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segunda-feira, 30 de março de 2020

Lista Negra (The Blacklist) - Quarta Temporada

O que acontece na quarta temporada de Lista Negra, The Blacklist? Nos Estados Unidos a série já está em sua oitava temporada, demonstrando bem que é um sucesso de audiência. Essa temporada 4 recebeu o título de "Negócios de Família" porque realmente muitos episódios giram em torno da filha da agente Elizabeth Keen (Megan Boone), a pequena Agnes. Os roteiros também prometem desvendar todos os mistérios que giram em torno do passado de Liz, de Red e de seu suposto pai! É assistir para conferir. Abaixo irei publicando regularmente os resumos e resenhas de cada episódio dessa temporada.

The Blacklist 4.01 - Esteban (No. 79) 
A busca de Raymond 'Red' Reddington (James Spader) continua. Ele quer encontrar o paradeiro da agente Elizabeth Keen (Megan Boone) e sua filha Agnes. Mas antes disso, ele precisa encontrar um agente duplo cubano chamado Esteban. Ele teria informações sobre o destino de mãe e filha. Após uma série de entraves e complicações, finalmente Red consegue recuperar Agnes, porém por pouco tempo. O carro em que ele viajava é atingido violentamente por outro carro. Red e seus acompanhantes perdem a consciência e a menina é levada. A sorte de Elizabeth Keen também não é a melhor. Ela é capturada, colocada dentro de um hidroavião e levada para fora de Cuba, com destino incerto. Seu suposto pai é o sequestrador. Ele lhe diz que ela é russa e que seu nome real é Masha. Mas será que tudo isso tem algum fundo de verdade? / The Blacklist 4.01 - Esteban (No. 79) (Estados Unidos, 2018) Direção: Michael W. Watkins / Roteiro: Jon Bokenkamp / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.

The Blacklist 4.02 - Mato (No. 66)
Esse episódio começa exatamente onde o anterior acabou. Elizabeth Keen (Megan Boone) está feita refém em uma avião que partiu de Cuba. Ela consegue reagir e colocar as mãos em uma arma. Após uma briga dentro da cabine, consegue dar um tiro no piloto. O avião cai no meio do oceano e tanto ela como seu suposto pai (o criminoso Alexander Kirk / Constantin Rostov) conseguem sobreviver. Depois de serem resgatados por um pescador mexicano, ambos são levados para uma casa de campo, conhecida como "Palácio de Verão". Teria sido ali que Keen havia passado sua infância. E realmente as memórias começam a voltar em sua mente. Enquanto isso Red tem seus próprios problemas. Ela vai atrás de um mercenário mestiço (meio branco, meio Sioux) chamado Mato. É justamente ele, que após tortura, revela para onde a agente Keen foi levada. Esse é um dos bons episódios dessa temporada, principalmente na cena final, quando Red resolve dar um fim na sua antiga "limpadora" pois a considera uma traidora. A velha senhora é levada para um bosque e lá encontra seu destino final. Curiosidade: Esse episódio foi dirigido por Andrew McCarthy, velho colega de James Spader desde os tempos das comédias adolescentes dos anos 80. Ele foi um galã jovem na época. / The Blacklist 4.01 - Mato (No. 66) (Estados Unidos, 2018) Direção: Andrew McCarthy / Roteiro: Jon Bokenkamp / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.

The Blacklist 4.03 - Miles McGrath (No. 65)
A criança Agnes, filha da agente Keen, ainda está desaparecida. Uma pista pode vir do criminoso chamado Miles McGrath. Esse sujeito ficou milionário com a internet e agora vive de emprestar (ou melhor financiar) criminosos por todo o planeta. Red vai atrás dele e obtém sucesso em encontrá-lo. Mais do que isso, desvenda o segredo de Alexander Kirk. Por que ele está tão desesperado para ficar com a filha da agente Keen? Simples de entender. Sofrendo de uma doença hereditária, ele precisa de doação genética de um de seus descendentes, logo sua neta. Além disso precisa colocar as mãos em um vírus mortal que prolongaria sua vida por mais alguns anos. Bom episódio, que traz explicações importantes para essa temporada da série. De quebra traz uma cena muito boa envolvendo um trem em movimento, o mesmo que carrega armas biológicas preciosas para o mundo do crime internacional. / The Blacklist 4.03 - Miles McGrath (No. 65) (Estados Unidos, 2016) Direção: John Terlesky / Roteiro: Jon Bokenkamp, Lukas Reiter / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.

The Blacklist 4.04 - Gaia (No. 81)  
O vilão desse episódio é um sujeito chamado Gaia. Codinome de um ecoterrorista, um criminoso que faz atentados terroristas para supostamente despertar uma "consciência ecológica" nas pessoas. O problema é que dessa vez ele vai longe demais, planejando destruir um gasoduto que fica perto de uma usina nuclear. Caso seus planos venham a dar certo o número de mortes será calculado aos milhões. Enquanto o FBI tenta capturar esse criminoso perigoso, Red e Liz tentam localizar o bebezinho dela que está nas mãos de seu suposto avô. Ele precisa da criança para tratar uma doença genética fatal. Outro aspecto curioso desse episódio é o destino nada satisfatório da senhora que Red deixou para morrer no meio da floresta. Sua antiga assistente que caiu em desgraça. Ela foi resgatada com vida, mas ao que tudo indica, seu "salvador" se trata mesmo de um maníaco insano! / The Blacklist 4.04 - Gaia (No. 81) (Estados Unidos, 2016) Direção: Bill Roe / Roteiro:  Jon Bokenkamp, Peter Noah / Elenco:  James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.

The Blacklist 4.05 - The Lindquist Concern (No. 105) 
Nesse episódio quase Red parte dessa para melhor. Ele é enganado. Vai até ao encontro de um carro, onde supostamente estaria Alexander Kirk. Uma cilada. O carro explode e Red se salva por pouco. Na outra linha narrativa temos um personagem criminoso bem curioso. A especialidade de Silas Gouldsberry é se fazer passar por um advogado especializado em patentes de novas invenções. Ele engana os jovens inventores. Os envenena com champagne e depois fica com os projetos das invenções só para si. Um calhorda completo. Por film, para decepção da agente Elizabeth Keen, todas as tentativas de localizar sua filha Agnes fracassam. E ela vai ficando cada vez mais desesperada com essa situação aflitiva. / The Blacklist 4.05 - The Lindquist Concern (No. 105) (Estados Unidos, 2016) Direção: Kurt Kuenne / Roteiro: Jon Bokenkamp, Dawn DeNoon / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.

The Blacklist 4.06 - The Thrushes (No. 53)
Thrushes é o nome de uma quadrilha de hackers. Eles invadem os mais seguros sistemas e agora entram no computador central do FBI. Foram contratados por Alexander Kirk. Curiosamente a agente Keen começa a defender seu pai, alegando para Red que está convencida de que ele é realmente seu pai, provado por DNA. O lado de Masha começa a prevalecer em seu mente. Sentindo-se seguro com essa mudança de personalidade de sua filha, Kirk marca um encontro com Keen para lhe mostrar pessoalmente Agnes. Só que Red também descobre tudo e chega na mesma hora em que eles se encontram. O clima fica tenso. Kirk ameaça se jogar do alto do prédio com Agnes nos braços. Keen obviamente fica desesperada, mas para a felicidade de todos Kirk não comete esse ato de loucura e se entrega. Red sai vitorioso. Keen fica mais do que feliz por ter recuperado sua filha. Bom episódio que coloca fim nesse arco narrativo envolvendo a agente Keen, seu pai russo e sua filha raptada. Pelo menos é essa a minha impressão. / The Blacklist 4.06 - The Thrushes (No. 53) (Estados Unidos, 2016) Direção: Terrence O'Hara / Roteiro:  Jon Bokenkamp, Daniel Knauf  / Elenco:  Jon Bokenkamp, Daniel Knauf.

The Blacklist 4.07 - Dr. Adrian Shaw (No. 98)  
Esse episódio tem acontecimentos bem importantes para quem segue a série. As coisas começam quando Raymond 'Red' Reddington e o FBI vão atrás de um criminoso conhecido como "O Legista". A especialidade dele é forjar identidades falsas para criminosos procurados internacionalmente. É um especialista em pegar identidades de pessoas mortas para esse tipo de gente procurada pela lei. Já a agente Elizabeth Keen tem uma grande surpresa. Ela descobre que Alexander Kirk não é seu pai como ele dizia ser. Ao fazer um exame para ver se poderia doar células troncos para ele, Keen descobre a verdade. No começo se pensa que Red estaria por trás de tudo, falsificando os testes, mas isso não condiz com os acontecimentos que se seguem. Pelo contrário, Red avisa para Liz sumir do hospital onde está pois é quase certo que Kirk vai querer sua morte a partir de agora. O episódio termina sob tensão, com os homens de Kirk entrando em ação. Eles tinham entrado no hospital se fazendo de pacientes, vítimas de um acidente de trânsito. / The Blacklist 4.07 - Dr. Adrian Shaw (No. 98) (Estados Unidos, 2016) Direção: Andrew McCarthy / Roteiro: Jon Bokenkamp, Chap Taylor / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.

The Blacklist 4.08 - Dr. Adrian Shaw (No. 98): Conclusion
Esse episódio é um dos mais importantes da temporada. Nele são respondidas diversas dúvidas que estavam no ar. Por exemplo, a agente Keen era mesmo filha de Alexander Kirk? Red é o pai da agente Keen? Bom, vamos por partes. Logo no começo do episódio Kirk consegue fugir da prisão e leva a agente Keen como sua refém. Red se oferece para ficar no lugar dela. Um exame de DNA provaria que ela não seria filha de Kirk, só que esse não acredita. Ele pensa que Red manipulou os exames. De qualquer forma uma de suas assistentes surge e diz que realmente a agente Keen não é sua filha real. O DNA provaria isso. Então Kirk decide trocar Liz por Red. Ele quer matar Red, claro. Assim que a troca é feita, Red começa a ser torturado por Alexander Kirk. Ele quer respostas. Será que Red seria o verdadeiro pai da agente Keen? Sob tortura e sob efeitos de drogas Red diz que... sim! Embora essa confissão seja questionável, por tudo o que acontece, afinal ele estava sendo torturado, o fato de Red fazer de tudo para salvar a vida da agente Keen leva a crer que ele de fato seria seu verdadeiro pai. / The Blacklist 4.08 - Dr. Adrian Shaw (No. 98): Conclusion (Estados Unidos, 2016) Direção: Michael W. Watkins / Roteiro: Jon Bokenkamp, Daniel Cerone / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.

