais um bom filme da Hammer que eu sinceramente não conhecia até assistir. A história segue em frente. Com isso quero dizer que o roteiro desse filme não quis ser mais uma milésima adaptação do livro "Frankenstein" de Mary Shelley. Nada disso. Quando o filme começa o Dr. Frankenstein já está em apuros, sendo procurado por policiais e investigadores. Todo mundo já sabe o que ele tentou fazer antes, criar vida humana através de pedaços de corpos humanos mortos. Ele é considerado um monstro, por isso vive fugindo e se escondendo, o que não quer dizer que ele tenha desistido de suas pesquisas bizarras. Agora ele quer fazer o primeiro transplante de cérebros da história da ciência. Citando Mozart, Newton e outros gênios da humanidade, o perturbado cientista vitoriano entende que determinadas mentes jamais podem morrer e assim ele coloca suas novas pesquisas em frente, sempre fugindo, sempre fazendo as experiências em porões sujos e escondidos, uma agonia. 

Um filme bem legal. Nada picareta, nada trash, como se poderia pensar inicialmente. A Hammer seguramente tinha seu valor e falta de classe não era um de seus defeitos, muito pelo contrário. Muitas vezes utilizando dos chamados monstros clássicos da Universal, já em uma época bem posterior dos filmes originais, eles conseguiam excelentes resultados. Esse é um deles. Um filme bem interessante e satisfatório que tenta seguir em frente com as histórias do Dr. Victor Frankenstein, um sujeito que fazia monstruosidades em nome de uma ciência bem particular. 

Frankenstein Tem que Ser Destruído (Frankenstein Must Be Destroyed, Reino Unido, 1969) Direção: Terence Fisher / Roteiro: Bert Batt, Anthony Nelson Keys / Elenco: Peter Cushing, Veronica Carlson,  Freddie Jones / Sinopse: O Barão Frankenstein passa a ser um homem procurado. Foragido, tenta uma nova pesquisa que o absorve, levando às raias da obsessão. Ele agora almeja fazer o primeiro transplante de cérebros da história! 

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 17 de junho de 2025

Gunsmoke

Título no Brasil: Gunsmoke
Título Original: Gunsmoke
Ano de Produção: 1955 - 1975
País: Estados Unidos
Estúdio: CBS Television
Direção: Andrew V. McLaglen, Harry Harris, Ted Post
Roteiro: Jim Byrnes, Dudley Bromley
Elenco: James Arness, Milburn Stone, Amanda Blake
  
Sinopse:
"Gunsmoke" narra a história do xerife Matt Dillon (James Arness) que junto ao seu filho chega em Dodge City, infame cidade do velho oeste conhecida por ser um lugar sem lei e nem ordem, infestada de bandidos, bandoleiros e foras-da-lei procurados pela justiça. Juntos tentarão trazer de volta o respeito à lei naquela desolada e distante região, esquecida por tudo e todos. Famosa série de TV que originou 635 episódios ao longo de vinte anos de exibição no canal norte-americano CBS. Série vencedora dos prêmios Globo de Ouro, Emmy, TV Land Awards e Western Heritage Awards.

Comentários:
Uma das séries mais populares da história da TV americana. "Gunsmoke" atravessou três décadas e no total teve incríveis 20 temporadas, todas com excelentes índices de audiência. Era uma época muito rica entre as emissoras de televisão nos Estados Unidos. Todas elas mantinham de alguma forma séries regulares de western em sua grade de programação. Sobre isso há dois aspectos a considerar. Alguns acreditam que as séries de faroeste contribuíram de alguma forma para a decadência do gênero no cinema, afinal de contas para que se pagaria um ingresso se era possível assistir em casa, completamente de graça? Para outros a forma de entender o sucesso do western na TV era completamente oposta. O sucesso das séries ajudou a criar toda uma nova geração de fãs do gênero, o que acabou resultando em uma sobrevida do Western nos cinemas. De uma forma ou outra é bom salientar que seriados como "Gunsmoke" eram produzidos com requinte, com tudo o que de bom o espectador tinha direito, bons figurinos, roteiros bem escritos e atores carismáticos. Não é assim de se estranhar que tenha ficado tantos anos no ar. Qualidade não lhe faltava. Um clássico do faroeste na TV, até hoje ainda muito cultuado e lembrado pelos fãs em geral.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 16 de junho de 2025

De Volta ao Planeta dos Macacos

De Volta ao Planeta dos Macacos 
Essa foi a primeira continuação depois do clássico "O Planeta dos Macacos". E o roteiro segue bem de perto a história original. Uma segunda nave é enviada para localizar o paradeiro de Taylor (Heston), o astronauta perdido do primeiro filme. Pois bem, essa segunda nave cai nas mesmas armadilhas de tempo e espaço da nave do filme original e de repente lá está o novo astronauta de resgate no mesmo Planeta dos Macacos. Nessa altura do filme você vai pensar que estão apenas requentando o roteiro do primeiro filme. Estariam contando a mesma história, só que tentando soar um pouco diferente! A primeira parte do filme é bem isso mesmo, mas espere um pouco, tenha paciência, pois haverá novidades mais na frente. 

Esse segundo astronauta chamado John Brent (James Franciscus) encontra seres humanos mais evoluídos que vivem nas ruinas de uma Nova Iorque há muito destruída. Eles seriam tão avançados que usam apenas a mente para se comunicar. Esse poder também é usado nos macacos, criando ilusões em suas mentes, os mantendo longe da comunidade humana. É a Zona Proibida, algo que só existe mesmo nas mentes das pessoas atingidas por essas ilusões! Só que tem algo muito errado com esses seres humanos do terceiro milênio. Eles idolatram uma bomba atômica como se fosse seu deus! Imagine a loucura! 

Apesar de até trazer algumas boas ideias devo dizer também que certas histórias que terminam muito bem, não precisam de explicações posteriores. O primeiro filme terminou com Taylor encontrando a Estátua da Liberdade nas areias de uma das praias do Planeta dos Macacos. Ótimo! Grande final! A partir daí que cada um que tirasse suas próprias conclusões, mas esse segundo filme vem para explicar tudinho, sendo que na maioria das vezes esse tipo de explicação acaba mesmo é estragando o que vimos no primeiro filme. Nem todas as novas ideias são boas, algumas, para ser bem sincero, são bem bobocas! Dessa maneira deixo a recomendação apenas se você tiver muita curiosidade em seguir vendo os filmes da franquia original. Caso não seja esse o caso, pode dispensar sem maiores problemas. 

De Volta ao Planeta dos Macacos (Beneath the Planet of the Apes, Estados Unidos, 1970) Direção: Ted Post / Roteiro: Paul Dehn, Mort Abrahams / Elenco: James Franciscus, Charlton Heston, Kim Hunter, Maurice Evans / Sinopse: Após a primeira nave espacial se perder e ir parar em um estranho planeta habitado por macacos evoluídos, uma expedição de resgate é enviada para descobrir o que de fato aconteceu. E esses astronautas acabam indo parar no mesmo planeta, em uma situação completamente caótica e brutal. Brent, um dos astronautas, acaba encontrando o que restou da civilização humana inteligente, uma estranha comunidade isolada formada por seres deformados pela radiação que idolatram uma bomba atômica como se fosse o próprio Deus! 

Pablo Aluísio. 

O Colosso de Roma

O Colosso de Roma
Na década de 1960 o ator Gordon Scott foi para Roma. Ele tinha criado fama como Tarzan nos Estados Unidos em uma série de bons filmes de aventura com esse famoso personagem. Na Europa procurava por novas oportunidades. Acabou indo parar em filmes épicos, produzidos por companhias cinematográficas italianas. Esse gênero, que mais tarde seria chamado de "Espadas e Areias" por alguns críticos, gerou alguns filmes interessantes. A maioria deles ambientados na Roma antiga. Não era nada equivocado, afinal os italianos estavam contando sua própria história. Eles tinham lugar de fala nessa questão. 

E a história desse filme retornava bem longe no passado. Um conto passado até mesmo antes da República Romana, muito anterior ao surgimento dos primeiros imperadores. A época histórica aqui se passa na velha monarquia de Roma, onde essa milenar civilização teria sido governada por sete reis tiranos. Até hoje os historiadores debatem se esses reis realmente existiram ou se eram apenas uma base lendária em que se criou essa mitologia de fundação da civilização romana. De qualquer forma o roteiro abraça a mitologia e a história para contar seu enredo. Até que eu gostei do que vi. Não subestime a capacidade de realizar boas produções do cinema italiano nessa época. Eles já tinham uma indústria cinematográfica bem consolidada em Roma naquele período. 

