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domingo, 30 de março de 2025

As Guerras Púnicas

As Guerras Púnicas
Nos dias atuais uma guerra como a da Rússia contra a Ucrânia choca a maioria da população mundial. Pelo menos a parte civilizada da humanidade. Só que se formos olhar para o passado veremos que a própria história humana está cheia de casos semelhantes a esse, que os historiadores chamam de guerras de conquista. E esse termo conquista deve ser usado da forma mais ampla possível pois se trata de conquista territorial, cultural, humana, religiosa, absolutamente tudo que envolva duas grandes nações em choque. 

Um dos casos mais clássicos de conquista aconteceu nas chamadas Guerras Púnicas. Esse pode ser considerado até mesmo um termo genérico, pois esse conflito entre Roma e Cartago durou quase mais de um século, de  264 a.C. a 146 a.C. Não foi um evento ou uma operação militar isolada, mas sim batalhas sangrentas que aconteceram em momentos históricos até distantes entre si. 

De um lado estava Roma, em pleno momento de expansão e conquistas. A outrora pequena Cidade-Estado já havia dominando toda a península itálica e vários territórios ao norte da Europa. E então voltou seus olhos para essa que era a outra grande cidade daquele período clássico, a bela e próspera Cartago. 

Cartago era localizada no norte da África. Tinha um dos portos mais ricos da bacia do Mediterrãnea e dominava toda a região ao redor, além da costa costeira onde estava situada. Roma queria colocar as mãos em toda aquela riqueza. Sob o nosso ponto de vista atual não podemos ter outra visão: era uma guerra de conquista mesmo. Os romanos agiam como ladrões e saqueadores, tal como aconteceria com os Vikings alguns séculos depois. 

Cartago, como a potência que era, resistiu muito bem por muitas décadas, mas os romanos eram muito persistentes e de certa forma pacientes. Eles implantaram um bloqueio comercial severo, adotaram até mesmo táticas de guerrilha náutica para ir destruindo a frota naval da cidade inimiga. Com o esgotamento do comércio e o constante assédio militar finalmente Cartago caiu em mãos romanas. O Mar Mediterrâneo caiu inteiramente em mãos romanas, o que os levou a chamá-lo em latim de Mare Nostrum (Nosso Mar). 

E depois de vencer, Roma foi especialmente impiedosa com os Cartaginenses. Praticamente escravizou todo o seu povo, pois em Roma imperava o modo de produção escravo, onde era imperioso sempre suprir o mercado da escravidão na cidade das sete colinas. Milhares daquele povo foram levados em correntes para o coração de Roma onde foram vendidos como escravos para a elite da cidade romana. Eles foram proibidos de falar sua língua nativa e passaram a cultuar a religião romana, sob ameaça de castigos físicos severos. 

A bela cidade de Cartago estava destruída após décadas de guerra. O que sobrou foi colocado abaixo pelo exército romano. E suas riquezas foram saqueadas, sendo levadas de barco para Roma. Dizem inclusive que os romanos espalharam toneladas de sal onde antes havia existido Cartago, para que assim nunca mais nada viesse a nascer ali. Um exemplo claro da maldade do ser humano, já em enorme evidência naqueles tempos antigos. 

Pablo Aluísio. 

sábado, 29 de março de 2025

Elvis Presley - A Date With Elvis - Parte 1

A Date With Elvis - Parte 1
Esse álbum "A Date With Elvis" seguia basicamente a mesma fórmula do "For LP Fans Only". São duas faces da mesma moeda, ou melhor dizendo, discos que se espelham um no outro. O mesmo tipo de conteúdo, a mesma "filosofia" na escolha das canções. Basicamente aqui os executivos da RCA Victor pincelaram músicas avulsas gravadas por Elvis, desde os tempos em que o cantor gravava na Sun Records, para a composição de uma coletânea de, vamos colocar nesses termos, músicas "Lado B". Boas músicas, algumas excelentes faixas, mas que até aquele momento não tinham chamado maior atenção dos fãs (estou em referindo ao final dos anos 1950).

Uma das belas canções que foram usadas nesse álbum foi a bonita balada "Is It So Strange". Aqui eu costumo dizer que temos um arranjo bem simbólico daquela primeira fase do rock americano. Percebam bem o estilo de tocar guitarra de Scotty Moore. Esse tipo de arranjo era algo muito característico nas músicas românticas dessa época. Como diria George Harrison anos depois a guitarra"chorava" em cada nota produzida pelo músico. Algo muito bonito, bem nostálgico daqueles tempos mais românticos e mais sentimentais. Gravada em 19 de janeiro de 1957, composta por Faron Young, essa linda música nunca ganhou o espaço merecido dentro da discografia de Elvis Presley.

Arthur Neal Gunter foi um músico negro americano que desde os primeiros passos na carreira no estado da Georgia onde nasceu, tentou fazer sucesso com sua música. Porém nunca alcançou os picos da glória. Ele circulou por uma série de pequenas gravadoras do sul dos Estados Unidos até ir parar em Nashville. Só que Gunter não era um artista country, mas sim de blues e gospel. Ele inclusive vinha de um grupo vocal chamado Gunter Brothers Quartet, onde ao lado de seus irmãos e primos tentava chamar alguma atenção das gravadoras da época.

Em novembro de 1954 ele assinou com o selo fonográfico Excello para a gravação de um pequeno compacto (single). No lado A desse disquinho gravou a sua música "Baby Let's Play House". O sucesso foi mediano, mas satisfatório, chegando até mesmo a se destacar dentro da parada Billboard. E não demorou muito a chamar a atenção de um jovem chamado Elvis Presley que decidiu gravar sua versão da música. Claro, Elvis erotizou bastante a letra e o jeito de interpretar a canção, ao ponto inclusive de ser taxado de perversão pelos reacionários de plantão. Não importa, na voz de Elvis essa música realmente se tornou imortal. Curiosamente alguns meses antes de morrer em 1976 Arthur Gunter disse em uma entrevista para uma revista americana de música que "nunca teve a oportunidade de conhecer Elvis pessoalmente, nem de apertar sua mão". Infelizmente eles nunca se conheceram pessoalmente. Teria sido um encontro muito interessante, sem dúvida.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 28 de março de 2025

Caos: Os Crimes de Manson

Caos: Os Crimes de Manson 
Mais um documentário sobre o Charles Manson, um dos mais infames criminosos da história dos Estados Unidos. Após passar praticamente toda a adolescência e juventude na prisão ele finalmente foi solto nos anos 60. Acabou parando nas ruas de San Francisco, em pleno auge do movimento hippie. Encontrou alguns jovens perdidos na vida e criou uma seita! Foram todos morar em um velho rancho que era usado para filmar antigos filmes de faroeste. Ele queria ser alguém no mundo da música, mas fracassou. Irado, mandou seus seguidores fanáticos matarem quem encontrasse no endereço de um produtor musical que o rejeitou. Para azar da atriz Sharon Tate e seus amigos, que tinham alugado aquela mesma casa. Foram vítimas de um crime que não era direcionado a eles. Morreram de graça em uma orgia de sangue sem sentido! 

O tema, como se pode perceber, é por demais interessante. Não apenas na questão criminológica, mas também social, pois é até hoje tudo é um mistério, ninguém entendeu como aqueles jovens seguiam cegamente as ordens de um demente homicida como Manson. Talvez fossem as drogas que tomavam, talvez fosse por problemas mentais, carência afetiva ou qualquer outra coisa, mas o que resultou disso tudo ainda choca a muitos, mesmo após a morte do próprio Charles Manson e de alguns de seus seguidores (a jovem assassina Susan Atkins, por exemplo, também já morreu na prisão tal como seu mestre). Um bom documentário, mas que peca por tentar levantar a bola de uma daquelas teorias da conspiração sem pé e nem cabeça que os americanos adoram. Meu conselho é ignorar essa bobagem e absorver apenas os dados históricos do crime. Aí sim o documentário vai funcionar direito. 

Caos: Os Crimes de Manson (Chaos: The Manson Murders, Estados Unidos, 2025) Direção: Errol Morris / Roteiro: Tom O'Neill, Dan Piepenbring / Elenco: Charles Manson, Sharon Tate, Roman Polansky (em imagens de arquivos) / Sinopse: Documentário da Netflix que resgata os terríveis crimes cometidos pela "família Manson", um grupo de hippies drogados liderados por um psicótico chamado Charles Manson. 

