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sexta-feira, 30 de março de 2007

Marilyn Monroe – Reflexões de uma Estrela

Marilyn Monroe – Reflexões de uma Estrela - Marilyn sofreu bastante preconceito em sua escalada para o sucesso. Dizia-se que era pouco inteligente, nada perspicaz. O fato de geralmente interpretar loiras burras aumentou ainda mais essa equivocada visão. No fundo porém nada justificava esse tipo de pensamento. Por baixo do cabelo loiro havia também uma mulher muito instintiva, esperta, observadora, que sabia de seus falhas (educacionais, dramáticas, etc) e que por essa razão tentou melhorar bastante como ser humano e atriz. As frases de Marilyn Monroe abaixo revelam alguns de seus pensamentos mais interessantes. Em reflexões simples, mas cheios de significado, a atriz tentava entender sua própria celebridade e tudo aquilo que a transformou em um dos maiores símbolos sexuais da história do cinema americano. Particularmente sempre achei a personalidade de Marilyn muito cativante – e por isso suas frases ecoam muito bem, até hoje. E então Marilyn, o que foi que você disse mesmo?

 “O talento se cultiva na intimidade”

“A sexualidade só é atraente quando é natural e espontânea”

“Você já esteve numa casa com 40 quartos? Bom, então multiplique minha solidão por 40”

“Kinsey disse que uma mulher só começa a viver plenamente aos 30 anos. É uma boa notícia, além do mais é verdadeira”

“Representar para mim era uma verdadeira agonia e também a suprema ventura”

“Nunca fui cuidada. Sempre cuidei de mim mesma”

“O sexo não é errado se há amor nele”

“Porque resolvei estudar arte dramática? Muito simples, eu assisti a todos os meus filmes!”

“Se cem por cento dos críticos dissessem que eu não tinha talento isso me daria a certeza que cem por cento deles estavam errados”

“Se sou uma estrela foi o público que me fez uma estrela... não o estúdio, mas o público”

“Eu jamais me considerei uma mercadoria, que se vende e que se compra”

“Quero permanecer apenas na fantasia do homem comum”

“Quando somos famosas cada um de nossos defeitos é amplificado ao máximo”

“A celebridade não significa felicidade”

“Sinceramente eu acredito que cada um tem o sucesso que merece”

“A fama um dia passará. Então direi adeus fama! Sempre soube que você não valia grande coisa”

“A fama é como caviar. Muito agradável, até deliciosa, mas todos os dias enjoa”

“Uma atriz é um instrumento delicado, como um violino”

“Não me importo em viver num mundo feito por e para homens, desde que eu possa continuar a ser uma mulher”

“Uma mulher que saiba ser sensual naturalmente não precisa de vestidos finos. Ela ficará charmosa até mesmo em um macacão de fábrica”

“Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe viver com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor!”

"Não me falta homem, o que me falta é amor."

“O sexo faz parte da natureza. Eu só sigo a natureza.”

“A humanidade foi feita para ser feliz. Eu gostaria de ser feliz”.

Pablo Aluísio.

James Dean - Reflexões de um Rebelde

James Dean sempre teve uma paixão em sua vida, falar ou escrever sobre reflexões de si próprio ou das pequenas nuances da sua existência. Seus rascunhos trazem uma visão bastante complexa para um jovem de apenas 24 anos. O ator em diversos momentos dos escritos fala de sua mãe Milred, dos seus amigos mais íntimos, das durezas de se tornar um ator e o caminho até chegar ao sucesso. Alguns dos pensamentos a seguir foram tirados de cartas e textos pessoais, outros de entrevistas. E aí Jimmy, o que foi que você disse mesmo?

"Talvez possa parecer loucura, egoísmo, ou algo parecido, mas acho que existe apenas uma forma de grandeza para o homem. Se um homem puder ultrapassar o abismo entre a vida e a morte, se conseguir viver depois que morreu, então, talvez tenha sido um grande homem. Quando falam sobre sucesso, falam sobre chegar ao topo. Bem, na minha opinião não há topo. É preciso continuar sempre, nunca parar em ponto nenhum. Para mim, o único sucesso, a única grandeza para o homem, é a imortalidade.”

“Ter o trabalho lembrado na história, deixar alguma coisa nesse mundo que dure séculos... Isso é grandeza! Quero crescer longe do mundo mesquinho que existimos. Quero deixar tudo para trás, todas as coisas mesquinhas sobre assuntos frívolos, coisas que estarão completamente esquecidas daqui a 100 anos, de qualquer forma.”

“Existe um nível, acima do qual tudo é sólido e importante. Tentarei chegar lá e encontrar um lugar perto da perfeição, um lugar onde todo esse mundo confuso deveria estar, e poderia estar, se tivesse tempo de aprender."

"Representar é para mim a maneira mais lógica de me livrar das minhas neuroses. Os atores representam para expressar suas fantasias e os fantasmas de que são prisioneiros"

"Minha mãe morreu deixando tudo nas minhas costas"

"Aprendi desde cedo que um dos impulsos mais profundos do ser humano é o desejo de ser apreciado, a vontade de ser amado, estimado, e ser uma pessoa procurada"

"Gosto dos animais porque me aceitam tal como sou. Ou gostam ou não gostam de nós, mas nunca nos julgam"

"Ao volante me sinto uma estrela, mas com preocupações aterradoras. Por isso devo todas as minhas vitórias à minha ansiedade"

"É próprio do homem ser prisioneiro de miragens que estão fora de seu alcance"

"Não entendo como as pessoas conseguem ficar na mesma sala que eu. Sei que eu não agüentaria a mim mesmo"

"Acho que não existe nada que não se consiga fazer quando a gente se dedica completamente. A única coisa que impede as pessoas de conseguirem o que elas querem, são elas mesmas. Elas colocam muitas barreiras no caminho. É como se tivessem medo de serem bem sucedidas. De uma certa forma, acho que sei porquê. Existe uma quantidade enorme de responsabilidades que vem com o sucesso, e quanto maior o sucesso, maior a responsabilidade. As pessoas não querem este tipo de responsabilidade”

"Existem algumas coisas na vida que simplesmente não podemos evitar, atraímos nosso próprio destino... fabricamos nossa sorte"

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 29 de março de 2007

Esther Williams

Esther Williams
Segue texto que escrevi na ocasião da morte da atriz Esther Williams: Uma das atrizes mais populares da chamada era de ouro do cinema americano faleceu no último dia 6 de junho em sua mansão em Beverly Hills. Esther Williams nasceu em Inglewood, Califórnia, no dia 8 de agosto de 1921. Atlética, dona de um porte físico privilegiado, ela tentou conciliar a carreira de atriz com a de nadadora. Estreou no cinema em 1942 no filme “A Dupla Vida de Andy Hardy” mas encontrou seu papel ideal, que marcaria toda sua carreira, apenas dois anos depois em “Escola de Sereias”.

A partir daí não parou mais, quase sempre apresentando elaboradas coreografias náuticas que encantavam o grande público. A critica não levava seus personagens e seus filmes muito à sério mas a plateia adorava, proporcionando a ela grandes sucessos de bilheteria em série. Os títulos de suas fitas eram bem sugestivas: A Filha de Netuno, A Sereia e o Sabido, Eva na Marinha, A Rainha do Mar, Numa Ilha com Você, etc.

No fundo eram variações da mesma personagem em roteiros bem parecidos, onde uma história de amor virava pano de fundo para maravilhosas cenas em piscinas azuis (que eram perfeitas para o berrante technicolor da época). Depois de um certo período como era de se esperar a fórmula se desgastou e Esther Williams partiu para conquistar outros desafios. Curiosamente ela realizou poucos filmes em sua carreira (33 no total) se despedindo do cinema em 1961. Preferiu manter a imagem de eterna sereia do que definhar na vista de seu público querido. Não importa, fica aqui nossa homenagem para essa estrela, que era acima de tudo um símbolo de um tempo em que Hollywood era bem mais inocente e estelar.

O Melhor de Esther Williams
Escola de Sereias (1944)
Quem Manda é o Amor (1946)
Saudade de Teus Lábios (1947)
Numa Ilha com Você (1948)
A Bela Ditadora (1949)
Eva na Marinha  (1952)
A Rainha do Mar (1952)
Salve a Campeã (1953)
Na Voragem de uma Paixão (1956)

Pablo Aluísio. 

Rick Nelson

Nascido Eric Hilliard Nelson na cidade de Teaneck, New Jersey (EUA) em 8 de maio de 1940, Rick Nelson - codinome que carregou pelo resto da vida - era filho de pais artistas. Sua mãe Harriet Nelson e seu pai Ozzie Nelson eram líderes de uma banda nos anos 40. Em 1944, os dois estrearam no rádio o programa: The Adventures of Ozzie and Harriet, no qual seus filhos eram interpretados por atores. Só em 1949, Rick (então com 9 anos) e seu irmão David começaram a atuar no programa dos pais, que durou até 1954. No entanto, dois anos antes, o show foi parar na televisão onde se tornou um sucesso estrondoso, ficando no ar entre 1952 e 1966. Foi exatamente neste período na TV que Rick ganhou o apelido de "garoto prodígio". Na verdade, Rick Nelson não sonhava em ser cantor, seu sonho de vida era ser ator. Porém em 1957 o "garoto prodígio", então com 17 anos, para impressionar uma fã de Elvis Presley, resolveu gravar seu primeiro single chamado, I'm Walkin. Pronto!...Rick sem saber tinha acabado de esfregar a lâmpada maravilhosa. Bastou tocar a música na TV para que o disco vendesse como água no deserto: chegou ao quarto lugar nas paradas com mais de 1 milhão de cópias vendidas.

