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domingo, 31 de julho de 2022

Blackfish - Fúria Animal

Título no Brasil: Blackfish - Fúria Animal
Título Original: Blackfish
Ano de Lançamento: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: CNN Films
Direção: Gabriela Cowperthwaite
Roteiro: Gabriela Cowperthwaite
Elenco: James Earl Jones, Samantha Berg, John Hargrove, Dean Gomersall, Mark Simmons, Tilikum

Sinopse:
Documentário que denuncia a forma como grandes parques aquáticos dos Estados Unidos exploram e maltratam orcas e golfinhos em suas instalações. Também mostra o histórico de ataques e incidentes violentos envolvendo os treinadores e os animais em cativeiro.

Comentários:
Imagine um animal selvagem sendo capturado em alto mar e depois levado para viver em piscinas de parques aquáticos americanos. Uma vez lá, são treinados e adestrados para fazer truques circenses para plateias de grandes cidades. Esse documentário mostra a crueldade dessa situação, focando nos shows de animais como o Sea World, um dos mais populares dos Estados Unidos. A orca Tilikum ganha destaque. Capturada ainda filhote nos mares da Islândia, ela foi levada para parques onde se apresentava. Sofreu todos os tipos de abusos físicos e em determinado momento atacou e matou sua própria treinadora em plena apresentação. Já tinha um histórico de ataques contra seres humanos, mas tudo havia sido abafado pelo parque. Esse animal acabou se tornando símbolo do absurdo da situação de se ter predadores de grande porte da natureza em ambientes artificiais onde ficavam nadando en círculos por toda a vida. A realidade é simples de entender, quando um ser humano não respeita a natureza, essa encontra sua própria forma te revidar e reafirmar seus instintos naturais e selvagens. O resultado é a tragédia que vemos nesse ótimo documentário.

Pablo Aluísio.

sábado, 30 de julho de 2022

O Soldado Que Não Existiu

Título no Brasil: O Soldado Que Não Existiu
Título Original: Operation Mincemeat
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos; Reino Unido
Estúdio: Warner Bros
Direção: John Madden
Roteiro: Michelle Ashford, Ben Macintyre
Elenco: Colin Firth, Rufus Wright, Matthew Macfadyen, Ruby Bentall, Kelly Macdonald, Charlotte Hamblin

Sinopse:
Durante a Segunda Guerra Mundial um grupo de agentes do serviço britânico de inteligência elabora um plano para enganar o  o inimigo. Seu objetivo é forjar um plano falso, de contrainformação para convencer os nazistas de que os aliados estão prestes a invadir a Grécia e não a Sicília, como é o plano real elaborado pelas forças armadas da Inglaterra.

Comentários:
Aprecio muito filmes baseados em fatos históricos. Esse roteiro explora um fato real acontecido durante a segunda guerra, quando foi elaborado todo um plano para enganar os espiões nazistas. Eles colocaram informações falsas sobre uma invasão da Grécia dentro de uma maleta presa a um cadáver que foi deixado  perto da Costa da Espanha. Esses planos deveriam cair nas mãos de espiões alemães em atividade na região. A intenção era obviamente fazer com que Hitler e seu generais mandassem tropas para a Grécia, deixando a Sicília desprotegida. Interessante que enquanto o plano se desenvolvia o serviço de inteligência da Inglaterra alertava que o chefe dessa operação poderia ser um agente duplo, passando informações para os comunistas, para o soviéticos. Filme muito bem construído, muito bem produzido, com elenco acima da média. Eu destaco um personagem secundário da trama, chamado Ian Fleming, o criador de James Bond, na época um mero burocrata da inteligência britânica. O filme entretanto mostra o mundo real da espionagem, o jogo de bastidores dos espiões na chamada guerra oculta que poderia ser tão ou mais importante que a guerra travada nos campos de Batalha.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 29 de julho de 2022

O Telefone Preto

Título no Brasil: O Telefone Preto
Título Original: The Black Phone
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: Blumhouse Productions
Direção: Scott Derrickson
Roteiro: Joe Hill
Elenco: Mason Thames, Madeleine McGraw, Ethan Hawke, Jeremy Davies, E. Roger Mitchell, Troy Rudeseal

Sinopse:
Durante a década de 1970, um garoto é raptado por um serial killer e levado para seu porão escuro e fechado. O lugar sombrio possui um velho telefone preto desativado que inesperadamente começa a tocar. Ao atender o telefone, o garoto percebe que está falando com as vítimas anteriores do assassino em série e eles vão tentar salvar o menino de um destino trágico.

Comentários:
Esse filme fez um inesperado sucesso nas bilheterias americanas, chegando ao ponto de disputar posição com Top Gun Maverick, o grande sucesso da temporada. O roteiro traz uma versão estendida da história de um curta metragem, por essa razão a história é basicamente simples, trazendo uma situação básica, a do garoto preso no porão. O enredo traz uma interessante inclusão de aspectos sobrenaturais na história, pois o garoto começa a falar por telefone com os jovens que foram mortos pelo mesmo assassino no passado. Do além eles tentam fazer com que o menino consiga fugir daquela armadilha. Além disso ele tem uma irmã que também tem poderes paranormais. É um bom filme de terror e suspense,  apreciei a forma como essa história foi contada. O assassino surge o tempo todo com máscaras de demônio e o espectador nem se dá conta que o ator que está por trás delas é o talentoso Ethan Hawke, em boa interpretação, com doses precisas de insanidade e loucura para assustar.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Os Dez Mandamentos

Considerado até hoje um dos maiores épicos da história de Hollywood. Essa superprodução foi fruto do empenho pessoal do produtor e diretor Cecil B. DeMille. Conhecido por pensar grande, para alguns sofria de uma certa megalomania, ele tinha verdadeira obsessão pelas histórias do velho testamento. Era um dos vários magnatas judeus da indústria cinematográfica americana. Ele já havia produzido uma versão de Moisés na era do cinema mudo, mas resolveu fazer o remake de sua própria obra, com mais tecnologia e recursos do cinema dos anos 50. Para isso ele não poupou recursos, inclusive se utilizando de diversas técnicas de efeitos especiais, sendo que o filme, apesar de ser indicado oito vezes ao Oscar, acabou vencendo apenas em uma categoria, justamente a de efeitos visuais. O filme também se notabilizou pelo visual, maquiagem, figurino e demais aspectos de produção, que foi obviamente milionária.

O resultado certamente soa grandioso na tela, não apenas pelos exageros de cenários, figurinos, etc, mas também pela longa duração do filme, o que assustou um pouco os donos de cinema da época, pois eles acreditavam que isso iria ser prejudicial nas bilheterias. Não foi, "Os Dez Mandamentos" se tornou uma das maiores bilheterias da época e acabou abrindo caminho para outras megaproduções que seguiam na mesma linha. Para o ator Charlton Heston esse clássico foi um divisor de águas pois interpretar Móises marcou para sempre sua carreira. Enfim, um dos filmes que melhor captaram o que Hollywood poderia fazer de melhor naquele período histórico.

Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments, Estados Unidos, 1956) Direção: Cecil B. DeMille / Roteiro: Dorothy Clarke, A.E. Southon / Elenco: Charlton Heston, Yul Brynner, Anne Baxter / Sinopse: O filme conta a história de Moisés (Heston), líder religioso e político do povo hebreu que liderou sua saída do Egito, onde viveram como escravos por longos anos. Filme premiado com o Oscar na categoria de melhores efeitos especiais (John P. Fulton).

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Elvis Presley - Elvis (1956) - Parte 3

Uma das músicas preferidas de Elvis nesse disco era a balada sentimental "Old Shep" de Red Foley. Elvis a cantava desde quando era um garotinho em Memphis. Inclusive essa foi a primeira música que Elvis cantou em um palco na sua vida, quando ainda era bem jovem e participava de um programa de calouros numa feira de gado, típico evento popular em sua cidade.

Outro fato que chama a atenção nessa faixa é que ele tem mais de 4 minutos de duração, o que fugia do padrão da época. As músicas geralmente tinham apenas dois minutos ou um pouco acima disso. Era uma duração ideal para tocar nas rádios. Além do mais a gravação ficou com uma sonoridade que lembrava em muito seus anos na Sun Records. Teria sido algo proposital? Não sabemos ao certo.

"First In Line" era outra balada romântica. Essa, ao contrário de "Old Shep", não tinha ligação com o passado de Elvis. Na realidade era uma boa produção da "fábrica" de criação da RCA Victor. A companhia, como se sabe, mantinha equipes de compositores prontos para criarem qualquer música, sempre que a gravadora solicitasse. Essa faixa foi composta pela dupla Aaron Schroeder e Ben Weisman. Eles se tornariam bem presentes nas trilhas sonoras de Elvis nos anos 60. Weisman, por exemplo, compôs muitas das canções dos filmes de Elvis em Hollywood. Segundo alguns dados chegou a escrever mais de 50 músicas para Presley! Um número bastante significativo.