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 27 de março de 2025

Adolescência

Título no Brasil: Adolescência
Título Original: Adolescence
Ano de Lançamento: 2025
País: Reino Unido
Estúdio: Netflix
Direção: Philip Barantini
Roteiro: Stephen Graham
Elenco: Stephen Graham, Owen Cooper, Christine Tremarco, Amelie Pease, Ashley Walters, Faye Marsay

Sinopse:
Um aluno é acusado de ter matado a própria colega de sua escola em um ataque de faca. O problema é que se trata de um garoto, com apenas 13 anos de idade. No começo seu pai é cético sobre sua autoria, mas os policiais possuem provas definitivas, inclusive um vídeo do momento do crime. E a partir daí sua família vai tentar lidar com essa situação simplesmente devastadora! 

Comentários:
Já fazia um certo tempo que a Netflix não emplacava uma série de sucesso como essa, do tipo em que as pessoas conversam sobre ela, em que vira tema quente em fóruns sobre séries e filmes, etc. Até artigos em grandes jornais estão sendo escritos. Uma série relevante, tal como havia sido "Bebê Rena". São apenas 4 episódios, formados por longos planos filmados em sequência, sem cortes, com duração de mais ou menos 1 hora! Imagine o trabalho que deu filmando essas cenas. Algumas delas tiveram que ser feitas novamente por mais de 14 vezes! Pois bem, o resultado realmente é muito bom! Eu gostei dos roteiros e das atuações, principalmente da atriz que interpreta a psicológa e do pai do garoto. Dito isso, a tão falada discussão em torno da questão Red Pill não é tão discutida na série como se pode pensar de suas análises feitas posteriormente. Em meu ponto de vista esse não foi o foco da história, mas sim a destruição de toda uma família por causa do Bullying cruel que acontece na maioria das escolas. Infelizmente o ser humano é isso mesmo, pode explodir quando colocado em situações de enorme pressão. E a sociedade que tente reerguer novamente os pedaços depois que uma tragédia como essa acontece. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Pinguim

Título no Brasil: Pinguim
Título Original: The Penguin
Ano de Lançamento: 2024
País: Estados Unidos
Estúdio: HBO
Direção: Craig Zobel, Kevin Bray
Roteiro: Bill Finger, Lauren LeFranc
Elenco: Colin Farrell, Cristin Milioti, Deirdre O'Connell, Clancy Brown, Theo Rossi, Rhenzy Feliz

Sinopse:
Oswald 'Oz' Cobb (Farrell), apelidado de Pinguim, é um capanga pé de chinelo de uma das famíias mafiosas mais poderosas de Gotham City. Quando explode uma guerra entre clãs mafiosos rivais, ele tenta subir na hierarquia do submundo do crime. Só que Sofia Falcone (Cristin Milioti), filha do poderoso chefão Falcone, está de volta, após passar alguns meses presa no asilo Arkham. E ela vai se revelar bem mais perigosa do que o próprio Pinguim. 

Comentários:
Essa é mais uma daquelas séries que se passam no universo do Batman, tem como protagonista um dos mais conhecidos vilões do Homem Morcego, mas que no final das contas não tem o próprio Batman. E isso, para falar a verdade, não faz muita diferença. Se eu fosse resumir essa minissérie em poucas palavras diria simplesmente é um bom programa sobre mafiosos. É isso, Pinguim é uma boa série de Máfia. O fato dele ser o Pinguim do Batman é um mero detalhe. O roteiro é muito bem desenvolvido e o elenco é um caso positivo à parte. Colin Farrell desapareceu dentro do personagem e isso não se deveu apenas á excelente maquiagem (que é assustadoramente natural). Ele está muito bem mesmo. Agora, nada se compara, em termos de atuação, ao trabalho desenvolvido pela atriz Cristin Milioti! Que grande trabalho ela desenvolveu aqui. Rouba todas as cenas e a série poderia muito bem se chamar Sofia Falcone! Essa moça merece aplausos de pé! Eu fiquei impressionado! Então é isso, uma minissérie muito boa. Nem precisou do Batman para ter o excelente nível que teve. Aliás acho que o Super-Herói iria acabar estragando tudo se resolvesse interferir na história! Ainda bem que ele só surge, muito timidamente, ao longe, na cena final. Melhor assim...

Pablo Aluísio.

terça-feira, 25 de março de 2025

Os Longos Dias da Vingança

Título no Brasil: Os Longos Dias da Vingança
Título Original: I lunghi giorni della vendetta
Ano de Produção: 1967
País: Itália
Estúdio: Produzioni Cinematografiche Mediterranee 
Direção: Florestano Vancini
Roteiro: Fernando Di Leo, Augusto Caminito
Elenco: Giuliano Gemma, Francisco Rabal, Gabriella Giorgelli, Conrado San Martín, Franco Cobianchi

Sinopse:
Após três longos anos de trabalhos forçados numa prisão de segurança máxima, o prisioneiro Ted Barnett (Giuliano Gemma) consegue fugir, ganhando a liberdade. Agora ele vai atrás dos responsáveis por sua condenação numa jornada de vingança sem fim. E ele sabe exatamente onde irá encontrar cada um deles, que por traição o colocaram na prisão anos atrás. 

Comentários:
Aqui o diretor Florestano Vancini decidiu assinar o filme como Stan Vance. Velho esquema publicitário muito usado nos filmes de faroeste produzidos na Itália. Os diretores e atores geralmente usavam pseudônimos americanizados para dar a impressão que o filme era importado dos Estados Unidos. Sob uma visão atual algo desnecessário já que o chamado Western Spaghetti abriu seu caminho, ganhou seu espaço, sem precisar ter que se parecer com o faroeste Made in USA. E o astro dessa festa cinematográfica de violência estilizada foi nada mais, nada menos, do que o ator Giuliano Gemma. Ele foi um dos atores de faroeste mais populares, inclusive no Brasil, onde seu nome no cartaz garantia boas bilheterias em nosso mercado. Gemma sabia portar um colt 45 e não errava a mira nas cenas de duelos nas ruas empoeiradas do velho oeste. E nesse aspecto esse filme não decepcionou seus velhos admiradores. Usando do tema da "vingança pessoal" conseguiu lucrar bem nos cinemas dos anos 60. 

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 24 de março de 2025

Cristina

Título no Brasil: Cristina
Título Original: Christine
Ano de Lançamento: 1958
País: Alemanha, França
Estúdio: Spéva Films
Direção: Pierre Gaspard-Huit
Roteiro: Arthur Schnitzler, Pierre Gaspard-Huit
Elenco: Romy Schneider, Alain Delon, Jean-Claude Brialy

Sinopse:
Viena, 1906: Frantz Lobheimer acaba de romper o discreto caso de amor que tinha com a baronesa Eggersdorf, agora que descobriu o amor verdadeiro com a jovem e terna Christine. E ao seguir seu coração acaba tendo que lidar com problemas dentro de sua própria família. 

Comentários:
Nesse filme a atriz Romy Schneider conheceu o galã francês Alain Delon. No começo não se deram muito bem, mas conforme as filmagens foram avançando ela acabou se apaixonando pela beleza de Delon. Quando o filme terminou ela jogou o juízo pela janela e foi embora com ele para Paris, para viver junto ao seu namorado. A imprensa e os fãs alemães não perdoaram. A atriz foi alvo de ataques e mais ataques por parte da imprensa, mas ela seguiu firme e acabou morando vários anos na França. Quando o filme finalmente chegou aos cinemas fez apenas um sucesso razoável na Alemanha e Áustria, demonstrando que seu antigo público havia ficado magoado com a atriz. O ressentimento acabou atrapalhando o resultado comercial da produção. Uma pena, pois se trata sim de um bom filme! 

Pablo Aluísio.

domingo, 23 de março de 2025

Novos Livros de Cinema: Brad Pitt e Leonardo DiCaprio

Novos Livros de Cinema: Brad Pitt e Leonardo DiCaprio
Dando prosseguimento em nossas publicações, colocamos à venda nesse mês de março mais dois títulos para nossa coleção de cinema. Os livros dessa vez detalham as carreiras e os filmes de Brad Pitt e Leonardo DiCaprio. Edições caprichadas, com muitas informações. Segue abaixo os detalhes e os links para adquirir esses novos livros sobre cinema. 

Leonardo DiCaprio
Os filmes do ator ao longo de sua carreira. Dados e curiosidades sobre esse ícone do cinema mundial. Você é fã de Leonardo DiCaprio e gosta de seus filmes? Venha conhecer mais sobre ele no cinema, tanto como ator, mas também como produtor de uma lista de filmes interessantes. Compre o Livro clicando abaixo nos links!