De 1957 a 1962, Rick Nelson - que não sonhava em ser cantor - teve 30 hits nos top 40, uma façanha monumental, superada na época apenas por Elvis Presley e Pat Boone. Em agosto de 1958 quando a Billboard instituiu a parada Hot 100, o primeiro single a chegar ao primeiro lugar foi "Poor Little Fool", do garoto prodígio, Rick Nelson. Em 1963, Rick assinou um contrato de 20 anos com a Decca Records. Chegou a experimentar algum sucesso na nova empresa, mas foi desbancado pela chamada "invasão britânica" dos anos 60. Ou seja: Beatles e Rolling Stones. Em meados da década de 60, Rick começou a mergulhar em um novo ritmo: a música country. Tornando-se um dos seus precursores. Com o novo ritmo, Rick só voltou às paradas em 1970 quando regravou a música She Belong to Me, de Bob Dylan, ao lado da Stone Canyon Band. Em 1972, chegou pela última vez às paradas de sucesso com a música Garden Party, que escreveu depois de ser vaiado por uma platéia, no famoso Madison Square Garden. Com Garden Party, Rick conseguiu o sexto lugar na Hot 100 e o primeiro na Billboard Adult Contemporary Chart.

Carreira no cinema
A estréia de Rick Nelson no cinema foi uma extensão do trabalho na TV com a "Família do Barulho" (Here Come the Nelsons - 1952). No ano seguinte participou de um dos segmentos de "A História de Três Amores" (The Story of Three Loves - 1953), dirigido por Vincent Minnelli. Em 1959 Rick Nelson viveu o pistoleiro Colorado no seu filme mais famoso: "Onde Começa o Inferno" (Rio Bravo - 1959) clássico do western americano, dirigido por Howard Hawks e com John Wayne e Dean Martin encabeçando um elenco estelar. Na comédia "O Pior Calhambeque do Mundo" (The Wackiest Ship in the Army - 1960), foi protagonista ao lado de Jack Lemmon, no papel de um jovem oficial da marinha. Em 1965 estrelou Love and Kisses filme dirigido pelo seu próprio pai, Ozzie. Daí em diante Rick viu sua carreira no cinema descer ladeira abaixo. Sua última aparição foi no western dirigido por Don Siegel, "O Último Pistoleiro" (The Shootist -1976) que por coincidência foi também o último filme do mítico John Wayne.

Na TV as atuações de Rick Nelson, também foram bem modestas, principalmente depois dos anos 60. Nos anos 70 participou de duas séries famosas: "São Francisco Urgente" (The Streets of San Francisco - 1973) série estrelada pelos astros Michael Douglas e Karl Malden, além da série "O Barco do Amor" (The Love Boat - 1978). No início dos anos 80, Rick ainda gravava de forma periódica, mas sua principal fonte de renda eram shows realizados em clubes, bares e feiras estaduais, onde atraía uma quantidade enorme de fãs que ainda se lembravam de seus dias de ídolo adolescente. No início de 1985, Rick se uniu a um bem-sucedido "tour nostálgico de rock" por toda a Inglaterra; o sucesso foi enorme. De volta aos EUA tentou repetir o sucesso que tivera em solo inglês. Iniciou a turnê pelo sul e mais uma vez obteve êxito. Em 31 de dezembro de 1985, após fazer um show em Guntersville no Alabama, o avião em que Rick Nelson viajava, caiu em Dallas no Texas decretando a morte do garoto prodígio que um dia chegou a ser chamado por muitos de o novo Elvis Presley. Rick Nelson morreu aos 45 anos de idade.

Telmo Vilela Jr.

quarta-feira, 28 de março de 2007

Audrey Hepburn

Audrey Hepburn
A atriz foi durante décadas sinônimo de elegância, sofisticação e glamour. Em uma carreira tão marcante, de tantos filmes inesquecíveis, se destacam dentre outros “Bonequinha de Luxo”, “Sabrina”, “A Princesa e o Plebeu”, “Uma Cruz à Beira do Abismo”, "Infâmia" e “Minha Bela Dama”. Em todos esses seus clássicos foi bastante elogiada pela crítica. Foi um caso até raro de atriz que conseguia agradar igualmente ao público e aos críticos de cinema. Tinha praticamente unanimidade nesse aspecto. Todos pareciam gostar dela.

Sua filmografia não é longa. Comparada com os demais astros e estrelas de sua época ela realmente fez poucos filmes. Foram apenas 34 filmes como atriz. A estreia se deu na TV, em 1949, um filme simples. Era uma garotinha. Seu primeiro filme mesmo, considerada por ela mesma, foi "O Mistério da Torre", lançado em 1951.

 Ela foi indicada seis vezes ao Oscar! Por anos ela se considerou azarada pois nunca conseguia ser premiada. Já caminhava para o rol de grandes nomes da história de Hollywood que tinham sido injustiçados pela Academia quando sua sorte mudou. Finalmente em 1953 ela finalmente foi premiada por seu trabalho no filme "A Princesa e o Plebeu" onde contracenava com o ótimo Gregoy Peck. Reconhecendo o excelente trabalho dos demais envolvidos no filme dedicou o prêmio ao colega de cena e ao diretor William Wyler. Era considerada uma profissional disciplinada, amiga e humilde dentro do set de filmagens. Sua gratidão com quem havia lhe ajudado estava em toda parte por onde atuava.

Sua última aparição no cinema se deu pelas mãos de Steven Spielberg. Ela apareceu pela última vez em "Além da Eternidade" de 1989. Fazia anos que estava afastada do trabalho de atriz. Apenas após muita insistência de Spielberg ela finalmente aceitou voltar para uma despedida final do cinema. E foi um belo gesto de adeus.  Após a aposentadoria no cinema se destacou por seu empenho em causas humanitárias e de ajuda aos países mais pobres. Ela faleceu no dia 20 de janeiro de 1993 em sua casa na Suíça. Ela havia deixado os Estados Unidos em busca de um lugar mais tranquilo para viver. Tinha apenas 63 anos de idade quando partiu. Deixou saudades em todos os cinéfilos mundo afora. Audrey Hepburn foi um mito eterno da sétima arte.

Pablo Aluísio.

Ennio Morricone

Ennio Morricone (1928 - 2020)
Faleceu ontem o compositor e maestro romano Ennio Morricone. Ele foi um gênio da história do cinema. A sua música embalou diversos clássicos ao longo das décadas. Os números impressionam. Sua obra muscal esteve presente em mais de 520 filmes! É provavelmente um recorde em sua area de atuação. Além de ser um maestro de mão cheia, era também um profissional sério e querido por todos que trabalharam ao seu lado.

Para muitos seu auge se deu dentro do próprio cinema italiano onde compôs trilhas sonoras marcantes e inesquecíveis no chamado western spaghetti. Ao lado de Sergio Leone teve alguns de seus melhores momentos, principalmente em filmes como "Era uma vez no Oeste", "Era uma vez na América" e "Três Homens em Conflito". Soube se reinventar e compôs não apenas para filmes de faroeste, mas para todos os gêneros cinematográficos, inclusive sendo muito lembrado pela trilha sonora do clássico "Cinema Paradiso".

Foi indicado sete vezes ao Oscar. Ganhou um prêmio especial pelo conjunto da obra em 2007 e finalmente levantou a estatueta por uma trilha sonora para o filme "Os Oito Odiados". O diretor Quentin Tarantino ficou emocionado com sua premiação e chegou a dizer que ele seria "tão importante como Mozart". Quem poderia discordar?

Ennio Morricone faleceu após sofrer um acidente doméstico. Ele teve tempo de escrever uma carta de despedida, agradecendo a familiares e pessoas que o ajudaram ao longo de sua vida. Humilde, pediu que não fossem ao seu funeral, que as pessoas não precisavam mais se incomodar com ele, pois já estaria morto. Um último ato de despedida de um grande nome da história da música no cinema.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 27 de março de 2007

Marilyn Monroe - Primeiros Filmes

Há bastante semelhança entre as carreiras de Marilyn Monroe e Grace Kelly. Ambas começaram como modelos, mas tinham desejo mesmo de se tornarem atrizes. Quando o primeiro marido de Marilyn saiu para uma longa viagem (ele era marinheiro da marinha mercante), Marilyn decidiu terminar seu casamento. Ela tinha muitos sonhos e não estava mais disposta a sacrificar sua vida sendo apenas uma dona de casa. Ela escreveu uma carta para o marido, colocou sua aliança dentro e deu adeus para a vida de jovem esposa que ficava cuidando de casa.

Depois disso colocou todas as suas roupas numa mala e pegou o primeiro ônibus para Los Angeles. Marilyn queria ser estrela em Hollywood, igual a Lana Turner, que ela admirava. Depois de fazer vários ensaios como modelo fotográfica de revistas da moda, Marilyn finalmente conseguiu sua grande chance em um novo filme da Columbia Pictures. Embora seu destino estivesse totalmente ligado à Fox, Marilyn surgiu pela primeira vez numa tela de cinema em uma produção da Columbia.

Não foi uma grande estreia. Marilyn Monroe recebeu 125 dólares (uma quantia irrisória) para apenas passar andando na frente da câmera. O filme se chamava "Idade Perigosa". O ano era 1947. Em pleno período do pós-guerra, Marilyn mostrava que não havia nada de errado em ser bonita, loira e insinuante. Ela era basicamente uma pin-up, uma garota do calendário, daquelas que tiravam fotos em poses sensuais para serem vendidas para os soldados americanos que lutavam no exterior. Embora não fosse grande coisa, sua personagem nem nome tinha, o fato é que aparecer no cinema já era a realização de um sonho para a jovem Norma Jean. Quem diria... Logo ela que tanto sonhava ser uma estrela de Hollywood, agora aparecia finalmente em um filme!

Marilyn costumava dizer que ela havia sido picada pela febre da vontade de se tornar uma artista com esse seu primeiro filme. Ela estava disposta a não parar nunca mais! Um ano depois ela teve outra chance. O filme se chamava "Nasceste Para Mim". Se o primeiro filme era um drama, sem muitas possibilidades para Marilyn chamar mais atenção, esse seu segundo filme era um musical romântico bem divertido, com muitas canções e cenas de dança (como era comum nos musicais da época, obviamente inspirados nas peças da Broadway). O roteiro se passava nos anos 1920 e mostrava parte da vida do bandleader Chuck Arnold. Um filme muito promissor, porém grande parte da participação de Marilyn acabou sendo cortada na sala de edição. Isso porém não atrapalhava suas ambições. Ela sabia que mais cedo ou mais tarde iria ter a grande chance que tanto esperava.