O Colosso de Roma (Il colosso di Roma, Itália, 1964) Direção: Giorgio Ferroni / Roteiro: Alberta Montanti, Antonio Visone / Elenco: Gordon Scott, Gabriella Pallotta, Massimo Serato / Sinopse: Em uma Roma antiga, dominada por reis brutais, violentos e corruptos, um bravo guerreiro romano tenta demonstrar seu valor, protegendo seus familiares e pessoas amadas dos abusos da monarquia. 

Pablo Aluísio. 

domingo, 15 de junho de 2025

Júlio César e Cleópatra

Júlio César e Cleópatra
Quando Júlio César desembarcou em Alexandria, no Egito, ele tinha apenas o objetivo de assinar uma série de tratados comerciais com aquela nação. Só que ao andar pelas ruas da milenar cidade fundada por Alexandre, o Grande, ele descobriu que o Egito estava praticamente em guerra civil. Havia um grupo político que apoiava o garoto Ptolomeu para se tornar o novo faraó e existia outro grupo rival, mais organizado e com nomes mais relevantes da sociedade, defendendo a subida da jovem Cleópatra ao trono. Júlio César, um político astuto e oportunista, logo percebeu que poderia tomar proveito daquela situação. 

Ele não achou que Ptolomeu fosse grande coisa. Foi conhecer ele pessoalmente e não ficou nada impressionado. Era jovem, tinha apenas 14 anos de idade, muito arrogante e não tinha nenhuma noção do poder de Roma. César sabia que duas legiões romanas poderiam destruir os exércitos daquele rapaz de uma forma até mesmo fácil. Era só querer e tomar o Egito, transformando aquela antiga civilização do Rio Nilo numa província romana. O ambicioso César porém ficou admirado com a garota Cleópatra, irmã mais velha daquele fedelho insolente. 

Reza a lenda que Cleópatra decidiu fazer uma entrada triunfal para conhecer César. Ela foi enrolada dentro de um grande tapete persa e assim foi colocada dentro do quarto do general romano. César, já um homem maduro, ficou realmente impressionado com ela, com sua beleza. E de fato Cleópatra tinha muito mais a oferecer. Era muito culta, falava vários idiomas e se mostrou ser uma pessoa extremamente inteligente, bem ao contrário de seu irmão mais jovem. Naquela noite, completamente seduzido por Cleópatra, César tomou sua decisão, ficando ao lado daquela bela jovem de 17 anos. Ela iria se tornar a nova Rainha do Egito!

No dia seguinte legionários romanos marchavam por toda a cidade, inaugurando um novo momento histórico do Egito. Ptolomeu foi descartado sumariamente e César colocou no trono a sua nova amada, agora com o título real de Cleópatra VII. Esse relacionamento iria mudar a geopolítico do mundo antigo. César iria ficar perdidamente apaixonado por ela, jogando seu juizo pela janela. Não tardou e a fofoca atravessou o mar e chegou em Roma. Sim, ele estava caindo de amores por uma exótica rainha do Egito. Júlio César não admitia críticas sobre sua vida pessoal e decidiu que iria retornar a Roma em breve, mas agora ao lado de sua nova paixão! A crise política logo iria se instalar na cidade eterna. 

Pablo Aluísio. 

sábado, 14 de junho de 2025

A Morte de Brian Wilson

A Morte de Brian Wilson
Morreu nessa semana o cantor e compositor Brian Wilson. Ele sempre será lembrado como a alma e o coração dos Beach Boys, uma das bandas mais populares da década de 1960. Esse grupo, que chegaria a rivalizar nas paradas de sucesso com Elvis Presley e Beatles, começou de forma até muito modesta. Era mesmo apenas uma reunião de seus irmãos, um primo e um amigo de infância. Eles queriam fazer um som jovial, adolescente e se deram muito bem nesse aspecto.

Os Beach Boys assinaram com a gravadora Capitol (que tinha Sinatra entre seus artistas) e logo fizeram bonito nas paradas de sucessos. O grupo cantava sobre surf, namoros adolescentes e aspectos da vida de um jovem vivendo na ensolarada Califórnia naqueles anos dourados. Deu tudo muito certo. Em pouco tempo eles se tornaram o grupo americano mais popular de sua época. Depois Brian entendeu que eles não poderiam ficar naquele estilo para sempre e decidiu que o som do grupo devia evoluir. 

Nasceu assim o álbum "Pet Sounds". Foi um marco de mudanças na sonoridade e no conceito do grupo, tudo fruto da mente de Brian. Ele queria mudanças, tal como estava acontecendo com os Beatles. O disco foi um sucesso de crítica, mas não de vendas. Os fãs dos Beach Boys estranharam, muitos não gostaram. Eles estavam esperando outro disco de surf music, o que definitivamente não aconteceu! Houve até mesmo uma certa reação negativa dos outros membros da banda. Brian Wilson sentiu a pressão. Tentou novamente seguir em direção a mudanças no álbum seguinte chamado "Smile", mas no meio das gravações sofreu um colapso, uma crise de saúde mental que o deixou inabilitado para o trabalho. 

Brian vinha sofrendo com isso há muito tempo. Já em 1964 ele teve uma crise séria. Foi algo que o acompanhou a vida inteira e foi potencializado por drogas alucinógenas como o LSD, que havia se tornado muito popular entre os jovens dos anos 60. Brian embarcou nessa "Bad Trip" e de certa maneira nunca mais conseguiu voltar! Ele passou por vários tratamentos de saúde mental, mas nunca conseguiu se recuperar totalmente. Sem sua maior mente pensante os Beach Boys entraram em declínio, passando a sobreviver apenas como um grupo musical de nostalgia na década seguinte. 

Os últimos dias da vida de Brian Wilson foram de dor, sofrimento e perdas pessoais. Seus irmãos, do Beach Boys, faleceram. Outras pessoas queridas também partiram. Ele perdeu sua esposa a quem dizia ter sido a salvadora de sua vida. Entristecido e sofrendo de várias doenças acabou perdendo a consciência de si mesmo ao ser diagnosticado com Mal de Alzheimer. Não tem problema, através de sua música e sua arte ele sempre será lembrado, assim como seu grupo, os Beach Boys, que fizeram algumas das melhores músicas pop de todos os tempos. 

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Watchmen - Volume 1

Watchmen - Volume 1 
A DC Comics decidiu fazer essas duas animações que nada mais são que adaptações do clássico das histórias em  quadrinhos escrito por Alan Moore. Claro que o velho bruxo inglês odiou tudo! Há muitos anos ele brigou com a editora e vive nesse atrito há muito tempo com eles! Então transformar sua obra-prima em animação foi mais um fato de desapontamento de seu criador. Só que deixemos esse tipo de coisa de lado, afinal não nos diz respeito como leitores e espectadores. Que Moore se entenda com a DC Comics...

De qualquer forma, deixando esse tipo de coisa para lá, vamos ao que interessa. Nesse primeiro volume somos apresentados a esses estranhos super-heróis. Um deles, conhecido como Comediante, é assassinato. Jogam o velho pela janela! O detetive noir Rorschach sai então em busca da solução do mistério. Afinal vários deses heróis do passado estão morrendo, em circunstâncias misteriosas. Ele se une nessa investigação ao Coruja, uma espécie de Batman bem esquisito desse universo paralelo. 

Esse primeiro volume vai até a prisão do Rorschach. Assim temos apenas a metade dessa história. Eu gostei de tudo e achei muito bom que essa animação tenha sido produzida com capricho. Não teria mais paciência para ler o material original. Já havia gostado do filme adaptado, com atores em Live Action, mas agora devo dizer que a história tem mais espaço para ser desenvolvida com mais calma, com o ritmo adequado. Afinal, se nos quadrinhos, tudo era bem desenvolvido, não deveria ser diferente nessas novas animações, que aliás vão satisfazer até aos mais exigentes amantes da Nona Arte. 

Watchmen - Volume 1 (Watchmen: Chapter I, Estados Unidos, 2024) Direção: Brandon Vietti / Roteiro: J. Michael Straczynski, Dave Gibbons / Elenco: Troy Baker, Adrienne Barbeau, Corey Burton / Sinopse: Adaptação para o mundo da animação da famosa Graphic Novel escrita por Alan Moore. Na história, velhos veteranos, super-heróis do passado, passam a morrer de formas misteriosas, o que leva a crer que está havendo um acerto de contas sobre fatos ocorridos décadas antes dos novos crimes. 