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Brad Pitt
Uma análise dos filmes e da carreira do ator Brad Pitt, com informações, resenhas, fichas técnicas dos filmes e principais informações. Além disso esse livro também traz informações sobre sua vida pessoal e amorosa. Gosta do Brad Pitt? Então esse é o seu livro!  Compre o Livro clicando abaixo nos links!



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Pablo Aluísio. 

sábado, 22 de março de 2025

Elvis: Ao Longo dos Anos

Título no Brasil: Elvis: Ao Longo dos Anos
Título Original: Elvis: The Years
Ano de Lançamento: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Looke
Direção: David. D. Martin
Roteiro: David. D. Martin
Elenco: Elvis Presley, Priscilla Presley, Red West (em arquivos de imagens). 

Sinopse:
Documentário que faz um panorama amplo e geral da carreira de Elvis ultrapassando as décadas de 1950, 1960 e 1970. Material compilado de materiais de divulgação de seus filmes e pequenos trechos de jornais televisivos e cinejornais dos cinemas. 

Comentários:
Os realizadores desse documentário não tinham dinheiro suficiente para comprar os direitos autorais de certas músicas de Elvis. Então o que fizeram? Um documentário sem músicas do maior cantor de seu tempo! Além disso encheram o filme de pedaços de cenas tiradas de cinejornais que eram exibidos nos cinemas, trailers dos filmes de Elvis, pequenos trechos, flashes na verdade, das apresentações de Elvis na TV nos anos 50 e algumas fotos avulsas. Pedaços e trechos de pequenas entrevistas que Elvis deu para emissoras de TV e rádio na época também foram reaproveitadas. Esteticamente o documentário ficou uma droga, mas ainda assim é algo interessante para fãs de Elvis do tipo mais raiz. Isso porque tem momentos que você não verá em nenhum outro lugar. Por exemplo, a pequenina entrevista, muito casual, que Elvis deu no Havaí quando viajou até lá para filmar "Girls, Girls, Girls". Ele comenta inclusive sobre a trilha sonora do filme! Algumas perguntas respondidas para jornalistas durante a divulgação de "Aloha From Hawaii" e por aí vai. Não é um produto bem feito ou bem realizado, mas até que tem alguns materiais que me chamaram a atenção. Não me arrependi de ter assistido. 

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 21 de março de 2025

Lobisomem

Lobisomem 
Antes de mais nada me desagra muito o título desse filme! Ora, esse é o título original do filme clássico e depois de seu remake, aquele bom filme com Anthony Hopkins. Então ter esse filme mais uma vez com o mesmo título, aliás bem genérico, me soa como mero oportunismo comercial. Dito isso, vamos ao filme. Na história temos um protagonista que no passado precisou enfrentar uma situação perigosa ao lado do pai numa floresta. Eles foram cercados e quase atacados por uma misteriosa criatura. Um lobisomem. Os anos passam e aquele garotinho agora é um homem, casado, pai de uma filhinha adorável. Quando seu velho pai é dado como desaparecido e morto, ele então retorna para sua antiga casa paterna para tomar posse de sua herança. Algo que vai se revelar a pior decisão de sua vida. 

A mesma casa, isolada no meio da floresta, causa medo. E não é para menos. Naqueles bosques ao redor há mesmo uma criatura, um lobisomem à solta. Quando essa ataca a família do protagonista ele a defende do monstro. Na luta é ferido, mordido. Bom, se você já assistiu a algum filme de lobisomem na vida já sabe o que isso significa. Ele está condenado a também virar esse tipo de besta, meio homem, meio lobo. Agora é sua família que corre enorme risco e não por uma ameaça externa, mas por sua própria presença dentro da casa. As cartas estão na mesa.

Em geral temos um bom filme aqui. Não é excepcional em nenhum momento, mas conta bem sua história de terror. O visual dos lobisomens vai decepcionar parte do público. Após décadas de filmes com esses monstros, explorando os mais diversos tipos de maquiagem e design, os desse filme vão mesmo soar meio genéricos, até comuns. Uma deformação aqui, outra acolá. Apenas um homem deformado com grandes dentes. Nada mais. Inovador mesmo apenas a visão do Lobisomem, visto de um ponto de vista subjetivo do monstro. Essa parte ficou bem legal! De qualquer forma o saldo final é positivo. Eu gostei do que assisti e recomendo aos fãs de terror cinematográfico. 

Lobisomem (Wolf Man, Estados Unidos, 2025) Direção: Leigh Whannell / Roteiro: Leigh Whannell, Corbett Tuck / Elenco: Christopher Abbott, Julia Garner, Matilda Firth / Sinopse: Homem tenta salvar sua família do ataque de uma criatura monstruosa no meio da floresta, mas acaba se ferindo. Em pouco tempo ele próprio começa a se transformar no mestmo tipo de monstro, colocando em perigo a vida de sua esposa e sua pequena filha. 

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 20 de março de 2025

Wicked

Wicked
Quando decidiram fazer um novo filme do Mágico de Oz pintou um certo clima de receios na Disney. Afinal fazer um remake de um clássico dessa magnitude não seria algo fácil de fazer. Os mais tradicionais iriam reclamar e o filme certamente levaria pancadaria por parte da crítica. Certos filmes são sagrados, não se devem mexer com eles! Assim decidiram fazer algo igual, mas diferente. Que tal contar a história da bruxa? O problema é que ela é uma vilã no inconsciente coletivo de quem alguma vez na vida ficou encantado com essa história. Então deram uma volta no original e criaram todo um passado para ela, que no fundo seria uma boa pessoa, que teria virado bruxa por fatos alheios à sua vontade, afinal sempre sofreu por ser uma pessoa de cor (literalmente falando, já que ela é verde!). A bruxa era má porque foi vítima de uma sociedade cruel! 

Depois de toda essa reinvenção da personagem eis que surge esse filme. Minha opinião não poderia ser muito diferente. Esse é um daqueles filmes super produzidos, ultra coloridos, cheio de computação gráfica (agora contando também com a Inteligência artificial). Cada cena tem tanta informação visual que vai deixar o espectador médio com dor de cabeça! Apesar disso até que o filme ficou bom, mas ele é tão exagerado que em vários momentos me senti um pouco saturado. Além disso apresenta uma metragem longa demais para as crianças, com história inconclusiva. Vai ter muitos pais reclamando exatamente disso e não iria tirar a razão de nenhum deles. Imagine os problemas de se levar a criançada para o cinema, nos dias de hoje, onde elas não prestam atenção em muita coisa por muito tempo! Ficou um pouco exagerado para a criançada em geral. Um corte mais ágil e uma metragem mais enxuta iria cair muito melhor. E que venha o segundo filme agora... Haja paciência! 

Wicked (Wicked, Estados Unidos, 2024) Direção: Jon M. Chu / Roteiro: Winnie Holzman, Dana Fox, Gregory Maguire / Elenco: Cynthia Erivo, Ariana Grande, Jeff Goldblum / Sinopse: Fantasia musical que conta a verdadeira história da bruxa do universo de "O Mágico de Oz". Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor design de produção e melhor figurino. 

Pablo Aluísio. 

Rota Sem Saída

Título no Brasil: Rota Sem Saída 
Título Original: Desperation Road
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Elevated Films
Direção: Nadine Crocker
Roteiro: Michael Farris Smith
Elenco: Garrett Hedlund, Willa Fitzgerald, Mel Gibson, Ryan Hurst, Woody McClain, Pyper Braun

Sinopse:
Um homem, após passar vários anos na prisão, é finalmente libertado após cumprir sua pena. De volta ao mundo real e à liberdade ele tenta se esquivar de se envolver no mundo do crime, mas vai ser complicado, principalmente após salvar uma jovem mãe solteira e sua filha de um grupo de criminosos brutais!

Comentários:
A carreira do ator Mel Gibson me lembra muito os últimos momentos da carreira de Bruce Willis antes dele encerrar sua filmografia após ter um sério problema de saúde. Gibson não está bem. Os filmes que faz são produções B sem relevância nenhuma. Mal conseguem um espaço na programação de canais de streaming de segunda ou terceira categoria. Nem parece ser o mesmo ator que foi um astro nos anos 80 ganhando milhões de dólares em cada filme que aparecesse. Hoje em dia Gibson colocou seu nome para aluguel. Quem pagar seu cachê leva o direito de colocar seu nome nos créditos. Essa produção é outra nessa linha, muito embora (e eu devo ser justo aqui sobre isso) seja bem melhor do que outras bombas que ele vem atuando. Esse tem até um roteiro aceitável e linhas de espiritualidade que conseguem lhe salvar do lixo cinematográfico em que Mel Gibson vem afundando ultimamente. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 19 de março de 2025

Johnny Suede

Johnny Suede
Depois de chamar a atenção com "Thelma & Louise" os produtores lançaram no mercado um estranho filme que Brad Pitt havia estrelado chamado "Johnny Suede". Esse filme chegou a ser lançado no Brasil, em VHS, mas pouquíssimas pessoas assistiram. Era uma produção nonsense, com pretensões de se tornar cult, trazendo Pitt interpretando um personagem com um imenso topete (de fazer inveja a Elvis e James Dean). O roteiro era fraco e o filme como um todo não fazia muito sentido. Mesmo assim, visando principalmente ganhar algum proveito em cima da fama do ator, acabou sendo lançado, mas sem causar maior interesse tanto do público como da crítica. 