Essas primeiras experiências de Marilyn no cinema não foram muito animadoras. Muitas vezes ela não passava de uma figurante bonita, um elemento a mais no cenário. Porém ela era uma sonhadora. Costumava dizer que iria vencer porque era a garota que sonhava com mais força por uma vida melhor. Em Los Angeles, nos primeiros tempos, a vida não foi fácil. Os cachês dos filmes eram fracos e muitas vezes ela se via sem ter dinheiro para pagar o próprio aluguel. Segundo uma amiga que conheceu Marilyn nessa época ela era basicamente uma loira bonita com uma mala na mão. Assim que recebia o pedido de despejo ia para outro lugar, alugava outro quartinho e seguia em frente. Marilyn não tinha um contrato com nenhuma companhia cinematográfica e nem renda fixa. Para ganhar alguns dólares ela posava de modelo, o que na época lhe rendia mais dinheiro do que o cinema. Porém essa realidade iria aos poucos mudar para melhor.

Pablo Aluísio.

Marilyn Monroe


Marilyn Monroe
Marilyn Monroe em trajes de banho para uma foto promocional da Fox. A. Atriz não foi apenas uma deusa do cinema, mas também  um autêntica pin-up. Tanto isso é verdade que suas fotos publicadas para a Playboy foram uma das mais vendidas da história da revista adulta norte-americana. Aqui, ela mostra nessa foto toda sua boa forma física, uma mulher realmente belíssima. Que marcou época e trouxe padrões de beleza para a sociedade em geral.

Pablo Aluísio.

domingo, 25 de março de 2007

10 Curiosidades - O Vampiro da Noite

1. O Script de Christopher Lee no filme não era exatamente longo! Na verdade ele só tinha treze linhas de diálogo para dizer durante todo o enredo. Sobre isso Lee diria que o seu Drácula era na essência um monstro e monstros não são muito de bate papo. O Conde do filme só troca diálogos com um único personagem durante todo o filme, Jonathan Harker.

2. Depois de 30 anos desaparecida a capa que Christopher Lee usou no filme apareceu numa loja de fantasias de Londres. Uma relíquia para a história do cinema inglês ela seria vendida em um leilão por 50 mil dólares. Antes da ser colocada à venda porém a casa de leilões contratou Lee para reconhecer a peça e marcar sua autenticidade.

3. Houve um acidente durante as filmagens. Numa cena que deveria ser ao mesmo tempo aterrorizante e sensual o ator caiu em um buraco no set de filmagens, atingindo a dublê da personagem Mina. Apesar do constrangimento e da dor não houve ferimentos mais graves.

4. Em sua autobiografia o ator confessou que recebeu apenas 750 libras por sua atuação como Drácula no filme. A Hammer alegou não ter maiores recursos para pagar um cachê melhor. Lee, por outro lado, estava precisando de trabalho e aceitou o pouco que lhe ofereceram. Nos filmes seguintes ele iria endurecer o jogo, pedindo cachês cada vez mais altos a cada sequência, além de privilégios que não havia tido, como um camarim próprio, por exemplo.

5. O filme foi dirigido por Terence Fisher, veterano cineasta inglês que morreu em 1980. Ele iria dirigir ainda "As Noivas do Vampiro" (1960) e "Drácula, o Príncipe das Trevas" (1966). Também assinaria outros clássicos do terror com monstros famosos como Frankenstein em produções como "A Vingança de Frankenstein" (1958) e "Frankenstein Tem que Ser Destruído" (1969).

6. O Vampiro da Noite recebeu três prêmios do Hugo Awards nas categorias de Melhor Direção (Terence Fisher), Melhor Roteiro Adaptado (Jimmy Sangster) e Melhor História (dado como homenagem a Bram Stoker, autor do livro original).

7. Quando o filme foi lançado no mercado americano a distribuidora daquele país resolveu mudar o título do filme para "Horror of Dracula" por questões envolvendo direitos autorais. Também pesou em favor da decisão o fato de que os americanos responsáveis pela distribuição tinham receios que o filme fosse confundido com o clássico estrelado por Bela Lugosi, que inclusive estava para ser exibido pela primeira vez na TV americana pelo canal CBS.

8. Uma sequência do filme ficou perdida por anos até que finalmente foi reencontrada do outro lado do mundo, no Japão. Uma cópia original preservada pela National Film center de Tóquio conseguiu salvar essa cena da destruição pois ela não era mais encontrada em cópias na Inglaterra.

9. As filmagens duraram praticamente três meses, começando em 11 de novembro de 1957 e terminando em 3 de janeiro de 1958. Curiosamente o filme estreou antes nos Estados Unidos numa exibição em Milwaukee, Wisconsin. Só uma semana depois é que o filme iria finalmente surgir nas salas de cinema britânicas (apesar do filme ser inglês)!

10. O filme foi incluído na lista "Os 1000 Filmes Que Você Precisa Assistir Antes de Morrer" escrita por Steven Schneider.

Pablo Aluísio.

Marilyn Monroe na Coreia

Marilyn Monroe tinha acabado de se casar com o jogador aposentado Joe DiMaggio quando o departamento de Estado americano a convidou para realizar uma pequena turnê na Coreia para as tropas estacionadas naquele distante país. Era tradição em Hollywood desde a Segunda Guerra Mundial o uso de artistas e estrelas famosas do cinema como esforço de guerra, onde eles poderiam providenciar entretenimento e diversão para os combatentes. Marilyn adorou a ideia, mas seu marido odiou. O casamento mal tinha começado e ela e Joe já tinham desavenças sérias e conflitantes, algumas vezes tudo indo parar em agressão física. Mesmo com Joe dizendo para ela não ir, Marilyn pegou o primeiro avião para a Coreia.

Segundo algumas biografias na noite anterior da viagem de Marilyn houve uma séria briga na casa onde eles viviam em San Francisco. Joe teria agarrado Marilyn com força e ela acabou torcendo o polegar da mão. Isso obviamente não passou despercebido da imprensa pois quando Marilyn chegou no aeroporto de Seul todos puderam constatar que ela realmente estava com o dedo machucado que escondia usando um pequeno curativo. Joe era um italiano típico e não aceitava desaforos da esposa. Sua forma antiga de entender como um casal deveria se relacionar acabou sendo o estopim do fim do casamento. Marilyn era independente demais para aceitar esse tipo de coisa. Embora ela posasse para a imprensa como a esposa perfeita e dona de casa ideal todos sabiam que no fundo ela estava decepcionada e frustrada com o casamento.

Para manter as aparências Marilyn chegou a dizer para um jornal de San Francisco: "Adoro cuidar das coisas do meu marido. Estou sempre passando sua roupa e suas camisas. Quando vejo Joe com uma camisa nova passada por mim, fico muito feliz. As mulheres devem tratar muito bem seus maridos para que o casamento seja feliz". Tudo era mentira por parte dela. Marilyn contratou três empregadas domésticas e eram elas que afinal passavam a roupa do marido. Organização aliás não era com Norma Jean (seu verdadeiro nome). Marilyn deixava roupas espalhadas pelo chão da casa e não se importava com arrumação doméstica. Ela viveu quase toda a vida meio largada, em pequenos apartamentos de Los Angeles e nunca foi muito asseada. Já Joe DiMaggio era maníaco por organização. A diferença de personalidade deles certamente dava origem a muitas brigas violentas com gritos e agressões físicas.

Naquela altura de sua vida porém Marilyn não queria mais saber disso. Ela foi escalada para cantar na Coreia e isso a deixava nervosa. Marilyn nunca foi uma cantora segura de si. Desde os primeiros tempos na Fox, ainda nas aulas de canto, ela se sentia extremamente nervosa e insegura. Na frente daquele monte de soldados ela teve que dar o melhor de si e acabou não se saindo nada mal. As apresentações foram curtinhas, onde Marilyn subia ao palco, cantava meia dúzia de músicas, acenava para os militares, sorria, brincava, falava algumas piadinhas e ia embora. O ponto alto foi sua apresentação muito sensual de "Do It Again", que levantou a tropa. "Kiss" também contou com toda a malícia do mito. Por fim ela não poderia deixar de cantar sua música mais conhecida, "Diamonds Are a Girl's Best Friend". Foram quatro shows no total e Marilyn recebeu um agradecimento especial do comando militar americano. Esses shows serviram para Marilyn voltar a ter contato com o grande público. Depois deles, ela desistiu daquela coisa de ser uma dona de casa. A atriz queria voltar o mais rapidamente possível para os filmes. Pior para Joe DiMaggio que ficou para trás..

Pablo Aluísio.

sábado, 24 de março de 2007

Marlon Brando


Marlon Brando
Em 1972, o ator Marlon Brando fez um dos seus filmes mais polêmicos. Estou me referindo ao hoje clássico o último tango em Paris. Um filme intimista, perturbador e polêmico desde sua estreia nas telas de cinema. A crítica adorou o resultado. O público ficou chocado. Principalmente depois que foi revelado que uma das atrizes havia sido propositalmente violentada, em plena cena. Verdade ou mentira? Até hoje, a questão levanta dúvidas em todos os cinéfilos.

Pablo Aluísio.


Rock Hudson e Doris Day

Rock Hudson e Doris Day brilharam nas telas durante a década de 60. Juntos realizaram três filmes de grande sucesso: "Confidências a Meia Noite", "Volta Meu Amor" e "Não Me Mande Flores". Além dos sucessos de bilheteria se deram muito bem também fora das telas. Rock e Doris se divertiram muito nos sets de filmagens. O ator relembra: "Fazer filmes com Doris Day era um enorme prazer. Para mim aquilo não era trabalho. Não havia um único dia em que eu não me divertia muito! Ela era espirituosa, alegre, animada e tinha um talento para comédias como eu nunca tinha visto antes".