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Desconhecido

Desconhecido
Esse texto contém spoiler! Leia por sua própria conta e risco! Pois bem, dessa safra mais recente de filmes de ação do Liam Neeson esse filme pode ser considerado um dos melhores, com roteiro bem interessante, diria até mesmo inteligente. Ele interpreta esse professor americano que vai até Berlim para uma convenção internacional. Ao chegar no hotel com sua esposa descobre que sua principal mala foi extraviada. Então ele parte de volta ao aeroporto! No caminho seu Táxi bate e cai no mar. Ele fica muito ferido, sofre problemas na cabeça, mas fica vivo! 

De volta ao hotel começa o caos. Ninguém mais aceita sua identidade e pior do que isso... sua esposa aparece ao lado de outro homem, dizendo que ele seria sim seu marido! Imagine a confusão em sua mente... como sofreu o acidente pode simplesmente estar sofrendo algum surto delirante ou então perdeu o rumo, esquecendo seu verdadeiro eu! Mas aí que está o grande triunfo do filme. Nada mesmo é o que aparenta ser! 

Eu especialmente gostei da solução desse thriller (bem ao estilo anos 90). Isso porque depois descobrimos que o protagonista faz parte de uma organização de assassinos, um "Lixo Soviético" que sobreviveu ao fim da guerra fria (como um dos personagens definem). Ele apagou sua própria mente para entrar completamente no papel que ele mesmo inventou - e que agora está submerso até o pescoço. A única coisa que não apreciei do texto desse filme foi o súbito bom mocismo que emerge desse mesmo personagem. Pensando bem, não tem a menor lógica um assassino profissional internacional acabar se comportando como mocinho no final de tudo. Isso nunca foi ele - é balela de roteirista! Apesar disso, quando isso acontece, o filme já está no final e o jogo já está vencido. 

Desconhecido (Unknown, Estados Unidos, Reino Unido, 2011) Direção: Jaume Collet-Serra / Roteiro: Oliver Butcher, Stephen Cornwell / Elenco: Liam Neeson, Diane Kruger, January Jones / Sinopse: Após um acidente, durante uma viagem profissional a Berlim, um professor norte-americano descobre que há uma outra pessoa usando sua identidade, se passando por ele... e as coisas só pioram ao descobrir que até mesmo sua esposa está ao lado de toda aquela farsa!

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 11 de junho de 2025

O Diabo de Cada Dia

O Diabo de Cada Dia 
Com um roteiro ao estilo mosaico, onde várias histórias paralelas são contadas para no final todos se encontrarem, esse filme é uma boa crônica sobre o interior profundo dos Estados Unidos, com todas aquelas cidadezinhas que ninguém nunca ouviu falar. Gente que tenta ser muito religiosa, mas que no final das contas só consegue mesmo ser muito hipócrita e sórdida, para não dizer criminosa mesmo. Eu diria que esse é um dos melhores filmes que já vi sobre aquela região que os cronistas gostam de chamar de cinturão bíblico. E aí entra minha principal advertência: pessoas religiosas demais vão se incomodar muito com esse filme, pode ter certeza! As vísceras serão expostas desse tipo de gente em seu inteligente roteiro!

O filme começa contando a história de três casais. Todos vão ter, mais cedo ou mais tarde, um aspecto religioso atingindo suas vidas e não da maneira mais positiva. Pelo contrário. O menu de personagens estranhos é extenso, indo desde um pastor que não perde tempo em seduzir e transar com as jovens fiéis de seu rebanho, as enganado sempre, passando por um pai violento e abusivo, que tenta salvar a vida de sua esposa que está morrendo de câncer com uma religiosidade fora dos padrões normais - e no final acaba se decepcionando completamente com seu deus! Há também diversos crimes sendo cometidos por pessoas surtadas pela religião, algo muito mais comum do que se pode pensar inicialmente! 

Depois que a trágica história desses casais passa, muitas delas terminando em tragédias, começa a história da próxima geração, de seus filhos. E novas situações negativas, ruins, acontecem. Em suma, esse é um bom filme, de que gostei mesmo. Ele é lento, as coisas se desenvolvem em seu próprio tempo, mas não se pode subestimar a força de sua moral própria. Sabe aquela frase que afirma que fé demais não cheira bem? Pois é, através das histórias de seus personagens o filme explica bem o sentido do que aquela frase significa. Desconfie muito de pessoas religiosas demais ou que vivem jogando sua religião na cara dos outros. Esse tipo de gente, pode ter certeza, pode ser muito perigosa. 

O Diabo de Cada Dia (The Devil All the Time, Estados Unidos, 2020) Direção: Antonio Campos / Roteiro: Antonio Campos, Paulo Campos, Donald Ray Pollock / Elenco: Tom Holland, Bill Skarsgård, Riley Keough, Robert Pattinson, Mia Wasikowska, Haley Bennett / Sinopse: Várias histórias envolvendo diversas pessoas em momentos distintos da história, que sofreram nas mãos de líderes religiosos abusivos ou de fanáticos da religião cometendo crimes em nome de Deus! 

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 10 de junho de 2025

De Homem Para Homem

Título no Brasil: De Homem Para Homem
Título Original: Gun Belt
Ano de Produção: 1953
País: Estados Unidos
Estúdio: Global Productions
Direção: Ray Nazarro
Roteiro: Jack DeWitt, Arthur E. Orloff
Elenco: George Montgomery, Tab Hunter, Helen Westcott

Sinopse:
O pistoleiro Billy Ringo (George Montgomery) decide pendurar as armas, comprar um rancho e se casar com Arlene Reach (Helen Westcott). Sua vontade de levar uma vida tranquila é perturbada quando ele é visitado por três ex-membros de uma gangue de que ele participou. Dixon, Hollaway e Hoke querem que ele faça parte de um último grande assalto de banco. Ringo porém resolve tomar outro caminho e entrega os ex-comparsas ao xerife Wyatt Earp que os mata. Ike Clinton, um dos líderes do roubo frustrado, decide então acertar contas com Ringo pelo que ele fez.

Comentários:
Mais um bom trabalho do diretor Ray Nazarro. Seus roteiristas fizeram uma mistura entre ficção e fatos históricos reais. Transformaram o famoso pistoleiro Johnny Ringo em Billy Ringo, de mera ficção. Ao invés do bandido inveterado do mundo real lhe deram uma consciência e um sentimento de arrependimento e justiça (algo que inexistia no verdadeiro Ringo). Depois o colocaram como um informante da lei, onde ele acaba entregando parte do bando de Ike Clinton. Na verdade Ringo era um fora-da-lei sanguinário e cruel mas como estamos no mundo do cinema isso foi invertido em prol do entretenimento. O bandido do mundo real virou um mocinho com crises existenciais. O elenco conta com dois "astros" de faroestes B, George Montgomery e Tab Hunter. Eles eram limitados do ponto de vista dramático, mesmo assim mantém o mínimo suficiente para o filme funcionar. "Gun Belt" é um bang-bang típico dos anos 1950. Está longe de ser uma obra prima mas também não é ruim em nenhum momento.

Pablo Aluísio.

Ordem a Fogo

Título no Brasil: Ordem a Fogo
Título Original: The Marshal of Mesa City
Ano de Produção: 1939
País: Estados Unidos
Estúdio: RKO Radio Pictures
Direção: David Howard 
Roteiro: Jack Lait Jr
Elenco: George O'Brien, Virginia Vale, Leon Ames

Sinopse:
Virginia King (Virginia Vale) é uma jovem e idealista professora que decide ir para o velho oeste ensinar para as crianças das famílias pioneiras da colonização. No meio da viagem sua diligência é assaltada por um grupo de renegados, mas ela e os demais passageiros são salvos pelo ex-homem da lei Cliff Mason (George O'Brien). Ao chegarem em Mesa City ele é recebido como um verdadeiro herói e o prefeito logo lhe oferece o cargo de xerife da cidade. O lugar é constantemente alvo de saques e ataques de bandidos da região. Após pensar por alguns dias Cliff finalmente aceita a estrela de prata. Agora ele terá um complicado trabalho de novamente impor a lei e a ordem na cidade.