O produtor e guitarrista Chet Atkins também trouxe sua contribuição para o disco. No estúdio ele apresentou a Elvis a canção "How's The World Treating You". Ele tinha composto a faixa ao lado do parceiro e amigo de Nashville Boudleaux Bryant. Elvis ouviu a música e não demorou muito a se convencer a gravá-la. Foi até curiosa essa escolha, pois nesse momento de sua carreira Elvis se firmava com a imagem de um roqueiro rebelde, um "James Dean de guitarra" como chegou a escrever um jornalista influente de Nova Iorque. Então mais uma balada chorosa contrastava com essa imagem. Porém para quem o conhecia mais de perto não havia surpresa alguma. Elvis era mesmo esse artista com coração, que sempre apreciava esse tipo de som mais sentimental.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 26 de julho de 2022

Os Filmes de Faroeste de John Wayne - Parte 3

Uma das grandes sortes que John Wayne teve em sua carreira foi o fato dele começar a se tornar popular justamente na mesma época em que o grande cowboy do cinema, o astro Tom Mix, estava se aposentando. Ídolo máximo do western na era do cinema mudo, Mix estava descontente com os novos rumos que a indústria cinematográfica americana começava a tomar. O cinema falado estava prestes a dominar completamente o mercado, enquanto os antigos filmes mudos perdiam espaço nas telas a cada ano. Era o fim de uma era.

Tom Mix já se sentia velho e cansado. Cavalgar para ele estava se tornando um problema por causa de dores na coluna. Ele sofria dessas dores há anos, mas agora tudo se tornara insuportável. O estúdio lhe arranjou dublês, mas o público começou a perceber a diferença e assim, procurando manter sua estrela, sua áurea, Mix decidiu se aposentar. Ele queria se retirar antes que se tornasse completamente decadente. Depois de atuar em mais de duzentos filmes ele estava multimilionário e não queria mais saber de cavalos, selas, poeira e tiroteios. Os dias do faroeste tinham chegado também ao fim para Mix.

Com o afastamento de Tom Mix das telas todo um espaço ficou vazio. Quem seria o próximo herói dos filmes de faroeste? Bom, John Wayne estava de olho nesse trono. Esforçado, disciplinado, bom profissional na visão dos diretores da época, John Wayne começou a deixar de lado suas participações como dublê para realmente se tornar ator na frente das telas. Foi um processo gradual. Nos primeiros anos John Wayne ainda procurou se esforçar na universidade, mas depois ele viu que poderia ter grande futuro no mundo do cinema. O pagamento era muito bom, o trabalho era relativamente fácil e a fama, que ele começava a desfrutar, acabou lhe convencendo que ele deveria se esforçar para fazer sucesso no cinema, acima de tudo.

Durante as filmagens de um novo filme, Wayne conversou longamente com o diretor Andrew Bennison. Esse lhe avisou que iria filmar um faroeste em breve e que queria John Wayne em seu elenco. Depois explicou que esse novo western seria mais realista, tentando mostrar o mundo dos cowboys como ele realmente era: com muito suor, trabalho duro e roupas surradas. Nada a ver com Tom Mix e suas roupas engomadinhas. "John, o futuro dos filmes de western será o realismo nu e cru, por isso quero que você apareça como se fosse um cowboy real. Roupas empoeiradas, chapéu amassado, nada de ter um visual como Tom Mix, com seu figurino cheio de estrelinhas e esporas de prata!". Wayne concordou plenamente com a opinião do diretor. Era hora do cinema americano abraçar uma visão bem mais pé no chão. O mito em torno de John Wayne começava a ganhar vida.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Confidências à Meia Noite

"Pillow Talk" é certamente um dos melhores filmes de Doris Day em sua filmografia (se não for o melhor). A primeira parceria com Rock Hudson (faria mais dois filmes ao lado dele) rende ótimas cenas de humor. Considerado ousado e sofisticado demais para os anos 50 o filme fez um tremendo sucesso. Rock em sua biografia afirma que esse foi sem dúvida um dos trabalhos que mais gostou de fazer pois o clima no set era o melhor possível, muito descontraído e alegre. Além disso ele criou uma ótima química com Doris nas cenas. Hudson havia recentemente se separado da esposa e procurava por novos caminhos em sua carreira. Depois de estrelar faroestes e dramas com Douglas Sirk e George Stevens, Rock tinha dúvidas se poderia fazer bem um papel de playboy numa comédia romântica sofisticada como essa. Depois de pensar por um tempo resolveu arriscar. O interessante é que o sucesso de "Confidências à Meia Noite" acabou significando uma mudança completa nos rumos de sua filmografia. A partir daqui ele deixaria definitivamente os dramas pesados de lado para se dedicar a filmes leves, divertidos como "Volta meu Amor", "Não me Mandem Flores", "O Esporte Favorito do Homem" e "Quando Setembro Vier".

Já Doris Day atribui ao filme à sua fama de "Virgem profissional" e diz não entender a razão. No filme sua personagem se recusa a ir para a cama com o conquistador barato vivido por Hudson. Isso criou e ajudou muito na imagem de "Sandy" dos anos 60, mas segundo Doris aqui ela não interpretava uma "virgem" mas sim uma mulher independente, inserida no mercado de trabalho, profissional, que pela primeira vez tinha o direito de escolher o homem com quem queria se casar - ou não casar, de acordo única e exclusivamente com sua consciência. O filme foi divisor de águas também porque acabou criando um dos filões mais usados em Hollywood - o da comédia romântica! Antes de Pillow Talk (Conversa de Travesseiro, seu título original) os estúdios não prestavam muito atenção nesse estilo. Com o sucesso do filme eles começaram a investir mais no gênero - que atingiria seu auge vinte anos depois, nos anos 80. Uma fórmula que até hoje não demonstra sinais de desgaste perante o público, principalmente feminino.

Confidências à Meia Noite (Pillow Talk, Estados Unidos, 1959) Direção de Michael Gordon / Roteiro de Stanley Shapiro e Maurice Richlin / Elenco: Rock Hudson, Doris Day, Tony Randall / Sinopse: Jovem playboy (Rock Hudson) se faz passar por uma caipirão para conquistar sua vizinha (Doris Day) que implica com ele por causa da linha de telefone que ambos dividem.

Pablo Aluísio.

20.000 Léguas Submarinas

Título no Brasil: 20.000 Léguas Submarinas
Título Original: 20,000 Leagues Under the Sea
Ano de Produção: 1954
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Productions
Direção: Richard Fleischer
Roteiro: Earl Felton
Elenco: Kirk Douglas, James Mason, Paul Lukas, Peter Lorre, Robert J. Wilke, Ted de Corsia

Sinopse:
Um estranho homem do mar, o Capitão Nemo (James Mason), tem uma visão toda própria do mundo em que vive. A bordo de seu moderno e poderoso submarino, o Nautilus, ele cruza os sete mares em busca da utopia que sempre perseguiu. Seria ele um homem de boas intenções ou um perigo para a humanidade? Filme premiado pelo Oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte (John Meehan e Emile Kuri) e Melhores Efeitos Especiais.

Comentários:
Durante muitos anos a famosa novela de fantasia escrita pelo genial Jules Verne foi considerada impossível de se adaptar para o cinema. A imaginação do escritor era rica em detalhes e aspectos que seriam complicados de se levar para as telas. Realmente transpor todo aquele universo submarino não seria fácil. Porém transformar fantasia em realidade era algo natural para os estúdios Disney. Assim em 1954 chegou nas telas de cinemas de todo o mundo esse clássico do gênero. O filme teve uma produção cara para a época, diversos cenários bem elaborados foram construídos e a equipe de efeitos especiais trabalhou como nunca. O resultado ficou muito charmoso. Visto hoje em dia poderá soar datado, como seria óbvio, mas o fato é que o filme mantém seu estilo intocável, mesmo com o passar dos anos. O roteiro foi muito bem adaptado, conseguindo capturar o universo criado por Verne, inclusive na personalidade dos personagens principais. O Capitão Nemo, por exemplo, foi perfeitamente retratado pela adaptação. Além disso há a possibilidade de rever o grande Kirk Douglas (recentemente falecido) em um de seus mais marcantes filmes. Aliás esse segue sendo um dos mais populares de sua carreira. Enfim, úm ótimo programa para a imaginação. Um filme tão saboroso que até hoje segue sendo exibido com regularidade nos canais de TV a cabo. 

Pablo Aluísio. 

domingo, 24 de julho de 2022

Benedetta

Título no Brasil: Benedetta
Título Original: Benedetta
Ano de Lançamento: 2021
País: França 
Estúdio: SBS Productions
Direção: Paul Verhoeven
Roteiro: Paul Verhoeven
Elenco: Virginie Efira, Charlotte Rampling, Daphne Patakia, Lambert Wilson, Olivier Rabourdin, Louise Chevillotte

Sinopse:
Santa ou devassa? Benedetta Carlini, religiosa católica que viveu em uma convento na Itália, começou a afirmar que estava tendo visões de Jesus e que tinha profecias sobre o futuro de sua comunidade, naquela época passando por uma terrível epidemia de peste negra. Tudo isso acabou chamando a atenção da inquisição que mandou um representante para estudar os eventos dentro do próprio convento.