Fazer comédias ao lado de Doris Day era naquela altura de sua carreira uma mudança e tanto. Rock vinha de vários sucessos em aventuras, alguns faroestes e principalmente em dramas dirigidos por Douglas Sirk. De ator dramático e sério para comediante era grande reviravolta nos rumos de sua filmografia mas Rock topou o desafio e não se arrependeu. De fato os filmes que realizou ao lado de Doris deram tão certo que o ator resolveu investir na década de 60 em filmes nessa linha como "Quando Setembro Vier", "O Esporte Favorito do Homem" e "Um Favor Muito Especial". De repente Rock havia se tornado o ator número 1 de Hollywood para comédias românticas e maliciosas.

Rock e Doris continuaram amigos até o fim de suas vidas. Na década de 80 Doris estava falida após diversos divórcios com homens que acabaram levando tudo o que ela tinha ganho em anos de trabalho. Tentando uma saída ela migrou para a TV. Na estreia de um de seus novos programas chamado "Doris Day and Friends" resolveu convidar o amigo Rock Hudson para dar uma força em sua audiência. Ela não sabia porém que Rock estava seriamente doente naquela ocasião. Corroído pela AIDS, muito magro e abatido se surpreendeu com o convite da amiga. Rock sabia que surgir publicamente com aquele aspecto físico seria terrível para sua imagem mas mesmo assim não recuou. Querendo ajudar Doris Day de todas as formas apareceu para gravar ao lado da amiga. Foi a última aparição pública de Rock Hudson. Um gesto de coragem sem dúvida, mas muito mais uma atitude de carinho e devoção para com sua querida amiga Doris Day. Foi um belo final para uma amizade muito especial.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 23 de março de 2007

Marilyn Monroe - My Story

A vida de Marilyn Monroe já deu origem a diversos livros publicados ao longo de todos esses anos. Aliás a bibliografia sobre a atriz é tão grande que um fã dela poderia montar toda uma biblioteca apenas com os títulos enfocado a vida e os filmes dessa grande estrela de Hollywood. Todos os anos novos livros são lançados no mercado. Um dos mais interessantes e diferenciados foi justamente esse que recebeu o título de "Marilyn Monroe - My Story". O mais interessante aqui é o fato de que foi feito uma ampla pesquisa em busca de textos escritos pela próprio Marilyn Monroe. Uma forma de trazer a sua visão de mundo e os pensamentos que cultivava embaixo de seus famosos cabelos loiros platinados. E foi justamente esse material que serve de base para esse livro.

Para qualquer lugar que ia, Marilyn Monroe levava sempre a tiracolo um pequeno caderno de anotações. Era lá que ela deixava pequenos lembretes, frases interessantes que ouvira e, é claro, pensamentos diversos. Na vida diária Marilyn era bem bagunçada e muitas vezes as coisas que escrevia iam ficando pelo meio do caminho, papéis espalhados por seu camarim, na sua casa e nos sets de filmagem. De posse de grande parte desse material avulso surgiu esse livro "My Story" praticamente uma autobiografia da atriz que espalhou ao longo do livro várias impressões do mundo ao seu redor, além de aproveitar para contar um pouco de sua biografia.
 
Em primeira pessoa Marilyn vai relembrando da sua complicada infância, toda passada em lares adotivos (sua mãe enlouquecera quando ela era apenas uma garotinha) e os problemas que enfrentou ao longo de sua vida. Descobrimos, por exemplo, que a paixão de Marilyn pelo cinema nasceu de um fato curioso. Sua mãe adotiva na época queria se encontrar com algum namorado e por isso dava a ela o dinheiro para ir ao cinema, uma vez que era uma diversão barata e segura. O importante era deixar a garota fora de casa enquanto sua mãe adotiva recebia seu amante. Assim Marilyn acabou tomando gosto pela sétima arte ao ponto inclusive de pensar que um dia, quem sabe, poderia se tornar uma grande estrela das telas.

Depois de um casamento precoce e fracassado com seu primeiro marido ela pegou suas malas e partiu para Hollywood. Queria insistir em realizar seu sonho de adolescência. Em outros relatos Marilyn fala abertamente sobre o começo de sua vida sexual, inclusive contando abusos que sofrera enquanto ia passando pela adolescência. Alguns desses relatos são vistos hoje com certa reserva por biógrafos da atriz. Isso porque Marilyn muitas vezes fantasiava sobre seu próprio passado com clara intenção de angariar simpatias em sua escalada ao estrelado em Hollywood. Para Monroe o que importava era ganhar mais um aliado e por isso as histórias de órfã abandonada e abusada eram tão importantes, afinal elas também abriam portas na capital do cinema.

Anos depois da morte da atriz um grupo de historiadores procurou por evidências e pessoas citadas por Marilyn e se descobriu, por exemplo, que algumas delas citadas em seu livro não existiam na vida real. A atriz tinha verdadeira obsessão por seu pai e chegou a escrever que o procurou e o encontrou em um rancho na Califórnia, mas ele disse a ela que fosse embora. Para muitos biógrafos essa história contada por Marilyn a diversas pessoas, era completamente inventada por Marilyn, sem base nenhuma na realidade. Ela na verdade nunca chegou a conhecer seu pai e nem ter certeza sobre quem ele era. Apenas desconfiava que fosse um major que havia namorado sua mãe. Porém certeza sobre isso não havia.

Dessa maneira recomenda-se ao leitor que for passar pelas páginas desse livro de relatos "My Story" um certo discernimento. Quando a coisa lhe parecer mais um conto de fadas trágico é quase certo que a atriz simplesmente inventou tudo. Mesmo assim, com essa ressalva, o livro é bem importante, inclusive do ponto de vista histórico, pois as páginas escritas por Marilyn trazem o único registro documentado do que ela pensava, sentia e até mesmo inventava. Um registro importante de um dos maiores mitos da história do cinema.

Marilyn Monroe - My Story / Autora: Marilyn Monroe e Ben Hechet / Editora: Taylor Trade Publishing / Sinopse: Livro que procura resgatar textos escritos pelo atriz Marilyn Monroe ao longo de sua vida. O livro traz pela primeira vez grande parte desse material que estava disperso e espalhado por diversos outros livros e artigos publicados pela imprensa americana.

Pablo Aluísio.   

A Morte de Judy Garland

A eterna Doroth de "O Mágico de Oz" teve uma morte bem triste. Judy foi uma das estrelas mais populares da MGM. Ela começou a carreira artística muito cedo, pressionado pela mãe, uma pessoa má que a forçava trabalhar sem descanso, segundo suas próprias palavras. A verdade é que ela nunca chegou a ter infância e juventude, como outras pessoas de sua idade. Sempre havia a pressão do trabalho, dia após dia. Em determinados momentos das filmagens ela chegava a trabalhar por até 17 horas diárias! Um absurdo. Só com altas doses de anfetaminas ela conseguia cumprir todas as obrigações.

Com tanta cobrança ela acabou se viciando em pílulas dadas pelos próprios executivos da MGM. As tais bolinhas eram consumidas em grandes quantidades. Até porque Judy tinha que cantar, dançar e atuar de forma impecável. O tempo passou, inúmeros casamentos fracassaram e suas finanças quebraram. Quando passou dos trinta anos de idade ninguém mais queria contratá-la em Hollywood.  A outrora estrela da MGM começou a cantar em pequenos bares por cachês irrisórios, coisa de 150 dólares por noite. Segundo algumas informações ela tentou se matar mais de 25 vezes ao longo de sua vida.

No final de sua vida ela estava falida, endividada, tentando fazer seu quinto casamento dar certo. Foi a Londres em busca de uma proposta. Uma rede de cinemas queria usar seu nome, mas depois desistiu. Foi um baque para a pobre Judy pois ela estava contando com esse dinheiro para pagar suas dívidas. Pior do que isso, ela estava magra demais, frágil, sem estrutura física ou psicológica para enfrentar tanto stress. O relacionamento com os filhos era complicado. Nenhum deles compareceu ao seu último casamento. Nenhum dos filhos mais fazia parte de sua vida pois havia muitas brigas no passado a se superar.

E como morreu a estrela Judy Garland? A causa oficial foi overdose de drogas. Ela acabou sendo encontrada morta no banheiro de um apartamento, após o que se supõe ter sido uma overdose acidental de drogas prescritas. Ela não conseguia mais dormir direito e após anos e anos de abusos com drogas precisava sempre aumentar ainda mais as dosagens. Judy foi ao banheiro pela madrugada, mas perdeu a consciência e caiu para a frente. Seu marido não notou sua ausência e só no dia seguinte foi até lá, a encontrando morta. Segundo os peritos Judy já estava morta há horas, já apresentando sinais de rigidez cadavérica.

A autópsia revelou que ela tomou uma dose fatal de barbitúricos. Esse tipo de droga sempre foi extremamente prejudicial, viciante e perigosa pois até mesmo um pequeno erro na dosagem poderia ser fatal. Nos anos 60 ainda era receitada com certa regularidade, sendo que hoje em dia só é indicada em casos extremos. Também apresentou uma magreza extrema, pois provavelmente estava desnutrida. Amigos próximos disseram após sua morte que ela desenvolveu um trauma alimentar desde a adolescência, pois os produtores geralmente a acusavam de estar gorda. Com isso Judy passou a ter medo de comer, o que acabou arruinando seu organismo com o passar dos anos. Ela passava dias sem comer nada! Provavelmente sofria de uma bulimia não diagnosticada. Judy teve uma morte trágica, mas jamais será esquecida pelos amantes da sétima arte, pois ela estrelou alguns dos maiores clássicos da história do cinema.

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 22 de março de 2007

A Morte de Rock Hudson

Rock Hudson nunca foi uma pessoa muito disciplinada. A coisa piorava quando se tratava de sua saúde. Após ser diagnosticado com AIDS ele foi até Paris para participar de um tratamento experimental e de fato após tomar todas as novas drogas teve uma aparente melhora em sua saúde. O problema é que Rock interpretou isso como uma espécie de cura, de que a AIDS enfim não era tão terrível como todos diziam. Em pouco tempo começou a beber muito novamente e a fumar - duas coisas que os médicos franceses tinham proibido.