The Blacklist 4.09 - Lipet's Seafood Company (No. 111)
Para Red os problemas envolvendo Alexander Kirk estão definitivamente superados. Em sua opinião ele não vai voltar, nunca mais. Assim a vida segue em frente. O FBI agora tem um novo desafio. Uma empresa de processamento de alimentos se torna mera fachada para o contrabando de peças de alta tecnologia. Esses chips seriam usados por terroristas na faixa de Gaza contra o sistema anti-mísseis do exército de Israel. O lugar é invadido, várias pessoas são mortas e conforme as investigações avançam fica claro que quem fez a invasão com comandos naquele endereço foi o serviço secreto israelense. Enquanto isso Red vai mexendo seus pauzinhos. Ele encontra um assessor do novo presidente dos Estados Unidos. Red financiou parte de sua campanha e agora quer retorno. Como? Fazendo com que Elizabeth Keen volte para o FBI, com ficha limpa e o passado esquecido. E não é que ele consegue! Red também sabe jogar muito bem o jogo político. / The Blacklist 4.09 - Lipet's Seafood Company (No. 111) (Estados Unidos, 2017) Direção: Donald E. Thorin Jr / Roteiro:  Jon Bokenkamp, Dawn DeNoon / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.

The Blacklist 4.10 - The Forecaster (No. 163)  
Achei um episódio bem interessante. A agente Keen encontra  uma maquete de uma cena de crime que é deixada na frente da porta de seu novo apartamento. Estranho, para dizer o mínimo. Após algumas investigações o FBI descobre que tudo é feito por uma garotinha que supostamente teria poderes de premonição. Porém não é isso. Ela acabou captando em ondas sonoras de seu aparelho auditivo dois criminosos combinando todos os crimes. Na outra linha narrativa Red resolve fazer justiça pelas próprias mãos após um amigo ser morto em seu apartamento absurdamente branco - dos movéis ao teto, tudo é branco por ali. Ele decide assim eliminar o dono de uma mina africana que executou o crime. Um sujeito acostumado a explorar trabalho infantil, trabalho escravo e todo o pacote de desgraças e miséries que costumam rondar essas minas africanas. E para limpar tudo nada melhor do que uma dupla de "limpadores" para deixarem tudo branquinho novamente, sem manchas de sangue vermelho na alvidez do lugar! Puro humor negro! / The Blacklist 4.10 - The Forecaster (No. 163) (Estados Unidos, 2017) Direção: Edward Ornelas / Roteiro: Jon Bokenkamp, Kim Newton / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff. 

The Blacklist 4.11 - The Harem (No. 102)  
Que tal uma quadrilha formada apenas por ladras de elite? E que se chama de "O Harém"? Pois é justamente o foco desse episódio. Na história temos essas criminosas que querem roubar uma lista com nomes de pessoas que fazem parte do programa de proteção às testemunhas. Para salvar essa lista, o FBI então infiltra a agente Keen no grupo. E para sua surpresa há outra infiltrada na quadrilha, uma agente do MI6, o serviço secreto da Inglaterra. E pensou que terminaria por aí? Red tem pleno controle dela, por mias incrível que isso possa parecer. Bom episódio, bem movimentado, com boas cenas de ação. / The Blacklist 4.11 - The Harem (No. 102)  (Estados Unidos, 2017) Direção: Bill Roe / Roteiro: Jon Bokenkamp, Marisa Tam / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff. 

The Blacklist 4.12 - Natalie Luca (No. 184)  
Natalie Luca é uma assassina diferente. Ela mata com um beijo! Isso mesmo, portadora de uma doença rara e altamente contagiosa, ela mata apenas pelo simples toque. Um beijo e a praga mata quase que imediatamente o infeliz que encostou seus lábios no dela. Quando o contador de Raymond 'Red' Reddington é morto em uma casa de massagem dessa maneira, é hora dele ir atrás dessa matadora diferenciada. Só que para isso também precisará ajuda do FBI. Então as coisas se invertem nesse episódio, ao invés de Red ajudar o FBI, agora é chegado a hora do FBI lhe ajudar a pegar essa criminosa. Esse episódio é muito bom, uma releitura da lenda da deusa da antiguidade Pandora, que espalhava a praga por onde passasse, embora fosse uma linda mulher dos sonhos. Um aspecto interessante desse episódio é que seu roteiro tem uma carga e tanto de romantismo. Duvida disso? Assista para entender. / The Blacklist 4.12 - Natalie Luca (No. 184) (Estados Unidos, 2017) Direção: Michael W. Watkins / Roteiro: Jon Bokenkamp, Noah Schechter / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff, Ryan Eggold, Elizabeth Lail (como Natalie Luca). 

The Blacklist 4.13 - Isabella Stone (No. 34)
Há uma nova assassina agindo. Ela é conhecida como Isabella Stone, embora esse não seja seu nome verdadeiro. No passado ela teve sua vida destruída. Seu marido foi acusado de um crime e morreu esfaqueado na prisão, enquanto cumpria pena. Assim ela deseja se vingar de todas as pessoas responsáveis pelo que aconteceu em sua vida. Uma dessa pessoas é Raymond 'Red' Reddington. Agindo nas sombras, ela matar a esposa de um dos homens mais leais da organização de Red. E não fica por aí, armando para cima de seu antigo inimigo. Nesse episódio também há um acontecimento que vai gerar diversas consequências dentro da série. O pai de Tom, marido da agente Keen, morre em um acidente de avião. Com isso Tom começa a revirar seu proprio passado. E ele descobre que tem muito a entender sobre o que aconteceu em sua vida naqueles tempos. / The Blacklist 4.13 - Isabella Stone (No. 34) (Estados Unidos, 2017) Direção: Andrew McCarthy / Roteiro:  Jon Bokenkamp, Taylor Martin / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff. 

The Blacklist 4.14 - The Architect (No. 107)
O criminoso da lista negra desse episódio é conhecido pelo FBI apenas como "O Arquiteto". Ele é classificado como um "assassino em massa", um sujeito geralmente contratado por organizações criminosas para colocar em práticas os piores crimes, fazer o serviço sujo que muitos acreditam que nao possa ser feito. Aqui ele usa um bando de hackers para libertar o chefe de um grupo de supremacistas brancos que está prestes a ser executado com uma injeção letal em uma penitenciária de segurança máxima. Quem interpreta esse criminoso internacional é o ator Brent Spiner, velho conhecido dos fãs da série "Star Trek - A Nova Geração". Enquanto ele tenta soltar o prisioneiro, Raymond 'Red' Reddington (Spader) quer respostas. Quem estaria sabotando seus negócios? Matando seus homens de confiança? Ele consegue alguns dados da criminosa Isabella Stone, mas ele precisa de mais. Inclusive acaba colocando um banqueiro contra a parede. Sujeito vaidoso, que está sendo pintado por um famoso pintor italiano, ele precisa dar agora, de todo jeito, o nome que Red também procura. / The Blacklist 4.14 - The Architect (No. 107) (Estados Unidos, 2017) Direção: Christine Gee / Roteiro: Jon Bokenkamp, Chap Taylor / Elenco: James Spader, Brent Spiner, Megan Boone, Diego Klattenhoff. 

The Blacklist 4.15 - The Apothecary (No. 59)
Raymond 'Red' Reddington (James Spader) acorda em uma cama de hospital e descobre que foi envenenado! O veneno que lhe foi administrado é desconhecido dos médicos e por isso eles estimam que Red tenha apenas 48 horas de vida. Sem pensar duas vezes ele se levanta da cama do hospital e vai para luta. Nesse período de tempo ele precisa descobrir quem o envenenou e porque fez isso. E o traidor pode estar mais perto do que Red jamais poderia pensar. Nesse episódio há também o surgimento de um novo nome na lista negra de procurados. Conhecido apenas como "O farmacêutico", um especialista em venenos e toxinas, muito talentoso na sua arte de matar sutilmente suas vítimas. Bom episódio, com Red correndo contra o tempo, para não morrer enquanto tenta encontrar todos os culpados. / The Blacklist 4.15 - The Apothecary (No. 59) (Estados Unidos, 2017) Direção: Michael Caracciolo / Roteiro: Jon Bokenkamp, Marisa Tam / Elenco:  James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff. 

The Blacklist 4.16 - Dembe Zuma (No. 10)
Quem poderia prever que um dos homens de maior confiança de Raymond 'Red' Reddington (Spader) seria justamente aquele que o envenenaria? Mas é justamente isso, Dembe Zuma, ao que tudo indica, foi quem colocou veneno em sua bebida. Nesse episódio Reddington vai atrás dele, numa verdadeira caçada humana e descobre, para sua total surpresa, que sua antiga assistente e braço direito Kate Nemec está viva e tramando contra ele. Pelo visto Red tem muitos problemas e todos eles envolvendo seus antigos colaboradores, as pessoas que mais lhe eram próximas. E agora? Só resta a Red ir atrás dela, para achá-la de uma vez por todas, para um acerto de contas final e... fatal! / The Blacklist 4.16 - Dembe Zuma (No. 10) (Estados Unidos, 2017) Direção: Jean de Segonzac / Roteiro: Jon Bokenkamp, Brandon Margolis / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff. 

The Blacklist 4.17 - Requiem  
Esse episódio é um dos mais explicativos de toda a série. Ele mostra o passado da assistente pessoal de Raymond, a "faxineira" Kate, a pessoa que era encarregada de dar sumiço aos corpos das pessoas que Red mandava matar. Pois bem, nesse longo flashback descobrimos que Kate no passado foi babá de Masha, ou melhor dizendo, a agente Elizabeth Keen. E mais, descobrimos que a mãe de Liz era agente da KGB e tinha um caso com... adivinhou? Isso mesmo, com o próprio Raymond. Assim fica aberta a porta para a suposta paternidade dele. Raymond 'Red' Reddington seria mesmo pai da agente Elizabeth Keen? O roteiro desse episódio não responde diretamente a essa pergunta, mas deixa a questão no ar. Sim, é possível que tudo seja verdade. Aliás é bem provável que essa seja a verdade dos fatos. Um excelente episódio para quem vem acompanhando a série há anos. Muitas questões são esclarecidas aqui. Por isso nao deixe de assistir para entender tudo o que está acontecendo na série. / The Blacklist 4.17 - Requiem (Estados Unidos, 2017) Direção: Terrence O'Hara / Roteiro: Jon Bokenkamp, Daniel Cerone / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff. 

The Blacklist 4.18 - Philomena (No. 61)
Quem é Philomena? Uma mulher contratada por Kate para chegar próximo de alguns assistentes e homens que trabalharam para Raymond 'Red' Reddington ao longo de todos esses anos. Primeiro cai um de seus homens no mercado de ações, depois seu advogado pessoal. Red está sempre um passo atrás dela que está disposta a destruir ele para sempre. E em um ringue de patinação jazem 86 corpos de supostas vítimas de Red. Há um novo agente do FBI disposto a provar que eles foram mortos por Reddington, enquanto esse tenta localizar Kate de todas as maneiras, afinal ela sabe muitos segredos de seu antigo chefe. Para Red tudo passa a ser uma corrida pela própria sobrevivência. / The Blacklist 4.18 - Philomena (No. 61) (Estados Unidos, 2017) Direção: Michael W. Watkins / Roteiro:  Jon Bokenkamp, Peter Noah / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff. 