Comentários:
O filme conta a história real de uma freira que viveu no século XVII. O que torna essa história especial a ponto de virar filme? Basicamente temos aqui uma religiosa que afirmava ter visões do próprio Jesus Cristo e como se isso tudo não fosse o bastante ela ainda começou a apresentar estigmas de crucificação nas mãos e nos pés. Inicialmente um padre local acreditou nas suas manifestações, ele acreditou que era um milagre, mas a Igreja Católica logo ficou alerta, pois surgiram denúncias de outras freiras que moravam no convento que diziam que era tudo uma farsa. Um inquisidor acabou sendo enviado para o convento e descobriu coisas realmente escandalosas, entre elas de que a freira tinha um romance lésbico com uma noviça dentro dos muros do convento e que usava uma imagem de Nossa Senhora em madeira para fins libidinosos, o que realmente chocou a todos. Essa freira ainda hoje é muito comentada, principalmente depois do lançamento de um livro contando sua história. Uma freira lésbica, mística, que rompeu as barreiras do que era aceitável pela Igreja em sua época. Acabou escapando de ser consumida pelas chamas de uma fogueira da inquisição por pouco. O filme é bom, interessante pela história que conta, mas  que também tem suas doses de sensacionalismo, inclusive com cenas de nudez e lesbianismo. Ainda assim gostei do filme pois tive a oportunidade de conhecer essa história que até então desconhecia. Só não recomendo o filme para pessoas excessivamente religiosas pois vão se escandalizar.

Pablo Aluísio.

A Garota da Foto

Título no Brasil: A Garota da Foto
Título Original: Girl in the Picture
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: All3Media America
Direção: Skye Borgman
Roteiro: Skye Borgman
Elenco: Karen Parsley, Charles Engles, Merle Bean, Ernest Bean, Billy Carter, Joe Fitzpatrick

Sinopse:
Uma jovem acaba sendo encontrada morta em uma estrada deserta. A partir disso um grupo de investigadores da polícia local começa a procurar por sua verdadeira identidade e acaba encontrando uma sórdida história envolvendo um pedófilo e sequestrador, um criminoso procurado há anos pelas autoridades policiais dos Estados Unidos.

Comentários:
Esse filme me chocou, simplesmente isso, eu fiquei chocado com sua história criminal e olha que sou acostumado a ler livros e assistir filmes sobre assassinos em série, principalmente psicopatas americanos. O que diferencia aqui é a sordidez da história de uma jovem que passou por todos os tipos de abusos possíveis e imagináveis nas mãos de um assassino e um pedófilo completamente cruel e desumano. O filme resgata a história real de um grupo de policiais que tentou por anos descobrir a verdadeira história de uma jovem que foi assassinada. O mais louco disso é que eles não encontraram apenas uma identidade sobre ela, mas varias, pois ela viveu ao longo de seus anos em muitos lugares diferentes, em diversas cidades americanas onde geralmente assumia uma nova identidade ao lado de um homem que ora se passava por seu pai, ora se passava por seu marido. E quem ele era afinal de contas? O pior é que ele era um criminoso que havia sequestrado essa menina e que vivia com ela desde a sua infância. Uma história simplesmente horripilante. Eu fiquei muito chocado ao saber sobre tudo. Onde estava o FBI por todos aqueles anos?

Pablo Aluísio.

sábado, 23 de julho de 2022

Persuasão

Título no Brasil: Persuasão
Título Original: Persuasion
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: Bisous Pictures
Direção: Carrie Cracknell
Roteiro: Ron Bass
Elenco: Dakota Johnson, Cosmo Jarvis, Richard E. Grant, Yolanda Kettle, Jordan Long, Simon Paisley Day

Sinopse:
Anne Elliot (Dakota Johnson) sempre foi apaixonada pelo capitão Wentworth da marinha inglesa, só que seu romance com ele nunca deu certo. Oito anos depois o casal volta a se reencontrar. Será que dessa vez voltarão a ficar juntos? Adaptação para o cinema do romance escrito por Jane Austen em 1816.

Comentários:
Sempre que um livro de Jane Austen é adaptado para o cinema surgem inevitavelmente os mesmos tipos de comentários negativos, de que há passagens no filme que não existem nos livros, de que o filme não é fiel ao livro original e críticas que seguem esse mesmo caminho. Chega a ser cansativo. Em meu ponto de vista, isso tudo é fonte de uma interpretação equivocada do que seria uma adaptação de um livro clássico para o cinema. A sétima arte tem sua própria linguagem, seu próprio modo de contar uma história e a literatura tem suas peculiaridades que devem ficar apenas nas páginas dos livros. Dito isso, quero esclarecer que apesar das inúmeras críticas que esse filme sofreu eu gostei plenamente dessa adaptação. O resultado final se revelou ser um filme leve, gostoso de assistir, mantendo a essência da obra romântica original. A essência dessa história é  mostrar um casal que se ama, mas que encontra dificuldades em concretizar esse amor. A diretora Carrie Cracknell, que veio do meio teatral, conseguiu tornar tudo adequado para a nova geração. O filme se revela assim de mais fácil assimilação para os jovens. Além disso o elenco conta com a graciosidade da atriz Dakota Johnson que é definitivamente um dos destaques em cena. Ela revitalizou essa personagem sem perder o essencial. Enfim, esse é um filme que me agradou plenamente. É um ponto inicial para quem quiser conhecer a obra de Jane Austen e aí se você quiser ir em busca de fidelidade completa só mesmo lendo o livro original.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - I Forgot To Remember To Forget / Mystery Train

Em agosto de 1955 chegou nas lojas de Memphis o quinto e último single de Elvis na gravadora Sun Records. Com o código de Sun 223, o pequeno disquinho trazia mais duas músicas inéditas do cantor gravadas no estúdio de Sam Phillips. Por essa época Elvis já estava ao lado de seu novo empresário, Tom Parker, que lhe disse que ele deveria ir embora da Sun. A pequena gravadora sulista não teria mais nada a lhe oferecer em termos de incentivo em sua carreira. Para Tom Parker apenas uma grande companhia fonográfica como a RCA Victor (a maior dos Estados Unidos) poderia lhe trazer a fama tão desejada. Ficar na Sun era perder tempo. Elvis deveria ter Memphis para trás e ir imediatamente para os grandes centros como Nova Iorque e Los Angeles.

Claro, foi um conselho acertado. A RCA tinha sim interesse em Elvis. Via no rapaz não apenas um talento nato, como também o cantor ideal que eles tanto procuravam. No novo selo Elvis iria ser produzido por Steve Sholes, um produtor experiente, com faro para o sucesso comercial. De uma forma ou outra a primeira providência da RCA Victor após assinar com Elvis foi relançar todos os seus cinco compactos na Sun, dessa vez garantindo distribuição nacional e internacional. O alcance da multinacional era algo completamente impossível de se igualar por Sam e sua pequena empresa. Philips obviamente ficou um pouco triste por Elvis deixar sua gravadora, mas isso era algo mesmo irreversível de acontecer. Como gratidão Elvis prometeu que sempre que possível voltaria à Sun para rever os velhos amigos - algo que ele cumpriu realmente.

Já em termos puramente musicais esse single foi considerado realmente genial. Não pelo lado A do compacto que trazia a boa " I Forgot To Remember To Forget", uma balada com claro sabor country and western, mas sim pelo aclamado lado B "Mystery Train". Até hoje essa faixa é considerada por críticos e especialistas em música como uma das mais perfeitas gravações da carreira de Elvis. É até mesmo espantoso que Elvis e Sam tenham produzido algo assim com tão poucos recursos técnicos. Um famoso crítico de Nova Iorque certa vez escreveu que se Elvis tivesse desaparecido em 1955 sem deixar rastros ele ainda assim seria lembrado por causa de sua performance de Mystery Train. Um ponto de vista que não tenho como discordar.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Audie Murphy e o Western - Parte 3

Audie Murphy foi de certa forma um astro improvável. Ele não era muito alto, nem muito bonito e muito menos carismático. Sua entrada no cinema se deu por causa de sua notoriedade durante a II Guerra Mundial, uma vez que ele foi o militar mais condecorado da guerra. Sua capacidade de atuar dramaticamente era limitada, porém com tantas medalhas e fama de herói, era mesmo previsível que Hollywood o procurasse mais cedo ou mais tarde.

Sua estreia no cinema se deu em 1948. Era quase um teste que a United Artists fazia com ele, para ver se Audie levava jeito com a câmera. O filme se chamava "Viver Sonhando" e não era um filme de guerra e nem um faroeste. Dirigido por William Castle, um diretor e produtor especialista em filmes B, esse era um romance açucarado, onde Murphy não tinha muito espaço. Seu personagem tinha uma participação mínima dentro da trama e como já foi escrito tudo não passou de um teste para saber como Audie Murphy aparecia na tela grande dos cinemas.

Apesar de não ter sido grande coisa ele acabou sendo aprovado. Castle disse aos executivos do estúdio que ele levava jeito para a atuação. A única observação que ele disse para os produtores é que não o escalassem mais para filmes românticos, já que Audie Murphy definitivamente não fazia o tipo galã ao estilo Rock Hudson. Ele se sairia melhor interpretando caras comuns em situações excepcionais, que colocavam em desafio seus valores e sua bravura. A Paramount entendeu o recado e contratou Audie Murphy para um novo filme que estava prestes a ser produzido.

O filme se chamava "Código de Honra". Dirigido por John Farrow e estrelado pelo astro
Alan Ladd (de "Os Brutos Também Amam") esse filme era bem mais adequado para Murphy. Era um drama de guerra, passado nos campos de batalha da Tunísia, onde foram travados alguns dos mais sangrentos combates entre forças inimigas. A história girava em torno do capitão Rockwell 'Rocky' Gilman (Ladd) e suas idas e vindas entre os Estados Unidos e a Tunísia, a grande paixão de sua vida e as tentativas de ter um recomeço na vida. Audie Murphy interpretava um jovem cadete de West Point chamado Thomas. Foi a primeira vez que ele usou o mesmo uniforme militar com que tinha lutado na guerra em um filme. Uma prévia do que viria em sua carreira nos anos seguintes.