Tive a oportunidade de assistir ao filme na época, em VHS. Pelo que me consta jamais foi lançado em nossos cinemas. Afinal nesse tempo Pitt não era conhecido, poucos tinham ouvido falar em seu nome, além disso o filme não tinha a menor chance de fazer sucesso comercial em nosso cinemas, primeiro por ser esquisito demais. Segundo por não ter nenhum grande nome popular em seu elenco. Assim acabou passando em brancas nuvens realmente. Só os mais antenados assistiram. 

Johnny Suede (Johnny Suede, Estados Unidos, 1991) Direção: Tom DiCillo / Roteiro: Tom DiCillo / Elenco: Brad Pitt, Richard Boes, Cheryl Costa / Sinopse: Jovem músico desconhecido sonha em se tornar uma estrela de rock ao estilo anos 50, cantando Rockabilly. Só que realizar esse sonho não vai ser nada fácil como ele bem vai descobrir. 

Pablo Aluísio. 

Sem Limite

Título no Brasil: Sem Limite
Título Original: The Last Time I Committed Suicide
Ano de Lançamento: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Bates Entertainment
Direção: Stephen Kay
Roteiro: Neal Cassady, Stephen Kay
Elenco: Thomas Jane, Keanu Reeves, Adrien Brody

Sinopse:
Em 1946, em Denver, um aspirante a escritor que vive aventuras irresponsáveis ​​com seu amigo, escreve uma carta sobre sua vida antes e depois da tentativa de suicídio de sua namorada depressiva. 

Comentários:
Assisti a esse filme em VHS, na época de seu lançamento. O que chama atenção aqui é o bom elenco jovem. Desses talentosos atores no começo da carreira quem iria fazer muito sucesso mesmo com "Matrix" alguns anos depois seria Keanu Reeves que havia surgido em bobagens juvenis, mas que estava procurando por uma saída na carreira. Ele a encontraria. Também vale uma menção para Brody, que recentemente venceu mais um Oscar - e fez o discurso de agradecimento mais longa da história da Academia! Enfim, vi há tanto tempo que parece ter sido em uma outra vida! Gostei muito, conforme indicam meus registros na época e so lamento pelo fato do filme ter sido esquecido. Hoje é uma raridade e esse título nacional genérico ajudou ainda mais seu esquecimento. Se ao menos tivessem mantido o título original, certamente os cinéfilos ainda lembrariam dele. 

Pablo Aluísio.

terça-feira, 18 de março de 2025

A Ferro e Fogo

Título no Brasil: A Ferro e Fogo
Título Original: Randy Rides Alone
Ano de Produção: 1934
País: Estados Unidos
Estúdio: Republic Pictures
Direção: Harry L. Fraser
Roteiro: Lindsley Parsons
Elenco: John Wayne, Alberta Vaughn, George 'Gabby' Hayes

Sinopse:
Randy Bowers (John Wayne) é um cowboy honesto que é preso por crimes que nunca cometeu. Com a ajuda de Sally Rogers (Alberta Vaughn) ele finalmente consegue fugir da prisão. Uma vez solto, começa a ser caçado pelo xerife local. Em fuga acaba parando em um esconderijo de uma quadrilha de renegados. Seu plano agora é provar sua inocência ao mesmo tempo em que procura descobrir quem é o verdadeiro criminoso.

Comentários:
Western estrelado por John Wayne na Republic Pictures. Como muitas outras fitas de Wayne nos anos 1930 essa aqui também é um faroeste de matinê, com meros 53 minutos de duração - o que o qualifica como um média-metragem. Esses pequenos e curtos filmes faziam muito sucesso, principalmente entre a garotada que adorava filmes passados no velho oeste americano. A produção é modesta, tem cenários simples, com figurinos de época no padrão geral que imperava dentro desse tipo de filme. O que se destaca mesmo são as cenas externas, rodadas em um rochedo em Santa Clarita, na Califórnia. Outro ponto digno de observação vem do próprio figurino de John Wayne. Ele se apresenta com uma roupa muito semelhante à de Tom Mix, o mais famoso cowboy dos primórdios do cinema americano. Enfim, como diversão pura, "Randy Rides Alone" vale bastante a pena.

Pablo Aluísio.

O Diabo Feito Mulher

Título no Brasil: O Diabo Feito Mulher
Título Original: Rancho Notorious
Ano de Produção: 1952
País: Estados Unidos
Estúdio: RKO Radio Pictures
Direção: Fritz Lang
Roteiro: Daniel Taradash, Silvia Richards
Elenco: Marlene Dietrich, Arthur Kennedy, Mel Ferrer

Sinopse:
Filme baseado na obra "Gunsight Whitman" de Silvia Richards. No enredo conhecemos Altar Keane (Marlene Dietrich), ex-dona de saloon e cantora de cabarés, que resolve ajudar um homem acusado de assassinato, após ele se envolver em um crime de vingança pela morte de sua ex-noiva, que morreu nas mãos de um bandoleiro com a cabeça à prêmio.

Comentários:
Um western bem diferenciado, isso porque foi dirigido pelo mestre Fritz Lang, sendo estrelado pela diva Marlene Dietrich, sendo que ambos jamais foram conhecidos por realizar faroestes em suas carreiras. Lang, um mestre do expressionismo alemão, trouxe pela primeira vez ao gênero toda a estética de sua escola cinematográfica. Isso pode ser sentido de maneira bem clara na iluminação e no próprio enredo noir que o roteiro traz (o que não deixa de ser um aspecto maravilhoso do filme em si). Some-se a isso a narração pouco comum, em forma de balada, e a presença enigmática e poderosa da estrela Marlene Dietrich e você terá um western realmente diferente de tudo o que você já viu antes. Em relação a Marlene Dietrich temos uma curiosidade interessante (e saborosa) de bastidores. Foi durante as filmagens desse filme que começaram a surgir boatos de que ela estaria tendo um caso com o pai do futuro presidente dos Estados Unidos JFK, o patriarca Joseph P. Kennedy! Pelo visto o gosto por estrelas de cinema passava realmente de pai para filho na poderosa família Kennedy.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 17 de março de 2025

Senhoritas de Uniforme

Título no Brasil: Senhoritas de Uniforme
Título Original: Mädchen in Uniform
Ano de Lançamento: 1958
País: Alemanha, Áustria
Estúdio: Central Cinema Company Film
Direção: Géza von Radványi
Roteiro: Christa Winsloe, Friedrich Dammann
Elenco: Romy Schneider, Lilli Palmer, Therese Giehse

Sinopse:
Na Prússia, em uma escola orfanato apenas para jovens garotas, uma estudante acaba se apaixonando pela própria professora. Em um tempo onde o homossexualismo era considerado até mesmo um crime, essas duas mulheres acabam se aproximando, procurando por uma saída para seus mais sinceros sentimentos. 

Comentários:
Imagine ser uma das atrizes mais populares da Europa, com 3 filmes sobre a imperatriz Sissi que havia batido todos os recordes de bilheteria e aí, antes de fazer o quarto filme, decidir desistir de tudo, abraçando ao invés disso um projeto cinematográfico dos mais ousados. Foi justamente isso que fez a atriz Romy Schneider. Ela desistiu de fazer mais um filme da Sissi para rodar esse remake daquele que foi o primeiro filme lésbico da Alemanha. Lançado nos anos 1930, a película original havia sido recolhida dos cinemas por ordem de Hitler que mandou destruir todas as cópias. Então Romy Schneider aceitou participar desse remake para refazer o primeiro filme. Claro, foi algo que chocou seu público. Dizem que foi uma vingança da atriz para com sua mãe, que no passado havia pertencido ao Partido Nazista. Uma saia justa dentro da própria família. Pense na confusão que tudo isso causou na época! De qualquer forma a coragem de Romy Schneider em atuar nesse filme, com direito a beijo de boca entre duas mulheres, merece mesmo todos os nossos aplausos! 