The Blacklist 4.19 - Dr. Bogdan Krilov (No. 29)  
O procurado da vez se chama Bogdan Krilov. Ele é um especialista em implantar ou retirar memórias de suas vítimas. E trabalha vendendo seu serviço sujo no submundo da criminalidade.  Acaba sendo procurado por Kate Kaplan, que deseja acabar de uma vez por todas com Red. E qual seria sua ligação com Raymond? No passado eles já se encontraram e segundo o próprio Krilov seus serviços foram encomendados por Red. E isso, pasmem, envolveu também a agente Elizabeth Keen, para grande surpresa dela mesma. Nesse episódio Raymond também precisa rever um velho conhecido, Werner. Um homem cuja morte do seu querido filho teve muita a ver com Raymond. Red pensou em um plano, forjou um sequestro e deu tudo errado. O jovem filho de Werner foi assassinado. Agora Red precisa encarar seu velho aliado. A verdade vai doer em todos os envolvidos. Mais um bom episódio tendo como pano de fundo a caça de Red em relação a Kate. Ele precisa detê-la, antes que ela acabe com sua carreira criminosa. / The Blacklist 4.19 - Dr. Bogdan Krilov (No. 29) (Estados Unidos, 2017) Direção: Donald E. Thorin Jr / Roteiro: Jon Bokenkamp, Lukas Reiter / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff. 

The Blacklist 4.20 - The Debt Collector (No. 46)  
Esse episódio é muito interessante porque mostra como funciona a mente de Raymond 'Red' Reddington. Ele contrata os serviços de um criminoso chamado "O Cobrador de Dívidas". Esse sujeito promove "justiça", ou melhor dizendo, vingança com as próprias mãos. Para um traficante que vendeu cocaína para a filha de um senador, ele planeja uma morte horrível, dentro de um barril jogado ao mar. Pois bem, Red contrata esse mesmo assassino para sequestrar a agente Elizabeth Keen. E qual seria o propósito disso? Atrair Kate para uma armadilha mortal. Veja até onde iria Red para eliminar sua principal inimiga nesse momento da série. E claro, tudo termina em um grande tiroteio, envolvendo três grupos diferentes, os homens de Red, os contratados de Kate e, é claro, os agentes do FBI. Tiro pra todo lado, onde o mais importante passa a ser simplesmente sobreviver. / The Blacklist 4.20 - The Debt Collector (No. 46) (Estados Unidos, 2017) Direção: Bill Roe / Roteiro: Jon Bokenkamp, Kim Newton / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff. 

The Blacklist 4.21 - Mr. Kaplan (No. 4)  
O cerco vai se fechando para Raymond Reddington. Kate Kaplan, seu mais antiga colaboradora, segue seu plano de destruir Red. Agora ela ataca seus negócios, suas finanças. Os antigos parceiros vão deixando Reddington da lado e ele começa a perder o respeito no meio criminoso, algo que pode ser fatal para um homem como ele. Kaplan procura um agente do FBI que deseja mais do que tudo em sua carreira enfiar Red em uma prisão. E ela faz de tudo para isso também aconteça, inclusive invadindo um depósito do governo onde estaria um acordo de cooperação (Ilegal) entre Reddington e o FBI. Caso um documento dessas caísse em um tribunal seria o fim para Red e todos aqueles que o usaram como informante no FBI. Quem conseguirá escapar de um cerco desses? / The Blacklist 4.21 - Mr. Kaplan (No. 4) (Estados Unidos, 2017) Direção: Donald E. Thorin Jr / Roteiro: Jon Bokenkamp, John Eisendrath / Elenco:  James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff. 

The Blacklist 4.22 - Mr. Kaplan (No. 4): Conclusion
Esse é o último episódio da quarta temporada. E como termina a série "Lista Negra"? Ou melhor dizendo como termina essa quarta temporada de "The Blacklist"? Bom, logo no começo do episódio Kaplan se reúne com a procuradoria. Ela promete entregar todos os crimes de Reddington caso faça delação. E pede imunidade em troca. A procuradoria aceita, mas Raymond 'Red' Reddington tem cartas na manga. Ele usa uma prova que incrimina a secretária de segurança nacional para abafar o caso. E dá certo, o processo contra ele morre antes de começar. Então Reddington parte para o ataque final. Ele consegue localizar Kate Kaplan e os dois terminam em um encontro decisivo, cara a cara, numa ponte da cidade. O FBI logo cerca todo o perímetro.  Kate, sem saída, decide tomar uma decisão extrema. Ela pula da ponte para a morte. Kaplan se suicida, colocando um fim nos problemas que vinham causando para Red. Ou pelos menos isso é o que todos inicialmente pensam. Porém isso não é tudo. Na cena final do episódio a agente Elizabeth Keen vai até Reddington com um exame de DNA nas mãos. A pergunta que todos faziam desde o começo da série vai ser respondida. Raymond 'Red' Reddington é o pai de Elizabeth Keen? A resposta é... sim! Algo que vinha deixando pistas desde o primeiro episódio da série. Red é o pai da agente Keen! E isso obviamente muda tudo! Um final de temporada realmente cheio de revelações. Simplesmente espetacular! / The Blacklist 4.22 - Mr. Kaplan (No. 4): Conclusion (Estados Unidos, 2017) Direção: Michael W. Watkins / Roteiro: Jon Bokenkamp / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 25 de março de 2020

O Que Terá Acontecido a Baby Jane?

O que se pode dizer ainda desse clássico absoluto? É um dos filmes mais importantes da carreira de Bette Davis. O fato é que o filme recebeu esse título de obra prima merecidamente. A dupla central de atrizes literalmente forma a espinha dorsal do filme. Embora Joan Crawford esteja muito bem, principalmente nas cenas em que relembra seu passado glorioso há muito perdido, é Bette Davis quem brilha. Levando sua atuação a um novo patamar, Bette Davis encarna a estranha personagem Baby Jane Hudson, uma antiga atriz, que foi muito popular quando criança, mas que depois que cresceu viu sua carreira fracassar. Ela é corroída pela inveja de sua irmã Blanche. Interessante notar que vem de longe a tragédia que envolve astros mirins como vemos no argumento desse filme.

O interessante desse filme é que Bette Davis e Joan Crawford realmente se odiavam na vida real. Elas competiam em Hollywood há décadas. O clima de rivalidade acabou dando origem a uma inimizade profunda entre elas. Não se suportavam. Nem a presença da colega era suportada. Isso obviamente ajudou no filme, já que suas personagens também não conseguem conviver em paz. Outro ponto digno de nota é que na vida real a pessoa mais perversa entre elas não era Bette Davis, mas sim Joan Crawford, dito por muitas pessoas dentro da indústria cinematográfica como completamente desequilibrada.

Em ternos de elenco de apoio quem está muito bem é o ator Victor Buono. Fazendo o papel de um adulto com mentalidade de criança, que ainda mora com a mãe, o obeso personagem dá um toque a mais de melancolia a um argumento já bem servido disso. Por fim a direção de Robert Aldrich é de excelente nível técnico, pois ele nem transforma o filme em um teatro filmado e nem tampouco deixa toda a situação cair na monotonia. Isso fica bem claro pois embora seja um pouco acima da média em sua duração, o filme não se torna cansativo, deixando o espectador sempre interessado no desenlace das situações. Enfim, um belo clássico que merece sempre ser revisto.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (What Ever Happened to Baby Jane?, Estados Unidos, 1962) Direção: Robert Aldrich / Elenco: Bette Davis, Joan Crawford, Victor Buono, Maidie Norman / Sinopse: Baby Jane Hudson (Bette Davis) era uma criança prodígio que fazia o maior sucesso cantando e dançando, mas que ao crescer, foi esquecida pelo público. Sua irmã Blanche (Joan Crawford) por outro lado se tornou mais famosa do que ela. Contudo, Blanche sofre um acidente , fica paraplégica e vai morar com a irmã que cuidará dela, mas sem deixar de lado uma nada sutil tortura psicológica com ela. Filme premiado com o Oscar de Melhor Figurino (Norma Koch). Também indicado nas categorias de Melhor Atriz (Bette Davis), Melhor Ator Coadjuvante (Victor Buono), Melhor Direção de Fotografia (Ernest Haller) e Melhor Som (Joseph D. Kelly).

Pablo Aluísio.

A Dama Enjaulada

Excelente filme! Curiosamente nunca havia assistido antes. É um thriller de suspense, de natureza criminal, que deixa o espectador ligado nos acontecimentos. E tudo se passa na casa da senhora Cornelia Hilyard (Olivia de Havilland). Ela mora com seu filho em seu belo casarão ao velho estilo. Um dia esse decide viajar, a deixando sozinha. Ela tem problemas de locomoção, por causa de uma cirurgia. Para ir ao andar de cima de seu casarão ela precisa usar um pequeno elevador doméstico, muito popular nos anos 60, nos Estados Unidos. E para seu completo azar o elevador subitamente para, no meio da subida, por causa de falta de energia. E ela fica presa, literalmente enjaulada, precisando de socorro pois não pode ficar ali naquela situação já que é uma mulher idosa.

Quem acaba escutando o sinal de socorro é um vagabundo de rua. Um sujeito alcoólatra que entra na casa, não para salvar a senhora de sua situação, mas sim para roubar objetos de dentro da casa. Ele acaba pedindo ajuda a uma velha prostituta para roubar ainda mais coisas. A movimentação porém acaba chamando a atenção de um grupo de jovens criminosos, dementes, que também resolvem entrar na casa para roubar tudo e implantar o terror não apenas na senhora, mas também no outro casal que estava ali para roubar. Esses jovens delinquentes são liderados por um rapaz desequilibrado chamado Randall Simpson O'Connell (James Caan). Ele viveu toda a sua vida em reformatórios, é um desajustado violento e está disposto a matar todas as pessoas que estão na casa, para não deixar testemunhas para trás.

Como se pode perceber esse "A Dama Enjaulado" é um filme de extremos. Há um crime em andamento, um senhora da sociedade indefesa, e todos os tipos de personagens criminosos sórdidos. O destaque vai para o ator James Caan, ainda bem jovem, mas muito talentoso. Seu papel é a de um criminoso asqueroso, demente, que decide tocar o terror dentro daquela casa invadida. Ele é acompanhado por uma jovem loira, claramente doente mental e seu pequeno ajudante, um adolescente perverso e insano. O quadro geral é desolador. Fico imaginando um roteiro excelente desses nas mãos de um Alfred Hitchcock, mesmo sabendo que o diretor Walter Grauman tenha feito um ótimo trabalho aqui. Enfim, se você aprecia filmes criminais com altas doses de suspense psicológico, esse "A Dama Enjaulada" é uma opção imperdível.

