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quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Marrocos

Título no Brasil: Marrocos
Título Original: Morocco
Ano de Produção: 1930
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Josef von Sternberg
Roteiro: Jules Furthman, Benno Vigny
Elenco: Gary Cooper, Marlene Dietrich, Adolphe Menjou

Sinopse:
Mademoiselle Amy Jolly (Marlene Dietrich) é uma cantora de cabaré que acaba se envolvendo amorosamente com um legionário americano, Tom Brown (Gary Cooper). O romance porém precisará superar vários obstáculos, entre eles o interesse de um homem rico em relação a Amy. Filme indicado a quatro Oscars nas categorias de Melhor Atriz (Marlene Dietrich), Melhor Direção (Josef von Sternberg), Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.

Comentários:
Um romance épico que investe em um casal formado por Gary Cooper e Marlene Dietrich. Confesso que não achei muito boa a química entre o astro americano e a estrela alemã. Marlene Dietrich tinha um estilo que para muitos poderia ser considerado frio e esnobe. Em contrapartida Gary Cooper sempre se dava melhor interpretando o típico herói americano de bom coração. Mesmo com esse pequeno problema o filme certamente não decepciona, fruto em grande parte do brilhante trabalho do cineasta austríaco Josef von Sternberg (1894 - 1969) que foi para Hollywood por causa da guerra que devastava sua terra natal. Na capital do cinema ele foi considerado um verdadeiro mestre, trazendo a elegância do cinema europeu para a indústria americana. O resultado tenta justamente isso, uma tentativa de fazer algo mais sofisticado, sem deixar de lado o sucesso comercial de lado. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Desafio ao Além

Título no Brasil: Desafio ao Além
Título Original: The Haunting
Ano de Produção: 1963
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Robert Wise
Roteiro: Nelson Gidding, Shirley Jackson
Elenco: Julie Harris, Claire Bloom, Richard Johnson

Sinopse:
Um professor de antropologia resolve formar um grupo de pesquisas para investigar os estranhos fenômenos que acontecem numa velha mansão chamada Hill House. Palco de inúmeras tragédias no passado, o casarão agora manifesta fantasmagorias e eventos de complicada explicação. O professor pretende usar a ciência para provar a existência de paranormalidade no sinistro lugar.

Comentários:
Em um primeiro momento o espectador desavisado pode pensar tratar-se apenas de mais um filme de casas mal assombradas. O diferencial porém surge com a direção do genial cineasta Robert Wise (de tantos filmes memoráveis como "O Dia em que a Terra Parou" e "Marcado pela Sarjeta") pois em nenhum momento ele se rende aos clichês do gênero, pelo contrário resolve investir muito mais na complexidade psicológica de seus personagens do que em sustos gratuitos. Sua elegância em conduzir esse enredo lhe valeu merecidamente uma indicação ao Globo de Ouro daquele ano, inclusive muitos acharam uma injustiça que ele não fosse também indicado ao Oscar de melhor diretor, diante de tal belo trabalho de direção de seus atores. A direção de arte do filme também é de muito bom gosto, pois a própria mansão House Hill logo se torna um dos personagens do filme, tal sua onipresença em todos os momentos. Um clássico do terror que assim como "O Dia em que a Terra Parou" reverteu as soluções fáceis de seu gênero cinematográfico para dar algo a mais para seu público. Sim, é uma pequena obra prima do cinema clássico de terror.

Pablo Aluísio.

A Pantera Cor-de-Rosa

Visto sob o olhar de um espectador de cinema dos dias de hoje essa comédia dos anos 60 pode até mesmo soar como muito ingênua e de certo modo com um tipo de humor que estaria completamente ultrapassado. Não julgo quem pensa dessa maneira. Entretanto o fato é que o filme acabou se tornando o maior sucesso comercial da carreira do ator e comediante Peter Sellers. Acabou se tornando ora uma maravilha para ele, ora uma maldição. O sucesso o deixou preso a uma linha de filmes que não apresentavam muita ousadia. E ele, por pressões comerciais, acabou fazendo várias continuações. Até mesmo depois de morto o estúdio ainda recuperou algumas cenas deletadas, fizeram edições capengas e lançaram tudo como se fossem novos filmes!

O enredo é dos mais simplórios, mostrando um detetive chamado Jacques Clouseau que a despeito de ser um completo idiota acaba resolvendo todos os casos, muitas vezes por pura sorte ou então por causa da burrice dos vilões. E o roteiro também se sustenta pela série de gags, algumas bem boladas, realmente engraçadas e outras nem tanto. De uma maneira ou outra o público na época adorou, transformando o filme em um campeão de bilheteria. Quem poderia imaginar?

A Pantera Cor-de-Rosa (The Pink Panther, Estados Unidos, 1963) Direção: Blake Edwards / Roteiro: Maurice Richlin, Blake Edwards / Elenco: Peter Sellers, David Niven, Robert Wagner / Sinopse: Um inspetor mais do que atrapalhado se envolve em casos misteriosos. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor música original (Henry Mancini).

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 25 de setembro de 2018

O Mágico de Oz

Título no Brasil: O Mágico de Oz
Título Original: The Wizard of Oz
Ano de Produção: 1939
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Victor Fleming, George Cukor, King Vidor
Roteiro: Noel Langley, Florence Ryerson
Elenco: Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger

Sinopse:
Dorothy Gale (Garland) é uma garotinha do Kansas que acaba sendo levada por um tornado até uma terra mágica onde encontra um mundo de fantasia e beleza que ela jamais imaginaria existir. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais. Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Música ("Over the Rainbow" de Harold Arlen e E.Y. Harburg) e Melhor Trilha Sonora Original. Filme indicado à Palma de Ouro em Cannes na categoria Melhor Direção (Victor Fleming).

Comentários:
Uma obra imortal, muito celebrada agora em 2014 quando se completa 75 anos de seu lançamento original. Não é para menos, "O Mágico de Oz" continua sendo considerado o maior clássico infantil do cinema americano de todos os tempos. Foi uma produção ousada e muito complicada de realizar pois havia todo um universo mágico a se recriar em uma época em que Hollywood não contava com os meios e recursos técnicos que vemos hoje em dia. Isso porém não foi obstáculo para os produtores e os diretores (sim, o filme também foi dirigido pelo grande George Cukor, embora ele não tenha sido creditado na época por ter brigado com o produtor Mervyn LeRoy). Aliás é bom salientar que essa foi uma produção tão incrivelmente difícil de concretizar que outros dois cineastas também estiveram envolvidos (Norman Taurog e King Vidor que acabou dirigindo praticamente sozinho as cenas passadas no Kansas). No elenco brilha Judy Garland, que tinha um talento maravilhoso, tanto atuando como cantando. Garland teve uma vida muito complicada, fruto talvez da forma como era controlada pelos estúdios na época (O Star System estava em seu auge e as estrelas eram consideradas verdadeiras propriedades dos produtores). Originalmente o estúdio queria Shirley Temple como Dorothy (o que teria sido espetacular!) mas não conseguiu. Então Garland foi escalada, mesmo já tendo passado da idade ideal. No final das contas tudo deu certo e o filme é sem dúvida uma obra prima da sétima arte.

Pablo Aluísio.

Marcado pela Sarjeta

Título no Brasil: Marcado pela Sarjeta
Título Original: Somebody Up There Likes Me
Ano de Produção: 1956
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Robert Wise
Roteiro: Ernest Lehman
Elenco: Paul Newman, Pier Angeli, Everett Sloane

Sinopse:
Em roteiro baseado na autobiografia do lutador de boxe Rocky Graziano, acompanhamos sua trajetória rumo ao sucesso no esporte, seus amores, dramas e finalmente a queda após um momento de auge e excessos em sua carreira. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Joseph Ruttenberg) e Melhor Direção de Arte (Cedric Gibbons e Malcolm Brown). Indicado ainda a Melhor Edição.

Comentários:
Excelente drama esportivo estrelado por Paul Newman, em cinebiografia tocante do popular lutador de boxe Rocky Graziano. O papel havia sido escrito para ser estrelado por James Dean (embora ele não tivesse altura e porte físico suficientes para encarnar o famoso boxeador). Com sua morte a MGM ficou algum tempo em busca de um ator talentoso para encarnar Rocky nas telas. Paul Newman, que também vinha do mesmo Actors Studio de Dean, se revelou ser uma excelente opção. A estrutura do roteiro se revela perfeita em três atos, mostrando a luta de Rocky em chegar ao topo, seus excessos e sua queda, tanto no esporte como na vida. Os destaques em termos de técnica cinematográfica vão para a bela fotografia e a inspirada direção de arte (não por acaso vencedoras do Oscar). A edição também se destaca, principalmente nas cenas de luta, que imprime uma grande agilidade nas sequências. Além disso Newman consegue pela primeira vez no cinema disponibilizar ao público uma excelente atuação. Outro destaque do elenco vem com a presença da atriz Pier Angeli, o grande amor de James Dean, que se destaca em seu personagem. Em suma um belo clássico que merece ser redescoberto sempre que possível.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Mickey Rourke - Rumble Fish

Poderia ter sido um personagem a ser interpretado por Marlon Brando. Isso se o tempo já não tivesse passado e Brando, naquela altura de sua vida, já ser um senhor idoso e mais preocupado em se aposentar em paz do que propriamente interpretar motoqueiros rebeldes. Os tempos de "O Selvagem" estavam no passado. Nem sempre os deuses do tempo premiam grandes atores com os personagens certos. De qualquer forma havia Mickey Rourke. O ano era 1983. O diretor Francis Ford Coppola, o eterno artesão que criou a saga "O Poderoso Chefão", havia comprado os direitos de um livro muito interessante chamado "Rumble Fish". de S.E. Hinton. Era um enredo sobre a desilusão. Um jovem que idolatrava seu irmão mais velho, um motoqueiro selvagem, tinha que lidar com seu retorno. Ao invés de continuar sendo o mesmo irascível rebelde de antes, ele era agora apenas uma sombra, uma pessoa sem qualquer ilusão sobre o mundo. Algo havia sido quebrado dentro do seu Eu.