Pablo Aluísio.

Ódio que Mata

Título no Brasil: Ódio que Mata
Título Original: The Lodger
Ano de Lançamento: 1944
País: Estados Unidos 
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: John Brahm
Roteiro: Barré Lyndon, Marie Belloc Lowndes
Elenco: Laird Cregar, Merle Oberon, George Sanders

Sinopse:
Na era vitoriana, um sujeito, corroído pelo ódio, ressentimento e por uma doença mental não diagnosticada, começa a matar prostitutas pelas ruas mais sombrias e escuras de Londres. A Polícia tenta descobrir sua identidade, mas nunca consegue chegar até ele que chega inclusive a escrever cartas para os jornais, assinando como Jack, o Estripador. 

Comentários:
O sonho do ator inglês Laird Cregar era se tornar um galã em Hollywood, mas jamais conseguiu realizar esse seu objetivo de carreira. Primeiro porque era muito óbvio para quem o conhecia de que ele era gay! Segundo porque tinha problemas de obesidade. Hollywood, muito preconceituosa, jamais o escalou como galã. Ao contrário disso ele se especializou em interpretar vilões! E esse foi seu maior sucesso de bilheteria, uma releitura cinematográfica dos crimes cometidos pelo serial killer mais famoso da história, Jack, o Estripador. O interessante do roteiro desse filme é que ele acabou acertando em vários detalhes, isso muitos anos antes que pesquisadores descobrissem diversas pistas históricas sobre o verdadeiro assassino. Assim assista essa muito bem realizada versão do assassino Jack. Em minha opinião um dos melhores filmes já feitos sobre esse tema. 

Pablo Aluísio.

domingo, 16 de março de 2025

Ainda Estou Aqui

Ainda Estou Aqui
Daqui muitos anos ainda se falará de "Ainda Estou Aqui". Não é para menos. Esse filme trouxe o primeiro Oscar do cinema brasileiro! Um grande marco em nossa cultura. E a boa notícia é que realmente se trata de uma obra cinematográfica das mais requintadas. De certa maneira esse filme é um retrato de seu próprio diretor. Walter Salles sempre foi um cineasta muito elegante, requintado, mesmo quando seus filmes tratavam de temas viscerais. É justamente o que temos aqui. A despeito da grotesca e assassina Ditadura Militar brasileira, o diretor fez um filme sóbrio, elegante, quase tímido. Nesse jogo de elegância ganhou o espectador. Salles surge empenhado em contar a história de uma família brasileira sendo arrasada por um regime político assassino, mentiroso e hipócrita. Justamente os tais que se diziam os donos da ética, do patriotismo, defensores da família. Tudo mentira! Não eram nada disso. Eram criminosos de farda! Enganadores, destruidores da própria alma de seu país. Bandidos de verde oliva! 

E apesar do filme tratar desse tema espinhoso, Salles jamais cai no sensacionalismo. É um filme sobre crimes praticados pelo Estado, torturas, mas nada disso se vê explicitamente na narrativa. Apenas vemos uma mulher que perde seu marido, que precisa cuidar de seus filhos, que sente a necessidade de recomeçar tudo em sua vida. Eunice Paiva foi uma grande mulher brasileira que foi à luta, se formou em Direito, se tornou advogada, defensora dos direitos humanos, isso em uma época de brutalidade do próprio regime político que mandava no país. Não é pouca coisa. Essa sim foi uma heroína do mundo real. Defendeu a si, sua família e as causas certas de uma maneira que só podemos admirar. E Fernanda Torrer (que merecia também seu Oscar) está perfeita em seu papel. Na discrição dos olhares, nos diálogos precisos. É uma grande atriz, tal como sua mãe, Fernanda Montenegro, que também está no filme, interpretando Eunice na velhice, mergulhada em si mesma por causa do Mal de Alzheimer.

A história do Brasil é acima de tudo uma história em que vilões e criminosos se disfarçam de mocinhos, pessoas do bem. A Ditadura Militar foi bem isso. O momento em que esse filme foi lançado foi simplesmente perfeito pois o Brasil sofreu recentemente uma tentativa de Golpe Militar. Os mesmos militares usando dos mesmos disfarces. Gente odiosa, gente ruim, gente que não presta! Esse filme assim tem grande relevância social, política e cultural em nosso país. 

A surpresa veio do fato de que outras nações também se identificarem com o filme, em especial os Estados Unidos. Um filme brasileiro, falado em português, legendado, acabou fazendo grande sucesso de bilheteria por lá! O público americano politicamente consciente se identificou, até porque atualmente os EUA vive um caos político, com um homem insano sentado na cadeira de presidente da Casa Branca. Um sujeito asqueroso que sequer consegue esconder suas reais intenções. Então a parte democrata do povo americano logo entendeu o que está de fato enfrentando, em uma situação política mais do que delicada. Não me admira que esse filme tenha causado tanto impacto na outrora terra da liberdade. 

Então é isso. "Ainda Estou Aqui" não é apenas um filme, é um acontecimento. No Brasil ainda lembraremos muito desse filme. O Oscar veio apenas coroar uma obra cinematográfica que capturou como poucas vezes foi vista o Zeitgeist, o espírito do nosso tempo! Espero que o cinema brasileiro siga nesse mesmo caminho para que novas premiações venham pelo mundo afora. O Brasil, como nação e como democracia, agradece de braços abertos. 

Ainda Estou Aqui (Brasil, 2024) Direção: Walter Salles / Roteiro: Murilo Hauser, Heitor Lorega, baseados na obra de Marcelo Rubens Paiva / Elenco: Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Selton Mello / Sinopse: Filme baseado em fatos reais que conta a história de Eunice Paiva e sua família. Durante a ditadura militar brasileira seu marido é levado por agentes da repressão. Depois que desaparece, ao ser morto pelo Regime, ela precisa recomeçar sua vida, criar seus filhos e lutar por seus direitos violados pela Ditadura. Filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. Filme premiado com o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Fernanda Torres). 

Pablo Aluísio.

Adam: Memórias de uma Guerra

Título no Brasil: Adam: Memórias de uma Guerra
Título Original: Adam Resurrected
Ano de Lançamento: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: July August Productions
Direção: Paul Schrader
Roteiro: Yoram Kaniuk, Noah Stollman
Elenco: Jeff Goldblum, Willem Dafoe, Cristian Motiu

Sinopse:
Adam (Jeff Goldblum) é um judeu que trabalha como mágico e palhaço na Berlim dos anos 1930. Quando a Segunda Guerra Mundial explode, ele é enviado para um campo de concentração nazista. Nas mãos de um comandante SS sádico e cruel, ele precisa agir como cachorro para sobreviver. Isso literalmente falando! Anos depois ele tenta se recuperar em um hospital psiquiátrico para vítimas do Holocausto e acaba encontrando um jovem traumatizado que também se comporta como um cão. 

Comentários:
A história tinha muito potencial, é por si mesma muito interessante, mas não gostei da forma que ela é contada nesse filme. Tentaram trazer um certo clima de teatro do absurdo para o filme que definitivamente o estragou. Não acredito que algo assim iria funcionar, de jeito nenhum. E fiquei bem chateado porque o elenco é muito bom, com atores excelentes. Mas eles são todos desperdiçados dentro dessa narrativa estranha, com lances bem bizarros. Eu já tinha tido conhecimento de histórias reais semelhantes, de artistas judeus que tocavam violino enquanto aquelas seleções entre quem iria viver e quem iria morrer eram feitas pelos nazistas. Ou então artistas que só ficavam vivos para entreter os oficiais nazistas. Fazer rir no meio da maior tragédia de direitos humanos da história da humanidade! Esse mote renderia um ótimo filme, mas não foi o que aconteceu nessa produção. Achei tudo muito fraco, para falar a verdade pura e simples. Não me agradou nem um pouco! 

Pablo Aluísio.

sábado, 15 de março de 2025

Raul Seixas - Metamorfose Ambulante

Esse foi o primeiro disco de Raul Seixas que eu comprei em minha vida. É uma coletânea dos maiores sucessos do cantor e compositor em sua passagem pela gravadora Philips. Ele não chegou a gravar muitos discos nesse selo, mas gravou aqueles em que obteve mais sucesso. Por essa razão, não foi muito difícil para os produtores reunir grandes sucessos da carreira de Raulzito nesse LP. Foi realmente o auge da carreira dele, em um momento em que ele decidiu deixar de ser produtor de discos na CBS para se tornar um artista solo de grande sucesso. 