A Dama Enjaulada (Lady in a Cage, Estados Unidos, 1964) Estúdio: Paramount Pictures / Direção: Walter Grauman / Roteiro: Luther Davis / Elenco: Olivia de Havilland, James Caan, Jeff Corey, Jennifer Billingsley, Ann Sothern / Sinopse: Cornelia Hilyard (Olivia de Havilland) é uma dama da sociedade que vê sua casa sendo invadida por um grupo de criminosos. Presa no elevador doméstico de seu casarão ele nada pode fazer para impedir os roubos, a não ser torcer para que saia viva daquela situação aflitiva e desesperadora.

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 24 de março de 2020

Quanto Mais Quente Melhor

“Ninguém é Perfeito!” – a última linha de diálogo de uma das comédias mais maravilhosas já realizadas, fechava com chave de ouro esse delicioso momento da carreira de Marilyn Monroe. Curiosamente a frase também poderia ser usada para se referir também a ela! Afinal Marilyn não era perfeita! Longe disso! Em “Quanto Mais Quente Melhor” ela mostrou todas as suas imperfeições. Chegava atrasada nas filmagens, não sabia suas falas, criava confusões com seus colegas de trabalho e enlouquecia Billy Wilder que já não sabia mais o que fazer com ela! Chegou a declarar a um jornalista que lhe perguntou como iam as filmagens: “É como estar dentro de um avião caindo, com uma louca entre os tripulantes!” Wilder como se percebe não era apenas um grande cineasta, mas também um criador de frases espirituosas! 

Apesar de todos os problemas enfrentados nas filmagens, o resultado final entrou para a história do cinema. Os bastidores da produção aliás são tão saborosos quanto o próprio filme. Quando o filme ficou pronto após as caóticas filmagens e Wilder conferiu o resultado pela primeira vez na sala de exibição do estúdio, ele ficou simplesmente maravilhado. Era incrível, mas Marilyn, a mesma que causou todos os tipos de problemas no set, era a mesma que aparecia linda e com fantástico talento cômico em cena. Monroe tinha essa qualidade única – ela conseguia transpor para as telas momentos raros, excepcionais, mesmo estando emocionalmente abalada, psicologicamente perturbada e fisicamente esgotada. Como o próprio diretor disse, a câmera de cinema amava Marilyn Monroe! Era um fenômeno da natureza. Se isso não era talento natural, nada mais poderia ser! O próprio Wilder reconheceu isso publicamente em diversas entrevistas e numa delas explicou: “Marilyn Monroe é uma amadora profissional. Ela tem dois pés esquerdos e espero que isso nunca seja corrigido. Não quero que ela vá a uma analista para sair de lá ‘consertada’. O que faz Marilyn esse mito é justamente essa característica dela!”

Ao lado da eterna Monroe temos em “Quanto Mais Quente Melhor” dois atores igualmente excepcionais. Tony Curtis e Jack Lemmon. Curtis vinha de uma sucessão de excelentes produções que tinham se tornado grandes sucessos de bilheteria. Cria da Universal Studios, ele finalmente alcançava o auge em sua carreira. Era um ator com raro timing de comediante (embora não fosse um) e conseguia como poucos interpretar o tipo mais esperto, beirando a malandragem. Como tinha ótimo visual enlouquecia o público feminino. Era um dos galãs mais populares de sua época. Aqui ele esbanjou carisma e química ao lado de Marilyn, isso apesar dos problemas que teve com a atriz. Infelizmente cometeu algumas grosserias com ela depois afirmando numa entrevista que “Beijar Marilyn era como beijar Hitler”! Uma frase infeliz que magoou bastante a atriz.

Já Jack Lemmon foi um poço de tranquilidade e calma mesmo nas conturbadas filmagens. Esse foi seguramente um dos melhores comediantes de todos os tempos em Hollywood. Seu humor era muito sofisticado, delicado, fino mesmo e não havia espaço para vulgaridades. Além de ótimo ator, era um pianista de mão cheia, que chegou inclusive a gravar alguns excelentes discos instrumentais. Um talento raro. Assim não é de se espantar que mesmo com o caos reinante na produção do filme tenhamos hoje um dos grandes clássicos do cinema americano, eleito por vários críticos como a “melhor comédia da história”. Marilyn Monroe, Tony Curtis, Jack Lemmon e Billy Wilder em um só filme não poderia resultar em outra coisa. O filme recebeu cinco indicações ao Oscar, inclusive de direção (Billy Wilder) e ator (Jack Lemmon), mas só foi premiado por figurino, uma injustiça! Deveria ter sido consagrado já em sua época e não anos depois como aconteceu. Infelizmente a Academia também não era perfeita! 

Quanto Mais Quente Melhor (Some Like a Hot, Estados Unidos, 1959) Direção: Billy Wilder / Roteiro: Robert Thoeren, Michael Logan / Elenco: Marilyn Monroe, Tony Curtis, Jack Lemmon, George Raft / Sinopse: Joe e Jerry (Lemmon e Curtis) são dois músicos que casualmente acabam testemunhando um crime cometido por gangsters perigosos. Para escapar da máfia, resolvem fugir vestidos de mulher num grupo musical formado apenas por garotas, dentre elas a cantora loira Sugar (Marilyn Monroe) que começa a desconfiar da dupla!

Pablo Aluísio. 

Almas Desesperadas

Esse foi um filme feito pela atriz Marilyn Monroe antes dela se tornar uma das maiores estrelas da história de Hollywood. Na época Marilyn era apenas uma garota bonita com um certo potencial. Uma starlet. E o mais interessante de tudo é que ela se saiu muito bem como atriz, sem apelar tanto para seu Sex Appeal. Claro, sua beleza e sensualidade natural sempre iriam chamar a atenção, mas esse não foi o foco do filme em si. A trama é engenhosa. Um casal deixa sua pequena filha aos cuidados da sobrinha do ascensorista do hotel onde estão hospedados. O problema é que a nova babá, chamada Nell Forbes (Marilyn Monroe), sofre de graves problemas psicológicos e mentais. A aproximação de um outro hóspede, Jed Towers (Richard Widmark), na vida de Nell só piora ainda mais a situação. Com isso a situação que já era delicada, se torna explosiva e altamente perigosa.

"Almas Desesperadas" foi o primeiro filme em que Marilyn Monroe realmente se destacou, surgindo com um papel importante. Até aquele momento ela se resumia a fazer papéis pequenos, sem grande importância. A maioria deles apenas aproveitando de sua beleza. Tudo muda aqui. Marilyn Monroe está em praticamente todas as cenas de um roteiro que se passa quase em tempo real, todo em uma só noite, dentro de um quarto de hotel. Muitos biógrafos e críticos afirmam que o papel da babysitter mentalmente perturbada era muito forte para uma Marilyn Monroe ainda tão jovem e inexperiente. De fato, não deve ter sido nada fácil interpretar um personagem assim com apenas 26 anos de idade, mas sinceramente discordo dos que criticam a atuação da atriz nesse filme. Achei sua atuação muito digna e correta. Marilyn, em nenhum momento, cai no exagero ou na caricatura. Para uma jovem estrela, sem muita experiência dramática, devo dizer que ela se saiu extremamente bem. O filme só funcionaria se Marilyn atuasse de forma satisfatória - e ela fez isso, com muita garra e sensibilidade, tenham certeza.

E como poderíamos definir esse filme? "Almas Desesperadas" é, em essência, um drama com toques de suspense e tensão. Quase cinema noir. A estrutura narrativa inclusive lembra uma peça de teatro. Os personagens estão concentrados em um ambiente fechado, dentro de uma situação limite. Poderia ter ficado pesado e chato, mas não, o filme se desenvolve muito bem em seus curtos 76 minutos. Richard Widmark segue a trilha da boa atuação de Marilyn Monroe e desfila elegância e charme durante as cenas. Aliás seu figurino chama bem a atenção pois revela a moda masculina na primeira metade dos anos 1950 com ternos enormes, folgadões, que alguns anos depois viriam a virar moda novamente. E ele era certamente o ator ideal para atuar nesse tipo de papel. Geralmente interpretava personagens que eram anti-heróis ou vilões assumidos. Nunca foi um ator de papéis de sujeitos bonzinhos ao longo de toda a sua carreira.

Para uma produção B da Fox, achei tudo de bom gosto. O hotel onde se passa a estória foi bem recriado e os demais figurinos são bonitos. E por falar em beleza, Marilyn estava linda, maravilhosa na época. Ainda com o frescor da juventude ela fotografou muito bem nas cenas. Com cabelos mais escuros que o normal, os fãs da atriz foram presenteados com vários closes de seu rosto inesquecível. Mesmo fazendo papel de maluquinha sua sensualidade acabou explodindo em cada tomada. Não foi à toa que ela se tornou um dos grandes símbolos sexuais do século XX. Embora seu papel não fosse essencialmente sensual, ela o tornava assim naturalmente. A Fox inclusive investiu bem nisso, a começar pelo poster do filme explorando a sensualidade de Marilyn de forma bem ostensiva e descarada. Em conclusão podemos afirmar que "Almas Desesperadas" não decepciona. É um registro histórico da ascensão de um dos maiores mitos da história do cinema! Só isso já o torna obrigatório.

Almas Desesperadas (Don't Bother to Knock, Estados Unidos, 1953) Direção: Roy Ward Baker / Roteiro: Daniel Taradash baseado na novela de Charlotte Armstrong / Elenco: Richard Widmark, Marilyn Monroe, Anne Bancroft, Donna Corcoran, Jeanne Cagney / Sinopse: Casal que vai a um jantar de gala contrata jovem babá chamada Nell Forbes (Marilyn Monroe) para cuidar de sua filhinha. A babá é sobrinha do ascensorista do hotel e desde que seu namorado morreu na guerra sofre de crises mentais. E esse se torna o grande problema daquela noite.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Laranja Mecânica

Sem dúvida o filme mais polêmico do mestre Stanley Kubrick. O diretor escreveu o roteiro, adaptando o estranho livro de Anthony Burgess. Lançada em 1962, a obra literária não foi totalmente compreendida na época. Para muitos o livro era violento demais. Porém a intenção do autor era justamente fazer um texto que criticasse a violência da juventude de sua época. De quebra tecia inúmeras críticas a sistemas estatais autoritários. E por não ter sido entendido, o livro acabou sendo acusado justamente daquilo que criticava de forma inteligente. Isso de certa forma também aconteceu com o filme. Kubrick queria mandar a mensagem do livro original para as telas de cinema, mas novamente não foi bem interpretado. Nesse processo criou-se uma grande polêmica que de certa forma segue ainda nos dias de hoje.