Esse é seguramente um dos melhores filmes dos anos 80. Foi todo rodado em preto e branco, por exigência do próprio Coppola. Isso de certa forma ajudou o filme a se tornar o cult movie que até hoje é lembrado. E por uma ironia do destino também contribuiu para seu fracasso comercial nas telas, na época de seu lançamento original. Mero detalhe. O que importa para o cinéfilo é mesmo a qualidade cultural de uma obra cinematográfica e isso "O Selvagem da Motocicleta" tem de sobra.

Rever o filme foi um prazer completo. Não apenas como exercício de nostalgia, mas também para chegar na certeza de que Coppola é um dos maiores cineastas vivos. Falar da família Corleone é de certa forma algo previsível. Esses filmes já tinham colocado Coppola na história do cinema. Porém relativizar a importância dessas suas outras obras ditas menores também é um grande erro. Eis aqui outro exemplo perfeito de sua genialidade na sétima arte.

Pablo Aluísio. 

domingo, 23 de setembro de 2018

The Terror

Nova série da produtora AMC (uma das minhas preferidas nesse ramo). Aqui voltamos ao passado. O ano é 1847. A Marinha Real Inglesa envia dois navios para explorar o Círculo Polar Ártico. Não é uma viagem comum ou simples de realizar. A região é extremamente perigosa, não apenas pelos mares congelados, mas também pelo clima extremo a que são submetidos todos os homens da tripulação. Ambas as embarcações estão sob o comando de um capitão que almeja mais a glória da conquista e da aventura, do que propriamente em navegar com segurança. Assim ele resolve ignorar os conselhos de seu imediato, avançando rumo ao norte mesmo com a aproximação de um inverno absurdamente rigoroso.

A produção é ótima. Logo nas primeiras cenas do episódio piloto já percebemos que vem coisa por aí. Aliás boas séries são assim, elas conquistam o espectador desde o primeiro episódio, caso contrário não valem mesmo a pena. Aqui temos um roteiro inteligente, seguindo as linhas históricas com precisão. O Ártico, uma imensa massa de oceanos congelados, não forma um continente como a Antártida. Isso porém era desconhecido por esse pioneiros que acabaram se dando mal por causa das condições climáticas da região. Nem as bússolas conseguiam parar no lugar por causa do eixo magnético da Terra. Então é isso. Por enquanto só vi o primeiro episódio chamado "Go For Broke", mas já posso adiantar que a série é coisa fina. Em tempo: nessa primeira temporada são previstos dez episódios. Espero acompanhar todos eles.

The Terror (Estados Unidos, 2018) Direção: Tim Mielants, Edward Berger. Sergio Mimica-Gezzan / Roteiro: David Kajganich, Andres Fischer-Centeno / Elenco: Jared Harris, Ciarán Hinds, Tobias Menzies, Ian Hart / Sinopse: Dois navios da Marinha Real Britânica partem rumo ao Círculo Polar Ártico para explorar a região, sem saber das imensas dificuldades que encontrarão pela frente.

Episódios Comentados:

The Terror 1.04 - Punished, as a Boy
É tudo uma questão de perspectiva. Nos três primeiros episódios fomos apresentados aos personagens, a tripulação que está em dois navios do século XIX que ousam ir até os confins do Atlântico norte. Claro que lá no fim da linha eles iriam encontrar o Ártico, um oceano que fica congelado por meses a fio. Praticamente não existe luz solar, apenas a desolação branca de um inverno que nunca chega ao fim. Nos episódios anteriores também vimos que alguns tripulantes começam a aparecer mortos. Eles seguem em expedições para procurar por um caminho, uma saída, já que os grandes naus de madeira estão presos no gelo. Aí começam os problemas. Uma criatura desconhecida começa a atacar. No começo eles pensam tratar-se de um urso polar, mas não... estão enganados! Nesse quarto episódio as coisas não estão totalmente claras, mas arriscaria dizer que se trata de um Yet, ou como é mais conhecido (pelo menos pela minha geração), um abominável homem das neves. O famoso Pé Grande. Tudo está sendo levado para esse caminho. O que deixa isso mais claro é o fato dos tripulantes afirmarem terem visto grandes, enormes pegadas no gelo, que são tão grandes que não poderiam ser a de um urso! Bom, também é interessante dizer que agora os navios contam apenas com um capitão pois o outro já foi devidamente trucidado pelo bicho. Esse episódio também é interessante porque mostra como a disciplina era mantida nessas velhas embarcações. Um marujo ousa contestar o comando e por isso é chicoteado ao estilo "Punido como um garoto", ou seja, abaixando as calças para levar chicotadas nas nádegas, até virar carne viva, puro sangue! Não era fácil mesmo ser um marinheiro nesses tempos pioneiros! / The Terror 1.04 - Punished, as a Boy (Estados Unidos, 2018) Estúdio: AMC / Direção: Edward Berger / Roteiro: Dan Simmons / Elenco: Jared Harris, Tobias Menzies, Paul Ready, Adam Nagaitis, Ian Hart, Nive Nielsen.

The Terror 1.09 - The C, the C, the Open C
A agonia dos homens, dos tripulantes, continua nesse episódio. Eles deixaram os dois navios para trás. Agora caminham pelo chão arenoso do Ártico, carregando a reboque dois barcos com mantimentos. Na espreita a criatura, que quando ataca não deixa quase ninguém vivo. Nesse episódio os roteiristas fizeram algo muito interessante, colocando lado a lado dois grupos. Um liderado pelo capitão e o outro por amotinados. Enquanto no primeiro se prima pela vida humana, com a convicção de não deixar ninguém para trás, no segundo vale a lei da selva, a sobrevivência do mais forte. Os doentes e incapazes de caminhar logo são mortos e são canibalizados. A pura barbárie. No meio do desespero surge uma esperança na figura de uma ave voando. Ora, marinheiros sabem que onde há aves, há mar, há água por perto. Isso prova que eles estão caminhando na direção certa. O problema é chegar vivo até o litoral e torcer para que uma vez lá nada esteja congelado, que haja possibilidade de colocar os barcos na água para que eles consigam fugir daquele deserto de gelo. A vida nesse lugar esquecido por Deus tem validade apenas relativa. / The Terror 1.09 - The C, the C, the Open C (Estados Unidos, 2018) Estúdio: American Movie Classics (AMC) / Direção: Tim Mielants / Roteiro: Dan Simmons, David Kajganich / Elenco: Jared Harris, Tobias Menzies, Paul Ready.

The Terror 1.10 - We Are Gone
Esse episódio encerra a temporada. Curioso que soube recentemente que haverá uma segunda temporada! Bom, provavelmente será outra história porque essa do navio encalhado no Ártico chegou realmente ao fim. Nesse final temos o Capitão Francis Crozier (Jared Harris) feito refém dos rebeldes. Esse segundo grupo que também saiu no meio da nevasca para encontrar o litoral está enlouquecendo aos poucos. Além de praticarem canibalismo eles são liderados por um louco. Assim quando a criatura os ataca, tudo vira um completo caos. O próprio tenente que está à frente do grupo resolve arrancar sua própria língua com uma faca para dar de sacrifício ao estranho animal. Por falar nesse monstro, é justamente nesse episódio que o vemos bem, em detalhes. Em toda a temporada ele surgiu meio escondido nas sombras. Agora no ataque final a turma dos efeitos digitais precisou caprichar. Ficou muito bom o resultado. Definitivamente não é apenas um urso polar como se pensava inicialmente. Por fim não fiquei muito convencido do destino final do Capitão. Como um inglês como aquele poderia se contentar em ter agora uma existência no meio daqueles povos nativos? Ficou um pouco forçada a conclusão da temporada. / The Terror 1.10 - We Are Gone (Estados Unidos, 2018) Direção: Tim Mielants / Roteiro: David Kajganich / Elenco: Jared Harris, Tobias Menzies, Paul Ready.

Pablo Aluísio.

sábado, 22 de setembro de 2018

A História da Máfia

Essa série foi produzida entre os anos de 2015 e 2016, sendo atualmente exibido no canal H2 (o braço do canal The History Channel). A estrutura é interessante, com cenas filmadas (atores, diálogos, etc) acompanhando de narração em off, como se estivéssemos assistindo a um documentário como outro qualquer, daquele tipo que geralmente passa nesses canais a cabo. O diferencial é curioso, interessante, não podemos negar, porém ainda preferia ver as fotos reais dos mafiosos, as imagens tiradas das cenas do crime, pois isso traz uma parte da verdade histórica diretamente para o espectador.