Comentários:
Esse filme foi dado como desaparecido por longos anos, principalmente após um incêndio que destruiu grande parte do acervo da extinta RKO. Para alívio dos fãs de westerns clássicos uma cópia se encontrava com um colecionador de filmes raros do Wyoming e assim a obra conseguiu chegar até nós. O que temos aqui é um típico faroeste B dos anos 1930, estrelado pelo ator George O'Brien (1899 - 1985), um veterano que conseguiu realizar com sucesso a transição entre o cinema mudo para o falado. Ao longo de cinco décadas atuou em quase 100 filmes, mostrando que era um profissional respeitado e requisitado em Hollywood. Mesmo com forte e carismática presença nunca conseguiu se tornar um astro do porte de um John Wayne ou Randolph Scott, mesmo assim seus filmes passam por uma revisão histórica atualmente. Nesse "The Marshal of Mesa City" temos pitadas de enredo que obviamente se inspiraram na vida real do xerife Wyatt Berry Stapp Earp, embora nunca venha a se assumir como tal plenamente, muito provavelmente pelo fato do estúdio não ter os direitos autorais sobre esse personagem (que na época pertenciam à Fox). Com duração curta (meros 67 minutos) o filme hoje é considerado um dos primeiros faroestes B de Hollywood. A fórmula unia orçamento barato, enredos simples e diretos e muita diversão. Deu tanto certo que se tornaria um sub-gênero popular e lucrativo dentro da indústria nos anos que viriam.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Rainha Christina

Rainha Christina
 
Eu já havia assistido esse filme há alguns anos. Acabei revendo. Muito por causa da Greta Garbo, embora eu tenha sido também interessado em História por toda a minha vida! A Garbo era realmente uma atriz especial. Recentemente fizeram uma pesquisa e ela ficou entre as 10 maiores estrelas da história de Hollywood. E isso sabendo-se que faz quase 100 anos da fase de ouro de sua carreira no cinema! É um tipo de imortalidade artística para poucos! Uma coisa realmente impressionante!

A Garbo nesse filme interpreta a Rainha da Suécia. Não é mera coincidência. Elas tinham muita coisa em comum, além do óbvio, de serem suecas! A questão é que tenho plena convicção que Garbo escolheu essa Rainha em especial para interpretar no cinema por causa das semelhanças. Ambas eram fora do comum. Tanto Christina, como Garbo, renunciaram aos seus reinos. A Rainha largou tudo para ir viver na Europa, consumindo arte, sendo feliz em Paris, Londres e nos grandes salões da Europa ocidental. A Garbo também largou Hollywood quando se cansou da indústria de mexericos. No auge da fama e do sucesso decidiu abandonar sua carreira de atriz. Disse "chega" e nunca mais aceitou voltar! 

Só que houve também algo que as uniria de forma definitiva, embora fosse um pequeno segredo pessoal. Garbo, assim como a Rainha Christina, era lésbica! E elas tentaram ter privacidade quase de forma desesperada em suas vidas pessoais. A Garbo conseguiu ter uma vida melhor depois que foi embora de Hollywood, indo morar em Nova Iorque, uma cidade muito mais tolerante nesse aspecto. O mesmo acabou  acontecendo com Christina que largou tudo, inclusive sua coroa, para tenter ser feliz com sua verdadeira orientação sexual. 

E a Garbo, embora não tenha conseguido colocar a orientação lésbica da Rainha no roteiro desse filme (colocaram no lugar um romance meio mixuruca entre ela e um nobre espanhol na história), pelo menos conseguiu encaixar um beijo na boca de uma de suas damas de companhia, a Ebba, que inclusive era a namorada da Rainha na história real. Assim Garbo, meio por linhas indiretas, pelo menos mandou seu recado. O público em geral na época nem percebeu, mas dentro da comunidade lésbica de Hollywood houve muita celebração por causa dessa sua coragem e ousadia! 

Pablo Aluísio. 

O Moinho das Mulheres de Pedra

O Moinho das Mulheres de Pedra 
Não é todo dia que eu assisto um filme como esse, um terror e suspense dos anos 60, produzido na Itália! Pois então, devo logo começando essa análise dizendo que gostei muito e de certa maneira até fiquei surpreso pelo requinte da produção. Não se engane sobre isso, esse filme tem uma direção de arte belíssima! Os cenários, a ambientação, tudo um luxo só! Não ficava nada a perder se formos comparar com os filmes da Hammer inglesa, por exemplo. Aliás em muitos aspectos até mesmo superava as produções feitas na Inglaterra. Por essa época o cinema italiano já era uma indústria cultural consolidada. Não me admira que tenha sido tudo produzido nos lendários estúdios da Cinecittà em Roma. Palmas para os realizadores do filme! 

Então tudo bem, é um filme bem produzido e tudo, mas você deve estar se perguntando se a história é boa! Eu gostei! Sim, tem alguns elementos meio, digamos, inocentes demais para os padrões atuais, mas ainda assim apreciei a história contada. Nela temos um jovem pesquisador que vai até um antigo moinho, realmente histórico, para consultar documentos sobre sua fundação. O lugar hoje pertence a um professor de arte especializado em bonecos de cera e estátuas de mármore. Algo bem renascentista. Só que o veterano mestre também tem seus segredos, inclusive em relação a uma misteriosa filha, que vive dentro desse moinho sombrio. Falar mais seria revelar aspectos da história que ajudam o filme a ser o que é. Uma produção italana dos anos 60 que deve ser redescoberta nos dias atuais, ainda mais se você aprecia filmes clássicos de terror e suspense. 

O Moinho das Mulheres de Pedra (Il mulino delle donne di pietra, Itália, 1960) Direção: Giorgio Ferroni / Roteiro: Pieter van Weigen, Remigio Del Grosso, Giorgio Ferroni / Elenco: Pierre Brice, Scilla Gabel, Wolfgang Preiss / Sinopse: Jovem pesquisador vai até o interior em busca de informações sobre um antigo moinho que data dos tempos medievais. Lá mora um professor de arte e sua estranha filha. E conforme o tempo passa, o forasteiro vai percebendo que existe algo de muito sinistro naquele lugar. 

Pablo Aluísio. 

domingo, 8 de junho de 2025

A Morte de Júlio César

A Morte de Júlio César
Nos idos de março do ano de 44 a.c, o Cônsul Júlio César decidiu ir até o Senado romano. Sua esposa Calpúrnia disse que não fosse, pois havia tido sonhos ruins e pesadelos na noite anterior e isso seria uma premonição de que algo ruim iria lhe acontecer. Júlio César não lhe deu ouvidos, descartando tudo como mera superstições de uma mulher tola, como ele mesmo fez questão de dizer enquanto desfrutava de sua refeição matinal. O clima político de Roma andava tenso. O Senado acusava Júlio César de querer poder demais, repetindo os erros cometidos pelos antigos Reis de Roma nos primórdios de sua civilização. Para muitos senadores, Júlio César queria ser o novo Rei de Roma ou então um Tirano com poderes absolutos. Era necessário parar com essas ameaças aos poderes republicanos. 

Júlio César recusava essas acusações, dizendo amar a República Romana. Por isso faria de tudo para salvar as sagradas instituições da cidade eterna. Não convenceu os senadores, principalmente os que lhe fazia forte oposição como Caio Cássio Longino. Naquela manhã César entrou triunfante no Senado, pensado que iria ter mais um dia de vitórias políticas dentro daquela casa que em última análise representava o povo de Roma. Ele tinha novos projetos para apresentar aos senadores, entre eles uma grande reorganização do exército romano e sua legiões.

Não foi o que aconteceu. Assim que entrou no Senado, César foi cercado. Ele não entendeu em um primeiro momento o perigo que corria, sequer estava armado, o que era um erro para um homem como ele que havia colecionado inimigos por toda a sua vida. Pensou que os senadores estavam lhe cercando apenas para debater questões políticas, lhe pedir alguma coisa. Não era nada disso. Era uma armadilha mortal! Não demorou muito e os senadores tiraram de suas togas diversas armas, como punhais, espadas e adagas. Em questão de segundos Júlio César estava sendo esfaqueado por vários dos senadores. Ainda teve uma breve reação no meio de tanta dor ao ver que entre os assassinos se encontrava seu próprio filho adotivo, Marco Júnio Bruto! Ao olhar para ele, disse suas últimas palavras: "Até tu Brutus, filho meu!..."

O corpo de César caiu no chão, já sem vida. Em questão de minutos a notícia correu pela cidade! Júlio César havia sido assassinado no Senado! O povo ficou em choque! César era amado pelos romanos. Seu braço direito, o General Marco Antônio, formou um pequeno batalhão e foi ao Senado resgatar o corpo de César. Os senadores ficaram surpresos com a desaprovação dos romanos pois acreditavam que o povo de Roma ficaria ao seu lado. Aconteceu justamente o oposto disso! "Assassinos, assassinos! - gritava o povo romano em todas as ruas. Diante disso os senadores, um por um, começaram a fugir da cidade que estava prestes a explodir numa onda de revolta e ira contra o Senado de Roma. Eles não sabiam, mas com seu crime tinham decretado o fim da República romana! 

Pablo Aluísio. 