E também vamos ser bem sinceros, ele nunca mais foi tão criativo e tão original quanto nessas faixas que aqui estão. É claro que depois eu fui atrás de outros dos seus discos e procurei conhecer o lado b do artista. De qualquer forma, se essa não for a sua intenção, e se você quiser apenas ter um disco reunindo seus melhores sucessos, retratando uma fase de grande êxito comercial e popular, então esse álbum completará totalmente seus anseios e objetivos. Só não espere que esse LP vá completar de alguma forma a grandiosidade de talento desse artista brasileiro. Então é isso. Coloque para tocar. E se divirta com Raul Seixas em sua melhor fase.

Raul Seixas - Metamorfose Ambulante (1988)
Ouro De Tolo
Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás
Mosca Na Sopa
S.O.S.
Eu Também Vou Reclamar
Gitã
Tente Outra Vez
Metamorfose Ambulante
Al Capone
Rock Do Diabo
O Trem Das 7

Pablo Aluísio.

Ronnie Von - Série Autógrafos De Sucesso Nº 2

Outro disco que havia na casa de meus pais. Curiosamente foi lançado no  mesmo ano em que eu nasci. O interessante desse álbum é que ele trazia uma música sobre um tal de Flash Gordon nanico que eu achava muito divertida quando era criança. Ainda hoje me lembro da letra e do refrão. Só não me pergunte porque o Flash Gordon na letra dessa faixa era nanico! Nunca entendi a razão. Agora imagine o tamanho do nome da música, pois ela se chamava "De Como Meu Herói Flash Gordon Ira Levar-me De Volta A Alfa Do Centauro, Meu Verdadeiro Lar!" 

O Rornie Von teve seus méritos como artista porque nunca se acomodou na posição de cantor de músicas de amor adolescente. Em determinado momento de sua carreira ele quis produzir um tipo de material mais culturalmente relevante, chegando ao ponto de flertar com o Rock Progressivo que na época começava a dominar o cenário internacional. Claro que as gravadoras não queriam isso. Claro que ele sofreu diversas pepresálias por seguir por esse caminho. Pela coragem acabou se tornado um dos artistas mais relevantes de seu tempo, sem exagero nenhum. 

Ronnie Von - Série Autógrafos De Sucesso Nº 2 (1973)
O Carpinteiro (If I Were A Carpenter)
Maquina Voadora
Por Quem Sonha Ana Maria
Belinha
Menina De Trança
Verão Nos Chama
Cavaleiro De Aruanda
Baby De Tal
De Como Meu Herói Flash Gordon Ira Levar-me De Volta A Alfa Do Centauro, Meu Verdadeiro Lar
A Chave
Pra Chatear
Canção De Ninar Meu Bem

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 14 de março de 2025

Criaturas do Farol

Criaturas do Farol 
Eu tenho percebido vários filmes com essa história meio semelhante, explorando essas pessoas que trabalham em faróis distantes, isolados do mundo, nos pontos mais inacessíveis do nosso planeta. Deve ser um dos trabalhos mais solitários do mundo, disso não tenho a menor sombra de dúvida. Pois bem, nesse filme temos como protagonista uma jovem que decidiu dar a volta ao mundo em um veleiro! Algo perigoso, mesmo com a tecnologia atual. Então quando ela vai fazer a travessia do extremo sul da América do Sul acaba enfrentando uma enorme tempestade. Nem precisa ir muito longe, seu barco é feito em pedaços. Ela é salva por um solitário faroleiro que vive ali na região. No começo ela fica bem desconfiada dele, afinal estão sozinhos naquele farol perdido e isolado da civilização. Ninguém sabe onde ela foi parar. É uma jovem bonita, na flor da idade. O faroleiro é um tipo rude, mas se mostra educado, tentando ajudar. Só não consegue fazer contato com a Marinha mercante para vir resgatá-la, então ela começa a pensar que pode haver algo de errado com aquele homem. O medo de sofrer uma violência sexual fica na mente do público o tempo todo! 

Gostei do filme. O uso de uma tensão sempre presente nos deixa com os nervos à flor da pele. O roteiro, muito bem escrito por sinal, ora nos faz pensar que o faroleiro é um bom homem, de boa índole, ora nos faz pensar que ele é um estuprador em potencial daquela jovem donzela. E essa dualidade de percepções não para nunca, chegando até a última cena, da última palavra dita pela jovem. Para complementar o que já era muito interessante, o filme ainda joga dados com a pura fantasia, trazendo à tona velhas lendas do mar, envolvendo sereias que atacam marinheiros imprudentes. Bem legal esse capítulo à parte do roteiro. Uma fábula de fantasia bem inserida no enredo. Enfim, recomendo, sem medo de errar. Não deixe de assistir. 

Criaturas do Farol (Beacon, Estados Unidos, 2024) Direção: Roxy Shih / Roteiro: Julio Rojas / Elenco: Demián Bichir, Julia Goldani, TellesKevyn Fong / Sinopse: Jovem viajando pelo oceano com seu veleiro acaba vendo sua embarcação afundar no meio de uma tempestada. Salva da morte, é levada para um isolado farol nos confins do mundo. 

Pablo Aluísio. 

Uma Amizade Tóxica

Uma Amizade Tóxica 
Duas jovens adolescentes estão na fase colegial de suas vidas. A escola é um problema, pelo menos algumas vezes. Tem muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e elas precisam manter nem que seja um pouco de popularidade. Para isso arriscam ir em festas clandestinas organizadas às escuras pelos demais alunos. Tudo com muita bebedeira e pegação sem responsabilidade. Numa dessas festas acabam descobrindo uma das outras alunas fazendo sexo oral em um rapaz. Elas filmam a cena pelo celular, escondidas. Depois divulgam nos grupos de redes sociais da escola. Claro, vira um escândalo de grandes proporções. 

Acontece que a menina flagrada no ato sexual não vai deixar barato, vai tomar satisfações com essas duas amigas. A coisa toda parte para a violência e um crime é cometido. No começo as duas pensam em esconder tudo dos policiais, mas as coisas vão tomando proporções fora do normal. Outro bom filme que recomendo. Essa aqui é uma produção europeia da Macedônia. A conclusão que chego é simples: não importa o país ou a cultura em que os adolescentes vivam. Eles sempre serão muito parecidos, seja no Brasil, nos Estados Unidos ou no leste europeu. Estão sempre em busca de festas e pensam que viverão para sempre. Agindo assim, sem prudência, acabam se envolvendo em grandes problemas. E esse bom filme, que no fundo é uma crônica social da vida de duas colegiais, bem demonstra tudo isso que escrevi. 

Uma Amizade Tóxica (Sestri, Macedônia, 2021) Direção: Dina Duma / Roteiro: Dina Duma, Martin Ivanov / Elenco: Antonija Belazelkoska, Mia Giraud, Marija Jancevska / Sinopse: Jovem se envolve com as amizades erradas e paga um alto preço pessoal por suas escolhas equivocadas. 

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 13 de março de 2025

Frio nos Ossos

Título no Brasil: Frio nos Ossos 
Título Original: Little Bone Lodge
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Particular Crowd Films
Direção: Matthias Hoene
Roteiro: Neil Linpow
Elenco: Joely Richardson, Sadie Soveral, Neil Linpow

Sinopse:
No meio de uma forte tempestade, dois homens chegam pedindo socorro em uma fazenda isolada, no meio do nada. Apesar do receio, a dona da fazenda decide ajudar. Abre a porta e os coloca para dentro, onde passa a cuidar de um deles que está seriamente ferido. São criminosos em fuga e essa situação se tornará muito perigosa em pouco tempo! 

Comentários:
Já dizia o conselho da vovó: "Não abra a porta para estranhos!". Pois é, quem abre acaba mesmo se dando mal, ainda mais se for em um filme do estilo thriller de suspense como esse! Os tais criminosos sofreram um sério acidente numa estrada distante, no meio de um temporal. Um pedaço de ferro atravessou o tórax de um deles. E os problemas são muitos. É preciso cuidar dos ferimentos e lidar com o outro irmão que tem claramente problemas de doença mental. Provavelmente esteja no espectro autista e pode ser bem violento quando é preciso. O irmão ferido vai se recuperando, mas está sendo perseguido não apenas por policiais, mas por criminosos de sua própria quadrilha. O dinheiro do roubo ficou dentro do carro acidentado. Se ele perder aquela grana vai acabar morrendo, todos eles, os irmãos, a dona da fazenda, sua filha, o marido que sofreu um derrame, etc. Vai ser um banho de sangue no alto da montanha! Enfim, não queria mesmo estar na pele da protagonista desse que é até um bom filme. 

Pablo Aluísio.