Do jeito que ficou, estilo meio série tradicional, meio documentário, é bem produzido, mas poderia ser ainda melhor. Os episódios também se separam por cidades, àquelas onde o crime organizado imperou na época dos gangsters, como Nova Iorque, Chicago, etc. Al Capone Frank Costello, Lucky Luciano, Bugsy Siegel e vários outros mafiosos famosos (ou seriam infames) são a base dos roteiros  Suas vidas de crimes e mortes já preenchem qualquer roteiro sobre máfia que poderia se imaginar. Então deixo a dica, mesmo com as reservas que citei. Assista, se curtir o formato se divirta (e se informe sobre todos esses chefões). Um pouco de história nunca é demais!

A História da Máfia / Estúdio: AMC / Direção: Johnny Saint-Ours, John Ealer / Roteiro: Jonathan Brandeis, Brian Burstein / Elenco: Ian Bell, Craig Thomas Rivela, Rich Graff, John Binder, Michael Kotsohilis, Jason Fitch  / Sinopse: Documentário sobre a presença da máfia nos Estados Unidos visto sob o ponto de vista do FBI, o Bureau de investigação federal dos Estados Unidos.

Pablo Aluísio.

Todas as Garotas do Presidente

Filme muito bobinho sobre duas garotas que acabam indo parar na Casa Branca, onde conhecem o presidente dos Estados Unidos. Sobre isso cabem algumas observações A primeira delas é perceber como os americanos são bobos em relação à figura de seu presidente (pelo menos eram, até Trump!). Há uma certa idealização sobre os ocupantes desse cargo público. Outra coisa que sempre me chamou atenção é que escolheram logo Richard Nixon, um dos piores presidentes de todos os tempos, para estar no filme.

OK, a intenção era mesmo fazer uma versão feminina e teen de "Todos os Homens do Presidente", esse sim um clássico do cinema americano. A questão que fica no ar é porque resolveram fazer esse filme com um roteiro tão fraquinho como esse? A Kirsten Dunst até convence como adolescente bobinha, era bem jovem, mas a Michelle Williams, olha, já tinha passado da idade de fazer bobagens como essa.

Todas as Garotas do Presidente (Dick, Estados Unidos, 1999) Direção: Andrew Fleming / Roteiro: Andrew Fleming, Sheryl Longin / Elenco: Kirsten Dunst, Michelle Williams, Dan Hedaya / Sinopse: Duas jovens, por caminhos tortuosos, acabam indo parar na Casa Branca, durante o governo de Richard Nixon, se envolvendo ainda mais em confusões.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

O Predador

Essa franquia do Predador continua sem direção. Provavelmente apenas o primeiro filme seja realmente bom. Era uma ficção bem realizada, contando com Arnold Schwarzenegger no auge de sua carreira. Depois disso a coisa toda perdeu o rumo. O segundo filme era apenas OK e os dois intitulados "Alien vs. Predador" eram bem ruins. Houve ainda "Predadores" de 2010 que só conseguiu ser regular. O diretor Shane Black prometia revitalizar os filmes, trazer algo novo, reinaugurar uma nova franquia de sucesso de público e crítica. A pergunta que me faço é como conseguiu prometer tanta coisa com um roteiro tão fraco como esse? Não tem para onde ir, a história é realmente bem boboca. Não teria outro adjetivo para usar. Parece até enredo dos quadrinhos dos anos 80 do personagem, que nunca foram considerados sequer bons.

Basicamente um predador foge de seu universo e chega na Terra, em fuga. Atrás dele vem um outro caçador, ainda mais poderoso, com 3,5m de altura. Forte e indestrutível. O combate entre os dois predadores se dará nas ruas da cidade de Los Angeles. Como personagens humanos temos uma família com um garoto autista, um grupo de prisioneiros do manicômio militar, que resolvem se unir contra a ameaça alienígena e termina por aí. Nada mais a acrescentar.

O roteiro não se preocupa em criar um suspense, nada. Os predadores são desperdiçados em cenas gratuitas e as cenas de laboratório onde eles são pesquisados são decepcionantes. Eu gosto de filmes com o predador, mas esse aqui é bem fraco. O roteiro é ruim, a história é mal elaborada, os personagens humanos são todos dispensáveis. Não consegui ver nada de muito bom, inovador ou revitalizante nesse novo filme. É só bem decepcionante mesmo.

O Predador (The Predator, Estados Unidos, 2018) Direção: Shane Black / Roteiro: Fred Dekker, Shane Black / Elenco: Boyd Holbrook, Trevante Rhodes, Jacob Tremblay, Keegan-Michael Key / Sinopse: Após a fuga de um predador de seu planeta, um outro predador chega na Terra para caçá-lo. É um predador de grande altura e força, que vai também disputar uma batalha própria com alguns seres humanos que encontra pela frente.

Pablo Aluísio.

Matrix Revolutions

Terceiro e último filme da trilogia Matrix. Tive a oportunidade de ver no cinema pois na época frequentava muito mais as salas de exibição do que hoje em dia. O que posso dizer desse filme? É a conclusão, o desfecho, onde tudo deveria ser explicado para o público. A série Matrix gozou de grande prestígio entre o público e a crítica. Seu roteiro, diríamos, filosófico, atraiu muita gente. Os cinéfilos em geral se tornaram fãs. Eu apenas acompanhei com interesse mediano. Sem arroubos de entusiasmo como muita gente boa por aí.

O curioso é que esse terceiro Matrix em minha opinião é o mesmo enigmático e o menos profundo também em sua trama. Essa coisa de se revelar muito acaba estragando certos filmes. O espectador olha e pergunta a si mesmo: Era só isso? Perdi o meu tempo. No meu caso não cheguei a tanto, mas fiquei também com uma sensação de que Matrix poderia ir muito além em seu final. Do jeito que ficou, temos apenas um clímax OK, nada demais. O destaque novamente vai para os efeitos especiais, revolucionários há 15 anos! Hoje em dia eles não surpreendem mais como antigamente, mas até que envelheceram bem.

Matrix Revolutions (The Matrix Revolutions, Estados Unidos, 2003) Direção: Lana Wachowski, Lilly Wachowski / Roteiro: Lana Wachowski, Lilly Wachowski / Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Monica Bellucci / Sinopse: Conclusão da trilogia Matrix, onde todos os segredos e mistérios em torno da saga do protagonista Neo são reveladas.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Violação de Conduta

Como você deve saber o John Travolta é um homem muito rico. Rico a ponto de ter um avião Boeing particular. Tudo fruto de seu trabalho no cinema, além da grande capacidade de fazer muitos filmes ao longo da carreira. Com tantos títulos na filmografia alguns filmes, até mesmo os bons, acabam sendo esquecidos. Um exemplo é esse "Basic" que nunca mais vi sendo exibido em lugar nenhum, nem nas emissoras de TV a cabo. Uma pena porque é um bom filme, que merecia ser mais conhecido.

É a tal coisa, se você gosta de filmes sobre CIA, missões não autorizadas, o lado oculto do governo americano, certamente vai gostar dessa fita. O enredo gira todo em torno de uma missão mal explicada e mal executada por espiões e militares dos Estados Unidos nas distantes selvas do Panamá. Apenas alguns sobrevivem. Nas investigações sobre o que teria acontecido são revelados segredos sórdidos que muitas pessoas poderosas gostariam de ver escondidas para sempre. Bom roteiro, trama inteligente e John Travolta em cena garantem a diversão e o entretenimento.

Violação de Conduta (Basic, Estados Unidos, 2003) Direção: John McTiernan / Roteiro: James Vanderbilt / Elenco: John Travolta, Samuel L. Jackson, Connie Nielsen / Sinopse: Uma investigação interna tenta descobrir o que teria acontecido durante uma operação militar dos Estados Unidos no Panamá. Alguns militares morreram e os que sobreviveram não parecem dispostos a revelarem nada.

Pablo Aluísio.

Kate & Leopold

Esse filme acabou sendo memorável para mim não pelos motivos certos, mas sim pelos errados. Foi o último filme que aluguei em VHS na minha vida. As locadoras já estavam substituindo as velhas fitas pelos DVDs e em pouco tempo as próprias locadoras iriam entrar em extinção por todo o país. Fim de uma era, mudança de tempos. Pois bem, uma pena que essa despedida não tenha sido feita com um filme melhor. Inegável é o fato que esse "Kate & Leopold" é bem fraquinho mesmo.

Basicamente se apoia em uma única piada que nem é engraçada. Um homem do passado tentando viver nos dias atuais. Isso é tudo. Responda francamente, algo assim iria lhe interessar? Acredito que não! O único motivo para ver esse filme foi a presença de Meg Ryan. Ela foi a namoradinha da América nos anos 90 com muitos sucessos, mas plásticas erradas e escolhas mal feitas de filmes acabaram com sua carreira. Que pena ver a adorável Meg assim, fazendo um filme tão faco como esse. Ah e antes que me esqueça o Hugh Jackman também está nesse filme. Ele é um ator carismático e gente boa, porém uma andorinha só não faz verão. No final quando a piada já está saturada fiquei até com vergonha alheia dele nesse papel. Poderia passar sem essa!

Kate & Leopold (Estados Unidos, 2001) Direção: James Mangold / Roteiro: Steven Rogers, James Mangold / Elenco: Meg Ryan, Hugh Jackman, Liev Schreiber / Sinopse: Homem da era vitoriana, do século XVIII chega aos nossos dias, com outra cultura, outros costumes e modo de agir. O choque cultural se torna inevitável.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Os Piratas da Somália

Esse filme é o outro lado da moeda de "Capitão Phillips", aquela produção estrelada por Tom Hanks. Naquele filme vimos um sequestro de um navio nos mares da Somália, tudo sob o ponto de vista dos americanos. Aqui temos o ponto de vista do povo da Somália. Na história um jovem canadense, recém formado e desempregado, decide seguir os conselhos de um veterano e ir para um lugar que nenhum outro jornalista ocidental teria coragem de ir. Tudo para se destacar no mercado. Assim ele pega o primeiro avião para aquele país desolado da África. Chegando na capital ele começa os esforços para tentar descolar uma entrevista com algum dos piratas, algo que não será fácil e colocará em risco sua vida.