Imperador Romano Alexandre Severo

Imperador Romano Alexandre Severo
Marcus Aurelius Severus Alexander foi o último imperador romano da Dinastia Severa. Assumiu o poder no meio do caos que se sucedeu após o assassinato do Imperador Heliogábalo no ano de 222. Era primo dele e o único que havia sobrado da família para assumir o trono em Roma. O problema é que ele contava com apenas 13 anos de idade. Os militares romanos porém ignoraram isso e o colocaram como o novo imperador. Assim ele foi considerado um Imperador sui generis. Ao mesmo tempo em que teria linhagem de sangue com a Dinastia, só subiu ao poder por causa da força militar. 

E enquanto esteve defendendo o lado dos interesses do Exército Romano ele conseguiu governar com certa tranquilidade e habilidade. Combateu nas fronteiras as diversas invasões de bárbaros e deu os meios e as ferramentas de guerra necessárias para que as Legiões Romanas fossem bem sucedidas no campo de batalha. 

Conforme foi ganhando mais idade e se tornando mais independente, o jovem Imperador decidiu ir para uma política de apaziguamento e diplomacia para com os povos bárbaros. Ele venceu a guerra contra as tribos Sassânidas e abriu processos de paz para com os povos germânicos. Queria usar tratados de paz e não a espada para pacificar seu império! Estava cansado de tantas guerras e mortes. Aquela era uma guerra sem fim que destruía os cofres do Estado romano. Nesse aspecto o Imperador estava completamente certo. 

Só que os generais romanos não queriam paz e sim a guerra. Eles queriam a glória a ser conquistada nos campos de batalha. Com isso o Imperador foi aos poucos perdendo o apoio dos militares. Um golpe militar foi planejado e toda uma conspiração foi arranjada para matar o Imperador e sua mãe, Júlia Ávita. E assim foi feito. No dia 22 de março de 235, após 13 anos de poder, o jovem Imperador foi assassinado a punhaladas por Legionários. Ele tinha apenas 26 anos de idade e seus esforços de busca pela paz o estavam tornando popular em Roma. Antes que se tornasse forte demais, os militares deram o golpe, jogando Roma em mais uma grave turbulência política que iria ser conhecida como A Grande Crise do Terceiro Século. 

Pablo Aluísio. 

sábado, 7 de junho de 2025

The Beatles - Rubber Soul - Parte 5

The Beatles - Rubber Soul - Parte 5
Na primeira fase dos Beatles, o guitarrista George Harrison não tinha muito espaço nos álbuns dos Beatles. Paul McCartney, em especial, sempre vetava as músicas dele que considerasse fracas ou ainda não plenamente desenvolvidas para fazer parte dos discos. Anos e anos de rejeição de seu material criou em George um forte ressentimento contra Paul. E isso iria explodir de vez por volta de 1969, culminando no fim da banda pouco tempo depois. 

"If I Needed Someone" foi uma das músicas de George Harrison que conseguiram vencer essa barreira. Paul não achou grande coisa, mas essa poderia entrar em "Rubber Soul". E assim foi feito. Eu pessoalmente concordaria com Paul. Não é uma grande música, mas serve para completar o disco, afinal pelo menos uma música de George Harrison estaria no disco, então essa não faz feio em relação às demais. 

E completando essa análise desse disco dos Beatles temos a faixa "Wait". Essa foi composta por Paul McCartney, com alguma ajudinha de Lennon. Outra canção que teve como inspiração o relacionamento de Paul com Jane Asher, já naquele período enfrentando seus problemas. Inicialmente a música foi escolhida para fazer parte do álbum "Help!", mas na correria de fazer o disco e o filme, acabou ficando de fora da lista final. Paul acreditava na canção, por isso decidiu que iria incluí-la no "Rubber Soul" onde ficou muito bem posicionada, fazendo um belo conjunto com as outras faixas do disco. 

O álbum "Rubber Soul" dos Beatles foi lançado em dezembro de 1966. Aproveitando as compras de Natal e fim de ano, acabou se tornando um grande sucesso de vendas, chegando ao primeiro lugar nos principais países, incluindo Estados Unidos e Inglaterra. Para muitos críticos era um disco excelente, bem melhor do que os outros. Hoje em dia ele é visto como um disco de transição, da primeira para a segunda e última fase do grupo. Não é um album totalmente do estilo da fase Yeah, Yeah, Yeah, mas tampouco é tão revolucionário como os demais que viriam a ser lançados depois. De uma forma ou outra é um dos grandes discos da banda, disso ninguém consegue discordar. 

Pablo Aluísio. 

Elvis Presley - Until It's time For You To Go / We can Make The Morning

Esse foi o primeiro single de 1972. Trazia duas músicas do álbum "Elvis Now". Esse disco fez bastante sucesso no Brasil por causa da faixa "Sylvia" que inclusive ganhou um compacto especialmente produzido para o Brasil. Foi caso único no mundo. O single americano original por sua vez vinha com essas duas canções. Gosto das duas. O lado A trazia a doce melancolia de "Until It's time For You To Go". uma música romântica adulta, explorando o relacionamento de um casal que vê seu sonho de amor eterno se desfazer no ar. Elvis vinha procurando bastante material sobre relacionamento destruídos, quase como um espelho de sua própria vida pessoal. O casamento com Priscilla, não podemos nos esquecer, acabou nesse mesmo ano, 1972. Não é por outra razão que ele se identificava tanto com esse tipo de letra.

O lado B do compacto apresentava "We can Make The Morning". Essa era uma original de Elvis, sendo lançado pela primeira vez no mercado. Não fez sucesso, mas como eu gosto de dizer, tinha qualidades para ser lembrada nos anos que viriam. Essa faixa tem um arranjo vocal poderoso, além da presença marcantes de baixo e guitarra. É um country com pitadas de rock. Em alguns aspectos poderia dizer que lembrava até mesmo algumas gravações do Eagles. Pena que não caiu nas graças do grande público na época, sendo praticamente esquecida após algumas semanas de seu lançamento original.

Elvis Presley - Until It's time For You To Go
(Single, Estados Unidos, 1972)
Lado A: Until It's time For You To Go
Lado B: We can Make The Morning 
Estúdio: RCA Victor
Produção: Felton Jarvis
Data de Lançamento: Janeiro de 1972. 

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Papa Francisco: Um Homem de Palavra

Papa Francisco: Um Homem de Palavra 
Infelizmente o nosso querido Papa Francisco se foi. Ficam as lembranças e as saudades. Esse documentário feito pelo prestigiado diretor Wim Wenders traz uma série de imagens preciosas desse popular e carismático pontífice da história do catolicismo. O diretor acompanhou o Papa em viagens internacionais (como a que ele fez no Brasil) para mostrar o impacto da presença do Papa nos mais diferentes países por onde caminhou. Sem dúvida o Papa Francisco foi um dos mais carismáticos líderes religiosos do mundo! Era realmente um homem que levava multidões por onde passava. E seu impacto na mídia internacional foi algo impressionante de se acompanhar. 

Além dessas belas e inesquecíveis imagens esse documentário também traz trechos de entrevistas com Francisco. Em clima mais ameno, diria quase lírico, o Papa vai falando sobre os mais diversos temas. Francisco era um homem que tratava os temas mais espinhosos com uma leveza incrível. Em minha forma de pensar, isso acontecia por algumas razões bem pessoais de sua personalidade. Ele não apenas era um homem bom, como também conseguia transmitir essa bondade e gentileza com suas mensagens de acolhimentos e inclusão social. Um Papa que jamais esqueceremos. E esse filme é um dos seus mais carinhosos retratos. Vá em paz querido Papa Francisco! 

Papa Francisco: Um Homem de Palavra (Pope Francis: A Man of His Word, Estados Unidos, 2018) Direção: Wim Wenders / Roteiro: Wim Wenders, David Rosier / Elenco: Papa Francisco (creditado como Pope Francis), Ignazio Oliva, María Eufemia Goycoechea, Papa Bento XVI, Papa João Paulo II (em imagens de arquivos) / Sinopse: Documentário dirigido pelo talentoso cineasta Win Wenders que traz momentos do Papa Francisco em suas viagens internacionais. Também traz uma rara e exclusiva entrevista com o líder da Igreja Católica. 

Pablo Aluísio. 

Dois Papas

Dois Papas
Já tinha assistido desde o lançamento original. Com a chegada no streaming e toda a badalação do novo conclave, que acabou elegendo Leão XIV, decidi rever. É um filme realmente muito bom, que soube explorar bem as nuances das personalidades dos papas Francisco e Bento XVI. Cada um deles, à sua maneira, marcou a história da Igreja Católica. Muitos dos diálogos foram retirados dos próprios escritos deixados por esses papas, embora as situações em si sejam meramente ficcionais. È mera ficção, por exemplo, a cena final entre os papas assistindo a final da Copa do Mundo. O que poucos sabem é que o Papa Francisco fez uma promessa de não mais assistir televisão, algo que ele cumpriu á risca. 