Pablo Aluísio.

O Rabino e o Pistoleiro

Título no Brasil: O Rabino e o Pistoleiro
Título Original: The Frisco Kid
Ano de Produção: 1979
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Robert Aldrich
Roteiro: Michael Elias, Frank Shaw
Elenco: Gene Wilder, Harrison Ford, Ramon Bieri

Sinopse:
Avram (Gene Wilder) é um rabino de uma pequena vila polonesa que é enviado por seus superiores para pregar em San Francisco nos Estados Unidos. A viagem porém se mostra mais complicada do que ele pensava. Logo ao chegar na América é roubado e depois, sem dinheiro ou cavalo, acaba encontrando um cowboy, Tommy (Harrison Ford), que lhe oferece ajuda até ele chegar na cidade californiana. No meio do caminho vão precisar superar todas as dificuldades, entre elas bandidos, ladrões e tribos de índios.

Comentários:
O fato do filme ser protagonizado pelo ator Gene Wilder pode levar alguns a pensarem imediatamente nos filmes de Mel Brooks, achando que se trata de uma comédia bem escrachada. Não é bem isso. Certamente é um western com muito humor, mas passa muito longe do pastelão. O roteiro é básico, levando o espectador a acompanhar o rabino de Wilder pelo velho oeste americano. O mote das piadas é justamente esse, o choque cultural que nasce de um judeu no meio daquele ambiente selvagem. Em alguns momentos isso funciona (como no encontro com uma comunidade Amish) mas em outros soa pueril demais (como vemos nas sequências em que ele encontra uma tribo de nativos americanos). Como o próprio nome nacional entrega, o rabino faz sua viagem ao lado de um pistoleiro interpretado por Harrison Ford. Bastante jovem, alguns podem pensar que ele fez o filme antes do grande sucesso de "Star Wars" mas não, por incrível que pareça Ford topou fazer esse faroeste despretensioso mesmo depois de seu sucesso na pele de Han Solo. Sua atuação é apenas ok, o cowboy que dá vida inclusive tem espasmos de seu mais famoso personagem, um sujeito cínico e enfezado, mas não adianta se animar muito pois no geral não há nada acima da média. "The Frisco Kid" é um filme divertido, porém seus clichês o tornam apenas uma diversão curiosa, passageira e nada mais do que isso.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Os Pássaros

Um dos filmes mais lembrados do mestre do suspense Alfred Hitchcock também tem uma das origens mais curiosas. Isso porque apesar de seu enredo parecer pura ficção, mostrando uma pequena vila na costa sendo atacada misteriosamente por pássaros enfurecidos, tudo foi na verdade baseado em fatos reais. Aconteceu de verdade! Segundo historiadores os ataques do pássaros aconteceram por volta de 1890, na costa oeste dos Estados Unidos. Até hoje não se sabe o que levou aquelas aves a atacarem os moradores locais. Teria sido uma doença? Algum tipo de desequilíbrio ambiental? Não há mais como saber nos dias de hoje.

Isso porém serviu de prato cheio para Alfred Hitchcock. O interessante é que em muitas cenas o veterano diretor de cinema decidiu usar aves de verdade, colocando em risco inclusive a integridade física do elenco. Ora, isso nem era uma surpresa, já que Hitchcock já havia dito várias vezes que atores deveriam se tratados como "gado"! Pois é, para o veterano cineasta o elenco era apenas uma coleção de peças que ele movia ao seu bel prazer. E isso gerou inúmeras histórias de bastidores. A atriz Tippi Hedren, por exemplo, foi uma das que mais sofreu nas filmagens. De qualquer forma o resultado de tudo isso foi mais uma obra-prima da filmografia de Hitchcock. Um de seus filmes tecnicamente mais bem realizados.

Os Pássaros (The Birds, Estados Unidos, 1963) Direção: Alfred Hitchcock / Roteiro: Daphne Du Maurier, Evan Hunter/ Elenco: Rod Taylor, Tippi Hedren, Jessica Tandy / Sinopse: Uma rica socialite de São Francisco vai até uma pequena cidade do norte da Califórnia e acaba sendo atacada misteriosamente por pássaros! Filme indicado ao Oscar na categoria de melhores efeitos especiais.

Pablo Aluísio.

Amor, Sublime Amor

"West Side Story" segue sendo um dos filmes musicais mais aclamados da história de Hollywood. E o interessante de tudo é que essa produção foi lançada em um momento complicado para o gênero musical. Não chegava nem perto do auge do gênero, dos tempos de Fred Astaire e Gene Kelly. O resultado dessa boa iniciativa de se trazer o estilo dos antigos musicais para uma realidade mais próxima dos jovens foi a consagração de público e crítica, inclusive com a premiação de uma chuva de Oscars, algo que na época foi considerado muito surpreendente inclusive para os realizadores do filme. Eles esperavam por uma recepção bem mais modesta, talvez alguns linhas elogiosas no New York Times, nada muito além disso. Jamais pensaram que essa produção iria levar o Oscar de melhor filme do ano. Era algo impensável para os produtores.

E sem dúvida "Amor, Sublime Amor" se destacava por se comunicar com os jovens de sua época. Ao invés de adotar o estilo dos musicais do passado, optou por levar a música e a dança para a realidade daquela juventude. E isso significava que o enredo e a sua história seria contada nas ruas, no meio dos jovens latinos, dos bairros mais pobres das grandes cidades. O resultado não poderia ter sido melhor. Contando com um elenco muito inspirado e talentoso, o filme se destacou por sua linguagem moderna e atual. Para sobreviver o musical tinha mesmo que se adaptar aos novos tempos.

Amor, Sublime Amor (West Side Story, Estados Unidos, 1961) Direção: Robert Wise, Jerome Robbins / Roteiro: Ernest Lehman / Elenco: Natalie Wood, George Chakiris, Richard Beymer, Rita Moreno / Sinopse: Dois jovens de gangues rivais de Nova York se apaixonam, mas as tensões entre seus respectivos amigos se transformam em tragédia. Filme premiado em 10 categorias do Oscar, entre elas as de melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Rita Moreno), melhor roteiro adaptado, melhor direção e melhor direção de fotografia.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Elvis Presley - Elvis (1956) - Parte 2

Esse segundo álbum de Elvis Presley na RCA Victor foi muito bem gravado. Havia todo um cuidado técnico, até porque Elvis já era naquela altura o maior vendedor de discos da gravadora multinacional. Com isso Elvis também se firmava como o roqueiro número 1 do mundo, um fenômeno de popularidade sem precedentes. Nesse mesmo ano ele começava a ser conhecido pelo mundo afora. Deixava de ser um artista de Memphis e do sul, para ser um artista internacional. Também foi o primeiro disco oficial de Elvis a ser lançado no Brasil, numa edição completamente fiel ao disco americano original.

O apuro técnico dentro do estúdio se refletiu principalmente em faixas como "Rip It Up". Hoje em dia essa composição da excelente dupla formada por Robert Blackwell e John Marascalco é considerada um dos maiores clássicos da história do rock. Uma canção vibrante, que contou com uma performance irretocável por parte de Elvis, que é importante frisar, não passava de um jovem cantor de 21 anos de idade na época. Tão jovem e já tão revolucionário em termos musicais.

O country também não poderia ficar de fora. Afinal Elvis não negava suas origens sulistas. "When My Blue Moon Turns to Gold Again" era uma típica representante do estilo mais rural dentro do álbum. Essa música havia sido composta pelo cantor cowboy Gene Sullivan. Elvis que não queria perder sua público mais fiel, aquele que o acompanhava desde os primeiros shows em Memphis, a escolheu como uma espécie de homenagem a esse tipo de fã. Sim, Elvis abraçava o rock, mas não estava disposto a virar o rosto para o country and western de seus primeiros anos. Assim temos uma boa faixa, bem gravada, com Elvis evocando o antigo estilo de cantar do country de Nashville.

De Arthur Crudup, Elvis trouxe para o álbum a balada blues "So Glad, You're Mine". Para a turma de Nova Iorque, da equipe da RCA Victor na cidade, aquele tipo de sonoridade soava como algo diferente, até mesmo novo. Só que na verdade era uma velha canção, muito popular em bares e espeluncas de Memphis. Elvis a conhecia também do rádio, das estações black de Memphis. Esse aparelho era o principal meio de entretenimento da família Presley, sempre ligado ao fundo. Assim Elvis a conhecia muito bem, por isso também resolveu gravar sua própria versão que ficou excelente, melhor do que qualquer outra já feita, antes ou depois desse disco.

Pablo Aluísio.

Crônicas de um Cinéfilo - Parte 10

Uma vida de cinéfilo nos anos 80 não se resumia ao cinema. Pelo contrário. A TV aberta era muito especial nessa época em termos de filmes. Posso me lembrar vivamente da Sessão da Tarde naqueles anos. Eram filmes excelentes. Outro dia fui conferir os filmes que estavam passando na Sessão da Tarde de hoje e só havia filmes fracos, telefilmes americanos que ninguém conhece. Esqueça essa decadência. Nos anos 70 e 80 havia uma programação muito mais rica.