E essa acabou sendo a marca principal dessa controvertida obra de Kubrick. Mesmo após tantos anos de seu lançamento o impacto ainda continua, pois "Laranja Mecânica" continua despertando ódios e paixões na mesma intensidade. Para muitos especialistas na filmografia do diretor a película não é a obra prima definitiva do cineasta, mas certamente é um de seus filmes mais intrigantes e complexos. A trama pode até soar absurda, vulgar e ofensiva para muitos, porém esse é o tipo de filme em que sua verdadeira riqueza não está na superfície do que se vê nas telas, mas sim em seu subtexto, naquilo que o diretor quis passar para o público.

A trama começa mostrando um grupo de jovens rebeldes cujos interesses podem ser resumidos em ultra violência, sexo e música clássica, não necessariamente nessa ordem. Os jovens não possuem qualquer perspectiva de futuro e por isso passam todo o seu tempo barbarizando a civilização, tal como imposta por um Estado opressor. Assim invadem uma casa, estupram uma mulher na frente de seu marido, espancam, humilham e colocam para fora todos os seus instintos mais viscerais, selvagens e obtusos. Kubrick capta tudo, como se estivesse até mesmo tendo prazer em mostrar aquilo. Ele transforma os atos irracionais de seus personagens em uma opereta insana.

A violência extrema de “Laranja Mecânica” chocou o público em seu lançamento (aliás choca até hoje). O diretor teve que lidar com uma saraivada de críticas e ofensas e muitas pessoas abandonaram a sala com menos de 20 minutos de exibição. De fato não há como negar que é um filme extremo, que mexe com os instintos mais básicos do público. Muitos se sentiram ofendidos e o filme enfrentou problemas em alguns países. Aqui no Brasil ele foi censurado por anos. Em plena ditadura militar a obra foi considerada grotesca e até pornográfica. Nas cenas de nudez a censura mandou colocar "bolinhas saltitantes" em cima das genitálias femininas das personagens, mesmo sendo o filme proibido para menores de 18 anos. E isso após muito esforço para lançar o filme em nossos cinemas. Até mesmo porque sua mensagem contra regimes autoritários ia contra tudo o que a ditadura militar no Brasil representava.

Na verdade “Laranja Mecânica” é um manifesto contra a opressão, o autoritarismo e a invasão das liberdades individuais por um Estado de exceção. Kubrick faz uma dura crítica aos meios repressivos mais incisivos. Isso é bem demonstrado quando os delinquentes do filme são capturados e começam a passar por uma verdadeira lavagem cerebral onde seus valores são todos trocados pelos valores que o Estado entende ser os adequados. O indivíduo é apagado, virando um reflexo amorfo da coletividade estatal, forte, onipresente, incontrastável. É realmente uma pena que poucas pessoas tenham entendido essa mensagem na época (e muitas não entenderam até hoje). No meio de tudo fica apenas o registro da genialidade do excêntrico Kubrick, que não estava preocupado em agradar a ninguém a não ser ele mesmo e sua arte.

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, Estados Unidos, Inglaterra, 1971) Direção: Stanely Kubrick / Roteiro: Stanley Kubrick, baseado no livro de Anthony Burgess / Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates / Sinopse: Em um futuro indeterminado um grupo de jovens delinquentes caem nas garras de um Estado opressor que começa um sistema de lavagem cerebral para mudar sua forma de pensar e se comportar. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Roteiro, Direção e Edição. Indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Direção e Melhor Ator (Malcolm McDowell).

Pablo Aluísio.

Ao Mestre Com Carinho

Esse é um clássico do cinema, muito querido inclusive no Brasil. Na história temos como protagonista Mark Thackeray (Sidney Poitier), um professor americano negro que chega para ensinar numa escola pública na região mais pobre de Londres. Os alunos são todos indisciplinados, rebeldes e desmotivados. Um deles chega a se referir a uma pilha de livros como porcaria! Inicialmente hostilizado, intimidado e ridicularizado o professor aos poucos vai conquistando a simpatia de sua classe, tudo a custa de muita dignidade, exemplo e postura. Depois de algum tempo o mestre consegue compreender que as atitudes de seus alunos são reflexos de suas vidas familiares desajustadas e disfuncionais. A violência verbal e física que sofrem de seus próprios pais se reflete depois em seu comportamento escolar. A escola também funciona como ponto de parada final para alunos que nenhuma outra escola de Londres mais aceita – e para onde só vão os desajustados, incorrigíveis e violentos. Com calma, paciência e disciplina, o mestre espera conquistar a consideração e a atenção de seus jovens alunos, que parecem completamente perdidos em suas vidas.

“Ao Mestre Com Carinho” é seguramente um dos maiores clássicos do cinema em seu tema. O assunto já havia sido explorado muito bem antes em “Sementes da Violência” (curiosamente com Poitier interpretando um aluno rebelde), mas ganha uma roupagem mais de acordo com a década de 1960. Em seu argumento são mostrados aspectos sociais, culturais e raciais da sociedade. O professor é negro, vindo de origem pobre e sofre inicialmente por causa disso. Apenas sua firmeza de caráter lhe garante o respeito devido a que merece. Na época de seu lançamento, o filme foi muito elogiado por sua coragem e sensibilidade pois temas considerados complicados eram retratados com bastante cautela. A classe mostrada no filme nada mais é do que um microcosmo da parte mais pobre da capital inglesa e disseca uma série de jovens sem um grande futuro pela frente. Além do texto socialmente consciente “Ao Mestre Com Carinho” também mostrou-se relevante do ponto de vista musical. Sua trilha sonora foi premiada com o Grammy e a canção "To Sir, with Love", cantada por Lulu, se tornou um grande sucesso popular. Assim fica a dica desse belo momento do cinema da década de 1960 que consegue com maestria discutir os problemas educacionais de seu tempo de forma impecável.

Ao Mestre Com Carinho (To Sir, with Love, Estados Unidos, Inglaterra, 1967) Direção: James Clavell / Roteiro: James Clavell baseado no livro “To Sir, With Love” de E. R. Braithwaite / Elenco: Sidney Poitier, Christian Roberts, Judy Geeson, Suzy Kendall, Lulu / Sinopse: O filme mostra a chegada de um professor americano negro (Sidney Poitier) para ensinar em uma escola pública Londrina. Com uma classe formada por alunos rebeldes e violentos, ele tentará lhes ensinar lições de cidadania, cortesia e boa educação. Filme indicado ao Grammy Awards. Vencedor do Laurel Awards.

Pablo Aluísio 

domingo, 22 de março de 2020

Os Cavaleiros da Távola Redonda

Ótima produção da  Metro-Goldwyn-Mayer que não poupou esforços em realizar um belo filme para contar a também bela lenda do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda. O roteiro, muito bem escrito por sinal, mostra desde o surgimento de Arthur como aspirante ao trono até sua subida ao poder, suas lutas, guerras, glórias e queda do lendário monarca. O enredo começa logo após a saída do Império Romano da Bretanha. Seu vácuo de poder leva a ilha a uma encruzilhada de guerras sem fim. Vários senhores feudais brigando juntos pela posse do maior território possível. Para parar a anarquia reinante era necessária a centralização do poder na figura de um único soberano inglês.

É justamente aí que entra a figura de Arthur (Mel Ferrer). O mago Merlin (Felix Aylmer) avisa aos nobres que a lenda afirma que apenas o futuro rei da Inglaterra poderia retirar a espada Excalibur do metal de uma bigorna. Após vários candidatos tentarem - e falharem - resta ao desacreditado Arthur (considerado um filho bastardo, sem nobreza) retirar a mágica espada para se tornar o soberano absoluto de todos os senhores feudais britânicos. Isso daria origem ao seu famoso reinado, ao lado de seus cavaleiros como Lancelot (Robert Taylor) e Percival (Gabriel Woolf), o cavaleiro em busca do cálice sagrado. Além deles temos ainda todos os demais personagens cativantes que tanto conhecemos dessa mitologia.

"Os Cavaleiros da Távola Redonda" realmente é uma produção de encher os olhos. Figurino, cenários (a produção foi rodada na Inglaterra) e os diálogos são todos muito bem trabalhados, diria até refinados, dando aquele ar de produção classe A que só os antigos épicos possuíam. Claro que o argumento não tira maiores liberdades com a estória de Arthur, procurando de forma às vezes quase didática, seguir a versão oficial que chegou até nós através da música, dos poemas e das cantigas dos antigos menestréis e trovadores. No auge da popularidade do cinema em cores e da tecnologia do Technicolor, o que vemos é uma infinidade de figurinos coloridos, vibrantes, como convém ao vestuário típico da Idade Média daquele período. É um filme bonito de se ver.

Em termos de elenco o destaque é a atriz Ava Gardner  como a rainha adúltera Guinevere. Ela está belíssima em cena. Nem um pouco deslocada com o material medieval, ela surge maravilhosa, mostrando aquela estampa de fina postura que só as antigas estrelas do cinema tinham. Aliás o texto fica bastante focado na complicada relação da rainha com o cavaleiro Lancelot (na pele de um afetado Robert Taylor). Arthur, o mago Merlin e os demais membros da Távola Redonda, ficam assim até mesmo parecendo meros coadjuvantes diante da tensão sexual entre Gardner e Taylor. Afinal de contas a lenda do Rei Arthur não se resume apenas a um retrato de um rei mitológico, mas também ao complicado caso de um amor impossível entre Lancelot e Guinevere. Pelo visto nem mesmo Camelot escapou da infidelidade conjugal. Assim deixo a dica desse ótimo épico medieval com ares de romance e duelos entre nobres cavaleiros. Sem dúvida um belo filme.

Os Cavaleiros da Távola Redonda (Knights of the Round Table, Estados Unidos, 1953) Direção: Richard Thorpe / Roteiro: Talbot Jennings, Jan Lustig / Elenco: Robert Taylor, Ava Gardner, Mel Ferrer, Stanley Baker, Anne Crawford, Felix Aylmer, Gabriel Woolf / Sinopse: O filme narra as mitológicas aventuras do Rei Arthur e seus Cavaleiros da Távola Redonda. Ao levantar a espada Excalibur ele se torna um dos mais celebrados Reis da história da Inglaterra.

Pablo Aluísio.