A indisciplina em relação ao modo de vida piorou seu quadro de saúde e em pouco tempo Rock perdeu muito peso, ficou com aspecto doentio e aparência envelhecida. Mal se podia reconhecer a imagem do galã de Hollywood do passado. Pior do que isso, Rock deixou de lado a disciplina em relação aos remédios e isso consolidou novamente uma brusca queda em sua saúde. Decidiu ir até o deserto de Nevada, para tirar férias próximo a Las Vegas, mas a viagem foi interrompida pois ele passou muito mal, não conseguindo mais se alimentar direito. Ele havia alugado um velho jipe, para ter uma aventura, mas quase foi parar no hospital por causa disso. Ele não tinha mais condições físicas de fazer algo como aquilo.

De volta a Los Angeles Rock recebeu um telefonema de sua velha amiga Doris Day. Ela queria que ele se apresentasse em seu novo programa de TV. Ter Rock como convidado era seguramente uma garantia de audiência. Além disso reviver a antiga dupla que tanto sucesso havia feito nas telas de cinema no passado certamente iria despertar bastante atenção. O problema é que Rock estava com um aspecto péssimo na época. Muito magro, com olhar doentio, ele mal conseguia andar direito. Doris Day não sabia de seu estado de saúde e fez o convite. Rock não conseguiu dizer não, pois ele considerava Doris sua grande amiga no meio do show business. Ele aceitou o convite e as filmagens foram marcadas.

Quando Rock apareceu no estúdio Doris ficou alarmada com seu estado. Ela não sabia que Rock estava com AIDS e imediatamente pensou que todos aqueles boatos de que ele estaria com câncer eram verdadeiros. O roteiro do programa dizia que Rock deveria chegar e sentar ao lado de Doris Day em um cenário que parecia um belo jardim florido. A cena foi feita e exibida na mesma semana. Acabou sendo o último trabalho de Rock, sua última aparição pública. O aspecto ruim do ator logo alarmou os espectadores e a imprensa sensacionalista começou a suspeitar de que Rock tinha algo muito grave, algum problema de saúde ainda mantido em segredo. Em pouco tempo o boato de que ele seria portador do vírus da AIDS começou a se espalhar. Rock não se preocupou. Ele deveria voltar para Paris para uma nova fase de tratamento, mas não estava com vontade de fazer a longa viagem. Teria o ator desistido de lutar pela vida?

A verdade e que em seus últimos meses de vida Rock Hudson lutou bastante por sua vida. A ciência médica ainda não tinha respostas e nem cura para a AIDS e por isso ser contaminado pelo vírus era mesmo uma sentença de morte. Em busca de alguma saída o ator foi para Paris para participar de um tratamento experimental, só que não houve resultados positivos. Ele foi declinando a cada dia, até que seu médico o aconselhou a voltar para os Estados Unidos para morrer em paz. Os amigos mais próximos de Rock então o colocaram em um avião e ele voltou para Los Angeles.

Rock morreu em sua mansão que ele gostava de chamar de "O Castelo". Era uma bela propriedade nas colinas de Hollywood. Ao longo de muitos anos ele reformou o lugar, ampliando seus espaços, construindo novos quartos e um belo jardim que cuidava pessoalmente. Também providenciou toda a decoração, inspirada na arquitetura do sul da Espanha. Ele adorava o estilo ibérico europeu. Seu amigo e secretário Mark Miller diria sobre a casa: "Rock passou a vida reformando o Castelo. Foram anos e anos construindo. Quando finalmente a reforma ficou pronta, o homem também estava pronto! Ele morreu em seus aposentos que tanto amou".

Foi nesse lugar que Rock esperou pela morte. Não havia mesmo nenhum outro lugar melhor para essa passagem. Rock faleceu no dia 2 de outubro de 1985. Algumas semanas antes ele decidiu assumir sua homossexualidade publicamente, algo que tinha escondido por décadas. Também revelou que estava com AIDS, uma nova doença mortal. Esse ato de coragem de Rock teve grande repercussão na mídia mundial e ajudou muito na conscientização das pessoas sobre a doença, os preconceitos que giravam em torno dela e o incentivo na busca de uma cura pela ciência. Rock determinou que sua fortuna fosse usada numa fundação que levaria seu nome e que teria como objetivo incentivar e promover pesquisas sobre o vírus da AIDS.

Rock não queria ter um túmulo, ele preferia que seu corpo fosse cremado e suas cinzas fossem jogadas no mar. Ele havia sido marinheiro na segunda guerra mundial e nesse último ato de vontade pediu por uma despedida própria de um homem da marinha. O destino final de suas cinzas seria o fundo do oceano. Assim foi feito. Seus mais próximos amigos, Mark Miller e Tom Clark (um antigo amante) cuidaram de tudo. O espólio do ator ainda seria processado pelo último namorado fixo de Rock, Marc Cristian, que exigia uma fortuna por ter morado ao seu lado enquanto Rock definhava com AIDS. Ele alegava que Rock havia lhe escondido a doença, colocando sua vida em risco. Nos Tribunais acabou vencendo a causa, fazendo com que grande parte de sua fortuna pessoal não tivesse o destino que o ator tanto queria em seus últimos momentos de vida. De qualquer foram seus últimos desejos foram atendidos. Rock não queria que o lamentassem. Ele odiava funerais e todos os rituais que o acompanhavam. Era católico, como sua avó. Por isso algumas missas foram rezadas semanas após sua morte. Porém isso era o máximo que ele aceitava em relação ao seu falecimento. Ele dizia que havia vivido uma vida maravilhosa e que sua hora havia chegado. Ele partia dessa vida feliz e agradecido por tudo o que aconteceu.

Pablo Aluísio. 

Marilyn Monroe - O Romance com Kennedy

Marilyn Monroe realmente teve um caso amoroso com o presidente John Kennedy? Hoje em dia, depois de tantas biografias e livros publicados, grande parte deles baseados em pesquisas, entrevistas e relatos, não restam mais dúvidas que Marilyn e JFK mantiveram um longo affair que durou anos. John Kennedy era casado e Marilyn também. Por isso tudo foi escondido da imprensa e do público em geral. Com o tempo porém os boatos e fofocas foram se espalhando e o caso ficou até mesmo notório em Hollywood. Todo mundo sabia que Marilyn e JFK se encontravam quando o presidente visitava a costa oeste, porém nenhum jornalista era louco o bastante para publicar esse tipo de informação.

O interesse de Kennedy em Marilyn era antigo. Uma amiga próxima do presidente disse certa vez que ele mantinha um grande quadro de Marilyn em seu apartamento, isso antes de se casar com Jackie. Como todo homem da época, JFK também via Marilyn como um símbolo sexual e uma deusa da beleza. Quando conheceu Frank Sinatra uma das primeiras coisas que JFK quis saber do cantor era se ele conhecia Marilyn pessoalmente. Sinatra não apenas disse que sim, como também prometeu ao presidente que iria marcar um encontro entre os dois. Tudo foi arranjado e JFK finalmente conseguiu seu tão sonhado encontro com Marilyn em um discreto restaurante de Los Angeles.

A partir daí o casal nunca deixou de se encontrar às escondidas. O problema é que eles tinham visões bem diferentes do que estava acontecendo naquele romance. John Kennedy queria sair com a garota do calendário, o símbolo sexual máximo da América. Era uma aventura sexual para ele, acima de tudo. Já Marilyn começou a criar uma fantasia na sua própria cabeça, acreditando que o católico presidente americano iria desfazer sua família para viver ao seu lado. No auge de seus delírios, Marilyn confessou que estava pronta para ser a futura primeira dama dos Estados Unidos. Uma loucura sem base na realidade. Quando Kennedy descobriu que Marilyn estava tendo esse tipo de pensamento em relação a ele, começou a cortar o contato com ela. Um escândalo dessa proporção acabaria certamente com sua carreira política.

O que JFK não sabia era que Marilyn tinha acessos de desequilíbrio. O presidente havia cometido o erro de dar a Marilyn seu número de seu telefone pessoal na Casa Branca! Com isso Marilyn começou a bombardear JFK com telefonemas inoportunos, constrangedores e embaraçosos! Como Kennedy iria justificar algo assim? Ele era um homem casado, pai de família e posava de marido ideal, de pai de família perfeito para o povo americano! Quem se aproveitou da história foi o chefe do FBI, J. Edgar Hoover. Ele mandou colar agentes em Marilyn. Ela passou a ser seguida sem saber. Também que seus telefones estavam grampeados. Hoover queria munição para usar contra o presidente e seu irmão Bobby, caso fosse necessário. Eles queriam tirar Hoover do FBI, mas não conseguiriam pois o todo poderoso Hoover começou a juntar provas do caso entre Marilyn e JFK, além de outros casos escabrosos envolvendo o passado da família Kennedy com a máfia. Pior do que isso, o chefão do FBI descobriu que Marilyn estava se encontrando também com um conhecido mafioso de Nova Iorque, ou seja, o presidente dos Estados Unidos estava não apenas tendo um caso extraconjugal com uma atriz de Hollywood, como também dividindo essa mesma mulher com um infame criminoso! Era um escândalo que Hoover estava disposto a aproveitar, se a família Kennedy quisesse lhe prejudicar de algum forma. Um jogo de chantagens.

Para acalmar Marilyn o presidente JFK enviou seu próprio irmão Bobby Kennedy para falar com a atriz. A intenção era convencer Marilyn que um escândalo nos jornais e na imprensa iria ser ruim para todos, inclusive para ela, que seria vista simplesmente como uma amante de um homem casado. O curioso é que o tiro saiu pela culatra e Bobby acabou se apaixonado perdidamente por Marilyn! Ele jogou fora o juízo e começou a ter um caso com ela, isso sendo também casado, pai de oito filhos! Um desastre completo! Ao longo dos anos todos os irmãos Kennedy tinham compartilhado suas mulheres, era uma espécie de "tradição" dentro do clã. Marilyn, um dos maiores símbolos sexuais do cinema, era definitivamente o grande troféu para eles!