Muitos brasileiros vão se lembrar dos filmes de Jerry Lewis e Elvis Presley nesse período. Além disso havia uma variedade muito boa de comédias adolescentes, filmes de faroeste e tudo o mais que o cinéfilo tinha direito. As outras emissoras além da Rede Globo também passavam bons filmes. No sábado pela tarde a Rede Rocord passava uma sessão apenas com antigos filmes de faroeste. Eram ótimos! A Bandeirantes (atualmente mais conhecida como Band) também não ficava atrás. Havia muitos filmes de ação e até uma sessão só para filmes de terror B, os conhecidos filmes Trash! E a cereja do bolo vinha pela apresentação do próprio Zé do Caixão! Estranho e divertido ao mesmo tempo!

Na Globo havia sessões especiais na programação. O Supercine passava os grandes filmes, algo que depois seria herdado e passado para a Tela Quente. Nas madrugadas a Globo mantinha uma sessão apenas para filmes clássicos. Era o Cinema Classe A que passava todas às quartas pela madrugada, após o Jornal da Globo. Como era a época dos videocassetes eu sempre deixava o meu programado para no dia seguinte assistir aos grandes filmes do passado.

Foi através dessas gravações que vi pela primeira vez grandes filmes como "E O Vento Levou", "Assim Caminha a Humanidade" e "Juventude Transviada", "Casablanca" além de centenas de outros clássicos. O cinéfilo da época que tivesse um videocassete e uma coleção de fitas para gravar realmente fazia a festa! Para gravar em qualidade o dono do videocassete usava a velocidade SP. Para gravar até três ou mais filmes em uma fita de seis horas ele usava a velocidade EP. E no outro dia fazia sua própria sessão de cinema em casa. Eram tempos em que não existia internet e muitos desses clássicos não tinham chegado nas locadoras brasileiras. Só algum tempo depois selos especiais como a CIC e a Warner finalmente começaram a colocar no mercado brasileiro grandes clássicos da sétima arte para os cinéfilos.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 19 de julho de 2022

Clint Eastwood e o Faroeste

Clint Eastwood se tornou o legítimo sucessor de John Wayne dentro do western dos Estados Unidos. Isso chega a ser óbvio pelo simples fato de que nenhum outro ator apresentou nas telas e nos filmes as credenciais para se colocar em uma posição de herdeiro de John Wayne. Ao longo de todas essas décadas apenas Clint ficou à altura do veterano ator nesse aspecto. Eastwood talvez seja o último representante dos grandes mitos do faroeste, pois surgiu em uma época em que o gênero já deixava de ser o foco de interesse principal dos grandes estúdios. De certa maneira Clint Eastwood foi de fato o último grande nome do western em uma época em que ele já estava saindo de cartaz.

Com a morte de John Wayne em 1979, Clint Eastwood passou a ser o principal nome dos filmes de faroeste nos cinemas, no grande circuito comercial. Não havia nenhum outro em seu patamar. Embora Clint não tenha se dedicado exclusivamente aos filmes de cowboy ao longo de sua carreira, o fato é que ele muito  ficou associado ao gênero, a ponto de que muitos, ainda hoje, mesmo após tantos filmes em outros gêneros cinematográficos, ainda ligam automaticamente o nome de Clint Eastwood aos seus personagens nos filmes de western. O cavaleiro solitário sem nome marcou época.

Natural de São Francisco, Clint iniciou sua carreira no cinema em pequenos filmes, alguns sem qualquer expressão. Acabou se tornando conhecido apenas quando entrou para o velho oeste, principalmente com a série de televisão de faroeste "Rawhide" que foi exibida enre os anos de 1959 a 1966. Em 1964 Clint Eastwood foi convidado pelo diretor italiano Sergio Leone para fazer "Por Um Punhado de Dólares", o primeiro de três filmes rodados na Espanha, com produção italiana, que lançaram a moda do chamado spaghetti-western, o faroeste feito e produzido no velho continente, na Europa. Não deixava de ser muito esquisito o fato de que o mais americano de todos os gêneros cinematográficos passasse a ser feito por estrangeiros. De qualquer forma o público adorou e os filmes se tornaram sucessos de bilheteria, inclusive dentro dos Estados Unidos.

A parceira de Clint com Sergio Leone renderia ainda mais dois grandes sucessos de bilheteria, "Por uns Dólares a Mais" e "Três Homens em Conflito". O ator, que nunca tivera uma chance de verdade dentro do indústria americana de cinema, acabou se tornando um astro ao estrelar produções italianas de faroeste. Uma ironia do destino! Depois do sucesso e reconhecimento ele finalmente voltou para os Estados Unidos, para rodar seus próprios filmes de faroeste em seu país natal. Clint fundou sua própria companhia cinematográfica (A Malpaso Productions), se tornando assim também produtor de seus filmes. Seu primeiro filme após esse retorno foi "A Marca da Forca" em 1968.

Embora o filme tenha sido até bem recebido, Clint Eastwood começou a acertar mesmo após o lançamento de "Os Abutres Têm Fome" que pode ser considerado o seu primeiro grande filme americano de faroeste. Ao lado da atriz Shirley MacLaine, ele finalmente acertou o foco de seus personagens nesse estilo. A partir dessa produção Clint iria aprimorar o seu "pistoleiro sem nome". Um tipo caladão, com cara de poucos amigos, mas com a mira certeira. Em "O Estranho que Nós Amamos" Clint surgia com um pouco de romantismo em uma trama passada durante a sangrenta guerra civil. O próximo faroeste de sua carreira "Joe Kidd" fez sucesso novamente, fazendo com que Clint Eastwood se tornasse o ator número 1 do gênero western, ultrapassando até mesmo o veterano John Wayne, que ainda estava vivo, mas que com vários problemas de saúde não conseguia mais manter a velha força do passado.   

Porém de todos os filmes que fez nesse período, o que mais foi definitivo para a carreira de Clint Eastwood no gênero western foi sem dúvida "O Estranho sem Nome" de 1973. Nesse excelente filme ele finalmente encontrou definitivamente os contornos do personagem símbolo de sua carreira no cinema. O pistoleiro que interpretou nesse filme sequer tinha nome, sendo conhecido apenas como "The Stranger". A direção foi do próprio Clint, que aqui tomou todas as rédeas da produção, tanto no aspecto de roteiro, produção, direção e atuação. Com controle absoluto, ele criou uma obra-prima do faroeste. Em 1979 John Wayne morreu, ficando apenas Clint Eastwood para manter a chama acessa do faroeste. Finalmente ele assumia o lugar que tanto merecia.

Ao longo de décadas, Clint ainda alcançaria vários sucessos de bilheteria no gênero western, se destacando produções como "Josey Wales, o Fora da Lei" e "O Cavaleiro Solitário". Ele faria até mesmo uma homenagem aos artistas que ganhavam a vida explorando os mitos do velho oeste em circos e apresentações circenses no bom e saudoso "Bronco Billy" em 1980. Esse filme, campeão de reprises no Brasil nos bons tempos da Sessão da Tarde, se tornaria um dos mais populares em nosso país. Com ótimo roteiro e uma história comovente, era uma declaração de amor ao faroeste e seus mitos do passado.

Clint Eastwood se despediu do western em um filme magnífico de 1992. "Os Imperdoáveis" foi o grande vencedor do Oscar naquele ano, vencendo nas principais categorias, inclusive as de melhor filme, melhor direção (prêmio dado ao próprio Clint) e melhor ator coadjuvante (dado para o excepcional Gene Hackman). Quem poderia imaginar que essa longa estrada, que havia começado na década de 1960 em um programa de TV, que depois iria para a Europa com o western spaghetti, iria finalmente chegar ao seu destino naquela noite do Oscar, com a consagração final e definitiva de Clint Eastwood? Pois é, o mundo realmente dá voltas.

Pablo Aluísio.

Entardecer Sangrento

“Entardecer Sangrento” é um filme sobre vingança. O personagem de Randolph Scott, Bart Allison, chega numa pequena cidade do oeste americano justamente para saciar sua sede de justiça. Ele acredita que Tate Kimbrough (John Carroll) seja o responsável pela morte de sua esposa três anos antes. O problema é que embora tenha suspeitas sobre isso ele não consegue chegar na certeza absoluta. De qualquer modo tentará levar Tate para um acerto de contas final. “Entardecer Sangrento” é mais uma bem sucedida parceria entre o ator Randolph Scott e o diretor de westerns Budd Boetticher. Juntos realizaram filmes eficientes, econômicos e com roteiros bem trabalhados que faziam grande sucesso de bilheteria, principalmente nas matines. Esse aqui não foge a essa fórmula.  Para Randolph Scott as filmagens trouxeram algo de novo. Há tempos que ele vinha nutrindo um desejo de se tornar diretor algum dia (algo que ele não levaria adiante pois se aposentaria em breve). De qualquer modo em “Entardecer Sangrento” ele resolveu também trabalhar como uma espécie de diretor assistente para Budd Boetticher, para aprender as técnicas da profissão de cineasta. 

Assim durante todas as filmagens Scott intercalou seu trabalho como ator com a de diretor de segunda unidade. Ele se mostrou bem empolgado pela possibilidade de um dia vir a assumir a direção de algum de seus filmes. Produtor ele já havia se tornado pois seus faroestes estavam sendo bancados por ele próprio (produziu 14 de seus filmes). Por que Scott não levou adiante seus planos? O que parece ter acontecido é que ele ficou tão rico com seus westerns que em determinado momento da vida simplesmente deixou isso de lado, preferindo mesmo se dedicar a uma doce e tranqüila aposentadoria, jogando golf e levando uma vida mais calma e sossegada.  Quem pode dizer que o velho Scott não estava certo?