El Cid

El Cid segue sendo um grande filme épico medieval. Mais um ponto alto na carreira do ator Charlton Heston. Logo ele, um dos mais bem sucedidos atores de todos os tempos nesse estilo cinematográfico. Basta lembrar de clássicos absolutos como "Ben-Hur" e "Os Dez Mandamentos". De fato bastaria apenas esses dois filmes para colocar Heston entre os grandes nomes da era de ouro de Hollywood. Porém ele foi além, estrelando também outros grandes filmes. El Cid é certamente um dos melhores deles. É uma grande produção. O filme não economizou nos custos. Há uma infinidade de figurantes, batalhas épicas e exércitos. Na época nada disso poderia ser feito de forma digital como se faz hoje em dia, assim tudo o que se vê na tela é real e até hoje impressiona, principalmente na batalha final travada nas praias do castelo de Valença. O Produtor Samuel Bronston tinha fama de não economizar nos custos de seus filmes. Assistindo El Cid entendemos bem a razão dessa sua fama.

O filme conta a história desse personagem histórico ainda hoje muito conhecido, o guerreiro e cavaleiro El Cid, venerado em alguns países europeus como um dos grandes heróis da história. Essa visão é meio distorcida. O roteiro de El Cid segue esse erro pois é pouco correto do ponto de vista histórico. No filme o cavaleiro é visto como um homem de atitudes grandiosas, nobres. O fato porém é que El Cid era algo que hoje em dia poderia ser definido facilmente como mercenário, ou seja, após ser exilado ele colocava seu exército particular à disposição de quem lhe pagasse mais, sejam cristãos ou mouros. Outro fato que foge da realidade histórica se refere à própria morte de El Cid. No filme seu final vai de encontro ao famoso poema medieval que o enobrecia como símbolo de virtude. Na história real sua morte foi bem mais banal e comum pois faleceu em seu castelo e não em luta de forma heroica como mostrada no filme.

A direção do filme ficou em boas mãos. Anthony Mann dirigiu grandes filmes ao longo de sua carreira, inclusive "Winchester 73" (western com excelente elenco, contando com Rock Hudson e James Stewart), "A Queda do Império Romano". "Cimarron" entre outros. Definitivamente "El Cid" foi o filme mais caro que se envolveu. As filmagens ocorreram na Espanha e Itália com equipe estrangeira e não deve ter sido nada fácil organizar e dirigir uma produção desse nível. Mesmo assim o resultado grandioso ficou muito bom, embora se perceba vários "vácuos" no filme, isso apesar dele ter mais de três horas de duração. A impressão que tive foi que o diretor se perdeu um pouco no corte ideal para o filme, pois há sequências enormes e desnecessárias, como o longo romance entre os personagens do casal Heston e Loren. Já outros personagens importantes na história não mereceram a mesma atenção. Como diretor ele deveria ter feito um filme mais enxuto e focado na minha opinião.

Outros problemas podem ser encontrados ao longo do filme. O romance entre Charlton Heston e Sophia Loren, por exemplo, não decola no filme. Na minha opinião o problema é a falta de talento da bela atriz. Sophia Loren tinha exageros de caracterização, cacoetes que ela trazia do cinema italiano e isso nem sempre funcionava bem. Heston, por sua vez, repete suas atuações de personagens épicos, que são virtuosos e acima do bem e do mal. Os atores que interpretam os dois reis em conflito (na realidade eram quatro) são fracos, em especial John Fraser que interpreta o Rei Alfonso. Muito afetado, ficou mais parecendo uma versão medieval de Calígula. Mesmo assim, com esse pequenos problemas em detalhes, não há como negar as qualidades cinematográficas dessa obra.

El Cid (El Cid, Estados Unidos, Itália, 1962) Direção: Anthony Mann / Roteiro: Fredric M. Frank, Philip Yordan / Elenco: Charlton Heston, Sophia Loren, Raf Vallone / Sinopse: Épico que narra a história do guerreiro medieval El Cid que lutou contra as invasões mouras na Península Ibérica durante a alta idade média. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Música (Miklós Rózsa). Indicado no Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme - Drama, Melhor Direção e Melhor Trilha Sonora Original (Miklós Rózsa).

Pablo Aluísio.

sábado, 21 de março de 2020

Fugindo do Inferno

Esse é um dos clássicos sobre a II Guerra Mundial mais lembrados pelos cinéfilos. E também é um dos filmes mais famosos do astro Steve McQueen, aqui em plena forma, prestes a se tornar um dos mais bem sucedidos atores de sua geração. Seus filmes começavam a se destacar no topo dos grandes sucessos de bilheteria e ele por sua vez entrava na lista dos mais bem pagos de Hollywood. O sucesso finalmente batia em sua porta, dessa vez para ficar. A história do filme foi baseada em fatos históricos reais, porém com toques mais dramáticos para trazer agilidade e ação ao filme como um todo. O enredo era pura emoção e adrenalina.

Tudo se passa dentro de um campo de prisioneiros de guerra do III Reich, da Alemanha nazista. Um grupo de prisioneiros ingleses e americanos tenta de todas as formas fugir desse campo. O interessante é que pelo menos nessa época os alemães separavam militares inimigos presos no campo de batalha das pobres vítimas do holocausto. Depois com a deterioração completa da Alemanha as coisas ficaram mais complicadas, misturando priscioneiros de guerra com judeus. Todos acabavam nos campos de extermínio. Era uma violação direta de tratados internacionais sobre guerras mundiais como essa. 

Essa prisão retratada no filme, por outro lado, foi especialmente construída pelo Terceiro Reich para abrigar os maiores mestres em fugas sob custódia no conflito. Esse é certamente um dos filmes mais lembrados quando se trata de fitas sobre fugas espetaculares. Além disso é considerado uma das produções mais populares estreladas pelo carismático Steve McQueen, na época no auge de sua popularidade como astro de filmes de ação. Embora pouca gente perceba isso, o fato é que "The Great Escape" tem grande "parentesco" com outro clássico estrelado por McQueen, o clássico e aclamado faroeste "Sete Homens e Um Destino". Ambos foram dirigidos pelo mesmo cineasta e conta com praticamente a mesma equipe no mesmo estúdio de cinema. São produções irmãs, vamos colocar nesses termos.

E se comparar bem os dois filmes veremos que "Fugindo do Inferno" conta com uma produção bem acima da média. Melhor do que o faroeste anterior. Tudo fruto, é óbvio, do grande sucesso do primeiro filme. Nesse filme de guerra a direção do cineasta John Sturges se destaca. Sempre o considerei um diretor subestimado na história de Hollywood. Provavelmente não lhe davam o devido valor porque seus filmes eram bem populares e tinham grande apelo junto ao público. O velho preconceito contra filmes que eram considerados comerciais demais. Bobagem. Pessoalmente considerado esse filme aqui uma verdadeiro obra-prima do cinema.

O roteiro foi baseado no livro de memórias de um participante da fuga, que realmente aconteceu em 1944, já na fase final da II Guerra Mundial. Claro que o filme toma enormes liberdades com o material original, o livro de Paul Brickhill. O túnel que vemos em cena certamente é irreal, tal o seu grau de sofisticação. Obviamente que a escavação real mais parecia com um mero buraco do que qualquer outra coisa, muito longe do que vemos na tela. A cena em que Steve McQueen pula a cerca do campo com uma moto também é puramente ficcional. Acabou se tornando a cena mais famosa do filme. De qualquer forma isso não desmerece as qualidades do filme. Afinal cinema tem sua própria linguagem e em determinados momentos exige uma certa mudança do que efetivamente aconteceu no mundo real. "Fugindo do Inferno" é certamente um dos melhores filmes de guerra já feitos. Movimentado, bem escrito e com muito suspense e emoção. Um marco nesse gênero cinematográfico.

Fugindo do Inferno (The Great Escape, Estados Unidos, 1963) Direção: John Sturges / Roteiro: James Clavell, W.R. Burnett baseados no livro de Paul Brickhill / Elenco: Steve McQueen, James Garner, Richard Attenborough, James Donald, Charles Bronson, Donald Pleasence, James Coburn, Hannes Messemer, David McCallum / Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial um grupo de prisioneiros é enviado para um campo de prisioneiros do exército alemão. Os que estão ali são especializados em fugas, por isso o lugar passa a ter forte esquema de segurança, o que não impede dos militares aliados de procurarem por novos meios de fugir daquele inferno. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Edição (Ferris Webster). Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme - Drama.

Pablo Aluísio. 

Os Heróis de Telemark

Título no Brasil: Os Heróis de Telemark
Título Original: The Heroes of Talemark                    
Ano de Produção: 1965
País: Estados Unidos
Estúdio: Benton Film Productions
Direção: Anthony Mann
Roteiro: Ivan Moffat, Ben Barzman
Elenco: Kirk Douglas, Richard Harris, Ulla Jacobsson, Michael Redgrave, David Weston, Alan Howard

Sinopse:
A história do filme é baseada em fatos históricos reais. Tudo se passa na fria e distante Noruega. Membros locais da resistência à ocupação nazista e agentes da inteligência britânica se unem na missão de impedir que o III Reich venha a fabricar sua bomba atômica. Um comando especial é enviado em missão secreta para sabotar todos os planos do exército alemão. A intenção é colocar tudo abaixo, para que os nazistas não consigam ter em mãos essa arma de destruição em massa.

Comentários:
A década de 1960 foi a última dos filmes de guerra ao velho estilo. Esses roteiros bem patrióticos, ufanistas até, seriam substituídos por temas mais tensos, mais críticos. Na década de 1970 filmes como "Apocalypse Now" colocariam um fim a essa antigo forma de retratar os soldados e combatentes nos fronts de batalha. A própria guerra do Vietnã e seus problemas sociais iriam se tornar um muro para a produção de filmes como esses. Dito isso, sobre essa ar meio antigo, um tanto ultrapassado em termos de filmes de guerra, esse "The Heroes of Telemark" tem seus bons momentos. O grande atrativo vem do elenco e da direção. A presença de Kirk Douglas em qualquer filme já vale a sessão, mas quem brilha mesmo é Richard Harris! Que grande ator ele foi. Domina da primeira à última cena em que aparece. Grande talento. Por fim temos também a direção de Anthony Mann. Seus grandes filmes foram os de faroeste que rodou ao lado de James Stewart. Aqui também não perdeu a mão, concluindo um filme de guerra eficiente e bem conduzido. Acima de tudo o filme mantém o interesse porque o roteiro é bom. E é bom justamente porque conta uma história por demais interessante. Havia na guerra uma disputa para saber qual lado iria construir a primeira arma nuclear da história. Claro que esse tipo de bomba jamais poderia ser produzida por Hitler pois o custo humano de milhões de vidas iria ser alto. Por essa razão os militares do filme acabaram se tornando grandes heróis na II Guerra Mundial. O que eles evitaram sem dúvida não pode ser nem ao menos calculado. Nessa missão eles certamente salvaram milhões de vidas de inocentes.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Bravura Indômita

Não existe nada mais perigoso no mundo do cinema do que refilmar antigos clássicos absolutos do passado. Quando o remake de "Bravura Indômita", western clássico com John Wayne, foi anunciado eu temi pelo pior. Não havia esquecido ainda de vários remakes desastrosos que foram feitos como "Psicose", por exemplo. Se é um marco da história do cinema, qual é a finalidade de refazer tal filme? Além da falta de originalidade os remakes sofrem de outro problema, sempre caindo em uma verdadeira armadilha: ou seguem literalmente o filme original e aí se tornam inúteis ou então tentam inovar correndo o risco de despertar a fúria dos fãs da obra original. As duas opções, convenhamos, não são nada boas.