O FBI estava de olho. Descobriu-se inclusive que Marilyn também estava tendo um caso amoroso com um capanga do mafioso Sam Giancana - se algo assim fosse divulgado seria o fim da presidência de JFK. A questão é que Bobby Kennedy na época era procurador geral da República, então J. Edgar Hoover, diretor do FBI, ficou com uma carta e tanto nas mãos. Ele sabia que Marilyn estava dividindo os lençóis com um mafioso, com o presidente da República e com o procurador geral, um escândalo que colocaria um fim no governo JFK caso chegasse ao conhecimento do grande público, do povo americano. Pior do que isso, Hoover começou a encarar de frente Bobby que o odiava. Desde que fora nomeado procurador geral o irmão de JFK quis tirar Hoover da chefia do FBI, mas jamais conseguiu. Uma das razões era justamente os casos com Marilyn. Caso Hoover fosse retirado de seu cargo ele destruiria os irmãos Kennedy. Um jogo sujo de bastidores mostrando o quanto a política americana da época era corrupta.

Marilyn nunca levou muito à sério seu relacionamento com Bobby Kennedy. De certa forma era uma provocação com JFK. Assim ela foi levando o namoro meio que desinteressada. Seu analista aconselhou a procurar por novos ares, sair um pouco de Los Angeles que a estava sufocando. Por essa época Marilyn acabou encontrando o que queria: o novo hotel de Frank Sinatra em Lake Tahoe. Era isolado, longe da loucura de Hollywood e tinha bangalôs bem confortáveis, com serviço de quarto e todas as comodidades. Marilyn acabou fazendo daquele lugar seu refúgio. Ela passava semanas em Lake Tahoe. Uma vez lá seus dias eram de descanso e paz, algo que todos os seus analistas tinham lhe recomendado. Marilyn acordava tarde, lá pelas 2 da tarde. Seu café da manhã já vinha com champagne e doces. Por volta das cinco almoçava e ia para a piscina do hotel. Marilyn jamais tomava sol nas horas em que ele estava no pico. Apenas nadava quando ele já estava se pondo no horizonte. Marilyn sabia que o sol causava envelhecimento precoce e câncer de pele. Como era muito branca tinha pavor de sofrer algum problema desse tipo.

No fim do dia ela se arrumava e ia para o show, geralmente apresentações do próprio Sinatra e sua turma que estavam promovendo o lugar. Além do "bando de ratos", como os amigos de Frank Sinatra eram conhecidos, havia algumas celebridades de Hollywood circulando por lá. Entre eles Peter Lawford. Ele era ator, mas seu principal elo de ligação com Marilyn não dizia respeito a sua profissão, mas sim o fato de Peter ser cunhado do presidente JFK. Para muitos autores e biógrafos da vida de Marilyn teria sido ele, Lawford, que havia apresentado Marilyn a John Kennedy. Quando a coisa ficou feia ele também teria entrado em campo para acalmar Marilyn.

Há muitos anos Peter Lawford era viciado em cocaína. Sua aproximação com Marilyn quase a colocou nesse caminho, mas Marilyn tinha pavor a esse tipo de droga. Ela preferia as pílulas de farmácia. Era algo mais aceitável e mais clean. Ficar cheirando carreiras de pó branco era degradante, segundo a atriz. Lawford, por outro lado, ia ficando cada vez mais dependente. Numa noite Marilyn foi convidada para ir até o seu quarto e foi embora de lá bem rápido. Peter estava participando de uma orgia com drogas e prostitutas. Era algo demais para ela. Aos poucos Marilyn foi cortando os laços de amizade com Lawford, mas ele sempre forçava a barra para ficar próximo dela. Há duas explicações para isso. Uma, que Lawford era um enviado de JFK para ficar espionando o que Marilyn estava fazendo. Outra, defendida por alguns biógrafos, era que Lawford tinha uma paixão platônica, não correspondida, pela atriz. Depois de mostrar seu pior lado para Marilyn um envolvimento entre ambos era completamente impossível.

Depois de muitos desencontros, Marilyn decidiu dar um fora em Bobby Kennedy. Para a atriz ele não passava de um chato, um cara apaixonado que a importunava. Um boboca que mendigava sua atenção. Ela não gostava dele. E como o presidente John Kennedy queria distância dela, com medo de um escândalo, tudo terminou. Secretamente a atriz ainda tinha uma pequena esperança que JFK iria ficar com ela em algum momento de sua vida. Algo que na prática seria impossível. Sendo um católico, Kennedy jamais largaria sua esposa e filhos para casar com Marilyn. Era uma hipótese absurda. Para a garota que havia sido criada como uma órfã, seria um prêmio e tanto terminar seus dias casada com um presidente dos Estados Unidos, mas no fundo isso tudo não passava de um sonho impossível de se tornar realidade. No final de tudo Marilyn Monroe não ganhou nada com esse caso amoroso. Apenas mágoa, decepção e amargura. Mais motivos para sua depressão. Esse foi um romance que estava mesmo fadado ao fracasso desde o começo.

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 21 de março de 2007

Meu Reino por um Amor - Curiosidades

Errol Flynn e Bette Davis nãos e deram bem nas filmagens. Ela era uma atriz orgulhosa de sua profissão e não via com bons olhos o estilo galã de Flynn. Em sua biografia o ator relembrou que ela desferiu um tapa de verdade nele durante uma das cenas. Flynn aceitou numa boa, mas percebeu que ela agiu assim com uma certa maldade. Anos depois ela lhe diria que havia sido proposital, para ver se ele finalmente atuava bem! 

Bette Davis brigou com o estúdio porque queria Laurence Olivier no papel do Conde Essex. Segundo Davis o roteiro tinha diálogos extremamente bem escritos que exigia um grande ator em cena. Só que os produtores não aceitaram suas sugestões e contrataram Errol Flynn. Anos depois Davis encontraria Olivia de Havilland e diria a ela que Flynn tinha realizado um bom trabalho no filme e que ela, na época, tinha sido injusta com o ator.

Bette Davis teve as sobrancelhas removidas pela equipe de maquiagem do filme. Isso porque a rainha Elizabeth I também não as tinham, por um costume de época. O problema é que segundo a própria Bette Davis elas nunca mais cresceram adequadamente, o que a levou a ter que desenhá-las com lápis para os filmes que faria depois. Era algo que Davis iria se arrepender pelo resto de sua vida. 

Quando o filme foi realizado Bette Davis tinha uma grande diferença de idade com a rainha Elizabeth I. Quando a monarca se apaixonou pelo Conde Essex ela tinha 63 anos de idade. Quando o filme foi feito a atriz Bette Davis tinha aproximadamente a metade dessa idade. A equipe de maquiagem do filme então a envelheceu para que parecesse uma senhora já em idade mais avançada. 

Para dar a ilusão de calvície, Bette Davis raspou a cabeça dois centímetros na frente para mostrar uma testa alta sob as perucas vermelhas de Elizabeth. A rinha tinha sérios problemas de calvície. Alguns historiadores afirmam inclusive que ela morreu praticamente careca, o que escondia sob pesadas e volumosas perucas ruivas. 

A rainha Elizabeth I e o Conde de Essex tinham laços familiares, o que levava alguns membros da corte a qualificar o romance como incestuoso. O primeiro roteiro do filme explorava esse aspecto, mas o diretor Michael Curtiz decidiu cortar essa parte pois em sua opinião o público não teria qualquer interesse em saber disso. 

Pablo Aluísio.

Richard Burton

A vida não foi muito fácil para Richard Walter Jenkins. Ele nasceu no país de Gales, de uma família muito numerosa e humilde. Seu pai era trabalhador braçal nas minas de carvão e ele era o penúltimo de 13 filhos. Seu pai era alcoólatra, um daqueles sujeitos beberrões que trabalhavam duro, mas que no fim do dia ia até bares barra pesada para arranjar brigas. A forma rude de ser acabou marcando para sempre Richard. Desde cedo ele foi criado aprendendo que homens de verdade bebiam muito e nunca fugiam de uma boa briga de bar. Esse era o modelo masculino que o ator criou em sua mente, fruto de sua criação.

Seu destino era quase certo: ele provavelmente terminaria seus dias trabalhando pesado nas mesmas minas de carvão onde seu pai e seus irmãos mais velhos ganhavam a vida. Richard porém não queria aquilo para si. Por isso se esforçou em seus estudos e acabou ganhando uma bolsa na prestigiada universidade de Oxford. Foi o que mudou toda a sua vida. Na faculdade resolveu estudar arte dramática para quem sabe ser no futuro um ator vivendo de interpretar Shakespeare nos palcos londrinos. Lá se tornou pupilo de Phillip Burton, um talentoso professor de teatro. Como homenagem ao mestre acabou adotando seu sobrenome. Nasceu assim Richard Burton, um dos grandes astros de Hollywood em sua era de ouro.

Em 1948 recebeu uma proposta de trabalho nos Estados Unidos. Nem pensou duas vezes. Hollywood era o ápice para alguém como ele. "Eu Te Matarei, Querida!" marcou sua estreia no cinema americano. Ele funcionou muito bem como galã da estrela Olivia de Havilland. Não fez muito sucesso nas bilheterias, mas serviu para chamar a atenção da crítica. Seu jeito de homem forte, criado na dureza da vida, abriram as portas para filmes de guerra e épicos como "Ratos do Deserto" e "O Manto Sagrado". Depois do sucesso desse último a persona de Burton ficou estabelecida para os estúdios. Ele era ideal para interpretar guerreiros do mundo antigo. Em pouco tempo estrelou outro filme na mesma linha, "Alexandre Magno" onde interpretava Alexandre, o Grande. Sempre que havia um papel de um militar romano ou grego em algum filme, Burton era o nome a se chamar.