Rede de Mentiras

Rede de Mentiras
Um bom thriller de ação dirigido por um dos melhores diretores de Hollywood, o sempre ótimo Ridley Scott. Interessante é que esse roteiro desenvolve os dois lados da mesma moeda do universo dos serviços de espionagem e inteligência de grandes potências, como os Estados Unidos. De um lado os bastidores, onde tramas e operações são montadas e planejadas nos menores detalhes. Nesse campo se destaca o burocrata interpretado por Russeli Crowe. Do outro lado o serviço sujo de campo, onde os agentes precisam colocar a mão na massa. Aqui quem dá as cartas é o personagem de Leonardo DiCaprio. Nem sempre os dois lados se dão bem, muitas vezes há atritos entre eles e o roteiro procura desenvolver bem esse aspecto. 

Outro ponto que chama atenção nesse filme é que ele foi o segundo de pura ação estrelado por Leonardo DiCaprio. Ele parecia empenhado e muito interessado nesse tipo de filme, gênero que na verdade nunca havia encontrado muito espaço em sua carreira. Ele parecia tentar manter sua posição de astro de sucesso em Hollywood, nem que para isso tivesse que fazer certas concessões nos tipos de filmes em que iria aparecer. Ainda bem que logo voltaria para o seu habitual, afinal os admiradores de Leonardo não faziam parte do mesmo nicho que espectadores que curtiam filmes com muitas cenas de ação. Era outra história. Ele queriam ver o ator em outros gêneros cinematográficos, mas de acordo com seu próprio passado no cinema. E todos eles estavam mais do que certos nessa opinião. 

Rede de Mentiras (Body of Lies, Estados Unidos, 2008) Direção: Ridley Scott / Roteiro: William Monahan, David Ignatius / Elenco: Leonardo DiCaprio, Russell Crowe, Mark Strong / Sinopse: Agente da CIA é enviado para o Oriente Médio com a missão de prender um perigoso terrorista internacional. 

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 12 de março de 2025

O Homem do Saco

O Homem do Saco
Eu pensava que esse personagem do universo infantil, o Homem do Saco, era coisa da cultura brasileira, do nosso folclore. Pois é, assim pensava até assistir a esse filme produzido nos Estados Unidos. O próprio roteiro do filme se prontifica a ensinar que essa figura existe em diversas culturas mundo afora. É mundial! Provavelmente teve origem em tempos bem remotos da humanidade. Uma maneira de assustar as crianças para que elas se comportassem bem, não fossem para longe de casa e nem falassem com estranhos. O tempo passou e Hollywood achou que seria uma boa ideia produzir um filme de terror com esse personagem dos medos infantis. 

E para minha total surpresa o filme até que ficou interessante. OK, tem momentos bem banais, onde curiosamente se sobressai a presença da tal criatura do saco! Essas cenas não formam o elo mais interessante do roteiro. O que esse roteiro trabalha bem é a questão dos traumas adquiridos na infância que muitas vezes vão parar na fase adulta do ser humano. Algo mais comum do que se pensa. E diante desse desenvolvimento mais psicológico da trama ficamos, em determinado momento do filme, até em dúvida sobre o que seria real e o que seria apenas fruto de uma mente traumatizada na infância. Aliás, em minha opinião, o filme teria ganhado muitos pontos se tivesse optado por esse caminho mais, digamos, racional, coerente. Só que o cinema comercial também tem suas exigências e o filme, infelizmente, se rendeu a elas na parte final. Ainda assim é um bom filme de terror, apesar do tema que sinceramente não é muito fácil de se vender numa bilheteria de cinema. 

O Homem do Saco (Bagman, Estados Unidos, 2024) Direção: Colm McCarthy / Roteiro: John Hulme / Elenco: Sam Claflin, Antonia Thomas, Caréll Vincent Rhoden / Sinopse: O filme conta a história de um homem que traz traumas de infância e que agora vai precisar defender sua família de uma estranha criatura que parece ter saído diretamente de seus mais terríveis pesadelos infantis. 

Pablo Aluísio. 

A Pirâmide

A Pirâmide 
Um grupo de arqueólogos fica empolgado quando descobre uma pirâmide até então desconhecida enterrada nas areias do deserto do Egito. Eles acreditam que seja a pirâmide perdida do Faraó Akhenaton, o monarca herege. Só que a descoberta acaba criando tumultos pelas ruas do Cairo, então o ministério responsável por dar as licenças para essas escavações a revoga. Os americanos porém ainda possuem um dia de exploração. Enviam para dentro da pirâmide um robô de alta tecnologia da NASA. Só que o equipamento acaba sendo atacado e destruído por estranhos seres. E para resgatar seus destroços uma equipe é enviada para dentro da pirâmide e lá vão encontrar o mais temível dos horrores. Eu até gostei desse mockumentary (falso documentário) de terror e suspense. Começa meio sem novidades, a velha coisa de massacrar personagens descartáveis por criaturas estranhas. Na verdade uma velha raça de gatos que viveu por milênios dentro daquela pirâmide. Gatos sem pelos, asquerosos! OK, aceitável. Felinos malignos sempre serão legais em filmes de terror. O que traz uma boa novidade para esse filme é o aparecimento do deus devorador Anúbis! Aí sim eu gostei. 

Imagine se esses antigos deuses do Egito Antigo fossem monstros! Pois é, no caso do Anúbis, o deus com corpo de ser humano e cabeça de chacal, nada poderia mais adequado! Ele pesava o coração dos homens em uma balança. Se ele fosse mais pesado do que uma pena, o monstro os devoraria! Isso é pura religião (mitologia) do Egito antigo, mas aqui o roteiro coloca o Anúbis como um monstro de filme de terror. E olha, funcionou muito bem! Foi o que mais gostei do roteiro desse filme! Salvou ele da mediocridade! Então é isso. Até vale a indicação para quem gosta de filmes de terror e história do Egito nos tempos dos faraós! 

A Pirâmide (The Pyramid, Estados Unidos, 2014) Direção: Grégory Levasseur / Roteiro: Daniel Meersand, Nick Simon / Elenco: Ashley Hinshaw, James Buckley, Denis O'Hare / Sinopse: Uma pirâmide desconhecida da arqueologia moderna é encontrada enterrada nas areias do deserto do Egito. Pode ser a descoberta do século! Só que ao entrar no misterioso monumento antigo, o terror e o pavor logo se espalham entre os exploradores. 

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 11 de março de 2025

Seminole

Título no Brasil: Seminole
Título Original: Seminole
Ano de Produção: 1953
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal International Pictures
Direção: Budd Boetticher
Roteiro: Charles K. Peck Jr, Charles K. Peck Jr.
Elenco: Rock Hudson, Barbara Hale, Anthony Quinn, Lee Marvin, Richard Carlson, Hugh O'Brian

Sinopse:
Um jovem tenente chamado Lance Caldwell (Rock Hudson) é enviado para servir em um forte distante, nos pântanos da Flórida. A região é foco de conflitos com os nativos da tribo Seminole, liderados pelo guerreiro Osceola (Anthony Quinn). A presença dos militares acaba aumentando ainda mais as tensões entre os dois grupos. 

Comentários:
O astro Rock Hudson fez muitos filmes na Universal em seu começo de carreira. E naqueles tempos era comum a produção de filmes de faroeste. Assim não é de se admirar que ele tenha estrelado esse western com outro grande nome do cinema na época, Anthony Quinn. Hudson interpretava um tenente do exército americano, enquanto Quinn era o seu inimigo no campo de batalha, um nativo que lutava pela sobrevivência de seu povo. A história que o filme conta é real, fez parte da conquista da Flórida. E aqui temos o primeiro grande diferencial com outros filmes da época pois o enredo se passa todo nesse Estado americano que não faz parte do oeste do país. Aliás a geografia pantanosa da Flórida serviu de cenário para excelentes cenas de guerra entre a cavalaria e os índios. Curiosamente Rock Hudson diria depois que foi extremamente complicado fazer o filme porque tudo foi feito em locação, em terras com muita lama e areias movediças. Tempos pioneiros aqueles. Assim a equipe técnica do filme acabou sentindo as dificuldades que os pioneiros sentiram ao lutarem naquele campo de batalha bem no meio dos pântanos da Flórida. Enfim temos aqui um faroeste diferente, mas extremamente bem realizado. Pode-se dizer que é uma das produções mais interessantes dos anos 1950, contando com a preciosa direção de Budd Boetticher, um especialista nesse tipo de filme.

Pablo Aluísio.