Então aquela cena, aquele momento, jamais aconteceu! Só que esses pequenos deslizes não desmerecem o filme em nada. Os momentos na Capela Sistina compensam tudo. Além disso Anthony Hopkins e Jonathan Pryce estão em momento de graça (sem exagero nenhum nessa avaliação!). Hopkins em especial incorporou os trejeitos de Bento XVI de forma assombrosa. E Jonathan Pryce está ótimo com aquela jovialidade que apenas Francisco tinha! Enfim, foi muito bom rever esse filme. Recomendo a todos!

Dois Papas (The Two Popes, Estados Unidos, Itália, Argentina, 2019) Direção: Fernando Meirelles / Roteiro: Anthony McCarten / Elenco: Anthony Hopkins, Jonathan Pryce, Juan Minujín / Sinopse: O destino de dois membros do clero católico se encontram após a morte do Papa João Paulo II. Ambos estão destinados a também se tornarem Papas. E uma amizade sincera, baseada muitas vezes na diferença de opiniões entre eles, nasce no meio de uma crise enfrentada pela Igreja. Filme indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Ator (Jonathan Pryce), Melhor Ator Coadjuvante (Anthony Hopkins) e Melhor Roteiro (Anthony McCarten).

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Código Preto

Título no Brasil: Código Preto
Título Original: Black Bag
Ano de Lançamento: 2025
País: Estados Unidos
Estúdio: Focus Features
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: David Koepp
Elenco: Michael Fassbender, Cate Blanchett, Pierce Brosnan, Gustaf Skarsgård, Tom Burke, Regé-Jean Page

Sinopse:
Há um traidor (ou uma traidora) agindo dentro do serviço secreto inglês. O agente George Woodhouse (Michael Fassbender) é designado então para descobrir sua identidade, desfazendo assim os planos dos inimigos russos. Só que para sua total surpresa, a principal suspeita recai sobre a agente Kathryn St. Jean (Cate Blanchett). O problema em questão é que ela é também sua esposa! 

Comentários:
Poderia ser mais um bom filme sobre espiões e espionagens em nível internacional. Só que achei tudo muito frio, gélido... polar! A história é contada corretamente, o elenco é bom e os diálogos via de regra são bem sagazes e inteligentes. Fica claro que o roteirista se empenhou nesse aspecto. Só que ao mesmo tempo é um filme sem emoção nenhuma. O casal protagonista então... há zero química entre eles. Fica até complicado engolir que se trata de um casal de verdade. E por ser assim tão "asséptico", o filme é destítuido completamente de charme. E vamos convir, um filme com agentes secretos ingleses precisa honrar a tradição de James Bond. Precisa ter charme, personalidade. Infelizmente não é isso o que você vai encontrar nesse "Código Preto", um filme tão gelado quanto o círculo polar Ártico! 

Pablo Aluísio.

Fúria Cega

Título no Brasil: Fúria Cega
Título Original: Blind Fury
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: Phillip Noyce
Roteiro: Ryôzô Kasahara, Charles Robert Carner
Elenco: Rutger Hauer, Terry O'Quinn, Brandon Call

Sinopse:
Nick Parker (Rutger Hauer) é um veterano do Vietnã que perde sua visão no campo de batalha. De volta aos Estados Unidos ele decide visitar um velho amigo de armas mas descobre que ele está envolvido com dívidas de jogos e sendo chantageado por poderosos traficantes de drogas. Nick então resolve ajudar a resolver todos os problemas de seu amigo, mesmo que para isso precise usar de toda a sua perícia nas artes marciais.

Comentários:
Esse filme será exibido hoje pelo cult canal TCM, o que não deixa de ser uma surpresa e tanto, afinal de contas será mesmo que "Blind Fury" já pode ser considerado um cult movie? Como acompanho cinema há tanto tempo me lembro bem da época em que esse filme foi lançado. Naqueles tempos essa palavra "cult" jamais seria aplicado a ele. Era considerada uma fitinha B, de artes marciais, estrelada pelo decadente Rutger Hauer! Acontece que, enquanto a crítica descia a lenha na produção, o público ia descobrindo o filme nas locadoras e, para surpresa de muitos, acabou  agradando bastante aos fãs de filmes de ação. Não irei aqui dizer que "Fúria Cega" é um grande filme, até porque ele não é, isso porém não tira seus méritos de ser um filme muito eficiente dentro de seu nicho cinematográfico. Há boas cenas e Hauer, decadente ou não, sempre foi muito carismático. Se hoje é um cult ou não, fica complicado saber. O que se pode afirmar com certeza que a produção ainda consegue cativar bastante certa parcela do público. Se nunca assistiu não perca a oportunidade de conhecer.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

A Profecia III

A Profecia III 
Dizem que o terceiro filme de qualquer franquia cinematográfica sempre é o mais fraco. A história do cinema parece confirmar essa máxima de experiência. Esse terceiro filme de "A Profecia" não chega a ser um desastre, até achei um pouquinho melhor do que o segundo, continuando o primeiro imbatível e muito à frente dos demais. O problema básico do roteiro desse filme é que ele precisa dar conta de muitas coisas. Os roteiristas quiseram fechar a história de uma vez. Com tantas profecias para colocar na história a coisa toda ficou bem truncada!

Só para se ter uma ideia, nesse filme Jesus precisa voltar, o anticristo precisa pegar sete punhais sagrados que podem causar sua destruição, será necessário matar todos os recém nascidos da Inglaterra numa data específica, além de dar conta de um alinhamento de três estrelas no cosmos que vai anunciar a chegada da segunda vinda do Messias e... Ufa! Coisa demais para se colocar no roteiro de apenas um filme! Um amontoado de profecias, mitologias antigas, tudo acontecendo ao mesmo tempo. Algo assim não iria dar certo mesmo! A narrativa fica obviamente dispersa, sem rumo, sem foco! 

De bom mesmo apenas a presença de um Sam Neill ainda bem jovem, fazendo caras e bocas para interpretar Damien Thorn, o próprio anticristo, agora um homem adulto, industrial, dono da maior multinacional do mundo! E agora também embaixador dos Estados na Inglaterra. Como eu disse, coisas demais ao mesmo tempo. Com tanta informação junta, o filme só poderia ficar como ficou: cheio de conteúdo mal desenvolvido e vazio no aspecto puramente dramático. Um balão de gás cheio de Apocalipse fajuto dentro! 

A Profecia III: O Conflito Final (The Final Conflict, Reino Unido, Estados Unidos, 1981) Direção: Graham Baker / Roteiro: Andrew Birkin, David Seltzer / Elenco: Sam Neill, Rossano Brazzi, Don Gordon / Sinopse: Damien Thorn, agora adulto, se tornou um dos empresários mais ricos do mundo. Enviado como embaixador dos Estados Unidos na Inglaterra, ele sabe muito bem qual será o seu papel no final dos tempos! Terceiro e último filme da franquia original "A Profecia". 

Pablo Aluísio. 

As 7 Máscaras da Morte

As 7 Máscaras da Morte 
Podem falar o que quiserem. Vincent Price foi um ator bacana, um simpatizante da cultura pop do terror até o fim! Veja o exemplo desse filme que ele fez nos anos 70. Há uma fina ironia cortando toda a história. No enredo Price interpreta um velho ator de teatro. Ele passou a vida interpretando Shakespeare nos palcos. Sendo claramente um amante do teatro clássico. Só que ao longo de todos esses anos foi também massacrado por críticos esnobes de Londres. A cada nova crítica, um novo fracasso e um enorme ressentimento surgindo. E aí, como estamos mesmo assistindo a um filme de terror clássico, logo começam as mortes de seus inimigos. 

O velho ator compra um antigo teatro que havia sido destruído em um incêndio. Ao lado de uma trupe formada por moradores de rua e sua filha, ele começa seus planos de vingança. Vai matando os críticos um a um, com as mortes inspiradas nas peças de Shakespeare! Olha, vou dizer uma coisa bem sincera: essa fórmula, mesmo que um tanto batida, resultou em um filme muito divertido! Sim, porque mesmo sendo tecnicamente um horror, esse filme tem momentos pra lá de divertidos. Vincent Price está obviamente se divertindo como nunca e isso fica claro em cada cena, em cada figurino estranho e bizarro que ele adota ao longo do filme. Ora surge como um cozinheiro de pratos indigestos, ora como um cabelereiro gay e afetado! Uma explosão de deboche por parte do Price. E no final, quem se diverte mais é mesmo o espectador. O Vincent Price era mesmo um cara genial, vou te contar! E aqui está um de seus momentos mais geniais na sétima arte. Diversão pura! 