O protagonista é interpretado pelo ator Evan Peters, pouco conhecido. O nome mais famoso do elenco é mesmo Al Pacino. Porém não espere por grande coisa pois ele tem apenas 3 cenas no filme inteiro. É um coadjuvante de luxo, nada mais. Barkhad Abdi esteve em "Capitão Phillips" e aqui volta para sua terra natal para interpretar um nativo que ajuda o canadense em sua estadia no país. Pelo filme anterior, do Tom Hanks, chegou a ser indicado ao Oscar por interpretar um dos piratas. Aqui seu personagem é bem mais ameno e amigável. No quadro geral o filme vale pelas informações que passa, mostrando o aspecto político e caótico em que se afundou aquela nação africana. Interessante porque como diz o ditado, toda história tem dois lados. Vale a pena por conhecer o lado dos africanos em todos esses eventos.

Os Piratas da Somália (The Pirates of Somalia, Estados Unidos, Sudão, Quênia, Somália, África do Sul, 2017) Direção: Bryan Buckley / Roteiro: Bryan Buckley, baseado no livro "The Pirates of Somalia: Inside Their Hidden World" de Jay Bahadur / Elenco: Evan Peters, Barkhad Abdi, Al Pacino, Melanie Griffith / Sinopse: Jay Bahadur (Evan Peters) é um jovem jornalista canadense desempregado que não consegue publicar seus textos em lugar nenhum. Radicalizando decide ir para a Somália para se tornar o único correspondente estrangeiro naquele país africano, algo que definitivamente colocará sua vida em risco.

Pablo Aluísio.

Criminosos de Novembro

O que me levou a assistir esse filme foi a presença da atriz Chloë Grace Moretz. Sempre achei ela uma das mais interessantes atrizes de sua geração. Só que esse filme é realmente um tanto quanto fraquinho. A história vai pelo mesmo caminho, pouco verossímil, pouco convincente. A Chloë interpreta uma estudante do ensino médio que namora um jovem problemático. A mãe dele morreu recentemente e ele se sente culpado por isso (o roteiro nunca explica a razão concreta dele se sentir assim). Pois bem, quando um amigo é assassinado em uma lanchonete onde trabalha, ele termina de pirar, colocando na cabeça que precisa resolver o caso de todo jeito. Uma pessoa normal, obviamente, iria deixar isso para a polícia resolver, mas ele não, parte para investigar o caso, mesmo colocando em risco a sua vida e a da namorada. Uma decisão bem idiota de se tomar.

Como eu já escrevi, temos aqui um enredo complicado de se comprar. O espectador ao invés de criar algum vínculo emocional com o protagonista começa ao invés disso achar que ele é um imbecil. Mesmo com problemas emocionais pela morte da mãe (o roteiro quer enfiar isso goela abaixo do público como justificativa para seus atos), seja por qual razão for, ninguém em sã consciência começaria a frequentar bairros cheios de traficantes para supostamente fazer "justiça" na sociedade. Some-se a isso o fato dele ser um bobão que leva a namorada em becos escuros para perguntar a bandidos se eles sabem quem matou seu amigo e você terá uma visão da situação toda! Que coisa mais bizarra! Em uma cena ela escapa por um triz de ser estuprada por criminosos! Você se identificaria com um tolo desse nível? Assim o resultado é muito morno e sem propósito para levarmos esse filme à sério. Tirando a graciosa atuação da Chloë Grace Moretz, todo o resto é pura perda de tempo. Enfim, é um filme indie sem consistência, para pessoas que sofrem de bondadismo sem cura. 

Criminosos de Novembro (November Criminals, Estados Unidos, 2017) Direção: Sacha Gervasi / Roteiro: Sacha Gervasi / Elenco: Ansel Elgort, Chloë Grace Moretz, David Strathairn / Sinopse: Phoebe (Chloë Grace Moretz) namora Addison (Ansel Elgort). Eles estão numa fase bacana na vida, terminando o colegial, se preparando para ir para a universidade. Tudo estaria bem, se não fosse os problemas emocionais do namorado. Ele está tentando enfrentar a perda da mãe. Emocionalmente abalado, ele literalmente fica obsessivo quando seu amigo é morto a tiros numa lanchonete. Depois dessa tragédia ele resolve que irá descobrir a identidade do assassino de qualquer maneira, colocando em risco sua vida e a de sua jovem namorada.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Imperador

Filme que se passa no pós-guerra, em um Japão destruído por duas bombas atômicas e milhares de bombardeiros promovidos pela força aérea dos Estados Unidos. Com o país em ruínas só restou ao imperador japonês (considerado um Deus por aquele povo) se render incondicionalmente. E aí, dessa rendição, começa a história do filme. Os militares americanos desembarcam no país para localizar e julgar os criminosos de guerra, mas ao mesmo tempo fica a dúvida: o imperador deveria ser também julgado pelo aconteceu? Ou devia-se poupá-lo para evitar maiores problemas nessa fase de reconstrução da nação?

O filme tem dois protagonistas, baseados em generais americanos que foram decisivos na restauração do Japão como nação e novo aliado. O primeiro foi o General Douglas MacArthur (Tommy Lee Jones). Já existe um filme muito bom sobre ele, com Gregory Peck no papel principal (se nunca assistiu, corra para conhecer). O outro foi o General Bonner Fellers (Matthew Fox) que era uma espécie de auxiliar de MacArthur. Ambos conduziram as negociações envolvendo americanos e japoneses naquele período histórico bem delicado. Com bom roteiro e produção apenas regular, esse filme é especialmente indicado para historiadores e estudantes de história. É o resgate de eventos que nem sempre são temas de livros ou filmes. Bem interessante mesmo.

Imperador (Emperor, Estados Unidos, Japão, 2012) Direção: Peter Webber / Roteiro: Vera Blasi, David Klass, baseados na obra de Shiro Okamoto / Elenco: Matthew Fox, Tommy Lee Jones, Eriko Hatsune, Masayoshi Haneda, Colin Moy, Takatarô Kataoka / Sinopse: Após a rendição do Japão aos aliados, culminando no fim da II Guerra Mundial, dois generais americanos de alta patente precisam encontrar e punir os principais líderes militares e políticos japoneses, muitos deles acusados de terríveis crimes de guerra. Além desses precisam também descobrir a real extensão da responsabilidade do Imperador Hirohito no conflito. História baseada em fatos reais.

Pablo Aluísio. 

The Remains

Filme de terror até muito bom que inexplicavelmente segue sendo inédito no Brasil. A história é recorrente nesse tipo de filme. Uma família em busca de uma nova casa acaba arranjando uma pechincha: uma casa espaçosa, velha, antiga, mas espaçosa, por um preço inacreditavelmente baixo (dica importante: desconfie de casas sendo vendidas por preços baixos demais porque sempre tem coisa por trás!). Eles fecham o negócio. Assim que chegam na nova residência descobrem algumas coisas estranhas, pequenos fenômenos que vão surgindo nas sombras, nos quartos escuros, nas portas entreabertas. O que estaria acontecendo?

Investigando mais sobre a história da velha casa descobrem que ali no passado viveu uma médium que invocava em sessões de espiritismo os espíritos de pessoas mortas. Bom, basta ler as escrituras para saber que não se deve invocar os mortos, porque no final das contas não são as almas dos familiares que entram em contato, mas sim espíritos enganadores, malignos, demoníacos, se fazendo passar por eles. Uma vez aberta essa porta tudo pode acontecer... e é justamente isso que acontece no filme. O roteiro pode até não ser muito original ou trazer grandes novidades, mas no final das contas funciona direitinho. Assista de noite, de madrugada, com as luzes apagadas. Vai funcionar ainda mais. Boa diversão e bons sustos.

The Remains (The Remains, EUA, 2016) Direção: Thomas Della Bella / Roteiro: Thomas Della Bella / Elenco: Todd Lowe, Brooke Butler, Lisa Brenner / Sinopse: Uma família (pai viúvo e três filhos) compra uma velha casa vitoriana por um preço muito bom, bem abaixo do mercado. O que eles nem desconfiam é que o lugar foi palco de mortes horríveis no passado e segue sendo assombrado por espíritos demoníacos. Com história baseada em fatos reais.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

A Menina que Roubava Livros

O filme narra a história dessa mocinha que vive na Alemanha no auge do nazismo. Ela é uma jovem que adora livros e vai morar com um casal adotivo numa pequena cidade. São pessoas boas e pobres, tendo que sobreviver a cada dia, ainda mais no pior período histórico político de seu país, justamente quando Hitler e seu partido de fanáticos sobem ao poder. E como todo regime que se propõe a ser autoritário logo começam a surgir as perseguições contra os judeus. E é justamente um judeu que é escondido nos porões de sua casa.