Entardecer Sangrento (Decision at Sundown, Estados Unidos,1957) Direção: Budd Boetticher / Roteiro: Charles Lang, Vernon L. Fluharty / Elenco: Randolph Scott, John Carroll, Karen Steele / Sinopse: Bart Allison (Randolph Scott) chega numa pequena cidade do oeste americano justamente para saciar sua sede de justiça. Ele acredita que Tate Kimbrough (John Carroll) seja o responsável pela morte de sua esposa três anos antes. O problema é que embora tenha suspeitas sobre isso ele não consegue chegar na certeza absoluta. De qualquer modo tentará levar Tate para um acerto de contas final.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Assim Caminha a Humanidade

Esse filme é uma epopeia sobre a fundação do Texas, seus valores primordiais e as famílias que fundaram esse estado norte-americano. Também apresenta, para surpresa de muitos, uma clara declaração progressista, ao mostrar a evolução pela qual passa o personagem interpretado por Rock Hudson. No começo ele surge como um tipo turrão, mais rude e até mesmo com preconceito racial e social, principalmente quando se depara com imigrantes mexicanos. Depois ele aprende com a vida e no final dá um exemplo de sua evolução como homem e como pessoa. Esses são, em essência, os pontos centrais nessa história.

Entretanto o filme se notabilizou mesmo dentro da história do cinema por ter sido o último da carreira de James Dean. Ele terminou sua participação e antes que o filme fosse editado e concluído, ele se espatifou com seu carro em uma estrada de Salinas. O jovem ator era apaixonado por carros velozes e participava ativamente de corridas que eram realizadas na Califórnia. Com sua morte o público ficou muito ansioso para ver o filme. Quando chegou nas telas "Giant" causou sensação, principalmente pelo fato de que era um filme bem longo, centrado, sério, sem pressa de contar sua história, que havia sido baseada no best-seller escrito por Edna Ferber. Sem dúvida um tipo de cinema grandioso que já não se faz mais nos dias atuais.

Assim Caminha a Humanidade (Giant, Estados Unidos, 1955) Direção: George Stevens / Roteiro: Fred Guiol, Ivan Moffat, baseados no romance escrito por Edna Ferber / Elenco: Elizabeth Taylor, Rock Hudson, James Dean / Sinopse: O filme conta a história de um casal, dono de vastas terras no Texas. E quando um de seus empregados encontra petróleo em seu pequeno rancho, as camadas sociais mudam de posição, onde um antigo empregado se torna mais rico que seu patrão, criando uma certa tensão entre todos os personagens. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor direção (George Stevens).

Pablo Aluísio.

O Retrato de Dorian Gray

Título no Brasil: O Retrato de Dorian Gray
Título Original: The Picture of Dorian Gray
Ano de Produção: 1945
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Albert Lewin
Roteiro: Albert Lewin, baseado na obra de Oscar Wilde
Elenco: George Sanders, Hurd Hatfield, Donna Reed

Sinopse:
Dorian Gray é um homem moralmente corrupto. Os anos passam e sua beleza e juventude continuam a ser mantidas. Um retrato seu que ele mantém para si, escondido de olhos alheios, guarda seus segredos - à medida que os anos vão passando, o retrato vai exibindo sua feiúra interior. Aos poucos, porém, suspeitas começam a acontecer com relação a seu comportamento e vitalidade.

Comentários:
Baseado na obra clássica de Oscar Wilde. Sempre foi um dos meus livros preferidos, na realidade uma metáfora sobre o envelhecimento e a perda da beleza e do frescor da juventude. Sou fã incondicional do Oscar Wilde, principalmente das frases espirituosas que dizia. Esse livro dele que deu origem ao filme causou um rebuliço geral quando foi publicado na época. A crítica o chamou de violento, demente, herege e tudo o mais. Oscar levou tudo com fina ironia, até porque ele gostava mesmo de chocar as pessoas da era vitoriana. Oscar Wilde era um devasso que sabia muito bem utilizar a publicidade dos meios de comunicação em seu favor. Era gênio. Nesse livro escreveu: "A única maneira de libertar-se de uma tentação é entregar-se a ela. Resista, e sua alma adoecerá de desejo das coisas que ela a si mesma se proibiu, com o desejo daquilo que suas leis monstruosas tornaram monstruoso e ilícito". Recentemente lançaram uma nova versão, com boa produção, mas não foi muito do meu agrado. Esse analisado aqui já é consagrado e deve ser conhecido pelas novas gerações de cinéfilos.

Pablo Aluísio.

domingo, 17 de julho de 2022

Guia de Episódios - Edição 8

Dexter - New Blood 1.08 - Unfair Game
As cartas estão sobre a mesa entre Dexter e Kurt. Eles sabem quem são, não há mais necessidade de se manter uma fachada de boa convivência, tanto que Kurt manda um dos seus capangas dar um fim em Dexter. Ele é pego por trás, desprevenido, na covardia e levado para a Floresta, a intenção é óbvia pois Kurt quer Dexter Morgan morto. Só que o psicopata ainda tem cartas na manga e não vai deixar barato. Ele consegue se soltar e fugir. Tudo se torna um jogo de vida ou morte. Mesmo sendo alvo, como ponto fixo de tiro, consegue sobreviver. Enquanto isso Kurt leva seu filho Harrison para sua cabana de execução isolada. Uma vez lá se mostra muito confiável e amigável, um sujeito muito bacana, até o momento em que enfia uma máscara medonha na cabeça e fala para Harrison correr por sua vida. Bom episódio, pela história que conta bem poderia ser o final da temporada. / Dexter - New Blood 1.08 - Unfair Game (Estados Unidos, 2021) Direção: Sanford Bookstaver / Elenco: Michael C. Hall, Jack Alcott, Julia Jones
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Star Trek - Strange New Worlds 1.02 - Children of the Comet
A Enterprise intercepta um cometa que está indo em direção a um planeta onde vive uma civilização primitiva. A colisão seria o fim daquele mundo. O capitão Pike decide intervir mesmo contra as diretrizes da frota estelar. O que ele nem desconfiava vem logo a seguir. O cometa estava sendo protegido por uma nave de guerra, de origem alienígena. Logo se cria um clima de tensão entre a Enterprise e essa nave. O curioso é que esses alienígenas são retratados como tipos fanáticos pois nutrem um sentimento religioso em relação ao cometa. Episódio muito bom, aliás bem superior ao episódio piloto. / Star Trek - Strange New Worlds 1.02 - Children of the Comet (Estados Unidos, 2022) Direção: Maja Vrvilo / Elenco: Anson Mount, Ethan Peck, Jess Bush.

Pablo Aluísio.

sábado, 16 de julho de 2022

Moonfall

Título no Brasil: Moonfall - Ameaça Lunar
Título Original: Moonfall 
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: AGC Studios
Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Roland Emmerich, Harald Kloser
Elenco: Halle Berry, Patrick Wilson, Donald Sutherland, John Bradley, Charlie Plummer, Michael Peña

Sinopse:
Durante uma missão, um ônibus espacial sofre um acidente, no qual a tripulação acaba sendo colocada em risco. Isso porém é apenas a ponta do iceberg pois cientistas descobrem que a Lua saiu de sua órbita natural e está vindo em direção ao planeta Terra. Para salvar a humanidade de uma catástrofe iminente, uma nova missão segue em direção à Lua com o objetivo de estudar e deter tudo o que está acontecendo.

Comentários:
O diretor Roland Emmerich tem duas obsessões bem claras, o fim do mundo e a estética do velho cinema catástrofe. Nesse filme ele não foge dessa fórmula que vem repetindo anos e anos sem mudança. Sem dúvida é um dos diretores mais previsíveis do cinema atual, onde vai filme e vem filme e nada, absolutamente nada, muda. Esse filme aqui foi salvo em minha opinião pela criatividade insana, pois não é qualquer história de ficção que junta tantos elementos malucos em uma só trama. Quer um exemplo? Que tal uma Lua que na verdade não é um astro natural do universo, mas sim uma megaestrutura criada por antepassados dos seres humanos em um passado muito distante? Achou pouco? Que tal descobrir que a Lua é oca e que em seu interior existe uma Estrela do tipo anã branca capturada, gerando energia? Isso tudo já demonstra que não houve amarras para a imaginação do diretor, que também escreveu esse roteiro doido. Por essa criatividade sem pudores e sem limites, o filme acaba se salvando, por mais estranho que isso possa parecer.

Pablo Aluísio.

Segredos da Playboy

Título no Brasil: Segredos da Playboy
Título Original: Secrets of Playboy
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: IPC
Direção: Alexandra Dean
Roteiro: Alexandra Dean
Elenco: Hugh Hefner, Sondra Theodore, Holly Madison, Bridget Marquardt, Karissa Shannon, Cristy Thom

Sinopse:
Série de documentários divididos em 12 episódios contando a história da empresa Playboy, comandada pelo magnata Hugh Hefner. Na série, antigas e novas coelhinhas da Playboy contam suas experiências sobre o lado mais obscuro dessa famosa revista adulta.