Depois de outro sucesso no gênero filmes de guerra, "O Mais Longo dos Dias", Burton estrelou o filme que mudaria novamente sua vida, "Cleópatra". Ele interpretaria o General Marco Antônio com Elizabeth Taylor interpretando a famosa rainha do Egito. Assim que se encontraram no set a atração entre o casal ficou óbvia. Ambos eram casados, mas nem isso impediu que explodisse um romance avassalador entre Burton e Taylor. A imprensa, claro, fez a festa com os rumores e o escândalo. Dois astros casados tendo um relacionamento amoroso público e notório. O filme, uma super produção megalomaníaca, nem fez todo o sucesso que era esperado, mas marcou definitivamente a história do cinema americano.

Com Liz ao lado, Burton procurou mudar sua carreira. Voltou ao seu estilo teatral original estrelando filmes como "Becket, O Favorito do Rei", "A Megera Domada" e "Ana dos Mil Dias". Com Elizabeth Taylor fez vários filmes como "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" e "O Homem que Veio de Longe", todos premiados e elogiados pela crítica. Apesar disso e ter sido indicado por sete vezes à categoria de Melhor Ator, Burton jamais ganhou o prêmio mais cobiçado de Hollywood. Ele era inegavelmente um bom ator, mas ao mesmo tempo tinha uma personalidade complicada que lhe custava muitos votos no Oscar.

Burton bebia muito a ponto de ser considerado alcoólatra por Elizabeth Taylor. Para piorar ele era daqueles bêbados valentões, que distribuía ofensas contra quem estivesse por perto. Por isso quase foi agredido por Marlon Brando quando lhe perguntou por onde andava seus filhos, "aqueles negrinhos". Realmente tinha um jeito de ser pouco equilibrado, o que fez com que se separasse muitas vezes de Liz Taylor. Eles se divorciavam, se casavam de novo e depois se separavam mais uma vez. Não era fácil. Não foi um romance tranquilo. No final, quando já havia estrelado mais de setenta filmes, Burton morreu de cirrose hepática (fruto de seu alcoolismo). Ele tinha ido morar na Suíça, por causa dos altos impostos cobrados nos Estados Unidos e Inglaterra. Bebeu até morrer. Para quem o criticava Burton respondia furiosamente que o seu o pai havia bebido até o fim de seus dias. Não importava sua fama, seu sucesso e sua carreira em Hollywood, sua carga genética falou mais alto e Burton no final das contas terminou a vida como seu pai, um galês beberrão que adorava uma boa briga de bar.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 20 de março de 2007

Ann-Margret

De tempos em tempos Hollywood importa alguma beldade estrangeira para transformá-la em símbolo sexual nos Estados Unidos. Aconteceu com Ursula Andress (Suíça), Anita Ekberg (Suécia) e Sophia Loren (Itália). Na década de 1960 foi a vez da sueca Ann-Margret Olsson. Nascida em Valsjöbyn, ele chegou em Los Angeles com 19 anos e logo chamou a atenção dos estúdios por causa de sua beleza e simpatia. Além de muito bonita, também parecia ser muito talentosa pois dançava, cantava e atuava, ou seja, tinha o pacote completo para se tornar uma grande estrela.

Sua estreia no cinema americano não poderia ser melhor. Foi em "Dama por Um Dia", estrelada pelo mito Bette Davis e dirigido pelo grande cineasta  Frank Capra. Sua primeira grande chance de brilhar sozinha porém só viria dois anos depois com o musical "Bye Bye Birdie" onde interpretava uma fã inconsolada porque seu cantor preferido havia sido convocado pelo exército americano. Era obviamente uma paródia do que havia acontecido na vida real com o roqueiro Elvis Presley. E por falar em Elvis, o grande momento da filmografia de Ann-Margret surgiria justamente em "Amor à Toda Velocidade" (Viva Las Vegas, 1964), ótimo musical onde ela teve a oportunidade de dançar e cantar ao lado do famoso cantor. A aproximação aliás ultrapassou as telas e ela e Elvis tiveram um tórrido caso de amor no set de filmagem. Para quem era chamada de a "Elvis de saias" nada poderia ser mais adequado!

Depois do sucesso desse musical da MGM a atriz procurou diversificar o máximo possível sua carreira abraçando projetos ousados e gêneros diversos nos anos seguintes. Na produção "Em Busca do Prazer" ousou interpretar um personagem forte para os anos 60, o de uma garota liberal envolvida em um triângulo amoroso fora dos padrões. Em "Matt Helm Contra o Mundo do Crime" voltou a contracenar com um cantor famoso, Dean Martin, em um filme que procurava satirizar de certa forma as fitas de James Bond. Só que no caso de Martin não houve romance. Ele estava mais preocupado com a bebida. Por essa época já havia sinais de que tinha se tornado um alcoólatra inveterado.

Vida que segue.  Ann-Margret resolveu diversificar ainda mais sua carreira no cinema. Não queria ficar presa em musicais e comédias românticas. Trabalhou em filmes de western como "A Última Diligência". Ao lado do mito John Wayne apareceu em "Os Chacais do Oeste". O último grande filme da atriz foi "Tommy", musical que se tornou famoso na época. Depois disso os bons filmes foram rareando e ela se contentou em fazer personagens coadjuvantes em produções menores. Também investiu muito mais em seu lado cantora, se apresentando anualmente em temporadas de sucesso nos cassinos de Las Vegas. Sempre que estreava em uma nova temporada recebia um buquê de flores do ex-namorado Elvis, que parecia nunca ter esquecido dela completamente. No total ela atuou em quase 50 filmes em Hollywood ao longo de sua carreira. Hoje em dia a atriz ainda se apresenta de vez em quando em shows, em apresentações especiais em Las Vegas. Ela comprou um rancho no Arizona onde passa a maior parte de seus dias, agora em uma aposentadoria mais do que merecida.

Pablo Aluísio.

Ann-Margret

 Ann-Margret

segunda-feira, 19 de março de 2007

James Dean, o Mito Rebelde

Ao morrer com apenas 24 anos numa estrada no meio do nada, James Dean se tornou um mito eterno. A juventude americana logo abraçou como nunca se viu a imagem, os maneirismos e o modo de ser de Dean. Ele virou um dos maiores ícones culturais daquele país, rivalizando com outros grandes nomes como Marilyn Monroe e Elvis Presley. Mas afinal qual foi o segredo que levou o ator de Indiana aos picos do Olimpo onde moram os Deuses imortais do cinema? A própria personalidade de James Dean ajudou muito nessa sua mistificação. Em vida ele sempre foi uma pessoa diferente. Em Hollywood onde todos os atores e atrizes procuravam se auto promover para aparecer nas colunas de fofocas ou nas revistas de cinema, Dean seguia na contramão. Odiava entrevistas, não dava bola para as colunistas sociais e nem se fazia de simpático só para agradar. Pelo contrário, era um sujeito que se comportava da mesma forma dentro e fora do set de filmagens. Não estava preocupado em concessões e nem em aparecer em frívolas reportagens de veículos de comunicação sem conteúdo. Era um outsider, um sujeito que chamava atenção pelo estilo de vida. Por essa razão logo ganhou a fama de "rebelde", de "fora dos padrões".

Apesar de jovem, James Dean costumava debater seus personagens com os diretores de igual para igual. Gostava de ser desafiado em cada novo papel e quando as coisas não iam bem no estúdio não guardava suas opiniões para si, ousando criticar monstros sagrados da direção na frente de todos. Puxou confusão até mesmo com Jack Warner, o todo poderoso executivo do estúdio Warner Bros. Ao adentrar certa vez seu escritório encontrou um retrato seu na parede ao lado dos demais astros do estúdio. Olhou aquilo, ficou fitando, acendeu um cigarro e falou para o surpreso chefão: "Tire meu retrato daqui. Não sou propriedade de ninguém!" Depois sentou na frente da escrivaninha e colocou os pés sobre a mesa, numa pose de total desrespeito para com seu próprio patrão. James Dean era assim, um cara que não procurava aparentar o que não era. Quem não gostasse de seu modo de ser, azar.

Ao lado da atuação James Dean tinha uma grande paixão por carros de corrida e velocidade. Gostava de participar de corridas  e era considerado um perigo no volante, não apenas contra ele mas contra os outros competidores na pista também. Não raro se envolver em pequenos acidentes nessas competições. Era qualificado como um verdadeiro "pé de chumbo" pelos outros corredores, ou seja, um sujeito que ia com tudo nas corridas, passando por cima de todos, sem muita noção do perigo. Para completar era míope e enxergava muito mal sem óculos. Essa sua loucura por velocidade e aventura acabaria sendo mais tarde sua ruína. Ao resolver viajar com seu Porsche novinho, chamado carinhosamente por ele de "pequeno bastardo", por uma estrada em Salinas, Dean encontrou seu destino. Durante o trajeto foi parado por um patrulheiro rodoviário por excesso de velocidade. Levou uma multa e uma advertência mas não ligou para isso. De volta à estrada novamente voltou a pisar fundo em seu carro. Ao seu lado seguia seu mecânico particular que ia discutindo com o ator pelo caminho sobre seu novo carro. James Dean queria acelerar e ir ao limite para "amaciar o motor" do pequeno bastardo pois quando chegasse na corrida o carro já estaria devidamente calibrado. Má idéia.