Com excelente produção que recria a época em que se passa o enredo, tudo é de muito bom gosto. A garota, frágil, entrando na adolescência, pode ser vista até mesmo como uma alegoria daquela mocinha representando na verdade todo o povo alemão. O elenco de apoio é excelente, contando com, entre outros, o talentoso Geoffrey Rush. A protagonista também é igualmente talentosa. Pouca gente já ouviu falar de Sophie Nélisse, mas é bom guardar seu nome. Penso que a jovem tem muito futuro no cinema. Em tempo: a trilha sonora é maravilhosa, composta pelo premiado John Williams e chegou a concorrer ao Oscar.

A Menina que Roubava Livros (The Book Thief, Estados Unidos, Alemanha, 2013) Direção: Brian Percival / Roteiro: Michael Petroni, baseado no romance de Markus Zusak / Elenco: Sophie Nélisse, Geoffrey Rush, Emily Watson, Ben Schnetzer, Oliver Stokowski / Sinopse: Uma jovem garota vai morar com um casal alemão durante a II Guerra Mundial. Em uma nova escola, conhecendo novas amizades, ela precisa conviver com uma realidade dura, de destruição e morte, enquanto seus pais adotivos escondem no porão um judeu chamado Max (Oliver Stokowski) que procura sobreviver à perseguição nazista contra seu povo.

Pablo Aluísio.

Hostis

A história do filme se passa em 1892. Um capitão linha dura da cavalaria dos Estados Unidos é designado para uma nova missão que ele simplesmente odeia ter que cumprir. O comando determina que o Capitão Joseph J. Blocker (Christian Bale) escolte um líder tribal indígena em direção a uma reserva onde ele terá que baixar sua guarda, deixar de liderar guerreiros da tribo contra os brancos e viver seus últimos dias de velhice em paz. Para o veterano capitão seria bem melhor dar um tiro na cabeça desse chefe, uma vez que no passado ele mesmo já havia enfrentado sua tribo. Pelas atrocidades que presenciou seria bem melhor matar logo aquele desgraçado!

Só que o governo americano naquela altura já não queria mais prolongar as guerras indígenas. A pacificação seria então o melhor caminho a seguir. A pacificação com todas as nações de índios seria a linha política a seguir dali em diante. O filme assim se desenvolve, mostrando o Capitão no comando de um pequeno grupo de militares americanos que deveriam garantir a segurança do velho indígena. No caminho até seu destino final o roteiro explora a extrema antipatia entre aqueles dois homens que no passado tinham lutado em campos opostos dos campos de batalha. "Hostis" tem um roteiro muito bom, excelente reconstituição de época e uma mensagem de pacifismo e tolerância, acima de tudo. O elenco conta não apenas com o sempre eficiente Christian Bale, mas também com Ben Foster, um dos mais subestimados atores do cinema americano, aqui em papel pequeno, mas ao seu modo também marcante.

Hostis (Hostiles, Estados Unidos, 2017) Direção: Scott Cooper / Roteiro:  Scott Cooper, Donald E. Stewart / Elenco: Christian Bale, Rosamund Pike, Ben Foster, Scott Shepherd, Jonathan Majors / Sinopse: Capitão da cavalaria é designado para levar um velho e doente chefe indígena e sua família para uma reserva no Colorado. Ele odeia isso, simplesmente por odiar nativos em geral. Para ele servir de escolta para o inimigo seria o maior dos absurdos, Porém, ordens são ordens, e ele parte em sua jornada rumo ao destino final. No caminho acaba encontrando guerreiros cheyennes, fazendeiros armados e clima hostil.

Pablo Aluísio.

domingo, 16 de setembro de 2018

Tomb Raider: A Origem

Essa é a terceira vez que tentam trazer para o cinema a personagem dos games Lara Croft. Nas duas anteriores ela foi "interpretada" pela Angelina Jolie. Nenhum dos dois filmes funcionou em minha opinião. Eram filmes bem produzidos e tudo mais, porém com roteiros básicos demais para se levar á sério. Tentando melhorar agora o roteiro tem um pouquinho mais de consistência, desenvolvendo até aspectos da personalidade de Croft. Nesse novo filme a aventureira é interpretada pela atriz sueca Alicia Vikander. Provavelmente você vai se lembrar dela do bom filme de ficção "Ex_Machina", onde a garota interpretava uma androide que chegava na conclusão que os seres humanos seriam dispensáveis. Agora Alicia dá vida a uma Lara Croft bem jovem, que tenta superar o desaparecimento do pai, há sete anos sumido, após participar de uma expedição.

Juntando as pistas ela resolve então ir na ilha perdida no mar do Japão onde seu pai desapareceu. Ele estava em busca de uma tumba de uma suposta deusa da morte. Dizia-se que ela espalhava a destruição e a morte em tudo que tocasse. Se ela voltasse do mundo dos mortos seria a destruição completa da humanidade. Com uma lenda dessas, acabou atraindo o interesse também de pessoas inescrupulosas. Assim Lara precisa não apenas encontrar seu pai como também sobreviver a todos os perigos e vilões nessa expedição.

Eu gostei desse filme. A influência dos filmes de Indiana Jones é quase completa, até porque a própria personagem dos games é uma espécie de versão feminina do arqueólogo mais famoso do cinema. Mesmo assim é algo que funciona. O filme se mostra menos ansioso do que os anteriores, o que significa que as coisas vão acontecendo com mais calma, com melhor desenvolvimento da história. De maneira em geral é um bom produto pipoca de pura diversão. Além disso não vai aborrecer os fãs de games. Ficou tudo dentro das expectativas.

Tomb Raider: A Origem (Tomb Raider, Estados Unidos, 2018) Direção: Roar Uthaug / Roteiro: Geneva Robertson-Dworet, Alastair Siddons / Elenco: Alicia Vikander, Dominic West, Walton Goggins / Sinopse: A jovem Lara Croft (Alicia Vikander) decide ir atrás do pai, desaparecido há sete anos numa ilha pouco conhecida dos mares do Japão. Ele estava em busca da tumba de uma antiga divindade japonesa antiga, a deusa da morte e da destruição.

Pablo Aluísio.

8 Mile: Rua das Ilusões

O cantor Eminem é um sujeito insuportável para muitas pessoas. Embora não goste particularmente de seu gênero musical, não tenho nada contra a sua pessoa. Assim resolvi conferir esse seu primeiro filme, cujo roteiro é baseado na sua própria vida pessoal. Basicamente é a história de um rapaz americano pobre, com uma mãe problemática, que tenta vencer na vida de algum jeito. A resposta para aquela vida que parecia ser sem nenhum futuro ou perspectiva vem pela música. Mesmo sendo um gênero musical essencialmente negro, o Eminem conseguiu despontar no meio, se destacando pelo talento nas rimas das músicas de rap.

Os temas são os mais variados possíveis, mas todos aparentam ter algum sentido autobiográfico. Assim ele canta sobre a sua pobreza, sobre o fato de pertencer a uma família disfuncional e os problemas que precisa enfrentar envolvendo a própria mãe. O filme foi de certa forma bem recebido pela crítica. Embora o Eminem nunca tenha sido ator na vida, ele acabou acertando ao optar por não tentar representar, mas sim apenas aparecer de forma natural na tela. Acabou funcionando bem. O filme venceu o Oscar de melhor música, escrita pelo próprio cantor. Não poderia ter tido sorte melhor em sua estreia no cinema.

8 Mile: Rua das Ilusões (8 Mile, Estados Unidos, 2007) Direção: Curtis Hanson / Roteiro: Scott Silver / Elenco: Eminem, Brittany Murphy, Kim Basinger / Sinopse: Jimmy 'B-Rabbit' Smith (Eminem) é um rapaz pobre que mora em uma periferia barra pesada. A vida é sufocante, ainda mais por causa de sua mãe, uma mulher problemática. A salvação acaba vindo pela música. Filme premiado no Oscar na categoria de Melhor Música Original ("Lose Yourself" de Eminem e Jeff Bass).

Pablo Aluísio.

sábado, 15 de setembro de 2018

Quadrilha de Sádicos

O diretor Wes Craven não foi apenas o criador da franquia "A Hora do Pesadelo" e da série cinematográfica "Pânico". Ele também foi o cineasta por trás de vários filmes de terror que ganharam o status de cult movies com o passar dos anos. Esse "Quadrilha de Sádicos" foi seu primeiro filme a ter repercussão mundial. Hoje em dia é considerado um verdadeiro clássico do gênero terror mais violento, dando origem a um remake e a uma continuação (também dirigida por Craven). O roteiro tem clara inspiração de outro filme famoso de terror dos anos 70, "O Massacre da Serra Elétrica".

O enredo vai pelo mesmo caminho. Uma família em viagem por uma região distante e deserta acaba se desviando de sua rota, indo parar em um lugar ainda mais inóspito. Ali foram realizados testes nucleares, então a chance de encontrar alguém seria praticamente nula. Só que para o azar da família existem sim pessoas morando naquele lugar. Pior do que isso, são psicopatas cruéis, assassinos em série, doentes mentais turbinados pela radiação que existe naquelas colinas. O filme é obviamente bem violento. Craven por sua vez demonstra, ainda em uma fase bem inicial da carreira, que já era um mestre em filmes com cenas desse tipo. Se você gosta da filmografia desse cineasta então "The Hills Have Eyes" é simplesmente obrigatório em sua coleção de filmes de terror.

Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes, Estados Unidos, 1977) Direção: Wes Craven  / Roteiro: Wes Craven / Elenco: Suze Lanier-Bramlett, Robert Houston, John Steadman / Sinopse: Típica família norte-americana perde o caminho durante uma viagem pelo deserto. Acabam indo parar em um lugar desabitado (assim pensam eles), mas que na verdade é o lugar onde mora um grupo de psicopatas violentos e sanguinários.