Comentários:
Hugh Hefner morreu em 2017. Depois de sua morte várias coelhinhas e modelos que trabalharam para a Playboy durante anos resolveram contar tudo o que acontecia por trás dos portões da famosa mansão do magnata que era dono de uma das revistas mais populares de seu tempo. O quadro que surge é dos piores, mostrando abuso sexual, uso de drogas pesadas, exploração sexual das meninas e até mesmo suspeitas de assassinatos envolvendo coelhinhas que morreram antes de depor na justiça sobre os podres da Playboy. A série está sendo exibida no Brasil através do canal a cabo A&E mundo e é definitivamente uma das coisas mais interessantes que eu vi na televisão nesses últimos anos. Esqueça aquele glamour da estética de liberalismo que a Playboy divulgou por anos. O que se vê nessa série é que havia muita coisa obscura e sinistra por trás de toda aquela imagem fabricada. Revelador, acima de tudo.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Unabomber

Título no Brasil: Unabomber
Título Original: Ted K
Ano de Lançamento: 2021
País: Estados Unidos
Estúdio: Heathen Films
Direção: Tony Stone
Roteiro: Tony Stone
Elenco: Sharlto Copley, Drew Powell, Christian Calloway, Tahmus Rounds, David Ward, Teresa Garland

Sinopse:
O filme conta a história de Ted Kaczynksi, o Unabomber. Matemático com formação em Harvard, ele decide largar tudo para ir morar isolado em uma cabana numa floresta distante do estado de Montana. Escreve textos contra a sociedade industrial e começa uma série de atos terroristas contra executivos de empresas de tecnologia. Acabou se tornando um dos criminosos mais procurados dos Estados Unidos.

Comentários:
Eu me lembro do Unabomber! Quando ele surgiu foi muito noticiado seus atos criminosos com envios de cartas bombas para executivos do setor da tecnologia. Esse filme conta bem sua história, com a perspectiva subjetiva do terrorista. Ele vivia nessa cabana totalmente isolada do mundo, onde claramente sofria de algum tipo de doença mental, o que não deixa de ser tristemente irônico, porque quando jovem, ele foi considerado um garoto prodígio, com QI altíssimo e alto potencial pois era extremamente inteligente. Entrou em Harvard com apenas 16 anos! Com o passar dos anos começou a adotar atitudes radicais, entre elas a de rejeitar completamente as inovações de uma sociedade altamente industrializada. O roteiro do filme explora justamente esse lado dele, que pode ser considerado nos dias de hoje como algo atrativo, uma vez que sua mensagem de preservação absolutamente radical da natureza vai encontrar algum tipo de eco entre ecologistas mais fanáticos. O perigo mora aí. Quando o filme terminou eu fiquei com uma pergunta em mente. O que levou uma pessoa com tantos recursos e potencial de vida a trilhar um caminho desses? São os mistérios da mente humana.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Cleópatra

Alguns filmes mudam seu status conforme os anos se passam. Vejam o caso desse "Cleópatra". Na época de seu lançamento original ele não foi bem recebido pela crítica e sua bilheteria, embora tenha sido boa, não conseguiu recuperar o investimento da cara produção nas bilheterias. Muita gente reclamou, muita gente classificou o filme como um fracasso e o próprio estúdio se arrependeu de ter entrado em uma aventura cinematográfica tão cara e cheia de problemas. Vale lembrar que durante as filmagens a atriz Elizabeth Taylor teve um sério problema de saúde e quase morreu, para desespero da Fox que havia pago, pela primeira vez na história, um cachê de um milhão de dólares para uma atriz!

Pois bem, o tempo passou, os anos foram ficando para trás e "Cleópatra" foi sendo exibido na TV e depois lançado em vídeo, em edição luxuosa, cheia de extras. Com isso o filme foi ganhando uma nova avaliação (inclusive da crítica especializada) que lhe deu finalmente o título de grande cinema. E penso que foi uma justiça tardia. Sempre discordei totalmente das críticas dos anos 60 que avaliaram o filme como uma bomba. Longe disso. Esse é um dos melhores épicos já produzidos por Hollywood. Tanto isso é verdade que nunca mais houve outro filme sobre essa rainha do Egito nessas dimensões. Uma prova que de fato foi um daqueles filmes definitivos sobre um dos capítulos mais conhecidos da história. Em meu ponto de vista é uma obra-prima da sétima arte.

Cleópatra (Cleopatra, Estados Unidos, 1963) Direção: Joseph L. Mankiewicz / Roteiro: Joseph L. Mankiewicz, Ranald MacDougall / Elenco: Elizabeth Taylor, Richard Burton, Rex Harrison, Roddy McDowall, Martin Landau / Sinopse: O filme conta a história da rainha do Egito Cleópatra, que se envolveu romanticamente com Júlio César e depois teve um ardente romance com o general romano Marco Antônio.

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Elvis Presley - Baby Let's Play House / I'm Left, You're Right, She's Gone

Em abril de 1955 surgiu nas  lojas o quarto e penúltimo single de Elvis Presley pela Sun Records. O compacto do selo amarelo trazia duas canções gravadas por Elvis nos dois meses anteriores. Por essa época Elvis já estava se apresentando em shows ao vivo, cruzando os estados sulistas com seu número. Por isso as sessões na Sun Records eram feitas nos intervalos dos concertos, nos dias em que Elvis estava de folga em Memphis.

"Baby Let's Play House" foi gravada em uma sessão em fevereiro. Nessa ocasião Elvis gravou apenas essa faixa, o que era de certa forma incomum, já que ele costumava gravar de quatro e cinco músicas em uma noite. Não que ele não tenha tentado gravar outras canções. Nessa ocasião ele tentou gravar as primeiras versões de "I Got a Woman" e "Trying To Get To You", mas não ficaram boas e Sam Phillips resolveu descartá-las. Havia sido apenas um pequeno ensaio e depois de alguns minutos o próprio produtor resolveu encerrar a sessão. Ele poderia voltar outra noite para acertar. O mesmo aconteceria em março com "I'm Left, You're Right, She's Gone". Elvis, cansado dos compromissos na estrada, não conseguiu ir muito além dos takes dessa música. De qualquer maneira as duas músicas ficaram muito bem gravadas, caprichadas, por isso Sam as escolheu para compor esse quarto single.

Por essa época os primeiros disquinhos de Elvis começaram a chegar também nas principais cidades do país. A distribuição ficou melhor e os primeiros compactos de Elvis chegaram em lojas de Nova Iorque e Los Angeles. A RCA Victor, a poderosa gravadora multinacional, se interessou por Elvis. Outras gravadoras já tinham mostrado interesse, mas nenhuma delas havia ido direto ao ponto de forma tão decisiva. Numa manhã de sábado Sam Phillips recebeu um telefonema de Nova Iorque. Era um executivo da RCA. Ele sondava se Sam estava disposto a negociar o passe do jovem cantor. Sam, sempre com problemas financeiros, viu aquilo como uma tábua de salvação de sua pequena Sun. Sim, ele estava aberto a propostas e poderia encontrar um enviado da RCA Victor caso ele fosse até Memphis. Encontros foram agendados para dali duas semanas e imediatamente Sam soube que os dias de Elvis na Sun Records estavam chegando ao fim.

Elvis Presley - Baby Let's Play House / I'm Left, You're Right, She's Gone
Data de Gravação: Fevereiro e Março de 1955
Local de Gravação: Sun Records, Memphis, TN
Data de Lançamento: Abril de 1955
Produção: Sam Phillips
Músicos: Elvis Presley (vocais e violão) / Scotty Moore (guitarra) / Bill Black (baixo) / Jimmie Lott (bateria, apenas em "I'm Left, You're Right, She's Gone")

Pablo Aluísio.

terça-feira, 12 de julho de 2022

Luta pela Fé

O filme conta a história de um padre norte-americano chamado Stuart Long, que na Juventude foi lutador de boxe. Após uma luta particularmente violenta, ele acabou sendo afastado dos ringues por problemas de saúde. Nunca mais poderia lutar novamente. Em busca de um novo rumo na vida, ele partiu para a Califórnia com o sonho de se tornar ator, mas acabou indo trabalhar em um pequeno supermercado de bairro. Nesse mercado ele conheceu uma jovem latina bonita. Acabou se apaixonando por ela. Tentando ficar próximo acabou indo na mesma igreja católica que ela frequentava e aos poucos foi se interessando cada vez mais pelo catolicismo, ao ponto de decidir se tornar padre, para espanto de todos os seus familiares e amigos. Todos demoraram a acreditar que ele iria levar mesmo essa história de ser padre à sério. Assim entrou no seminário, mal sabendo o que o destino estava lhe reservando em seu futuro.

O filme como obra cinematográfica em si é muito interessante, diria até muito satisfatório, só que algumas observações são necessárias em relação à história real. O padre Stuart não era tão rude e tosco como nós vemos do filme. Na realidade ele frequentou a universidade de filosofia e teologia, ou seja, era um homem culto, estudado. Tampouco ele só veio a conhecer o catolicismo por causa da garota Latina pelo qual ele se apaixonou, nada disso. Na verdade ele estudou em escola católica desde a Juventude, desde o colegial. Conhecia muito bem a doutrina católica, nada foi por mero acaso como o roteiro pode levar a crer. Assim temos um filme que passa longe de ser historicamente preciso. Ainda assim se salva por causa da boa mensagem que passa adiante. Foi salvo pelas boas intenções.