Eu fiz questão de rever o original poucos dias antes de assistir a esse remake justamente para ter uma base melhor de comparação com o filme dos irmãos Coen. A minha impressão é a de que essa nova versão preferiu seguir o caminho da refilmagem mais fiel ao original, sem inovações impertinentes ou banais. Os diretores tiveram um certo respeito pelo filme original. Embora seguindo lado a lado com o filme de John Wayne, o remake também apresenta pequenas e pontuais novidades. Afinal os irmãos Coen, tão autorais em sua filmografia, não iriam dirigir um filme totalmente desprovido de originalidade.

Não resta dúvida, por exemplo, que essa nova versão tem um roteiro bem mais explicativo do que o filme de 1969, mostrando mais aspectos do livro que deu origem aos dois filmes. A reconstituição histórica também segue mais condizente com a época em que se passa a história. Esses são certamente pontos positivos aqui. É um filme, como disse antes, muito bem feito, com tudo colocado no lugar certo, mas curiosamente sem grandes surpresas, chegando a ser até mesmo um pouco convencional, isso claro se compararmos com o primeiro filme. Burocrático? Não chega a incomodar nesse aspecto. Respeitoso em excesso com o filme original? Certamente.

Um dos grandes méritos dessa nova versão vem de seu elenco. E aqui temos que destacar o trabalho do ator Jeff Bridges. É fato que Rooster Cogburn é um personagem à prova de falhas, pois foi ótimo para John Wayne e novamente caiu muito bem na caracterização de Bridges. O que mais me chamou a atenção é que a interpretação no novo remake é quase uma homenagem velada ao desempenho anterior de Wayne. Até a entonação vocal é extremamente semelhante. Bridges, em certos momentos, é quase uma paródia de Wayne, tudo muito igual e parecido. É uma homenagem ao grande ator do passado, que inclusive foi premiado com o Oscar, após longos anos de carreira, justamente pela interpretação desse personagem. Palmas para Jeff Bridges! No final de tudo, gostei desse novo filme. Penso que o caminho certo a seguir por remakes é justamente esse. Ser bem fiel ao livro original, preservando aspectos do filme clássico.

Bravura Indômita (True Grit, Estados Unidos, 2010) Direção: Ethan Coen, Joel Coen / Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen baseado na novela escrita por Charles Portis / Elenco: Jeff Bridges, Matt Damon, Hailee Steinfeld / Sinopse: Jovem garota (Hailee Steinfeld) resolve contratar velho agente federal gordo e bêbado chamado Rooster Cogburn (Jeff Bridges) para encontrar um grupo de criminosos que mataram seu pai. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Jeff Bridges), Melhor Atriz Coadjuvante (Hailee Steinfeld), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia (Roger Deakins), Melhor Figurino, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Direção de Arte.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 19 de março de 2020

Os Jovens Pistoleiros

A década de 1980 produziu bons filmes de western. Claro, a era de ouro desse gênero cinematográfico ocorreu nos tempos de John Wayne e Randolph Scott, mas inegavelmente bons filmes de faroteste chegaram aos cinemas durante os anos 80. Um deles foi esse "Os Jovens Pistoleiros". A intenção era muito interessante, contar a história de Billy The Kid, sem o aspecto mais romanceado das versões anteriores. Era uma tentativa de se chegar o mais próximo possível da história real do famoso pistoleiro. É fato que o filme não chegou a ser cem por cento realista, mas temos que admitir que o resultado ficou muito bom. 

O curioso é que esse filme acabou ganhando uma continuação que foi mais popular e mais bem sucedida comercialmente do que esse primeiro filme. A sequência intitulada "Jovens Demais Para Morrer" fez um grande sucesso de bilheteria. Também teve uma trilha sonora que vendeu muito na época. Era um filme muito mais pop do que esse primeiro, que tem uma tônica mais séria, mais centrada em contar os primeiros anos de Billy The Kid.

E por falar em Billy, o ator Emilio Estevez está muito bem em seu papel. Irmão de Charlie Sheen e filho do grande Martin Sheen, ele teve aqui seu melhor papel na carreira. E era ainda bem jovem, muito concentrado em capturar pelo menos em tese a figura do pistoleiro Kid. E o roteiro colaborava bem para isso. Pena que as informações históricas sobre Billy The Kid sejam escassas. Conhecemos bem suas "façanhas" criminosas, suas fugas espetaculares dos homens da lei de sua época, mas não se sabe, por exemplo, como era a personalidade dele. Estevez fez um bom trabalho nesse sentido. Ele trouxe uma jovialidade ao personagem que é um dos grandes méritos do filme como um todo.

Os Jovens Pistoleiros (Young Guns, Estados Unidos 1988) Direção: Christopher Cain / Roteiro: John Fusco / Elenco: Emilio Estevez, Kiefer Sutherland, Lou Diamond Phillips, Charlie Sheen, Jack Palance, Terence Stamp / Sinopse: O filme procura resgatar a história do pistoleiro e criminoso Billy The Kid, que ficou famoso no velho oeste por causa de suas fugas e pela caçada dos homens da lei para aprisioná-lo. Nesse primeiro filme é contado os primeiros anos da vida de bandoleiro e pistoleiro do velho oeste.

Pablo Aluísio. 

Caçada Sádica

Num belo dia de sol, enquanto o machista, mulherengo e violento Brandt Ruger (Gene Hackman) se diverte dentro de um trem particular com amigos e prostitutas, sua belíssima mulher Melissa (Candice Bergen) é sequestrada na porta de casa pelo bando de Frank Calder (Oliver Reed). O mais incrível disso tudo é que apesar da situação angustiante e tenebrosa, o sequestrador não está querendo dinheiro; ele só quer que Melissa o ensine a ler e escrever. Quando fica sabendo do sequestro, Ruger, juntamente com alguns amigos caçadores e exímios atiradores, lança-se à caça do sequestrador de forma impiedosa e letal, utilizando poderosos rifles com mira telescópica (uma novidade para a época).

Para piorar as coisas e deixar o caçador Brandt Ruger ainda mais furioso, o coração de sua bela Melissa pode estar apaixonado pelo belo par de olhos azuis do bandidão que, ao contrário do marido estúpido e grosseiro, cuida de Melissa com amor e carinho. Caçada Sádica (The Hunting Party - 1971) dirigido por Don Medford (A Organização) foi alinhavado em torno de um cenário árido, quente, cruel e sem espaços para a poesia. As cenas de caça ao sequestrador e seu bando são impressionantes e extremamente bem feitas; não só pela reverberação do som dos tiros, como também pela inacreditável distância em que são executados, levando Calder e seu bando à beira da loucura. Uma ótima produção inglesa encabeçada por um elenco de primeira linha e com Gene Hackman como sempre atuando em alto nível. Nota 8.

Caçada Sádica (The Hunting Party, Inglaterra, 1971) Direção: Don Medford / Roteiro: Gilbert Ralston, Lou Morheim / Elenco: Gene Hackman, Oliver Reed, Candice Bergen / Sinopse: O violento Brandt Ruger (Gene Hackman) sai no encalço de Frank Calder (Oliver Reed) e seu bando por terem sequestrado sua esposa Melissa (Candice Bergen). Violento western da década de 70 com Gene Hackman em ótima forma.

Telmo Vilela Jr.

quarta-feira, 18 de março de 2020

Silverado

Excelente faroeste produzido em meados da década de 1980. "Silverado" surgiu em uma época em que os grandes estúdios tentavam revitalizar o gênero western. É bem sintomático chamar a atenção para o fato do filme ter sido produzido nos anos 80, quando não havia mais regularidade no lançamento de faroestes no cinema. John Wayne havia partido seis anos antes e deixado uma lacuna, um mercado de fãs de western sem novos lançamentos, sem novos filmes. O faroeste italiano ainda produzia filmes com regularidade, mas esses iam ficando cada vez mais baratos ao longo dos anos. A indústria americana de cinema parecia não investir mais em filmes de western, o que era algo a se lamentar.

Como os antigos astros já estavam velhos e aposentados, o jeito foi adaptar todo um elenco de novatos para encarar o desafio. O elenco é liderado por Kevin Kline cuja carreira foi construída em cima de comédias como “Um Peixe Chamado Wanda” e “Será Que Ele é?”, não tendo muito a ver com o estilo. Curiosamente ele acabou se saindo bem no filme. Danny Glover da série “Máquina Mortífera” também foi escalado. Sua escolha foi mais uma jogada comercial, para chamar mais atenção ao filme. Melhor se saem Brian Dennehy, que aqui repete um personagem bem parecido com o que fez em "Rambo", o xerife corrupto que abusa de sua autoridade e Scott Glenn, que lembrava fisicamente muito Clint Eastwood. Outro aspecto curioso de "Silverado" foi a presença de um jovem Kevin Costner, interpretando um garotão inconsequente que sempre se metia em problemas por onde passava. E pensar que alguns anos depois o próprio Costner iria dirigir e atuar em um clássico do western, "Dança com Lobos". Esse "Silverado" foi, de certa forma, seu ensaio no gênero.

O enredo de Silverado era uma miscelânea de vários e vários faroestes do passado. Uma espécie de homenagem aos aspectos mais valorizados da mitologia do velho oeste. Na estória acompanhamos um grupo de amigos que chega na cidade de Silverado, no Colorado (com locações reais no Novo México), agora dominada completamente por um xerife corrupto e seu grupo de capangas. Aterrorizando os moradores, o xerife, na realidade um antigo bandoleiro e pistoleiro se fazendo passar por bom cidadão, acabava literalmente tomando conta do lugar, se tornando proprietário do saloon local e das propriedades circunvizinhas à cidade. Para aumentar ainda mais seu domínio, ele não hesitava em matar, ameaçar e massacrar todos os que ousavam se opor ao seu poder.

A trilha sonora de "Silverado" foi assinada por Bruce Broughton e chamava atenção pela sua beleza. De fato a música incidental não deixava espaços em branco durante o filme, preenchendo tudo de forma bem suntuosa. Seu trabalho acabou sendo indicado ao Oscar. O diretor Lawrence Kasdan poderia ter dado mais agilidade ao filme, com um corte em sua duração – que muitas vezes soa excessiva – mas o saldo final foi inegavelmente positivo. "Silverado" fez sucesso de bilheteria e agradou ao público na época. Pena que mesmo sendo bem sucedido o filme não conseguiu redimir o gênero que ficaria ainda mais alguns anos na geladeira com poucas e esparsas novas produções em Hollywood.