Pablo Aluísio.

À Prova de Fogo

Tem até algumas boas cenas de ação, mas o roteiro não se preocupa em desenvolver isso, mas sim uma história de drama e redenção envolvendo um bombeiro. Ele trabalha salvando vidas, o que por si só já é uma grande fonte de stress. Isso tudo acaba se refletindo em seu casamento que vai de mal a pior a cada dia. Algo aliás que acontece muito. Uma vez casados a faísca da paixão se apaga, só sobrando mesmo o cotidiano nada agradável do dia a dia, os compromissos, as brigas, os desaforos, erc. Assim ele decide que vai tentar recuperar seu casamento prestes a falir, uma vez que se considera cristão e não quer se separar.

Guiado por um livro, ele tenta a recuperação de seu matrimônio por 40 dias! Pois é, o filme é de certa forma um guia para pessoas casadas que estão passando por esse tipo de situação. Nos intervalos surgem alguns incêndios e alguns momentos de tensão, mas nada muito relevante. É um filme interessante, porém dirigido mesmo para um público bem específico. Como puro cinema se torna apenas um filme mediano, que sente a necessidade de passar uma mensagem para o seu público alvo.

À Prova de Fogo (Fireproof, Estados Unidos, 2008) Direção: Alex Kendrick / Roteiro: Alex Kendrick / Elenco: Kirk Cameron, Erin Bethea, Ken Bevel / Sinopse: Bombeiro tenta sobreviver na perigosa profissão ao mesmo tempo em que embarca numa tentativa de recupração de seu casamento em crise durante 40 dias. Caso isso não dê certo só restará a ele mesmo o divórcio. 

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

O Clube dos Meninos Bilionários

Esse filme é baseado em fatos reais. A história se passa em 1983. Dois jovens, amigos da época da escola, decidem abrir uma empresa de investimentos chamada BBC. Eles prometem rendimentos de 50% de lucro em apenas 3 semanas - algo improvável, até impossível, para quem conhece mercado financeiro. Porém eles tinham lábia e começam a enganar um grupo de rapazes ricos e estúpidos que começam a jogar milhões em suas mãos. E como bem sabemos nesse tipo de enredo sempre tem um tubarão maior e mais esperto para passar a perna em todos esses patos que pensam ser predadores. O sujeito se chama Ron Levin (Kevin Spacey). Ele vê esse bando de moleques de vinte e poucos anos lidando com milhões de dólares e decide que vai passar todos eles para trás. É um homem experiente de Wall Street, sabe lidar com o mercado, tanto oficial como não, e logo percebe que pode faturar muito com aqueles garotos inexperientes.

Esse filme é considerado o maior fracasso comercial de 2018. Deu um prejuízo enorme para os produtores, tudo porque trouxe Kevin Spacey para o elenco. Ele virou um nome maldito depois de sofrer inúmeras acusações de assédio sexual em Hollywood. Spacey sempre foi um dos mais talentosos atores da indústria, mas como agora sabemos também sempre foi um crápula, um mau-caráter. Usava de sua posição de poder para assediar jovens atores em começo de carreira, ganhando favores sexuais em troca de escalação no elenco de seus filmes. Agora está pagando o alto preço por seu comportamento condenável.

O filme, tirando tudo isso do meio do caminho, me pareceu apenas OK. Não merecia muito sucesso de público e crítica, mas também não merecia ser o maior fracasso do ano. Tem um roteiro que procura desenvolver bem sua história e só derrapa mesmo na parte final quando tudo se transforma numa série de crimes cometidos pelos principais personagens. Aí nessa parte penso que o filme perde muito, pois as coisas vão acontecendo sem muito capricho. Pode ser o último filme de Spacey, por isso não deixo de indicar. Vá sem esperar grande coisa, apenas para conhecer uma história interessante, que não vai se arrepender.

O Clube dos Meninos Bilionários (Billionaire Boys Club, Estados Unidos, 2018) Direção: James Cox / Roteiro: James Cox, Captain Mauzner / Elenco: Ansel Elgort, Kevin Spacey, Taron Egerton, Emma Roberts / Sinopse: Dois amigos da escola, após sua formatura, decidem abrir uma empresa de investimentos. Eles não possuem a experiência necessária para lidar com algo assim, mas mesmo assim vão em frente. Várias pessoas resolvem investir neles, sem saber que estão prestes a perder tudo!

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Kings

O filme se passa durante aqueles tumultos que se espalharam em Los Angeles quando os policiais agressores de Rodney King foram inocentados pela justiça americana. Isso aconteceu no começo dos anos 90. Rodney era um taxista negro e foi violentamente espancado por policiais brancos. A tensão racial dentro da sociedade americana sempre foi latente e nesse dia tudo explodiu numa reação em cadeia da comunidade negra da cidade. Lojas e asas foram roubadas, prédios incendiados e pessoas baleadas a esmo pelas ruas. O caos urbano em sua mais nítida caracterização virou realidade. A personagem principal desse filme é interpretada pela atriz Halle Berry. Uma mulher negra de bom coração que acolhe todas as crianças perdidas e abandonadas de seu bairro, o que acaba dando à sua casa a impressão de ser um verdadeiro orfanato não oficial. Ela tem um vizinho branco, espalhafatoso e muitas vezes raivoso, interpretado pelo "James Bond" Daniel Craig. Apesar das diferenças ela tem uma quedinha por ele.

Quando a violência explode na cidade ela e seu vizinho vão para as ruas resgatar as crianças, que acabam se envolvendo em tudo, até mesmo nos saques das lojas. É um filme curto, com não muito mais do que 70 minutos de duração. O roteiro não tem grande profundidade, nunca entrando de vez na questão racial que deu origem a todos os tumultos. No máximo a TV ligada o tempo todo vai informando ao espectador o que estaria acontecendo (na realidade dando o contexto histórico dos acontecimentos). Acima da média mesmo apenas a primeira cena, do assassinato irracional de uma adolescente negra, que foi um fato real acontecido na época. Fora isso vale apenas para relembrar que uma simples faísca social pode colocar tudo a perder em uma sociedade em constante tensão racial.

Kings - Los Angeles em Chamas (Kings, Estados Unidos, 2017) Direção: Deniz Gamze Ergüven / Roteiro: Deniz Gamze Ergüven / Elenco: Halle Berry, Daniel Craig, Lamar Johnson / Sinopse: O filme mistura realidade e ficção ao mostrar um grupo de personagens fictícios que vivem em uma Los Angeles sob fogo cerrado e tensão causados por tumultos durante o caos que se instalou na cidade durante o começo dos anos 90, após a absolvição dos policiais brancos que agrediram o taxista negro Rodney King.

Pablo Aluísio.

O Refúgio Secreto

Filme baseado em fatos reais, na história da holandesa Corrie Ten Boom. Ela morava ao lado do pai e da irmã em uma pequena cidade holandesa quando o país foi invadido pelas tropas nazistas de Hitler. Assim que os alemães chegaram começaram as perseguições contra os judeus. Eles deveriam ser localizados e embarcados em trens que iam direto para os diversos campos de concentração espalhados por toda a Europa. Corrie Ten Boom era uma mulher religiosa, cristã, que não concordava com o que estava acontecendo. Assim ela decidiu que iria começar a esconder judeus em sua casa, localizada em cima do pequeno negócio da família, uma relojoaria. Aos poucos começam a chegar famílias e mais famílias para ela ajudar. Eles começam então a construir um esconderijo judeu no andar de cima, algo parecido com o que também aconteceu com Anne Frank.

No começo tudo ia dando certo, mas quando o cerco se fechou os nazistas finalmente descobriram que ela e sua família estava escondendo judeus. A punição foi severa. Corrie, sua irmã e seu idoso pai foram enviados para o campo de concentração de Ravensbruck. O filme a partir daí explora todas as atrocidades cometidas pelos nazistas, os guardas sádicos, a fome, as doenças e o trabalho escravo do qual nem as mulheres eram poupadas. Elas foram presas como prisioneiras políticas, pois sendo holandesas cristãs (não judias) não deveriam ser enviadas para campos de extermínio de judeus.

Tudo o que se vê na tela foi baseado no livro de memórias de Corrie Ten Boom. Depois da II Guerra Mundial ela virou uma missionária cristã que visitou dezenas de países para contar sua história. Seu livro obviamente se tornou um best-seller e ela um símbolo contra o holocausto. Inclusive a própria faz uma aparição muito tocante nos momentos finais do filme, já bem idosa, mas completamente lúcida sobre tudo o que viveu, sobre os crimes que sofreu ao longo de sua vida. Esse filme é um belo exemplo de vida de algo que historicamente jamais poderá voltar a acontecer.