Luta pela Fé - A História do Padre Stu (Father Stu, Estados Unidos, 2022) Direção: Rosalind Ross / Roteiro: Rosalind Ross / Elenco: Mark Wahlberg, Mel Gibson, Jacki Weaver, Teresa Ruiz / Sinopse: O filme conta a história de um padre norte-americano cuja vida se tornou um exemplo de fé e coragem diante dos problemas de nossa existência terrena.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 11 de julho de 2022

As vidas de Marilyn Monroe - Parte 23

Na foto ao lado, tirada nas filmagens do filme "Os Desajustados", Marilyn Montor surge bem natural, com os cabelos até mesmo despenteados. Esse filme foi o último a ser lançado nas telas de cinema, mas não foi o último filme da carreira de Marilyn. Não foi a última vez que ela pisou em um set de filmagens. Os últimos momentos de Marilyn Monroe no cinema foram captados para uma produção que jamais foi finalizada chamada "Something's Got to Give". Esse último filme de Marilyn (sim, o verdadeiro último filme da atriz) contava em seu elenco com o cantor e comediante Dean Martin, aqui em um momento bem posterior ao fim de sua bem sucedida parceria ao lado de Jerry Lewis. 

Marilyn chegou a filmar algumas cenas para o filme, mas seus atrasos e furos foram tão grandes que tudo ficou inacabado. Na maioria das vezes Dean Martin contracenava sozinho, com um assistente de produção falando as falas de Marilyn pois ela simplesmente não havia aparecido para trabalhar. O caos completo. E quando Marilyn apareceu na festa de aniversário de John Kennedy, isso após dizer que estava doente para o estúdio, a Fox não teve outra alternativa e demitiu Marilyn.

Foi o fim da longa parceria entre Marilyn Monroe e os estúdios Fox. Ela tinha chegado no estúdio ainda como uma simples jovem aspirante ao estrelato. Era pouco conhecida e havia sido demitida pela Columbia após se envolver com um dos executivos e ter traído ele como um jovem ator.  Pois é, Marilyn tascou um belo par de chifres em um dos chefões da Columbia. Na Fox Marilyn Monroe iria finalmente se tornar uma grande estrela de Hollywood. O estúdio soube exatamente o que fazer com ela, a escalando geralmente para atuar como "loira burra" em comédias com ótimos roteiros Depois disso Marilyn Monroe se tornou uma grande colecionadora de sucessos no cinema. Seus filmes geralmente ficavam entre os cinco primeiros filmes mais assistidos do ano. 

O sucesso de bilheteria porém escondia vários problemas dentro dos estúdios. Marilyn geralmente chegava atrasada ao trabalho, sem decorar suas falas, sem conseguir acertar direito suas cenas. Como era uma estrela de sucesso, a Fox segurou as pontas por vários anos, até que um dia o caldo entornou e Marilyn foi demitida. Imagine ser a maior estrela de cinema de sua época e ser demitida! A atriz sentiu o impacto, entrou em depressão e depois aconteceu tudo o que sabemos, com sua controvérsia morte, algo que até hoje desperta suspeitas em quem conheceu de perto todos os fatos sobre seu falecimento. 

Pablo Aluísio.

domingo, 10 de julho de 2022

Guia de Episódios - Edição 7

Chicago PD 6.16 - The Forgotten
Chicago PD continua sendo uma daquelas séries que sempre vale a pena assistir, cada episódio tem um bom roteiro e uma boa história para contar. Nesse episódio o sargento Voight conta com a ajuda de uma amiga dos velhos tempos, uma dançarina de clubes noturnos que trabalha como informante da polícia de Chicago. Através dela sua equipe conseguiu prender um perigoso traficante da cidade. Só que a situação foge rapidamente do controle quando ela cai nas mãos de um insano serial killer. O tempo então passa a ser crucial para que ela seja encontrada com vida. Episódio muito bom, com todos os elementos que são necessários para se ter uma boa série policial em mãos. / Chicago PD 6.16 - The Forgotten (Estados Unidos, 2019) Direção: Eriq La Salle / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda. 

Chicago Fire 3.15 - Headlong Toward Disaster
O tenente Casey está de volta ao mercado, ele começa um caso amoroso com uma bela mulher chamada Beth. Ela está em processo de divórcio e ele nem desconfia que na verdade Beth é a ex-esposa de seu comandante no batalhão 51. Saia justa à frente, ainda mais ao saber que o novo chefe é na verdade um tremendo babaca, daqueles que fica colocando apelidos em seus subordinados. E onde está o chefe Boden você pode estar se perguntando. Ora está em férias cuidando de seu filho recém nascido. No quesito ação há um incêndio em Chicago onde o velho Otis acaba se saindo como o grande herói da operação, logo ele que virou o saco de pancadas do novo comandante do batalhão. / Chicago Fire 3.15 - Headlong Toward Disaster (Estados Unidos, 2015) Direção: Joe Chappelle / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney.

Loki 1.05 - Journey Into Mystery
Em minha opinião essa série Loki perdeu a mão. Essa coisa de multiversos pode facilmente se transformar em uma grande chatice quando os roteiristas exageram na dose. Exatamente o que vejo acontecer aqui. Nesse episódio Loki vai parar nos confins do universo onde encontra diversas variantes bizarras de si mesmo, como um Loki mais velho, um Loki garoto e até um Loki animal, um crocodilo... vejam que coisa mais nonsense. E todos eles juntos precisam vencer um monstro em forma de tempestade. Deu para sentir o nível do absurdo? Durma-se com um barulho desses! / Loki 1.05 - Journey Into Mystery(Estados Unidos, 2021) Direção: Kate Herron / Elenco: Tom Hiddleston, Sophia Di Martino.

Pablo Aluísio.

Crônicas de um Cinéfilo - Parte 9

CODA
O cinema ainda me emociona! Senti hoje a força da sétima arte. Assisti a um dos filmes que estão concorrendo ao Oscar e sinceramente me emocionei. Fiquei tão comovido com o que vi. O filme é sobre uma jovem garota que tem uma família problemática, mas que deseja seguir seus próximos passos na vida. Ela, que sempre trabalhou com o pai no barco de pesca vê uma chance de entrar numa faculdade de música.

Isso me tocou tanto! Eu me identifiquei totalmente com a protagonista. Eu também fui um jovem cheio de sonhos e essa fase da vida quando estamos entrando numa universidade para trilhar um caminho próprio na vida é tão linda! O coração só falta explodir de tantos planos e sonhos! Uma fase maravilhosa da vida! O que me tocou nesse roteiro é que ele trata de uma fase muito maravilhosa na vida de um jovem. Não importa se ela no futuro iria ter ou não sucesso na vida que escolheu, no mundo musical. O que importa é que ela seguiu seus sonhos e isso é sempre o mais importante!

Quando o filme acabou bati palmas silenciosas em homenagem aos personagens que são surdos, mas também repeti um gesto que aprendi a fazer sempre que assisto a um belo filme! Pois é, mesmo após tantos anos ainda me emociono a ponto de quase chorar! Eu amo cinema e sempre amarei - e hoje pude perceber isso mais uma vez!

Pablo Aluísio.

sábado, 9 de julho de 2022

Elvis Presley - Elvis (1956) - Parte 1

O segundo disco de Elvis na RCA Victor foi bem mais produzido do que o primeiro. A gravadora ganhou confiança com o trabalho do cantor que já naquela altura havia se tornado o artista mais vendido do selo. Para alguém com vinte e poucos anos era um feito e tanto! Assim o produtor Steve Sholes trouxe para o estúdio mais músicos, mais instrumentos, tudo para melhorar o som do novo álbum.

Em 1956 o principal veículo de promoção de Elvis não foi o cinema (seu primeiro filme ainda nem tinha sido filmado), mas sim a televisão e seus programas de variedades. Bastaram as primeiras apresentações de Elvis na TV para que a polêmica tomasse conta da imprensa.

Falem mal de mim, mas falem de mim - diria o Coronel Parker. Claro, grande parte dos artigos eram críticas ferozes a forma como Elvis cantava e dançava. Para muitos aquilo era sexualizado demais, impróprio para as adolescentes que começavam a curtir Elvis. Hoje em dia a dança de Elvis nesses primeiros programas de televisão aparentam ser apenas giros bem originais de um artista que tentava de alguma forma chamar a atenção para sua música. A cabeça das pessoas dos anos 50 era mesmo bem diferente da nossa. Ecos de um mundo mais conservador e tradicional.

De qualquer forma para Elvis e seu grupo de músicos o importante era fazer um bom trabalho de estúdio. As primeiras músicas do novo disco foram gravadas nos estúdios da RCA na costa oeste. Era o Radio Recorders, localizado em West Hollywood, Califórnia. A primeiro canção não poderia ser mais simbólica, a bela balada "Love Me" de Leiber e Stoller. Nesse mesmo dia Elvis já havia gravado "Playing for Keeps" que seria lançada em single. Para "Love Me" foram necessários 9 takes para que Elvis se desse por satisfeito. O curioso é que anos depois Jerry Leiber explicaria que havia composto a música quase como uma sátira ao estilo country de Nashville. Elvis ignorou essa intenção original do compositor e fez uma grande gravação, uma das melhores e mais memoráveis faixas dessa fase de sua carreira.

Pablo Aluísio.