Silverado (Silverado, Estados Unidos, 1985) Direção: Lawrence Kasdan / Roteiro: Lawrence Kasdan, Mark Kasdan / Elenco: Kevin Kline, Scott Glenn, Danny Glover, Kevin Costner, John Cleese, Rosanna Arquette, Brian Dennehy, Linda Hunt, Jeff Goldblum / Sinopse: Um xerife inescrupuloso e corrupto (Brian Dennehy) domina a pequena cidade de Silverado. Contra ele se opõem um grupo de cowboys e bandoleiros que vão enfrentar seu poder. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Som (Donald O. Mitchell, Rick Kline e Kevin O'Connell) e Melhor Música - Trilha Sonora Original (Bruce Broughton)

Pablo Aluísio.

Hatfields & McCoys

É curioso como o mundo dá voltas. Durante anos foi recusado pelas principais emissoras americanas o projeto de se levar para a TV a história real de duas famílias que entraram em conflito no sul dos EUA no século XIX. Intitulado "Hatfields & McCoys" a minissérie foi sendo rejeitada por CBS, ABC, NBC e até pelos canais a cabo como HBO. Um executivo desse último canal chegou a afirmar que "Ninguém mais quer ver um faroeste!". Pois bem. Mesmo com tantas rejeições o roteiro seguiu em frente e acabou indo parar no The History Channel que finalmente deu o sinal verde para a produção de seis capítulos. Levado ao ar pelo canal History há pouco tempo nos EUA o primeiro episódio de "Hatfields & McCoys" bateu um recorde histórico de audiência se tornando a série mais assistida da TV a cabo da história. Um sucesso avassalador de audiência!

Nos capítulos seguintes o número de espectadores triplicou e assim "Hatfields & McCoys" se tornou o maior sucesso televisivo de 2012. Para quem gosta de westerns como eu não poderia haver melhor notícia do que essa. Certamente esse êxito todo vai calar a boca de muita gente que diz que o público não tem mais interesse em ver faroestes (como afirmou o executivo da HBO que inclusive já foi demitido por falar demais!). E o sucesso é justificado? A minissérie é realmente tão boa a ponto de alcançar um sucesso tão grande em tão pouco tempo? Certamente sim!

Reconstituição de época perfeita, fidelidade histórica com os acontecimentos e uma brilhante direção de arte fazem de "Hatfields & McCoys" um programa obrigatório para os fãs de western. Não há ainda previsão de exibição no Brasil mas fica logo a dica de antemão - não percam esse excelente momento de Kevin Costner em seu primeiro projeto na TV. Ele está ótimo na pele de Anse Hatfield (em um papel que havia sido escrito para Burt Lancaster). Ideal para quem sentia saudades em ver o ator de volta ao gênero. O melhor de tudo é saber que "Hatfields & McCoys" trouxe o bom e velho western de volta ao sucesso de público e crítica. Não deixe de assistir.

Hatfields & McCoys
(Idem, EUA, 2012) Direção: Kevin Reynolds / Roteiro: Bill Kerby, Teri Mann, Ronald Parker / Elenco: Kevin Costner, Bill Paxton, Tom Berenger, Powers Boothe / Sinopse: Após o fim da guerra civil americana duas famílias tradicionais do sul dos Estados Unidos, os Hatfields e os McCoys começam a entrar em conflito por terras, poder e honra. A rixa entre as famílias iria durar anos resultando em inúmeras mortes para ambos os lados. Baseado em fatos reais.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 17 de março de 2020

Vampiros, os Mortos

Título no Brasil: Vampiros, os Mortos
Título Original: Vampires Los Muertos
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Screen Gems, Storm King Productions
Direção: Tommy Lee Wallace
Roteiro: Tommy Lee Wallace
Elenco: Jon Bon Jovi, Diego Luna, Cristián de la Fuente, Natasha Gregson Wagner, Arly Jover, Darius McCrary,

Sinopse:

Um caçador de vampiros e um padre exorcista lutam contra um bando de criaturas da noite, vampiros que vivem no meio do deserto mexicano. Uma luta de sobrevivência vai começar nas areias daquela terra de ninguém.

Comentários:
O roqueiro Jon Bon Jovi também quis se dar bem no mundo do cinema. O resultado foi bem discutível. Nesse filme ele interpreta uma espécie de caçador de vampiros e só isso já dá para ter uma ideia do que esperar pela frente. A coisa se repete: quando rockstars tentam fazer cinema geralmente boa coisa não sai. O nome do diretor John Carpenter chegou a ser usado como chamariz para esse filme, mas não se engane. Ele já estava doente na época em que o filme foi produzido e sua participação foi praticamente nula. No fundo só usaram de sua criação, com aqueles vampiros atacando no meio do deserto e nada mais. E nem precisa dizer que os efeitos especiais envelheceram terrivelmente, principalmente quando surgem raios... aí a coisa desanda de vez. Na minha forma de ver é um produto descartável, nada memorável, sem nenhuma inspiração e criatividade. A mitologia dos vampiros merecia coisa melhor. 

Pablo Aluísio.

Instinto Sombrio

O roteiro conta a história de um jovem artista que vai morar no Brooklyn, em Nova Iorque. Ele aluga um pequeno apartamento para começar a trabalhar em sua arte, mas logo descobre que há algo de errado no lugar. Ele descobre que há um serial killer em ação, um assassino que acaba matando até mesmo uma pessoa próxima a ele. No começo ele tem certeza de que tudo o que presencia e vê realmente aconteceu, mas depois começa a ter dúvidas se os acontecimentos não seriam apenas fruto de sua mente.

O filme foi vendido por seus produtores como um thriller claustofóbico, sinistro, sob o ponto de vista de uma mente doentia. Realmente a direção de Alex Winter tem até bastante estilo - com excelente jogo de luz e sombras nas cenas - mas também é inegável que se torna muitas vezes tedioso e cansativo. Muitos filmes dos anos 90 tentaram copiar a estética do mundo publicitário para o cinema, nem sempre dando muito certo. Esse foi um que tentou beber nessa fonte, sem maior resultado. Lançado discretamente em VHS no Brasil durante os anos 90 não conseguiu chamar muita atenção, caindo, como tantos outros thrillers da época, no esquecimento (quase) completo. Em tempo: o ator Henry Thomas é o garotinho de ET, que cresceu e tentou fazer sucesso numa carreira como ator adulto. Essa foi uma de suas tentativas nessa direção.

Instinto Sombrio (Fever, Estados Unidos, 1999) Direção: Alex Winter / Roteiro: Alex Winter / Elenco: Henry Thomas, David O'Hara, Teri Hatcher / Sinopse: Uma jovem artista de Nova Iorque acaba ficando no meio de uma sinistra série de crimes envolvendo um assassino em série. Ele chega a testemunhar algo e tem uma pessoa próxima assassinada pelo criminoso, mas teria mesmo visto e presenciado algo ou tudo teria sido fruto de sua mente? 

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 16 de março de 2020

A Família Addams

Título no Brasil: A Família Addams
Título Original: The Addams Family
Ano de Produção: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Greg Tiernan, Conrad Vernon
Roteiro: Matt Lieberman
Elenco: Charlize Theron, Chloë Grace Moretz, Oscar Isaac, Snoop Dogg, Bette Midler, Finn Wolfhard

Sinopse:
Animação produzida a partir dos personagens criados por Charles Addams. No enredo a família Addams finalmente encontra um novo lar, um antigo manicômio abandonado. Na nova cidade eles encontram o que estavam procurando. Na nova casa o paizão Gomez vai ensinando o ritual de iniciação dos Addams para o filho, enquanto Wednesday vai para o high School.

Comentários:
Os dois filmes da família Addams com atores de carne e osso foram muito divertidos e bem produzidos. Agora o estúdio decidiu fazer uma animação em longa-metragem. Ao custo de 40 milhões de dólares esse novo filme fez sucesso de bilheteria, batendo a barreira de 300 milhões faturados no cinema. Algo óbvio de acontecer, já que os produtores lançaram a animação no feriado de Halloween. Uma boa estratégia de lançamento. E de fato não há o que reclamar, principalmente em se tratando de fãs da obra do cartunista Charles Addams. Os personagens, por exemplo, surgem no mesmo traço que seu criador imaginou. Tudo é bem fiel ao estilo dos quadrinhos originais. E como sempre acontece com animações caras como essa, várias estrelas de Hollywood foram contratadas para dublar os personagens principais, com destaque para Chloë Grace Moretz como Wednesday, a garota Addams, muito esquisita por sinal e Charlize Theron como a mãe Morticia Addams. Aliás essa última personagem me faz sempre lembrar de Anjelica Huston, por causa do filme dos anos 90. Então é isso. Animação muito boa, divertida, que vai certamente agradar aos fãs do estranho e engraçado humor negro dos Addams.

Pablo Aluísio.

Peter Pan

Título no Brasil: Peter Pan
Título Original: Peter Pan
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: P.J. Hogan
Roteiro: P.J. Hogan
Elenco: Jeremy Sumpter, Jason Isaacs, Olivia Williams, Rachel Hurd-Wood, Lynn Redgrave, Richard Briers

Sinopse:
As crianças da família Darling recebem uma visita de Peter Pan, que as leva para a Terra do Nunca, onde está em andamento uma guerra com o malvado Capitão Pirata Hook. Roteiro baseado na peça teatral original intitulada "Peter and Wendy", escrita por J. M. Barrie em 1911.

Comentários:
A versão mais famosa é a animação dos estúdios Disney. Curiosamente nunca tinham feito (não que me lembre agora) um filme com atores de carne e osso, com roteiro baseado mais fielmente na peça teatral original. E então chegamos nesse filme. Eu me lembro que assisti no cinema. Foi meio decepcionante, mas não totalmente. Os produtores fizeram uma boa produção cinematográfica, tudo de extremo bom gosto. Figurinos, cenários, direção de arte, tudo digno e fiel a uma produção que no final das contas custou mais de 100 milhões de dólares. Só que faltou também uma alma. Esse tipo de filme infantil precisa passar uma certa magia da tela para o público. Isso não aconteceu. Achei o ator juvenil Jeremy Sumpter que interpreta Peter Pan bem fraquinho. Foi um filme caro demais que não teve retorno de lucro que os produtores esperavam, o que de certa maneira afundou as pretensões de se voltar ao personagem nas salas de cinema. No final de tudo ainda prefiro muito mais a tradicional animação da Disney (muito charmosa por sinal) e até mesmo o filme de Steven Spilberg, que não era fiel ao material original.

Pablo Aluísio.