As 7 Máscaras da Morte (Theatre of Blood, Reino Unido, 1973) Direção: Douglas Hickox / Roteiro: Anthony Greville-Bell, Stanley Mann / Elenco: Vincent Price, Diana Rigg, Ian Hendry / Sinopse: Um ator envelhecido e decadente, cheio de mágoas contra todos os críticos de teatro que o massacraram no passado, decide se vingar. Usando sua trupe teatral ele vai atrás de cada um deles, tramando mortes dramáticas para cada pessoa que lhe fez mal no passado. 

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 3 de junho de 2025

Justiça Selvagem

Título no Brasil: Justiça Selvagem
Título Original: Sagebrush Trail
Ano de Produção: 1933
País: Estados Unidos
Estúdio: Paul Malvern Productions
Direção: Armand Schaefer
Roteiro: Lindsley Parsons
Elenco: John Wayne, Nancy Shubert, Lane Chandler

Sinopse:
Preso por um crime que não cometeu, o cowboy John Brant (John Wayne) consegue escapar da prisão e decide rumar em direção ao oeste selvagem. Procurado vivo ou morto, com sua cabeça a prêmio, ele decide se unir a um bando de renegados e por puro acaso descobre que um dos membros da quadrilha foi o verdadeiro autor do crime que lhe foi imputado meses antes. Agora ele terá que levar o verdadeiro criminoso para as autoridades, para limpar seu nome novamente e viver feliz ao lado da garota pelo qual está apaixonado.

Comentários:
Mais um bom faroeste da filmografia de John Wayne ainda no comecinho de sua carreira, em produção realizada na década de 1930. O filme pode ser considerado uma produção de média-metragem, pois conta com apenas 54 minutos de duração. Curiosamente há até um certo clima noir em determinadas sequências, onde tudo surge escuro e sombrio, fruto da própria estória do personagem principal interpretado por Wayne, um homem íntegro e honesto que luta para recuperar o reconhecimento de sua inocência enquanto tenta levar o verdadeiro criminoso para atrás das grades. Com várias cenas rodadas em locações o filme também tem excelentes cenas de ação, como no clímax, onde Brant participa de um violento tiroteio em cima de uma diligência perseguida por malfeitores (cena aliás que seria muito copiada nos anos seguintes em inúmeros filmes de western). Em termos de produção tudo está de acordo com a média do que era realizada na época e o figurino de Wayne ainda apresenta traços do guarda roupa de Tom Mix, o grande astro do western naqueles tempos pioneiros. Diversão e nostalgia em doses exatas para os fãs do eterno Duke.

Pablo Aluísio.

O Mustang Selvagem

Título no Brasil: O Mustang Selvagem
Título Original: Mustang Country
Ano de Produção: 1976
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: John C. Champion
Roteiro: John C. Champion
Elenco: Joel McCrea, Robert Fuller, Patrick Wayne

Sinopse:
Dan (Joel McCrea) é um velho cowboy, já na fase final de sua vida, que decide domar um belo mustang negro, um cavalo ainda selvagem nas pradarias da fronteira entre Estados Unidos e Canadá. Após uma tentativa mal sucedida de capturar o animal, ele é salvo por um pequeno jovem nativo que acabou de perder seu avô, um antigo chefe de sua tribo, há muito dispersada. Juntos decidem ir atrás do mustang, repartindo o lucro meio a meio caso consigam capturá-lo.

Comentários:
Um western bem bucólico que marcou a despedida do ator Joel McCrea das telas. Já bastante veterano, ainda tinha toda a dignidade e energia para interpretar um velho cowboy, ainda em busca de uma última aventura. Morando de favor nos fundos do rancho da filha após ter sua propriedade confiscada por bancos, ele decide sair pelo mundo, vivendo uma existência digna de todo grande homem do velho oeste. Ao seu lado apenas um esperto cão de pastoreio e seu cavalo. O filme tem uma fotografia muito bonita, pois o diretor John C. Champion resolveu aproveitar ao máximo a natureza ao seu redor. Assim ao lado da trama de Dan, vamos acompanhando também ataques de ursos, felinos selvagens e lobos, quase como se estivéssemos vendo um episódio do Animal Planet. Toda a produção foi rodada no Banff National Park, em Alberta, Canadá, um bonito lugar. É um entretenimento bem familiar, sem sustos, para toda a família. Não é para menos que foi premiado no Western Heritage Awards justamente nessa categoria. Um tipo de cinema que não existe mais e uma boa pedida para assistir em um fim de semana preguiçoso.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 2 de junho de 2025

O Buraco da Agulha

O Buraco da Agulha
Em algum lugar do passado, provavelmente nos anos 80, eu tenha talvez assistido a esse filme, mas sinceramente não me recordava bem. Então surgiu essa oportunidade de assistir (ou rever) em um streaming. Gostei do filme! É uma história de espionagem que se passa na segunda guerra mundial. Donald Sutherland interpreta um espião nazista na Inglaterra. Seu missão passa a ser descobrir onde haverá a invasão dos aliados no continente europeu. Esse será o Dia D, dia da virada, onde a Alemanha começaria a perder a guerra. Ele descobre essa informação. Os exércitos vão desembarcar na Normandia. Entretanto não vai ser fácil repassar isso aos nazistas, uma vez que sua identidade foi descoberta e ele passa a ser caçado por serviços de inteligência dos ingleses. 

Seu plano passa a ser fugir para a Escócia, onde será resgatado por um submarino alemão na costa que o levará de volta ao seu país. Só que chegar vivo até lá não vai ser fácil, ainda mais depois que seu pequeno veleiro afunda e ele vai parar numa ilha isolada, chamada de Ilha da Tempestade. Lá vive um veterano britânico de guerra que após sofrer um acidente de carro ficou em cadeiras de rodas. Sua esposa também mora na pequena vila local. Casada com um homem inválido, ela se torna ressentida e passa a se sentir atraída pelo alemão. E o espião nazista passa a manipular todas aquelas pessoas para ter uma chance de avisar ao seu submarino de resgate onde se encontra. 

Gostei de praticamente tudo aqui, do roteiro, da história e das interpretações. Donald Sutherland encontrou um personagem adequado ao seu tipo, com aquele olhar esbugalhado e demoníaco! Um último aspecto digno de nota vem das dificuldades que um espião enfrentava naqueles tempos, principalmente por causa dos problemas de comunicação com sua base. O espião do filme está sempre em busca daqueles enormes rádios amadores, um mais antigo do que o outro. Em tempos atuais ele jamais passaria por algo assim. De qualquer maneira isso contribui ainda mais para o charme nostálgico desse bom filme de espionagem da velha escola. Deixo a recomendação!

O Buraco da Agulha (Eye of the Needle, Reino Unido, Estados Unidos, 1981) Direção: Richard Marquand / Roteiro: Ken Follett, Stanley Mann / Elenco: Donald Sutherland, Kate Nelligan, Stephen MacKenna / Sinopse: Espião nazista, vivendo disfarçado na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, tenta informar ao III Reich a exata localização da invasão aliada no continente europeu. Tentando ser resgatado por um submarino alemão ele vai parar numa ilha isolada, onde precisará sobreviver até ser levado de volta para a Alemanha. 

Pablo Aluísio. 

Hércules

Título no Brasil: Hércules
Título Original: Le fatiche di Ercole
Ano de Lançamento: 1958
País: Itália, Espanha
Estúdio: Enbassy Pictures
Direção: Pietro Francisci
Roteiro: Apollonios Rhodios, Pietro Francisci
Elenco: Steve Reeves, Sylva Koscina, Fabrizio Mioni

Sinopse:
Hércules, filho de Zeus e de uma humana, é um Semideus de força absurda, muito maior do que os mais fortes e musculosos seres humanos. E agora ele precisará enfrentar os mais diversos desafios, enfrentando feras selvagens como leões, monstros da mitologia grega e traições daqueles em quem confiava. 