O Refúgio Secreto (The Hiding Place, Estados Unidos, 1975) Direção: James F. Collier / Roteiro: Allan Sloane, Lawrence Holben, baseados no livro escrito por Corrie Ten Boom e John Sherrill / Elenco: Julie Harris, Jeannette Clift, Arthur O'Connell, Robert Rietty / Sinopse: Filme baseado na história pessoal da holandesa Corrie Ten Boom. Durante a ocupação nazista ao seu país durante a II Guerra Mundial, ela é acusada junto de sua família de esconder judeus. Presa, é enviada para um campo de concentração onde passa a sofrer todos os horrores do holocausto.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

A Descoberta

O ator Robert Redford anunciou recentemente que está se aposentando do cinema, que não fará mais filmes, se concentrando agora apenas na direção, quem sabe. Uma pena porque Redford foi um dos atores mais relevantes da história do cinema. Dupla pena também porque esse "A Descoberta" será sempre lembrado como um dos seus últimos filmes. Sinceramente ele não merecia estar aqui. Produzido pelo Netflix essa é outra decepção da empresa, um filme que tem uma boa premissa, mas que no final das contas não vai para lugar nenhum, enchendo nossa paciência com um roteiro capenga que mal consegue chegar ao final.

O único interesse vem justamente da presença de Robert Redford. Ele interpreta esse cientista que consegue provar que há vida após a morte (não se preocupe, o roteiro não vai lhe explicar nada, nem trazer nada muito profundo nesse aspecto). Pois bem, a reação à descoberta é a pior possível. O índice de suicídios aumenta em todo o mundo e o cientista precisa se mudar para uma região mais isolada, longe de tudo. Ele quer continuar suas pesquisas, mas sem o assédio da imprensa sobre si. Como eu escrevi o enredo parece interessante, mas tudo é pessimamente desenvolvido. É bem decepcionante saber que Redford se envolveu em algo assim... Afinal o que será que teria lhe atraído para esse projeto? Provavelmente apenas a curiosidade de atuar em um filme da plataforma Netflix. Apenas é lamentável que todo o resto não faça a menor diferença.

A Descoberta (The Discovery, Estados Unidos, 2017) Direção: Charlie McDowell / Roteiro: Justin Lader, Charlie McDowell / Elenco:Robert Redford, Mary Steenburgen, Brian McCarthy / Sinopse: Cientista renomado (Redford) consegue provar que a consciência sobrevive à morte, ou seja, que há ainda vida após a morte do corpo físico. A descoberta gera uma série de reações dentro da sociedade. O autor da façanha científica porém não se intimida, desejando ir além em suas descobertas sobre o tema.

Pablo Aluísio.

A Isca

Após cumprir pena tudo o que Alvin Sanders (Jamie Foxx) quer é desfrutar da liberdade recém reconquistada, mas seus planos vão por água abaixo quando ele descobre que está sendo usado como isca pelo FBI para pegar perigosos hackers internacionais. Ok, o diretor Antoine Fuqua tem bons filmes, alguns com roteiros bem acima da média. Esse filme aqui porém não faz parte de seus melhores momentos no cinema. Essa coisa toda de supervalorizar os poderes que um hacker bem treinado pode fazer, inclusive levando o mundo à beira do abismo, ainda fazia algum sentido nos primórdios da era da informática. Hoje em dia porém sabemos que tudo é fruto de muita fantasia e imaginação, apenas isso.

Jamie Foxx mantém o interesse. Sempre o achei muito talentoso e versátil, se dando bem tanto em dramas mais tensos, que exigem muito de seu lado mais dramático de ator, como igualmente em filmes de ação como esse, onde isso não é exigido. No máximo para se sair bem em filmes como esse aqui o ator tem que estar em boa forma física e basicamente é só. Se fosse classificar o filme de uma maneira bem taxativa e cabal, diria que é uma fita genérica de ação que usa o background dos criminosos digitais. Nada mais do que isso. É pouco? Sim, para ser memorável é bem pouco.

A Isca (Bait, Estados Unidos, 2000) Direção: Antoine Fuqua / Roteiro: Andrew Scheinman, Adam Scheinman / Elenco: Jamie Foxx, David Morse, Robert Pastorelli / Sinopse: Detento que cumpriu sua pena acaba se tornando uma isca humana para prender hackers internacionais perigosos. A ele só resta tentar sobreviver a esse intenso e perigoso jogo e gato e rato.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Max Steel

Max Steel é um brinquedo dos anos 90. Depois do sucesso de vendas nas lojas ele virou desenho animado e agora ganha sua primeira versão para o cinema. O enredo vai agradar toda a garotada. O protagonista é um garoto chamado Max McGrath (Ben Winchell). Adolescente normal como muitos outros de sua idade. A diferença é que ele vai percebendo que tem um poder surreal de manipular energias. Para complicar tudo surge ainda um pequeno robozinho cheio de personalidade chamado Steel. Juntos eles vão tentar enfrentar um vilão que ele pensava ser antes apenas um amigo da família.

O filme não tem um grande orçamento - custou apenas 10 milhões de dólares, um valor bem pequeno em termos de Hollywood - mas essa falta de recursos não atrapalha o resultado final. Em termos de elenco muitos atores desconhecidos, com exceção de Andy Garcia, que defende bem seu cachê. Como se trata de um filme feito para jovens, adolescentes ali na faixa entre 12 a 16 anos, não espere por algo nada muito fantástico ou maravilhoso. O personagem tem potencial para esse mundo audiovisual. Vamos ver se o estúdio segue em frente com essa nova franquia de filmes de ficção para o público jovem que apenas agora está descobrindo as maravilhas da sétima arte.

Max Steel (Estados Unidos, 2016) Estúdio: Mattel Entertainment / Direção: Stewart Hendler / Roteiro: Christopher Yost / Elenco: Ben Winchell, Andy Garcia, Josh Brener, Maria Bello / Sinopse: Adolescente descobre que tem poderes especiais. Isso pode estar ligado ao seu passado, envolvendo a figura de seu pai, desaparecido há muitos anos após se envolver em uma pesquisa secreta, top secret, envolvendo figurões da indústria e do governo.

Pablo Aluísio.

Os Maiorais

Esse filme tem uma proposta muito interessante para quem gosta da história do cinema e da música dos Estados Unidos. Ele tenta contar a história do "Rat Pack"! E o que diabos seria isso? Para quem não sabe esse era o nome dado para a turminha de artistas, atores e cantores que gravitavam em torno de Frank Sinatra quando ele estava em Las Vegas realizando suas turnês na cidade. Além do próprio Sinatra, o criador do grupo, a trupe ainda era formada por Dean Martin, Sammy Davis Jr., Peter Lawford e Joey Bishop. Eram amigos e ao mesmo tempo usaram esse amizade para fazer filmes e shows durante os anos 60.

Claro que contar a história dessa trupe não seria tão fácil, ainda mais com o orçamento limitado dessa produção  - que foi exibida diretamente na TV a cabo no Brasil e nos Estados Unidos. O elenco traz até um grupo de atores talentosos, mas nenhum deles muito parecidos com os artistas originais do Rat Pack. Para se ter uma ideia quem interpreta Frank Sinatra é o ator Ray Liotta! Nada a ver, não é mesmo? Ainda assim temos que admitir que muitos deles incorporaram bem as personalidades e os trejeitos dos membros originais da turma. Só não diria que ficou perfeito porque alguns exageraram nos maneirismos, caindo na caricatura. De uma forma ou outra ainda recomendo o filme. É uma boa apresentação do que significou o bando de ratos dentro da cultura americana.

Os Maiorais (The Rat Pack, Estados Unidos, 1998) Direção: Rob Cohen / Roteiro: Kario Salem / Elenco: Ray Liotta, Joe Mantegna, Don Cheadle / Sinopse: Durante os anos 60 o cantor e ator Frank Sinatra decide juntar seus amigos mais próximos para uma série de projetos artísticos envolvendo shows em Las Vegas e filmes em Hollywood. O grupo acabaria sendo conhecido como The Rat Pack!

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Oito Mulheres e um Segredo

Esse filme foi prejudicado por uma discussão estéril e boboca envolvendo o fato do elenco ser todo formado por mulheres, numa espécie de versão Luluzinha de "Onze Homens e um Segredo". Bobagem, o filme vale por seus próprios méritos. Na história temos a saída de Debbie Ocean (Sandra Bullock) da prisão. Ela cumpriu sua pena e está livre para recomeçar sua vida. No começo somos até convencidos que ela quer uma vida normal e tudo o mais, porém não demora muito para vermos que ela está mesmo interessada em colocar seu plano de um grande assalto em movimento. O alvo são joias milionárias da realeza europeia que estará em exposição em um museu de Nova Iorque. Além disso a equipe formada por Debbie vai focar sua atenção numa joia que vale 150 milhões de dólares que será usada pela estrelinha de cinema boba e afetada Daphne Kluger (interpretada por uma divertida Anne Hathaway). A ideia é trocar a peça no banheiro durante um jantar. Depois sair de lá com ela fragmentada em diversas peças menores.

O plano, claro, sai quase perfeito. Problemas vão surgindo durante sua execução e isso também faz parte da diversão. O roteiro é bem esperto, mas não tanto como no filme original. Ao contrário de "Caça-Fantasmas" que também fez sua versão só com mulheres e foi uma bomba, esse aqui é um bom filme, com tudo nos lugares certos, boa trama, desenvolvimento adequado e um timing impecável durante todo o desenrolar do enredo. Só não é melhor porque o final de certo modo é meio previsível. Quando chegou ao fim a conclusão foi que curti o filme pelo que ele é, não pela polêmica idiota que foi criada em torno de seu lançamento. Vá esperando por uma diversão agradável e não terá maiores surpresas.