Esse foi seu grande erro. Numa bifurcação da estrada um carro de um fazendeiro local entrou na pista perpendicular em que Dean vinha em alta velocidade. James Dean estava na preferencial e vinha tão rápido que pensou que o outro motorista iria parar seu veículo. Até comentou com o mecânico ao lado: "Esse cara vai ter que parar!". Não parou. O choque foi certeiro. O Porsche ao tocar a parte da frente do outro carro literalmente voou como uma bala e foi se espatifar do outro lado da estrada. James Dean teve morte instantânea pois quebrou o pescoço com o violento impacto. O seu companheiro de viagem conseguiu ter mais sorte e sobreviveu ao acidente. Já o fazendeiro que estava no outro carro nada sofreu, fruto da robustez de seu veículo. O socorro chegou logo depois mas Dean já estava morto e não havia mais nada o que fazer. Embora tivesse terminado três filmes recentemente, apenas "Vidas Amargas" tinha sido lançado. Os demais estavam em fase de pós produção. Dean nunca teve a oportunidade de conferir nas telas seu trabalho em "Juventude Transviada" e "Assim Caminha a Humanidade". Morreu muito jovem, na flor da idade, e nem teve tempo suficiente de desfrutar de sua fama que estava surgindo naquele momento. Assim que a notícia se espalhou todos ficaram chocados. Sua morte teve um grande impacto nos meios de comunicação. Em pouco tempo Dean virava assunto nacional.

O carro de James Dean após o acidente
Da noite para o dia ele virou ídolo de milhões de jovens ao redor do mundo. Os destroços de seu carro foram comprados por um empresário oportunista que colocou o objeto em exposição pelo país afora. Por cinco dólares o fã de Dean até podia sentar no mesmo banco em que ele estava quando ocorreu o terrível acidente. Outro segmento que resolveu explorar a morte do ator foi o meio editorial. De repente as livrarias foram invadidas por livros de memórias de amigos, ex-namoradas, colegas de profissão e tudo mais. Muitas dessas pessoas tiveram contatos superficiais com Dean mas isso não parecia importar pois todos queriam ganhar dinheiro em cima de seu mito. Um ex-amante confidenciou depois que havia perdido milhões por ter jogado fora as cartas de amor que Dean havia lhe escrito! A Academia também não deixou passar a oportunidade e indicou o ator postumamente por seus trabalhos. Uma das poucas vozes que discordaram de todo esse clima foi Humphrey Bogart. O ator de Casablanca foi muito sincero e declarou: "Se estivesse vivo James Dean jamais conseguiria ficar à altura do mito que criaram em torno de sua imagem. Nunca vi um estúdio (a Warner) trabalhar tanto na construção de uma imagem de um ator morto como agora!". O cineasta Robert Altman aproveitou o clima e se mandou para Indiana para entrevistar parentes, amigos da juventude e quem mais encontrasse pela frente. Assim foi realizado o documentário "The James Dean Story" que conseguiu preservar para a história depoimentos de pessoas realmente importantes na vida de Dean, como seus tios que o criaram após a morte precoce de sua mãe.

Conforme os anos vão se passando os artistas mortos geralmente vão sendo esquecidos mas alguns conseguem romper essa barreira do tempo e da mortalidade. Assim como aconteceu com Marilyn Monroe e Elvis Presley, a lenda de James Dean se recusa a morrer e cair no esquecimento. Todos os anos a revista Forbes publica a lista dos artistas mortos que mais faturam todos os anos e James Dean segue firme e forte na lista. Por trás da adoração em torno de seu nome há um aspecto curioso. James Dean virou símbolo não apenas de rebeldia mas de juventude também. Para sempre será jovem e bonito, na flor de seus 24 anos. Nunca envelhecerá, nunca se tornará decadente. Aliando seu nome à eterna juventude James Dean provavelmente jamais será esquecido pois isso é algo que jamais deixará de ser perseguido pela humanidade: a busca pela eterna juventude.

Pablo Aluísio.

Marilyn Monroe


Something's Got to Give
Foto de Marilyn em sua última produção, "Something's Got to Give". O filme nunca chegou a ser finalizado justamente por causa dos vários problemas enfrentados por Marilyn durante as filmagens. Ela faltava aos dias de trabalho e quando comparecia nos estúdios não conseguia decorar suas falas. Para piorar ela começou a dar desculpas esfarrapadas dizendo que estava doente quando todos já sabiam que tinha viajado para participar do aniversário do presidente americano JFK. Diante de tal atitude os executivos da Fox resolveram demitir Marilyn e o filme jamais foi concluído.

Pablo Aluísio.

domingo, 18 de março de 2007

Ann-Margret

De tempos em tempos Hollywood importa alguma beldade estrangeira para transformá-la em símbolo sexual nos Estados Unidos. Aconteceu com Ursula Andress (Suíça), Anita Ekberg (Suécia) e Sophia Loren (Itália). Na década de 60 foi a vez da sueca Ann-Margret Olsson. Nascida em Valsjöbyn, ele chegou em Los Angeles com 19 anos e logo chamou a atenção dos estúdios por causa de sua beleza e simpatia. Além de muito bonita também parecia ser muito talentosa pois dançava, cantava e atuava, ou seja, tinha o pacote completo para se tornar uma grande estrela.

Sua estreia no cinema americano não poderia ser melhor. Foi em "Dama por Um Dia", estrelada pelo mito Bette Davis e dirigido pelo grande cineasta  Frank Capra. Sua primeira grande chance de brilhar porém só viria dois anos depois com o musical "Bye Bye Birdie" onde interpretava uma fã inconsolada por seu cantor preferido ter sido convocado pelo exército americano. Era obviamente uma paródia do que havia acontecido com o roqueiro Elvis Presley. E por falar em Elvis o grande momento da filmografia de Ann-Margret surgiria justamente em "Amor à Toda Velocidade" (Viva Las Vegas, 1964), ótimo musical onde ela teve a oportunidade de dançar e cantar ao lado do famoso cantor. A aproximação aliás ultrapassou as telas e ela e Elvis tiveram um tórrido caso de amor no set de filmagem.

Depois do sucesso desse musical da MGM a atriz procurou diversificar o máximo possível sua carreira abraçando projetos ousados e gêneros diversos nos anos seguintes. Na produção "Em Busca do Prazer" ousou interpretar um personagem forte para os anos 60, o de uma garota liberal envolvida em um triângulo amoroso fora dos padrões. Em "Matt Helm Contra o Mundo do Crime" voltou a contracenar com um cantor famoso, Dean Martin, em um filme que procurava satirizar de certa forma as fitas de James Bond. Também rodou westerns como "A Última Diligência". Ao lado do mito John Wayne apareceu em "Os Chacais do Oeste". O último grande filme da atriz foi "Tommy", musical que se tornou famoso na época. Depois disso os bons filmes foram rareando e ela se contentou em fazer personagens coadjuvantes em produções menores. Mesmo assim a sueca continuou trabalhando sem parar nos anos seguintes. A beleza obviamente já não era a mesma dos primeiros anos mas isso não a impedir de realizar ao todo quase 80 filmes, o que demonstra bem que embora não tenha se tornado uma estrela de primeira grandeza certamente marcou o mundo do cinema em sua época.

Pablo Aluísio.

All that Heaven Allows

Cary Scott (Jane Wyman) é uma viúva da alta sociedade, que a despeito dos preconceitos sociais acaba se apaixonando pelo jovem rapaz  Ron Kirby (Rock Hudson), que trabalha como jardineiro em sua casa. Mesmo com a diferença de idade e de já ter filhos adultos ela decide assumir seu novo romance perante toda a sociedade, o que acaba gerando todos os tipos de críticas e comentários maldosos em relação a ela e seu novo romance. Não tarda a aparecer todo tipo de pressão para que ela ponha fim ao seu envolvimento amoroso, considerado escandaloso e indecente pelo moralismo reinante em sua cidade e círculo social.

Muito bom esse drama que foca no preconceito que existia (e ainda existe) na sociedade sobre classes sociais diferentes. Após assistir cheguei na conclusão que certas convenções dentro da sociedade não mudaram nada desde que o filme foi feito. Aqui temos um casal formado por uma senhora viúva rica (Jane Wyman) e um jovem e pobre rapaz jardineiro (Rock Hudson). Claro que mesmo apaixonados ambos vão sofrer todo tipo de preconceito da sociedade por causa dessa situação. Além da diferença de idade eles pertencem a classes sociais bem distintas. O filme é muito bem desenvolvido, sutil e inteligente. Joga com a situação e faz o público torcer pelo casal (isso na sociedade americana dos anos 1950, com todos os seus pudores e valores morais rígidos e ultrapassados). O filme é visualmente muito bonito, aproveitando tudo o que é possível da bela paisagem do local onde o personagem de Rock Hudson vive (um moinho antigo, com uma casa de campo e bambis passeando pelo quintal - mais bucólico impossível!). O clima de nostalgia impera e traz muito para o resultado final.

"Tudo o que o Céu Permite" foi produzido por causa do grande sucesso de "Sublime Obsessão". Praticamente toda a equipe foi reunida novamente para esse filme (Rock Hudson, Jane Wyman, o diretor Douglas Sirk e o produtor Ross Hunter). Rock tinha especial veneração por esse diretor pois foi o primeiro que deu uma chance de verdade a ele no cinema, quando era um simples iniciante. Também tinha grande amizade por Jane Wyman que, bem mais veterana do que ele nas telas, lhe deu apoio incondicional nesses dois filmes, sendo paciente e prestativa no set de filmagem. O curioso é que após o sucesso de "Tudo o que o Céu Permite" o aclamado diretor George Stevens fez tudo o que era possível para pedir Rock de empréstimo da Universal para rodar com ele na Warner o grande clássico "Assim Caminha a Humanidade". Certamente percebeu que Rock não era mais apenas uma promessa mas sim um grande astro. Enfim, recomendo bastante o filme, principalmente para o público feminino, que certamente terá muito mais sensibilidade para se envolver no excelente enredo. Um romance à moda antiga, com bom roteiro e cenas que mais parecem quadros românticos. Vale muito a pena conhecer.

Tudo o Que o Céu Permite (All that Heaven Allows, Estados Unidos, 1955) Estúdio: Universal International Pictures ; Direção: Douglas Sirk / Roteiro: Peg Fenwick, Edna L. Lee / Elenco: Jane Wyman, Rock Hudson, Agnes Moorehead, Conrad Nagel, Virginia Grey, Gloria Talbott / Filme escolhido pela National Film Preservation Board para fazer parte da categoria National Film Registry.

Pablo Aluísio.