Comentários:
Esse filme mudou a vida do ator Steve Reeves. Até então ele tinha no máximo se destacado como um ator coadjuvante esforçado, mas sem chamar muita atenção. Como era halterofilista, um sujeito muito musculoso e forte, acabou aceitando o convite de ir até a Europa para estrelar esse filme como o mitológico Hércules! E o filme deu muito certo do ponto de vista comercial, tanto que chegou a ser lançado nos cinemas americanos da época. Até no Brasil encontrou espaço em nossas salas de cinema, principalmente naqueles de bairro, longe dos centros das cidades. Então foi mesmo um sucesso, o que daria origem a outros filmes com o mesmo personagem e ator. Visto nos dias de hoje não vejo maiores problemas. Para a época era até mesmo um filme bem produzido, com cenários e tudo mais. Não faz vergonha, como muitos já escreveram por aí. É um bom filme de fantasia de sua época, mesmo com as limitações técnicas daqueles tempos. 

Pablo Aluísio.

domingo, 1 de junho de 2025

Vale dos Reis

Título no Brasil: Vale dos Reis
Título Original: Lost Treasures of Egypt
Ano de Lançamento: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: National Geographic
Direção: Gwyn Williams, Ian Glatt
Roteiro: Terry Black, Fabio Cerveira
Elenco: Colleen Darnell, Julian Barratt, Rick Robles

Sinopse:
Vale dos Reis: Tesouros do Egito é uma série documental da National Geographic. Exibida entre os anos de 2019 a 2024, a série mostra o cotidiano de pesquisas e descobertas da arqueologia atual no Vale dos Reis, onde os Faraós do Egito Antigo eram sepultados. 

Comentários:
Eu gosto demais dessa série sobre arqueologia envolvendo o Egito Antigo. Embora muita gente tenha uma ideia errada da vida de um historiador e arqueólogo, essa série documental do canal National Geographic nos mostra como suas vidas são duras. Trabalhar no deserto, em altas temperaturas, se enfiando em buracos profundos da antiguidade, que muitas vezes não passavam de tumbas velhas, roubadas há milênios, não é uma vida profissional para todos. Muito pelo contrário. Tem que ter vocação para aguentar um cotidiano desses! Infelizmente também acabamos notando que resta pouco a descobrir nos dias de hoje. Parece que tudo já foi escavado, roubado, saqueado, em todos esses milênios. Só coisas pequenas são encontradas, muitas vezes pequenos artefatos enterrados nas areias do deserto. E não deixa de ser comovente ver como todos esses profissionais do passado ficam incrivelmente felizes quando os descobrem. É muito amor pela história e pela arqueologia! 

Pablo Aluísio.

Os Segredos dos Hells Angels

Título no Brasil: Os Segredos dos Hells Angels
Título Original: Secrets of the Hells Angels
Ano de Lançamento: 2024
País: Estados Unidos
Estúdio: A&E
Direção: Dave Foulkes, Bill Thomas
Roteiro: Dave Foulkes, Bill Thomas
Elenco: Kerrie Droban, George Christie, Steve Cook

Sinopse:
Essa série documental conta a história do clube de motoqueiros da Califórnia conhecido como Hells Angels (Os Anjos do Inferno). Fundado nos anos 60 por um grupo de veteranos da Guerra do Vietnã, o grupo logo começou a perder seus valores iniciais, se dedicando a atividades criminosas. E tudo contado a partir de depoimentos de ex-membros do grupo. 

Comentários:
Esse é certamente o motoclube mais famoso do mundo. É símbolo desse estilo alternativo de viver. Foi fundado por um grupo de veteranos da guerra do Vietnã que queriam liberdade, amor às motos e vida na estrada, fugindo assim da disciplina e da dureza da vida militar. O problema é que rapidamente esses valores iniciais de sua fundação foram distorcidos e deixados para trás. Não demorou nada para virar uma organização criminosa da pesada. E quem afirma isso não é o FBI, mas sim os próprios membros antigos do clube que nessa série documental resolveram falar, contar o que viveram por longos anos! Eu achei tudo muito interessante. Eu tinha, confesso, uma visão romântica desses grupos! Achava que eles eram apenas amantes da liberdade! Tudo ilusão, eles se envolveram em muitas atividades criminosas ao longo dos anos, que vão desde tráfico de drogas a assassinatos! Uma pena que uma ideia inicial tão idealista tenha se perdido tão facilmente. O mundo do crime realmente atrai os tolos e muitas vezes também os idealistas sem chão. O resultado está aí, para nos contar o que de fato aconteceu! Trágico destino! 

Pablo Aluísio.

sábado, 31 de maio de 2025

O Dia do Chacal

O Dia do Chacal 
Antes de qualquer coisa é bom ir avisando que essa série tem pouco ou quase nada a ver com o famoso livro original escrito por Frederick Forsyth, que aliás rendeu igualmente um bom filme para o cinema na época. A minha impressão é que apenas usaram o nome comercial já consagrado para vender no mercado algo completamente novo. Isso porque, vamos ser sinceros, tirando o fato do protagonista ser um assassino profissional, nada existe em termos de semelhança ao enredo contado no livro "O Dia do Chacal". É mesmo apenas um chamariz comercial para vender esse novo produto e nada mais. 

Dito isso, é bom também esclarecer que essa série não é ruim. Longe disso! Eu gostei, apesar dos momentos dignos de um filme de ação daqueles bem genéricos. Aliás o que estraga em grande parte a série vem dessas sequências de ação completamente mentirosas, algumas delas inclusive sem explicação adequada sobre o que teria acontecido no final. Vou dar um exemplo do que estou escrevendo. Há uma cena em que o Chacal aluga um barco e dá um tiro certeiro em seu alvo, no meio do mar. Ele mata seu objetivo e foge, sendo perseguido por lanchas policiais. Isso acontece no final de um episódio, para deixar no suspense. Algo bem velho que já se via nos antigos seriados. 

Então no episódio seguinte ele já está são e salvo. Nada lhe ocorreu de grave. Tudo bem, mas como isso aconteceu? Como ele escapou de tantos policiais que o estavam perseguindo? O roteiro nem se dá ao trabalho de explicar ao espectador. OK, eu consigo até relevar isso também, mas fica estranho, é uma falha grave de um roteiro que se viu encurralado e deu um jeitinho de escapar dessa situação sem explicar nada. Enfim, tem seus problemas de lógica, mas no final de tudo até que gostei, mas com ressalvas, como deixei bem explicado nesse texto. Vale a recomendação, mas vá com um pé atrás antes de começar a assistir. 

O Dia do Chacal (The Day of the Jackal, Estados Unidos, Reino Unido, 2024) Direção: Brian Kirk, Paul Wilmshurst / Roteiro: Ronan Bennett, Charles Cumming / Elenco: Eddie Redmayne, Lashana Lynch, Eleanor Matsuura / Sinopse: Atirador de elite do exército britânico decide mudar de rumo na vida. Larga tudo, apaga seus rastros e vira um assassino profissional especializado em apagar políticos poderosos e bilionários do ramo corporativo. 

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 30 de maio de 2025

As Polacas

As Polacas 
O que temos aqui é cinema brasileiro de qualidade! A história remonta ao século passado. Na ocasião, durante a primeira guerra mundial, milhares de mulheres polonesas migraram para o Brasil. Eram judias e ficaram desamparadas, muitas delas com filhos. Os maridos, na maioria das vezes, morreram na guerra. Então temos essa protagonista, uma mulher judia que chega ao Rio de Janeiro com seu filho e descobre que seu marido morreu. Viúva, sem recursos, acaba sendo presa fácil de um cafetão que administra seu próprio bordel. Um sistema de opressão completo, pois ele passou a usar o filho dela como moeda de troca e pura chantagem, chegando inclusive a separar a mãe do menino! Um drama familiar! 

Outro destaque vai para as atuações. Gostei muito da atuação do ator Caco Ciocler. Ele interpreta o dono do bordel. Um tipo de fala calma e mansa, mas que no fundo esconde uma personalidade psicopata! Grande trabalho de atuação. Valentina Herszage também merece todos os elogios. Ela dá vida à protagonista, a mulher que tenta defender seu filho enquanto acaba caindo nas garras da prostituição. Uma situação terrível. Então é isso, "As Polacas" é um filme muito bom e resgata essa história que realmente aconteceu, mostrando o sofrimento de todas essas mulheres em terra estrangeira, sofrendo todos os tipos de abusos, exploração sexual e ofensas à sua dignidade pessoal. 

As Polacas (Brasil, 2023) Direção: João Jardim / Roteiro: George Moura, Jaqueline Vargas / Elenco: Valentina Herszage, Caco Ciocler, Erom Cordeiro, Dora Freind / Sinopse: Imigrante polonesa chega ao Rio de Janeiro fugindo da guerra na Europa. Ela tem a intenção de criar um novo recomeço em sua vida ao lado do filho, um garoto de 10 anos. Só que acaba caindo nas garras de um dono de bordel que a leva para uma vida de opressão e humilhações. História baseada em fatos reais. 

Pablo Aluísio.