Oito Mulheres e um Segredo (Ocean's Eight, Estados Unidos, 2018) Direção: Gary Ross / Roteiro: Gary Ross, Olivia Milch / Elenco: Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter, Rihanna, Dakota Fanning / Sinopse: Debbie Ocean (Sandra Bullock) forma uma equipe de ladras para roubar joias em exposição em um museu de Nova Iorque. A ideia é seguir um plano onde uma joia de 150 milhões de dólares será trocada por uma peça igual, mas sem valor, feita por um scanner de última geração.

Pablo Aluísio.

O Genro dos Meus Sonhos

Uma garota do interior vai para a faculdade. Quando retorna traz a tiracolo um sujeito esquisito, com maneiras completamente estranhas para os novos sogros. É esse o mote principal dessa comédia bem fraquinha chamada "O Genro dos Meus Sonhos". Como toda comédia é necessário ter um elenco afiado e obviamente engraçado. Não espere por muito nesse quesito. As situações são repetitivas e nem a tentativa de fazer um humor mais nonsense funciona muito bem. Na verdade é aquele tipo de comédia que você vai acompanhando na TV a cabo ou na Sessão da Tarde sem muito interesse. Apenas matando o tempo.

Pauly Shore não é o que eu chamaria de sujeito hilário ou algo do tipo. Ele apenas passeia pelo filme sem muito interesse. O roteiro também ronda, vira e mexe, voltando sempre para a mesma piada envolvendo a dobradinha "rapaz da cidade grande x vida no campo". Chatinho seria uma boa palavra para descrever. Enfim, já não se fazem comédias românticas engraçadas como antigamente.

O Genro dos Meus Sonhos (Son in Law, Estados Unidos, 1993) Direção: Steve Rash / Roteiro: Patrick J. Clifton / Elenco: Pauly Shore, Carla Gugino, Lane Smith / Sinopse: Garota do interior que vai para a universidade retorna com um genro pra lá de estranho para a antiga fazenda onde nasceu.

Pablo Aluísio.

domingo, 9 de setembro de 2018

LBJ

Não faz muito tempo assisti um filme chamado "Até o Fim" que mostra basicamente a mesma história desse aqui. Ambos focam na figura do presidente Lyndon B. Johnson que após o assassinato do presidente John Kennedy teve que assumir a Casa Branca. Eu não sei exatamente qual seria a razão, mas parece que a bola da vez é mesmo o presidente Johnson, pelo menos no cinema. Pois bem, aqui quem interpreta o político texano é o ator Woody Harrelson. Ele não é nem um pouco parecido com Johnson, porém o departamento de maquiagem do estúdio fez um bom trabalho, pois em certos momentos o ator realmente lembra o  antigo presidente. Apenas acredito que sua interpretação acabou sendo um pouco prejudicada com isso. Com toda aquela borracha na cara fica mesmo complicado atuar bem. A boca, por exemplo, pareceu muito artificial, mas nada que atrapalhe o filme como um todo.

O roteiro é bem estruturado. Temos aqui duas linhas temporais. A primeira volta no tempo e mostra em flashback a luta de Johnson em ser candidato a presidência, justamente contra Kennedy. Conforme as prévias vão sendo apuradas ele finalmente percebe que essa disputa está perdida. Assim JFK ganha a indicação do partido democrata à presidência, mas surpreende a todos ao convidar o próprio Johnson para ser seu vice na chapa. Na segunda linha temporal acompanhamos a chegada de Kennedy e Johnson em Dallas, naquele fatídico dia em que o presidente foi assassinado nas ruas da cidade.

Por fim as duas linhas de tempo se encontram, quando enfim LBJ assume a cadeira de presidente. Um aspecto curioso desse filme é que ele coloca mais em evidência a animosidade que existia entre Bob Kennedy e Lyndon B. Johnson. Os dois simplesmente se odiavam. Em minutos finais finalmente o filme tenta resgatar o que de melhor houve na presidência dele, com a luta pela aprovação das primeiras leis de direitos civis contra o preconceito racial no sul racista dos Estados Unidos. Pena que também ameniza o fato que Johnson afundou ainda mais os americanos na lama do Vietnã. De qualquer forma para quem gosta de história eis aqui uma boa dica de filme para assistir.

LBJ (Estados Unidos, 2016) Direção: Rob Reiner / Roteiro: Joey Hartstone / Elenco: Woody Harrelson, Jennifer Jason Leigh, Bill Pullman, C. Thomas Howell, Michael Stahl-David, Richard Jenkins / Sinopse: O filme explora os acontecimentos após a tragédia de Dallas. Enquanto fazia uma visita à cidade o presidente Kennedy é alvejado em seu carro. Após sua morte a presidência passa para seu vice, Johnson, um político texano turrão e mais conservador.

Pablo Aluísio.

Correndo Atrás

Título no Brasil: Correndo Atrás
Título Original: Whatever It Takes
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: David Raynr
Roteiro: Mark Schwahn
Elenco: James Franco, Shane West, Marla Sokoloff, Jodi Lyn O'Keefe, Manu Intiraymi, Aaron Paul,

Sinopse e Comentários:
Sim, você já viu esse filme antes! Provavelmente tinha outro título, outro elenco, mas não se engane... é o mesmo filme, o mesmo roteiro. Aquele tipo de produção feita para os jovens que estão com problemas hormonais, naquela fase da vida em que não se pensa em outra coisa a não ser sexo, sexo e mais sexo.

O filme foi um dos primeiros de James Franco, na época apenas um ator jovem desconhecido que ninguém tinha ouvido falar. Ele e o amigo tentam conquistar as garotas que são apaixonados e... fim! Bobinho e derivativo esse é aquele tipo de filme que não vai fazer qualquer diferença em sua vida. Se nunca viu, deixe pra lá. Procure por coisa melhor. Esse filme realmente é a prova viva do cinema pipoca mais descartável possível.

Pablo Aluísio.

sábado, 8 de setembro de 2018

Não Bata Duas Vezes

Mais um filme de bruxas. É curioso que esse tipo de personagem tenha sido resgatado com mais frequência nos últimos anos. Basta lembrar do recente "A Bruxa" e de "A Bruxa de Blair", provavelmente o filme mais bem sucedido comercialmente da história nesse gênero. Pois bem, aqui temos um filme britânico que se propõe a trazer as bruxas de volta. O enredo é até simplório. Uma lenda antiga afirma que quem tivesse a coragem de bater duas vezes numa velha casa no meio da floresta despertaria a bruxa que teria vivido por lá há muitos anos. Claro que isso acaba despertando uma jovem que mora na região. Tentando demonstrar sua coragem ele vai lá, se aproxima da velha entrada daquela casa praticamente em ruínas e... bate duas vezes na porta!

Pronto... depois disso o caos se instala. O filme é bem produzido, tem efeitos especiais bem decentes e o próprio design da bruxa é bem feito. Só não espere por maiores surpresas pois o roteiro não tem muitas novidades. Eu acredito que o cinema de terror feito na Inglaterra hoje em dia é muitas vezes melhor do que os americanos, mas isso é apenas uma opinião pessoal. Se você tiver interesse em conhecer o que os ingleses estão fazendo em termos de filmes de horror fica essa dica.

Não Bata Duas Vezes (Don't Knock Twice, Inglaterra, 2016) Direção: Caradog W. James / Roteiro: Mark Huckerby, Nick Ostler / Elenco: Katee Sackhoff, Lucy Boynton, Javier Botet / Sinopse: Jovem garota desperta a ira de uma bruxa após bater nos restos calcinados da porta de sua casa. Voltando do inferno ela agora quer levar a garota para os porões das fossas infernais, mas para isso precisará enfrentar a mãe da jovem que está disposta a enfrentá-la frente a frente.

Pablo Aluísio.

Inverno Rigoroso

Filme de ação que começa como drama familiar. O enredo mostra esse pai interpretado pelo ator Joel Kinnaman (o RoboCop da nova versão para o cinema) que leva seus filhos para uma caçada na montanha. Tempo de inverno, muita neve. Ele é divorciado da mãe dos garotos que agora é casada com um sujeito endinheirado. Uma situação complicada, já que ele próprio está desempregado. Mesmo assim ele deseja ensinar os filhos a caçarem com um rifle em um lugar bem isolado. Os problemas começam logo, já que o carro fica preso na estrada e a partir daí as coisas só vão piorando a cada momento. É um bom filme, valorizado pela bela fotografia. Claro, para os americanos aquele mar de neve, onde tudo parece branco e selvagem, não apresenta grande interesse, mas para nós, brasileiros, que nunca vimos neve na vida é um ponto a favor do filme. O visual da natureza é muito bonito.

A violência e a luta pela sobrevivência também vai agradar aos que curtem esse tipo de enredo. Andar com armas de fogo é algo normal dentro da sociedade americana. Ensinar os filhos a atirarem, mesmo quando eles ainda são menores de idade, aparece na tela como algo natural, como uma tradição dos Estados Unidos que passa de pai para filho. O que acontece depois, mesmo sendo ficção, não foge em nada da normalidade daquele modo de vida. No alto do inverno, no frio intenso, o único calor vem do cano fumegante de uma arma de fogo.

Inverno Rigoroso (Edge of Winter, Estados Unidos, 2016) Estúdio: Sony Pictures / Direção: Rob Connolly / Roteiro: Rob Connolly, Kyle Mann / Elenco: Joel Kinnaman, Tom Holland, Percy Hynes White, Shaun Benson, Shiloh Fernandez, Rachelle Lefevre / Sinopse: Pai leva os filhos para caçar no alto de uma montanha gelada e uma vez lá descobre que precisará lutar em um jogo de vida ou morte.

Pablo Aluísio.