A Estância Sinistra

Título no Brasil: A Estância Sinistra
Título Original: Shadow Ranch
Ano de Produção: 1930
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Louis King
Roteiro: Frank Howard Clark, George M. Johnson
Elenco: Buck Jones, Marguerite De La Motte, Kate Price

Sinopse:
Sim Baldwin (Buck Jones) e Ranny Williams (Frank Rice) são dois cowboys que acabam sendo dispensados após o carregamento de um rebanho de gado no Texas. Depois disso partem em busca de trabalho nos ranchos locais, mas tudo o que encontram é uma guerra não declarada entre donos de terras rivais. Após a morte de Ranny numa emboscada covarde, Baldwin decide se vingar do assassinato do amigo.

Comentários:
Um dos grandes sucessos da carreira do ator Buck Jones, que aqui acabou indo parar em um western por demais interessante, que procura também valorizar os aspectos de suspense e tensão dentro de uma propriedade conhecida como o "Rancho Sombrio". Curiosamente apesar de também ser uma fita de matinê o cineasta Louis King resolveu adicionar ao cardápio toques de sobrenatural, pegando emprestado um clima mais mórbido, tão típico dos filmes de terror da época, em especial das fitas da Universal Pictures que vinham fazendo grande sucesso. Essa mistura de gêneros porém nunca se revela completa, ficando apenas na sugestão, até porque a Columbia teve receios de que uma mistura assim não seria muito bem recebida pelos fãs de faroeste, em especial da garotada, que afinal de contas havia pago para ver um filme passado no velho oeste e não no castelo de Drácula. Mesmo assim essa tentativa de unir os dois gêneros acaba sendo o grande diferencial da fita até os dias de hoje. Vale muito a pena conhecer.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 10 de março de 2025

A Mulher do Dia

A Mulher do Dia
Nesse filme Katharine Hepburn e Spencer Tracy interpretam dois jornalistas. Ela, uma jornalista inteligente e sagaz, escreve sobre política internacional. Fala vários idiomas e está empenhada na luta pelos direitos das mulheres. Ele, um jornalista esportivo, meio quadradão, da velha escola. Eles trabalham no mesmo jornal e eventualmente entram em uma briguinha, usando suas próprias colunas para alfinetar um ao outro. Essa aproximação ruim inicial logo desanda para o interesse mútuo. Eles vão se aproximando e acabam se apaixonando! Afinal dizem que os opostos se atraem. Não demora muito e acabam se casando. Só que a diferença de personalidades uma hora ou outra, vai acabar voltando, colocando esse casamento em uma situação delicada. 

Esse filme ganhou o Oscar de melhor roteiro original, mas vem justamente do roteiro minha maior crítica ao filme. Ele é, no final, bem anacrônico e diria até mesmo covarde. Entenda que o roteiro vai trabalhando durante todo o filme na independência e coerência da esposa interpretada por Katharine Hepburn. Ela é uma mulher moderna, feminista, ciente de seu novo papel dentro daquela sociedade liberal. Perfeito, gostei muito do desenvolvimento dessa personagem que anseia ser essa nova mulher de seu tempo. O problema é que tudo isso vai terminar numa cena patética dessa mesma personagem tentando fazer o café da manhã para o marido em uma longa cena final. Ela quer salvar seu casamento e para isso tenta bancar a esposa tradicional! Que moralismo idiota! Parece mais um momento de arrependimento de um roteiro que começou liberal para terminar da forma mais anacrônica possível. Disso definitivamente não gostei nada. Faltou coragem para levantar essa bandeira até o seu final!

A Mulher do Dia (Woman of the Year, Estados Unidos, 1942) Direção: George Stevens / Roteiro: Ring Lardner Jr, Michael Kanin, John Lee Mahin / Elenco: Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Fay Bainter / Sinopse: Dois jornalistas, de personalidades completamente diferentes, se apaixonam e se casam. E agora vão tentar salvar esse relacionamento, apesar de estarem em universos bem diferentes. Filme premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Original. 

Pablo Aluísio.

Paixão Proibida

Jimmy (Richard Burton) e Alison Porter (Mary Ure) estão casados há muitos anos. O relacionamento porém vai de mal a pior a cada dia. Todos os dias há discussões, brigas e ofensas. Jimmy é um sujeito irascível, desrespeitoso, abusivo e violento. A esposa Alison tenta manter o casamento em pé, mas isso vai ficando cada vez mais impossível. Seu marido odeia suas amizades, seu pai, suas origens, praticamente tudo o que diz respeito a ela. Para atingir a esposa ele usa uma linguagem forte, vulgar e bastante opressiva. Não parece haver mais diálogo entre ambos, mas apenas gritos e ofensas. Para piorar Alison está grávida, mas seu marido é tão insano que ela até mesmo reluta em lhe contar a notícia. Ao invés disso pensa em aborto. Seu único apoio é sua amiga Helena Charles (Claire Bloom), uma jovem atriz que resolve passar alguns dias ao seu lado. Ao conviver com o casal todos os dias acaba conhecendo a triste realidade de Alison, afundada em um casamento falido, abusivo e deprimente.

Um casamento em ruínas é o tema desse drama inglês chamado "Paixão Proibida". O roteiro foi baseado na peça teatral escrita por John Osborne. Suas origens teatrais ficam óbvias desde a primeira cena. Quase toda a trama se passa dentro de um pequeno quarto e sala em Londres. O lugar é apertado, em cima da casa de uma senhora idosa que o alugou. É lá que vive o casal Porter. O marido Jimmy (Burton, em grande atuação) tenta sobreviver de alguma maneira. De noite passa pelas boates da cidade, tocando seu trompete, levantando alguns trocados. De dia trabalha como feirante numa barraquinha onde vende doces para as crianças. O dinheiro que ganha mal dá para a sobrevivência. Pior acontece dentro de casa. A esposa de Jimmy é uma jovem chamada Alison que todos os dias é humilhada e ofendida pelo marido. O seu pai quer que ela vá embora, mas ela resiste, tentando salvar um relacionamento falido e infeliz. Sua única amiga, a atriz Helena, chega para lhe trazer companhia e apoio, mas logo também vira alvo das ofensas e críticas mordazes de Jimmy. Desesperada por estar grávida, Alison resolve partir, indo morar com o pai e tudo desmorona depois ao saber que foi traída, justamente por alguém em quem confiava cegamente.

Esse filme de certa maneira marcou o retorno de Richard Burton para o cinema inglês. Depois de ter atuado em filmes como "O Manto Sagrado" e "Ratos do Deserto" nos Estados Unidos, ele queria voltar para a Inglaterra para rodar um filme que o desafiasse como ator. A adaptação da peça "Look Back in Anger" pareceu ser aquilo que procurava. Havia muitas cenas perfeitas para que Burton desfilasse seu talento dramático. Além disso o elenco contava com ótimas atrizes que se mostraram escolhas certas para a proposta do roteiro. O ator Richard Burton aceitou trabalhar por um cachê bem menor do que recebia em Hollywood, só pela oportunidade de trabalhar no filme. Acabou sendo recompensado por isso, ganhando indicações para o Globo de Ouro e o BAFTA Awards, dois prêmios de muito prestígio. De fato é uma das grandes atuações de sua carreira, muito corajosa é bom frisar, pois seu personagem é em essência um homem desprezível, cheio de sentimentos e atitudes rudes, cruéis e vis.

Na cena final ele ainda parece ter algum sentimento verdadeiro em seu coração, embora pareça ser tarde demais para abraçar sua redenção pessoal. O espectador certamente irá nutrir um grande sentimento de compaixão por Alison, sua esposa, pelo sofrimento pelo qual passa. A atriz Mary Ure que a interpreta também teve um fim trágico. Considerada uma das mais belas intérpretes do cinema britânico, a talentosa escocesa morreu de uma overdose acidental, ainda bastante jovem. No caso temos aqui um exemplo de como a vida pode ser tristemente parecida com a arte. Enfim, um belo drama com tintas fortes do clássico cinema britânico. Uma prova que em termos de qualidade a indústria cinematográfica de Londres não deixava muito mesmo a dever aos filmes de Hollywood da época.

Paixão Proibida (Look Back in Anger, Inglaterra, 1959) Estúdio: Woodfall Film Productions / Direção: Tony Richardson / Roteiro: Nigel Kneale, John Osborne / Elenco: Richard Burton, Claire Bloom, Mary Ure, Edith Evans, Gary Raymond, Donald Pleasence, Jane Eccles /Sinopse: O filme conta, em tom dramático, a história de um casamento em ruínas. Filme indicado ao Globo de Ouro e ao BAFTA Awards na categoria de Melhor Ator (Richard Burton).

Pablo Aluísio.